domingo, 12 de outubro de 2014

Segundo turno ou Segundo round?

Caros colegas,

Não tem como não falarmos do rumo que está tomando a campanha para Presidente no segundo turno. A baixaria está instalada, reforçada principalmente pela forma agressiva e descontextualizada que o PT está adotando. Aliás, não foi diferente nas eleições da Previ, onde utilizaram a mesma estratégia, ou seja, desqualificar tudo e todos que não fazem parte do grupo deles.

O apoio dado pela candidata Marina Silva foi muito importante para minimizar a dificuldade que alguns, como eu, temos de votar no PSDB, mesmo reconhecendo que não dá para comparar o País dos dias de hoje com o País quando o PSDB assumiu o governo. Na minha opinião, a Marina traz o lado social mais fortemente para o governo, bem como reforça a importância das discussões referentes ao meio ambiente, caso o Aécio seja vitorioso. Nenhum governo, mesmo do mesmo partido, é igual ao outro. Vide o Governo Lula x Governo Dilma.

O que podemos ter certeza é que, independente de quem ganhe essas eleições, o ano de 2015 não será nada fácil, em função de tudo que está sendo jogado para baixo do tapete. Dificilmente não teremos uma revisão das contas de energia elétrica e, da mesma forma, não terão como postergar o aumento do combustível, entre outras medidas. O que precisamos é de um governo que tenha coragem de enxugar a máquina pública, reduzir Ministérios. O único problema é que se o Aécio vencer, vai aumentar muito a taxa de desemprego, pois o que terá de "companheiros" desempregados não estará no gibi.

Minha candidata era a Marina que, infelizmente, não conseguiu ir para o segundo turno em função das baixarias e da forma agressiva que o PT usou para desconstruir todo um trabalho de militância e competência. Gostei muito da postura de sua decisão de apoiar e votar no Aécio no segundo turno, considerando que serão observadas as propostas defendidas por ela e pelo PSB. Essa parceria poderá ser um novo rumo para o País e para os brasileiros. Uma opção de mudança que reconheça as pessoas pelo que elas são e não pelas ligações partidárias e que consigamos varrer o fantasma da corrupção da nossa política.

20 comentários:

  1. Agora sim.
    Comparando o presente artigo com o anterior noto que a articulista voltou a pautar-se pela clareza e objetividade.
    E é disto que nos, os "Sem voz e sem vez", como bem o disse Guzzo na Veja, precisamos ter em nossas lideranças.
    Vejo confirmada a razão pela qual votei na chapa 3 para a PREVI, pois seja a favor de um candidato ou de outra, afinal mostra-se a postura de quem, como cidadã, não se esconde e da a cara ao tapa.
    Felizmente Marina ouviu desta vez a voz da razão e optou por apoiar Aécio, ação que, se adotada em 2010, teria levado Serra ao cargo máximo do Poder Executivo.
    E, sem sombra de dúvida, Marina o fez porque seus eleitores iniciaram movimento automático em favor de Aécio.
    Este, por sua vez, comprometeu-se formalmente a implementar no que fosse possível o ideário da ex-candidata, o que me parece factível e desejável por grande parcela do eleitorado brasileiro.

    Luiz Faraco - Florianópolis (SC)

    ResponderExcluir
  2. Quando o trem da História partiu, Marina Silva resolveu correr atrás, conseguiu se agarrar ao último vagão e subiu. Ela poderia ter sido importante protagonista na campanha de Aécio, mas anunciando seu apoio apenas agora, quando 66% de seus eleitores já declararam seu voto no candidato tucano, terá que viajar no vagão de carga, a primeira e a segunda classe já estão lotadas. Muitos ex-apoiadores de Dilma, por oportunismo, estão aderindo à campanha do PSDB. Infelizmente, é assim que andam os trens da História, com gente de todo tipo. Caberá ao líder, caso vitorioso, separar o joio do trigo.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cecília,

    Que povo mais estranho o brasileiro, desde 2004 a grande imprensa nos bombardeia de escândalos e os acusados continuam no poder como se nada tivesse acontecido, dá até para se perguntar: o eleitor do PT vive no Brasil ou é totalmente analfabeto e alienado para não tomar conhecimento dos fatos? ou é tão corrupto e criminoso que aceita até com admiração seus candidatos enrolados até o pescoço com a corrupção? Num país que tem uma tal lei do Gerson (levar vantagem em tudo), de repente enriquecimento ilícito é coisa de herói canalha.

    ResponderExcluir
  4. Cecília Garcez,

    sua posição mostra a meu ver sensatez e uma sensibilidade de análise bem nítida.

    A política é como você falou, não significa somente o Partido. A pessoa na hora "H" pode fazer a grande diferença.

    Espero isso do Aécio Neves, que ele lembre da morte de seu avô. Saí nas Ruas de Varginha para chorar sozinho. Não enxergava um palmo na frente do nariz, mas foi minha intuição.Lembro-me bem, comprei cigarros e caminhei fumando e chorando à noite sozinho. Ainda bem que deixei de fumar há anos.

    Como alguns que gostam da teoria da conspiração, falam que morreu com uma bala gelada. Sei lá ? Falam que a Glória Maria sabe. Não sei.

    Engasgado, vendo o que é Partido, Serra, Alckmin, acredito que após Marina ele fará algo pelo Brasil. Se não fizer será cobrado firmemente.

    O Brasil é outro, um dia pode explodir. Sem medos, é a realidade.

    Só não gosto que nosso povo trabalhador vindo da escravidão, após quinhentos e quatorze anos, sejamos todos tratados como se fossemos gado e que não saibamos discernir, daí, igualados por baixo. O Sul do Brasil vai mostrar que existem cabeças pensantes e Norte e Nordeste também. Estes estavam indo pela política, não podemos criticar.

    Que Aécio solicite uma música política à Raimundo Fagner para ontem e batalhe sem "dormir" estas duas semanas no Nordeste e em todo Brasil, viaje muito com "avião de carreira".

    Cecília acredito nisso que você falou das pessoas. Partido X Política X Pessoas, surgem surpresas. Eu acredito no melhor.

    Eu acredito também em você, aproveite este momento se mostrando como uma das representantes da CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS. Mande uma postagem para os dois candidatos e mostre sua força junto a CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS. Se eles acharem interessante marcariam uma reunião. Se não dane-se.

    Só não compreenderiam, os aposentados e pensionistas aqueles que teriam que voltar a fazer o primário. Faça e fale o que pensa. Votamos em você para nos representar porque acreditamos em você.

    Até hoje para mim tudo ótimo, não podemos fazer chover em São Paulo no Cantareira ao mesmo tempo um filho leva nove meses para nascer, se conseguirmos fecundá-lo.
    Desculpe-me pela sugestão e caminhe como você bem faz.

    Valim.

    ResponderExcluir
  5. “A PREVI e o grupo ítalo-argentino Techint-Ternium assinaram hoje, 2/10, contrato de compra e venda da participação acionária da Entidade na siderúrgica Usiminas, empresa na qual a PREVI é acionista desde 1991. O valor da transação é de R$ 616,7 milhões pela participação de 5,07% no capital total da Companhia, o que gerou para o Plano 1 da PREVI um ganho de 82% sobre o valor das ações da empresa negociadas em Bolsa”.
    A notícia acima foi publicada no site da Previ em 02.10.14. Não obstante o comentário que acompanhou o restante da matéria gostaria de saber, por Você ser gente eleita e identificada com o pensamento dos associados , a sua opinião sobre se realmente a venda foi interessante para o futuro do “PB-1”.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília e colegas,

    Como sempre acontece, as pessoas são facilmente manipuladas através das paixões. A cada pleito as opiniões são coletivizadas e as massas colonizadas. O que se verifica são eleitores mesmerizados pela mídia, sem capacidade de raciocinar com clareza e imparcialidade. E isenção e lógica cartesiana é o de que necessitamos para avaliar com clareza o panorama nacional. O que nos oferece concretamente cada candidato? Quais as propostas históricas de seus respectivos partidos? Houve coerência e integridade quando ocuparam o Poder? Seus mandatos nos foram favoráveis? Temos fundamentação histórica para crer em suas
    propostas?
    Que cada um analise as questões acima e escolha conscientemente o candidato que julgar mais apropriado. Apenas evite o "voto de manada".

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    Sabe que estou achando a campanha do segundo turno mais light que no primeiro? Parece que o João Santana, marqueteiro do PT, está mais perdido que cego em tiroteio no elevador,ele não sabe como atacar o Aécio, pois todas as vezes que Dilma tentou fazer isto nos debates, teve uma dura resposta. De qualquer forma, vamos aguardar os dois debates desta semana, o PT vai ter que definir a estratégia de reta final.

    ResponderExcluir
  8. Pesquisa Data Bolsa de Valores: as ações estão subindo 4,4%, Petrobrás mais de 8%. Vou dar um chute para as próximas pesquisas, 55 a 45% pró Aécio.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,

    Noto que você ainda não declarou, claramente, em quem votará no segundo turno, não acredito que vá anular seu voto. O Medeiros e o Ari, companheiros de diretoria, declararam, explícitamente, quem apoiam. Formadores de opinião, como eles e você, não podem se omitir neste momento tão crucial para o futuro do país e da própria PREVI.

    Esta eleição não se compara a qualquer outra, não é apenas a escolha do próximo presidente, é uma escolha do regime de governo que vai imperar no país, nos próximos anos. O que queremos, o sindicalismo bolivariano que estão tentando implantar, ou uma chance de recomeçar?

    ResponderExcluir
  10. Caro colega WILSON,
    Eu já assumi desde o início que não voto mais no PT. Sofri nas duas campanhas da Previ o mesmo veneno que a Marina sofreu agora. A minha resposta é a mesma que ela deu - eu voto e apoiarei o Aecio. Não aquento mais ver o que o Partido dos Trabalhadores fez com as nossas empresas, o descaso com que conduziram os negócios de vários fundos de pensão de estatais, como Petros, Funcef e Postalis. Precisamos botar um fim nesse jogo sujo e a unica alternativa que temos para ter a expectativa de uma mudança é votar no Aecio. Jamais ficaria em cima do muro anulando meu voto ou votando em branco.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega WILSON,
    Eu já assumi desde o início que não voto mais no PT. Sofri nas duas campanhas da Previ o mesmo veneno que a Marina sofreu agora. A minha resposta é a mesma que ela deu - eu voto e apoiarei o Aecio. Não aquento mais ver o que o Partido dos Trabalhadores fez com as nossas empresas, o descaso com que conduziram os negócios de vários fundos de pensão de estatais, como Petros, Funcef e Postalis. Precisamos botar um fim nesse jogo sujo e a unica alternativa que temos para ter a expectativa de uma mudança é votar no Aecio. Jamais ficaria em cima do muro anulando meu voto ou votando em branco.

    ResponderExcluir
  12. o vencedor entre PT/PSDB irá, com certeza, buscar uma nova fonte de dinheiro fácil para financiar as falcatruas. Quem será a bola da vez? Olho vivo na PREVI, Cecília.

    Jorge Nery

    ResponderExcluir
  13. PESQUISAS, PESQUISAS...

    Há algo de podre no reino das pesquisas. O Instituto Paraná divulgou a sua, encomendada pela Veja, eu odeio o PT..., deu Dilma 42, Aécio 58%. Hoje, saiu a Vox Populi, Vox PT, que só é levada a sério pela emissora do sempre governista bispo Edir Macedo, deu Aécio 49, Dilma 51%. Acho que estes institutos trabalham com margem de erro de 100 pontos percentuais, para mais ou para menos.

    ResponderExcluir
  14. Jorge Nery, concordo com você, qualquer um que entrar ou ficar
    vai meter a mao nos fundos de pensão.Como já disseram varias vezes, e muita grana e o olho e GORDO!!!!!
    A Previ não sera poupada, FHC "levou"muuuuito, o Lula esta levando mais, o resto.....

    ResponderExcluir
  15. ELEIÇÃO 3 EM 1

    No próximo dia 26, caso consigamos eleger Aécio Neves, não teremos apenas chutado para a lata de lixo este arrogante governo petista.

    Poderemos conseguir, com um único voto, dois efeitos colaterais benéficos para nossa luta por melhorias em nossos benefícios.

    O primeiro é que, finalmente, teremos os três diretores eleitos trabalhando em nosso benefício, pois quando os novos diretores indicados pelos tucanos assumirem, o diretor-sindicalista Marcel não poderá se “vender” aos novos poderosos, o PT não admite isto, terá que se aliar à Diretora Cecília e ao Diretor Décio e trabalhar pelos nossos interesses.

    Outro efeito colateral benéfico será que, livre dos tentáculos do maligno polvo petista, o Judiciário poderá julgar, com isenção e baseado apenas na lei, nossos pleitos, como o fim da resolução 26.

    ResponderExcluir
  16. Nossa sera que não chegou a hora de parar de falar em Política ... pois todos nos sabemos em quem votar para melhorar ... e voltar a falar de ES e de outras coisas mais que a chapa três precisa arrumar aí na Previ ... ta bom para Vcs ficarem falando só em Política ... e resolver os problemas aí na Previ nada ... não tem mais ninguém cobrando nada ... acorda Cecília ... acorda Menina ...

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília,

    A configuração mais visível no presente quadro eleitoral brasileiro se apresenta assim: o PT tem milhões de votos oriundos da pobreza (Programas Assistenciais) mais os aparelhados (milhares de petralhas e comprados da base aliada), gente que não quer nem saber de debate ou propaganda eleitoral, vota de olhos fechados, são apelativos, não enxergam adversários mas inimigos, são capazes de tudo, diga-se: baixeza, vilania, falta extrema de ética, enfim, os fins justificam os meios; querem vencer a qualquer custo, mesmo que o custo seja tão caro que não se possa mais resgatar a democracia, vide Venezuela e países sob a orientação bolivariana.

    Não sou político partidário, nunca na vida me meti com política, porém o momento é muito grave, estamos no mesmo caminho dos vizinhos hispânicos, a adoção do monstrengo chamado socialismo do século 21, que não tem nada de novo, é a velha ditadura bolchevique com outro nome; um grupo se apossa do Estado, "Nós" e os outros, bem, os outros são "Eles". Essa linguagem é bem conhecida da gente sob o governo atual. Por falar de bolchevique nos remete a Stalin, para quem não sabe, Hitler era um anjo na frente daquele.

    Ah, antes que esqueça, para os comunas, um aposentado do Banco ganha muito, aliás, qualquer um aposentado que ganhe mais que um salário mínimo ganha demais.

    Portanto, o perigo nos ronda, existem muitas maneiras de melhorar o nível social sem ter que dividir o pouco que temos.

    "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecilia, peço o favor de conclamar a todos os colegas aposentados e pensionistas, que atraves do Fale Conosco da Previ, solicitem uma reposição de 10% alem do indice a ser concedido pela lei, em torno de 5,5%, para reparar as perdas que tivemos, os aposentados e pensionistas. Obrigado se puder faze-lo, em meu nome e de outros, aqui um Excluido do ES na renovação, e tudo de bom, aqui do Norte do Paraná, outro aposentado que vos fala...

    ResponderExcluir
  19. Cara Cecilia, peço o favor de conclamar a todos os colegas aposentados e pensionistas, que atraves do Fale Conosco da Previ, solicitem uma reposição de 10% alem do indice a ser concedido pela lei, em torno de 5,5%, para reparar as perdas que tivemos, os aposentados e pensionistas. Obrigado se puder faze-lo, em meu nome e de outros, aqui um Excluido do ES na renovação, e tudo de bom, aqui do Norte do Paraná, outro aposentado que vos fala...

    ResponderExcluir
  20. Cara Diretora Cecília Garcez,


    sabia que MARINA já estava baleada, ferida para morrer. Não saí daqui de Osasco e justifiquei meu voto. Sou assim até o último momento dizia que iria vencer um animal, LEOA , letalmente ferida pelo PT sabendo que perderia até morrer esvaindo em sangue.

    Enfim não usaram as máquinas, metralhadoras, bombas que deviam ser usadas.

    A conversa do PT e PSDB era política braba, mas não aguento mais. É o PSDB e acredite nesta aventura de você falar com Aécio, talvez consiga. Para nós não será vergonha alguma caso não consiga.

    A resolução 26 cai com certeza.

    Estarei no Rio para esta votação,nem que chova muito no Cantareira.

    Estou contigo por acreditar em suas proposições.

    Valim.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário