segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL E UM 2014 COM MUITAS ALEGRIAS!!!

"Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões

Caros Colegas,
É com muito carinho e emoção que estamos finalizando mais um ano juntos neste blog. A cada ano que se finda, aproveitamos para fazer uma análise do ano que está acabando e o que poderemos fazer diferente no ano que estará começando em breve. É importante aprendermos com nossos erros para não repeti-los, aprender a aprender com tudo o que a vida pode nos mostrar, sonhar, mas "um sonho impossível", viver com alegria, mesmo com as intempéries da vida. Amar incondicionalmente a todos independentemente das diferenças.  
Desejo a todos um 2014 com muita paz, muita força e energia para enfrentar os desafios que surgirem. 
Espero que consigamos "juntos" lutar pelos nossos direitos e enfrentar as barreiras que se apresentarem no nosso caminho. Vamos lembrar que "Todos Juntos somos fortes, não há nada a temer".

RECEITA DE ANO NOVO
Carlos Drumond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

66 comentários:

  1. Caros colegas aposentados do BB, vejam os termos propostos à PREVI para equacionar o problema do Benefício Especial Temporário-BET.

    Senhor(a) JOAO ROSSI NETO

    A PREVI confirma o recebimento da mensagem abaixo.
    Aguarde nosso retorno em breve.

    Gerência de Atendimento
    PREVI

    Esta mensagem é automática e seu retorno não é monitorado.

    __________________________________________________________

    Data: 23/12/2013
    Tipo: Solicitação

    Mensagem: À Diretoria Executiva da PREVI.

    Com boa vontade e fazendo vista grossa a verdadeira causa do fracasso na gestão dessa Diretoria Executiva, acreditemos que o provável déficit que se vislumbra para 2013 tenha origem na conjuntura mundial, decorrente da crise financeira de 2008 que ainda repercute no atual exercício e só Deus sabe quando vai dar uma trégua, então, não existe razão e motivo algum capaz de determinar que os participantes e assistidos sejam penalizados por um resultado negativo sobre o qual em nada contribuíram para a sua materialização e tampouco lhes cabe à mínima ingerência.

    Portanto, ao invés de ameaças de corte do BET, essa Diretoria Executiva deveria fazer proposta a PREVIC para reduzir provisoriamente o percentual da Reserva de Contingência, dos atuais 25% para 15%, e assim procedendo, obviamente, teríamos superávit, em 2013, suficiente para a INCORPORAÇÃO do BET aos benefícios PREVI, tendo presente que a sua simples manutenção para 2014 seria uma providência apenas paliativa e não resolveria os graves problemas financeiros do Corpo Social.

    Essa notícia da suspensão do BET além de injusta é desumana e está tirando o sono da maioria dos associados, causando doenças com justa razão, porque um corte de 20% nos rendimentos, nos dias de hoje, é um golpe fatal em qualquer orçamento doméstico.

    Futuramente, tão logo a crise financeira fosse debelada, poder-se-ia examinar a possibilidade de voltar o percentual da Reserva de Contingência para a posição primitiva (25%). Ressalte-se que a flexibilização do percentual da RC está prevista no artigo 20 da LC 109/2001 e esta definição é da alçada da PREVIC.

    Outra coisa que precisa ficar bem clara é que não estamos sugerindo que se utilize a Reserva de Contingência para fazer revisão do Plano de Benefícios 1, pois estamos cansados de saber que isto não é possível em face de vedação insculpida na LC 109/2001. Ocorre, entretanto, que a redução do percentual para constituição da RC para 15% acarretará superávit e, superávit técnico significa Reserva Especial, portanto, não haveria óbice legal para implementar a sugestão alvitrada.

    De resto, é imperioso que a PREVI sopese e pondere as circunstâncias e aspectos que derivam da conjuntura mundial adversa e proteja os associados desses efeitos nocivos, porquanto a redução do BET é um golpe mortal em suas depauperadas finanças.

    Se com o BETem vigor a coisa está insustentável e estamos necessitando urgente do prazo de 180 meses para reduzir as prestações do ES, imagine o desastre que será sem ele. Antes do encerramento deste ano, dê-nos uma notícia alvissareira.

    Matrícula: 4986560
    Nome: JOAO ROSSI NETO
    E-mail: jrossineto1@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro colega João Rossi,
    Gosto muito de suas propostas, porém esta precisa ser muito discutida. Eu tenho muitas dúvidas em relação à sua eficácia.
    Precisamos ter muito cuidado com essa proposta de redução do percentual da reserva de contingência. Vamos lembrar que o Plano 1 é um plano com um percentual muito alto em investimentos voláteis, como a renda variável, e muitos investimentos sem liquidez. O nosso plano é maduro e fechado e, por essas questões, a redução simplesmente do percentual da reserva de contingência me parece muito arriscada. A reserva de contingência existe para que os fundos consigam se defender em relação às oscilações de mercado. Manter o BET e a suspensão das contribuições a qualquer preço não vai manter a sustentabilidade do plano e é isso que queremos, certo?
    É bom lembrar também que a Resolução CGPC 26 exige que o percentual da reserva de contingência seja de 25%. Para que seja reduzido esse percentual, é necessário alterar a resolução.
    Acredito que o ideal seja uma análise técnica e criteriosa em relação a essa proposta, pois olhar só o curto prazo já deixou muita gente com as calças na mão, vamos lembrar do caso recente de falência do império "X".
    Sei que o desespero por ter 20% do nosso benefício reduzido pode levar a pensarmos unicamente no ano em curso, mas vamos lembrar que estamos vivendo cada vez mais e com mais saúde e queremos que o nosso plano também acompanhe essa tendência.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cecília,

    A redução do percentual para 15% foi sugerida em caráter PROVISÓRIO, pontual, para atravessar essa tempestade momentânea, provocada pelo panorama mundial adverso, fora do alcance e da ingerência dos associados. A RC é um colchão de liquidez, uma gordura estocada para ser utilizada nos momentos de crises financeiras, como a que ocorre agora.
    Demais disso, um percentual de 15% ainda é uma reserva bastante expressiva e suficiente para acobertar eventual déficit. Não podemos olvidar que o artigo 28 da Resolução 26/2008 está sendo alterado em termos de prazo para equacionamento dos déficts, cuja decisão deverá sair após o primeiro trimestre/14 (vide site da ANAPAR), mas a questão está fechada para se aguardar três anos de prazo para que sejamos convocados para pagá-los. Claro que o percentual de 25% foi fixado no artigo 8º da Res.26/2008, contudo, havendo negociação satisfatória neste particular, alterar o percentual, provisoriamente, é tarefa simples. Veja que o legislador já previa esta hipótese quando da edição da LC 109/2001, tanto assim que permitiu a flexibilidade de 0% a 25% para constituição da RC, justamente antevendo que em determinado momento teríamos a época das vacas magras. O que não podemos aceitar, em hipótese alguma, é que lançem sobre os ombros dos associados a responsabilidade pela volatilidade e mau desempenho das Bolsas de Valores. Afinal de contas, de quem é a responsabilidade pela concentração suicída de recursos em ações e fundo de ações?

    ResponderExcluir
  4. Valorosa Cecília,

    AINDA SOBRE A RESERVA DE CONTINGÊNCIA.

    Certa vez um turco vendeu a sua mercadoria e não recebeu, todavia, não se deu por vencido e saltou a seguinte pérola: “Sinto-me vingado, não recebi, mas vendi caro”!

    E, nós, aposentados da PREVI, se nadarmos contra a correnteza, resistir para manter a exagerada Reserva de Contingência de 25%, especialmente neste momento atípico de crise financeira mundial, no final das contas, após o encerramento nosso Plano de Benefícios Um, que se encontra em fase de extinção, certamente também poderemos dizer, pelo menos, isso:

    “Não tivemos às aposentadorias que merecíamos, no entanto, estaremos vingados, pois deixaremos um grande pepino para o patrocinador BB administrar, dado que o nosso excesso de zelo e economia na utilização do dinheiro que nos pertence ensejarão, sem dúvida alguma, uma sobra maior de recursos para o BB herdar, que acabará redundando em mais trabalho e dificuldades para o bilionário banco estatal federal gerir no futuro”!

    Isto, claro, sob a ótica de uma mentalidade pueril e estreita de que um volume mais expressivo de recursos para o herdeiro BB resultará em tarefa espinhosa de gestão, sendo que, na realidade, uma situação dessa natureza constituí em uma agradável dor de cabeça que todo mundo gostaria de ter.

    Agora, voltando para a dura realidade, a sugestão a PREVI é mais uma tentativa, sim, de evitar o atoleiro financeiro sem saída que a queda do BET nos imporá, caso se efetive.

    Eu prefiro utilizar os recursos em vida, a deixá-los de bandeja para o Governo/BB.

    ResponderExcluir
  5. Refiro-me à matéria divulgada no site, em 09.12.13, sob o título “PREVI esclarece algumas questões relacionadas ao chamado teto de benefícios”. No parágrafo “4” foi dito: “O pagamento de aposentadorias sem que haja a definição de um teto de benefícios não compromete o equilíbrio do Plano 1”. Em outro trecho, que entendo como do nosso interesse, ou seja, voltado para a “raia miúda”, foi dito que “a PREVI detém recursos suficientes para arcar com os seus compromissos atuais e futuros para com todos os participantes”. Ora, se há recursos suficientes, o único óbice existente para permanência do BET seria o engessamento da reserva de contingência em 25%, estabelecido pela malfadada resolução CGPC-26. Os atuais problemas e suas causas, responsáveis pela diminuição do percentual da reserva de contingência são, reconhecidamente, de natureza conjuntural. Não consigo enxergar também qualquer tipo de comprometimento para com o pagamento de benefícios, até o fim de nossas vidas, razão principal da existência de uma EFPC, admitida a hipótese proposta pelo João de redução momentânea do percentual da reserva de contingência. Nunca é demais lembrar que na LC-109 esse percentual era flexível.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Sra. Cecília,

    Gostaria de pedir de Natal que você expusesse as entranhas da Previ numa reportagem de um grande jornal. Certamente isso sepultaria suas futuras aspirações políticas. Acontece que valeria o sacrifício. Você já recebe um excelente benefício e é uma profissional competente.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,
    Primeiro quero te desejar um feliz Natal. Segundo, do jeito que a coisa anda não teremos vida tão longa assim. Com os benefícios cada vez mais evaporando e com isto, endividamento aumentando, vem as preocupações, que acarretam várias doenças. Para se ter uma vida longa precisa-se de uma boa qualidade de vida. É o que não temos hoje. Falo por mim e tenho certeza pela maioria. O futuro é agora. O que precisa é mudar a forma de investimento de nosso plano.

    ResponderExcluir
  8. Querida Cecília,

    Boas Festas! Lhe desejo muita saúde e força para continuarmos a luta. Você é a nossa guerreira. Abração!!

    Roberto

    ResponderExcluir
  9. Essa proposta de diminuir a reserva de contingência é absurda.
    Não se apaga fogo com gasolina

    ResponderExcluir
  10. Estimada Professora Cecília, saudações cordiais.

    O Feliz Natal do Senhor Jesus, para mim, é cristocêntrico, isto é, é o Mistério da Encarnação do Senhor no centro de todas as motivações: simbolismos, reuniões familiares, trocas de presentes e mensagens, o próprio dia do feriado, etc.

    Jesus Cristo estar no centro é certeza de felicidade, sempre, mesmo em volta dos dramas da vida.
    Esperar no Senhor é para quem enxerga adiante, sem descuidar das obrigações.

    A música que se canta na Igreja diz bem: "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele que conhece a Jesus..."

    Assim é que eu viverei o Natal do Senhor, na alegria interior.

    Professora e colegas todos, nisso tudo, segue um Feliz e Santo Natal do Senhor, extensivo aos seus mais caros, sempre, na PAZ E NO BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de anjos.
    Cantavam louvores a Deus, dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados."
    Lucas 2,8-14.

    ResponderExcluir
  11. Querida Cecília,

    Boas Festas! Que 2014 seja um ano bom para nós.

    Roberto

    ResponderExcluir
  12. Caro colega João Rossi,
    Eu tenho minhas resistências em relação à essa proposta, pois precisaria alguns estudos para comprovar se realmente 15% é suficiente para assegurar a sustentabilidade do nosso plano. Vamos lembrar que o nosso plano é fechado e maduro e é um dos únicos que tem uma alocação tão agressiva em renda variável. Isso é um risco muito alto, fora que a maioria dos recursos investidos em renda variável não são líquidos, logo, não podem ser transformados em recursos para pagar benefícios e, cada vez mais, a Previ está utilizando os recursos investidos em renda fixa para pagar benefícios, pois as entradas (dividendos e alugueis) são menores que a saída (custos e pagamento de benefícios - passivo).
    Você me desculpe, João, mas essa é a proposta do Banco e que, na minha opinião, é o bode na sala, pois ameaça acabar com o BET e apresenta essa solução como salvadora da pátria, os eleitos exigem um plebiscito para referendar a proposta e nós, mais uma vez, caímos na armadilha do banco, que está muito preocupado com seu balanço de 2014, onde terá grandes desafios em relação ao enquadramento nas regras da Basileia.
    Precisamos ter muita calma nessa hora e estudarmos com paciência e pensando no futuro se realmente é sustentável no longo prazo essa proposta.

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anônimo das 12:33h,
    Você tem razão que é preciso mudar a forma de investimento do nosso plano. Precisamos de uma política de investimentos que seja permeada por ativos menos arriscados e com liquidez. Esse é o momento do nosso plano, bem diferente do Plano Previ Futuro, novo, que está na fase de captação com pouquíssimos colegas aposentados.

    ResponderExcluir
  14. Caro Fernando Lamas e demais colegas,
    Muito grata pelas mensagens de boas festas. Espero que, juntos, consigamos discutir os diversos pontos polêmicos do nosso fundo de pensão e consigamos chegar em um consenso responsável. Precisamos aprender com os erros passados para não chorar o leite derramado.
    Um grande abraço a todos que ajudaram a construir e manter esse blog tão bem frequentado e com discussões tão interessantes.

    ResponderExcluir
  15. Minha Querida Colega Cecília,

    Feliz 2014.

    Minha situação financeira esta melhorando,após 03 anos de equilíbrio,cancelamento de muitos pagamentos e requisitando a reestruturação financeira na justiça.

    Passei a receber através de ordem de pagamento e o Banco do Brasil desde junho de 2012 não recebe um centavo dos meus empréstimos.

    Já me fizeram proposta de quitação total por 30 mil reais,claro que não quitei porque os recursos ainda é insuficiente.

    Abri ação para receber 100% como pensionista, já em fase de audiência e vamos ganhar e ter de volta o que é nosso por direito, pois somos roubadas em 40% mas os altos executivos pode receber 45 mil reais mês,enquanto minha pensão sem o bet é verba P300 4.700 por mês.

    Uma vergonha, uma afronta a nossa situação de penúria a muitos anos denunciada aqui desde quando era diretora de planejamento.

    Você afirma que é contra a flexibilização da reserva de 25% para 15%,com isso teria superávit e continuação do pagamento do BET,será que esta reserva existe mesmo ou é tudo produto podre, que mais a frente teremos uma bolha estourando por ai em nossas costas com mais contribuições e até aumento de percentual.

    Nossos benefícios estão muito defasados, esses 20% não compõe nem o que perdemos até hoje em termos de ajustes salariais.

    Esta difícil entender a sua posição aja vista que conhece bem os tramites na previ e é uma das fortes candidatas em 2014.

    Há outra saída para o problema ou já sepultou de vez o credito do Bet na sua opinião.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista

    ResponderExcluir
  16. Não me vejo com conhecimentos para opinar sobre a redução da reserva, mas o que disse o Dr Rossi ´sobre prazo para equacionamento de dificuldades momentâneas pelos fundos é claro e cristalino.
    Porque sermos chamados a contribuir imediatamente ao primeiro sinal de " dificuldade " se os fundos terão até 3 anos de prazo ? Com um colchão desse porte -25% - e com a declaração dos competentes diretores de que a Previ tem recursos suficientes para pagar os "sem teto" e os demais, a pergunta repercute; POR QUE ?

    ResponderExcluir
  17. Cara colega Rosalina,
    Você que participa desse blog desde o início e sabe que sou sincera nas minhas opiniões. Eu não sou contra a continuidade do BET, até acho que é obrigação da atual gestão de incorpora-lo, visto que foi o grande mote da campanha onde eles saíram vitoriosos.
    Eu só acho que essa ê a proposta do Banco, que não quer perder de jeito algum esses recursos, principalmente em um ano bem complicado para o Governo. Acho também que isso tem que ser estudado com muita atenção.

    ResponderExcluir
  18. Caro colega anônimo das 19:29h,
    Concordo plenamente contigo, principalmente lembrando que existe uma corna de R$ 2 bilhões, referente aos valores pagos ao grupo pre-67, de responsabilidade do Banco, e que está sendo pago com os recursos do fundo presidencial, fazendo com que ele acabe mais rápido. O Banco, além de não estar pagando essa sua conta, ainda está recebendo esses créditos em seu fundo e NINGUÉM FALA NADA SOBRE ISSO. Quando que a Previ, os dirigentes eleitos, vão cobrar do Banco?

    ResponderExcluir
  19. Sou favoravel a redução para 15 % na Reserva de Contingência desde que o banco não lance mão de parte desse ficticio superavit. Estamos nessa situação sòmente porque a diretoria da Previ e associados autorizaram as tungas anteriores. Eventual superavit,na minha opinião,deveriam ser direcionados para a revisão de beneficios dos associados.

    ResponderExcluir
  20. Cara Cecília,

    É taxativamente proibido a utilização de recursos oriundos de ganhos na avaliação de Ativos e Passivos Atuariais, bem como dos superávits dos Fundos de Pensão patrocinados. Portanto, peço a gentileza de compulsar no seu raciocínio, a informação legítima que ora lhe transmito.

    Neste contexto, o BB não poderia utilizar, em hipótese alguma, dinheiro procedente da PREVI para cumprir exigências do acordo da Basileia.

    Deste modo, fica afastada em caráter definitivo essa história de empregar os recursos da PREVI, via de superávits de qualquer natureza (seja com redução do percentual da RC) para efeito do pacto da Basileia.

    De outra parte, os órgãos reguladores e fiscalizadores poderiam autorizar a redução para 15%, condicionando a concessão a um retorno ao status quo ante, tão logo a conjuntura financeira mundial e economia interna tivessem uma melhora substancial. Assim, a autorização seria provisória, apenas para possibilitar a travessia do nevoeiro vigente e, sobretudo, para evitar o corte do BET.

    Para não alongar mais o assunto, dou por concluída a minha participação nesta matéria, porque o difícil mesmo não é convencer os colegas e sim a PREVI/BB/PREVIC.

    ResponderExcluir
  21. Cecília Garcez,

    Quando participou dos quadros da diretoria executiva na previ, eleita pelo voto dos associados a previ já tinha essa reserva de 25% de reserva de contingência.

    Mas nem sempre foi assim, pois antes o banco levou muitos bilhões da previ quando não existia essa reserva,que passou a ser necessária pelo desequilíbrio do nosso PB-1.

    Plano não foi feito para gerar déficit ou superávit e sim pagar benefícios justos aos seus associados.

    Tal fato agora não justifica um conservadorismo tão elevado em manter essa reserva em 25%, que pode sim e deve ser usado para manter os nossos benefícios realinhados, já que o mesmo acordo de distribuição assinado em 2010 previa a revisão do nosso PB-1.

    João de Barros

    ResponderExcluir
  22. Imediatistas,

    Não pensam no amanhã.
    Iremos morrer daqui a um minuto, uma hora, um dia ou aguentaremos uma década, mais?
    Mas tenham certeza, com este governo de plantão ireis sofrer e sofrer, um minuto, uma hora, um dia, mais um período de quatro anos, quiçá ainda ouros tantos períodos de tortura. Já que a Sra. Presidente fala tanto em tortura, ela está torturando o povo brasileiro sem dó nem piedade.
    E os aposentados do Previ se arrastarão para levar a conta dos "valorosos/coleguinhas" atuais dirigentes da instituição, outrora esteio deste país.
    Hoje esse BB com escabrosas investidas no dinheiro dos antigos aposentados, se assim me lembro.
    Já li e reli muitas histórias desse BB, mas a sujeira de hoje, pelo que leio, nunca tinha tido notícias, smj.

    ResponderExcluir
  23. Dívida externa bate recorde: US$ 482 bilhões; débitos aumentam 37%
    Analistas alertam para o fato de mais de um terço do endividamento vencer entre 2014 e 2015, período de mudança na política monetária dos Estados Unidos, que deve elevar o dólar e a aversão ao risco Brasil

    Diego Amorim
    Publicação: 27/12/2013 07:10 Atualização: 26/12/2013 21:23
    O Brasil chega ao fim de 2013 colecionando indicadores preocupantes. Não bastassem o crescimento pífio e a inflação bem acima da meta estipulada pelo governo, de 4,5%, a dívida externa bruta atingiu, em novembro, o maior valor desde o início da série histórica do Banco Central, em 1971. São US$ 482 bilhões em débitos no exterior, incluindo as faturas do governo, dos bancos, de empresas e os empréstimos intercompanhias, ou seja, aquelas transações feitas geralmente entre as filiais de multinacionais no Brasil e suas sedes fora do país.

    Somente na era Dilma Rousseff, iniciada em janeiro de 2011, a dívida externa brasileira registrou um salto de 37%. Em valores absolutos, cresceu US$ 130,2 bilhões, complicando um quadro que era considerado confortável até então. Mesmo os saldos do setor público, que vinham chamando a atenção por apresentar quedas expressivas ao longo do ano, terminarão 2013 em alta, retornando ao patamar de cinco anos atrás, com US$ 64,6 bilhões acumulados.

    O recorde, por si só, já seria suficiente para acender de vez o alerta em relação à dívida do país no exterior. Mas o cronograma do vencimento desses débitos, detalhado pela autoridade monetária, torna a situação mais delicada. Um terço do saldo total — US$ 157,2 bilhões — vencerá nos próximos dois anos, período de mudanças na política monetária do Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, e de desconfiança acerca do próximo governo por aqui.

    fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/

    O SAPO DE BIGODE NÃO DISSE QUE TINHA QUITADO A DÍVIDA E ESTAVA EMPRESTANDO DINHEIRO AO FMI?

    ResponderExcluir
  24. O mais triste disso tudo, é que a diretoria PREVI, pode esta preocupada com tudo menos com os associados. Quanto mais cedo se lascar melhor pra eles. Sao todos como o sr. Lula da Silva, nao veem, nao ouvem, nao falam, e se a coisa pegar, vao ser os primeiros a abandonar o barco. Malditos!!!

    ResponderExcluir


  25. sou extremamente contra reduzir a reserva de contingencia para 15%, pois isto levaria a Previ para o mesmo caminho do finado plano de previdencia da VARIG, coitados hoje estao mendigando centavos. Esta direçao da Previ e os tais Eleitos (que hoje só jogam o jogo do Banco) tem que dar um jeito de pagar o BET sem acabar com a PREVI.

    ResponderExcluir
  26. Chega de blá blá. Este ano não sai mais nada.
    Vamos para 2014. SAUDE E PAZ para todos.

    ResponderExcluir
  27. Da Revista da PREVI,no.174,pag 5 , pergunta 9,resposta: " ... Somente depois, se ainda, houver recursos excedentes, pode-se MELHORAR BENEFICIOS OU INSTITUIR BENEFICIOS ESPECIAIS TEMPORÁRIOS". Por que na epoca dos superavits não instituiram/melhoraram, beneficios NÃO TEMPORARIOS nem que fosse em menor percentual??? Por que concordaram em doar ao Banco parte do NOSSO superavit em troca de um beneficio TEMPORARIO maior ?? Quem assume a responsabilidade por esse dasatino/insensatez?? Como nossos aposentados suportarão agora essa vergonhosa decisão ???.
    Oscar A. Bach Jr

    ResponderExcluir
  28. Incrível, INVEPAR vence leilão com
    D E S Á G I O:

    http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/2013-12-27/invepar-vence-leilao-da-br-040-com-desagio-de-6113.html

    Detalhe: diferente do leilão do aeroporto de Guarulhos, agora o deságio é sobre o valor da tarifa do pedágio.



    ResponderExcluir
  29. Nobre colega Cecília,

    Há bastante tempo venho acompanhando o seu trabalho, com grande admiração e respeito, por isso, causou-me estranheza a sua atitude de vetar a publicação do meu post sobre a questão do acordo da Basileia, porquanto quebra a sequência do meu raciocínio.

    Estamos discutindo apenas ideias e de forma altamente produtiva, educada e civilizada, de modo que é válido o contraditório e ninguém é obrigado a esposar a opinião alheia. Os argumentos é que falarão por si e a conclusão que que fique a cargo dos leitores do blog. O papel do moderador é de coordenar, controlar e vetar os pronunciamentos ofensivos e infundados, fora disso, que prevaleça o direito de expressão, desde que não venha do anonimato.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  30. Caro colega Joao Rossi,
    Jamais deixaria de publicar seus brilhantes comentários. Estou sem internet desde a semana passada e a previsão é que regularize hoje. Estou utilizando o celular para liberar os comentários, mas nem sempre estou com sinal para tal. Depois comentarei suas observações.

    ResponderExcluir
  31. Dona Cecília,

    O Sr. João tem prazo de validade. Briga por onde passa. Não sei pq não cria seu próprio blog e para de confusão

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecília,
    Esta não cola. Sem internet. Hum.
    Deixa as broncas para depois da festas. Quem tem cifras para fazer.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo de 27/12 das 20:38,

    Não crio o meu blog para não aturar idiotas do seu jaez. Eu e a Cecília estamos trocando ideias em alto nível, matérias que consultam o interesse de todos e você entra no circuito, intempestivamente, tentando criar cizânia onde não existe espaço para isso. Vá procurar algo útil para fazer,cresça e apareça saindo do anonimato. Ficar emitindo asneira de dentro da moita é covardia.

    ResponderExcluir
  34. Caro colega João Rossi,
    Eu não devia nem ter publicado o comentário do colega anônimo, pois o objetivo do blog é justamente discutir esses assuntos polêmicos e, para tal, são necessárias ideias diferentes, que enriquecem o debate.
    Eu vou discordar um pouco do seu comentário em relação ao enquadramento do BB ao acordo de Basiléia e que ele jamais utilizaria recursos da Previ.
    Só o fato do Banco não contribuir para o plano 1 e ter um recurso disponível (BET) em um fundo, que está na Previ, porém impactando positivamente o balanço do Banco, já o ajuda nesse enquadramento, sem precisar utilizar os recursos. Fortalece seu resultado e facilita o enquadramento. Por isso, eu acredito que ele fará tudo o que puder ser feito para que o BET não acabe. Os eleitos da Previ também caminharão no mesmo passo, não pensando nós associados, mas de olho nas eleições da Previ no próximo ano, tão perto.
    Por motivos políticos ou econômicos, eles não vão querer que o BET acabe. A não ser que a Resolução 26 não seja alterada, aí, meu caro, não haverá jeitinho que faça o BET continuar. É tudo um jogo político e nós somos as peças que só entram no jogo depois que o resultado já foi alcançado. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  35. Caro colega anônimo das 20:38h,
    Eu não preciso inventar desculpas, até porque todos sabem que no final de ano tudo ê complicado. Ontem a NET consertou a rede da rua e agora a internet voltou. De qualquer forma, eu também não fico 24h no ar dedicada ao blog, pois tenho minhas atividades como professora e como mãe, avô e esposa, o que não é nada fácil. Mas gratificante.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo das 20:38 hs,

    Desculpe-me. Por engano enderecei-lhe o meu post das 00:33 hs,sendo que o meu recado é destinado ao anônimo das 20:29 hs.

    Aliás, esse anônimo pensa que está oculto, entretanto, os ventos sopram do Estado do Paraná e sei muito quem ele é.

    Como não tem cacife para um diálogo franco e aberto, busca o subterfúgio do anonimato para denegrir a imagem e o bom nome de quem não merece, pelo prazer sórdido, destrutivo de moer ótima reputação de quem não lhe dá mais a mínima.

    Obrigado, colega Cecília, pela consideração e gentileza em publicar textos de minha autoria. Tenho-a em elevada conta, pela sua honestidade e lisura no que faz. Continue sempre na sua batalha em defesa dos associados da PREVI e conte sempre comigo, noite e dia. Sou seu admirador. Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Em primeiro lugar, feliz 2014 pra ti e tua familia. O blog pelo que vejo há anos, foi criado para nos beneficiar em conhecimento, atualizarmos e opinar, jamais com a finalidade de discórdia e desrespeito. Se já são poucos os que se mexem contra o BB e a PREVI, imaginem brigando.

    ResponderExcluir
  38. João Rossi,gosto muito do que vc escreve nos blogs no intuito de ajudar os aposentados humilhados pela PREVI, mas acho que vc cometeu um equívoco.O anônimo que publicou baboseiras a seu respeito,não foi o das 20.38, e sim o das 20.29,que por sinal deve ser un infiltrado.Lourival.

    ResponderExcluir
  39. Cara Cecília,
    Sou o anônimo de 20:38.
    A minha mensagem não foi para a ofender a Dra., mesmo porque, te admiro muito. Sua última mensagem foi praticamente uma despedida deste ano. Sabedora que a PREVI só retornará os trabalhos no próximo ano, e como a Senhora mesma disse: é avó, mãe e esposa, necessita se dedicar um pouco mais, neste final de ano, a família. Para um bom entendedor, meia palavra basta.
    E só vai ter uma bela ceia de Natal, quem tem cifras. Graças a DEUS ele te deu e com merecimento.
    Desculpe-me e te desejo um feliz 2014.
    Que venha com mais energia para enfrentar os desafios que virão.
    Vamos deixar os blá blá para depois pessoal. Isto que queria dizer.

    ResponderExcluir
  40. Caro Rossi,
    Era seu admirador, mas percebo que você não tem postura para ser um líder. Idiota é uma expressão usada por pessoas tolas e não sábias.

    ResponderExcluir
  41. Caro colega anônimo das 15:17h,
    Não quis ser rude, mas não gosto quando insinuam que estou mentindo. Acho que temos bastante liberdade no blog para nós colocarmos e tratarmos essas questões. Realmente, nem sempre consigo liberar os comentários tempestivamente como gostaria, mas acho que dá para entender. Não me leve a mal, não foi essa a intenção.

    ResponderExcluir
  42. Ouvi aqui na PREVI ontem, sexta-feira. O BET já não será pago em janeiro e o reajuste previsto para beneficios não chegará nem a 3,5%. FIM DE PAPO

    ResponderExcluir
  43. Cara Cecília, não brinca !
    Você já é avó? Não acredito.
    Não aparenta ser. Você está muito bem. Como dizem: em forma.
    Não exagera nas "comidinhas" de fim de ano.
    Bom 2014 para você.
    Belinha.

    ResponderExcluir
  44. Esse Rossi acha que é o tal. Não passa de um babaca metido a saber mais q.os outros. Ainda bem q.não publica mais nada no blog do Ari.pois é rancoroso e não perdoou o professor,apesar das explicações explanadas pelo mesmo. O mestre Ari é um homem bom e não teve intenção de ofendê -lo. Perdoar é uma virtude coisa que o Rossi não tem.Carlos Henrique.

    ResponderExcluir
  45. Caro Rossi,
    Sou o anônimo que te expressou as 15:24. Diante dos enganos, sou muito franco para retirar o que disse.
    Desculpe-me. Não pretendo ofender ninguém e, principalmente, pessoa idônea como você.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo de 28/12 das 15:24 hs,

    Viu como você é tolo, bastou mexer com os seus brios que a sua máscara caiu e,desta feita, mostrou que sabe escrever corretamente. Deixe o rancor de lado, meu caro, nunca o maltratei, pelo contrário, só procurei ajudá-lo por exclusivo altruísmo. Muitas vezes a gente equaciona determinados casos, identificando alguém pela "motivação" e chega-se ao culpado pelas evidências do nexo causal. Basta ter inteligência para isso e sopesar os fatos. Foi assim que cheguei ao seu nome. Todavia, é vida que segue e encerro definitivamente o meu contato com o colega. De qualquer maneira, desejo-lhe felicidades.

    ResponderExcluir
  47. Caro colega João Rossi e Carlos Henrique,
    Vamos deixar essas desavenças de lado e tentar construir algo a partir das discussões com pontos de vista diferentes. Vamos enriquecer o debate sem cair na armadilha das agressões que não levarão a lugar algum. Grata pela compreensão.

    ResponderExcluir
  48. Cara Cecília,

    Concordo com você. Essa discussão infrutífera foi longe demais e não produz resultados práticos, por isso, da minha parte, considero-a encerrada.

    Ademais, trocar farpas com companheiros é algo que devemos evitar, a qualquer custo, pois caracteriza desvio do foco da missão prioritária que consiste em defender os direitos dos associados.

    Neste contexto, o ideal é que somemos as nossas forças para combater os poderosos adversários, uma vez que vencê-los é a meta almejada.

    Antes, porém, gostaria de sugerir ao Ari Zanella para não se esconder detrás do patético nome de Carlos Henrique(anônimo) para emitir esses impropérios irracionais e descabidos.

    Cecília, você não tem culpa de nada e o seu blog não merece esse tipo de destempero. Mas, enfim, de certa forma foi até bom, vez que colocou limite nesse desagradável diálogo.

    Tenho consciência de que nunca ofendi o colega Ari, mesmo assim, peço-lhe desculpas e vida que segue.

    Agora, não quero alimentar essa polêmica estéril e improdutiva, pura perda de tempo. O véu da hipocrisia já foi descerrado, de modo que não há necessidade de ficar na moita, dado que o rabo ficou de fora.

    ResponderExcluir
  49. Caro Rossi,
    Sou sonimot de 20:38, de 27/12, 22:21, dia 28/12 e aquele wue voce se referiu em 28/12, ad 13:41.
    Cara, chega de trocar farpas comigo. Entrei de gaiato no nsvio.
    Paz pra ti

    ResponderExcluir
  50. Dona Cecília,

    Eu fiz o comentário sobre o colega nervoso. Não usei palavras como idiota, tolo,etc. Ele atacou pelo menos 3 pessoas que nada tinham a ver.
    Entendi que o que ele chama de "alto nível" foi tentar constrangê-la a publicar o que ele queria. Por isso a sugestão do site próprio.
    Desculpe minha participação. Minha intenção foi apenas tentar defendê-la do que julguei imposição.
    Admiro você como mulher batalhadora e não mais causarei problemas. Ignorarei totalmente os textos do sr. nervos

    ResponderExcluir
  51. Encantadora Cecília,

    Em primeiro lugar desejo-lhe tudo de bom, saúde e muita paz.
    O motivo de minha participação é esclarecer, a bem da verdade, que não participei de seu blog há alguns meses. Portanto, é inverídica a afirmação acima (13:17 de 29/12) de que tenha usado o nome de Carlos Henrique. Outrossim, gostaria de deixar bem claro que não tenho qualquer desavença com o sr. João Rossi Neto, antes pelo contrário, tenho somente agradecimentos pelas inúmeras vezes em que houve colaboração dele para com o meu blog.

    Um venturoso ano novo a você, Cecília, extensivos a todos os seus leitores.

    ResponderExcluir
  52. Caro colega Ari Zanella,
    Pelo pouco, mas suficiente que conheço de você,sei que não é seu perfil se esconder atrás de nomes falsos para falar o que sente.

    ResponderExcluir
  53. É isto aí, Cecília, cabe ao sr. João Rossi provar que o Carlos Henrique é o professor Ari.

    ResponderExcluir
  54. Assim não tem BET que aguente. A bolsa de valores de São Paulo acaba de fechar o ano em 51.500 pontos, é provável que o balanço anual do PB1 apresente déficit. Pior ainda, temos outro “probrema”. Se o teto de R$ 45.000,00 for oficializado, deverá ter um custo de mais ou menos R$ 1 bilhão, segundo estimativas da PREVI. Como se trata de benefício permanente(ué, novos benefícios permanentes não são vedados pela resolução 26?), este valor deverá ser aprovisionado na Reserva Matemática, mais R$ 250 milhões para a Reserva de Contingência, o que aumentaria eventual déficit.
    Como perguntar não ofende, será que o gato comeu aquele outro R$ 1 bilhão, do superávit de 2012, e que deveria ser utilizado em benefícios para os associados? Para os “cumpañeros “ sindicalistas, tudo, para os mais de 100.000 associados, a interpretação distorcida da lei.

    ResponderExcluir
  55. O ator Marcelo Madureira publicou o que segue sobre o lula


    "Muita gente" está pedindo: VOLTA LULA! (?)


    VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLIVIA!


    VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ "EMPRESTOU" para HUGO CHAVEZ!

    VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;

    VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR!

    VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;

    Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o "Quartel General" ao lado da sua sala...

    Volta Lula, e explica o fenômeno "ROSE";

    Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;

    Volta Lula, e explica a falência do SUS;

    Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;

    Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado...

    Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;

    Volta Lula e explica os 39 ministérios;

    Volta Lula, e explica a falência da Petrobras;

    Volta Lula e explica os 20% de inadimplência do programa eleitoral "minha casa minha vida", que os brasileiros que trabalham terão que pagar. Observe também que a taxa de inadimplência de 16% gerou a crise imobiliária de 2007 dos Estados Unidos.

    Volta Lula e explica o que aconteceu com o óleo de mamona que ia ser a independência energética do Brasil;

    Volta Lula, e explica, o PRE-SAL;

    Volta Lula, e explica essa sua criação, o poste "DILMA" que você plantou em Brasilia...

    Volta Lula e explica porque o ministro do supremo Roberto Barroso passou a semana passada (16 a 21/9/013) tentando explicar o contrato milionário que o governo por meio da Eletronorte, concedeu recentemente sem licitação, a seu escritório de advocacia do Rio de Janeiro.

    Milhões de Brasileiros estão decepcionados: O LULA ESTÁ MUDO!

    Todos sabem que, se o Lula se explicar, O PT E OS ALIADOS SERÃO TRANCAFIADOS!

    VOLTA LOGO E VÁ PRA CADEIA TAMBÉM !!!!!!

    PEÇO MASSIVA DIVULGAÇÃO!

    ResponderExcluir
  56. Ao anônimo das 20,26 h. de 28/12, se voce está de mal com a vida peça a Deus " ajuda" pois ele te socorrerá.
    Blog da Cecilia é blog sério, deixe de postar utopias com sinal de malvadezas, isso não faz bem para ustê!!!
    Aqui na Previ???!!!

    ResponderExcluir
  57. Ao ler alguns comentários aqui no seu blog, sra. Cecília, lembrei-me de uma musica que fez sucesso na década 70. Era o cantor Silvio Brito quem a cantava.
    O título da música ?
    Adivinhem...

    ResponderExcluir
  58. Roberto Martines 8670089-831 de dezembro de 2013 às 12:30

    Com certeza esse anônimo das 21:37 de 30.12.2013 não foi beneficiado em nada mas bem que gostaria, sabe demais das coisas erradas cometidas segundo ele.

    ResponderExcluir
  59. Sou o anônimo das 21:37. Não sou da ala política e, essa mensagem, vem rolando pelas redes sociais. Repassei para conhecimento do grupo, porque achei interessante. Repito. Não sou o autor da obra.

    ResponderExcluir
  60. Foi informado o nome de quem publicou "o artigo".
    Foi o ator Marcelo Madureira.
    Qual é musica ?

    ResponderExcluir
  61. Prezada Professora Cecília, saudações cordiais.

    FELIZ E ABENÇOADO 2014

    Caros colegas, no âmbito da nossa comunidade de inativos do BB, o meu voto, para o novo ano, 2014, é de confiança positiva.
    Para que isso aconteça, porém, é preciso toda prudência, diálogo constante, propósitos claros e equilibrados, por todos os envolvidos.
    Assistidos e patrocinador, somos parte numa conjuntura instável, grave, complexa, a nível local e internacional.
    A selvageria é danosa para todos, está provado!
    Mas com esses bons propósitos praticados, tudo poderá correr bem.
    Sobretudo, através da FAABB, penso que é preciso que as partes se encontrem mais, bem mais, de modo que o melhor possível seja alcançado e agilizado.
    O diálogo civilizado e programático pode abrir caminho para a distensão, tão urgente e inexistente, hoje, na nossa comunidade, predominantemente, de idosos e longevos.
    Para que, realmente, dê tudo certo, é essencial, mesmo diante de toda a técnica, a humildade, por todos, para se recorrer à luz do Altíssimo Senhor Que é a fonte de toda a sabedoria, bondade e poder que conduz à verdadeira felicidade que inicia-se aqui, nesta geração e prolonga-se, por toda a eternidade, junto da Sua presença.
    Nisso tudo, pois e com a certeza das bênçãos do Cristo Redentor do Corcovado da sua bela Rio de Janeiro, o meu voto é para um 2014 vitorioso, para todos.

    Grato por tudo e segue o melhor PAZ E BEM!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    "LOUVEM A DEUS, no seu templo, no seu poderoso firmamento, por suas façanhas, por sua imensa grandeza, tocando trombetas, com a cítara e a harpa, com dança e tambor, com cordas e flauta, com címbalos sonoros e vibrantes.
    Todo ser que respira louve a Javé. Aleluia!"
    Salmo 150.

    ResponderExcluir
  62. Sergio Riede sergioriede@uol.com.br por antoniosriede.mktenvios.net
    22/05/12

    para mim
    Car@s colegas,


    Muitos amigos têm me perguntado em quem eu voto nas eleições da PREVI. Por isso resolvi fazer esta mensagem, em caráter pessoal, e sem qualquer vinculação com as entidades nas quais estou exercendo mandatos.

    Eu voto na Chapa 6 - Unidade na PREVI.

    Mas inicialmente, quero registrar que reconheço a competência e a honestidade de vários colegas que integram outras chapas que disputam esta eleição. Acho lamentável quando vejo que algumas pessoas só conseguem sustentar o apoio aos seus candidatos atacando e denegrindo os candidatos das chapas concorrentes. Não vou fazer isso.

    Quero apenas esclarecer que voto na Chapa 6 porque acho o saldo do trabalho que vem sendo feito na PREVI pelo grupo que apóia a Chapa 6 altamente positivo.

    Sei que há inúmeras questões para serem atacadas e que a maioria delas não depende de bravata, de discurso raivoso e de propostas mirabolantes pra resolver.

    A maioria das questões que temos que enfrentar na PREVI só poderão ser encaradas com um trabalho articulado, com negociações com as partes envolvidas, com fundamentos jurídicos sólidos, incluindo aí os contatos com órgãos reguladores como a PREVIC, com o Congresso Nacional e mesmo com o Poder Judiciário. De pouco adiantará o grito histérico que temos ouvido durante a campanha eleitoral.

    Não concordo com aqueles que atacam decisões tomadas coletivamente desqualificando o voto dos associados, como se só os críticos tivessem razão. Ou como se o associado que votou em proposta que eles acham incorretas fosse necessariamente ignorante ou mal-intencionado.

    Fui conselheiro deliberativo da Cassi junto com o Marcel; fui presidente da Fenabb e, durante minha gestão, trabalhei com Haroldo (na época no CESABB Pará), Odali (AABB Rio), Diusa (AABB Goiânia) e Waldenor (AABB São Paulo, na época); conheço o Alarcão há mais de 20 anos, desde quando eu tra balhava no Paraná. E posso testemunhar a vocês que jamais presenciei uma atitude, um pronunciamento deles que fosse contrário aos interesses do funcionalismo do BB. Sempre vi em todos eles uma preocupação genuína com as lutas legítimas dos funcionários.

    Como conheço o caráter e a competência de todos eles, tenho total convicção de que vão fazer o possível e o que parece impossível para melhorar a condição da PREVI e de todos os seus participantes.

    Não espero da Chapa 6 milagres e percebo que eles não estou oferecendo propostas parecidas com isso. Não espero da Chapa 6 que resolva todas as questões da PREVI sozinha. Tenho certeza que o trabalho a ser realizado vai precisar do apoio de todas as pessoas que querem o bem da PREVI. É inegável que, se eleitos, eles vão precisar tomar decisões em conjunto com pessoas oriundas de outros campos políticos. Mas talvez essa seja uma das grandes capacidades que pude testemunhar que os integrantes da Chapa 6 possuem.

    Voto sem medo. Voto com esperança. Voto e recomendo o voto, com convicção, na Chapa 6 - Unidade na PREVI.

    Grande abraço a tod@s

    Sergio Riede


    PROFESSOR ARI TIROU O ACESSO DOS ANÔNIMOS POR CAUSA DESTE E-MAIL QUE O CARA MANDOU.
    TAMBÉM RECEBI.
    APOIOU TEM QUE SUSTENTAR!
    A CHAPA 6 É A RESPONSÁVEL E FOI INDICADA POR ELE.

    ResponderExcluir
  63. O Prof Ari, não entendeu de início o e-mail postado e achou que algum anônimo havia usado o nome do autor da apologia à chapa 6.
    É grato ao sr Riede, conforme ele mesmo citou em seu blog e por isso não leu direito e interpretou errado, intempestivamente.
    Já retornou o acesso aos anônimos, após lhe explicarem melhor.

    ResponderExcluir
  64. Qual é a musica ?
    A musica é aquela que tem por título "TÁ TODO MUNDO LOUCO..."

    ResponderExcluir
  65. SÓ MÁS NOTÍCIAS (ONLY BAD NEWS)
    O link abaixo nos mostra a resposta lacônica da PREVI às propostas da nossa Novembrada, demonstrando claramente o descaso dado aos aposentados e pensionistas do nosso PB1.
    Não divulgamos antes para não azedar ainda mais o nosso final de ano. Nenhuma das nossas propostas logrou êxito.
    Como estamos sendo manipulados pelo BB e pelo Poder Central, através de uma diretoria composta em sua totalidade, sem exceções, de "paus-mandados", não nos resta outra alternativa senão demandar junto ao Poder Central (leia-se Brasília) possíveis mudanças de atitudes com relação ao nosso fundo de pensão. Outra saída é buscar o judiciário ou o Ministério Público. #oremos

    http://www.anaplab.com.br/jornalasas/Resposta%20

    ResponderExcluir
  66. Caro colega anônimo das 23:51h,

    Não me surpreende esse tipo de resposta. Eu já tinha comentado que seria dessa forma. Exatamente por isso é que eu achei que a atual gestão mereceu as vaias e críticas dos associados. Pena que muitas continuavam defendendo a "forma respeitosa e educada como foram recebidos". Vamos lembrar que é obrigação dos dirigentes receber os representantes de seus associados, principalmente os eleitos. Não deram ao trabalho nem de assinar a correspondência. Isso é respeito????

    ResponderExcluir

Poste seu comentário