quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Cofre da Previ está Desguarnecido

Caros colegas,
Segue o artigo do colega Carlos Barbosa para leitura e reflexão.
 
 
O COFRE DA PREVI ESTÁ DESGUARNECIDO

Entendo que, segundo as normas vigentes, qualquer decisão que dependa do resultado do exercício 2013 só poderia ser oficializada após o fechamento do balanço anual da PREVI. Outra coisa: qual o acionista do mercado de ações que concordaria em ter o recebimento de seus dividendos subordinados ao resultado positivo de exercícios futuros? Isso é ilegal. Entretanto, num ímpeto de rigor sem precedentes, é isso exatamente o que essa diretoria, contrariamente aos nossos interesses e na contramão de suas atribuições estatutárias, está nos impingindo. 
Enquanto nos trata a nós, associados e verdadeiro escopo de sua atuação, com rigor desumano, são lenientes e generosos na distribuição de nossos valiosos recursos, em volumes vultosos, aos amigos do Poder. A PREVI tornou-se o balcão de negócios preferencial desse Governo.
 
Já alertava, há cerca de ano atrás, da intensa movimentação de figurões de dentro e fora do Governo nos bastidores de nossa Instituição, visando (como sempre o fizeram, mas com redobrado vigor), cooptar a PREVI a canalizar seus investimentos preferencialmente em papeis de Empresas favorecidas (indicadas).
 
Tudo isso só foi possível porque os Orgaos Fiscalizadores e demais Instâncias envolvidas estão inteiramente aparelhados pelo Partido no Poder.
 
Enquanto atropelam até as normas vigentes no afã de nos tratar com o maior rigor possível, são totalmente lenientes na farta distribuição de nossos valiosos recursos aos caudatários do Poder. Recursos destinados exclusivamente a nossas aposentadorias e pensões estão sendo prodigamente desbaratados em operações financeiras de alto risco e retorno duvidoso, caracterizando gestão fraudulenta.
 
Segundo informações não oficiais, o prejuízo bruto (não deduzido o lucro obtido em outros papeis e investimentos) sofrido pela PREVI foi de cerca de dez bilhões.
Isso mesmo!  Enquanto nos trata com extremo rigor, essa diretoria partidarizada e inescrupulosamente subserviente as determinações e interesses do Governo, distribui generosamente os recursos que ora nos fazem extrema falta, a Empresas amigas do Poder.
 
Enquanto isso, aqui em baixo, vigora a mesma lógica perversa dos tempos da ativa: os colegas que ocupavam cargos mais altos e se aposentaram com rendimentos maiores, e que poderiam exercer sua influência para apoiar nossa justa causa, estão praticamente indiferentes ao que se passa. Pelo contrário, quando se manifestam o fazem em defesa de proposições conservadoras, cujo resultado não altera a realidade imediata, insensíveis a tragédia que se abate impiedosamente sobre os menos favorecidos. Restou a "arraia miúda" (os mais depauperados) arcar sozinha com o desespero e a angústia de ver seus parcos benefícios, indispensáveis a sua combalida sobrevivência, ainda mais exauridos diante dessa política de achatamento sistemático das aposentadorias e pensões que nos é imposta há anos.
 
A interrupção precoce e intempestiva do BET e o retorno das contribuições são um golpe cruel e desumano desferido contra aqueles que dele mais necessitam. Será uma verdadeira carnificina. Uma reedição da famigerada "Noite dos Cristais". Um genuíno genocídio. No caso, um "gericídio".
Que o Senhor dos Exércitos nos ajude.

16 comentários:

  1. Entre as várias matérias postadas sobre o fim do BET, vejo colegas culpando o diretor-sindicalista Marcel, o presidente Don Corleo, digo Dan Conrado, o Banco do Brasil, e principalmente, as aplicações em renda variável. Quero dizer que a PREVI está sobre-aplicada desde as privatizações do governo FHC, nas quais, aliás, ela muito ganhou; pelo que sei, nos últimos anos, não foram feitas novas aplicações expressivas nesta modalidade. Além do mais, o que seria preferível para aplicação, ações de empresas cujos dividendos pagam mais de metade de nossos benefícios, ou aplicar em títulos da dívida do governo petista?
    Ao contrário do que muitos pensam, as bolsas de valores não são um antro de especuladores, eles até existem, para dar liquidez ao mercado. Em países com política econômica estável, a bolsa de valores é utilizada para capitalização das empresas, a custo baixo.
    Chegamos, então, ao cerne da razão do fim do BET. Reconheço que ele ocorreu, realmente, por causa da queda da cotação das ações, mas cabe a pergunta:por que isto ocorreu? Durante os sete primeiros anos do governo Lula, com Antonio Palocci no Ministério da Fazenda, controlando os xiitas petistas e suas teorias econômicas malucas, nossa BOVESPA acompanhava, praticamente, as cotações de Nova Iorque. Tivesse isto continuado, a cotação de nossa bolsa de valores teria encerrado 2013 com uns 80.000 pontos, o que garantiria o BET. Infelizmente, o último ano do governo Lula foi dirigido para conseguir a eleição da presidentA Dilma, com o “genial” Guido Mantega como ministro, para não atrapalhar as loucuras econômicas que foram perpetradas, como a asfixia da PETROBRAS, as aplicações irresponsáveis do BNDES( grupo XXX, porto em Cuba ) y otras cositas más. Finalizando, acho que a culpa maior pelo fim do BET é o desgoverno lulo/petista, e vocês não acreditam que a mãe de todas as batalhas é chutar o atual governo do poder.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Professora Cecília, saudações cordiais.
    Boa noite a todos.

    A matéria brilhante do colega Carlos Barbosa vem-se somar a outras que denunciam o grande perigo a que, há tempos, estamos sujeitos todos nós do PB1, sem exceção, de todas as posições. Essa matéria ajudará a nossa conscientização, para tudo o que se tratar desse campo minado, em que se transformou a PREVI.
    Deus lhe pague e ilumine, sempre, Carlos.

    Professora, sinceramente, se dependermos, somente, de eleições, para prevenir o pior, a preocupação torna-se muito maior, penso, pelo histórico dos certames(Ativos superam inativos, em votos).

    Peço desculpa, antecipadamente, se expresso do que desconheço e queixo-me por desinformação, mas não há a urgente necessidade de uma atividade/combatividade muito mais intensa, constante, técnica da nossa representação, sobretudo, da parte da FAABB, muito bem presidida por Isa Musa?
    A FAABB, suponho, deve ou deveria ter fácil trânsito, no Mourisco.
    É comum lermos, nos blogs, críticas a algumas AFAs, pródigas no social: bailes, jantares, passeios, etc.
    Sem dúvida alguma, a nossa representação possui quadros dos mais bem preparados, para enfrentar essa infeliz e doentia guerra em que se transformou o relacionamento, entre os assistidos e a PREVI.
    Repito o pedido de desculpa, caso seja impertinente/improdutiva esta participação.

    Professora, grato e PAZ BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "Agora, todos vocês que acendem uma fogueira e sopram suas brasas, cairão nas chamas de sua fogueira e nas brasas que vocês mesmos acenderam."
    Is 50,11.

    ResponderExcluir
  3. No fórum econômico mundial, recentemente encerrado em Davos, a presidentA Dilma, fazendo caras e bicos, vomitou sua habitual verborragia demagógica. Falou que investir no Brasil era excelente negócio, que o governo está controlando a inflação e os gastos públicos, que o seu governo respeita os contratos assinados, só não sei se falou sua pérola de 2013, "o melhor é que vai melhorar”. Na análise do fórum, feita pelo jornal The Economist, o Brasil foi avaliado como o país com a mais baixa credibilidade, dos que participaram, ao lado de superpotências como Argentina e Venezuela.
    Quando defendo a queda do império petista, não acho que Aécio Neves, ou Eduardo Campos, consiga fazer algo muito melhor. O mais importante é que, sem uma troca de governo, o país não recuperará a credibilidade.


    ResponderExcluir
  4. Para fixar na memória:
    TROCA TUDO !
    TROCA TODOS !

    ResponderExcluir
  5. Noite dos Cristais (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de Pogroms, de destruição de sinagogas, de lojas, de habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    ResponderExcluir

  6. GESTÃO TEMERÁRIA!

    os diretores de ambas as implicadas, devem ser processados, BB/Previ.
    Mais a responsabilização dos órgãos governamentais envolvidos, com denúncia às autoridades competentes.

    ResponderExcluir
  7. Roberto Martines 8670089-831 de janeiro de 2014 às 10:58

    É ilusão achar que um governo ou outro vai melhorar alguma coisa pra nos, quem assume o poder incrementa mais ainda as maldades contra nos, por isso temos que nos unir e colocar as pessoas que vão lutar, fiscalizar por nos e torcer para que não se vendam e passem a defender o governo de plantão e seus próprios interesses.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Cecília.
    Peço esclarecer por que até o momento ninguém ainda questionou a divisão do superávit. Se o BB levou R$ 7,5 bilhões (50%) - utilizados ou não, mas está apartado nesse percentual - e nós(ativa e aposentados) acabamos levando aproximadamente R$ 4,6 bilhões (30,6%)?
    Não seria o caso de se pegar a parcela recebida a mais pelo BB e dividir com os aposentados e da ativa? pelo menos, todos receberiam o mesmo percentual?

    Pedro Roberto

    ResponderExcluir
  9. Dan Conrado eleito presidente do conselho Deliberativo da ABRAPP. Está no site da Previ.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega Fernando Lamas,
    Realmente é muito mais fácil para as entidades representativas conseguirem pautar esses assuntos junto a Previ. É preciso muito mais do que boa vontade.
    Se todas as entidades se unissem para defender os nossos interesses, elas conseguiriam realmente mudar algo, porém o que fazem é fingir que estão atuando, principalmente em ano eleitoral. Não estou me referindo a todas, mas as que eu conheço diretamente.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega Wilson Luiz,
    Eu concordo totalmente contigo. Está na hora de uma mudança, pois o mesmo partido muito tempo no poder desgasta demais e a perpetuidade não é boa para nenhuma situação.
    O Brasil foi incluído na lista dos 5 países emergentes em crise, junto com a Índia, Turquia, Indonésia. Acredito que será muito difícil ver esse cenário melhorar, como afirma nossa Presidente.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega Pedro Roberto,
    Eu acredito que foram creditados os mesmos valores, porém como o Banco não mexeu no fundo criado com seus recursos, eles renderam INPC + 5% (taxa atuarial onde são remunerados todos os fundos na Previ). É só fazer as contas, desde 2006, entrando os recursos e rendendo esse percentual até 2013. O nosso fundo só ia saindo para o pagamento dos colegas e entrando os mesmos recursos no fundo do BAnco.
    A grande questão é que o grupo pré-67, que recebeu durante todo esse período o BET, é de responsabilidade do Banco e este, além de não ressarcir à Previ esses recursos, conforme acordo de 97, ainda recebeu esses valores em seu fundo. Esse montante chega a R$ 2 bi. Até hoje só há silêncio em relação a esse ponto.

    ResponderExcluir
  13. Colega Rafael Campagnoli,

    E o prezado esperava algo diferente?
    O nome já diz tudo:
    ABRAPP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
    É coisa de patrão, não de participante/assistido.

    ResponderExcluir
  14. Colega Cecília,

    Sobre o BET do grupo pré-67, já que a PREVI faz vistas grossas para as negativas do Banco, e a PREVIC também não se manifesta, não seria o caso de apresentarmos denúncia ao TCU?. Afinal o maior acionista do BB é o Governo Federal, e portanto, seguindo o pensamento do STF, no caso da condenação de Pizzolato, trata-se, na maior parte, de dinheiro público. Ou, como diz o Mestre Edgardo, estaria eu errado?
    Com a palavra nossas outras associações sérias, já excluindo de antemão a ANABB, pois esta nunca processará o BB.

    Luiz Faraco
    Florianópolis - SC

    ResponderExcluir
  15. Caro colega Luiz Faraco,
    O TCU seria o melhor caminho ou seria a PREVIC? O que você acha? Eu acho a ideia excelente.

    ResponderExcluir
  16. É para lá que voam as marrecas, arribadeiras, Existe isto?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário