domingo, 1 de março de 2015

Agora o ano de 2015 começou...

Caros colegas,
Agora é para valer... O ano de 2015 começou após o carnaval e, para nós da Previ, começou mesmo, pois houve a indicação e posse do novo Presidente - Gueitiro Matsu Genso - no dia 19.02. Essa última semana foi uma loucura, por isso peço desculpas por não ter atualizado o blog com tempestividade.

O novo Presidente me causou ótima impressão, pois é um perfil bem técnico, jovem, motivado, foco em resultado e muita disposição. Reuniu todos os funcionários da Previ, com um discurso de colega para colega, com muita humildade e bastante determinação. Isso pode fazer a diferença na gestão e, também tive a boa impressão com a sua vontade de melhorar a comunicação com os associados, o que é muito bom para todos.
previ_gueitiro_presi2.jpg

Leia mais sobre o novo Presidente da Previ: (http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/conselho-deliberativo-nomeia-novo-presidente-da-previ-1.htm)

Esta última semana também foi bem intensa com fechamento do balanço, reunião dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da Previ. Logo, não faltaram emoções. Acredito que, em breve, o resultado será divulgado e com a chancela da auditoria externa independente Deloitte, uma das chamadas no mercado de "Big Four" (KPMG, Price, Ernest & Young e Deloitte), as mais conceituadas empresas de auditoria do mundo. Eu acredito que as explicações estão bem claras e que dará um bom panorama do resultado a todos os associados e demais interessados.

Em relação ao mercado, continuamos de mal a pior... Com o buraco da corrupção na Petrobras cada vez maior, a perda de grau de investimento, trouxe uma perda maior ainda. O que já estava ruim, ficou muito pior. O resultado de janeiro foi bem ruim e fevereiro melhorou um pouco, mas não muito. É bem provável que 2015 seja um ano complicadíssimo, principalmente porque parece que tem mais sujeira debaixo do tapete. Pelo que eu tenho lido na mídia, o setor elétrico, principalmente as empresas ligadas ao Governo também tem sua sujeira ainda escondida, fora os empréstimos do BNDES, que também são um bom ponto de interrogação.

A revista "The Economist", muito conceituada no mundo, trouxe em sua última edição, o Brasil na capa usando a metáfora do carnaval e a lama em que se encontra com o nome "Atoleiro do Brasil" (Brazil's Quagmire). Isso confirma a má impressão causada na imprensa especializada estrangeira em relação ao segundo mandato da presidente Dilma. Depois de o Financial Times listar "10 boas razões para a petista deixar o poder", agora a reportagem da revista "The Economist" enfatiza a confusão que domina a economia brasileira. A versão latino-americana da revista chegou nas bancas no dia 26.02, trazendo na capa a manchete "Atoleiro do Brasil". Eles reforçam a estagnação do País em 2013 que está se transformando em recessão, piorando com o grande escândalo de corrupção na empresa Petrobras que envolve propina bilionária distribuída entre políticos petistas e dos partidos da base governista.
A revista confronta o cenário atual com o que a presidente defendeu durante sua campanha eleitoral no ano passado, ressaltando que enquanto fazia campanha por um segundo mandato, Dilma pintou um retrato cor-de-rosa da sétima maior economia do mundo, com altos índices de emprego, salários crescentes e benefícios sociais que eram ameaçados apenas pelos planos neoliberais nefastos de seus oponentes. Com apenas dois meses do novo mandato, os brasileiros já perceberam que caíram no canto da sereia" (e que sereia...)

 


21 comentários:

  1. E que armadilha, a gente é leigo no assunto, mas percebemos através dos noticiários as lambanças financeiras que foram concluidas no ano passado, obras da copa, a Petrobras, gastando mais do que arrecada, a Diretoria do BB metendo a mão na Previ, prejudicando os aposentados, a correção da tabela do IR e do INSS, quem se aposentou ha 10 anos, ganhando 6 minimos, hoje ganha pouco mais de 3 salários, a PREVI que não da um reajuste decente como os que tiveram em 2003 de 30,8%, as complicações do Diretor Marcel, com o ES, estamos vivendo uma era de desgostos, não me surpreenderei se varios colegas para sobreviverem, não vão entrar com ação junto a Previ, pleiteando os 30% como reza a Lei, tenho colegas que estão com a folha comprometida nem quase 60%. dizer que o endividamento é culpa do próprio é facil falar, sem saber os motivos, quem se aposentou antes de 97 ganhava o complemento Previ cheio, com a mudança todos os outros foram prejudicados, e vejo que a Previ nada faz para melhorar, inclusive a extinção da Parcela Previ que prejudicou muitos e não foi recomposta. Vou parar porque já não tenho mais condições de ficar reclamando.
    Obrigado pro deizar o espaço.

    ResponderExcluir
  2. E que armadilha, a gente é leigo no assunto, mas percebemos através dos noticiários as lambanças financeiras que foram concluidas no ano passado, obras da copa, a Petrobras, gastando mais do que arrecada, a Diretoria do BB metendo a mão na Previ, prejudicando os aposentados, a correção da tabela do IR e do INSS, quem se aposentou ha 10 anos, ganhando 6 minimos, hoje ganha pouco mais de 3 salários, a PREVI que não da um reajuste decente como os que tiveram em 2003 de 30,8%, as complicações do Diretor Marcel, com o ES, estamos vivendo uma era de desgostos, não me surpreenderei se varios colegas para sobreviverem, não vão entrar com ação junto a Previ, pleiteando os 30% como reza a Lei, tenho colegas que estão com a folha comprometida nem quase 60%. dizer que o endividamento é culpa do próprio é facil falar, sem saber os motivos, quem se aposentou antes de 97 ganhava o complemento Previ cheio, com a mudança todos os outros foram prejudicados, e vejo que a Previ nada faz para melhorar, inclusive a extinção da Parcela Previ que prejudicou muitos e não foi recomposta. Vou parar porque já não tenho mais condições de ficar reclamando.
    Obrigado pro deizar o espaço.

    ResponderExcluir
  3. Diretora Cecília,

    Preocupa-me essa boa impressão causada pelo presidente. Que sua missão já foi traçada pelo patrão BB não há dúvidas. Do jeito que os petistas precisam de dinheiro para cobrir os rombos também não há.
    A mudança de perfil do carrasco em nada ameniza a situação dos verdadeiros donos que na verdade, praticamente, não são donos de nada.
    Amarrados e amordaçados.

    ResponderExcluir
  4. antonio miguel langoni@bol.com.br2 de março de 2015 às 12:55

    Cecília,
    Desculpe-me pela franqueza. Não fosse o aparelhamento imposto pelo PT, certamente você, o Medeiros, o Carvalho, a Isa , dentre outros, teriam infinitas chances de serem
    presidente da Previ, notadamente, pelo que conhecimento que tem.
    Por serem aposentados, independentes, certamente não aceitariam situações de submissão como temos visto ao longo dos últimos anos.
    Pode ser que eu erre. Mas se não rezar pela cartilha, não fica.
    Abraço/Langoni

    ResponderExcluir
  5. Ainda o ES.

    As alterações da MC, feita pela Previ, em nossos ccontra-cheques, foram arbitrárias.

    Por exemplo: Quem deu autorização para que a CAIXA descontasse as amortizações mensais de empréstimos contraídos junto a Cooperforte e que foram autorizadas, tão-somente, a débito de nossas C/C no BB? A sistemática funcionou- sem problemas - por nuitos anos.
    Essa providência unilateral é agora um obstáculo para renovações do ES.
    Não seria o caso de a Previ regularizar tal situação, dando aos participantes o direito de livre opção de escolha de débito? Uma simples ação judicial derruta o critério atual e no que serve a Previ gastar com demandas, já que pode resilver tudo legal e amigavelmnente?

    Lembrete: A alrgada aplicação da Lei é válida para todos.

    ResponderExcluir
  6. Interessante tira-teima semana que vem. Dia 13, haverá a passeata “O PT contra o resto do Brasil”, dia 15, vamos dar a resposta, com uma grande manifestação contra o descalabro administrativo e moral que se abateu sobre nosso pobre país.

    ResponderExcluir
  7. "O PT contra o resto do Brasil"???
    Eles devem estar se achando o máximo, principalmente depois que alguns foram hospedados na Papuda. E, pelo andar da carruagem, existe a possibilidade de que alguns voltem e permaneçam lá um bom tempo, aproveitando férias.

    ResponderExcluir
  8. Vejo tudo como muita conversa e pouca ação! O aposentado da Previ hoje vive a mingua !! Estamos cansados de tanta falácia, não acredito mais em ninguém até que me provem o contrario!!!
    Concretamente o que se fez para melhorar a situação financeira de aposentaos e pensionista???

    ResponderExcluir
  9. 09:42

    Desalojar esse pessoal do PT que tomou conta dos fundos de pensão é coisa demorada.
    Primeiro os aposentados tem que tirar a bunda do sofá e ir para votação. E mais: votar certo.
    Depois é preciso que o judiciário saia desse marasmo e resolva as pendencias, obrigando a PREVI a cumprir seu papel de pagamento de benefícios, sem interferência de quem estiver no Palácio do Planalto.
    Com isto o BB-guloso deve manter-se unicamente na condição que contratou com a PREVI, ou seja, como diz o Mestre Edgardo, simplesmente de Patrocinador e não de beneficiário.
    A PREVIC também tem que tirar o gesso da reserva de contingencia, pois a LC fala em ATÉ 25%, enquanto a Res. 26 a estabelece no máximo.
    Isto daria maior liberdade à PREVI para, dependendo do cenário econômico, elevar ou reduzir tal percentual.
    Resultado: teríamos, certamente, reajuste em nossos benefícios e pensões.

    ResponderExcluir
  10. Me desculpe a franqueza Cecília, mas acho muita ingenuidade de sua parte achar que o descendente da terra do sol está na presidência da previ para fazer algo decente para os associados. Acredite, é mais um zé ruela pau mandado. Pelo tempo que a chapa 3 foi empossada, vocês já deveriam ter feito algo de concreto a favor da previ e seus associados, além de ficar bajulando essas tranqueiras. Abs

    ResponderExcluir
  11. Caro colega Zé Luiz,
    Não estou bajulando ninguém, mas estou compartilhando com vocês a minha primeira impressão. Não vejo os executivos do Banco como inimigos, até que provem o contrário. Vamos lembrar que a Previ é uma empresa com 700 funcionários que tem uma gestão. Não é só de projetos políticos que ela vive. Existe toda uma rotina, como qualquer empresa, que não pode parar e a ideia é que funcione da forma mais eficiente possível, pois isso reduz custos administrativos.
    Eu adoraria vir neste espaço anunciar melhorias nos benefícios, porém, infelizmente, o resultado de 2014 não foi nada bom. Só a queda do valor da ação da Petrobras foi de 37%, fora a Vale, as empresas do setor elétrico, onde a Previ tem participação relevante.
    Tenha certeza que estamos trabalhando muito e o nosso objetivo continua sendo o mesmo - uma gestão focada nos associados.

    ResponderExcluir
  12. Prezada Diretora Cecília,

    Nossa situação como aposentado ou pensionista da Previ é a continuação das mesmas coisas do passado, desde a posse em 02/06/2014 que estamos esperando mudanças que são postergadas sempre por um ou outro motivo.

    A CONFIDENCIALIDADE é outro entrave a que a verdade apareça, e assim continuamos a ver o filme se repetir,sempre esperando por melhores condições de vida que nunca sai do papel.

    Sabemos que na Previ tudo é a passos de tartaruga, mas com as diversas situação sem solução, bolsa andando de ré e os micos alocados na nossa administração só nos faz crer que medidas saneadoras do desespero dos nossos aposentados e pensionistas não vão sair do papel, e esse emissário do Banco/Governo é mais um a administrar os recursos a fim que ele não saia do Caixa.

    As medidas do ES é a maior prova que a Previ neste momento prefere receber do que emprestar, cujo os novos parâmetros barrou novas concessões.

    Não vejo luz no fim do túnel, para mim a Previ esta com problema de Caixa e esta focando onde vai arrumar dinheiro para pagar os compromissos, e o balanço é a maior prova que a Previ esta perdendo recursos, arriscando nossas poupanças em poucas empresas e na bolsa de valores e eu te pergunto como vender participação sem levar o prejuízo?

    Verdadeiramente não estamos vivendo o céu de brigadeiro.

    E VIVA O BÔNUS, E VIVA A SETE BRASIL E VIVA AS ELÉTRICAS, E VIVA A VALE E A PETROBRAS E VIVA A NÓS QUE COM O BAQUE PODEMOS FAZER A ULTIMA VIAGEM.

    Atenciosamente

    Rosalina de souza
    Pensionista sem esperança de melhorias.

    ResponderExcluir
  13. Prezada Diretora Cecília,

    Ia me esquecendo ainda tem a lista dos novos conselheiros em empresas participadas, cujo o lema já dão como certo nomes velhos conhecidos do nosso meio.

    É a velha historia do toma lá da cá, me ajuda que eu te ajudo e assim a Previ continua com a farra e com a graça dos mesmos ILUMINADOS SALVADORES DA PÁTRIA.

    VOCÊ ARRISCA QUAL PODE SER O PRÓXIMO ESCÂNDALO?

    ResponderExcluir
  14. 21:39

    Concordo em gênero, número e grau: adversário não pode ser considerado inimigo. São situações bem diferentes. Os nossos adversários -- praticamente os que são subservientes ao patrocinador -- nem sempre votam contra nossos interesses. O maior problema esta é no esquecimento, ou seja, a PREVI, por seu Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva, ajoelha-se para o patrocinador e procede da forma como este deseja, enquanto ficamos na rua, ao desabrigo do fundo que pagamos desde o fim de nossa adolescência. No meu caso, desde os 19 anos de idade.

    ResponderExcluir
  15. Caro anônimo 04 março, 14:51 hs.

    Infelizmente, deste mato da reserva de contingência não vai sair coelho algum para nos beneficiar, podem é sair urubus que lá estiveram jantando.

    Realmente,está estabelecido que ela será de até 25% da reserva matemática,mas em junho/2014 já estava em 18%, e não ficarei surpreendido se, no balanço anual estiver abaixo de 10%.

    ResponderExcluir
  16. Cara colega Rosalina,
    Eu entendo perfeitamente seu ponto de vista e foi exatamente por não concordar com os parâmetros apresentados para o ES que votamos contra. Estressamos ao máximo tentando melhorar as condições para que minimizasse o efeito do fin do BET na vida dos aposentados e pensionistas, porém não houve acordo.
    Temos feito uma gestão coerente com nossos princípios e continuamos lutando pelos colegas conforme prometido durante a campanha. Nada mudou. Tenho certeza que as próximas eleições da Previ poderão fortalecer mais ainda essa defesa.
    2014 foi um ano ruim é tudo leva a crer que 2015 também será, porém o mundo não terminará este ano e, vamos juntos, buscar alternativas e não deixaremos que nada de ruim aconteça com nosso fundo.

    ResponderExcluir
  17. Cara Rosalina,
    Tem dois escândalos prontos para sair - um é o da Eletrobrás, que parece foi utilizada como a Petrobras e o outro é o do BNDES.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Wilson Luiz,
    Realmente a reserva de contingência ficou abaixo de 18%, porém não abaixo de 10%. De qualquer forma, essa situação reforça o que tenho falado aqui no blog. Em um plano fechado e maduro, com um nível muito alto de renda variável e com posições sem liquidez, não há como discutir uma reserva menor que 25%. Nesse momento de crise percebemos o quão prudente é ela existir nesse patamar.

    ResponderExcluir
  19. 21:56

    A colega Cecília sabe melhor do que ninguém que o problema não está na fixação do percentual da reserva, mas, sim, no seu engessamento. No momento não poderia ser diferente: a falta de liquidez na renda variável exige, com base na citada prudência, talvez até um percentual superior ao estabelecido na Res. 26. O problema surgirá no momento em que, gradativamente, à medida em que forem adquirindo liquidez, a PREVI necessitando mudar o perfil de investimentos, não conseguirá livrar-se desse malfadado engessamento. E, com isto, NUNCA veremos o realinhamento de nossos benefícios. Veja que, por baixo, dos 6,3% do reajuste de janeiro/2015, já perdemos oficialmente, no mínimo, 2,49%, considerada a (des)capitalização.

    ResponderExcluir
  20. Cara Diretora Cecília Garcez,

    Quando na posse eu recebi sua gentileza de colocar meu nome na lista de presença da PREVI, senti daí sua educação e sua correspondência, na dedicação dada por todos nós e feliz parti com minha esposa para o Rio de Janeiro. Esses detalhes ficam.

    Acabo de me descredenciar do blog do colega Medeiros, e da AFABB-RS convicto, certo totalmente de que não quis ao menos polemizar comigo. Não sou homem de uma via só, com toda humildade, se um suposto amigo me diz que o melhor é isso, posso até discordar mas vou ouvi-lo e discutir o assunto, posso concordar com ele.

    Lembrei-lhe que um dos amigos de infância de Getúlio, estava por um fio para partir com aquela amizade, diante da insistência de Getúlio não querer concorrer a Presidência e colocar o Rio Grande do Sul em maus lençóis.

    O blog fala muito em Maragatos e como gosto também de Getúlio pois dentre outros vários feitos, criou a CLT, estava por um fio a perder a amizade de infância do Dr. João Neves. Deputado João Neves não só polemizava, como fazia política.

    Creio que o colega Medeiros possui preferências nestas polemizações políticas e só com as Associações e não somos nada, apenas assistidos?

    Conjecturo tudo quando levo três dias para escrever e se nem polemizar comigo pode, é desprezar em demasia os meus pensamentos e dos assistidos!!!

    Gostaria que ficasse também aqui registrado os elogios partidos da Diretora ao dizer do colega o quanto era importante.

    Medeiros falou que não recebera um cargo no Conselho de empresas, dito por ele mesmo; eu disse para ele que mereceria, mas agora: será que só com esta decisão é que se rebelou em tamanho lapso temporal, como disse, eu também poderia ficar chateado, mas diante dos fatos não abriria mão da ajuda da Diretora com sua influência em nome de todos, pois sei perfeitamente se fosse por você ele seria Conselheiro de Empresas, e mais nos ajudaria a elegermos como nosso DIRETOR DE SEGURIDADE.

    Ano que vem colocando o bloco na rua desde já seria DIRETOR DE SEGURIDADE, com seu apoio e o do Diretor Décio. E agora?

    Sempre quando entrava no seu blog, lhe defendia dentro do Direito, somos contra os votos dos deputados em votação sigilosa, porque seria contraditório agora com o blog? Não vivo ao sabor das marés.

    Acredito em você, possui toda minha confiança, compreendo os aposentados pois esperar é difícil, para quem passa necessidade. Mas quando falou que agora seria cortar despesas, posso estar errado, mas pode ser esse pensamente: A PREVI possui 700 funcionários X R$ 7.000,00 de salário no mínimo = R$ 4.900.000,00 (quatro milhões e novecentos mil reais) e se economizar nos cabides R$ 2.000.000,00 já terá economizado e colocado gente mais técnica.

    Cansei de fazer este chamamento para o colega Medeiros, para nos mobilizarmos na frente da PREVI e nada!!! Tenho provas ao falar com Colin da VPR. Não que estivéssemos contra a Diretora e o Diretor Décio e o Carvalho, pelo menos da minha parte sempre conclamava ir contra em face da Lei da Mordaça, colocado hoje em seu discurso através da Senadora Ana Amélia na luta com Paulo Bauer.

    Não sei, talvez seja muito desconfiado igual ao Medeiros, mas não consigo compreender a grande oportunidade frente à PREVI e nada poderá ser trabalhado nesta linha.

    O que houve na realidade diante da dubiedade do texto do Medeiros na sua integralidade, não sabemos se tomou tal decisão por causa do conselho de empresa ou pela pouca idade do atual Presidente da Previ. Para mim o mais importante será a não permanência do Bendini no claro e a oportunidade do Gueitiro mesmo no escuro.

    Valim.

    Diretora Cecília muita gente acredita na sua Gestão.

    ResponderExcluir
  21. Cecília Garcez,

    Não gostaria de colocar essas palavras aqui no blog. Tomara que no dia 13/03 o PT encham as ruas.

    Mas importante do que isso, que no dia 15/03 enchamos o País Pátria Amada Brasil.

    Alckmin fez um Hospital com 13 milhões de reais. Pergunto: Com 88 bilhões dava para acabar com os planos de saúde? Não sou do PSDB, nem da milícia. Nem tampouco Guido Mantega que ao sair do Albert Einstein com grito; "VAI PROCURAR O SUS" SAIU QUE NEM UM CACHORRINHO.

    Para que tanto dinheiro, quando estamos passando mal queremos ser logo atendidos, não tinha segurança como LULA, tolinho!!!!

    Os aposentados devem ficar em casa mesmo, tomando maracujina, rezando não para não apanharmos, mas se formos agredidos e em nome da "Legítima Defesa" e da Pátria Amada Brasil, podem me chamar de bobo, acabemos com eles nem que seja mordendo.

    E que o Exército Brasileiro com seus infiltrantes com rádio,chame logo as tropas, defenda a Pátria Amada baixando o pau neles, que querem a guerra civil. E se algo acontecer, inclua o LULA de Apologia ao crime, este ele não pode falar que não sabia de nada, disse na ABI.

    Caso esse baixinho, queira brigar com um homem que nunca pegou um peso de musculação, nem magro nem gordo, estou a sua disposição.

    Lula falava que iria para o bar para tomar cafezinho ao final de seu mandato, esqueceu mesmo e da cachaça que é o que ele gosta mesmo, até agora só o vejo com seguranças, e dentro de casa, ou sei lá onde. É um passarinho preso.

    Valim.
    OBS: As coisas iram acontecer queiram ou não, esse ano é de 2015. E o Sérgio Moro não vai dormir e não vai deixar seu magnífico trabalho ir para as cucuias. Olha que não são só vocês que possuem dossiês, outros mais loucos que vocês também os possuem. Vide Cristina Kirchner.

    Com Sérgio Moro não aconselho amedrontá-lo, será pior, esse homem é 10 vezes pior que Joaquim Barbosa que amarelou no final.Com todo meu respeito Robin e Moro Batman.Juntos vocês são imbatíveis.

    Moro Presidente, Joaquim Barbosa vice.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário