domingo, 19 de abril de 2015

PREVI - 111 anos

Caros colegas,

Esta semana foi a comemoração dos 111 anos da Previ. Na quinta-feira, dia 16.04, a Previ homenageou dois colegas dos mais antigos aposentados, um, Sr. Jacyr de Lacerda, 98 anos e o Sr. Geraldo de Souza, de 97 anos. Eles compareceram com suas famílias e nos emocionaram com suas histórias e a "receita" para se chegar a essa idade com saúde e mantendo a alegria. O Sr. Jacyr, que já escreveu dois livros, um de poesias e outro de crônicas e que está escrevendo o terceiro livro. O interessante é que em sua família, 32 parentes são ou foram funcionários do Banco.
20150417_PREVI_homenageia_associados_01.jpg
A Previ está investindo no relacionamento com os associados, o que é muito bom para todos. Desde nossa posse em junho de 2014, temos batido insistentemente nessa tecla da necessidade de melhorar a comunicação na Previ e o atual Presidente, Gueitiro, chegou cheio de energia e com disposição para implantar um novo modelo de comunicação, com uma maior aproximação dos verdadeiros donos da Previ - seus associados. Foi convidado o Diretor Financeiro da Vale, principal ativo que a Previ investe, Luciano Siani, que falou sobre a situação atual da empresa, bem como as perspectivas para o futuro.

“Escolhemos uma data especial para iniciar essa série de eventos que vai trazer representantes da área de Relações com Investidores de nossas empresas participadas para falar diretamente com nossos associados”, explicou Gueitiro Matsuo Genso, presidente da PREVI. “Começamos pela Vale porque é o principal ativo de renda variável da nossa carteira, uma empresa extremamente importante para o nosso futuro.” (fonte: www.previ.com.br).

Com esse evento, foi inaugurada uma nova fase de relacionamento com os associados. A ideia é que aconteçam outros eventos como este onde serão convidados executivos onde a Previ tem participação relevante e os associados terão oportunidade de conhecer melhor a situação da empresa, seus planos para o futuro, bem como poderão fazer perguntas, dando a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre diversos ativos.

“Encontros como esse reforçam o compromisso com a transparência. Colocar em contato direto associados e empresas nas quais a PREVI tem investimento é uma oportunidade para que os participantes perguntem, questionem, tirem dúvidas, como acionistas que são. Esse novo modelo de relacionamento abre ainda mais espaço para a gestão participativa e tenho certeza que a PREVI será cada vez melhor, maior e mais forte com a participação de todos”, enfatizou Carlos Netto, conselheiro deliberativo da PREVI. (Fonte: www.previ.com.br)

Acredito que essa aproximação com os associados poderá ajudar muito nesse momento difícil em que a maioria está passando, onde teremos a oportunidade de dividir nossos anseios e buscar alternativas que minimizem esta situação. O diálogo é o primeiro passo para facilitar uma boa agenda de negociação com o patrocinador e avançarmos em pontos pendentes de decisão, como é o caso do teto para cálculo do benefício, o fim do voto de minerva, entre outros.

22 comentários:

  1. Caro colega anônimo da postagem anterior,

    Sua pergunta: "Sei que não é vossa área, mas permita-me perguntar aqui por que o saldo do meu ES está aumentando, em vez de diminuir. Para onde estão indo as prestações que mensalmente são descontadas na minha folha de pagamento? Estariam sendo desviadas ilegalmente para a conta de alguém?"

    Os empréstimos, tanto o simples quanto o imobiliário, é obrigado, pela legislação dos fundos de pensão, de render, no mínimo, o atuarial, ou seja, variação do INPC + 5% aa. O problema é que este ano com o aumento da inflação, a variação do INPC está bem alta e já tem analistas prevendo que a taxa do ano poderá superar os 8%, só reduzindo a partir de 2016. Se isso realmente acontecer, os associados que têm empréstimos sentirão bastante esse aumento no saldo devedor mesmo com o pagamento das prestações. É o momento de reduzirmos ao máximo nossas despesas, excluindo o que não é tão importante, pois este ano será muito difícil para o nosso povo. O Governo não fez o dever de casa em 2014, segurou os aumentos, jogou tudo para debaixo do tapete e agora, em 2016, teve que limpar a sujeira de uma vez e a população é quem vai sofrer pela estratégia eleitoreira do governo, que prometeu que não faria tudo que está fazendo desde que assumiu.

    ResponderExcluir
  2. Santo partido, o PT. Agora que a vaca tussiu e foi para o brejo, declaram: “nóis, do pêtê, não vamo mais aceitar doação de empresas, o partido agora será sustentado pelas contribuição dos guerreiros militante”.

    Quá, quá, quá... quero ver eles conseguirem arrecadar R$ 83 milhões como fizeram em 2013, ano em que sequer ocorreram eleições. Eles decidem isto porque sabem que as doações de empresas secaram, das que doaram para o PT, a grande maioria está em recuperação judicial. Nenhuma fará mais doações ao corrupto partido no poder, isto passou a significar o “beijo da morte”.

    ResponderExcluir
  3. Cecília, aproveitando teu texto, em que fala em pontos pendentes, os "entre outros", poderia ser o fim da Parcela Previ e o fim das contribuições para quem contribuiu mais de 360 meses. SE coisas ruins para os associados, foram criadas com mudança de estatuto e regimentos, que se faça ao contrário.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega Fernando,
    Em relação ao fim da Parcela Previ é possível prosseguir sim, porém não há consenso entre os associados porque a maioria tem direito a benefícios do Inss acima da PP, logo, não desejam o fim da mesma porque teriam uma perda no benefício.
    Em relação a não cobrança de contribuições para aqueles que já contribuíram por mais de 360 meses, são necessários recursos de distribuição de superávit, pois existe um custo para implantar essa proposta. Esta, bem como outras que precisam de recursos de superávit e, por isso, terá que aguardar momentos melhores na nossa economia e no nosso plano.

    ResponderExcluir
  5. Cecília, obrigado pelo retorno, sobre a Parcela PREVI, entendo que voltaria, tbm o calculo da aposentadoria, como era antes de 97. Por isonomia, entendo.Daí , como era anteriormente, sair com o salario da ativa(ao menos Perto) e o que o INSS pagar, repasse para a PREVI.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília,

    Com todo o respeito e deferência pelos seus conhecimentos, entendo que quem tem o benefício do Inss acima da PP não está ganhando nada, só está deixando de perder. SMJ.
    Aceito de bom grado o contraditório. No aguardo.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecilia, por gentileza seria possivel informar o valor da Par-
    cela Previ atual?

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecília, vc disse que a maioria dos aposentados tem direito a benefícios do INSS acima da PP. Sinceramente não sei como foi feito o cálculo da maldita PP para esses "sortudos", pois no meu caso, estou aposentado pelo INSS, ainda na ativa e pelo calculo de aposentadoria no site da PREVI, a minha PP é bem acima do que realmente recebo do INSS. Inclusive já formulei pergunta para a PREVI, sobre tal discrepância e não recebi uma resposta a contento.
    Acho que a maldita Parcela Previ deveria acabar.

    ResponderExcluir
  9. Sra. Diretora Cecília,

    Fico impressionado como sua visão em relação a Previ mudou após a eleição. Quem dera para nós assistidos essa mudança nos alcançasse.







    Saúde e paz

    ResponderExcluir
  10. Cecilia,
    poderia fazer um comentário sobre a exposição feita referente a situação da Vale?

    ResponderExcluir
  11. Diretora Cecília Garcez,

    Um possível acordo com a nossa oposição, em nome de um toma lá da cá!!!. Que diferença de conduta e atitudes são essas?, que traduz o gozo quase que orgásmico das delícias do poder, de alguns membros que estavam criticando o "menino" Presidente da PREVI.
    Todos estão em cima do muro, até a Band, no CANAL LIVRE, não quero saber de câncer, nem de Vela aquática, na sua grade.
    Senador Aécio enquadrou FHC e SERRA para não mais falarem que não existe caso para impeachment.


    Márcia Arrigoni.

    ResponderExcluir
  12. Pelo jeito Tiradentes morreu em vão.
    Hoje,como dantes,um sistema perverso e invisível,toma conta o país,em detrimento de seus cidadãos.
    O mal tem prevalecido,sem nenhuma expectativa de ver luz no fim do túnel,dado que,nem túnel existe mais.
    João Trindade

    ResponderExcluir
  13. Cara Cecília,

    Existe alguma possibilidade de se reduzir o valor da Parcela Previ que não seja através de utilização de superávits?

    Abraços,

    Telma

    ResponderExcluir
  14. O PT JÁ ACABOU.
    Acontece que o PMDB não pode admitir o Impeachment, porque CAI JUNTO com o PT.
    SÃO DOIS BÊBADOS BALANÇANDO ABRAÇADOS... kkk
    Desde 1984, quando calou-se diante do assassinato do TN, o PMDB é o FAZENDEIRO que colocou o PDS, PFL, PSDB, PT... um bando do PqP para CAÇAR AS PERDIZES e traze-las a seus pés.

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília Garcez,

    Pelo que você expõe, o Presidente da PREVI é uma pessoa sensata e acessível.
    Penso que seja o momento certo e a pessoa certa para discutir assuntos de nosso interesse.
    Vamos ver até onde ele pode ser compreensivo e autônomo para tomar alguma decisão em nosso favor.
    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  16. É muito fácil falar e ficar no anonimato. Quero ver a coragem para se identificar

    ResponderExcluir
  17. Cara colega Telma,
    A redução ou extinção da PP necessita de alteração no regulamento do plano e de recursos para ser implantada, porém ela não poderia valer para aqueles que já se aposentaram e a grande maioria do plano 1 já esta aposentada.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Jurandir,
    Desculpe a demora em responder seu comentário. O valor atual da PP é de R$ 2.702,22.

    ResponderExcluir
  19. Caros colegas,
    Quando digo que muitos colegas aposentados recebem benefícios do INSS acima da PP, esses colegas tem um ganho. Por exemplo: se o bneneficio do INSS é de R$ 2.902,22. Ele estará recebendo R$ 200,00 a mais, caso houvesse a complementação como acontecia antes da implantação da PP. Vamos lembrar que para conseguir ter um benefício nesse patamar, as pessoas têm que trabalhar por mais tempo que os 30 anos. Nesse caso, as mulheres são as mais prejudicadas, pois dificilmente atingem benefícios superiores a PP, pois podem se aposentar 5 anos antes que os homens, por tempo de contribuição.

    ResponderExcluir
  20. Não entendo, Cecília. Você diz.às vezes, que não faz política partidária. Está falando sério?

    ResponderExcluir
  21. Nas faixas etárias dos Srs. Jacyr (98anos)e Geraldo (97 anos) existem outros 29 colegas aposentados e tres são mulheres.
    Parabéns aos longevos associados. Muito do que o Plano 1 é, deve aos senhores.

    Surpreende que ambos tenham 32 parentes funcionários do BB. Hoje ninguém recomenda seguir esta carreira.

    ResponderExcluir
  22. outra coisa interessante é que depois da lei da viuva.. a parcela previ vai afetar ainda mais o bolso dos pensionistas..q já tem complemento parcial..vai ser pior ainda..

    ResponderExcluir

Poste seu comentário