sábado, 15 de fevereiro de 2014

Novidades da Semana

Caros colegas,

A semana trouxe um fato triste para todos - a morte do jornalista na manifestação no Centro do Rio e, com isso, trouxe a tona uma grande discussão sobre a aliciamento de jovens para participar das manifestações de forma agressiva com um agravante: pagamento a esses rapazes para praticarem vandalismo. Eu sou totalmente favorável a essas manifestações, inclusive participei de algumas, porém pagar para pessoas participarem é um ato, na minha opinião, imperdoável. Não acredito que sejam só os partidos citados pelo réu que estejam atuando dessa forma, inclusive acho pouco provável, mas existem outros "poderosos" que também têm interesse (até mais do que esses citados) e recursos para atuarem dessa forma. Por exemplo, no Rio de Janeiro, quem seriam os grupos mais interessados na queda do atual Governador e, em consequência, do descrédito ao seu candidato? Essa é uma discussão que deve ser feita, pois a violência que tem ocorrido não pode afastar àqueles que realmente querem mudar algo e que participam porque querem e não porque são pagos. Eu só acho interessante que essas manifestações violentas só aconteçam principalmente no Rio e em São Paulo onde existem grandes interesses políticos.

Outro ponto a ressaltar é que começará no STF o julgamento do mensalão do PSDB e o que mais me impressionou foi a notícia de que um dos réus desse esquema é assessor direto do Ministro de Desenvolvimento, braço direito da Dilma, Pimentel, que se afastou para concorrer ao governo de Minas Gerais. Essa figura foi presidente do BENGE na época e transferiu grandes somas para a valerioduto. História muito parecida com um conhecido nosso, não é mesmo? A Presidente tentou por tudo emplacar um empresário de nome, mas não conseguiu. Pelo visto, ela não está com essa bola toda no meio empresarial. E podemos verificar que é tudo farinha do mesmo saco (PT X PSDB).

Outra notícia que causou preocupação foi o interesse do grupo J&S (lembra da empresa Friboi?) de pressionar os fundos de pensão, principalmente a Previ em participar da ampliação da indústria de celulose - Eldorado. Serão necessários R$ 7,5 bilhões e parece que ele quer jogar a conta no colo do BNDES e da Previ. O empresário Joesley Batista, com grande trânsito dentro do Governo Petista, inclusive com insinuações de que o filho do ex-presidente Lula teria participação no grupo, está jogando a conta para o colo da Previ e essa conta chega a quase R$ 3 bilhões. Essa empresa cresceu absurdamente no governo PT sem envolver um centavo do grupo, apenas utilizando recursos do BNDES e dos fundos de pensão Petros e Funcef. A Previ, na época, não cedeu à pressão e, esperamos, que não ceda novamente, pois será um investimento sem perspectiva de bons retornos, fora que estamos até o pescoço de renda variável e não é hora de fazer caridade com o chapéu dos associados. Vamos lembrar que os recursos da Previ são dos seus associados e não devem ser usados para politicagem e em projetos de governo.

Precisamos ficar atentos, pois em ano de eleição e com grandes desafios pela frente para o governo atual, a pressão por investimentos será grande no nosso fundo. Precisamos ficar de olhos bem abertos.

E, finalmente, não poderia deixar de mencionar que começou no dia 12.02 e irá até o dia 28.02 as inscrições das chapas para participar do processo eleitoral da Previ. A Previ publicou o quórum mínimo para as eleições da entidade de 2014 - 99.275, sendo que o número total de participantes e aposentados é de 198.548. O número mínimo de assinaturas para as relações de apoio é de 993, que comporão os documentos que deverão ser entregues até o dia 10.03, por meio eletrônico.

Vamos lembrar que nas eleições de 2012 houve participação de 6 chapas e que o resultado final foi o seguinte:

1) Chapa 6 (situação - Unidade na Previ) - 24.935 votos - 22,5%
2) Chapa 1 (Previ: o futuro é agora)        - 24.280 votos - 21,9%
3) Chapa 2 (Previ Forte)                         - 15.380 votos - 13,9%
4) Chapa 5 (Semente da União)               -  9.787 votos -   8.8%
5) Chapa 3 (Participação)                        -  9.471 votos -   8,5%
6) Chapa 4 (Oposição: Nova Previ)           -  8.957 votos -   8,1%

Foram 82.141 abstenções, com um total de 193.001 eleitores, sendo que apenas 57,4% votaram.

A chapa que eu participei (chapa 1) perdeu por muito pouco. Foi um processo complicado, pois tivemos poucos apoios de associações, não tínhamos recursos e a campanha foi recheada de baixarias produzidas principalmente pela chapa da situação que plantou mentiras e utilizou todo o arsenal disponível para ganhar no grito as eleições, contando inclusive com a área de comunicação da Previ que publicava propagandas da área reforçando as falsas informações. Sem contar o processo de votação, via web, utilizado pela primeira vez e que deixou muitas dúvidas em relação a sua eficácia.

Por isso, é bom relembrarmos para não cometermos os mesmos erros, para que a prepotência não impere sobre a realidade. Precisamos nos unir para que a Previ seja independente da ingerência política do governo, seja ele qual for. Agora é o momento de refletirmos e procurarmos uma solução que seja a melhor para os associados que estão cansados de promessas não cumpridas. Não é momento para aventuras.

44 comentários:

  1. Sra Cecilia
    É preciso unir as forças porque senão vamos perder novamente, pois o resultado das eleições passadas deixou claro que sua força é incontestável. tem que colocar os pés no chão e partir para montar uma chapa forte de oposição ou será que vamos dar de bandeja para esses metralhas nosso patrimônio novamente?

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,

    Lá (na política partidária) com aqui a história é a mesma, nosso eleitorado é na maioria - e bota maioria nisso - alienada, não sabe em quem votar, não acompanha o desempenho de seus candidatos, muita gente sequer sabe como funciona o processo eleitoral; o poder que tem sobre as decisões nos rumos da PREVI e do sistema. O que nos constrange é saber que o eleitor da PREVI é alfabetizado, consciente, politizado, mas é essencialmente comodista, querem mesmo é receber o benefício bem gordo no dia 20 e o resto que se danem, assim os oportunistas, vermes imundos que sempre existem, se sustentam. estão apostos, agem descaradamente, sabem da nossa letargia, da nossa fraqueza, e como somos indolentes, acolhemos o corvo que adiante vai nos vazar os olhos. Lembras da consulta aos associados para a distribuição do BET? Foi o mesmo que oferecer um docinho às crianças famintas; a gente sabia que estava sendo enganado, mas não podíamos fazer quase nada. Até quando a história vai se repetir? Até o dia em que os PTralhas e Tucanalhas rasparem o cofre. Aí não podemos dizer mais nada (lembra Maiakovski).

    ResponderExcluir
  3. Esse grupo JBS ou J&F que controla a empresa Eldorado que conta com dinheiro do BNDES, Petros e Funcef, é o mesmo que está "comprando" o controle da construtora DELTA?
    Tá na mídia críticas a essas operações .
    Quem controla as operações do BNDES?
    Quem controla as operações da Previ? Não vale a Previc.
    Teremos nós, participantes, que controlar?

    ResponderExcluir
  4. Cecília,
    Estamos aguardando a INSCRIÇÃO DA CHAPA VENCEDORA prá começarmos os trabalhos. A Previ Futuro deverá ser a BOLA DA VEZ, todos correrão atrás desse importante segmento, pois eles poderão decidir essa eleição. Vamos planejar tudo direitinho prá não errar novamente. Aproveitando as Promessas não cumpridas vamos minar a credibilidade dessa turma que está no poder.VAMOS APROVEITAR AS LAMBANÇAS DA DIRETORIA E ELEGER NOSSO PESSOAL. VAMOS QUE VAMOS!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cecília, Cecília...

    O cavalo das eleições está encilhado à sua porta, pedindo para ser montado, mas já está impaciente, falta(ou faltam, nunca tenho certeza) apenas 11 dias para encerrar o registro das candidaturas.
    A chapa mais forte, na minha opinião, seria você e a Isa Musa para diretores, e o Dr. Medeiros para conselheiro titular. Faça uma última tentativa para tentar uma composição, se não conseguir, forme sua própria chapa com candidatos de sua e nossa confiança.
    De novo, são só 11 dias. Se você bobear, aparecem a CONTRAF/CUT/PT e, como bandoleiros do velho oeste, roubam seu cavalo.
    P.S. Se a Isa Musa, realmente, não quiser se candidatar a diretora, poderia sair para conselheira suplente.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente, vamos nos articular e colocar uma chapa forte que faça oposição a atual.

    ResponderExcluir
  7. Cecília, recebo em minha caixa postal e mail postados pela Unabb, assinados pelo Sasserom ... Do jeito que ele escreve, tudo o que foi feito até agora está certo ... nós é que estamos errados ... falou inclusive que quem entra com ação para RMI e tomou posse antes de 1997 ( meu caso ) se ganharem a ação verificarão que o benefício depois do estatuto de 1997 é maior em 100% dos casos ...

    ResponderExcluir
  8. Caro colega Antonia,
    Muitas vezes existem os egos pessoais que falam mais alto do que a realidade. Qualquer movimento de divisão só vai favorecer à gestão atual que contará com artilharia pesada, já que eles têm tudo nas mãos. Subestimar o concorrente por conta do fim do BET é começar errando. Vamos lembrar que quem define as eleições é o grupo da ativa, sendo que a maioria é formada pelos colegas do plano Previ Futuro que não estão nem aí com o fim do BET, já que não diz respeito ao plano deles.

    ResponderExcluir
  9. CAro colega Brito,
    Você tem razão, infelizmente, e olha que existem sinais de que a Previ poderá aprovar operações que serão danosas aos planos. A pressão em ano de eleição será muito forte e precisamos ficar de olhos bem abertos e cobrar transparência dos dirigentes eleitos em relação a esses investimentos.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anônimo das 22:50h,
    Nós elegemos conselheiros deliberativos e fiscais que deveriam atuar como nossos representantes na Previ, além dos diretores (metade da gestão é eleita pelos associados). O que não podemos deixar acontecer é que os eleitos sejam do mesmo grupo que o Governo, principalmente um grupo tão ideológico como o PT. Quer dizer, hoje trocou a ideologia pelo puro projeto de poder absoluto. O objetivo é a perpetuação no poder e isso inclui também a Previ.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega Wilson,
    Tenha certeza que o cavalo vai sair em disparada e não vai se sentir ameaçado por outros. Para isso, temos que pensar bem o melhor time para representar os associados e ele está no forno.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega Rafael,
    Eles (a chapa do Governo e atual gestão da Previ) já estão em campanha. Colocam o ex-diretor de Seguridade para falar e começar o trabalho de manipulação dos associados. Não podemos cair nessa cilada.

    ResponderExcluir
  13. Roberto Martines 8670089-816 de fevereiro de 2014 às 14:10

    O Rafael se o RMI e bom pra Previ ele nao precisa se preocupar ele tem e que convencer o porque do prejuízo da PREVI e tamanho do lucro do BB. Eu tambem quero saber quanto ele ganha porque eu que contribui quase trinta anos me aposento este ano ganhando menos de R$ 1500,

    ResponderExcluir
  14. Estamos aguardando as candidaturas da Isa e da Cecília.

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda acho que elles vão focar pesadamente nos colegas da Ativa, pois, se depender dos aposentados elles irão se ferrar, ainda mais depois do fim prematuro do BET e a volta das contribuições. Temos que mostrar aos Ativos que eles serão nós amanhã, seu futuro será incerto e que também irão passar pelas mesmas dificuldades e incertezas que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  16. CAROS COLEGAS,
    O NEGOCIO, DIGO, A ELEIÇÃO PARA PREVI, ANABB, CASSI, ETC, DEVE SER MUITO BOM, PORQUE AS BRIGAS, AS BAIXARIAS, MENCIONADAS PELA BLOGUEIRA, A VONTADE DE ASSUMIR O P O D E R, É REALMENTE MUITO FASCINANTE, CHEGA A CAUSAR-ME IRRITAÇÃO, TAMANHA A FARSA, A CARA DE PAU DE QUASE, DIGO, QUASE TODOS QUE DISPUTAM OS CARGOS NESSAS ENTIDADES. PERGUNTO: POR QUE TANTO INTERESSE EM PARTICIPAR DESSAS ENTIDADES?, SE NÃO FAZEM NADA EM PROL DOS SEUS VERDADEIROS BENEFICIÁRIOS, OS APOSENTADOS E DEMAIS FUNCIONARIOS DA ATIVA DO BB. SERÁ QUE EXISTEM OUTROS INTERESSE OBSCUROS POR TRÁS, OS QUAIS NAO CONHECEMOS. PERDOEM-ME A FRANQUEZA.

    ResponderExcluir
  17. “Agora é o momento de refletirmos e procurarmos uma solução que seja a melhor para os associados que estão cansados de promessas não cumpridas. Não é momento para aventuras”. Assim Você encerra o seu post. Já escrevi no blog do Medeiros e reafirmo que boa parte dos problemas pode e deve ser resolvida pelos aposentados & pensionistas, comparecendo em massa e votando naqueles sobre os quais recaem as nossas esperanças de dias melhores. Aliás, assino em baixo no que concerne aos nomes que o colega Wilson Luiz, mais acima, sugeriu para, na mesma chapa e quiçá única, ocuparem cargos na diretoria da Previ. Aqueles que irão se candidatar nas eleições Previ-2014, como opositores ao continuísmo que se pretende perpetuar na administração do “PB-1”, também têm uma parcela significativa de responsabilidade sob os seus pés. Podem também e devem, já que ainda há tempo, dialogar para que se construam alianças nas hostes da oposição com vistas à apresentação de apenas uma chapa, que seja bem forte e recheada de nomes sobre os quais depositamos a nossa total confiança. Como venho afirmando já há algum tempo esses nomes ocuparão cargos na categoria de efetivos e, jamais, como suplentes.

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecilia, colega aposentada e competente batalhadora do Plano 1, gostaria que solicitasse, dentro das possibilidades, a prorrogação do ES, por mais 03 meses, abril, maio e junho/2014, pois o presidente Dan Conrado disse que caso houvesse muita adesão nos meses de jan/fev/mar/2014, autorizaria esta prorrogação.
    Agradeço o que for possivel fazer, e obrigado por postar e estamos no aquardo de dias melhores, para todos nós aposentados e pensionistas. Aqui aposentado de Cambe, bem pertinho de Londrina-PR.

    ResponderExcluir
  19. Caro colega Goulart,
    Não é difícil conseguir a prorrogação, pois eu acredito que ninguém da atual gestão será contra no meio de um processo eleitoral, principalmente porque essa prerrogativa é da alçada somente da diretoria. Pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  20. Eu espero que os aposentados compareçam mais nas eleições ou será que uma redução de 25% no benefício não foi suficiente para fazer todo mundo se movimentar? Se não mudarmos a gestão da Previ, o governo vai acabar com ela da mesma forma que está acabando com a Petrobras. Vamos acordar, povo!!!

    ResponderExcluir
  21. Caros colegas,
    A colega Isa Musa fez uma ótima resposta ao ex-Diretor da Previ, Sr. Sasseron, citada pelo colega Rafael em um comentário acima, que eu reproduzo abaixo:

    "A mensagem do ex-diretor da Previ, Sasseron, é no mínimo cínica, para não dizer indecente, imoral. Sasseron, às vésperas de nova eleição da PREVI tenta ressurgir dos mortos para defender a mesma burocracia sindical parasitária que fez dele e seus asseclas guindados a conselheiros e diretores da Previ ao longo dos anos, exatamente desde 1997, quando a troco de direitos que a lei já concedia, mas a Previ se escusava a implementar, os trocaram - esses direitos - pelo perdão de uma dívida do Banco para com a Previ de mais de 5 bilhões de reais.
    Sasseron convenientemente oculta que esse “interventor” de 2002, de ordem de Fernando Henrique Cardoso que ele e sua CONTRAF CUT tanto esculhambaram, tão logo Lula foi eleito, foi guindado à Casa Civil, mais tarde substituindo até o próprio Ministro da Casa Civil, trata-se de Carlos Eduardo Esteves de Lima. Ao que se vê, esse interventor, Carlos Eduardo, serviu muito bem aos interesses de ambos os Governos, tanto o de FHC quanto ao de Lula.
    Depois, Sasseron se arvora na defesa de que mesmo sem existir qualquer norma legal, o BB se apropriou em 2007 “só” de 30% das reservas a troco de alguns benefícos que sequer contemplaram a todos participantes e assistidos.
    Veio o acordo de 2010, já sob o tacão da Resolução CGPC 26, esta sim! Verdadeira "pérola" engendrada dentro do Conselho formado em maioria por homens do Governo Lula, assinada pelo então Ministro petista José Barroso Pimentel onde ai sim: Governo e Patrocinadores fazem barba, cabelo e bigode: determinam por decreto que, havendo superávit, patrocinadores ficam com a metade e participantes e assistidos ainda têm de se sujeitar aos caprichos do Banco para definir o que fazer com a outra metade, “a nossa metade”. Ou seja, sem discussão, sem choro e nem vela, de imediato o BB tem a metade e ainda decide como e quando nós teremos algum quinhão com o que sobrou.
    Sasseron, hoje afastado dos quadros da Previ, aposentado “sem teto”, já que se beneficia da má vontade dos dirigentes do banco e previ para cumprir as determinações da Previc quanto ao estabelecimento do teto de benefícios Previ, ressurge das trevas, qual cadáver insepulto, a espalhar a pestilência de suas análises sempre a favor do patrão.
    Vá de retro Satanás!
    Isa Musa"

    ResponderExcluir
  22. Querida Cecilia
    Não entendi a sua posição de votar contra a ANABB divulgar todas as Chapas das eleições CÁSSIO e PREVI. Sei que eles são pelegos , mas acredito (posso estar errado) que isto iria ajudar a oposição que não tem máquina e nem dinheiro para a campanha. Fiquei muito desconfiado.

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecília, acho que está caindo de maduro a ANABB PRESSIONAR A previ, para a suspensão das contribuições para quem contribuiu com 360 parcelas(meses). em 2007, com o acordo , aPREVI, INCLUSIVE COM DESTINAÇÃO de valores vultuosos aos mais antigos, tipo, reconheceu o direito. Trata-se de isonomia de tratamento. Cutuca que dá certo. A Anabb é forte, como recentemente pediu o uso pelos participantes da ativa, do BET aprovisionado, para uso de pagto de contribuições, empr simples.Nada custaria questionar a PREVI? O que acha?

    ResponderExcluir
  24. Excelente post, Isa Musa! Colige de forma suscinta e contundente o panorama historico recente de nossas vicissitudes, alem de modular o tom exato de nossa indignacao e revolta. Parabens!

    ResponderExcluir
  25. Muitos colegas escrevem mostrando sua total descrença na política e políticos, dizendo que não vão mais votar em ninguém, que é tudo farinha do mesmo saco, pedem que os blogs se abstenham de veicular matérias políticas. Desde que tenho consciência política, a partir de 1964, com exceção do governo Itamar Franco, todos, por vários motivos, foram execráveis, desde a ditadura militar, passando por Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma. O problema é que, a partir do segundo mandato de Lula, a coisa piorou muito. Durante seus quatro primeiros anos, estava mais ou menos, o Palloci conseguia conter as insanidades econômicas dos petistas. A partir de seu afastamento do governo, derrubado por “cumpañeros muy amigos”, a coisa enveredou por caminhos que nem a ditadura militar teve a coragem de percorrer. O legislativo foi transformado em “puxadinho” do palácio do Planalto, no judiciário, nos tribunais superiores, estão sendo nomeados ministros alinhados ao governo, no preenchimento de cargos, o último quesito é competência, o primeiro é estar alinhado ao petismo.
    O quadro é sinistro, a presidenta Dilmula é franca favorita à reeleição, e pior, o PT vai disputar, pela primeira vez com chances reais de sucesso, o cargo de governador dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Brasil pode virar o México de décadas atrás, onde o Partido Revolucionário Institucional ficou mais de 50 anos no poder.
    O fim de nosso BET e o retorno das contribuições ocorreu em virtude da queda das contações das ações, o que foi causado, essencialmente, pelos descalabros da condução da economia pelo PT. Isto prova que o problema de nossa PREVI é, essencialmente, político. Podem me cobrar depois, mas tenho a certeza que, quando os petistas forem varridos do poder, seja quem for que assuma o governo, a cotação das ações vai subir mais de 100%, no primeiro ano.

    A alienação política é tudo de bom para o PT, isto o ajuda a se manter no poder. Vamos tapar o nariz e votar nas eleições, em qualquer candidato da oposição, tentando forçar a realização de segundo turno. Aí, será outra batalha, vamos ver para que lado pende os 70% de eleitores que, ainda de forma difusa, segundo pesquisas, desejam mudanças. Não acredito que a saída do PT do poder melhore nossa situação na PREVI, continuaremos sendo roubados. Minha preocupação maior é com nosso país, com o futuro que espera nossos filhos e netos, com o Brasil sendo transformado em uma imensa Cuba.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Cecilia e Colegas,

    Os dirigentes da PREVI indicados pelo BB (e o Governo por tras) devem estar rindo muito de nossa ingenuidade e impotencia: tanto empenho e animacao em torno das eleicoes, tanto alvoroco e embate, como sempre, para emplacar uma chapa que possa conquistar a representacao reservada aos associados, quando, todos sabemos, essa e uma eleicao vazia, pois os eleitos sao destituidos de qualquer poder efetivo. O BB (e o Governo por tras) eh que exercem o monopolio do Poder, atraves do rasteiro Voto de Minerva. E nos correndo atras da bola feito autenticos alienados, em um jogo com placar ja estabelecido.
    Quantos egos exaltados, quanta discordia, quanta energia desperdicada, numa batalha perdida. Uma vez eleitos ocuparao postos de meramente decorativos, numa corporacao viciada. Enquanto nos iludimos com a ficcao que nos eh apresentada, os donos ocultos do poder se divertem com nossa ingenuidade.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  27. Lá (na política partidária) com aqui a história é a mesma, nosso eleitorado é na maioria - e bota maioria nisso - alienada, não sabe em quem votar, não acompanha o desempenho de seus candidatos, muita gente sequer sabe como funciona o processo eleitoral; o poder que tem sobre as decisões nos rumos da PREVI e do sistema. O que nos constrange é saber que o eleitor da PREVI é alfabetizado, consciente, politizado, mas é essencialmente comodista...
    Eu espero que os aposentados compareçam mais nas eleições ou será que uma redução de 25% no benefício não foi suficiente para fazer todo mundo se movimentar?...
    A QUESTÃO É QUE OS VELHINHOS SABEM QUE TODO O JOGO HOJE EXISTENTE É CIRCENSE, OU SEJA, É PARA PLATÉIA. POIS NA VERDADE TANTO LA NA POLITICA PARTIDARIA, COMO CA NA POLITICA DA NOSSA PREVI, É TUDO UM JOGO DE CENA, NÃO IMPORTA QUEM GANHA, POIS QUEM FOR ESTÁ NA MÃO DOS POLITICOS PARTIDARIOS E NADA PODERÁ FAZER E PROVAVELMENTE NADA FARÁ PARA NÃO PERDER A MAMATA QUE CONSEGUIU COM OS NOSSOS VOTOS.
    PORTANTO OS VELHINHOS CANSADOS PREFEREM SE ABSTER DO QUE TER QUE PARTICIPAR DESSA IGNOMINIA, OU SEJA, DESONRA EXTREMA.

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecília.

    Uma chapa Previ, com você logicamente, Isa Musa, Medeiros, João Rossi Neto, Ari Zanella, Ruy Brito, seria imbatível.

    ResponderExcluir
  29. CONTRIBUINTE DO PLANO 118 de fevereiro de 2014 às 17:56

    Sugestão para CHAPA à Previ:

    item Contribuições ao Plano 1:

    a) que os participantes ativos possam usar seu SIBET, para pagarem suas contribuições mensais à PREVI; (menos de 30 mil pessoas)

    b) que os participantes externos ("autopatrocinados")recebam sua cota de 20% do BET, da mesma forma que os patrocinadores BB e PREVI receberam as suas, como patrocinadores do Plano 1
    (pode ser em 48 suaves prestações mensais, à crédito das respectivas fopags: são uns 4 mil participantes);

    c) que o Plano 1 da PREVI cesse a cobrança das mensalidades após a 360ª parcela ( 30 anos de contribuição). Beneficia todos os 117 mil participantes, com mais de 40 anos de idade.
    Em nada auxilia o pagador e o Plano 1 é rico demais (R$ 150 bilhões), para cobrar "ad infinitum", sem necessidade.

    d) que devolvam àqueles não-beneficiados pelo "Renda Certa" a sua contribuição excedente a 360ª, mensalmente, na própria FOPAG, inclusive as contribuições recolhidas pelo 7 anos advindas do superavit, alocadas no Fundo de Contribuições.
    Motivo: O Plano 1 não precisa de contribuição após 30 anos de pagamentos mensais.

    e) (aberto à sugestões)..

    Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Cecília - Olha o que está postado em um grupo do Face:

    PARA DISTRAIR... (A fábula das eleiçoes da PREVU)

    Um dia, o telefone da CUT - Confederação Unida dos Troladores (não confundir com outra confederação) - toca e acontece o seguinte diálogo:

    Alô, Central Únida dos Troladores, boa noite.
    Boa noite, Quem está falando aqui representa o governo da Conchinchina, e temos algumas órdens para repassar...
    Sim, por favor pode falar que estamos prontos para obedecer.
    O negócio é sobre a eleiçao da PREVU (Caixa de previdência do Banco da Conchinchina). Vocês sabem que este ano tem eleiçao da nossa Chefe, e a órdem é clara, nossa confederaçao tem que continuar dominando todas as diretorias da PREVU.
    Mas chefe, a coisa tá dificil, tiramos o BET dos velhinhos e das viuvas, voltamos a cobrar contribuiçao de todo mundo, o dinheirinho do pessoal mais novo não tá rendendo nada, acho que este ano não vai dar certo não. Chefe, tem muita velhinha que não tem nem dinheiro para pagar o aluguel, nós estamos acabando com eles.
    Não importa, prometa que vocês vão voltar com o BET, agora permanente, vão parar de cobrar contribuição e vão implantar o tão sonhado TETO.
    Chefe, desculpa mas nem nós temos coragem de falar isto, estamos falando a mesma coisa nas últimas eleições, mas nossos companheiros que estão mamand.(digo recebendo) não querem isto não, e já provamos que não temos competência para administrar a PREVU. Chefe, só dava certo quando a bolsa dava 80% ao ano, aí era fácil esconder nossa INCOMPETÊNCIA.
    É pra falar e pronto. Diga que a culpa é do governo, falem mal de nós, falem que não concordam com a diretoria do Banco da Conchinchina, que vão entrar na justiça contra nós...falem qualquer coisa, mas temos que ganhar.
    Chefe, todo mundo sabe que estamos do mesmo lado, isto não está colando mais.
    Olha, queremos que Articulem uma chapa que mostre " Unidade"
    , peguem um presidente de um sindicato de um estado grande, uma mulher que infiltramos em uma Associação de Antigos Funcionários, um ou outro traidor e mais alguns pelegos e vamos pra rua.
    Sei não chefe... mas de que estado vamos tirar o tal presidente de sindicato, se ninguem mais confia neles?
    Uai, escolha vocês mesmos sô.
    E o que vamos falar na campanha chefe?
    A mesma coisa que sempre falamos, utilizem todos os sindicatos aliados, façam muitos jornais e panfletos, falem mal de quem estiver mais forte, inventem, criem factoides, criem dossiês... E lembrem-se, só precisamos do voto de uns trinta mil desinformados, isto é fácil, afinal nós sempre conseguimos.
    (ATENÇAO - Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência..Ou não )

    ResponderExcluir
  31. Cara Cecília,
    Estou de acordo com o anônimo 16:24. O tempo está passando e até agora NADA. Vamos traçar nossa estratégia em cima do pessoal da PREVI FUTURO. Qual o Sonho deles???? todo mundo sabe, é ou não é??? HERDAR O SALDO DO PB1. Podemos lutar por isso. É melhor deixar pros colegas do que prá o BB/GOVERNO.

    ResponderExcluir
  32. ANONIMO DAS 15:56 DE 18022014

    O PROBLEMA MAIOR ESTÁ EM QUEM VOTAR, PORQUE TODOS, SEM EXCECAO, PROMETEM ATÉ O QUE NÃO SE PODE REALIZAR, MAS PROMETEM, E DEPOIS DE ELEITOS, NÃO CUMPREM COM O QUE FOI DITO NO PERIODO ELEITORAL.

    ResponderExcluir
  33. Qualquer candidato que prometer sabidamente o que não pode cumprir com certeza NÃO TERÁ meu voto.

    ResponderExcluir
  34. Cecília,

    ANABB publicou no site que enviou carta a Previ cobrando o BET dos autopatrocinados, já que esqueceram em outras reuniões.
    Seria bom juntar forças uma vez que os autopatrocinados voltaram a contribuir com mais 4,8% pelo BB. Muito injusto, pois no futuro essas contribuições podem verter em superávit para o Banco do Brasil.

    Agradeço sua luta e dedicação.

    ResponderExcluir
  35. Pergunta:

    Porque não se processa diretamente os diretores, por gestão temerária por aplicar nas empresas recomendadas/de fachada, indicadas por políticos em qualquer nível?

    ResponderExcluir
  36. Plano PB1 e Plano Previ Futuro são planos totalmente distintos.
    Um não tem nada a ver com o outro, exceto que são administrados pela Previ.
    Para herdar o "patrimônio da herança", só se for por "testamento".

    ResponderExcluir
  37. Se os autopatrocinados ingressarem na justiça com certeza obterão ganho de causa. Seu direito é líquido e certo, pois contribuem como participantes e patrocinadores. O BB guloso não tem o que reclamar de um superávit que não ajudou a formar.

    ResponderExcluir
  38. Os auto-patrocinados (CONTRIBUINTES EXTERNOS) do Plano 1 da PREVI pagam sua contribuição mensal e mais a cota-patronal.
    Quando do pagamento do BET, as patrocinadoras BB e PREVI receberam os seus 20%, tal qual os assistidos, nos respectivos "fundos previdenciais"
    Pergunto: Por que não pagaram os 20% do BET relativo às cotas-patronais dos auto-patrocinados ?
    A ANABB está cobrando oficialmente uma resposta da PREVI.
    Vamos fazer a mesma cobrança 2ª feira, dia 24 de fevereiro, por escrito, na apresentação do Balanço 2013 que a PREVI transmitirá via internet, em seu site.
    Agendem.

    ResponderExcluir
  39. RENDA MENSAL INICIAL - ESTATUTO DA POSSE - O TST tem jurisprudência de que vale o Estatuto da Posse para definição dos proventos iniciais de complemento da Previ.
    Quem ingressou no BB em 28.08.1979 está dentro do Estatuto de 1972; depois teve o Estatuto de 1980 e de 1997. O Sasseron e o Dan juram que o de 1997 é mais vantajoso em 100% dos casos. Será possível? e a Parcela Previ, existia antes de 1997 ou 1980? E quais as VERBAS que entram basicamente como salário de contribuição num e noutro Estatuto? Cecília, poderia dar alguma explicação para os interessados? Porque tanta certeza assim dos nossos algozes?

    ResponderExcluir
  40. REDUTOR DE BENEFÍCIO EM FUNÇÃO DA IDADE? De que se trata essa bomba de hidrogênio mencionada no último post no Blog do Medeiros? Li na Lei que jamais pode ocorrer redução de benefício ... Mas será possível?

    ResponderExcluir
  41. Caro colega anônimo das 09:50h,
    Nós não fomos contra ao jornal, fomos contra ao projeto de filmagem em função da pouca abrangência, pois poucos acessaram os vídeos e o programa têm um custo muito alto. Em relação aos jornais, a nossa proposta é que cada chapa envie o conteúdo do jornal e a Anabb cuidaria da impressão e postagem, colocando os jornais em uma única remessa. Dessa forma, não teria o risco de um jornal chegar e outro não e as chapas teriam liberdade de preparar seus materiais.
    Essa é a nossa proposta, inclusive esse assunto deveria ser discutido em uma reunião presencial e não através de consulta epistolar (por email).

    ResponderExcluir
  42. Cara colega Cecília,

    Permita dirigir-me ao anônimo de 18 de fevereiro de 2014 18:51

    Caro Anônimo,
    A fábula que você contou Não é para DISTRAIR, é para aumentar mais a nossa preocupação com o estado de coisa envolvendo o nosso fundo de pensão.
    Se chegou aonde chegou, pode ficar pior. Alarmes houveram, a gente é mesmo acomodado, nunca prestamos atenção devida ao perigo que corremos. Sucessivas eleições e o quadro continua o mesmo: promessas e promessas, ninguém confere depois se foram realizadas, o que foi feito a favor do participante, enfim, olhe seu texto, "os 30 mil desinformados", são exatamente do que ELES precisam para continuarem dando as cartas, até quando?

    Aos demais colegas e pensionistas

    A diretoria da PREVI convida-nos a assistir, via internet, à Demonstração de Resultados/2013 - dia 24/02/14 às 16h. Aí eu pergunto: quantos associados vão se dar ao trabalho de assistir? É chato sentar na frente do monitor e ficar por um tempão a contemplar o desfile de motivos e números (negativos) para justificar a suspensão do BET, etc. e tal - aquele blá-blá-blá que a gente está cansado de ouvir já de outros demonstrativos, mas essa mesma diretoria vai ficar se sentindo vigiada ao perceber, pelo controle de acessos, que uma grande quantidade de participantes se ligou no site; então meus amigos, a hora é agora, chega de comodismo, vamos marcar o time adversário, e se a gente comprar a briga, o placar vai ter outro resultado. Pelo menos faça a sua parte, assista e instrua os outros colegas a assistirem.

    ResponderExcluir
  43. Concordo com o colega Brito, quem não estiver a fim de assistir às baboseiras que eles vão falar, pelo menos deixe o computador conectado na apresentação, e vá fazer algo que valha a pena.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário