terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pés no Chão... ou o Fundo do Poço?

Caros colegas,

É impressionante a forma como a Previ lida com seus associados. Sem falar que metade da gestão é compartilhada com representantes dos associados. Que tipo de representantes são estes que não se dignam a defender os interesses dos associados e deixar de ficar fazendo politicagem?

É um absurdo a revista da Previ que tem como matéria de capa - "O Gato subiu no Telhado", ou poderia ser, "Apertem os cintos, o piloto sumiu..." É a mesma mensagem, ou seja, como o atual Presidente do nosso fundo fala: "em breve os benefícios temporários, BET e a suspensão das contribuições serão suspensos". Sinceramente, por pior que seja o cenário, eu não esperava esse tipo de atitude.

Eu gostaria de saber o que a atual gestão da Previ vai dizer aos associados que já se encontram em situação difícil com esses benefícios temporários. É impressionante que esqueceram de dizer aos atuais gestores que os associados são seres humanos que devem ser tratados com respeito e carinho, pois eles são os responsáveis pela existência da Previ e merecem um tratamento mais digno.

Na hora de investir em ativos podres, em "XXXX" ativos, não nos perguntaram; na hora de decidirem entrar em investimentos de infraestrutura sem retornos garantidos, não nos perguntaram nem nos informaram com tanta objetividade e "transparência".

Eu gostaria de ver agora alguns colegas aliados do Governo atual que me criticavam por ser pessimista. O que eles têm a dizer sobre a revista publicada pela Previ? E olha que o cenário em setembro melhorou muito...

E neste contexto, onde se encontram nossos dirigentes eleitos? Se "embedando" de poder? É bom lembrar que vocês "estão" no cargo e que esse "poder" é temporário como o BET, pode acabar a qualquer momento...

O homem poderoso que junta a eloquência à audácia torna-se num cidadão perigoso quando lhe falta bom senso. Eurípedes

A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes. Gibran Khalil Gibran

33 comentários:

  1. A sra. não está sendo seria quando diz que a Previ investiu em ativos podres, muito pelo contrário. Discuta essa noticia como deve ser discutida e não demagogicamente, sem mostrar argumentos fortes que possam contrariar as palavras presidente Dan Conrado . É uma noticia preocupante mas que todos nós ja poderiamos estar esperando . O erro foi aceitar o provisoriedade do Bet e a condicao de sua manutenção a existencia de superavits sucessivos até 2015. I nfelizmente, essa cadeia poderá ser quebrada este ano. Não podemos demonizar ninguém do lado de lá, porém poderemos lamentar e questionar nossos representantes por mais esse acordo idiota.
    Chico Silva

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecilia,
    Muito bom o seu post.É pena que grande parte de nossos colegas anda alienada e alheia a tudo o que se passa com relação ao nosso fundo de pensao.Que Deus tenha piedade de nós...

    ResponderExcluir
  3. Então, Cecilia:
    Li com atenção esta ameaça. Apesar dos recursos provisionados serem suficientes para pagamento do BET até 2014, não há como negar que o BET pode acabar já em 2013, por força do fraco desempenho da PREVI. Acabando para nós, também acaba para o Banco.
    Note-se que última campanha, prometeram incorporar o BET. Lembra? Certamente sabiam que tecnicamente era impossível. Mas, de forma irresponsável, prometeram e venceram a eleição. Uma vergonha! E agora vem com evasivas!
    De outro lado, a PREVI em seu comunicado insensível, destaca as vantagens que tivemos, sem nada falar sobre os mais de 30 bilhões que o Banco levou da PREVI de forma isolada, desde 1997. Tenho divulgado demonstrativos dos valores usados pelo Banco de forma abusiva. Além do mais, a PREVI destaca que tivemos benefícios em virtude de sua boa gestão. Isto não é totalmente verdadeiro. Esquece ou desconhece que parte do superávit é decorrente de achatamento de benefícios, decorrentes de mudanças de normas e reajustes incompatíveis. Já demonstrei esta realidade várias vezes, destacando a redução da média dos benefícios a partir de 2000, quando comparados aos de 1997 a 2000.
    Continuo consciente das ameaças de extinção do BET no final de 2013. Há muito venho acompanhando e comentado,mostrando os números da PREVI. A continuar o desempenho de julho e agosto, a meu ver, teremos chance, sim, de continuar recebendo o BET até 2014. Embora timidamente, a bolsa tem reagido. Vai depender muito dos reflexos da economia internacional.
    Lembro-me que no ano passado a PREVI divulgou idêntica mensagem. Não tenho bola de cristal, não posso e não devo criar falsas expectativas, mas, a exemplo de 2012, continuo acreditando que teremos o BET até dezembro de 2014 Tomara DEUS que minha percepção esteja mais uma vez corretas, para amenizar a angústia, ao menos parcial, de milhares de colegas. Nosso orçamento será reduzido em 24%, sendo, 20% do BET e recolhimento de 4% para a PREVI. Possivelmente esta angústia não atinge Dirigentes do Banco e da PREVI que recebem benefícios privilegiados e irregulares, descumprindo Estatutos, Regulamentos e decisões da PREVIC.
    Enquanto isto insisto na necessidade de coletarmos assinaturas no abaixo assinado em apoio ao PDS 275/2012, que objetiva cancelar artigos abusivos da Resolução 26/2008, que, ferindo a LEI 109/2001, permitiu a PREVI repassar R$ 7,5 bilhões para o Banco em 2010. Se contássemos com este valor, teríamos nossos benefícios revisados como manda a Lei 109/2001, ou ao menos o nosso BET poderia durar até 2019. Como tenho dito: Existe Turbulência no AR. VAMOS APERTAR O CINTO!
    Continuarei acompanhando e divulgando informações a respeito.
    Participe e adicione meu blog: ajccarvalho.blogspot.com.br/
    Abraço,
    Carvalho.

    ResponderExcluir
  4. Cecília - o que se pode esperar de gente que comunga a cartilha do P.T. (int)

    ResponderExcluir
  5. Você falou com muita propriedade sobre “objetividade” e “transparência” na infeliz matéria intitulada de pés no chão. É uma pena que essas mesmas objetividade e transparência não tenham sido utilizadas até o momento para uma abordagem plena sobre o rumo das tratativas para fixação do teto de benefício dos dirigentes estatutários, com certeza do real interesse dos mais de 100.000 associados do “PB-1”.

    ResponderExcluir
  6. É absurda a situação apontada na Revista Previ com o título "Pés no chão". A Previ é que deveria ter os pés no chão, ao invés de investir irresponsavelmente em renda variável, fora dos enquadramentos legais.
    O Plano 1 é um plano maduro há muitos anos. Nada justifica os mais de 60% de exposição a riscos em ações e outras rendas variáveis. Há anos que a Previ promete se adequar, mas sempre posterga. Agora, todos os participantes terão que pagar pela irresponsabilidade?
    Sempre esteve claro que as melhores aplicações, para um plano maduro, são renda fixa e operações com participantes. Enquanto isso, a Previ investiu em aeroportos e tem cogitado ainda trem-bala e Belo Monte. Isso tem um nome: gestão temerária.

    ResponderExcluir
  7. Cecília, permita-me discordar do ultimo parágrafo, da ultima frase de seu comentário.
    Eles "estão" e para sempre ficarão, se continuarmos com essa santa ingenuidade na hora da escolha pelo voto.
    Veja que são sempre os mesmos. Estão nas associações, nas Caixas, nas federações, nos conselhos das Caixas, nos conselhos das empresas, com acúmulo de cargos (haja tempo e capacidade), exceto para decisões a nosso favor ou contra temeridades.
    Estão e continuarão, é o que se apresenta.

    ResponderExcluir
  8. Caro colega anônimo das 19:02h,
    Os argumentos estão em toda parte. A mídia já explorou bastante o assunto - não é segredo para ninguém. Só não vê quem não quer....

    ResponderExcluir
  9. Caro colega Carvalho,
    Eu torço muito pra que o jogo vire e a Previ feche no azul, mas pelo andar da carruagem, o pessoal da Previ já esta jogando a tolha.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, caro Jorge, onde esta a explicação do motivo pelo qual a Previ não atendeu as determinações do Órgão Regulador?

    ResponderExcluir
  11. Cara Senhora,

    Desejo de coração que não termine o bet.
    Caso não venha a ser permanente, o que vai terminar são as nossas vidas. Terminarão de bet er nossos corações, já maltratados por tanta safadeza.
    Att.

    ResponderExcluir
  12. Prezada Cecília e Colegas,

    Escapei por pouco de ser o arauto de mais essa tragédia anunciada. Enquanto estive enfermo cogitava divulgar o que agora todos sabem. Nosso Governo nao tem o menor interesse nos votos dos aposentados da PREVI, pois ja sabem que nao os receberão (descontados os votos de carteirinha).
    Dessa forma, seguindo a lógica de "aos amigos tudo, aos inimigos porrada", estao nos atirando implacavelmente aos leões.
    Quanto aos investimentos de risco operados pela PREVI, nao se destinam a garantir nossas aposentadorias e pensões, mas sim a garantir o fluxo de capital negociado na Bolsa para as empresas escolhidas. Em outras palavras, os Fundos de Pensão constituem o lastro de segurança do mercado de ações.
    Por essa razão, em flagrante prejuízo de nossos interesses, despejam nossas reservas em títulos voláteis.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  13. Em tempo, parabéns Cecília por sua coragem! Seus comentários tem denotado sua genuína indignação e engajamento com nossa causa. Um abraco

    ResponderExcluir
  14. Cecília,
    Acompanho todas as suas matérias mas esta merece mais que elogios e agradecimentos.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Cecília
    Gostaria de saber quanto a Previ ganhou em dividendos relativos ao último balanço semestral do BB que foi fabuloso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Este ano dezembro terá 5 sábados, 5 domingos e 5 segundas-feiras. Isso só acontece em cada 824 anos. Os chineses chamam a esse acontecimento "o saco do dinheiro".

    ResponderExcluir
  17. Esse Chico Silva é um petista que não conseguiu uma bocada...

    ResponderExcluir
  18. Pés no chão é que não deveremos ficar. Nossos pés têm que está na rua, na boca do povo. O grito é agora ou nunca. Chega de beber alcool, medo, de tomar remédios para dormir, etc. Não tenho mais paz. Chega........

    ResponderExcluir
  19. Claudio Roberto Almeida3 de outubro de 2013 às 08:51



    Cecilia,

    Uma estorinha.

    O voo da galinha, o x-man e o bet.

    A galinha subiu e desceu, o x-man espatifou e o bet acabou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. É mesmo! O acordo de 2010, ninguém critica.
    Ali foi referendado a 26 (7,5 bi) e a transitoriedade do BET.
    Foi o acordo aprovado em votação.

    ResponderExcluir
  21. Sra. Cecília,

    Qual sua avaliação sobre essa AÇÃO CIVIL PÚBLICA a ser impetrada pelo Dr. Medeiros?
    Não entendo porque demoraram tanto para tomar essa decisão sendo que o Ministro do STF deu o caminho das pedras.
    Por que fizeram a ADIN de maneira errônea tendo "excelentes" advogados? Incompetência ou má-fé?
    O que acontece nos bastidores de nossas associações que nos faz duvidar de tudo e de todos?
    Senhora Cecília vivemos com dificuldade e somos vistos como marajás. Para piorar tudo não temos a clareza em quem confiar a qui na Terra.
    A Senhora entende nossa angústia?

    ResponderExcluir
  22. O anônimo 15:52 errou, pois serão 4 sábados neste dezembro/2013

    ResponderExcluir
  23. Mensagem publicada no blog do Zanella:

    "A FAABB é quem paga advogados e não vai pedir bênçãos pra ninguém quanto ao teor da ação civil,publica. Querem dar palpites? Façam vcs a ação. CONFIO NA FAABB"

    03/10/13 16:12

    Acho que foi o Zoião

    ResponderExcluir
  24. Caro colega Carlos e demais colegas,
    Agradeço as mensagens, mas a indignação é grande. Fiquei revoltada quando li a revista e tenho certeza que muitos colegas também se sentiram da mesma forma.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega anônimo,
    Eu não tenho acesso a essas informações sobre os dividendos que o BB pagou à Previ. Vou tentar descobrir e publicarei no blog.

    ResponderExcluir
  26. Caro colega anônimo das 12:21h,
    Eu acho que qualquer tentativa de tentar derrubar essa Resolução é bem-vinda. Torço para que ela seja um sucesso. Os associados merecem uma boa notícia no meio de tantos bombardeios.

    ResponderExcluir
  27. Foi rejeitada, pelo Tribunal Superior Eleitoral, a criação da Rede Sustentabilidade, que daria apoio à candidatura de Marina Silva para presidente da república. O motivo alegado foi que faltaram umas 50.000 assinaturas de apoio. A Rede apresentou uma argumentação bem fundamentada, entre as quais que mandou aos cartórios eleitorais mais de 700.000 assinaturas e que muitas foram recusadas sem justificativa, alguns cartórios “perderam” a documentação, outros tiveram um alto índice de recusa das assinaturas, como por exemplo no ABC paulista, feudo do PT(coincidência, coincidência) em em que alguns cartórios recusaram até 90%. Tendo em vista o alto número de assinaturas que os cartórios não analisaram, foi sugerido a extensão do prazo, o que não foi aceito.
    Isto é trágico, sem Marina Silva na disputa, a presidenta deverá se reeleger no primeiro turno, espero que ela aceite se candidatar por outro partido.
    Em outro julgamento que interessava ao governo, na semana anterior, foi autorizada a criação de um tal Partido Solidariedade, criado pelo notório deputado Paulinho da força. Este processo estava eivado de inúmeras irregularidades, como a aceitação de assinaturas sem validação dos cartórios eleitorais, e graves denúncias de falsificação de assinaturas apresentadas, houve um caso que seria cômico, não fosse trágico: um funcionário de cartório eleitoral estava conferindo assinaturas, quando se deparou com seu próprio nome,e ao lado, sua assinatura falsificada. O ministro relator do TSE sugeriu a realização de diligências para a apuração dos fatos denunciados, mas o plenário não aceitou.
    O governo petista está conseguindo cooptar até o judiciário. O que me apavora é que, ganhando as eleições de 2014,até 2018 o PT terá nomeado praticamente todos os ministros dos tribunais superiores, o ministro-ex-advogado-do-PT poderá ficar no Supremo até 2.037.

    ResponderExcluir
  28. O BET VAI CONTINUAR - Vai nos custar mais ou menos outros 7 bilhões. O salvador dos aposentados, sr. Dan, já deu a pista, depois de muito gritaria, ele vai propor a redução da Reserva Especial de 25 para 10%, e lá sei vai nosso rico dinheiro para as mãos do BB a troco de migalhas para nós e ainda com muitos acreditando que ele é o grande salvador dos velhinhos.

    ResponderExcluir
  29. A Faabb é quem paga os advogados?
    Tá ! E quem paga a Faabb ? Só o confiante?
    É por essas e outras...

    ResponderExcluir
  30. Caro colega Wilson,
    Não faz o menor sentido não aprovarem a criação da #Rede Sustentabilidade e aprovarem dois outros partidos nanicos com muitas irregularidades. Eles podem tudo e fazem tudo para se manter no poder.

    ResponderExcluir
  31. Caro colega anônimo das 11:21h,

    Você tem razão. É bem provável que isso faça parte de uma estratégia maquiavélica para convencer os associados (desesperados) que a redução do percentual da reserva de contingência é a única saída para a continuidade do BET. Se realmente isso acontecer, a gestão atual é pior do que eu pensava, pois, nesse caso, estarão manipulando os associados, o que não é nada bom.

    ResponderExcluir
  32. Cara Cecília, como a coisa tá tão ruim, como a PREVI prega, com certeza já estancaram as aposentadorias acima do TETO, bem como , vão cobrar os que foi pago a maior.

    ResponderExcluir
  33. Colegas, vocês perceberam que as promessas que os eleitos fizeram no anos passado, só foi cumprido a antecipação do aumento do reajuste para janeiro de cada ano E NADA MAIS!.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário