sábado, 14 de fevereiro de 2015

O País em efervescência

A nomeação do Presidente da Petrobras está movimentando as redes. Além dos analistas, que não gostaram da nomeação, a crítica pesada também vem dos participantes da Previ que questionam a sua aposentadoria, acima do "teto". Alguns dirão que nunca houve "teto" para cálculo de benefícios na Previ, porém como falei outras ocasiões, havia a lógica do Plano de Cargos e salários, onde todos os funcionários da ativa estavam encaixados. Logo, apenas o Presidente do Banco nunca esteve incluído no PCS e, consequentemente, sempre se aposentaram com benefícios acima da remuneração contida no PCS. 

De qualquer forma, após a criação dos "estatutários" em 2008, houve uma distorção desse conceito do maior salário do PCS e começou a discussão da necessidade de um "teto" para cálculo dos benefícios. A história está se alastrando há anos e, após aprovado o "teto" que seria o maior salário do PCS no Conselho Deliberativo, na hora de implementá-lo, o Banco voltou atrás e não aceitou o que já tinha sido acordado.

Atualmente, existe um "termo de ajustamento de conduta" - TAC, que está pendente da assinatura do Banco do Brasil e a Previ continua sem o "teto" para cálculo dos benefícios. As pressões estão aumentando em relação à essa matéria, até porque ninguém é contra que o Banco indique seus altos executivos para ocupar as cadeiras de executivos da Previ, porém ele poderá assumir a diferença dessas remunerações. O que não é justo é que a política de remuneração dos dirigentes da Previ seja a mesma da política do Banco, pois, afinal de contas, são duas "pessoas jurídicas" totalmente distintas em relação ao seus perfis e objetivos.

Muitos colegas têm questionado porque os colegas eleitos estão tão calados. Não é para menos. Não é nada fácil a rotina na Previ, pois a gestão das áreas requer um tempo relevante dedicado ao funcionamento da entidade. Outro ponto que também merece destaque é a "Instrução PREVIC/DICOL 18, de 24.12.2014", criada ás vésperas do Natal que estabelece orientações sobre pessoas politicamente expostas, com a justificativa de prevenir e combater os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, etc. 

No seu capítulo VI, que tem como título "Da responsabilidade Administrativa e do Dever de Guardar Sigilo", em seus art. 12 e 13, estipula regras e sanções para quem não seguir essa instrução, conforme reproduzido abaixo: 

"Art.12. Às EFPC e seus administradores que deixarem de cumprir as obrigações previstas nos arts. 10 e 11 da Lei nº 9.613, de 03 de março de 1998, ou nesta Instrução, serão aplicadas, cumulativamente ou não, as sanções do art. 12 da Lei nº 9.613, de 1998, na forma prevista no Anexo do Decreto nº 2.799, de 08 de outubro de 1998, sem prejuízo das sanções aplicáveis por eventual descumprimento da legislação no âmbito da previdência complementar fechada.
Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, serão adotados os procedimentos administrativos próprios da Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC e, subsidiariamente, no que couber, o Decreto nº 2.799, de 08 de outubro de 1998.
Como vocês podem verificar, não é tão simples quanto parece, principalmente para os eleitos, explicitarem suas opiniões. É lógico que se houvesse algo realmente fora dos parâmetros e que estivesse causando prejuízo aos associados, nós não teríamos o menor problema em não cumprir essa instrução, pois estaríamos fazendo o papel que o órgão regulador não estaria fazendo, ou seja, cuidado do patrimônio dos participantes, como é o objetivo da PREVIC.

Na Previ, ao contrário de muitos outros fundos de pensão ligados às empresas estatais, não há, por enquanto, nenhum envolvimento que cause prejuízo aos participantes. Temos grandes desafios internos, mas ligados à busca de uma maior eficiência operacional do que investimentos danosos ao patrimônio. As perdas que tivemos em 2014 foram em função de uma conjuntura nada favorável e, é lógico, que a corrupção pesada enfrentada pela empresa Petrobras está influenciando o valor desses ativos para todos os seus investidores.

Já que não temos condições de avançarmos em propostas de melhoria de benefícios, em função das regras da Resolução CGPC 26, precisamos avançar em outras propostas, como a implantação do "teto", a solução da política de remuneração da diretoria, ao fim do voto de minerva, entre outras questões. Essas não dependem de superávit, dependem sim de vontade política para que aconteçam.

27 comentários:

  1. Quando vem uma Instrução para Guardar Sigilo, cumpre-se; (SHHHHH!)

    Quando há um TAC para o BB assinar e por um teto nos benefícios (há anos):
    NÃO CUMPRE-SE.(rsrsrsrs!!!)

    Ambas são emanadas da Superintendência pelega da PREVIC. (háháháhá!!!!)

    Resta-nos chorar, então (bua..buá..)

    ResponderExcluir
  2. nos,os ASSISTIDOS da PREVI necessitamos, temos urgencia de uma correçao nos beneficios.essa resoluçao foi feita p amarrar melhorias, pq o bco consegue levar nosso dinheiro fabricando leis com um partido politico e nos nada conseguimos?????????eh urgente achar um caminho, os salarios estao se esvaindo...

    ResponderExcluir
  3. Cecília Garcez,

    Sua nota foi extremamente oportuna.
    Tenho sempre defendido os eleitos da Chapa 3 na qual você se inclui.
    Minha explicação repetitiva há tempos é que além de vocês serem minoria não tem o voto de minerva.
    Agora com suas explicações o assunto ficou mais claro mas assim mesmo muitos aposentados e pensionistas não vão aceitar a explicação.
    Fazer o que?
    Por outro lado o assunto dos estatutários continua em ebulição. É importante que você nos deixe atualizados sobre o assunto.
    Parabéns por sua magnífica nota.
    Um abração
    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  4. Cecília Garcez,

    Posso publicar no meu blog essas normas da PREVIC?
    Fico grato pelo seu O.K. ou não.
    Antecipadamente grato
    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecíla, até entendo que não podemos ter melhoras nos benefícios, mas volto ao assunto que é a diminuiçao da Parcela Previ e a suspensão das contribuiçoes para a PREVI, para quem contribuiu mais de 360 meses, esta materia líquida e certa, reconhecida anteriormente pela própria PREVI. NO mais, continue na luta. Sucesso

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília e Colegas,

    Com o objetivo de contornar tais limitações e promover maior aproximação entre a PREVI e seu corpo associado, sugiro a adoção do "ombudsman", que, a exemplo do que ocorre em outras empresas, faria a necessária "ponte" entre os associados e a Diretoria, promovendo a tão desejada integração.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  7. A presidenta Dilma queria sair como rainha da bateria na escola de samba Unidos da Propina, com o enredo “Uma anta na ilha da fantasia”. Ao ex-presidente Lula, reservou um lugar na arquibancada, para aplaudir seu desfile triunfal, e ficar quietinho. Mas, como sempre que ela mete a mão em alguma coisa, deu tudo “erado”. Sua aprovação caiu para 23%, 77% acham que ela sabia do petrolão, não consegue aprovar nada no congresso, e teve que “pedir penico” ao messias barbudo.

    Lula deu-lhe os mesmos conselhos de sempre, que ela não segue nunca, negociar com o congresso, agradar o PMDB.Foi pedido ao ex-presidente que liderasse a reconciliação com o PMDB, mas o bode velho cheirou queimado, e pulou fora. O atual "dono” do partido, deputado Eduardo Cunha, presidente da câmara, é hoje o político mais poderoso do país, além de ser um dos poucos que não têm medo do ex-presidente, e Lula só gosta de conversar com as “vaquinhas de presépio”.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Diretora Cecília Garcez,

    Eu me pergunto como pode, um fundo de pensão cujo o patrimônio é o maior do país e que desde 2008, vem sofrendo com problemas de governança e alocações erradas.

    Postergamos ajustes necessários nos investimentos, como a mudança na Vale que o próprio governo editou normas para que o maior fundo resolvesse o seu problema de governança investindo mais que o permitido na lei nos investimentos.

    A Caixa Preta dos gastos na Previ com as ações judiciais,nunca revelados, pois sabemos que a Previ posterga as decisões até seu ultimo recurso, e outras gastanças num cenário adverso, como a Caravana da Alegria, que por intermédio do Ari Zanella, ficamos sabendo que em 2015 terá fim.

    Benefícios a cada ano, fica menor, com índices de inflação maquiados,nossos benefícios fica mais distante da casta dos MARAJÁS, cujo o teto agora não é mais 37 mil e sim 62.400 do ultimo Presidente Aldemir Bendine.

    Agora estamos aqui hoje e nos próximos 4 anos sem perspectiva de melhoria nos benefícios, sem superavit técnico e dependendo da vontade politica que nunca foi o nosso forte, pois as brigas por cargos na Previ deixa marcas profundas em grande parte da população dos assistidos do PB-1.

    Não creio em silencio, mas creio sim em defender seus bons proventos de DIRETORES E CONSELHEIROS titulares, pois para se ter mudanças, primeiro tem que haver pedidos a ser apreciados, minar o campo do adversário, propor novas ideias, novos debates, tomar a iniciativa com o apoio da população de um plano, cujo os NEGOCIADORES são conhecidos de longa data, e que sempre propõe o pior em termos de melhorias, cujo o resultado foi o BET ter terminado um ano antes do Previsto.

    Ninguém cobrou, e todos si calaram, então agora é aguardar, pois normas e regulamento só é valido quando é para nos ferrar, retirar benefícios antes do fim do acordo, e livrar os candidatos a prestar contas ao seu eleitor, o seu cabo eleitoral, ao que acreditaram na sua verdade.

    Mas um dia o povo revolta e tiranos são depostos e tudo volta ao normal, mesmo que demore, porque o tempo ainda é o senhor da razão.

    Saudações Cordiais.

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Cecília.
    Me desculpe, mas faço coro aos que estão sentindo um silêncio enorme, por parte dos eleitos. Se fosse para as coisas ficarem da maneira que estão, pouca ou nenhuma diferença haveria se os covardes apoiados pelo banco tivessem vencido as eleições. Acho que os eleitos não podem, jamais, se acomodarem.
    Abs
    José Luiz

    ResponderExcluir
  10. Jose Roberto Eiras Henriques17 de fevereiro de 2015 às 18:19

    Cecilia,

    No caso do valor da aposentadoria do Bendine, deve-se ao fato da Previ ter aceitado as contribuições sobre os benefícios totais. Se ela tivesse questionado judicialmente esses valores estariam em deposito judicial aguardando a solução sobre teto de benefícios que, apesar de homologado pela Previc, não foi acatado pelo Banco.
    A mesma omissão ocorreu por ocasião da edição da Resolução 26/2008 em que a Previ a acatou passivamente distribuindo 50% do superávit para o Banco em detrimento dos participantes do plano.

    São Jose do Rio Preto - Sp

    ResponderExcluir
  11. Querida Cecília Garcez,

    Sei que estás sendo muito cobrada, mas minha fidelidade e credibilidade a você continua como antes.

    Não acho que Ruy Brito tenha falado de todo errado, mas admirador dele como sou de você, declaro suspeição. Ele já incomoda o José Pimentel, que perdeu de 10 X 0 para ele, com aquele nervosismo todo na Comissão, sendo o todo "poderoso" o próprio José Pimentel.

    Você sabe que agir de uma maneira ou outra devemos fazer e não podemos, que é bem diferente.

    Eles entram no nosso Jardim e roubam o BET, depois a volta da contribuição, agora a Cassi.

    Devemos solicitar um parecer do Ives Gandra Martins para um parecer dessa mordaça, pois os mesmos queriam colocar no MP (Ministério Público) e não saiu. Se for o caso nós pagamos. Para isso devemos possuir um político 24 horas por dia, você não possui tempo, pois caso contrário qualquer coisa que passe foi culpa sua. (negligência, imprudência, e imperícia).

    Abraços Cecília, conte comigo em fé e esperança, não de esperar.

    O BET retorna sim, a resolução como já falei no blog do Medeiros, seria nosso segundo ataque simultâneo. MORDAÇA E RESOLUÇÃO 26.

    A resolução 26 o decano do STF já se declarou um escárnio e a mordaça segundo meu modo de pensar, um abuso de poder, se não infringir os interesses econômicos dos envolvidos.
    A propriedade tem que cumprir sua função social, e esta é dar qualidade de vida a quem são seus verdadeiros donos.

    A CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS, possui seus interesses, até como Chapa para as próximas eleições.

    Valim.

    ResponderExcluir
  12. Vamos iniciar um comentario JA TEMOS O PRESIDENTE DA PREVI, tem 40 anos, foi menor aprendiz no BB, e chegou lá, na presidência da Previ.que faça uma boa Gestão, é o que desejo... tudo de bom Cecilia, agora já passado o Carnaval, a vida se inicia no pais. Rubens, aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir
  13. Caro colega Carlos,
    A ouvidoria será implantada em breve. Acredito que ainda no primeiro semestre.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega Adai,
    Pode publicar sim. Essa instrução é pública e é importante que todos conheçam o comportamento do nosso órgão regulador.

    ResponderExcluir

  15. RASGANDO A FANTASIA, DEIXANDO CAIR A MÁSCARA

    O governo petista perdeu toda noção de ética e decência, passaram a trabalhar abertamente para abafar o escândalo da Petrobras. O ministro da justiça recebe advogados das empreiteiras, e eles saem da audiência recomendando aos executivos presos que não participem da delação premiada, que a coisa vai ser aliviada; estão querendo editar decreto que daria à CGU e ao TCU poderes para firmar acordos de leniência com as empreiteiras envolvidas, tirando poder do Ministério Público; executivos de empreiteiras ainda soltos procuraram o ex-presidente Lula para que ele os ajude. Sobre isto, houve interessante comentário, em off, de um dirigente destas empreiteiras, que afirmou o seguinte:”acho que o Lula pouco pode fazer para ajudar as empresas, mas as empresas podem prejudicar muito o Lula”.

    Não tem nada a ver com nada, mas a médica que estava cumprindo seis anos no regime semi-aberto, por ter mandado cortar o pênis de seu ex-noivo, fugiu da penitenciária Estevão Pinto, em Belo Horizonte. Estranho, ela deveria se sentir à vontade, naquele local.

    ResponderExcluir
  16. Cara diretora Cecília.
    A sra. apoiaria a MAIADA ?

    ResponderExcluir
  17. O das 22:15 deve estar se referindo a eventual panelaço em Maio próximo.

    ResponderExcluir
  18. SRA. CECÍLIA,

    1-COM A CRISE NA PETROBRÁS, A PREVI FOI AFETADA?
    2-SE FOI, QUANTO FOI O VALOR?
    3-SE FOI, QUAIS PROVIDÊNCIAS A DIRETORIA DA PREVI, ESTÁ TOMANDO PARA QUE OS ASSOCIADOS NÃO SEJAM PREJUDICADOS?
    4-TENDO SIDO AFETADA OU NÃO, JÁ NÃO ERA TEMPO DE A DIRETORIA DA PREVI VIR A PÚBLICO, PRONUNCIAR-SE?

    Abs.

    Minas Gerais

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecília,
    Com muito pesar escrevo agora. Pesar porque a algum tempo estou tentando uma vaga na Previ e, só hoje, descobre que havia um processo seletivo em andamento. E só descobri pelo jornal do sindicato de hoje (http://www.bancariosrio.org.br/2013/images/pdf/jornais/Ban4822.pdf).
    Infelizmente, ao ligar para um conhecido da Previ para saber mais, fui informado que na empresa toda estão comentando as estranhezas desse processo (período das inscrições, não utilização do TAO, formação prioritária "Outras", experiencia apenas nos últimos anos); ele me passou até o nome da futura selecionada para o cargo, me disse que a vaga tem dona. Não quero ratificar a acusação do jornal, mas posso dizer que a comunicação e o edital estão diferentes dos últimos. Por favor analise com carinho. Tem coisa. Acho que alguém pode estar direcionando a seleção. Sua reputação não merece essa mancha.

    ResponderExcluir

  20. DIVAGANDO...

    A Petrobras acaba de perder o grau de investimento, o investment grade, ou ainda, como diz o Lula, o investimentchi grêidi; devido a isto, a valor das ações da empresa caiu 5% na Bovespa, pois ela é classificada, praticamente, como caloteira. Isto diminui ainda mais o patrimônio da PREVI.

    Duvido que este ano tenham coragem de percorrer o país, viajando de primeira classe, para apresentar o balanço/2014. Vão bater no peito, e dizer que, por economia, se sacrificarão não realizando a turnê del gran circo de la enganación. Quero ver se algum destes ratos terá peito para mostrar a cara e enfrentar os questionamentos sobre o prejuízo que estamos levando com a Petrobrás, as super-aposentadorias dos altos funcionários da PREVI e do BB, por quê a reserva de contingência vai baixar em torno de 50%, se este ano vão se auto-conceder bônus de R$ 500.000,00 mais INPC, a lambança do empréstimos simples, etc. etc.

    ResponderExcluir
  21. Com certeza vão meter a mão mais uma vez nos fundos de pensão.
    Bancos públicos têm R$ 6 bi para reforçar caixa da Petrobras

    Recursos para ajudar estatal a superar possíveis dificuldades financeiras viriam do BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

    ResponderExcluir
  22. Muito séria a divagação do colega Wilson Luiz.

    Mais não se precisa acrescentar.

    ResponderExcluir
  23. Embora eu não faça mais análise dos balanços da PREVI e CASSI, sei que ainda existem muitos atos que encobrem falcatruas (quer ilegais, mas principalmente imorais). Ora alguem se diz representante dos previdentes não se pode dar ao luxo de se valer de leis que foram feitas para cobrir exatamente estes tipo de atos. Pois os atos sigilosos de boa gestão administrativa não precisa de lei para protege-los o bom senso o faz.
    Só me diz se a PREVI não está supervalorizando as ações da VALE, se não está lançando recursos na sustentação da PETROBRAS com grave prejuizo, se não está colocando nossos recursos em investimentos conservadores já que o Plano 1 é um plano maduro e não precisa mais de risco. Portanto, se algum dos nossos representantes está vendo atos deste tipo e não está agindo é porque não é nosso representante (alias coisa muito comum no Brasil - pessoas apoiadas por minoria se fazerem de representantes de uma maioria que não tem meios de a tirar ou punir quando não cumpre direito sua representação).
    Mas este é o meu Brasil, dos cidadãos castrados politicamente pela ditadura militar e que permacem castrados pelo dominio das oligarquias.

    ResponderExcluir
  24. Caro colega anônimo das 07:05h,
    A perda foi bem relevante, porém não podemos considerar como prejuízo, porque as ações não foram vendidas. De qualquer forma, foi uma perda de mais de 30% do valor do ativo. Em breve divulgaremos notícias sobre o que a Previ está fazendo a respeito.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega Cícero,
    Infelizmente, a matéria do Sindicato dos Bancários do Rio é maldosa e mentirosa e, no meu entendimento, totalmente equivocada em seu objetivo, principalmente partindo de quem partiu. A Rita Mota foi funcionária da Previ na área de Recursos Humanos em uma época em que as seleções eram totalmente direcionadas e que havia uma insatisfação enorme dentro da Previ sobre as nomeações feitas. Eu me admiro muito uma mulher questionar o fato de incentivarmos uma participação maior das mulheres nas seleções, principalmente nos cargos gerenciais, onde sabemos que no Banco a quantidade de mulheres é mínima. Quer dizer que o discurso de equidade de gênero é só quando interessa ao partido do Governo?
    A quantidade de colegas inscritos desmentem por si só a matéria. Foram mais de 300 inscritos e a lista dos selecionados já está no site.
    Pode ter certeza que durante a minha gestão a meritocracia reinará, pelo menos na minha área e todas as seleções que acontecerão serão levadas muito a sério e não haverá nenhum tipo de manipulação.
    Eu só fico triste com essa situação, pois o sindicato deveria estar preocupado em defender os interesses dos colegas bancários e não ficar fazendo perseguição política. É preciso reconhecer e aceitar que perderam as eleições da Previ e que a campanha já acabou. Agora é fazer o melhor pela nossa Previ e pelos seus associados.

    ResponderExcluir
  26. ..."É lógico que se houvesse algo realmente fora dos parâmetros e que estivesse causando prejuízo aos associados, nós não teríamos o menor problema em não cumprir essa instrução, pois estaríamos fazendo o papel que o órgão regulador não estaria fazendo, ou seja, cuidado do patrimônio dos participantes, como é o objetivo da PREVIC.", Ora colega Cecília, então no seu modo de entender os Estatutários receberem um benefício de R$ 62.400,00 (caso do Bendine), a partir de uma contribuição casuística de 36 meses, não é prejudicial aos demais associados da PREVI.
    Não está explicito na Norma que o Conselheiro não possa emitir opinião contrária ou manifestar-se sobre esta aberração ao interesse dos demais beneficiários que á a falta de TETO para os ESTATUTÁRIOS.

    Valdir J.Spanholi
    Matr. 9.430.740-7

    ResponderExcluir

Poste seu comentário