quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A queda de braço entre PREVIC x BB esquenta...

Caros colegas,

Como podemos perceber lendo as duas matérias abaixo, é que a questão principal não é a preocupação com o teto de benefício e sim, uma briga política entre os ministérios do PT e do PMDB. E o que está por traz disso? O Governo tem segurado o repasse de verbas para a base aliada. Infelizmente, tudo é um tremendo jogo político e usam os fundos de pensão para tal. Vamos ver quem vai ganhar essa queda de braços. O que vocês acham?


1. Previ deve ser punida por órgão de fiscalização

Previc quer que o maior fundo de pensão do País estabeleça limite nas aposentadorias
A Previc, órgão que regula os fundos de pensão no País, deve aplicar uma punição e recusar um pedido da Previ, que administra aposentadorias de funcionários do Banco do Brasil, por mais prazo para implementar um teto nos benefícios. A definição de um limite nas aposentadorias vem gerando uma disputa interna entre ministérios, como revelado ontem pelo 'Estado'.

A Previ, que discorda dos valores sugeridos pela Previc, pediu mais quatro meses para atender à recomendação do órgão regulador. Nesse período, haveria tempo para que a Advocacia-Geral da União (AGU) avaliasse o impasse. A Previc, contudo, não vai aguardar a posição jurídica do governo, por considerar que a definição do teto é um assunto de sua competência. A única possibilidade de não aplicar punição imediata à Previ é o órgão apresentar um cronograma para implementar o teto.

O BB está sendo pressionado a colocar um teto nas aposentadorias do presidente, vice-presidentes e diretores. Isto gera uma disputa interna no governo, opondo Ministério da Previdência, ao qual está subordinada a Previc, a ministérios da Fazenda e do Planejamento, do lado do BB. O prazo para o teto terminou na semana passada.

O presidente da Previc, José Maria Rabelo diz a interlocutores que não vai aguardar uma decisão da AGU por considerar que esta é uma atribuição da sua alçada. Ele avalia que a AGU já se manifestou sobre o assunto, favoravelmente ao banco, e que a atuação da Previ não depende de um novo parecer. O Estado apurou que a manifestação da AGU não deve sair neste ano, mas o órgão não vai precisar de quatro meses para dar parecer.

"Não tem sentido, seria inadequado uma mera prorrogação do prazo, uma simples protelação, já que houve tempo mais que suficiente para resolver essa questão", disse uma fonte da Previc. "Se estiver acompanhado de medidas concretas no sentido de resolver a questão, não tem motivos para potencializarmos o estresse." Nesse caso, o órgão analisaria o pleito "com a maior boa vontade do mundo".

A Previc defende um teto de cerca de R$ 30 mil mensais. O cálculo leva em conta 90% do salário do mais alto posto na carreira dos servidores (R$ 37 mil) menos impostos. O BB até aceita o teto, mas com base no salário de um diretor, que recebe cerca de R$ 45 mil por mês. Em média, se a regra fosse válida para a atual diretoria do banco, a aposentadoria deles seria encolhida em cerca de R$ 20 mil.

Entre as medidas previstas na legislação, a mais drástica é a intervenção. O Estado apurou que não há intenção da Previc de adotar a mais rigorosa. A Previc pode aplicar uma ou todas punições: advertência, inabilitação dos dirigentes e multa.

Recursos. A Previ, informou, em nota, que qualquer que seja o resultado do debate no governo, ele não implicará a implantação automática de um teto dos benefícios. "A Previ detém recursos suficientes para arcar com seus compromissos atuais e futuros com todos os participantes", afirmou o maior fundo de pensão do País.

Se aceitasse devolver o que foi pago acima do teto desde 2008 e assumir a responsabilidade pela diferença dos benefícios futuros, como quer a Previ, o impacto no resultado do banco seria por volta de R$ 1 bilhão, uma vez que a instituição é obrigada a registrar no balanço os compromissos pós-emprego, relativos à parcela do BB com as aposentadorias.

Em meio ao fogo cruzado, José Maria Rabelo tem o apoio do ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Foi o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, também do PMDB, que indicou Rabelo para presidir a Previc. Ao Estado, Moreira Franco disse que aceitou recomendação do ex-presidente da Previ Ricardo Flores: "Eu precisava indicar alguém". (Murilo Rodrigues Alves e Andreza Matais - Agência Estado)

2. Benefícios pagos pela Previ estão dentro da lei, diz BB

O Banco do Brasil divulgou nesta terça-feira, 10, comunicado afirmando que os benefícios atualmente pagos pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) estão em conformidade com a legislação e com as disposições regulamentares do plano, "não havendo qualquer irregularidade e não justificando a assunção de qualquer responsabilidade por parte do banco, além das previstas no regulamento do plano". A nota do banco é uma resposta a pedido de esclarecimentos da BM&FBovespa sobre a notícia divulgada nesta segunda, 09, pelo jornal O Estado de S. Paulo, sob o título "Aposentadoria do BB pode ter limite de R$ 30 mil"

Ainda segundo o BB, os benefícios de aposentadoria oferecidos pela Previ fazem parte da política de recursos humanos do banco e, "conforme previsto no regulamento do plano daquela entidade, seus valores são apurados utilizando-se a mesma regra de cálculo para todos os seus participantes, tendo por base a remuneração recebida, independentemente do cargo exercido nesta empresa". Ainda segundo a instituição, "o assunto abordado na matéria não traz impacto para o resultado do banco".

Conforme a reportagem do jornal, a exigência para que o Banco do Brasil estabeleça um teto no valor das aposentadorias pagas aos executivos do maior banco do País gera uma disputa interna no governo que põe de um lado os ministérios da Fazenda e do Planejamento e, de outro, o da Previdência. O motivo é que o órgão regulador dos fundos de pensão, a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), determinou que os benefícios pagos à alta cúpula do BB não ultrapassem R$ 30 mil mensais.

Ainda de acordo com o texto, o banco aceita colocar um teto para as aposentadorias, mas tomando como referência o salário de um diretor da instituição, que hoje está em R$ 45 mil por mês.

Para a Previc, se o BB quiser pagar aposentadorias maiores para seus executivos, é a própria instituição financeira - e não sua caixa previdenciária, a Previ - que deve assumir a diferença. Assim, os cerca de 118 mil funcionários, aposentados e pensionistas associados ao plano de benefício definido do banco ficariam livres de arcar com essa conta.  (Agencia Estado)

48 comentários:

  1. O Banco do Brasil está pedindo tantas prorrogações do prazo concedido pela PREVI para adequação do teto, que acho que tem algum “amigo do rei” de alta patente faltando pouco tempo para adquirir direito à aposentadoria, e estão ganhando tempo por isso.

    ResponderExcluir
  2. sergio luiz romagnoli machado11 de dezembro de 2013 às 16:52

    Agora, cá entre nós Cecília, se a PREVI displicentemente, como tem feito usualmente no trato com os participantes, não responder à famigerada notificação judicial da Novembrada, (que imagino tenha algum valor jurídico), vai ser uma humilhação só. E como deveremos responder ? Sobre o "teto" só pdindo mesmo a interferência do Obama.

    ResponderExcluir
  3. Cláudio Roberto Almeida11 de dezembro de 2013 às 17:18



    Cecília,

    Desculpe a insistência, mas essa queda de braços, no momento, não resolve a situação de 118.000 participantes cujo BET foi "pro brejo".

    Só a diminuição da Reserva de Contingência pode mantê-lo.

    E a culpa não é do Diretor de Seguridade, mas da deterioração da economia brasileira (fala-se que a Petrobras tem 30% de chances de falir nos próximos dois anos).

    O mercado acionário já sabe que o FED vai retirar os incentivos à economia americana. Boa parte de nossos resultados na Bolsa se deve a esses incentivos que agora serão retirados (não era obra nossa).

    A discussão em torno do TETO está desviando a atenção do fim do BET.

    Você quer saber quem vai ganhar a queda de braços? É lógico que o Banco do Brasil. Ele já perdeu alguma vez?

    Se você recebe mais que o TETO pode ficar tranquila.

    Mas nós que precisamos do BET, vamos perder. Escreva sobre o BET e esqueça, por enquanto o TETO.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Como briga interna do PMDB X PT, se Henrique Eduardo(PMDB) aconselhou a Garibaldi Alves(PMDB), a demissão de José Maria Rabelo, indicado pelo próprio PMDB? Vamos lembrar que 2014 é um ano eleitoral, e ai tudo pode. Oxalá seja a nosso favor.

    ResponderExcluir
  5. Digníssima senhora. Lamentável tudo isso!

    ResponderExcluir
  6. Cecília,você pergunta quem vai ganhar.Não sei.Os perdedores somos nós:benefício defasado,ES caro e curto,em se tratando de recursos nossos.Intranquilidade na velhice.Superavit divido na marra,com quem não tem direito.Bancar benefício para quem não contribuiu.Justiça sempre do lado do mais forte,etc.Edmílson em Januária mg.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecilia, como vê , a noticia do site da Anapar, que o PREVIC vai engrossar e nao dar mais prazo? Será que vão nos usar?

    ResponderExcluir
  8. D. Cecilia,

    A senhora não acha que a Previ está carecendo de uma intervenção?
    Pois há muitas informações desencontradas sobre a instituição. Dan Conrado diz que a Previ tem dinheiro suficiente para pagar acima do teto, já o Marcel, paumandado do governo, afirma o contrário, para não dar continuidade ao BET.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Caro colega Wilson,
    A ideia de prorrogação com a justificativa de encaminhar para a AGU, nós sabemos que é pura enrolação, pois essa questão já esteve lá e eles deram uma resposta transferindo para a PREVIC a responsabilidade de decidir. Não faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega Sergio Luiz,
    Eu acho um absurdo não terem respondido ainda e quando o fizer, você verá que a resposta vai ser bem superficial - aquela resposta que não responde ao que se pergunta, entende? Aliás, como várias respostas que a Previ encaminha aos seus associados. Acredito que essa não será diferente.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega Cláudio,
    A culpa é de todos que iludiram os associados com a proposta de incorporação do BET. Isso foi o verdadeiro canto da sereia e a maioria acreditou ser possível.
    Se essa ameaça toda for para lançar depois a proposta de redução do percentual da reserva de contingência, aí sim, será uma proposta maquiavélica e que pode ser uma tremenda armadilha.
    Já até imagino como será - fazem um plebiscito (esse pessoal adora fingir que os associados estão participando das soluções importantes) com a seguinte questão: - para a continuidade do BET, você aprova a redução de 25 para 15% a reserva de contingência? Imaginem qual será a resposta da maioria, que está com grandes dificuldades e já incorporou o BET nos seus rendimentos?
    Se isso acontecer, realmente será um tremendo jogo sujo.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 19:25h,
    Infelizmente, tenho que concordar contigo. Os associados do plano 1 são os grandes perdedores, pois o Banco nunca perde. É muito triste assistirmos a esse teatro sem poder fazer nada. E as entidades em silêncio... Em nome das eleições do próximo ano...

    ResponderExcluir
  13. Caro Fernando,
    Já estão nos usando há muito tempo.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega anônimo das 21:23h,
    Lógico que a Previ deveria ser punida por não cumprir uma determinação do órgão regulador, mas você acredita nisso? Esta tudo dominado pelo atual governo, isso é uma das pressões que o PMDB está fazendo para liberar suas verbas no Planalto. Quando for liberado, você vai ver que logo depois o negócio esfria, o Rabelo é afastado e outro entra e faz o jogo do momento.
    Infelizmente, a política é um negócio tão sujo que não fica difícil acreditar que um dia isso pode mudar, só que não podemos desistir. Precisamos acreditar... Senão tudo pelo qual lutamos terá virado fumaça.

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,
    Porque a Sra não postou o meu socorro suplicando da ANABB. Socorro ANABB, faça algo por nós.

    ResponderExcluir
  16. O que va previ está preparando para nós, como mensagem de natal?

    ResponderExcluir
  17. Cláudio Roberto Almeida12 de dezembro de 2013 às 06:51



    Cecília,

    Quem votou acreditando na incorporação do BET, votou mal.

    O BET é um benefício especial temporário, fruto da divisão( acordo de 2010) de R$ 7,5 bi por 60 parcelas.

    Frise-se: 60 parcelas.

    Os 20% sobre a parcela Previ é fruto dessa divisão e os valores alocados nos Fundos Previdenciais eram suficientes para pagar o BET até 12/2014.

    A Previ, diante do fraco desempenho da bolsa e consequente diminuição do Ativo Líquido, utiliza recursos desses Fundos Previdenciais para recompor a Reserva de Contingência, mantendo a mesma em 25%.

    E fará isso em 31.12.2013 para fechar o balanço. Os Fundos Previdenciais serão zerados e o BET vai "pro brejo" (já foi).

    Essa a quebra de contrato: extinção do BET após 48 parcelas de 20%.

    Promessas de campanha não podem ser cobradas, mas contratos sim.

    Qualquer Juiz de Direito de bom senso daria uma liminar impedindo a suspensão do BET, diante da expectativa de direito e da natureza alimentar do Benefício.

    Num plebiscito sobre a Reserva de Contingência eu votaria pela redução para 20%( ou quanto necessário para pagar o BET até 12/2014, cerca de R$ 4,5 bi, com redução da reserva para 20%).

    A reserva existe para atender catástrofes e a extinção precipitada do BET é uma catástrofe para os participantes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Caro colega Cláudio,
    Já que você é o defensor da atual diretoria, o que nos diz em relação à conta, que já acumula quase 2 bilhões, relativo ao pagamento do BET aos colegas pre-67, de responsabilidade do Banco,segundo contrato firmado em 1997??
    E, pelo que estamos percebendo, a proposta dessa turma está no comentário do colega Cláudio.

    ResponderExcluir
  19. Caro colega anônimo das 00:14h,
    Eu não recebi seu comentário. Os comentários que eu não público são os muitoagressivos e que ofendem às pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Caros colegas,
    Estou sem internet desde ontem por conta das chuvas aqui no Rio e estou trabalhando com recursos bem escassos, contando com os péssimos serviços de internet das operadoras de celular, por isso desculpem os erros de digitação.

    ResponderExcluir
  21. Cláudio Roberto Almeida12 de dezembro de 2013 às 11:00


    Cecília,

    Muito bom.

    Consegui fazer você esquecer o TETO.


    Ótimo que o Banco deva R$ 2 bi. Podemos cobrar. São suficientes para pagar o BET até junho de 2014. Já ajuda.

    " O defensor da atual Diretoria" já é demais. De onde você tirou isso?

    Achei graça. Apenas entendo que acreditar em promessas de campanha
    não é muito razoável.

    Mas, vamos lá Cecília, ajude na defesa do BET.

    118.000 obrigados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. A INCOMPETÊNCIA DOS MARIONETES PETISTAS CULMINOU NA INEVITÁVEL INTERVENÇÃO NA PREVI

    NÃO SE TRANSFORMA ENTREGADOR DE PANFLETO EM EXECUTIVO POR CANETADA.

    NÃO SE TRANSFORMA PUXA SACO EM PRESIDENTE POR QI (QUEM INDICA)

    RECOMPENSAR INCOMPETÊNCIA COM MEGA SALÁRIOS NÃO ESCONDE SEUS EFEITOS

    INTERVENÇÃO JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. O Sr. Cláudio está defendendo muito o diretor Marcel. Deve ser do grupo deles -está bem claro o que eles vão aprontar. Você está certa, Cecilia, eles vão nos apresentar uma boa armadilha- conta de chegar para garantir o BET no ano de eleições e ainda vão sair como heróis . Parece piada de mau gosto

    ResponderExcluir
  24. Sra. Cecília,
    Eu acho que isso não vai dar em nada. O Governo vai liberar o dinheiro, a Previc aceita a prorrogação de prazo, a AGU segura mais 1 ano e aí vai. Gostaria de saber se os demais que recebem acima do teto vão ter a coragem de se manifestar como a senhora fez. São todos uns covardes, se escondem atrás do poder. E Anabb, não vai fazer ou dizer nada?

    ResponderExcluir
  25. Cecília,

    O claudio disse:

    "Qualquer Juiz de Direito de bom senso daria uma liminar impedindo a suspensão do BET, diante da expectativa de direito e da natureza alimentar do Benefício."


    Eh isso mesmo? Qdo a Previ anunciar oficialmente o fim do BET ou o fim dos 20% a menos em nossos salários, vamos entrar e ganhar na justiça? Cecília, vc já pensou sobre isso?

    grato

    ANDRÉ VITAL -

    ResponderExcluir
  26. Caro Cecilia estou mandando email para todo lado. O último que mandei foi para a BOVESPA para saber se o BB comunicou um fato relevante que é lançar em seu balanço de 2013 um prejuizo de 1 bilhão de reais caso o BET termine agora? já que ele lançou em seu balanço de 2010 os 7,5 bilhões correspondentes a 60 meses.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecília,

    O que vc acha da proposta de uma reunião em Janeiro em Brasília para dar uma resposta ao descaso da Previ?

    ResponderExcluir
  28. Está muito interessante, a queda de braço PREVIC x BB mais PREVI. Como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, temo pela permanência do José Maria Rabelo na presidência daquela Agência Reguladora, já que ele pode ser demitido pelo governo. Como parte da “herança maldita” do FHC, o ex-presidente Lula, o Barba, recebeu estas agências funcionando muito bem, com técnicos competentes em sua direção, com mandato fixo e que não poderiam ser demitidos pelo governo de plantão. Tão logo puderam, mudaram os regulamentos para poder demitir quem não se enquadrasse, e passaram a nomear os “cumpañeros” para estas funções. Mas, como nem tudo pode dar certo sempre, nosso colega aposentado Rabelo está confrontando o BB e a PREVI na questão de estabelecimento de teto para as aposentadorias.
    Se tivesse certeza que sua queda é certa, o Rabelo deveria “pagar para ver”, decretando intervenção na PREVI, a qual, acredito, somente poderia ser cassada por decisão judicial. Não seria divertido?
    Algo importante, também, é que o assunto do teto já está na grande imprensa, com a interpelação, ao Banco, da Comissão de Valores Mobiliários. Os próximos capítulos prometem

    ResponderExcluir
  29. Câmara dos EUA aprova acordo orçamentário para os próximos 2 anos. A BOVESPA agora vai.

    ResponderExcluir
  30. Acho incrível a ingenuidade de vocês em pensar que a ANABB fará alguma coisa para nos defender. Ela é filha do Banco e embora sustentada por nós(vocês), sempre estará fielmente ao lado da mãe. Através de liminares na justiça se consegue suspender leilões, derrubar prefeitos, soltar criminosos, e muito mais, mas suspender o pagamento dessas aposentadorias absurdas não. Porque????????? Por que para nós nada pode??????????

    ResponderExcluir
  31. A Anabb só finge ser nossa amiga, veja as ações enroladas no judiciário, quer prova melhor que esta?

    ResponderExcluir
  32. Caro Claudio,
    Que bom, então, que você está aqui defendendo o interesse de mais de 120 mil associados. Estamos juntos, pode ter certeza disso!

    ResponderExcluir
  33. Caro colega anônimo das 13:14h,
    Se for nos moldes da novembrada em que as pessoas que estavam cobrando dos atuais dirigentes foram criticadas por não estarem se apresentando "educadamente", eu estou fora. Se for para o embate, podem contar comigo, agora se for para passar a mão na cabeça desse pessoal e dizer amém, babando no cangote... Estou fora!
    O que a atual gestão merece, é que os associados demonstrem seu descontentamento com a forma como estão tratando os associados da Previ.

    ResponderExcluir
  34. Cláudio Roberto Almeida13 de dezembro de 2013 às 16:51


    Cecília,

    A ação judicial que entendo possível, diante da suspensão do BET, se baseia em dois fatos importantes:

    1. a natureza alimentar do benefício, embora temporário:

    2. E o que me parece muito importante é a matemática.
    Em 2010 os R$ 7,5 bi foram divididos em 60 parcelas de 20% do complemento previ. Assim, a última parcela seria paga em 31.12.2014.

    Em 48 parcelas a prestação resultaria em 25% do complemento previ e em dezembro agora receberíamos a última parcela.

    Os 20% não foram aleatórios, resultou dos números (R$ 7,5 bi divididos por 60).

    O acordo de 2010 foi mal redigido, de propósito ou não. Mas o Juiz de Direito não se atem muito à redação, a interpretação é sistemática, contextual. Ainda que o Juiz tenha dúvidas quanto à sentença final de mérito ele pode dar uma liminar preenchidos os requisitos da Lei. Assim, todo o acordo pode ser examinado, inclusive se é legal a utilização dos Fundos Previdenciais para recompor a Reserva de Contingência em 25%.

    Suponha que os R$ 7,5 tivessem sido pagos à vista. Hoje, se a reserva de contingência está em 23% como disse o Marcel,a Previ teria a seu alcance a volta das contribuições mas não a devolução do BET.

    Enfim, salvo melhor juízo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Transcrevo parte de declarações do Banco do Brasil sobre o teto nos benefícios pagos pela PREVI.

    “Se aceitasse devolver o que foi pago acima do teto desde 2008 e assumir a responsabilidade pela diferença dos benefícios futuros, como quer a Previc, o impacto no resultado do banco seria por volta de R$ 1 bilhão, uma vez que a instituição é obrigada a registrar no balanço os compromissos pós-emprego, relativos à parcela do BB com as aposentadorias.”

    Lembram que havia, exatamente, R$ 1 bilhão de superávit cuja distribuição para melhoria dos benefícios era obrigatória, e do qual nunca mais se falou? Será apenas coincidência? Com R$ 500 milhões de nossa parte daquele valor, poderia ser pago um benefício extra para cada associado.

    POSTADO EM 13.12.2014

    ResponderExcluir
  36. PREZADA CECÍLIA, VAMOS LEMBRAR QUE O SR. SERGIO RIEDE APOIOU E PEDIU VOTOS PARA CHAPA 6 E AGORA SE ESCONDE!

    ResponderExcluir
  37. Dona Cecilia, veja como são as coisas.
    A sra. não havia entendido o sr. Claudio. Então disse que ele defendia a diretoria e o Doutor Marcel.
    Bem, aí então já surgiram comentários dizendo a mesma coisa.
    Precisam analisar melhor os comentários para depois se posicionar.
    A Previ (seus administradores) não é "boba". Disso se aproveita e repete suas notas, sempre convencendo a maioria.
    Maioria desinteressada, alienada ou simplesmente bem posicionada financeiramente.

    ResponderExcluir
  38. COLEGAS,

    Muito interessante, esdrúxulo e sintomático! As alternativas elencadas pelo Sr. Cláudio Roberto Almeida(Será nome fictício? Nunca o vi antes em blogs...), todas corriqueiras e exaustivamente conhecidas, são, sem exceção, da atribuição da Diretoria Executiva da PREVI e até parecem que foram formatadas no âmbito daquele Fundo de Pensão. O portador (Cláudio) fala sobre o final do BET com mais convicção que o próprio Diretor de Seguridade, Sr. Marcel, como se tivesse informação privilegiada deste apregoado apocalipse. Vejam que atirou a toalha cedo demais e quer passar o seu fácil e conveniente conformismo/aceitação para nós, aposentados, como se estivesse orientado para nos convencer a aceitar com resignação e sem alardes o corte financeiro de 1/5 nos benefícios. Tudo leva a crer que os Chefes dessa armação parecem preocupados com os desdobramentos e com a repercussão dessa medida desumana (extinção do BET) que ensaiam tomar e saber onde vai desaguar e, por isso, fazem sondagens para avaliar o clima. Como Governo/BB sempre abrem no final do ano uma Caixa de Pandora, qualquer inferência sobre a infiltração de espiões e de mensageiros do mal para nos achacar é perfeitamente possível. Será que esse Cláudio é anônimo? Aposentado? Funcionário da ativa? Do Previ Futuro? Sindicalista a mando do Marcel?
    O fato real é que não existem números fechados, Balanço de 2013 divulgado, ninguém sabe se haverá déficit e se houver qual será o rombo, de modo que é prematuro escutar, por enquanto, voz da profundeza do inferno para nos assolar. Agora, Sr. Cláudio, restou informar, quem vai colocar o guiso do gato e aprovar tais proposituras no BB, já que este é o dono de tudo, em termos de processo decisório. Historicamente a PREVI, principalmente em casos de superávits, logicamente para atrasar as negociações de destinação das Reservas Especiais, divulga o resultado do Balanço do ano anterior somente após o fim do primeiro trimestre do ano seguinte, ou seja, a partir de 1º de abril, por que está quebrando, neste momento de dificuldades generalizadas, uma rotina mantida há décadas? Tem muita coisa podre no reino da PREVI e seguramente é sujeira da grossa. Demais disso, o CNPC determinou o prazo de três anos para equacionamento dos déficits e isto é outro ingrediente que vai ser colocado na mesa das discussões para ser debatido, caso sejamos convocados para pagar a conta antes do vencimento.

    ResponderExcluir
  39. Cláudio Roberto Almeida14 de dezembro de 2013 às 06:09



    Cecília,


    Recomendo aos colegas que leiam o comentário, de hoje, do Dr. João Rossi Neto sobre a redução da reserva de contingência e consequente incorporação do BET, no blog do Medeiros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Mais borracha. Vamos ler os comentários para evitar "teoria da conspiração".Quem disser que não sabia que o BET era temporário, também não leu direito. Não tenho procuração do sr. Cláudio, para defesa, nem me foi pedida, mas ele comenta e participa dos blogs a tempos.
    Todos tem direito a emitir opiniões; ninguém é dono exclusivo da verdade.
    Também não o vi em blogs. Só li seus comentários.
    Tem razão o anônimo das 00.21 hs.

    ResponderExcluir
  41. Não consigo entender o PT aprontando de tudo, quebrando a Petrobras, Mensalão, Escandalo na prefeitura de São Paulo, e por ai a fora e a DILMA subindo.
    Não consigo entender mesmo...

    ResponderExcluir
  42. E no meio disto tudo ficou perdida a constatação sobre o esquisito " empréstimo" do ex presidente da PREVI para compra de um apartamento em Brasilia. O que foi apurado?

    ResponderExcluir
  43. Caro colega anônimo das 10:23h,
    Você tem total razão. Todos têm o direito de participar com suas opiniões e, ainda bem que existem ideias diferentes, pois, caso contrário, não enriqueceria a discussão.
    Realmente, desde o início, todos sabiam que o BET era temporário, o próprio nome diz, porém a jogada de marketing eleitoral da chapa vencedora de incorporar o BET deixou a maioria com essa expectativa, o que será muito difícil de acontecer.

    ResponderExcluir
  44. Afinal, o Bet vai continuar em 2014? Ainda não há uma definição sobre o assunto. Com isso, ficamos nesta tremenda angústia.

    Abs

    ResponderExcluir
  45. Então, a PREVIC silenciou-se sobre o teto? Será que a jogada era política e nós, apenas carta do baralho?

    ResponderExcluir
  46. Que maravilhosa a tecnologia atual.
    Vc pode editar, alterar, colocar, aumentar, diminuir, fazer o que quiser para esconder o que não interessa. Como diria aquele ex antigo ministro," só divulgar o que interessa."
    Vc. pode num vídeo gravado, retirar um passarinho, o toque de um celular ou uma postura que lhe seja desfavorável.
    Pobres de nós sem a tecnologia na comunicação.

    ResponderExcluir
  47. PEPINOS & ABOBRINHAS

    É quase certa a reeleição da presidentA Dilma Rousseff na eleição de 2014, apesar de pesquisas indicarem que 70% dos eleitores desejam mudanças. As oposições políticas, no Brasil, têm a mesma eficiência de nós, quando votamos nas eleições da PREVI, melhor exemplo é a eleição do diretor-sindicalista Marcel com menos de 30% dos votos.

    Está (estava?) prevista para janeiro/2014 a obrigatoriedade de todos os carros nacionais saírem da linha de montagem equipados com freios ABS e Air Bag. Agora, nosso bravo ministro da fazenda, Guido Mantega, deseja postergar esta data, pois os carros teriam um pequeno aumento de custo, e isto iria impactar na inflação. Para diminuir(jogar para a frente,sempre pensando ) alguns décimos de aumento na inflação, ele não pensa nos motoristas que morrerão por causa deste adiamento. Em qualquer país sério, ele seria imediatamente demitido, só pela divulgação da idéia.

    ResponderExcluir
  48. Colega das 10:23h esqueceu que a forma como o BET foi distribuído, 48 parcelas, deu uma sensação permanência, principalmente depois das promessas de campanha. Colegas que já estavam com suas aposentadorias defasadas passaram a contar com este benefício para sobreviver.
    Eu tenho conversado com alguns colegas aposentados e o desencanto é geral. Muitos já fora do mercado, com problemas de saúde.
    Tá complicado!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário