quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Agora vem o Apagão...

Caros colegas,

O mês de fevereiro começou literalmente no inferno - calor, apagões espalhados ao redor do país, falta de água em várias localidades, falta de chuvas e, o pior, que é o apagão no bolso dos colegas aposentados do Banco do Brasil, a redução drástica dos benefícios que atingiu a milhares de colegas, alguns em situação já bem difícil.

O pior é que 2014 é um ano eleitoral e, dificilmente, o Governo irá assumir alguns tropeços, falhas de encaminhamento e problemas sérios. Ele vai continuar jogando toda essa sujeira para debaixo do tapete com a ajuda de "contabilidades criativas" no balanço das empresas estatais e em outras empresas responsáveis por repassar dividendos aos cofres públicos. A minha maior preocupação é sobre o balanço da Previ - qual será a "contabilidade criativa" utilizada para inchar o resultado? Precisamos unir forças para olhar com muito cuidado esse balanço. É preciso observar se há rubricas estranhas que possam trazer dúvidas sobre o resultado.

Outra notícia importante foi a prisão dos mensaleiros, o Deputado João Paulo Cunha, do PT e o Pizzolato (bem conhecido nosso), também do PT, preso com as calças na mão no norte da Itália com os bolsos recheados de euros e dólares. Excelente conduta dos Ministros do STF, em especial do Ministro Joaquim Barbosa, porém faltam ser julgados os demais casos ligados a essa praga que é a corrupção (caso do metrô em São Paulo e o "mensalão" do PSDB de Minas). Vamos lembrar, senhores Ministros, que pau que dá em Chico também tem que dá em Francisco e que lugar de bandido é na cadeia, sendo que alguns já nem poderão ser presos, pois o prazo prescreveu.

O ano de 2014 será um ano complicado, as coisas não andarão, pois, geralmente, o ano começa depois do carnaval, que será no início de março, logo depois teremos uma semana de feriados em abril e em junho tem copa do mundo. Fora isso, ainda teremos um segundo semestre recheado de emoções e a chatice da propaganda eleitoral para escolha dos novos governantes do país.

Em 2014 também ocorrerão as eleições para a Cassi e Previ. Pelo que estou percebendo, mais uma vez a oposição não conseguirá se unir, os diversos grupos brigarão entre si e, com essa ação, poderão dar a vitória novamente à chapa branca do governo. Eu tenho lido alguns comentários em alguns grupos e fico estarrecida com a forma como o pessoal conduz as discussões - estarrecida e triste. Eu gostaria que as pessoas me criticassem pelas minhas ações e não pelas ações de outros. Cada um deve pagar pelos seus erros. Eu não tenho o menor problema em receber críticas, até gosto quando são construtivas, pois é a partir delas que podemos crescer e aprender, porém o objetivo de alguns grupos é denegrir a imagem de alguns que não fazem parte do "seu grupo" e que incomodam de alguma forma. São insulares e só àqueles que são da rodinha são merecedores de confiança. Fazem o mesmo jogo que os do PT - excluem todos os que não são militantes, uma atitude bem stalinista.
Se eles pensam que me intimidam, estão muito enganados. Esses grupos que já têm seus candidatos e que jamais vão tentar dialogar e também dificilmente ocuparão cargos onde realmente possam fazer alguma coisa. Destruir é muito fácil, porém construir é que é difícil e eles preferem continuar apenas esperneando, pois por incrível que pareça dá muito menos trabalho do que enfrentar as feras e assumir uma posição.

42 comentários:

  1. Vejo que alguns colegas acham que a melhor solução seria cada um retirar suas reservas da PREVI, e administrar a própria aposentadoria.Como diz a bela música de Paulinho da Viola, "dinheiro na mão é vendaval". Poucos, muito poucos, pouquíssimos teriam a educação financeira para ter sucesso em tal projeto. Vocês eu não sei, mas puxando pela memória, lembro de apenas dois colegas que se deram bem aderindo ao PDV, sem aposentar, sacando o total de suas reservas,isto representa uns cinco por cento;o restante deu com os burros n'água.Alguns, que receberam menos dinheiro e se aposentaram, recebendo um baixo valor da PREVI, ainda salvaram a situação; bem ou mal, recebem alguma coisa para sua sobrevivência, que agora vai baixar mais ainda, pois terão que pagar a contribuição (4,8%) em dobro, pois terão que arcar com a quota patronal.


    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,

    Deixe-me contar uma historinha rápida mas exemplar.

    A última agência onde trabalhei até a aposentadoria, quando lá tomei posse haviam 129 funcionários, era cronicamente deficitária; no tempo de FHC começou-se uma enxugada para redução do quadro - 1995/98. Todo mundo estressado temendo entrar na lista negra.

    Havia na agência um funcionário com a fé-de-ofício mais suja que macacão de carvoeiro, esse tal era representante sindical e nunca entrava nas listas porque tinha imunidades, inclusive nem trabalhava - roubou cheques da COMPE, a ordem lá de cima era para que ele assinasse o ponto no saguão ao público, não lhe sendo permitido ingressar na área restrita interna da agência, porém, a cada 2 anos, nova eleição para representante sindical e a figurinha ganhava todas, até o padre da cidade entrava como caça-votos do meliante, e os bons funcionários tomando pé na padaria; o protegido do PT ganhando dinheiro sem trabalhar. A outra representante também era da mesma laia do sevandija, isso demorou quase uma década, até que se acordou e começou-se a fazer campanha contra aquela situação: o primeiro foi excretado do Banco, a outra teve caducada sua imunidade e tomou rumo ignorado (transferida).

    Será que não está na hora da gente começar a expelir esse tipo de parasito do nosso meio?

    ResponderExcluir
  3. caro colega Wilson,
    Eu pensei que com tudo o que aconteceu nos últimos meses que poderíamos vivenciar um novo tempo, onde todos se uniriam contra o "status quo". Ainda tenho esperança, pois seria a única solução de tentarmos mudar algo.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega Brito,
    Eu também presenciei vários coleguinhas nessa mesma situação. Pessoas que nunca trabalharam e que no Governo PT se aposentaram como grandes executivos responsáveis por verdadeiros mananciais de dinheiro. Não é a toa que o tesoureiro Delúbio conseguiu tantos recursos em tão pouco tempo. São muitos militantes em altos cargos ganhando altos salários.

    ResponderExcluir
  5. Não Cecília, não concordo que seja só no governo do PT que ocorreu acontecer quem nunca trabalhou se dar bem.
    O colega comenta que a época foi 1995/1998.
    Muitos "colegas" alguns até com processo administrativo se encostavam ora nos sindicatos ora em uma grande associação de defesa do Banco ora na direção de entidades de funcionários.
    Estão ainda por aí na "dança das cadeiras" ou eternos candidatos nas eleições Cassi/Previ.
    Não estou defendendo o PT, mas a pratica vem de longe.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega anônimo das 00:33h,
    Realmente essa prática é antiga, mas vamos lembrar que o PT sempre dominou os sindicatos, só que agora essas pessoas assumem cargos no alto escalão. Essa é a diferença, inclusive podemos notar que eles tem colocado militantes do segundo e terceiro escalão do grupo para participar das eleições, pois os "capas" estão na direção de grandes empresas ou em altos cargos do governo.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia, INFELISMENTE, o que é bom para o PT, não é bom para o país( tbem p/PREVI). Nós, eleitores nao devemos mais votar na "PETEZADA".

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos nós conhecemos alguns coleguinhas que não trabalhavam e só davam problemas mas acabaram alcançando postos mais elevados.Mas a minha repugnância é maior ao ver alguns deles que depois de aposentados vivem ocupando cargos na Previ, Cassi,Anabb, Cooperforte e Afabbs.

    ResponderExcluir
  9. Ilustre Dra. CECÍLIA:

    A PREVI não vai poder "inchar o balanço", senão será passível de continuar a pagar o BET.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecilia,

    Conforme você diz:

    "Eu também presenciei vários coleguinhas nessa mesma situação. Pessoas que nunca trabalharam e que no Governo PT se aposentaram como grandes executivos responsáveis por verdadeiros mananciais de dinheiro."

    Você poderia dar o nome aos bois, inclusive de todos os beneficiários da milionária "renda certa". Afinal, é de nosso interesse essas informações.

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  11. Cecília, é preciso uma mobilização sua rápida, juntamente com Zanella, Medeiros, Rossi e outros, para a composição de uma chapa para a eleição da Previ, para derrotarmos esses inimigos dos associados e pensionistas.

    ResponderExcluir
  12. A burrice de alguns petistas não tem limites, o Zé Dirceu fez escola com a lambança de querer comprar apoio político com dinheiro vivo.
    O condenado Henrique Pizzolato fugiu para a Itália, com um passaporte falso emitido em nome de um irmão já falecido(não respeita nem os mortos). Lá, ele foi capturado, podendo ser condenado a até 3 anos de prisão, por falsidade ideológica, e ainda ficar devendo a condenação no Brasil. Tivesse ele se entregado à justiça, como todos os outros condenados, estaria em uma cela especial no presídio da Papuda e, com bom comportamento, ganharia a liberdade em 2 anos, após cumprir um sexto da pena.
    Com a fuga, seu nome foi notificado à Interpol de 160 países, como fugitivo e, pior ainda para ele, começaram a vasculhar suas contas no exterior, localizando-se milhões de euros que o governo brasileiro está tentando bloquear. Alguém foi atrás do dinheiro dos mensaleiros que não fugiram?

    ResponderExcluir
  13. Eleição PREVI - Agruras de Pai e Filho

    Abaixo mensagem que recebi de Victor e Rubens que solicitaram seja divulgada.
    Abraço,
    Carvalho

    “De logo quero pedir que esse e-mail seja distribuído para o Brasil.
    Victor Muhana, aposentado, 88 anos, PREVI-Plano I e Rubens Viana Muhana, PDVista, sentimos pelos e-mail´s que recebemos, que a situação é realmente caótica com alguma certeza de agravar-se.
    Diante disto julgamos que se tornam indispensáveis providências bem antecipadas com o objetivo de que nas próximas eleições todos estejamos unidos em torno de um Nome sabidamente honesto, capaz e integrado a todos os problemas da PREVI, que tenha acuidade para formar uma chapa que lhe auxilie efetivamente na nova administração.
    Agruras de pai e filho.

    Victor Muhana
    9.522.680-X

    Rubens Viana Muhana
    8.853.910-5”

    ResponderExcluir
  14. Roberto Martines 8670089-87 de fevereiro de 2014 às 13:06

    O mau das pessoas é só querer fazer reforma na casa dos outros na nossa é mais difícil, e quem esta no andar de cima então sempre olhando pra cima, eu também contribui muito a minha vida laboral foi pro BB dos 20 aos 50 e agora saio ganhando $ 1500 e os trinta anos foi no fio da navalha e a faca no pescoço (metas, metas e metas). Então pessoal aposentados e os da ativa vamos crescer e fazer uma chapa única com os melhores pra PREVI com os melhores colegas, quanto ao salário de cada um eleito é bom que quem ganha acima do teto que deposite em juízo em favor da PREVI e de preferência não aceitar nenhum outro cargo em outras empresas e se aceitar depositar os salários na conta da PREVI. Aí eu vou começar a acreditar no nossos eleitos.

    ResponderExcluir
  15. Nestes tempos bicudos, de retorno das contribuições, fim do BET, PT no poder, sempre é bom das umas boas gargalhadas.
    O condenado do mensalão Henrique Pizzolato, que havia fugido e estava escondido na Itália, onde entrou com documentos falsos, foi preso e está sendo processado por falsidade ideológica. Pensando estar no Brasil, ele entrou com pedido para responder ao processo em liberdade. Uma das ponderações de seu pedido dizia que ele “SE COMPROMETE A NÃO FUGIR”!! Lógico que a justiça italiana não acolheu seu pedido, ele passou os últimos 5 anos no Brasil planejando uma fuga cinematográfica, que acabou virando comédia-pastelão. Considero uma vergonha este elemento ser colega aposentado do Banco do Brasil. Se não me engano, ele continua recebendo seu benefício da PREVI.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega Marco Antônio,
    Essas informações nunca foram divulgadas, até porque é proibido, por lei, divulgar nomes e valores recebidos. Essa relação dos valores individualizados foi mostrada só depois que foram pagos os benefícios de renda certa. O que a área de Seguridade apresentou à diretoria na época da aprovação foi os valores por faixa e nessa separação não dava para perceber que existiam pessoas que receberam mais de R$ 1 milhão, o que é um absurdo e não condiz com os benefícios que são pagos.

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecilia, não posso ficar calado.
    No blog do Zanella tem uma pensionista quasse morrendo do coração. No Medeiros
    ela foi maltratada. A senhora poderia ajudar-la? faltam apenas 600 reais ( CREIO Q MAIS NADA ENTROU POIS ATÉ O MOMENTO ELA NÃO PRESTOU MAIS CONTA) Não a critique. eu fiz uma pequena doação.

    Gerson

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Wilson Luiz,
    Eu tive o desprazer de ser conselheira junto com esse senhor. Ele era Presidente do Conselho Deliberativo da Previ e sua prepotência e arrogância era difícil de engolir, tanto que houve uma reunião que nós quase nos atracamos em função de sua postura totalmente irônica e agressiva, era uma pessoa sem caráter e não entendo como vários colegas gostavam muito dele e o respeitavam, inclusive o PT, que o renegou depois que descobriu que ele desviou recursos que seriam do partido para o seu bolso. Se vocês notarem, ele não teve quase nenhum apoio do PT no julgamento e, segundo ele jogou na mídia, ele tem um dossiê contra vários "capas" do partido.

    ResponderExcluir
  19. Sra Cecilia,
    Não podemos novamente votar nessa corja que está acabando com a nossa Previ. É preciso que haja apenas uma chapa de oposição. Precisamos fechar os nomes mais importantes que conhecem e podem brigar pelos participantes. Só boa vontade não basta, é preciso conhecer para não ser engolido pelo Banco. Vamos ser racionais, esquecer as mágoas e ataques e, com maturidade, avançar em uma chapa que tenha condições de ganhar.
    Zé Augusto, SP.

    ResponderExcluir
  20. Não podemos entregar novamente de bandeja, nas mãos do partido que hoje comanda os destinos da Previ, os cargos postos à disposição nas eleições Previ-2014. Mas entendo que essa tarefa não depende somente dos associados. Os candidatos aos cargos, em particular Você e o colega Medeiros, também têm sua parcela de responsabilidade. Podem e devem se unir em torno de apenas uma chapa de oposição. Ainda há tempo para se costurar essas alianças. Ou será que isso é utopia? Aqueles sobre os quais depositamos as nossas esperanças de dias melhores, reitero que são Você e o Medeiros, têm também a obrigação de colocarem os seus nomes em disputa apenas para cargos na categoria de membros efetivos. Jamais como suplentes.

    ResponderExcluir
  21. Realmente estamos perdidos.Um determinado blog pediu ajuda financeira para uma pessoa sem revelar o apelido pelo qual ela já é bem conhecida e que num outro blog foi comentado que essa pessoa era uma infiltrada.

    ResponderExcluir

  22. PAPUDA’S NEWS
    O deputado João Paulo Cunha, preso na penitenciária da Papuda, havia solicitado à justiça permissão para continuar exercendo, durante o dia, seu mandato, voltando à prisão para dormir, à noite, seria mais um deputado-presidiário. Também batia no peito, dizendo que iria lutar até o último voto defendendo seu mandato parlamentar da cassação. Eu estava curiosíssimo para ver, pela TV Câmara, como seria a primeira votação da cassação de um parlamentar por voto aberto; mas para minha frustração, o leão miou, o João Paulo foi convencido a renunciar, não se sabe(ou se sabe) por quem.

    ResponderExcluir
  23. Ainda sobre a divulgação dos beneficiários do renda certa, quero declarar que sou contra. Foram 13.000 colegas beneficiados, alguns com valores irrisórios. Não posso acreditar que todos os 13.000 se reuniram para formar uma imensa quadrilha para aprovar este "benefício". Tenho um grande amigo, funcionário dedicado e competente, que trabalhou 39 anos,por amor ao antigo Banco do Brasil e pela contribuição que estava dando para o desenvolvimento do país; dos seus 39 anos de serviço, 7 foram de graça, pois já havia atingido o teto da PREVI(naquele tempo, havia teto, e também ética). Ele ficou surpreso quando soube que, naquela distribuição de superávit, receberia R$ 377.000,00do renda certa, não seria justo expor seu nome à execração dos colegas. Agora, aprovo a divulgação do nome dos 2 ou 3 espertinhos que ajudaram a bolar a mutreta, dela se beneficiando.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia - Nao desista de tentar reunir toda a oposiçao nas eleiçoes da PREVI, temos que buscar um acordo até o último momento pois nao podemos deixar que esta quadrilha continue no comando da PREVI.

    ResponderExcluir
  25. Grupo J&F negocia mais de 2,8 bilhões com fundos para ampliar industria . Se a ideia for adiante, a familia Batista não colocará nem um tostão na operação
    Veja a notícia na Folha de São Paulo - Tá explicado por que não temos dinheiro para o BET é para os apadrinhados do ex-presidente

    ResponderExcluir
  26. O VOTO - Será que temos realmente O VOTO. Acredito que a maioria dos aposentados já compreenderam que na realidade não tem é nada e, por isso, se abstem de votar. Por que não temos nada, simnples, nós não temos nenhum compromisso daqueles que serão eleitos para que possamos destitui-los e/ou substitui-los. Então é evidente que quem conseguiu lograr exito em ser eleito vai querer as benesses do cargo e não terá nenhum compromisso com as dificuldades.
    Aliás isso não acontece só na PREVI a nossa democracia funciona assim, depois de eleitos, adeus aos trouxas, digo, eleitores.

    ResponderExcluir
  27. Não concordo que se una toda a oposição.Temos que analisar cada um pois tem quem é da oposição e só é a favor dele próprio, ou seja, está querendo se dar bem e quando estiver lá mudará o discurso e as atitudes.O Lula era da oposição.

    ResponderExcluir
  28. -Cecília, acabei de ler reportagem no terra sobre o resultado do BB no 4.trim.2013. Redução de 24%. Já seria reflexo das "maracutaias" contábeis envolvendo a Previ? Para refletir-mos.

    ResponderExcluir
  29. Caro colega anônimo das 20:37h,
    Eu já colaborei com a colega. Apesar de ter recebido um comentário muito baixo onde atacava um outro colega que comentou algo sobre a colega que está com problemas de saúde, me ofendendo inclusive sem o menor cabimento. Ajudei a colega qdo li no blog do Ari, justamente por confiar na fonte. Não publiquei o comentário dessa pessoa porque era anônimo e com vários palavrões. É uma pena que existam pessoa tão insensatas e que só sabem atacar sem ouvir.

    ResponderExcluir
  30. Caro colega anônimo das 09:53h,
    Me desculpe discordar, porém isso não é motivo para não participarmos do processo eleitoral e tentarmos escolher os candidatos que podem defender melhor nossos interesses. Quando deixamos de votar, simplesmente estamos dando os votos para quem está na gestão, ou seja, damos os votos para que o Governo Federal através de seus militantes aparelhe a Previ e atenda os interesses apenas do seu grupo, esquecendo que os donos da Previ são os associados.

    ResponderExcluir
  31. Caro Everton,
    Esse é um grande perigo, pois essas ações estão micadas e seria uma péssima decisão. Ouvi falar que a empresa é muito próxima do governo PT, aliás, "irmãzinha do coração".

    ResponderExcluir
  32. Está no "facebook"


    NÃO DEIXEM DE LER ISSO.

    TUMA JUNIOR DIZ QUE RELAÇÃO JBS FRIBOI COM OS GOVERNOS DO PT É A MAIOR “LAVANDERIA DA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA”.

    Mais uma denúncia quente do delegado de polícia e ex-secretário nacional de justiça do Governo Lula, Romeu Tuma Junior, esquenta o debate político no Brasil em 2014. Depois de desnudar o PT através do livro Bomba, Assassinato de Reputações, Tuminha entrou de sola nos governos do PT ao tratar das eleições deste ano. Ao responder na rede social Twitter ao engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Paraná, Ossami Sakamori, Tuma Junior levantou a bola para um assunto de extrema gravidade.
    O professor Osssami Sakamori trouxe a Tuma Junior a informação da GIGANTESCA dívida do grupo empresarial JBS Friboi com o BNDES, que beira a R$ 30 BILHÕES, sendo que a empresa vale apenas (8) OITO BILHÕES DE REAIS.

    A coisa engrossou quando o professor da Universidade do Paraná informou a Tuma Junior que o Grupo JBS Friboi bancará a campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2014.
    O ex-secretário nacional de justiça do governo Lula, um homem dos mais bem informados da república, bateu pesado ao responder Ossami Sakamori. Tuminha garante que quando tudo vier à tona quanto a relação JBS Friboi e Governos do PT, o Brasil verá o aquilo que ele diz ser

    “A MAIOR LAVANDERIA DA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA”.

    Fonte: .canalgama

    ResponderExcluir
  33. Que tal passarmos estas ações do governo contra a PREVI, para serem usadas em campanhas eleitorais. A oposição vão gostar.

    ResponderExcluir
  34. EU TENHO UM SONHO! VER UMA CHAPA PARA A PREVI Com Cecília Garcez e Isa Noronha nos cargos de Diretoras. É possível? SERIA IMBATÍVEL

    ResponderExcluir
  35. Previ mostra no seu site que fez consulta à Previc para que os colegas da ativa possam usar o BET no pagamento das contribuições. Mas o Banco já ia usar a parte dele também para isso! ... Cecília: será que querem agradar com vistas à eleição? e para os aposentados? espero que a Previ ponha a mão na consciência: os aposentados e pensionistas não tem PLR, vale refeição, FGTS + INSS para quem está aposentado e continua trabalhando etc ...

    ResponderExcluir
  36. Carlo colega Alcides Mauricio,

    Dizem os mais bem informados que o dono oculto da FRIBOI eh nosso ex (?) presidente Lula.

    ResponderExcluir
  37. Prezada Cecilia e Colegas,

    Por que ninguem na imprensa, na TV, na "oposicao" ao Governo, nos orgaos fiscalizadores, NINGUEM, levanta a voz na midia para denunciar o mega roubo que esta sendo operado no Brasil?
    Respondo porque: todos estao envolvidos ou sao, de forma direta ou indireta, beneficiados pelo esquema.
    Ninguem se iluda, nao existe um autentico paladino da justica. Nao existe ninguem totalmente impoluto.
    Nosso Pais esta totalmente contaminado pela corrupcao. Nao ha retorno.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  38. O tempo esta passando. O que sera de nossos colegas mais necessitados?

    ResponderExcluir
  39. Caro colega Carlos,
    Infelizmente, eu tenho que concordar contigo. A corrupção é uma praga que tomou conta de nossos políticos, mas precisamos acreditar que isso poderá mudar, senão aí sim tudo estará perdido.

    ResponderExcluir
  40. Caro colega Rafael,
    A Previ soltou um comunicado com essa informação de que estaria consultando a PREVIC da possibilidade de utilização dessa reserva individual do pessoal da ativa do Plano 1 para pagamento das contribuições. Eu, sinceramente, acho que não vale a pena, pois esses recursos desses fundos rendem o atuarial na Previ até que o pessoal se aposente. Logo, é uma rentabilidade que não dá para menosprezar. Como isso é opcional, os colegas terão que informar se têm interesse em descontar as contribuições do seu fundo. Na minha opinião não vale a pena.
    Em relação aos aposentados e pensionistas, não existe essa possibilidade porque nós já recebemos os valores referentes ao BET. O pessoal da ativa teve esses recursos depositados nesses fundos individuais para utilização apenas quando se aposentarem.

    ResponderExcluir
  41. Caro colega anônimo das 12:47h,
    Eu acho pouco provável que a colega Isa tenha interesse em ser diretora. Acho pouco provável que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  42. Prezada colega Cecília,

    Sei que não adianta chorar sobre o leite derramado, mas temos que continuar lembrando e refletindo sobre os erros que cometemos no passado, para que não os repitamos no futuro.
    No caso do BET houve puro açodamento. Se tivéssemos à época recusado a proposta, só restaria um caminho à PREVI: efetuar o realinhamento do Plano 1.
    Consequências desastrosas de nossa atitude (minha, inclusive):
    1. Admitimos parcelamento do BET, deixando-o passível de extinção antes do final do prazo acordado; deveríamos ter pedido, no mínimo, divisão imediata do total dos saldo já aprovisionados para tal.
    2. Permitimos, com o BET, que o patrocinador viesse a se beneficiar indevidamente de tais recursos, dando, por omissão, tácita concordância à malfadada Res. 26.
    3. Os funcionários na ativa (nada pessoalmente contra eles), por ainda não terem direito à aposentadoria, não poderiam receber, mesmo para uso futuro, qualquer valor relativo ao BET. Isto porque eles tinham mera expectativa de direito. Inclusive não contribuíram desde a suspensão das contribuições para a formação de novos superávits. A constituição de "contas individuais" caracteriza o plano deles como "contribuição definida", ao invés do nosso, que é claramente "benefício definido". Criaram, a partir disso, um verdadeiro "sistema misto" que poderia denominar-me Plano 3. A sugestão da ANABB para que utilizem o saldo dessas contas para fazer face ao pagamento das contribuições de sua responsabilidade junto à PREVI não pode ser acolhida pela PREVI, pois caracteriza claramente antecipação de benefício previdenciário, o que é vedado pela regulamentação. A PREVI, neste caso, fez bem em negar o pedido. O caso do BB, como patrocinador, já é diferente, pois amparado pela Res. 26 (ainda que ilegal) e decisão de turma do TRFDF, que confirmou a malfadada "reversão indireta de valores".
    Cabe-nos, no futuro, pensar e refletir com maior profundidade sobre as propostas que nos forem apresentadas, para que não venhamos a cair em novas armadilhas.
    É o que penso, sujeito a chuvas e trovoadas.

    Cordialmente,
    Luiz Faraco - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir

Poste seu comentário