quarta-feira, 25 de março de 2015

Desafios a frente...

Caros Colegas,

Em primeiro lugar gostaria de me desculpar pela minha ausência nessas duas últimas semanas, porém tive alguns problemas de saúde somados a um grande número de desafios pela frente na área em que atuo. Agora estou bem melhor e pronta para discutirmos os pontos que estão borbulhando neste cenário de grande turbulência.

Esta semana também participei de uma reunião com o grupo de dirigentes que foram eleitos recentemente para as fundações, que tem o mesmo perfil, ou seja, não têm ligação com grupos ou partidos políticos, focando mais o caráter técnico. Nesse encontro foram compartilhadas as agonias de cada fundação. O Postalis merece o maior destaque, pois o déficit acumulado do plano é maior do que o seu patrimônio. O plano tem um patrimônio de R$ 5 bilhões e o déficit é de 110% desse valor, ou seja, um déficit de R$ 5,5 bilhões. O plano foi saldado em 2008, o que significou que a partir de 2008 nem os participantes nem o patrocinador pagavam contribuições. O absurdo dessa história é que o primeiro déficit foi em 2010, depois do plano saldado, o que é um absurdo, considerando que um plano para estar saldado deveria ter sua alocação mais conservadora e sem grandes mudanças na forma de investimento. Eles - os indicados dos Correios - extrapolaram todas as regras de ética e do bom senso e investiram em verdadeiros "micos", como os títulos podres da Venezuela e Argentina e outras dezenas de ativos que foram para o lixo, causando um enorme prejuízo aos milhares de pessoas, que terão que voltar a contribuir com 26%, ou seja terão uma redução no benefício, que já não é muito.

Outra fundação que merece destaque é a Petros. Há 11 anos que os eleitos do Conselho Fiscal não aprovam as contas e em 2013 todos os conselheiros fiscais rejeitaram as contas. E não aconteceu absolutamente nada.

Este é o ponto que quero destacar - não aconteceu nada - Onde estava o órgão regulador, criado e mantido pelas contribuições dos fundos de pensão? A TAFIC, taxa criada para manter o órgão, é uma taxa obrigatória, que é calculada de acordo com o patrimônio do fundo. A Previ é a fundação que paga a maior taxa - R$ 7 milhões em 2014. Era para a Previc, órgão fiscalizador e regulador do sistema ter uma gestão mais eficiente e proativa para que não aconteça o que estamos vendo com as principais entidades.

Apesar da Previ configurar uma situação bem diferente que essas entidades - fechamos 2014, ano muito difícil, com superávit acumulado, mesmo com uma alocação agressiva em renda variável no Plano 1 em um ano que a Bolsa quase evaporou, principalmente o ativo Petrobras. O Plano 1 é um dos planos brasileiros mais agressivos em investimento em renda variável, principalmente pelo seu perfil de plano fechado e maduro - nós temos grandes pendências com o órgão regulador, a primeira delas, campeã em audiência, é a questão do teto para cálculo de benefício, que foi aprovado em todas as instâncias em 2010 e, no momento de implantar, o patrocinador voltou atrás. O órgão regulador criou um TAC "termo de ajustamento de conduta", que está no colo do Banco até hoje. Segundo informações, está em alguma gaveta de algum Ministério. A questão é que esse TAC tinha como prazo 30 dias e já se passou mais de um ano. E o que fez o órgão regulador? Enviou uma penca de ofícios cobrando o teto e o TAC, pois o TAC não impede a criação do "teto", ou melhor a implantação, já que teto está aprovado.
Resultado de imagen para postalis correios déficit charge
É bom lembrar que, no nosso caso, houve a suspensão do BET (benefício especial temporário) e o retorno das contribuições em 2014, em função da redução do superávit abaixo dos 25% da reserva de contingência. O patrocinador recebeu os mesmos valores repassados aos associados em um fundo criado que só pode ser utilizado para dívidas previdenciais. Os valores referentes às atuais contribuições do patrocinador são debitados desse fundo, logo o Banco está deixando de desembolsar esses valores.

Se não temos recursos para melhorar benefícios, já que o ano de 2014 foi deficitário e o que nos salvou foi o superávit acumulado, é hora de avançarmos em medidas que não necessitam de recursos, como o teto, o fim do voto de minerva e o retorno da consulta ao corpo social. Questões que só dependem de vontade política.

Outro ponto que tem levantado polêmicas é a questão do bônus da diretoria. Eu. Por várias vezes, já manifestei meu ponto de vista. A política de remuneração da diretoria executiva não pode estar vinculada à política de remuneração de uma instituição financeira, visto que seus objetivos são totalmente distintos. Nosso grupo tem defendido incansavelmente esse ponto. Nada foi pago referente ao ano de 2014 e caso haja qualquer decisão do Conselho a este respeito, eu e o Diretor Décio doaremos a parte variável desse recurso. A decisão é do Conselho Deliberativo e nosso Conselheiro Carvalho tem participado ativamente defendendo essa desvinculação e criando regras para a Previ considerando o que acontece nos outros fundos de pensão.

Resultado de imagen para cpi dos fundos de pensão
O último ponto que gostaria de abordar nesse post é a intenção de se criar uma "CPI dos Fundos de Pensão". Considero pertinente, principalmente se considerarmos o que foi feito nas entidades citadas acima. Em relação à Previ, não temos motivo para preocupação, pois o único ponto que poderia ser atacado, seria o investimento na empresa Sete Brasil, que é fácil explicar. Na época que foi criado esse Fundo, havia uma grande demanda pela fabricação de sondas em função do pré-sal e vários investidores de peso entraram junto com a Previ, como Banco Santander (6,38%), BTG Pactual (27,56%) e o Bradesco (3,20%). O grande detalhe é que quando houve a intenção de aumentar o número de sondas contratadas inicialmente, a Previ recuou e não aceitou colocar mais recursos em função do risco acrescido com essa estratégia. A Previ teve sua participação diluída e hoje é a que tem a menor participação (2,30% - aproximadamente R$ 180 milhões). Com uma taxa interna de retorno (TIR) reduzida em função dos escândalos do Lava-jato, e, considerando as dificuldades de se conseguir financiamento junto ao BNDES, somado ao rebaixamento da nota da empresa para SD (calote seletivo), essa participação virou um grande ponto de interrogação, porém na época da criação do fundo, as perspectivas eram muito boas.
Bem, colegas, estou à disposição para iniciarmos nossas discussões e, lembrando, que apenas os colegas do nosso grupo, que fazem parte da gestão, têm a coragem de ter espaços de discussão onde os associados são ouvidos. As críticas serão sempre bem-vindas quando forem construtivas, porém quando forem oportunistas ou destrutivas, não merecerão destaque. O nosso intuito é agregar, é defender os colegas e respeitamos todas as opiniões diferentes. Isso é que faz a diferença. O ideal é que todos os dirigentes eleitos tivessem canais como os que nós temos, onde damos a oportunidade para todos os colegas falarem e compartilharem suas críticas, sugestões e dúvidas. 

86 comentários:

  1. Sra.,

    Por suas palavras tiro a conclusão de que a PREVIC é um CABIDE DE EMPREGOS, criada pelo Sr. ex-presidente da República, e que está servindo religiosamente aos governantes de plantão.
    Atte.
    Anônimo que a Sra., muitas vezes não publica comentários.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia, muito bom que voce retornou aos seus comentarios técnicos como Gestora participante a ao mesmo tempo como aposentada, pois acho que tem interesse em que nosso (Patrão, a Previ), tenha condições de sobrevivência. Alguns colegas, em seus comentarios estão até concordando com a Retidada de Patrocinio do BB, e muitos com a IMEDIATA AUDITORIA NO FUNDO DE PENSAO DA PREVI, dada as ultimas notícias, Postalis, Petros, Funcef, etc, a coisa ta pegando, voce que esta antenada, já deve ter tomado conhecimento. Tudo de bom e vamos aguardar a votação do Decr. PL-4330 de que trata a TERCEIRIZAÇÃO DOS EMPREGOS,, e a votação esta prevista para após a semana santa, cfe. o Deputado Eduardo Cunha disse que o projeto sera votado... para a Previ e Cassi, acho que sera um desastre. Tudo de bom, aposentado de Cambé-PR, Goulart.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    Como Vc. colocou em seu Post algumas medidas pelas quais devemos lutar, como a implantação do Teto de Contribuição, o fim do voto de Minerva e o retorno da Consulta ao Corpo Social, tomo a liberdade de levantar outras tentativas, até mesmo drásticas, mas que não podem deixar de ser relevadas.
    Entre essas, lembro a RETIRADA DE PATROCÍNIO, porém por nossa iniciativa (participantes).
    Penso que temos totais condições de gerirmos o nosso patrimônio, sem qualquer intervenção de outros interesses (muitas vezes oportunistas) que não sejam os nossos, pois NÓS é que somos os verdadeiros donos desse patrimônio. Já que o PB1 é um plano fechado – não admite novos participantes – não tem razão de que outros Diretores, indicados pelo Patrocinador/BB, ainda mais com o voto de Minerva, decidam sobre o que é melhor para o Fundo, pois sempre será o que é melhor para o Patrocinador. Isso, sem falar no verdadeiro estelionato praticado sob o acobertamento da ilegal Resolução 26, que nos faz sangrar em 50% dos eventuais superávits. Com a retirada do Patrocinador/BB, acabaria o Voto de Minerva, a famigerada Resolução 26 perderia sentido, voltaria a Consulta ao Corpo Social, teríamos a eleição de todos os NOSSOS Representantes, teríamos, enfim a autonomia total para a gerirmos o NOSSO patrimônio, sem a interferência de OUTROS interessados. Quanto a desvantagens, me ocorre apenas o não aporte de recursos por parte do Patrocinador/BB, mas isso apenas em caso de déficit (reservas insuficientes para cobertura do Plano), situação que entendo muito difícil de ocorrer, pelo contrário. Enfim, acho que é hora de pensarmos realisticamente sobre essa possibilidade, sem preconceitos que possam dificultar o debate. Pensemos nisso!

    ResponderExcluir
  4. Cecilia!

    É desanimador ler textos como esse, saber que estamos há anos com reajustes pífios como o INPC, que sequer cobre os custos da in-
    flação que está corroendo nossos benefícios, tenho lido várias colocações sobre a situação da Previ, da Cassi, que passa por problemas maiores, gostaria de saber qual é realmente a situação da Previ junto a Petrobras e a Vale, que tem grandes investimentos e os ganhos são poucos ou quase nada, estou vendo que minhares de colegas estão migrando para ações contra a Previ em vista dos 30% de desconto em folha como manda a Constituição, vários já estão com mais de 50% fora os CDC no BB, sem acesso ao ES, não vejo outra saida senão recorrer a justiça para ter um salário razoável, a médida de beneficios que a Previ anuncia é muito maior que o pessoal que aposentou-se após a retirada do IGPI em 2003, os benefícios estão sendo achatados, inclusive pelo INSS, nos quais contribuimos por vários anos acima de 10 mínimos e hoje a maioria ganha 4 mínimos sem o auxilio da Previ, tenho a dizer que com 63 anos de idade, estou procurando emprego para ter um rendimento extra, porque do jeito que está, não estou vendo melhoras no nosso salário, algumas pessoas me questionam porque as vezes eu te defendo, muitos acham que Voce assumiu uma Diretoria de Administração e a Previ e um cabide de empregos com mais de 800 funcionários, nunca houve um quadro tão grande. Tenho dito.

    ResponderExcluir
  5. Sra. Cecília Garcez, boa tarde,

    Eu quero saber quando vocês "tomarão posse" para cumprir as promessas de campanha. Tudo que vocês fazem é reproduzir textos que, de tão extenso, parecem mais um livro. Acho que está na hora de começarem a trabalhar. Afinal ganham -- e muito bem -- para isto. Unam-se, comentem suas ações. Parem de reproduzir os textos dos outros e criticar o governo. Queira ou não, estamos em uma democracia e quem ganhou governa. PARE, REFLITA, REPENSE SUAS ATITUDES. CHAME A DIRETORIA QUE ESTÁ GANHANDO DINHEIRO ÀS CUSTAS DE NOSSOS VOTOS E COBREM AÇÕES. VAMOS TRABALHAR. SÓ FAZEM REPRODUZIR TEXTOS. ASSIM, ATÉ EU... DESCULPE-ME O DESABAFO MAS ESTOU DECEPCIONADÍSSIMO COM TODOS VOCÊS.

    Bartolomeu Rodrigues Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Juarez Fernando Miotto25 de março de 2015 às 16:37

    Diretora Cecília, não tive acesso ao Relatório 2014 da PREVI e nem ao parecer dos auditores independentes. Por isso fiquei com a seguinte dúvida: - a LITEL sempre foi avaliada pelo seu valor econômico e não a preços das ações no mercado. Qual a data da última avaliação da LITEL, que foi considerada para os resultados de 2014?

    A questão tem óbvia relevância diante do vulto da aplicação da PREVI na VALE e da forte baixa do valor de suas ações, pela redução dos preços internacionais do minério de ferro. No caso da Petrobrás, há questionamento similar, uma vez que, além do escândalo em investigação, há também a redução do preço do barril do petróleo. A economia mundial está mudando fortemente e a PREVI tem que cuidar dos seus ativos com muita cautela. É preferível um rendimento mais baixo por mais tempo que nenhum rendimento daqui há 10 anos.

    ResponderExcluir
  7. A ilustre Diretora está esquecendo muitas outras questões com relação a uma eventual CPI. A Previ é uma caixa preta. Por exemplo:
    1) Abono de 3 mil ref. a1997
    2) Renda Certa
    3) Resolução 26 e as diversas apropriações indébitas que dizem somar corrigidas mais de 50 bilhões
    4) Despesas administrativas sob suspeição
    5) Exigência de confidencialidade em questões que favorecem atitudes prejudiciais aos beneficiários

    ResponderExcluir
  8. Prezada Diretora Cecília,

    Estamos andando em círculos e nada acontece de fato em nossas vidas.

    Agora apareceu um abono,que segundo nota da previ foi paga extra folha de pagamento.

    A Isa musa esta verificando se a Previ mais uma vez usa de ameaça para não pagar seus compromissos com aposentados e pensionistas do PB-1.

    Não é apenas a Sete Brasil que esta com problemas na carteira da Previ é a Petrobras, o Setor elétrico, a própria Vale, e outros recursos aplicados em grande concentração.

    A Previ não chegou nem perto de bater a meta atuarial, e se continuar esse suicídio não demora seremos o próximo postalis dos funcionários dos correios.

    A Comunicação da Previ continua a mesma porcaria de sempre, a secretaria de comunicação deve ser reformulado, pois nada mudou desde a sua entrada no cargo de administração a 9 meses atrás.

    Não temos novidades, apenas mais do mesmo, sem solução, sem previsão, sem dedicação a nada, pois parece que a Previ vive no castelo e que seus pagadores de impostos estão com os bolsos cheios, com a vida maravilhosa e nossos dirigentes em completo deslumbramento por seus cargos.

    Cecília, perdão mais nada mudou desde a posse dos eleitos da chapa 3, alias piorou em tudo, pois até o ES, virou um calvário, uma afronta a inteligencia dos velhos e velhas aposentadas.

    A Previ não esta nada bem, a previ pelo segundo ano, gasta a gordura que acumulou a custa de benefícios defasados, de pagamento da pior pensão do país, 60% do complemento da aposentadoria, das aplicações erradas e a secretaria de comunicação acha que somos idiotas em acreditar que a Previ esta passando pelo momento de turbulência do Pais.

    Pode escrever ai em 31/12/2105 a Previ não terá mais superavit, vai apresentar deficit, ai eu quero ver a desculpa que vocês vão apresentar, independência é denuncia se a PREVIC não toma as atitudes são vocês eleitos quem deve fazer a outro órgão, peça a intervenção da Previ, mas um ano sem que aja posição para os problemas e a saga dos MARAJÁS continua, sai presidente e entra presidente e a cifra das aposentadorias só aumenta.

    Não me sinto mais confortavel para criticar, não adianta, vai resolver quando um de nós por uma corda no pescoço e mostrar a toda a sociedade a vida miserável que estamos vivendo a muitos anos.

    Estou farta de tanta mentira, para ganhar uma eleição e quando se ganha todos se cruza os braços, afinal seu problema pessoal foi resolvido.

    Se quiser publicar, muito bem, se não também tudo bem, pois o que escrevemos não conta para vocês mesmo.

    Em sua atenção lhe asseguro que não mais postarei qualquer coisa neste espaço.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  9. Estimo melhoras em sua saúde e torço para que a senhora tenha vida longa,na defesa dos interesses da nossa tão solapada PREVI.Deus lhe dê dicernimento,coragem e companheiros de garra,como o Carvalho,para poder questionar atos que possam nos lesar mais ainda.
    Saudações previanas,
    Zilmar José Leite
    funci aposentado BB

    ResponderExcluir
  10. Cecília,

    Por favor me responda se existe previsao para aumento do teto ou do prazo do emprestimo simples NO PREVI FUTURO.

    Obrigado,

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  11. Por que o novo Presidente da Previ até o momento não dirigiu uma só palavra aos filiados da NOSSA Caixa de Previdência?
    Não sei por que estou perguntando isso sabendo que os fortes -têm grana e apoio político- sempre fazem o que querem, o que podem, quando a razão diz que um homem público deveria considerar-se propriedade do público. Haroldo.

    ResponderExcluir

  12. Ontem, a presidenta Dilma declarou que o orçamento não suportaria a renegociação dos encargos das dívidas de estados e municípios. Horas depois, o presidente da câmara, Eduardo Cunha, comandou votação de projeto que obriga que a renegociação seja efetuada, no máximo, em 30 dias. Muito justa, a decisão dos deputados. Estados e municípios pagam, atualmente, juros escorchantes, IGP-DI mais 6 a 9% ao ano, bem diferente dos juros de 4% a.a. que alguns amigos do rei pagam por empréstimos do BNDES.

    Atualmente, o poder político em Brasília está assim dividido:

    Eduardo Cunha – presidente da república em exercício

    Renan Canalheiros – vice-presidente da república em exercício

    Dilma Rousseff – “rainha da inglaterra”

    Michel Temer – mordomo do palácio do planalto

    Aloizio Mercadante – bobo da corte

    Pepe Vargas, também conhecido como Pepe Legal – saco de pancadas.

    ResponderExcluir
  13. Prezada Cecília!
    Sem querer demonstrar pessimismo, acho muito temerário de vossa parte "afirmar" que a única "mácula" da Previ é o investimento na Sete Brasil. Uma eventual CPI é que terá competência para chegar a conclusões, as mais diversas.

    ResponderExcluir
  14. Cara colega Rosalina,
    Você tem todo o direito de ficar chateada e de criticar a nossa gestão, porém eu fiquei chateada também pelo que você falou, pois eu nunca deixei de publicar um comentário feito por você, porque você tem a coragem de criticar e assinar seu comentário. Respeito muito sua posição, porém a dizer que a Previ está pior, ai pegou pesado. Se o resultado piorou não foi culpa nossa. Foi reflexo de um grande investimento feito na empresa Petrobrás lá atrás, no aumento de capital. Não podemos ser culpados pelo que aconteceu no passado. O que posso te garantir é que não haverá investimentos desse porte enquanto estivermos lá.
    Em relação ao ES, nós votamos contra, porém o diretor de Seguridade, junto com os diretores indicados pelo BB, aprovaram os novos parâmetros.
    O Conselheiro Carvalho também tem pressionado bastante e os demais conselheiros, mesmo os suplentes podem se manifestar e até provocar discussões, o que não tem ocorrido. Só vejo o Carvalho cobrando, questionando e exigindo ações efetivas. Os demais não se manifestam.
    Vamos lembrar que a chapa 3 não existe mais, o que existe é um grupo que quer fazer diferente - estamos atuando de forma independente e lutando para atender de alguma forma os anseios dos associados, porém, não é nada fácil. O jogo é pesado e não temos o apoio dos demais eleitos.

    ResponderExcluir
  15. Caro colega Batolomeu,
    Jamais eu reproduzi textos em meu blog, sem citar a fonte ou colocar entre aspas. Sou professora de cursos de pós-graduação e tenho o maior respeito pelo trabalho alheio. Essa sua afirmação me ofende e não admito esse tipo de desrespeito. fique o senhor sabendo que todos os textos aqui publicados são escritos por mim e ninguém faz esse serviço no meu lugar. Não tenho staff para isso é quando o faço é fora do meu horário de trabalho, por respeito a todos os colegas. Tenho trabalhado quase 12 horas por dia na Previ para pro,over mudanças ue tragam eficiência ao nosso fundo que poderá reverter em otimização de custos no futuro, mas se isso não é importante para o senhor, acho melhor não ler mais meu blog . Ninguém é obrigado a participar aqui. Poucos são os dirigentes que dão a cara a tapa como eu. Quem já fez isso na diretoria da Previ??? Sempre agi com muita honestidade e transparência com todos vocês, mesmos os que nunca votaram em mim, porque entendo que, depois de eleita, o meu mandato é para todos, por isso exijo respeito,

    ResponderExcluir
  16. Olá, Cecília,

    Espero que você esteja bem melhor de saúde gora.

    Tenho uma dúvida. Não seria melhor que a Previc fosse extinta? Se pagamos 7 milhões por ano, esse dinheiro não seria melhor aplicado no aumento dos benefícios de quem recebe o mínimo ou próximo do mínimo? Se a Previc nem existia antes e a Previ seguia firme e forte sem ela.....ou não? Não me lembro da razão que levou à criação da Previc.

    Um abraço,

    Telma (Campinas-SP)

    ResponderExcluir
  17. Prezada Diretora Cecília,

    Eu sempre acreditei na sua pessoa, desde quando teve a coragem de criar um blog quando ainda era diretora de planejamento.

    Você serviu de inspiração para tudo que existe hoje na internet, não nego isso, tanto que nós engajamos em busca de um resultado satisfatório nas eleições que elegeu a chapa 3, perdeu a Diretoria de Seguridade por 660 votos, para o atual diretor Marcel, prova mais que suficiente que boa juntar as partes você é.

    Ocorre que do discurso da posse até hoje 09 meses se passou e nada efetivamente aconteceu, o cenário para o futuro é desastroso e as aplicações continua no mesmo modelo, nada mudou, veja que a Previ colocou seus melhores recursos a disposição, os de altíssima liquidez para honrar 06 meses de benefícios, antevendo um cenário muito ruim pela frente.

    A Previ em 2014 perdeu mais de 12 bilhões em aplicações na bolsa, perdeu em hipótese pois não realizou o prejuízo,mas em algum momento vai realizar a continuar concentrando nos mesmos papeis e com o governo em sérios apuros.

    Como você mesma disse não temos novidade a apresentar a vocês,nossa unica chance de dinheiro é a fazendo empréstimo, esses estão por hora barrados pela nova configuração do produto empréstimo simples.

    Vamos fechar primeiro trimestre de 2015 e os resultados da Previ continuam muito ruins, já passou o período de carnaval, já temos o novo presidente e propostas não surge, para aliviar a nossa situação.

    Já que nada pode ser feito, então porque a Previ não quebra os contratos de terceiros que transita pela folha de pagamento,por exemplo, não cumpre a lei dos consignados, ela a Previ pode fazer isso, fazendo com que nós recebemos ao menos 70% dos nossos benefícios.

    Mudou a formula de calculo, com a margem consignável, ma do mesmo no ES, e porque não quebrar os contratos, para isso basta um pedido, o novo presidente foi responsável pela implantação dos consignados no Banco do Brasil, sabe que a Previ esta errada, desenquadrada, e não é possível que o Marcel não atenda esse pedido, afinal é um direito nosso, e as obrigações com a justiça somos nós que vamos arcar,em caso de litigio com os credores.

    A Comunicação da Previ é outro fator que nos incomoda,continua ruim, a ouvidoria foi anunciada para ate meio do ano, a Previ tem que profissionalizar, em muitos aspectos e o da transparência é o pior deles, o problema do teto se arrasta, e continua sendo aceita aposentadorias acima dos 50 mil reais, o bet acabou antes do previsto, agora já se fala em intervenção na Cassi, tudo quando é para nós é complicado, não pode ser revisto, tem que aguardar a boa vontade, e assim caminhamos para o primeiro ano dos vossos mandatos, sem que melhorias aconteça.

    Eu sempre digo que ser administrador onde se tem muito dinheiro não é problema, todos são bons administradores, mas os eleitos o seu papel é fazer pressão, intervir, mesmo que seja voto vencido, o papel da oposição é sempre o de buscar alguma saída para melhorar a vida do seu povo, no caso nossos aposentados e pensionistas dos dois planos PB-1 e Futuro.

    Voce também faz parte da Anabb, tem um grupo de pelo menos 10 apoiadores naquela associação, eu nunca vi a ANABB reivindicar nada em prol dos seus associados, em pedir uma melhoria no ES, em buscar forçar a PREVIC a tomar uma atitude para resolver de vez estes problemas.

    Queremos solução, queremos efetivamente saber quais medidas estão sendo levantadas, os contra pontos, na sua fala apenas joga a culpa no Marcel, se ele é culpado de todas as nossas mazelas, então que nos de elementos para que possamos caçar o mandato do mesmo, pois ele foi eleito como diretor dos aposentados e não como dirigente do Patrocinador.

    Da forma como esta Diretora Cecília só vejo uma saída honrosa para os integrantes da chapa 3.

    RENUNCIA.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  18. Prezada Diretora Cecília,

    Os investimentos da Previ vem de loga data, a Previc deu prazo para que muitos dos negócios da previ fosse equacionados, como a Vale que há grande concetração.

    A Diretoria da Previ continua sobre 3 pilares, cenário bom, ruim e péssimo,tem as melhores ferramentas em suas mãos, e não acredito que tudo seja culpa do Diretor de Seguridade, ele pode sim estar jogando contra quem os elegeu, mas de alguma forma deve existir meios de questionar sua administração, como por exemplo quem autorizou tantos consignados na folha de pagamento da Previ, de quem é a culpa, porque a Previ não vende a sua folha de pagamento para outras instituições, a previ poderia estar ganhando dinheiro com o leilão da nossa folha de pagamento.

    Porque grande parte das nossas aplicações são terceirizadas para a BBDTVM, pagando grandes lucros para encher os cofres do Banco do Brasil.

    Temos que abrir questionamentos, investigar, propor novos caminhos, ameaçar levar a imprensa o que esta errado, mas não todos se cala, todos joga conforme a musica do patrocinador, e quando chegar os deficit vocês serão responsabilizados porque estão no barco, agora faz parte da tripulação.

    Não vou me alongar, mas uma coisa é certa, seja que chapa for, seja quem for o próximo candidato a ocupar a Diretoria de Seguridade nada vai mudar, podemos esperar 2016, 2017, 2018 quando termina seus mandatos e se eu estiver viva até lá, vou assistir a entrega dos cargos sem nenhum glamour, pois tudo vai continuar exatamente como esta hoje.

    Com meus respeitos, termino dizendo que na vida a gente perde e ganha, e na maior certeza perdemos com nossos sonhos, de que vocês faria uma boa gestão, que mudaria para sempre o futuro do nosso fundo de pensão, não to falando de empréstimo não, estou falando de eficiência, e honestidade com todos aqueles que acreditaram em vocês, pessoas simples que queria apenas ter melhores condições de honrar seus compromissos.

    E se você não gostou da maneira como falei, é meu jeito, e é muito difícil deu mudar ele aos 69 anos de idade.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  19. Cara colega Rosalina,
    como falei anteriormente, respeito sua posição e afirmo que vou cumprir todo meu mandato, até porque estou com a consciência tranquila de estar dando o melhor de mim nesta gestão.
    Como você fez vários questionamentos, vou respondê-los mais tarde, um por um. Até porque é importante todos tomarem conhecimento de alguns pontos levantados.

    ResponderExcluir
  20. Em adendo ao comunicado da Sra. Rosalina, 8:30.
    Infelizmente, a ANABB é um associação que presta mais um desserviço ao associado! Nada faz por ele, apenas segue o curso da maré (digo, a maré do Governo).
    Tem uma péssima comunicação, robotizada até.
    No recente episódio da Ação IR Previ 1/3, tem se portado como "entrave" ao andamento da ação.
    Em abril/2014 a justiça determinou a necessidade de autorizações individuais dos associados nas ações. O que fez a ANABB a partir daí? Nada! Foi para a audiência de novembro/2014 SEM as autorizaçóes. Resultado? Retardou a ação em 120 dias (prazo dado pela justiça para "angariar" as autorizações). Passado esse prazo, ela mesma, a Sra. ANABB, que deveria envidar esforços para agilizar o andamento da ação, pede à justiça dilação de prazo de mais 90 dias! Mais atraso no andamento da ação! E não venha dizer que a intenção é boa: beneficiar um maior número de associados, visto que poucos encaminharam as autorizações! Por que será? Será que confiam no trabalho dessa associação? O que essa associação tem a dizer aos associados que cumpriram o prazo, e enviaram as autorizações e que agora estão sendo penalizados com mais essa demora?
    Resumindo: é uma associação que só tem retórica; praticidade, eficiência, comprometimento, passam longe.
    É bom que se criem mesmo novas associações, quem sabe o povo acorda, e esquece essa ASSOCIAÇÃO NA-CI-O-NAL... ANABB!
    Sem mais!

    ResponderExcluir
  21. Amiga Cecília, sobre os números da PREVI, me assombra, fora as perdas em ações, o aumento anual em provisões matemáticas. Não entendo de cálculo atuarial, mas todo ano sobe de R$ 7 a 8 bilhões de provisão matemática, e pelo gráfico apresentado, falam em benefício até 2090. Pode isso? OU esses altos benefícios que estão fora do teto, aliás sem teto de benefícios, estaria fazendo esse rombo? E se pudesse tirar uma dúvida se o calculo atuarial tambem é auditado, quem faz os cálculos, são colegas da PREVI ou são especialistas privados que o fazem? No mais, Cecília, bato na mesma tecla - duas demandas possíveis com vontade política e reconhecimento do BB e PREVI - que seria a suspensão do pagto de contribuições, para quem ultrapassou 360 meses , e a PARCELA PREVI(redução gradativa, ou extinção, a fim de sanar o grande erro de 1997.

    ResponderExcluir
  22. Prezada Cecília!
    Lendo aqui alguns comentários, e em especial suas respostas a eles, fico com a impressão tratar-se, aqui, de um espaço de acusações mútuas, em nada produtivo. Esse caminho do "enfrentamento" é a melhor solução? Sugiro repensar.
    PS:
    Nao! Não precisa publicar. Apenas para "sua" reflexão.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Sra.Cecília. Vá em frente e bom trabalho. Não desanime. Admiro o seu respeito pelas opiniões divergentes. Isso é maturidade e inteligência.

    ResponderExcluir
  24. Sra.,

    Como que não farão aplicações temerárias?

    Os eleitos, hoje, estão em minoria e se tivesse o voto do ...... mesmo assim haveria a questão voto de minerva que é do patrocinador.
    Não entendo como não haverá mal emprego dos valores em bolsa, tais como vale, petrobras/sete brasil.etcc.

    Claro, já depois dos setenta anos, estou velho e poderás dizer: vai te informar melhor velho trambique iro e vagabundo.

    Onde está o conselho fiscal?

    ResponderExcluir
  25. Cara Cecília,

    Além do fato de receberem o mínimo, ou próximo ao mínimo, alguns colegas são cobrados a devolver o dinheiro da cesta-alimentação, pois ganharam a ação. Eles o receberam, mas não foi por tutela antecipada. E ainda tem gente que concorda com a Previ de que esses colegas devem mesmo devolver o dinheiro.

    Abraços,
    Telma Saraiva

    ResponderExcluir
  26. 10:03

    Não vejo aqui a oportunidade de discutir-se posições e ações intempestivas ou não da ANABB.
    Vejo, isto sim, a necessidade de manter o foco na PREVI, para a qual a colega Cecília foi eleita para o cargo de Diretora de Administração.
    Quando participamos da eleição da Chapa 3 -- e não somos mais crianças ou ingênuos --, sabíamos da enorme dificuldade que os eleitos teriam para dar consecução ao projeto básico de uma PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS.
    Quem votou pensando de forma diferente, não aquilatou devidamente a qualidade e oportunidade do voto.
    A dificuldade prevista era tamanha que o próprio Dr. Medeiros, que já tinha sido Conselheiro Fiscal da PREVI, optou pela suplência, colocando o colega Carvalho como titular.
    Talvez falte à colega Cecília, por motivos que desconheço e sobre os quais não me cabe opinar, o tempo necessário para, aqui no blog, que é um meio extra oficial, propiciar a todos nos maiores e melhores detalhes do que ocorre nos bastidores. Isto se não estiver submetida à Lei da Mordaça, fato reconhecido por todos. Há que lembrar, também, o fato de que um de nossos eleitos anteriormente, o Diretor de Seguridade, Sr. Marcel Barros, ter-se claramente bandeado para o lado do patrocinador. Aí deixou de existir paridade, restando o voto contrário de protesto.
    Só não vê quem não quer.
    Meu voto em favor da colega Cecília baseou-se, principalmente, no seu currículo e no fato de já ter sido diretora da PREVI, conhecedora, portanto, do enorme desafio a que iria se submeter.
    É o que penso -- com a devida vênia e sem procuração da colega Cecília.

    Luiz Faraco

    ResponderExcluir
  27. Declaração de Renan Calheiros, senador e vice-presidente da república em exercício: “nenhuma indicação de petista que tenha que passar pelo senado será aprovada, seja para ministro do Supremo Tribunal Federal ou para a chefia das agências reguladoras”.

    ResponderExcluir
  28. Não se pode culpar pelo que aconteceu no passado a quem nunca esteve no "passado" da Previ, temos que concordar.
    Mas, no presente tem sempre alguém com um pé no passado.
    Muitos nomes que estão à frente das associações ou de Previ e Cassi, são recorrentes.
    Mas, cara e respeitada Diretora, retórica não basta.
    Se o sistema é digamos, perverso ou injusto, participar dele(eleições) é referendá-lo.
    A lei da confidencialidade para tudo, o voto de minerva, se alimentam de sua citação e se fortalecem com sua aceitação.
    Como dizem vários colegas, esperamos atitudes mais contundentes.

    ResponderExcluir
  29. Cecília,
    Não leve a mal o desabafo de Rosalina, é que todos nós estamos ficando sem esperança que alguma coisa vá mudar. Sabemos que a culpa não é da Chapa 3. Voces não podem mudar as regras do jogo, pois são minoria. Como também, sabemos que estão fazendo o máximo por nós, mas, infelizmente, ainda é pouco. Precisamos do Diretor de Seguridade do nosso lado e mais gente ainda, lutando por nós. Não vamos nos dividir, vamos continuar unidos, prá ver se conseguimos atingir nossos objetivos.
    Continue lutando e nos informando, pois acreditamos em voce.
    Um abraço,
    Antonia.

    ResponderExcluir


  30. ANABB poderia se intitular SUBSIDIARIA DO BANCO DO BRASIL.

    ATÉ mesmo pelo fato de seus diretores serem pagos com salários semelhantes aos dos diretores daquele BB.

    ResponderExcluir
  31. O governo está promovendo a reforma fiscal através de aumento de tributos, de tarifas e de corte de benefícios sociais, ficando o "corte na própria carne" por conta da retórica. Daí depreende-se que está sedento por dividendos das estatais e,por conseguinte, ao "zerar" o saldo do fundo criado para dívidas previdenciais, especificamente os 50% do BET, jamais permitirá que o BB volte a contribuir com a quota do patrocinador às suas expensas. Manobras virão em prejuízo da PREVI!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Eis o corte na própria carne, tônica da reforma fiscal:

    A insustentável máquina do governo
    Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/411245_A+INSUSTENTAVEL+MAQUINA+DO+GOVERNO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

    Às custas de quem esse governo quer manter esse antro de sinecuras?
    Estamos f...............!

    Se achas que essa notícia não é pertinente e que não nos afeta, estás míope.

    Dão migalhas para os miseráveis em troca de seus votos, às custas do arrocho das aposentadorias, dos gastos com a saúde, educação, da segurança, da espoliação do patrimônio dos fundos de pensão, etc., e vivem uma vida palaciana.




    ResponderExcluir
  33. -Sra.Cecília (não sei se está relacionado a sua área), vc. teria alguma informação sobre o andamento processo devolução IR recolhido a maior entre jan/1989 e dez/1995 para quem se aposentou a partir de 1 de jan de 2013? Vide Instr.Norm RFB 1343, a saber:

    DO TRATAMENTO A SER APLICADO AOS BENEFICIÁRIOS QUE SE APOSENTAREM A PARTIR DE 1º DE JANEIRO DE 2013
    Art. 2º Para os beneficiários que se aposentarem a partir de 1º de janeiro de 2013, a entidade de previdência complementar (fonte pagadora) fica desobrigada da retenção do imposto na fonte relativamente à complementação de aposentadoria recebida de entidade de previdência complementar, inclusive a relativa ao abono anual pago a título de décimo terceiro salário, no limite que corresponda aos valores das contribuições efetuadas exclusivamente pelo beneficiário no período de que trata o art. 1º.
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  34. Só não erra quem nada produz.
    Não adianta querer que nossa diretora Cecília faça milagres.Sua formação não é essa.Ela luta contra um sistema que,em última análise é o próprio governo.Ele nomeia quem acha que deve para resolver os seus problemas(governo)e não o nosso(previanos).Prova disso é o voto de minerva(que sempre vence).Ingenuidade pensar o contrário disso.
    zilmar
    Maringá-PR

    ResponderExcluir
  35. Não podemos nos dispersar!
    Tampouco os Diretores, Conselheiros e Gerentes que estão do nosso lado (dos participantes/donos do Plano 1). Os temas pautados que PRECISAMOS apurar são muitos e todos conhecidos, as tarefas são muitas e o novo Presidente tem que receber nossos pedidos e apreciá-los.
    Precisamos de LUZ e FOCO nos problemas e no pedidos a serem solucionados um a um, SEM DIVAGAÇÕES, TUMULTO E DISPERSÃO, pois são muitas angustias e poucos Diretores e Conselheiros e Gerentes a nosso favor.

    Infelizmente este BB-Guloso coloca na PREVI seus mercenários, que só votam a favor do patrão. Queremos que o Presidente Gueitiro seja sábio e comande com inteligência a Diretoria , que o Conselho Deliberativo ajude melhor os associados e que o Conselho Fiscal atue com veemência.

    Por último: QUE VOLTE O CORPO SOCIAL, agora maduro e necessário.

    Obrigado
    Saúde e Trabalho

    ResponderExcluir
  36. Cara Cecília Garcez,

    Há muito tempo não me defrontava com uma análise tão objetiva, corajosa e abrangente como a sua.
    Parabéns pelo seu esforço.
    Espero que você continue a nos presentear com notas como essa que nos deixam atualizados e com os olhos bem abertos.

    O admirador

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  37. Caro colega Pr.Guima,
    Vou verificar e retornarei com a resposta. Se você quiser, me encaminhe um email no blog (fale com Cecilia Garcez) que cai no meu email e eu respondo sobre sua situação em especial.
    De qualquer forma, farei um comentário da situação geral dessa ação neste espaço.

    ResponderExcluir
  38. Caro colega Adaí,
    Muito grata pelo feedback. Pode deixar que continuarei escrevendo, mesmo que desagrade a alguns.

    ResponderExcluir
  39. Caro colega Paulo,
    Também concordo contigo. Precisamos de união e energia para lutarmos juntos pelas demandas dos colegas. Se não há superávit para distribuir, vamos avançar nas propostas que não precisam de superávit - como o fim do voto de minerva, a consulta ao corpo social, a implantação do teto aprovado em 2010, entre outras.

    ResponderExcluir
  40. Caros colegas,
    Muito grata pelas mensagens de apoio, porém eu gostaria de me desculpar pelo meu desabafo anterior, mas tem algumas acusações que me incomodam profundamente, pois como professora, eu não tolero cópias sem citações. No meio acadêmico consideramos "fraude" e lutamos muito contra isso. Concordo com um colega anônimo que mencionou que esse espaço não é lugar para acusações mútuas. Concordo plenamente e quero me desculpar pela minha indelicadeza, mas como ser humano, às vezes, o sangue espanhol misturado com o português e reforçado pelo mineiro, fala mais alto.
    De qualquer forma, o importante é sermos honestos neste espaço e vou continuar com esse objetivo, pois este blog é um espaço de todos os colegas.

    ResponderExcluir
  41. Juarez Fernando Miotto30 de março de 2015 às 10:48

    Sra. Cecília,

    A continuar a situação atual, é possível que a PREVI tenha que reconhecer deficit atuarial no final de 2015, já que será difícil dos resultados não considerarem a perda de valor da VALE e da PETROBRAS, além de outros ATIVOS. Portanto, o "fundo do poço" pode ser mais profundo ainda que o atual.

    Já em 2016, é possível que o cenário seja outro, com melhores expectativas, pois o Brasil é grande e repleto de oportunidades.

    Assim, vamos ter paciência e usar a experiência e serenidade, para não desesperar. Mas, a espera deve ser com olhar vigilante sobre os gestores da PREVI.

    ResponderExcluir
  42. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Acredito na boa política e na fé da palavra.Estranho na política em ?

    Acredito que pode ser para você e os seus mais próximos que a Chapa 3 não existe. Ela te colocará lá de novo em 2018. Não falaria isso se não ganhasse nada, penso que conseguirá a queda da Resolução 26, RMI e tudo que estiver ao seu alcance e acredito no trabalho.

    Entendo o racha que ouve, que para mim o Medeiros ficou muito triste de não lhe indicarem,um cargo de conselheiro de empresa. Não acredito que venham de vocês e sim do próprio BB. Perder no mínimo R$ 20.000,00 reais mensais para 5 reuniões ao ano, não é mole.

    Agora falam muito em bônus, teto e etc. Se estivéssemos "bem" com retorno do BET e o fim da Res. 26 e a devolução dos 7,5 bilhões; e a indicação de uma empresa para mim nada falaria.

    Cecília Garcez cuidado, ou melhor fiquei satisfeito com a metamorfose do Anônimo, UNIKNOW que diz ser Luiz Faraco. Para mim, quem não se escrever com uma identidade em algum provedor é anônimo e eu não publicaria.

    O Faraco fala bem no blog do Medeiros deste e lhe criticando, e aqui só lhe elogia.

    Faraco, comente a frase do próprio Medeiros, que ficou insatisfeito com indicação de outro conselheiro de empresa. Antes ela estava frio, e agora morno.Quantas vezes lhe pedi atitudes antes deste fato!!!

    Limpe seu blog Cecília Garcez para quem mostra a cara; tire os anônimos, as críticas injustas dos babões e politiqueiros acabam.

    O restante é oposição. Eles sabem quem está escrevendo agora, mas vou fazer igual ao Faraco, que irá no dia 12/04 onde estiveres na manifestação contra o governo.

    Meu computador estava cheio de vírus. No seu blog Cecília Garcez não pego nenhum,total respeito aos comentaristas.

    Nem quero saber do outro blog, só como espião, pois existem muitos vírus, e questão de honra, digo não precisamos comprar outro computador. Não comprei outro computador!!!

    Sem rancor, impaciência, e tentando a conciliação para o nosso próprio bem, pois o que vocês estão fazendo, nem um pai consegue orientar um filho.

    Olhe o que fez o Sr. Medeiros, que faz questão de dizer que todos são adversários e não inimigos políticos, e de convidar para um churrasco.

    Se a carne não for de gato, sugiro que essa amizade não seja de interesse mesquinho, fazendo deleitar o BB e a PREVI.

    Douglas Faraco.v

    ResponderExcluir
  43. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Nada contra uma conversa mas quem tira dos necessitados amigo meu não é, nem adversário, e sim inimigo, o resto é jogo de cena, chamado em português de eufemismo.

    Peço-lhe a gentileza de blogar como democrata que é, mas acredito que só deva postar os não anônimos, qualquer comentário.

    Dizia o mesmo do blog do Medeiros, acreditando democrata, mas só publica o que lhe interessa agora. Não acredito mais na sua democracia. Quase todos os comentários em seu blog, claro não generalizando, para mim são matérias mandadas.

    Gente da Chapa 3, que orgulho é este e que tamanha credibilidade é esta do Medeiros; " Medeiros conversando ( só nós quatro), Robson Rocha, Carlos Neri e o Gueitiro e o grande guerreiro Medeiros... Não recordo de quem gosta de reticências...(RR)

    Será que como mesmo falou em seus comentários, ganhará um conselho de empresa. O angu dele primeiro ? Ou será que é impressão minha. Ainda bem que vivemos ainda num país democrata, que nunca calarão a imprensa. Pena Medeiros, você publicava todos os comentários, amigo político, agora quem tomou o seu lugar foi a Diretora Cecília Garcez, que aconselho acabar com os anônimos no seu blog, o que você não ligou...

    Nem na TV Câmara com depoimento de Graças Fortes o PT deixou passar na grade. Será que estão lhe pedindo isto. Você é PT Medeiros?

    Sinceramente vocês pensam que não sei, eu sei. RPM conjunto de Rock da década de 80.

    Trabalhei com Robson Rocha, em Varginha e frequentávamos um lugar muito lindo, espiritualmente falando, acredito que já tenha contado para Cecília, não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  44. sR.

    Douglas Faraco.v20.58 30 03 2015.

    Assim vais me matar de tanto rir, em ter que ler o que apregoas.
    Bom senso amigo e nada mais.
    Acusa e também não se identifica, como eu, MAS NÃO ACUSO!

    ResponderExcluir
  45. Li no site da PREVI que após 22 de maio de 2015 ingressarão mais 40 assistentes técnicos na PREVI, com salário de R$ 4.110,09 (incluso o "ABF"), oriundos exclusivamente de funcionários com mais de 2 anos da ativa do BB, com segundo grau. Tais selecionados, com certeza, melhorarão o atendimento e a resolutividade dos trabalhos internos e externos das 28 Gerência espalhadas nas 6 Diretoria da nossa PREVI.

    Também, com alegria e satisfação li que o CNPC (Conselho Nac.Previd.Complementar) em reunião de 27 de março com ABRAPP e outras entidades, vai EXIGIR A CERTIFICAÇÃO para todos Dirigentes e Conselheiros de TODOS os Planos de Aposentadorias de TODAS EFPC.
    Viu só, Cecília, que beleza |||Trabalhar com gente 'CERTIFICADA" e concursada do BB é uma certeza de sucessos.

    Gostaria de postasse algo sobre o Tema 'CERTIFICAÇÃO' para que nossos associados também se manifestassem.

    Um grande abraço e
    PARABÉNS, SUCESSOS e SAÚDE.

    Paulo Beno - Carazinho (RS)

    ResponderExcluir
  46. Vixeee!!!
    Cecília, de mais crédito a quem lhe critica-construtivamente- do que a quem lhe elogia em demasia e excessivamente. Bem, acho que v. sabe separar as coisas.

    ResponderExcluir
  47. Ola Cecilia, segeu noticia de hoje do Globo que pode interessar:

    Fundos de pensão poderão ter seguro para beneficiários

    Medida aprovada ontem permite que fundações contratem cobertura para pensão vitalícia
    O Globo - 31/03/2015
    Por Geralda Doca

    Os fundos de pensão poderão contratar seguro para garantir que quem passou anos poupando para ter uma aposentadoria complementar tenha direito ao benefício até a morte. A medida, aprovada ontem pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), vai permitirás entidades fechadas de previdência cobrir os riscos da longevidade - um dos principais do setor atualmente. O objetivo é garantir maior previsibilidade aos participantes, que podem ter expectativa de vida superior ao valor poupado, e às entidades que arcam com o benefício -, que corresponde à renda complementar vitalícia.

    Os fundos de pensão das estatais, por exemplo, carregam esse tipo de benefício entre suas obrigações. A medida pode ajudar a evitar o futuro descasamento de receitas e despesas.

    - O brasileiro, a cada ano que passa, melhora sua expectativa de vida. Isso pode onerar os fundos de pensão. O mercado de seguros vai lançar alguns produtos que vão atender a essa necessidade dos fundos - disse o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger.

    Quando estruturaram seus planos de benefícios, essas instituições o fizeram com base em determinada expectativa de vida. Dados do IBGE mostram que, em 2013, a expectativa de vida no Brasil era de 74,9 anos, ante 74,6 anos no ano anterior e 71,3 anos em 2003.

    Gilmara Teixeira se aposentou há três anos e se sente aliviada pelo fato de a empresa em que trabalhou por mais de 30 anos ter uma previdência complementar, ou não teria como viver com o que recebe do INSS:

    - Hoje posso ter uma vida mais tranquila com meu marido. Nossos filhos já estão criados - disse ela.

    Cada fundo tem seus próprios números. Se a expectativa de vida melhora e aumenta, as entidades precisam desembolsar mais riscos. Esse é o risco da longevidade.

    - O risco da longevidade é um dos mais altos e calcular o tempo de vida do contribuinte, se tomou muito complexo. Esse seguro será bom para as empresas e para os participantes, que terão garantia de que receberão a pensão até a morte comentou José Ribeiro Pena Neto, presidente da Abrapp, entidade que representa os fundos de pensão.

    Segundo José Neto, a medida é importante para o setor, que reúne 320 entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão de estatais e patrocinados por empresas privadas). Os investimentos somam R$ 674,7 bilhões, e o total de participantes, ativos e assistidos, chega a 3 milhões.

    Também foi aprovada medida que permite aos planos instituídos (criados por entidades representativas) incluírem novos participantes, inclusive dependentes.

    abs
    Andre

    ResponderExcluir
  48. A OAS CONSTRUTORA está vendendo sua participação na INVEPAR, que é de 25%, para pagamentos de dívidas, pois, se encontra enrolada com a operação LAVA JATO. Pergunto: não seria o momento de A PREVI adquirir acoes dessa INCORPORADORA junto a OAS, com preço bem abaixo do valor de mercado, desfazendo-se é claro de outras açôes podres que compôem a carteira da PREVI.

    ResponderExcluir
  49. A PREVI tem experiência em negócios com construtoras.
    Comprou Sauipe de uma construtora. Diziam que era ótimo negócio, à época.
    A OAS também está junto com a Invepar na exploração do aeroporto de Cumbica/Guarulhos.
    Pelo jeito não tem negocio "bem abaixo de mercado" que seja bom.

    ResponderExcluir
  50. A PREVI tem experiência em negócios com construtoras.
    Comprou Sauipe de uma construtora. Diziam que era ótimo negócio, à época.
    A OAS também está junto com a Invepar na exploração do aeroporto de Cumbica/Guarulhos.
    Pelo jeito não tem negocio "bem abaixo de mercado" que seja bom.

    ResponderExcluir
  51. Ao

    Douglas Faraco.v

    30 de março de 2015 20:58

    Parece que o colega não entende nada de Internet. Quando se faz um comentário utilizando-se a conta do Google, lá no início o mesmo identifica no blog com o termo "Unknown", pois não sou proprietário de blog.

    Você deve estar fazendo confusão, pois existe um Faraco mais famoso do que eu, versado em previdência complementar, que é o Sérgio Faraco, e foi candidato se não me engano, na chapa 2. Sérgio, aliás, não pertence ao meu ramo da família Faraco.

    De minha parte em nenhuma das vezes critiquei qualquer dos componentes da Chapa 3 utilizando o blog de terceiros.

    Se tiver que exercer meu direito de crítica o faço no blog do próprio.

    Que o digam a própria colega Cecília, Dr. Medeiros, Prof. Ari Zanella, Carvalho, Mestre Edgardo e tantos outros.

    Quero crer que houve equívoco de sua parte e digo-lhe, em sã consciência, que você não deve ser Faraco da minha linhagem.

    Meça suas palavras antes de jogá-las ao vento.

    Luiz Faraco
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  52. Cecília Garcez,

    Você é muito educada para meu gosto. Acredite naquele que lhe dá forças num momento difícil para o País e consequentemente para a PREVI.

    Cabelos brancos não é sinônimo de respeito, nem força, só para quem faça-a sobrepor seus verdadeiros ideais.

    A gente muitas vezes pensa que está só quando possui poder, mas nem sempre. Eu sou o anônimo das 20:58.

    Não sabia que o Faraco possui um péssimo advogado, talvez não tenha feito Pós, Mestrado, tampouco DOUTORADO. Mas o chamam de Doutor.

    Faraco, o que me impressiona é a sua não resposta, no Medeiros você era uma artilharia. Está sem graça?

    Comente da reunião do Medeiros, com Robson Rocha, nosso Presidente, nada a falar, não nos tirou o BET, Neri do BB. Já imagino se vier contestação, vou contra-arrazoar e com reconvenção. Fiz Direito e Pós-Graduação em processo civil. Não sou doutor: Elogio e críticas jogo todas no lixo se vier de desconhecido.

    Faraco 2v

    ResponderExcluir
  53. 20:12

    Mas parece que a PREVI já participa da INVEPAR no caso da privatização do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
    Não seria perigoso colocar mais dinheiro no mesmo negócio?
    Fica a dúvida.

    ResponderExcluir
  54. Vender as ações podres a preço superior ao de mercado e comprar a participação da OAS na Invepar a preço inferior. Seria um golpe de mestre.
    Vamos analisar uma possível situação, especificamente quanto a Invepar e ao aeroporto de Cumbica, a empresa GRU AIRPORT.
    São sócios a Invepar, a Acsa e a Infraero.
    Vai sobrar para quem tocar o "empreendimento"?
    Para os fundos de pensão (Invepar), pois vão ter que engolir os 25% da OAS, e a falta de capital da Infraero, já que o governo sem dinheiro está cortando tudo que é gasto.
    Estava escrito.

    ResponderExcluir
  55. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Fiquei impressionada com sua capacidade de reconciliação, melhor, de colocar os "pingos-nos-is" também. Soube trazer nossos colegas para um apoio maior para você.

    Sabe sou da antiga e você me fez lembrar de meu avô, muito bom, que trazia muito bem através dos pequenos arranhões familiares a autoridade para ele, e tudo clareava.

    Demonstrou o caráter de uma líder, onde uniu, muito mesmo, o grupo.
    Parabéns.

    Cecília você poderia nos explicar os 10,38% da Caixa dos Aposentados (PREVI) em ações no BB, então somos donos do Banco do Brasil também.

    Não seria o caso de aumentarmos para o máximo possível, primeiro lançando a opção de compra em cima dos 29,82 % das Ações de Livre Mercado. Depois nos demais componentes do Capital Social. Banco ganha muito dinheiro nessa politicagem de aumentarem sempre os juros(SELIC).

    Outra coisa que gostaria de saber, temos participação no assento na mesa do BB. Qualquer ignorância de minha parte, poderia nos explicar?

    E a Sete Brasil 180 milhões é muito dinheiro. Já fazia a festa de todos nós. Sempre comparamos as perdas com o patrimônio da PREVI 170 bilhões, e sempre achamos pouco. Só com a modificação do Capital Social da Sete Brasil já perdemos de 9,9% do Capital Social da mesma para 2,3%. E olhe que Private Equity e Venture Capital - Investimento na fundação de uma empresa nova ou expansão de uma pequena empresa. Quais são as providências ?

    De grão em grão a galinha enche o papo. Não estou lhe cobrando, acredite, sei que diante das circunstâncias só mágico que engole cobra, ou tira coelho da cartola poderia sem tempo resolver tal situação.

    Abraços e PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  56. Colega.

    Tais loquinho?

    Ações de uma empresa corru pt a?
    Dunas e outros micos.

    Vamos aplicar em Prazo fixo e garantir o que nos resta de vida, pelo menos no meu caso mais de setenta anos.
    E também daqueles que ainda não se aposentaram, para que possam ter a certeza dos valores a receber.
    Desculpa mas discordo de grandes aplicações em bolsa e ações de empresas que fraudam a nação.
    Abçs

    ResponderExcluir
  57. Creio que a Cecília não poderá responder sobre a INVEPAR, pois é assunto da Diretoria de Participações da PREVI.
    Além disso, na INVEPAR temos 5 colegas aposentados que são Conselheiros nomeados, além do Carlos Neri (ativa BB), tendo os titulares Ricardo Carvalho Giambroni (CAT) e Antonio Sergio Riede (CFT) -este Preside a ANABB- que devem saber das intenções do Diretor Marco Geovane.

    Aguardamos noticias inside

    ResponderExcluir
  58. Cara Cecília Garcez,

    Que bom que com seu espírito de professora soube aprender a lhe dar com seus alunos rebeldes e também pacientes , mestre Cecília.
    O negócio é muito técnico e só pessoa qualificada como está parecendo que és para mim, pode possuir o feeling quanto a USIMINAS.
    A Nippon Steel & Sumitomo fez denúncia a CVM contra a TERNIUM, com quem divide o controle da USIMINAS. A Ternium alugou 4,95% das ações de papéis ON, onde essas ações não estão vinculadas ao bloco de controle, e que poderão ser usadas durante a eleição do novo conselho de administração, em 6 de abril. A Ternium teria como objetivo de criar" um novo grupo de minoritários que responderá se vingar às suas determinações".

    Parece que essa parte de nomeação é um tanto fragilizada, se puder esclarecer melhor, ficaria grato, quanto esta fragilização da nomeação.

    ResponderExcluir
  59. Para Rosalina de Souza,

    Admiro-lhe como és de uma honestidade para consigo mesma, e como disserta bem.
    Sugiro à Cecília que nunca perca seu contato, e tenho certeza que serás de grande valia. Eu na minha percepção discordei da Cecília Garcez, quanto ao posicionamento da Usiminas, e agora bato palmas para ela.
    Você pela inteligência que possui, acho que como já colocado aqui; a Cecília não é contra a CPI dos Fundos de Pensão. Inteligente ela é como você também.
    Comprar posições sabendo das falcatruas na Petrobrás isso aparecerá e o governo, vai ter que arrumar recursos, de onde não sei, se for o caso. Com certeza já não estamos em época do povo pagar a conta que diga o Levyy; temos Imposto Grandes Fortunas, Remessas de Recursos para o Exterior, diminuir a participação de Capital Estrangeiro no BB, hoje 30% por cento.
    O Congresso vai fazer tudo que deve fazer até com medo de ser fechado, para isso precisamos que nem "loucos", quando Dilma começar a falar começar nem que for sozinha um panelaço. Existe o dia 12/04, deixa o LULA colocar o exército do Stédile nas ruas, que o Exército do Brasil agora vai mandar ele deixar de blá-blá-blá, e ficar mudo a vida inteira.
    Saiba Rosalina de Souzaa, que caso esteja batendo a panela sozinha existe outro "doido" batendo mesmo que sozinho também. Gostaria de saber qual a sua localidade do país, para marcarmos um encontro.
    Rosalina vivo com meu salário do BB somente, e continuo a ter esperança, e peço Rosalina que me dê forças para acreditar, não estou com ilusões e sonhos, tenho meus pés no chão.
    Não faria nada agora, estão fazendo entre eles, os verdadeiros poderosos.Talvez seja isso que a Cecília está jogando para dentro, marcando posição, aguardando inteligentemente. Digo que faria o mesmo, pode me criticar se quiser.
    Com certeza vamos ver quem vai para às ruas no dia 12/04. Diante mão solicito desde já que a Cecília Garcez postem todas as fotos que lhe mandarem, gostaria de ver este blog cheios de fotos na manifestação. Fica aqui o pedido.

    Anônimo por enquanto.

    ResponderExcluir
  60. Esse cidadão que se intitula Faraco -- que nada tem a ver com a minha família, em 31 de março de 2015 22:13, continua apregoando inverdades, objetivando, com certeza, dividir os eleitores da Chapa 3.
    Não sei porque o interesse em denegrir minha imagem.
    Talvez um desafeto de meu tio, Dr. Daniel Agostinho Faraco, já falecido, e que fez carreira no BB, chegando a Diretor no RS, além de Ministro da Indústria e Comércio, Secretário da Fazenda no RS, além de deputado federal eleito e reeleito pelos gaúchos desde 1946 (constituinte).
    Não tenho outra explicação para tamanha desfaçatez.
    Talvez tenha sido um daqueles não aprovados nos cursos de Matemática Financeira, que ministrei durante mais de seis anos para o BB, e que agora, lembrando de sua incompetência, está dando uma de "raivinha".
    Ou é, como se diz no popular, "maluco da cabeça".
    Não tenho outra explicação.
    Vai te catar, seu cobra mandada, infiltrado.

    Luiz Faraco
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  61. Meus caros colegas,
    Vamos respeitar a posição de cada um, sem desrespeitar o outro. Cada um tem o direito de se manifestar e de me criticar, eu respeito, pois quando a crítica é construtiva, vale muito a pena, pois vocês estão no dia a dia sem saber o que acontece dentro da Previ. Ficarmos digladiando entre nós, não vai acrescentar nada a ninguém. Vamos refletir sobre o momento da Páscoa e pensarmos em agradecer por estarmos vivos. Sobrevivendo mesmo nesse mundo tão louco.
    A campanha já acabou é a chapa 3 não existe mais. O que existe são pessoas que estão na gestão da Previ querendo fazer o melhor. Estamos todos juntos agora. Que tal darmos uma trégua e caminharmos juntos em busca dos meos objetivos???

    ResponderExcluir

  62. Interessante agora estão querendo vir com um novo Cassi Família para a PREVI, que vinha como uma ajuda para os nossos beneficiários, e hoje além de não estar com a altura dos valores pagos à CASSI altíssimos, o que não era no passado.

    Querem vir falar com seguro fechado de previdência, onde amanhã vão falar que aplicamos muito em Renda Variável, e que o prêmio diante da queda das ações, obrigatoriamente iram aumentar.

    O seguro é opcional, caso contrário colocaria o Zé da Quitanda administrando a PREVI. Esta história é de síndico que gosta de não "correr riscos".

    Tem que ser opcional, entra quem quer. Quem vai ganhar muito dinheiro?

    Rosalina gostaria de sua opinião, juntos e misturados, unidos no mesmo ideal. O Banco sempre ganha, as seguradoras do BB deveriam caso não desaprovemos serem impedidas de participar. Muita promiscuidade.

    Sou da união, da paz, e por que não voltar realmente a estreitar meu relacionamento com todos, principalmente o Medeiros. pois política todos devem ceder um pouco.

    ResponderExcluir
  63. Cecília Garcez,

    Maluco somos todos nós, alguns malucos beleza, outros malucos porta da Cassi. Vi isso com muitos administradores fazendo de sua força pessoal, contra colegas pais de família, mães de família, numa DITADURA PETISTA. Um verdadeiro assédio.
    Senhor Faraco nunca mais fale estas palavras " MALUCO" e não cuspa para cima. O senhor me causa um grande mal, já me mandaram para lá quando era contra o assédio-moral.
    O Senhor me deixa "NERVOSA" isso foi um trauma, se o senhor é experiente em muito me assusta.
    Não traga tudo que possui de ruim para fora, saiba ser Democrata igual ao nosso amigo Medeiros. Não é produtivo para idéias, onde iria engrandecer este espaço, que não é meu, nosso, nem de ninguém sem contar com seu verdadeiro dono Cecília Garcez. Será que alguém quer saber o que foram seus parentes? Eu não, com certeza.
    Só estou querendo PAZ, senhor Faraco, para todos. Estamos no mesmo barco, apertados querendo o Empréstimo Simples, Renda Mínima Inicial, e talvez a volta do BET, se o Banco devolver os 7,5 bilhões.
    Caso o senhor possui outros planos com tanta influência familiar, quero que saiba que eles não lhe ajudaram em nadaa. Sou uma simples PE, nunca tive oportunidade e não vislumbrava nada. O senhor sim.
    Nos traga paz, cada um faça a sua parte, e com sua ajuda não traremos a mesquinhez para este blog.
    É o que peço ao senhor.

    Edna.







    ResponderExcluir
  64. Cara Cecilia e Leitores,

    A ANAPAR, em 31/3/2015 publicou em seu site o Boletim nº 524, narrando que Ex-Dirigentes do Fundo "Postalis" foram condenados pela PREVIC e pela CRPC pelas más aplicações feitas,má gestão e má-gerência, causando enormes prejuízos ao Fundo Postalis.
    Parabéns à PREVIC.
    Leiam o Boletim.

    ResponderExcluir
  65. Cecília,

    Muito bem dito, paz e união é o que precisamos no momento, tolerância mútua entre nós.

    Precisamos nos unir em volta dos nossos eleitos, são os únicos com que podemos contar.

    Já imaginaram se nós, os aposentados, não tivéssemos os eleitos lá nos gabinetes da PREVI...?!

    Cecília, continue firme e determinada, é o que esperamos e em que confiamos.
    Lydio

    ResponderExcluir
  66. Cara Diretora Cecília Garcez,

    É com muito prazer que deixo aqui meu testemunho de confiança e crença na sua gestão.

    Ficarei sem compartilhar deste canal até julho de 2015, por estar me dedicando a fazer um curso.

    No mais, sem unanimidade o que por bem é melhor assim, pois como fala o ditado que "toda a unanimidade é burro", fica minha consideração ao nos informar que a PREVI nada a se preocupar com falcatruas.

    Diante das informações governamentais abaixo transcritas, fico feliz pelo trabalho dispendido pelo nosso grupo, que no tempo adequado para verificação nos tranquilizou sobre tal fato.

    FUNDOS DE PENSÃO APRESENTAM RESULTADOS “ASSUSTADORES”

    Correio Braziliense

    O governo está em alerta com a possibilidade de os fundos de pensão das maiores empresas estatais do país precisarem de socorro. Números que chegaram às mãos de técnicos da equipe econômica são considerados “assustadores” e não podem ser atribuídos apenas à “conjuntura ruim dos mercados”, como alegam os gestores. Há indícios claros de má gestão e de malfeitos que colocam em risco a aposentadoria de milhares de trabalhadores.

    O que mais preocupa os técnicos é o fato de a farra de irregularidades nos fundos estar se dando sem que a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável por regular e fiscalizar as fundações, cumpra o seu papel. Há fragilidade em tudo, do acompanhamento das operações do sistema à punição. “A impressão que se tem é a de que os dirigentes sabem que podem fazer o que quiserem e continuarão impunes”, diz um auxiliar do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

    A meta da equipe econômica é apertar o cerco sobre os fundos das estatais, limpando, o máximo possível, as administrações de influências políticas. Nos últimos anos, o PT e o PMDB ratearam o comando das fundações de estatais, que, juntas, ostentam patrimônio superior a R$ 300 bilhões e detêm participações nos maiores negócios do país. “Essa excessiva politização faz com que as fundações insistam em permanecer nas páginas policiais, em vez de contribuírem para o crescimento econômico. Estamos falando dos maiores investidores do país”, ressalta um técnico do Banco Central.

    SINAL VERMELHO

    O alerta da equipe econômica foi ligado, sobretudo, para a Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal; para o Postalis, dos empregados dos Correios; para a Petros, dos trabalhadores da Petrobras; e para a Fapes, dos servidores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Apenas as quatro fundações acumulam buraco de quase R$ 20 bilhões. No caso do Postalis, com déficit de R$ 5,6 bilhões, se a fundação vendesse todos os seus ativos e fosse fechada hoje, ainda ficaria devendo R$ 600 milhões.

    A meta do governo é pressionar a Previc para que acelere o processo de punição a dirigentes de fundos envolvidos em irregularidades. De nada adianta a superintendência anunciar que está agindo se os resultados práticos não aparecem e a má gestão prevalece. “O que se está vendo no sistema fechado de previdência complementar é estarrecedor. Ou agimos agora, ou o país terá de arcar com mais uma bomba que pode acabar caindo no colo do Tesouro Nacional”, admite um influente servidor do Ministério da Previdência.

    Valim

    ResponderExcluir
  67. APELO ENCARECIDAMENTE:
    COLEGAS APOSENTADOS DO RIO E CIDADES VIZINHAS, SERÁ POSSÍVEL QUE NÃO CONSEGUEM JUNTAR UM GRUPO E FAZER UM “PANELAÇO” EM FRENTE À PREVI NO DIA 12.04 ? DUAS PANELAS FAZENDO BARULHO FRENTE À PREVI REPERCUTIRÁ NA IMPRENSA FALADA E ESCRITA. MANIFESTEM POR FAVOR.
    OS DA POSTALIS, DA AERUS, DA PETROBRÁS FIZERAM. NÓS NÃO CONSEGUIRÍAMOS ?
    TENHO 78 ANOS E MORO INTERIOR DE MINAS. NÃO TENHO COMO IR.
    FAÇAM ISTO, NEM QUE FOR COM A PRESENÇA DE 2 PANELAS.

    ResponderExcluir
  68. Cara Cecília,
    Conforme publicado na Seção "Panorama/RADAR" da edição 2415, de 04/03/2015 da revista "VEJA": se a encrencada Sete Brasil afundar, o Banco do Brasil perderá cerca de 7 bilhões de reais - a soma de sua exposição na empresa e nos estaleiros que orbitam em sua volta. Gostaria de saber, o montante dos investimentos da PREVI na referida empresa e o grau de risco.

    ResponderExcluir
  69. Até hoje, no ano, a bolsa de valores de São Paulo subiu 7.6%, a Petrobrás teve valorização de 28.2%. Acho que o mercado financeiro finalmente se convenceu que Dilma Rousseff não manda mais nada em “seu governo”, é apenas peça decorativa, e de muito mau gosto.

    ResponderExcluir
  70. Leiam no blog do Ari Zanella:

    A PREVI aplicou no "FIP Sondas" (exclusivo da Sete Brasil) R$ 180 milhões em 2010.

    ResponderExcluir
  71. A verdade sobre os investimentos da Previ(quase todos à mando da chefa,sobejamente conhecida,mandada do Liso Inácio),nunca chegarão ao conhecimento dos verdadeiros donos da Previ,a quem não interessa.Isso é mantido em sigilo absoluto.Alguém já viu honestidade no trato de coisas alheias,neste país?
    João Trindade

    ResponderExcluir


  72. Gostaria prezados amigos ainda mais neste momento crucial, onde ainda possa existir ratos não mortos com a desratização feito pela nossa Chapa, espero que com duas ou três firmas de Auditoria.
    Com a assinatura de 32 parlamentares onde só precisa de 27 para a instauração da CPI dos Fundos de Pensão, onde já foi lido na sessão plenária, e de autoria do Senador do PSDB- SP Aloysio Nunes Ferreira e Ana Amélia PP-RS que recebeu 32 assinaturas, 5 a mais do que precisa.
    Ana Amélia com alto prestígio que possui, vejo com todo respeito, não perguntarem coisas que já foram escritas aqui. Estou torcendo por nós tomando essa posição. Peço a compreensão de todos.

    Márcia Arrigoni.

    ResponderExcluir
  73. 13/04/2015"
    111 anos
    "PREVI comemora aniversário com ações para participantes da ativa e aposentados"
    COM ESTE "CHAMADO" NO SITE DA PREVI, EU E CERTAMENTE MUITOS COLEGAS, CORREMOS QUASE QUE FELIZES PARA VER QUE ACOES A PREVI ESTAVA TOMANDO POR ESSA CONVOCACAO AOS PARTICIPANTES APOSENTADOS E PENSIONISTAS. SERIA UMA BOA NOTICIA QUE NOS TIRARIA DO SUFOCO MORTAL EM QUE ESTAMOS?... kkkkkkkkkk....MAIS UMA PIADA DESSES QUE SE TRANSVESTIRAM DE VERDADEIROS DONOS DA PREVI E ASSIM PROCEDEM NA CARA DURA, BATALHANDO SOMENTE PARA A GARANTIA DE SEUS TRANQUILOS FUTUROS E SABE-SE LA PARA O QUE MAIS.
    AS ACOES ALARDEADAS, IMAGINEM, SERAO PALESTRAS QUE ABSOLUTAMENTE NAO ENCHEM AS NOSSAS BARRIGAS VAZIAS E AS NOSSAS NOITES DE INSONIA. MAIS BLA, BLA, BLA, CAFEZINHO DA MANHA PARA OS QUE COMPARECEREM E SOH.
    DE REAIS POSSIBILIDADES DE SE FAZER ALGUMA COISA CONCRETA PRINCIPALMENTE PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS QUE ESTAO AA MINGUA
    NADA FOI COGITADO, CLARO.
    A "CHAMADA" NO SITE DA PREVI EH UMA "PEGADINHA" QUE ESTA TAO EM MODA. "ELES" NAO SAO ESPIRITUOSOS? SAO, NAO SAO?
    DOS REAIS BENEFICIOS QUE A PREVI TERIA QUE FAZER PARA NOS, A MAIS NECESSARIA POR EXEMPLO, SERIA QUE ELA ABRISSE SUA "CAIXA PRETA" PARA QUE NOS, OS DONOS DO FUNDO, CONTRATASSEMOS UMA EMPRESA DECENTE DE INSPETORIA E ASSIM PUDESSEMOS SABER O QUE OCORRE DE VERDADE NOS BASTIDORES, OU MELHOR, NO BURACO NEGRO DA PREVI.
    KKKKKK......., ISSO FOI UMA PIADINHA MINHA!
    POR "AMOSTRAGEM" DO QUE SE VE TODOS OS DIAS NOS JORNAIS TEMOS A CERTEZA QUE A PREVI NAO ESTAH INCOLUME.
    SE EXISTEM "GUERREIROS" COM UNHAS E DENTES" DEFENDENDO QUE NAO PODE HAVER UMA CPI NOS FUNDOS DE PENSAO, A COMECAR PELA PREVI, EH PORQUE HA MUITO PARA SE ESCONDER.
    ENTAO NADA TEMOS A COMEMORAR DOS 111 ANOS DA PREVI.
    QUANTO AO CAFE DA MANHA E O BLA, BLA, BLA, ISSO TUDO PODE SER ENFIADO NO ARQUIVO MORTO DOS ADMINISTRADORES DA PREVI. MUITO OBRIGADO!

    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS
    MATRICULA 7.578.360-6


    ResponderExcluir
  74. Caro colega Nivaldo,
    Me permita discordar de você em relação à imagem que você tem da Previ. A rotina da Previ não é brincadeira, pois como qualquer empresa, tem suas demandas do dia a dia e a Previ não pode ser vista só por ações de benefícios adicionais ou ES. A minha área (administrativa) é a responsável da Previ funcionar. Tudo acaba desaguando lá e existem muitos desafios para serem enfrentados - a redução dos custos cada vez mais crescentes é um deles. Se não há condições de melhorias de benefícios agora, precisamos atacar outras frentes, reduzindo a exposição em renda variável e melhorando o resultado do plano. A situação ruim não é só na Previ. As empresas estão penando e a maioria está reduzindo significativamente o pagamento de dividendos, que também impacta na Previ, pois atualmente, metade dos benefícios é praticamente pago por esses dividendos.
    Já informei por diversas vezes que a empresa que está auditando a Previ é uma empresa de auditoria internacional, uma das mais conceituadas no mercado - Delloitte.
    Complementando e ratificando comentário que fiz anteriormente, só no nosso grupo os dirigentes tem canal direto com os associados. Será se isso também não importa? Não estamos aqui defendendo nossas cadeiras e sim defendendo os milhares de associados da Previ.
    Em relação a CPI, existem alguns micos na Previ, mas são antigos, da década de 90. O único investimento que tem um ponto de interrogação é a Sete Brasil, os demais são investimentos realizados bem antes.

    ResponderExcluir
  75. Cara diretora, sobre Costa do Sauipe - Sauipe S/A - também não existe um "ponto de interrogação " ?
    A senhora disse que quando diretora do planejamento, à época, foi voto contrário, não é mesmo ?

    ResponderExcluir
  76. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Gostaria de vê-la mostrar a sua felicidade com esse encontro do nosso guerreiro Medeiros, como só eu sei que estás. Devia fazer mais aproximação aqui no blog explícita do que sente implicitamente. Cada um é cada um.
    Medeiros, como ninguém sabe abrir caminhos pedregosos,e o presidente demonstrando respeito para com todos nós. Cada um na sua área. Julgo o Medeiros um excelente articulador e você uma excelente Administradora, com certeza acontecerá um bom sinal de objetivos para o presente ou promessas para o futuro, que devemos acreditar.
    Unica coisa que o nosso Mestre não entendeu é que você falou que a CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS, acabou pois nas próximas eleições, com a retirada do Marcel, e no lugar dele o Mestre Medeiros, a CHAPA na hora da retirada do saquinho na votação pode ser 1, 2, 3, 4.
    Parabéns guerreiro e muito sucesso.
    Cecília compreendo sua torcida, e por vezes proibida de expressar juízos de valores. Essa turma é papo firme. Não direi minha idade.

    Alexandre Albuquerque Barone.

    ResponderExcluir
  77. Caro colega anônimo das 00:06h,
    Eu sempre me posicionei de forma contrária a qualquer proposta que significasse investir mais recursos no empreendimento porque o que foi investido pela Previ não será revertido nunca, pelo menos por muito tempo. Sempre afirmei que é um negócio complicado e que a Previ não tem expertise para cuidar disso. O negócio da Previ é pagar benefícios e não focar em gestão de empresas. Não acho que o empreendimento seja um ponto de interrogação. No meu entendimento, está muito definido. É preciso se desfazer memo que não recupere o que investiu para não aumentar ainda mais esse valor irrecuperável.

    ResponderExcluir
  78. Caro colega Alexandre,
    Eu também seria uma ótima articuladora se presidisse uma associação representativa. Concordo que o colega Medeiros é um bom articulador, mas precisamos entender que se ele não estivesse na presidência da AAFBB seria muito mais difícil atuar dessa forma.
    Não disse que o grupo PRevi Livre, Forte e de Todos acabou, pois continua firme e forte nos seus propósitos e valores. O que acabou foi a chapa 3, pois nas próximas eleições será outra chapa 3. Só isso.

    ResponderExcluir
  79. Cara Cecília,
    SETE BRASIL?

    PETROS (17,5%)
    FUNCEF (17,5%)
    PREVI (2,35%)
    VALIA (2,5%)

    Posição em 23/04/2013, E&N Negócios (ESTADÃO)

    ResponderExcluir
  80. Diretora Cecília Garcez,

    É com muito prazer que lhe ouço, pois sei que ratifica sempre seu posicionamento, posso até está hiperbolizando, mas sempre falou sobre seu posicionamento e não morde e assopra ao mesmo tempo.
    Este país é grande e poderoso, mesmo com tudo que tiraram daqui, ainda continua sendo uma potência de recursos naturais. Quem sabe que o retorno não virá na Costa do Sauípe, agora venhamos e convenhamos foi sua Auditoria que logrou êxito nos prejuízos acumulados e na identificação do CCL.
    A Diretora sempre está falando em cortar despesas, talvez sejam essas também do Passivo Circulante das empresas: Fornecedores, Salários, Impostos, Energia, Água, Telefone, do Costa do Sauípe, também, acabar com os cabides de emprego do PT, não sei. Mas falar é muito fácil o negócio e fazer.
    Agora pergunto quem ocasionaram esses prejuízos ? Eu digo, a família PT, que até hoje não sabíamos desses prejuízos.
    Cabe ressaltar que discordo não de tudo que foi dito a seu respeito pelo anônimo das 01: 41, mas sou totalmente contrário de exaltar o Medeiros desse jeito, espero sinceramente que o Guerreiro Medeiros não entre nessa cartada de dividir para governar impetrado por Gueitiro ou Gaytiro " menor aprendiz" entrou sem concurso, e Robson Rocha e Nery e companhias limitadas por um assento no mesmo complexo hoteleiro Sauípe.
    Conto com você Medeiros, parece que não sabe para qual time torce!!!

    Márcia Arrigoni.

    ResponderExcluir
  81. Diretora Cecília Garcez,

    Quem falou que CPI da Petrobrás não vai sair, eu aposto. Realmente não comprou a camisa amarela no VPR. Agora quem fala em nome do povo é o povo, não Associação, Sindicatos, etc. O Brasil vai inovar até nisto ?

    Luiz Felipe

    ResponderExcluir
  82. Diretora, a casa do PT já caiu. A CPI do BNDES e a CPI dos Fundos de Pensão virão.
    Pena quem entrou em canoa furada, pois as presidências de tudo que não vieram de eleições, cairão que nem ruína. Quem apoiou, apoiou, agora é tarde.
    Grandes espertos, o mal nunca ganha o bem.
    O impeachment está sendo fechado, malandro que é malandro não bobéia.

    Chico.

    ResponderExcluir
  83. PARABÉNS DIRETORA CECILIA,

    Parabéns pelo seu entendimento, muito bem definido: "É PRECISO SE DESFAZER DA SAUIPE S/A, mesmo que não recupere o que a PREVI investiu, PARA NÃO AUMENTAR AINDA MAIS ESSE VALOR IRRECUPERÁVEL.

    É isso mesmo que a Diretoria e os Conselheiros tem unicamente a fazer :

    VENDER ESTA IRRECUPERÁVEL SAUIPE, onde não temos expertise.

    Parabéns Diretora

    ResponderExcluir
  84. Dra. Cecilia,
    Sei que não é vossa área, mas permita-me perguntar aqui por que o saldo do meu ES está aumentando, em vez de diminuir. Para onde estão indo as prestações que mensalmente são descontadas na minha folha de pagamento? Estariam sendo desviadas ilegalmente para a conta de alguém?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  85. Dra. Cecília,

    Não tenho certeza só estou dando pitaco, com com o dólar em alta as viagens internacionais irão diminuir. Não seria a hora de dividir os 100% da PREVI na Costa do Sauípe com um grupo de turismo, para quem acredita no turismo interno.
    Propaganda e participação.

    Fechar momentaneamente uma parte ociosa, diminuir as despesas físicas, e porque não solicitar isenção fiscal para estrangeiros que deixariam dólares, que aumentarão.

    Vender em baixo é para mim neste momento precipitação. Recuperaremos nem se for a longo prazo esse investimento possuindo torcida a favor na PREVI, pois seria uma vitória em 2018.

    ResponderExcluir
  86. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Realmente, concordo com o anônimo das 14:37 a longo prazo seria não em 2017 e sim no final de 2018, dois exercícios.
    Muitos empresários do ramo hoteleiro, estão vendo possibilidades maiores de entrada de dólares.
    Que vitória fantástica seria para a CHAPA que mudará de nº, mas a sua expertise seria mais uma vez ratificada por todos nós.
    Que vitória fantástica, e que desafio, entrando ainda as eleições presidenciais...
    E a certeza da queda do PT e de todos a que a ele se unem para possuírem poder e...

    Márcia Arrigoni.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário