quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Presente de Grego para os Aposentados

Olá Colegas,

Eu gostaria muito de começar a mensagem de hoje com um belo "parabéns" pelo dia dos aposentados no dia 24.01, porém este mês será marcado para sempre na nossa memória como o "janeiro negro", em função da queda drástica de nossos benefícios.


A hora não é de comemorar, é de atenção e não vale a pena desistir de lutar, pelo contrário, esses desmandos têm que servir, pelo menos, para percebermos que nós podemos mudar esse cenário.

Vamos lembrar que este ano haverá mudança de 2 diretores na Previ. Isso faz toda a diferença, principalmente se conseguirmos eleger duas pessoas que sejam comprometidas com os associados e que possam fazer oposição à ingerência do governo dentro do nosso fundo. A resposta à má gestão no nosso fundo poderá ser dada em maio próximo. Só dependerá dos associados. É importante que os aposentados e pensionistas não deixem de votar, pois o que tem ocorrido é que a grande maioria não participa do processo e a maioria dos votantes acaba sendo do pessoal da ativa, principalmente do Plano Previ Futuro. O ideal é que o número de votantes seja equilibrado entre os dois planos, pois a responsabilidade é de todos.

Se considerarmos as promessas de campanha de 2010 e 2012, praticamente nada foi feito. Nem o teto foi implantado, que seria simplesmente cumprir as determinações do órgão regulador. Vamos analisar juntos o que houve realmente para provocar o fim do BET e o retorno das contribuições. Assim que o resultado de 2013 for divulgado, vamos nos debruçar para avaliar o tamanho do buraco. Vamos verificar o que poderia ser feito e não foi e se houve equívocos no encaminhamento da gestão atual.

Dia 24.01 é o dia nacional dos aposentados, porém os aposentados e pensionistas do Banco do Brasil estão de luto em função da redução de 1/4 dos seus benefícios. O ano de 2014 começou mal e não deverá mudar no futuro próximo. A tendência é que seja um período complicado em função do retorno da inflação e do baixo crescimento do PIB. Dentro desse cenário ruim, ainda teremos eleições presidenciais, o que fará com que o Governo reforce o uso das "contabilidades criativas", continue a esconder a sujeira debaixo do tapete e continue arruinando as empresas estatais. A Petrobras está amargando, deverá lançar um PDV direcionado para 8,5 mil funcionários com mais de 55 anos. Não há previsão de reposição dessas vagas. Ou seja, a empresa está tendo que utilizar esses recursos para tentar sair do vermelho e melhorar sua situação no mercado. A pressão para redução de custos no Banco do Brasil também deverá aumentar, inclusive a pressão por metas mais ousadas nas agências. Não existem mais recursos para inflar o resultado do Banco. A fonte secou, pelo menos por enquanto.

Ainda é cedo para falarmos em eleições, mas não tem como não antecipar esses pontos considerando a forma como a atual gestão tem tratado os aposentados e pensionistas. Não dá para ficarmos calados. Temos que dar o troco e isso será através do processo eleitoral para a Cassi e Previ.


65 comentários:

  1. Sra. Cecilia,

    Concordo com a sua abordagem e vou mais adiante solicitando a todos os colegas aposentados, formadores de opiniões, blogueiros e similares, que façam um APELO aos colegas da ATIVA principalmente os do PLANO PREVI FUTURO, pois, certamente, haverão de sofrer pressões do patrão pra votar em seus aliados, para que na época da votaçao dos dois membros da diretoria da PREVI, o façam com coerencia e acima de tudo com visao de futuro.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,

    Não é cedo para se falar de eleições, muito pelo contrário, está tarde; o tema é por demais delicado, vale nossa sobrevivência, e quanto mais cedo houver articulação, melhor, vamos que vamos, a hora é agora, ou a gente se previne ou o bicho nos devora.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, Cecília, concordo com você. Entretanto, o pessoal do status quo também está se mexendo, e como. Li um artigo, não sei se do Paulo Assunção ou postado no site dos Sindicatos, que muitas associações e blogs tem assombrado incorretamente os aposentados com o fim do Bet etc ... Dizem que alguns até comparam com o Aerus e que tal ... e que não é bem assim ... aí, repetem à exaustão a ladainha de que a boa administração da Previ propiciou a distribuição de bilhões desde 2006, redução de contribuições, pagamento do BET etc ... Ou seja, estão dizendo que muitos se aproveitarão da nossa fragilidade para ter os nossos votos ... de minha parte, estou bem consciente: com o resultado que caiu exatamente dentro da minha casa e na minha vida, não preciso mais de nenhuma prova de que a atual diretoria não merece a nossa confiança, acredito.

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecilia e Colegas,

    Ja disse e vou repetir:

    Estamos vivendo um periodo crucial a nossa sobrevivencia: dispomos unicamente de tres exiguos meses para buscar uma solucao que compense financeiramente a perda abrupta do BET e o retorno das contribuicoes. Volto a alertar: tres meses passam rapidamente e urge apresentar formalmente propostas concretas.
    Entretanto, subitamente, so estou presenciando discursos eleitoreiros. Onde ficaram a solidariedade e o compromisso com as demandas imediatas, das quais depende o futuro proximo de muitos de nossos colegas?
    Nao se abordam mais as questoes primordiais, como a apropriacao pelo BB da totalidade de sua parte no "superavit" da PREVI ou a falta de transparencia de nosso fundo que, tudo indica, pratica "alquimia" contabil.
    Aqueles com transito e representatividade nas salas da PREVI so se manifestam a respeito das proximas eleicoes que, como todos sabem, jamais se constituiram em solucao para os nossos problemas, independentemente do grupo que saia vitorioso.
    O Governo, atraves da maioria indicada pelo BB, decide todas as questoes conforme seu interesse.
    Por essa razao, exorto a todos deixarem as vaidades e interesses pessoais de lado e lutar bravamente pelos interesses dos associados.
    Nao eh exatamente a busca do poder pelo poder que desvirtuou o partido que ocupa o Poder? Nao eh essa a traicao que todos apontamos e que eh a causa da desgraca de nosso Pais? Sera que nunca ninguem vai aprender a ser maior do que seu ego?
    Espero que aqueles que leiam este comentario o facam com imparcialidade e reflitam cuidadosamente a respeito.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  5. Caro colega Carlos,
    Qual é a sua sugestão? O que poderíamos fazer de concreto nesse momento? As entidades representativas, que teriam força para pressionar de alguma forma se omitem, a atual gestão está preocupada em defender o indefensável para não ficar tão mal em um ano tão importante. O que poderíamos fazer? Cobrar a ampliação para 6 meses da suspensão do ES? Pressionar para incluir também o empréstimo imobiliário nessa suspensão?
    Quais são as propostas?

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília,

    Não é cedo para as eleições, precisamos formar as chapas com urgência.
    Você é uma das minhas candidatas, junto com a Isa Musa, mais o Medeiros e o Ari Zanella.
    Você precisa articular para ontem esse processo, junto com os colegas que entenda devam se juntar nessas chapas.

    ResponderExcluir
  7. Vamos esperar o balanço, como dissestes.
    Quero ver quanto rende alguns investimentos, tipo Sauipe, Magazine Luiza, ALL etc..., já que a Bolsa não "coopera".
    Mas, a BB investimentos prevê a Bolsa em 65.000´pontos ao fim de 2014. Ufffaaa.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Cecilia,

    Alguns colegas ja tem exposto varias sugestões viaveis, eu inclusive. Auditar as contas da PREVI eh, a meu ver, a prioritaria. Esclarecer a real conjuntura financeira que, pretensamente, teria inviabilizado a continuidade do BET. Todos estao cobrando informacoes transparentes.
    A reducao provisoria do percentual da reserva de contingencia, que, segundo outro colega, se fixada em 20% ja asseguraria a continuidade do BET, eh outra proposta exequivel.
    Segundo outros, para quem acompanha seu blog, haveria sim recursos disponiveis que, entretanto, estariam sendo deliberadamente sonegados.
    Ha a questao da devolucao pelo BB da diferenca do que ja foi contabilizado como lucro contra o que, segundo as regras, deveria ter sido efetivamente repassado ate o fim de 2013.
    Ha a pendencia do pessoal pre 67, cujo repasse ao patrocinador e a atribuicao do onus a PREVI deve ser restituido, o que soma algo em torno de R$ 2 bilhoes.
    Outra sangria de recursos a ser estancada sao os elevados beneficios que estao sendo pagos a cupula dos dirigentes do BB. Se a PREVI defende a continuidade dessas altas aposentadorias, como pode advogar a necessidade da extincao do BET e o retorno das contribuicoes aos demais associados? Esse eh um rombo que, se fechado, desafogaria significativamente as contas.
    Tambem nao devemos nos esquecer da via judicial. Varios dispositivos legais podem ser interpostos contra as decisoes arbitrarias adotadas por essa diretoria.
    A suspensao do ES eh apenas um paliativo e estende-la por seis meses nao resolve essas deformacoes estruturais, apenas nos assegura um tempo extra para negociar as medidas propostas.
    Precisamos de alguem que assuma a tarefa de encaminhar formalmente esse conjunto de demandas, todas elas efetivas e viaveis, a nossa ilustre diretoria.
    Ha ainda outras, que deixei de citar, consistentemente embasadas e que nao estao encontrando respaldo.
    Espero haver enumerado as mais relevantes.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecilia, quando tiveres os nomes de candidatos confiaveis, peço a gentileza de publicares no teu blog, para que possamos apoiar uma chapa de oposição ao que esta ai comandando a Previ, precisamos nos unir e tirar esta gentalha do comando da Previ.
    abços.

    ResponderExcluir
  10. Cecília, ajude-nos com a idéia de também suspender a cobrança do financiamento imobiliario.

    ResponderExcluir
  11. Colegas,

    Suspender cobranças, adiar parcelas de empréstimos, e outros artifícios, que só postergam o drama, NÃO resolve.
    Auditoria externa contratada por associações e entidades + Ministério Público, pode esclarecer o nebuloso e temeroso estado contábil da Previ.
    SMJ

    ResponderExcluir
  12. -Cecília vc está sempre alertando o fato das associações representativas dos funcis do BB se omitirem. Não seria o momento de fazer-mos uma campanha (já que a maioria de nós é associado a uma ou mais associação) de repúdio ou cobrança a tais órgãos, via email, blogs, etc?

    ResponderExcluir
  13. PODEM ACREDITAR QUE EXISTE ALGO POR TRAZ DE MUITO PODRE NA BOLSA DE VALORES. ELA DESPENCOU DE FORMA VERTIGINOSA, PURA MANIPULAÇÃO. AGORA ELA IRA SUBIR. ALGUEM VAI GANHAR MUITO COM ISSO, VAMOS ESPERAR PARA VER QUEM SERÁ, DAÍ TIREM SUAS CONCLUSÕES. ISTO NA CHINA DA PENA DE MORTE, ESTADOS UNIDOS EM ALGUNS ESTADOS PRISÃO PERPÉTUA, NO BRASIL NEM PRECISA FALAR.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia, gostaria, se possivel a sua competente interferencia na decisão da Previ em suspender pelo menos por uns treis (03) meses a cobrança da prestção da Carim. Muito obrigado por suas sabias sugestões. Agradeço se for possivel essa suspenção. Aposentado de Cambé-PR, Goulart.

    ResponderExcluir
  15. Acho que vão prorrogar até junho o ES, VEM AÍ AS ELEIÇÕES.

    ResponderExcluir
  16. Caro colega Carlos,
    A maioria das propostas que você levanta só é possível brigar por elas lá dentro, ou seja, o processo eleitoral é muito importante para que consigamos avançar nessas propostas.
    Alguns pontos precisam ser esclarecidos:
    1) Com a redução dos valores dos ativos do Plano 1, eu acredito que a reserva de contingência tenha atingido o percentual de uns 20%. Por isso foi secado os recursos do fundo previdencial para pagamento do BET.
    2) O Banco recebeu em seu fundo o mesmo valor que foi pago aos associados, porém como ele não mexeu nesses recursos, eles são atualizados pelo atuarial (INPC + 5%);
    3) Em relação à cobrar do Banco os recursos do BET pagos ao grupo pré-67 é outra falha da atual gestão e ninguém toca neste assunto, a não ser eu neste blog;
    4) Eles fizeram uma mudança no ano de 2013 desnecessária, que poderia esperar resultados melhores, eles deram uma atualizada na tábua biométrica, utilizada para corrigir o passivo do plano, que aumentou a reserva matemática significativamente. Isso poderia ter esperado por melhores momentos, pois a tábua utilizada já era conservadora.
    5) Concordo contigo que a suspensão do ES é um paliativo e, para lembrar, sobrecarrega o saldo devedor, mas não deixa de ser um alento para quem foi pego desprevenido.
    Vamos lembrar que para eles suspenderem o BET e aprovarem o retorno das contribuições, a situação deve estar negra e isso teremos que olhar com muita atenção para verificar se houve trapalhadas dessa gestão.

    ResponderExcluir
  17. Caro Goulart,
    Isso é o mínimo que a diretoria atual pode fazer, pois é da alçada deles, não é necessário nem ter a aprovação do Conselho Deliberativo.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega anônimo das 11:54h,
    Realmente é preciso que os associados sejam mais ativos em relação às suas representações. O colega Carvalho provocou essas reclamações que foram encaminhadas à Previ. O importante é que mais colegas façam esse movimento, não só na Previ, mas nas entidades representativas. Só não concordo com a desfiliação em massa, pois você só consegue mudar algo quando você está participando do processo.

    ResponderExcluir
  19. Caro colega anônimo das 09:12h,
    Assim que fecharmos os nomes, eu divulgarei, mas por enquanto ainda estamos só nas conversas, pois o prazo para inscrição das chapas deverá ser até final de fevereiro. Estamos muito preocupados em montar uma chapa com pessoas preparadas e comprometidas com os interesses dos associados, sem interesses partidários. Precisamos de gente que tenha a coragem de se opor à atual gestão e argumentar de igual para igual com a turma do Banco, que é bem preparada.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Cecilia,

    Agradeco por sua resposta, clara e concisa. Resta-nos ainda a correcao dos ativos pelo indice de mercado, o que sem duvida melhora significativamente o resultado, ou apelar para melhores condicoes no ES, como tem propugnado muitos colegas.
    Algo tem de ser feito com urgencia. Para os aposentados por invalidez, que estao em pessima situacao, ha que investigar por que nao sao isentos de contribuicao, como ocorre com as pensionistas.
    Aguardo com interesse sua prezada resposta.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  21. Dra. Cecília,
    Faz tempo que me abstenho de qualquer votação no BB.
    Primeiro, por o descrédito de quem assume as posições de comando se alinham incontinenti com os objetivos do grupo que o compõe. Veja falei grupo, não equipe.
    Segundo, porque lideranças em que já confiamos nosso voto nos decepcionou.
    Terceiro, porque desconfio do voto eletrônico.
    Dessa vez estou disposto a trabalhar por uma chapa que pelo menos faça oposição aos alcandorados Contraf/Cut.
    Mas, vou apoiar uma chapa de oposição, com certa desconfiança. Porque o passado nos remete a essa desconfiança.
    Não quero adentrar no assunto.
    Entendo que a hora é de união.
    Em vista de que o que está ocorrendo na PREVI merece uma reação séria da nossa parte.
    Não entendo como é que ainda não acampamos em enfrente ao Mourisco e Ed Preto de Brasília.
    Sem três oitão, mas de gogó grosso denunciando, enfrentando os desmandos dos algozes de plantão. De forma destemida.

    ResponderExcluir
  22. Caro colega Carlos,
    Este último ponto que você abordou realmente foi uma lástima. Eles tiveram a oportunidade de fazer uma revisão mais ousada no ES no ano passado, pois já sabiam que a situação não era boa. Infelizmente, essa visão que eles têm que limites mais ousados e prazos maiores farão com que os associados se endividem mais é ridícula. As pessoas têm o direito de decidir o que é melhor para elas e é muito melhor se endividarem na Previ, onde as taxas são melhores do que com bancos e agiotas.
    Eles perderam essa oportunidade, pois pelo menos demonstraria que eles realmente tinham alguma consideração com os associados.
    Apesar de não resolver a situação, minimizaria o efeito cruel na vida das pessoas com esses cortes.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,

    Assunto: Distribuição do último superávit - BET

    Cecília, embora este não seja o campo apropriado, gostaria muito de ver respondida a minha dúvida abaixo:

    Na última distribuição do superávit, o BB, com base numa resolução levou R$ 7.5 bilhões em uma única parcela) e nós aposentados e funcionários da ativa, a outra parte (R$ 7.5 bilhões), com duração até dez/2014, se as condições assim o permitissem. Nós, aposentados, recebemos as 12 primeiras parcelas de uma única vez.
    O que me intriga não é somente o fim antecipado do BET e sim, como aconteceram as atualizações dos R$ 15 bilhões, ou seja:

    -> de que forma ocorreram as atualizações anuais desses valores (parte do BB, parte dos aposentados e parte dos da ativa)?

    Se de forma diferente do INPC, qual foi o índice anual que os corrigiram?
    Por que nós aposentados recebemos a atualização anual pelo INPC se esse índice é somente para corrigir salários?
    O BET, já que não foi incorporado ao salário, não era salário.

    Pedro Roberto

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, sabes porque não melhoraram significativamente o ES, já sabendo da situação da Previ?
    Por causa dos 30%. O pessoal comenta nos blogs sobre a tal ação que moverão contra Banco e Previ, por ultrapassar em 30% o limite de consignações.
    Racionalmente: a Previ neste ponto, tem razão.
    V. diz que as pessoas tem o direito de decidir o que é melhor para elas. Concordo. Só que pelos comentários, responsabilizam agora quem concedeu os empréstimos. Também é de direito.
    Só que o outro, também tem o direito de não emprestar.
    Sem julgar ninguém.

    ResponderExcluir
  25. Prezada Cecília, Sou leitora assídua do seu blog, e a minha opinião é que entre todas as associações que já ouvi falar sei de duas pequenas que labutam diuturnamente em favor dos aposentados e pensionistas da Previ, diferente da Anabb, que apesar de mensalmente recolher milhões de associados em seus cofres, dinheiro que em sua maioria sai dos contracheques minguados desses mesmos aposenta- dos e pensionistas, nada fez ou faz em favor dos mesmos quanto a ação diz respeito ao BB ou a Previ. Portanto temos que colocar na Previ pessoas que também sejam contrárias a esse modo de agir da
    Anabb.

    ResponderExcluir
  26. Ced. Cecilia,
    So pra corrigir uma informação sua - a Petrobras não está no vermelho. No 2. semestre do ano passado, teve um lucro de 12 bi. Se isso for estar no vermelho, gostaria de ser sempre assim. A oerspectiva da Petrobras são excelentes pros proximos anos. Quanto ao PDV, ela explica no seu blog, a Petrobras, e seria bom vc se atualizar,nao baseando seus juizos pelas manchetes das noticias. O Brasil não está tão ruim quanto querem nos fazer crer. Digo isso pra proteger a nossa sanidade mental de tantas noticias desastrosas sobre nossa economia nos jornais e tvs das grandes familias midiaticas desse pobre(pobre por ainda ter esses tubaroes mandando no nosso destino) pais. Agradeco a atenção.
    Sergio Sidney.

    ResponderExcluir
  27. Prezados,

    A PREVI vem tendo desde 2008 um ganho adicional que deve estar na casa dos muitos milhões. A origem desse ganho extra são os colegas que se aposentam pelo INSS e continuam na ativa. Caso tivessem se desligado do banco quando da aposentadoria, estariam recebendo o benefício da PREVI.
    Agora pergunto: onde está essa soma fantástica de recursos?
    Como ficará a situação se o BB lançar um PDV para os aposentados pelos INSS e de uma hora para outra a PREVI ser obrigada a pagar benefícios para mais alguns milhares de associados que aderirem ao plano?
    Faço daqui um apelo a esses abnegados colegas: Por favor não se desliguem do banco, continuem na ativa.

    ResponderExcluir
  28. Prezados,

    A PREVI vem tendo desde 2008 um ganho adicional que deve estar na casa dos muitos milhões. A origem desse ganho extra são os colegas que se aposentam pelo INSS e continuam na ativa. Caso tivessem se desligado do banco quando da aposentadoria, estariam recebendo o benefício da PREVI.
    Agora pergunto: onde está essa soma fantástica de recursos?
    Como ficará a situação se o BB lançar um PDV para os aposentados pelos INSS e de uma hora para outra a PREVI ser obrigada a pagar benefícios para mais alguns milhares de associados que aderirem ao plano?
    Faço daqui um apelo a esses abnegados colegas: Por favor não se desliguem do banco, continuem na ativa.

    ResponderExcluir
  29. Caro Sérgio Sidney,
    Se não fosse a "contabilidade criativa" implantada no atual governo, a situação da empresa seria muito pior. Realmente ela não é deficitária, porém para efeito do resultado do valor de mercado e seu efeito na Previ, ela apresenta um valor que impacta negativamente nosso resultado. A empres é excelente e é um absurdo o que o governo tem penalizado a empresa para conseguir segurar a inflação. É lógico que você é todos os militantes do governo não vão assumir nunca as besteiras feitas, continuarão como o ministro da Fazenda, escondendo a sujeira debaixo do tapete. Aliás, haja tapete!!!😒

    ResponderExcluir
  30. Oh Cecília,,,, o mais urgente: acabar com essa pouca vergonha do banco participar dos eventuais superavits da PREVI ( a caixa de previdência é dos Funcionários e não da instituição ). A Previ não é subsidiária do BB. Vamos derrubar essa cambada que se apoderou de nosso patrimônio. Conte comigo. Oscar Bach Jr.

    ResponderExcluir
  31. Falando nos recursos do Bet e aproveitando o gancho do comentário das 18.06 de 23.01.
    Os recursos contabilizados a crédito do patrocinador, foram e estão sendo corrigidos por INPC + 5%, mesma correção aplicada aos recursos creditados ao pessoal da ativa.
    O nosso saldo que correspondia aos doze meses de 2014, virou pó.
    Diz a competente administração que isso se deve ao mau resultado da Bolsa e as intempéries (uau!) da economia mundial.
    Pergunta de leigo curioso: por que o nosso não ficou "separadinho" sendo corrigido por INPC + 5% tal qual os outros? Se era resultado de superávit...

    ResponderExcluir
  32. O que entendi que esses valores do superavit e BET foi só contábil, não tinha lá um valor em espécie apartado, ficou tudo no mesmo bolo que desandou.

    ResponderExcluir
  33. Caro colega anônimo das 00:28h,
    Todos os fundos previdenciais na Previ são corrigidos da mesma forma. O problema é que os valores que já foram pagos aos associados entram direto no fundo do Banco, inclusive os recursos pagos ao grupo pré-67, que é de responsabilidade do Banco, ou seja, o BAnco recebeu em duplicidade. Como o Banco não utilizou esses recursos, eles foram corrigidos. Esse fundo não pode ser mexido, tendo em vista que se refere aos valores que já foram pagos aos associados. O fundo previdencial para pagar o BET também é reajustado pelo INPC + 5%, com a diferença de que todo mês saem recursos de lá para pagar os associados.

    ResponderExcluir
  34. Caro colega José Welton,
    Realmente é importante que todos votem em uma chapa de oposição. Não podemos cair na cilada de, novamente, elegermos o mesmo grupo que está no governo, seja ele qual for.
    Eu fui diretora da Previ e sei muito bem o que é ficar isolada sem condições de fazer muita coisa, apenas registrando votos contrários que não podiam ser divulgados por serem matérias confidenciais. Foi exatamente por isso que na época eu criei este blog, pois seria uma forma de ter uma comunicação direta com os associados dando minha posição em relação aos vários assuntos discutidos na Previ.
    Quem quiser confirmar, é só pesquisar na página inicial do blog e verificar as matérias que eu publicava na época.
    Essa prática deveria ser de todos os eleitos, pois têm a obrigação de prestar contas de sua gestão a quem os elegeu, porém ninguém faz isso. É uma pena.

    ResponderExcluir
  35. Caro colega anônimo das 12:18h,
    O Banco tem um fundo "carimbado" com os recursos do BET que foram pagos aos associados, pois na lógica da Resolução CGPC 26, cada real pago aos associados, o Banco tem direito ao mesmo valor, porém os valores continuam na Previ, pois o Banco não os utilizou ainda, porém já contabilizou no seu balanço.

    ResponderExcluir
  36. Caro colega Oscar,
    Para acabar com essa farra do Banco, de levar 50% do superávit, é necessário que a Resolução CGPC 26 seja extinta ou reformulada. Caso contrário, continuará da mesma forma.
    Quando foi negociado o último superávit e foi apresentado o plesbicito em relação à proposta do BET, eu publiquei no blog (pode pesquisar), que no momento que aprovássemos o BET, estaríamos referendando a Resolução.
    O pior é pensar que essa Resolução foi construída pelo partido que sempre combateu as ingerências nos fundos de pensão estatais, que sempre "se proclamaram" defensores dos participantes dos fundos de pensão, não é a toa que criaram a ANAPAR e, o que é pior, assinada por um funcionário aposentado do BB, Sr. Pimentel.
    Eu lembro que quando houve intervenção na Previ porque os dirigentes não queriam implantar as mudanças contidas nas LC 108 e 109, que foram menos lesivas aos associados, eles entregaram os cargos. Depois, como Governo, entregaram a Previ de mão beijada ao Banco. Isso foi decepcionante.

    ResponderExcluir
  37. Cara colega Ana,
    A Anabb é uma associação muito importante, pois agrega a maioria dos associados, entre ativos e aposentados e pensionistas. É a única associação com representação nacional e que abrange todos os segmentos do nosso grupo BB. O que precisamos é cobrar mais atitude em defesa dos associados, pois, concordo contigo, ela está no ponto morto há muito tempo.

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cecília:Sobre a questão do Pré-67,concordo com a senhora.Toda a bagunça no que tange a execução do acordo do superávit começa aí,fora a tributação não anunciada devidamente aos participantes,que tiveram o benefício tributado na fonte.Não bastasse isso,a má fé de alguns membros dessa diretoria que a senhora preveniu nas eleições no que tange o teto não regulamentado.
    Quero deixar claro- não gosto de generalizar.Cada cidadão é uma pessoa, mas a eleição vai ser uma oportunidade de ver quem é quem - agora, sugiro que seja posta em deliberação uma proposta que já corre numa das comunidades do "Facebook". A mudança de estatuto da "PREVI". Não dá mais para o BB continuar tendo o voto de minerva, nem mesmo permitir que na época das eleições fulano ou cicrano use a máquina para fazer "média" com o eleitorado. Vamos refletir num fundo que seja realmente bom para todos. Abs!

    ResponderExcluir
  39. Dona Cecília, em alto e bom som, diga-nos qual a posição da direção da Anabb.
    Pró Banco? Pró chapa 6 ? Pró eles? Pró nobis ?
    O discurso e as ações não nos permitem formar juízo.

    ResponderExcluir
  40. Cara Cecilia, assim como o clg de 16:31 de 23/01, gostaria de saber se alguém já pensou nos inúmeros aposentados por invalidez acidentaria a maioria vítimas dos horrores de 95, que duplamente prejudicados ficaram sem o superávit de 2006,criaram uma estratégia sem fundamento e nos deixaram fora do ''bolo" o qual contribuímos igualmente.Pense nessa classe esquecida,doente e ainda muito jovem,e nos dê alguma resposta,por favor prezada Cecília.

    ResponderExcluir
  41. Cara Cecilia, assim como o clg de 16:31 de 23/01, gostaria de saber se alguém já pensou nos inúmeros aposentados por invalidez acidentaria a maioria vítimas dos horrores de 95, que duplamente prejudicados ficaram sem o superávit de 2006,criaram uma estratégia sem fundamento e nos deixaram fora do ''bolo" o qual contribuímos igualmente.Pense nessa classe esquecida,doente e ainda muito jovem,e nos dê alguma resposta,por favor prezada Cecília.

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecilia,
    Concordo inteiramente com vc. Na epoca do , meramente político, plebiscito , fui um dos que fez campanha pela sua desaprovação. Defendi a idéia de que muito mais valia um pequeno reajuste no beneficio, mas permanente, do que qualquer valor temporário e ainda ter que entregar parte de nosso patrimônio para o BB / governo federal. Infelizmente já decorreu muito tempo para ações de reversão desse desatino , mas não podemos ficar quietos. Conte comigo.
    Oscar Bach Jr.

    ResponderExcluir
  43. Cecília,
    Nem precisa pesquisar, todo mundo lembra muito bem do alerta que se fez na época, inclusive você que chegou a alardear que a tal consulta (aprovação do BET) era uma maneira de lesar os aposentados - eu votei contra e tentei convencer o pessoal próximo a mim, nada feito, foi como pingar uma gota de mel às moscas famintas, taí o resultado. Quando é que a gente vai aprender? Para não dizer palavras mais duras.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecília, os aposentados por invalidez,inclusive acidentária têem uma série de irregularidades em suas aposentadorias, cometidas pela Previ,BB e INSS, qdo. reclamamos da PREVI ela joga para o BB dizendo que só cumpre as informações que o Banco fornece, enfim, por ser uma aposentadoria diferente eles acabam cometendo erros e se recusam a corrigi-los,alguem poderia rogar por nós,abrindo um canal de informações e troca de sugestões aqui no blog,esse grupo é grande e são jovens de aprox.50 anos que tiveram a vida laboral interrompida prematuramente, a maioria por LER/DORT e por culpa do empregador, pense nisso por favor, o superávit de 2006 nos foi negado sem nenhum fundamento,pois participamos igualmente .Fomos duplamente prejudicados.

    ResponderExcluir
  45. Retirado do blog da sua "amiga".

    Anônimo25 de janeiro de 2014 12:18
    Dona Leopoldina. Resido na Costa do Sol (Região dos Lagos) e mesmo assim, compareci à previ no dia 25/11/2013 em apoio à Novembrada. Esta é a primeira e a derradeira vez que pretendo me manifestar sobre assuntos referidos em seu blog. Peço antecipadamente desculpas, mas não consigo entender um determinado fato que não posso deixar de registrar.
    Na Novembrada, que foi feita pela ANAPLAB na sede da previ e que tinha em vossa senhoria sua principal representante, lembro-me bem, do entrevero que teve com uma, supostamente colega, de nome Elisa, na presença de todos que lá se encontravam, por entender que aquela senhora estava tentando pegar carona e assumir a liderança do movimento de sua iniciativa e tão bem conduzido. Lembro também que por tal motivo a senhora abandonou o evento, tendo se retirado, abruptamente, fazendo-se acompanhar da advogada da ANAPLAB. Confesso que permaneci solidário com sua atitude, até poucos dias atrás, porque percebi os fatos ocorridos da mesma forma que vossa senhoria.
    Assim, em razão da idade (81anos) e não mais dispondo de saúde para comparecer a eventos como a Novembrada, tive a intenção de me associar da sua associação (ANAPLAB) para participar da ação civil pública que está patrocinando.
    Porém, depois de saber, por colegas amigos, que a mesma senhora Elisa tem atuado como assistente jurídica do escritório da advogada da ANAPLAB, no Rio de Janeiro, a qual assina a referida ação, resolvi suspender minha inscrição e adesão até que seja esclarecida tal situação.
    Ou o desentendimento ocorrido entre vossa senhoria e a suposta colega Elisa foi só um jogo de cena?
    Sinceramente, espero uma explicação.
    Responder

    ResponderExcluir
  46. Prezada Cecília:
    Acredito que já está passando da hora de se organizar uma chapa composta por colegas competentes, comprometidos, sem vínculos políticos, independentes, firmes e corajosos para enfrentar os abusos do Banco, que se comuniquem com os participantes e assistidos.
    Alguns nomes com este perfil já circularam em blogs e grupos e o seu nome tem sido um dos mais citados. Vamos lá Cecília, junto com outras lideranças, organize uma chapa de oposição. Não dá mais para continuar desta forma, ou seja, eleitos e indicados pelo Banco, todos do mesmo lado.
    Abraço,
    Carvalho

    ResponderExcluir
  47. Sra. Cecília,

    Está tomando volume um movimento de aposentados querendo acampar na porta da Previ. Pessoalmente acho perigoso, mas não vejo outra alternativa para não virarmos Aerus que é bem pior

    ResponderExcluir
  48. UNIÃO NAS ELEIÇÕES DA PREVI

    Minha sugestão, resumida, para formação de uma chapa de oposição forte nas eleições da PREVI.
    -um dos candidatos a diretor deve ser a Cecília Garcez (22% dos votos, na última eleição) , a outra candidatura deve ser negociada com a verdadeira oposição, escolhendo-se a mais viável, eleitoralmente;
    -para o Conselho Deliberativo, o Dr. Medeiros demonstrou interesse em uma vaga de suplente, devemos tentar convencê-lo a candidatar-se a conselheiro efetivo;
    -negociar uma vaga para o Conselho Deliberativo com o pessoal do PREVI Futuro;
    -os candidatos vinculados ao PB1 devem, todos, ser aposentados, pelo menos economizaremos, futuramente, algumas aposentadorias pelo teto.
    Não me iludo, nenhum dos eleitos poderá fazer nada para melhoria de nossos benefícios, devido ao bloqueio do patrocinador. Acho que a obrigação deles deverá ser a de votar contra as propostas que nos prejudiquem, forçando o Banco do Brasil a mostrar sua cara, através do voto de Minerva, divulgando tudo o que se passa nas herméticas reuniões da PREVI. Se os dois novos eleitos votarem a favor de nossos interesses, o oportunista diretor Marcel também o fará, já que vai querer se reeleger em 2016.




    ResponderExcluir
  49. Caro colega anônimo das 20:54h,
    Realmente não dá para engolir o voto de minerva, entre outros pontos, como a consulta ao corpo social. Todos os participantes no processo eleitoral têm que se comprometer com esses pontos.

    ResponderExcluir
  50. Caro colega anônimo das 21:03h,
    A atual gestão da Anabb está muito dividida e deve ficar mais complicado durante o processo eleitoral, pois acredito que surjam 3 chapas, no mínimo, de dentro da atual gestão.
    Vamos por parte: O presidente Riede e o VP Financeiro, Fuji, são apoiadores da chapa da situação ligada ao PT e aos sindicatos; a turma do Amaral deverá se compor com a Isa Musa e Douglas. Com essas divisões, a situação ficará complicada na gestão. Já ficou bem agitada durante a eleição da AAFBB onde duas chapas (grupo do Amaral e grupo da situação) brigaram muito durante o processo. Não sei se conseguirão separar as coisas. Não é uma situação fácil de administrar.

    ResponderExcluir
  51. Caro colega anônimo das 21:07h,
    A proposta de que o benefício mínimo seja um percentual do teto ajudará a manter um equilíbrio de forças do plano, como falei anteriormente. Isso beneficiaria também os colegas que se aposentaram por invalidez ou qualquer um que teve que se antecipar na saída em função das políticas de pessoal reacionárias do Banco.

    ResponderExcluir
  52. Pois é, caros colegas Brito e Oscar,
    Agora não dá para chorarmos o leite derramado, agora é o momento de nos unirmos para tentar derrubar essa resolução. Acredito que o momento nunca foi tão propício a uma mudança radical na gestão.

    ResponderExcluir
  53. Caro colega anônimo das 14:11h,
    Não sei te responder. Conheci a Elisa no evento da Anabb, nos vimos na novembrada. Quem poderia responder é a entidade e as pessoas citadas, porém acredito que deve haver algum engano nessa acusação.

    ResponderExcluir
  54. Caro colega Carvalho,
    Concordo contigo. É muito importante que organizemos uma chapa que agregue competência técnica e disposição para lutar pelos interesses dos associados. Não podemos cair na armadilha de partidos políticos nem de grupos radicais. Tentar montar uma oposição forte é a melhor forma de ter forças para brigar contra a situação.

    ResponderExcluir
  55. Caro Wilson,
    Concordo contigo e vamos tentar criar um grupo que tenha condições de disputar e vencer as eleições. Um grupo comprometido e competente. Pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  56. Anabb mais os nomes citados no seu comentário de 20;21 hs. são sempre os mesmos, cara Cecília.
    Esse tipo de briga política, não é para defender nenhum assistido ou participante.
    Eles estão "nessa luta" a muito tempo. Só falta voltar mais umas figuras "carimbadas" que hoje estão descansando.
    Não dá para trocar todos?
    Não dá para trocar tudo?
    Se há o voto de minerva, se existe uma relação de forças injusta, com ausência do corpo social e com predomínio do patrocinador, participar do processo não é concordar com ele?
    Votar contra nos conselhos e diretoria para forçar mudanças do patrocinador não vejo como.
    Sempre algum "eleito" vai justificar um voto alinhado.
    Por favor, não se ofendam.

    ResponderExcluir
  57. Cecília,
    O tempo está passando e até agora NADA.Pelo que tenho visto em outros blogs o pessoal está perdendo tempo demais. Vamos formar logo essa CHAPA DE OPOSIÇÃO. Temos uma guerra pela frente e precisamos planejar as estratégias. A BOLSA DE BONDADES deles vai ser maior do que a anterior, haja visto que estão em desvantagem devido às promessas não cumpridas das últimas eleições.Se no pleito anterior, mesmo sendo 01 chapa contra 05, eles prometeram o mundo e o fundo, imagine agora. Espero que resolvam logo essa situação, o tempo está curto e temos que trabalhar o pessoal da ATIVA e o PREVI FUTURO. O seu nome tem muita aceitação nestes dois segmentos, já andei sondando. Fale com o prof. Ari, Dr. Medeiros, Antonio Carvalho, Rossi etc, e vamos agilizar esse processo. A demora na tomada de decisão está prejudicando nossa melhor oportunidade. Conte conosco para a luta.

    ResponderExcluir
  58. domingo, 26 de janeiro de 2014




    O rombo do BNDES, CEF, BB e fundos de pensão! TNT puro!




    Há um silêncio de cumplicidade. Ninguém fala sobre o assunto. Todos tem medo de fazer a conta e deparar com a dura realidade. Há um pacto de silêncio que interessa aos bancos oficiais e aos fundos de pensão em específico.




    Há situações na vida da pessoa que o tamanho do buraco é tão grande que tem medo de fazer a conta para ver o real tamanho do prejuízo. É assim que se encontra os bancos oficiais e os fundo de pensão, com relação ao prejuízo que levou em 2013. Tem medo de expor a realidade aos acionistas e aos beneficiários dos fundos. A situação é grave!




    Os bancos oficiais, entre eles, BNDESpar, CEF e Banco do Brasil e os fundos de pensão Previ, Funcef, Petros e outros tantos, carregam nos seus ativos, os verdadeiros micos, como ações da OGX, MMX, LLX, JBS/Friboi, Mafrig, Petrobras, Eletrobras, entre elas. Em 2013, algumas delas simplesmente "micaram", em jargão do mercado viraram "pó", como as empresas do grupo OGX. Outras como a Petrobras e Eletrobras, perderam grosso modo quase 50% do valor do mercado. E as do setor frigorífico nominados, alavancados, estão com perspectiva negativa, no caminho da OGX.




    É possível que os bancos e fundos de pensão citados, não atualizem os ativos mencionados, verdadeiros "micos", para não exporem o tamanho real do "rombo". Pelas normas da Receita Federal, no dia 31 de dezembro de cada ano, teria que atualizar os seus ativos financeiros tomando como base a cotação de fechamento do último pregão do ano ou seja do dia 30/12/2013. Quando a cotação configura lucro é obrigado a atualizar, para pagar imposto de renda sobre a renda do capital. Quando configura o prejuízo, como não há renda sobre o capital, a Receita Federal, poderá fazer "vista grossa" para que não atualize os valores dos ativos.




    Esta situação não acontece com os fundos de pensão de companhias privadas, porque os gestores destes não são obrigados a engolir os micos que o patrocinador determina. Aliás, nos fundos de pensão da iniciativa privada, tem gestão independente do patrocinador, de modo geral. Os bancos privados, também, não se mete em aventuras e quando se mete os acionistas obrigam que contabilize os lucros ou prejuízos, o que der. Por isso, não vamos confundir os "alhos" com os "bugalhos".




    Estou a falar dos "bugalhos", os bancos estatais e fundos de pensão ligados às companhias estatais. Com o prejuízo havido, no caso de fundos de pensão, conforme acima explicado, os cálculos autoriais sobre a garantia de pagamento dos benefícios futuros vão para o espaço. Não haverá garantia no longo prazo. Os beneficiários daqueles fundos, tem que começar a rezar para não acontecer como beneficiários do fundo de pensão da Varig. Claro, estou a dramatizar, mas é o único meio de acordar este povo.




    Como não sou acionista dos bancos oficiais e nem tão pouco beneficiários dos fundos de pensão, não me é franqueado a carteira de ativos de cada instituição. É mister exigir que BNDESpar, CEF, BB, Previ, Petros, Funcef e demais instituições vinculados ao governo federal que atualizem os ativos financeiros, nos seus balanços de 31/12/2013, baseados nas cotações dos ativos do último pregão do ano.




    Se as providências aqui exigidas, foram tomadas conforme sugerido por mim, certamente cairá a República. A presidente Dilma poderá ser indiciada como responsável maior do poder executivo, donde originou todas determinações impróprias.




    Ossami Sakamori

    @SakaSakamori

    ResponderExcluir
  59. Caro colega anônimo das 21:30h,
    Não é se omitindo nesses processos que vamos conseguir mudar algo. A questão atual é que ficou tudo na mão do governo. Eleitos e indicados fazem parte do mesmo grupo político. Dessa forma, não há nenhuma isenção nem comprometimento com os associados. O único compromisso é com a perpetuação de um projeto de poder.

    ResponderExcluir
  60. Cara colega Antônia,
    Vai ser muito difícil juntar a oposição em uma única chapa. Eu acredito que, no mínimo, haverá 5 chapas. É uma pena, mas com o cenário atual, os grupos políticos acham que sozinhos ou com pequenas composições, conseguirão vencer à chapa branca da situação. Infelizmente. Pode ter certeza que a chapa que participarei haverá pessoas de diversos grupos, porém nada partidário e ressaltando o comprometimento e competência para discutir com o Banco de igual para igual. Não podemos incluir pessoas que não conhecem o assunto, pois não é fácil enfrentar os executivos que o Banco coloca na Previ, tanto nos conselhos quanto na diretoria.

    ResponderExcluir
  61. Caro colega Ossami,
    Realmente deve haver muitos "micos" que ajudaram e muito a que a Previ feche com um resultado tão ruim, fruto da ingerência do governo nas empresas, principalmente estatais, impondo uma política totalmente nociva aos interesses da empresa. Como os acionistas dessas empresas estão na mão do governo, as decisões ficam fáceis de serem aprovadas. Na Eletrobras, a Previ indica vários conselheiros do partido que fazem tudo que o governo determinar, mesmo que prejudique o resultado da empresa e, consequentemente, dos fundos de pensão que tem ações dessas empresas.

    ResponderExcluir
  62. Cecilia,
    Uma pena que novamente teremos tantas chapas na oposição, e concordo com voce que não podem compor as chapas com pessoas que não conheçam o assunto, aliás, deixemos isso para a situação que tem colocado por lá pessoas sem a devida formação na área, bastando fazer parte da base aliada do governo. Deu no que deu, e a conta é nossa.

    ResponderExcluir
  63. Colega Cecilia,
    Ossamisakamori é um blog. A noticia, embora muito oportuna e cheia de verdades, foi veiculada naquele blog.
    ossamisakamori.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  64. Cecília, o Ossami é engenheiro, tem um blog e acho que não é bancário.
    Quanto a seu comentário das 12.26 hs. entendo que não se trata de omissão, mas de uma forma de participação que questione o sistema, além de eleições.
    Se há algo de errado e injusto que se busque a lei.
    Não é de hoje, não é da atualidade somente; antes já era assim, ou não ?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário