terça-feira, 12 de março de 2013

Novidades da Semana

Caros colegas,

Como falei em um comentário, a semana passada foi muito complicada, pois eu tinha uma demanda de um curso para entregar que envolveu toda a semana. Como eu entreguei o trabalho ontem na parte da manhã, tirei o restante do dia para descansar.

Vamos por partes. Em relação às mudanças ocorridas no Regulamento do Plano 1 da Previ, como falei anteriormente, não há nada de novidade nestas alterações, inclusive já comentamos neste blog, não em forma de Regulamento, mas em forma das Resoluções emitidas e que a Previ tinha que se adaptar. Algumas são relativas às mudanças em relação às taxas atuariais e a outra foi em função da decisão do dissídio coletivo que determinou a incorporação da gratificação semestral.

No blog da colega Leopoldina foi feito um post pela Isa Musa que explica bem as alterações feitas. Recomendo que os colegas leiam. http://olharcoruja.blogspot.com.br/. Qualquer dúvida, nós podemos discutir neste espaço ou mesmo no blog da colega. O grande problema é que poderiam ter aproveitado a oportunidade para fazer outras alterações. Até porque foi assinado um acordo, na última distribuição de superávit, que seria revisto o regulamento em 6 meses e até agora nada.

Outro ponto que está na pauta é a possível mudança na Resolução CGPC 26. A minuta apresentada pela Anapar não vai resolver a injustiça que foi imposta aos fundos de pensão de estatais nas distribuições de superávit, onde metade vai para o patrocinador. Vamos lembrar que os demais fundos não estão sujeitos a essa exigência, tanto que o fundo de pensão da empresa Vale - Valia - distribui todo o superávit apenas entre os participantes.

Eu sugiro aos colegas que não se iludam com a postura da Anapar. Apesar do discurso, a Anapar foi criada como braço do PT. Tanto a Presidente, Claudia, como o Vice-Presidente, Sasseron (nosso grande conhecido) são militantes do PT e não irão contrariar os projetos do governo. Vocês lembram que na aprovação da Resolução CGPC 26, o Sasseron, que era conselheiro, saiu da sala para que a mesma fosse aprovada por unanimidade?

Nós estamos vivendo um período muito complicado. O PT foi o grande defensor dos associados quando era oposição. Quando houve a intervenção na Previ em função das LC 108 e 109, em 2001, os dirigentes eleitos entregaram seus cargos. A Resolução CGPC 26 imposta pelo governo PT, foi muito pior do que as Leis complementares. Ela extrapolou a Lei e fez o que jamais imaginaríamos que o PT faria - dar de bandeja ao Banco metade dos recursos dos associados.

Da mesma forma, é a gestão na Previ, toda na mão dos Sindicatos, principalmente o grupo ligado ao Sindicato de São Paulo, ao José Dirceu, João Vaccari (envolvido na confusão da Bancoop). Está tudo dominado. Até a Anabb está nas mãos dos Sindicatos e da FENABB. Não há nenhuma voz dissidente que possamos realmente confiar. Por isso, é muito importante que os grupos que hoje discutem na internet, seja através de outros blogs, seja através de grupos de discussão, não percam tempo brigando entre eles. A briga é muito maior e ter foco neste momento é a melhor estratégia.

Eu me preocupo muito porque em 2014 haverá eleições presidenciais e o PT não vai querer perder essas eleições de jeito algum e o cofre, pelo visto, está vazio. Como fazer investimentos sem recursos? Como aumentar os recursos para a campanha eleitoral?





36 comentários:

  1. Eh Cecília!

    Tá tudo dominado!!!

    ResponderExcluir
  2. A VALIA é um fundo de previdencia de uma empresa privada, bem diferente da PREVI, que é publica. Dois fundos bem distintos. O patrocinador da VALIA e a Cia Vale RioDoce, privatizada no governo FHC, lembra, senhora?

    ResponderExcluir
  3. Cecília Garcez, nossa musa das próximas eleições para a Previ.

    O Professor Ari Zanella, esta com uma enquete no ar a respeito de arrecadação para matérias em revista de grande circulação.

    Todos sabemos que custa cifras relevantes a senhora é a favor ou contra esses tipo de arrecadação,também pelo que entendi contará com a participação da NOVA ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS A ANAPLAB DA QUAL O PROFESSOR É PRESIDENTE.

    http://arizanella.blogspot.com.br/

    De uma passadinha e de seu voto, temos que saber como as nossas grandes lideranças pensam a respeito destes temas.

    Att.

    João de Barro.

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Penso que um assunto interessante, polêmico, e que recentemente foi trazido a público é a possibilidade de alteração do percentual da reserva de contingência de 25% para 15% das reservas matemáticas. As discussões deveriam ser centradas sobre a real necessidade de um percentual tão elevado, num plano com as características específicas do “PB-1”, maduro e fechado, com um contingente significativo de associados com DNA (data de nascimento antiga). Com base no demonstrativo por faixa etária relativo ao 3º trimestre de 2012, constante no site da Previ, existem hoje 69.181 colegas já aposentados e 30.051 ainda na ativa. Salta aos olhos o fato de que, dos 69.181 aposentados, 42.152 estão com sessenta anos ou mais. Será que a segurança do plano poderia realmente ser posta em risco caso prospere essa proposição de redução da reserva de contingência? Agradeço caso Você dê a sua opinião sobre este assunto palpitante para todos nós frequentadores deste espaço.


    ResponderExcluir
  5. Prezada Cecilia,
    Você tem razão.Precisamos unificar nossa voz. Brigas naõ resolvem nada e só servem para ajudar nossos adversários. Temos tambem de ver o que se pode fazer para desalojar esses malditos petistas de nosas instituiçoes. Temos que apelar para Deus, porque mesmo nosso universo não existem vozes disseidentes.Estou esperançoso com o novo dr. Medeiros.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecilia. eu já votei.porém gostaria de saber sua opinão sobre a enquete que esta no blog do prof ARI vc é contra ou a favor? voce participaria?

    ResponderExcluir
  7. Cecília, das postagens q você colocou até hoje, esta é uma das mais realistas. Além do q você disse, temo mexerem na reserva de contingência para o BB levar 50%. Nota-se uma gestão da Previ distante dos interesses dos aposentados. E o pior, a maioria dos aposentados parecem alienados, praticamente não se importando com a situação. O q sinto é q estamos sendo derrotados em todas as frentes. E vem as eleições de 2014, a economia está piorando e precisam de recursos. Onde buscar? Adivinhem... Celio

    ResponderExcluir
  8. Caro colega Chico Silva,

    POr ser um fundo de pensão de uma empresa de economia mista, como o Banco do Brasil, o Governo pode se apropriar de metade dos recursos dos associados? Você acha isso justo? Sem negociação nem nada.
    Desculpe-me, mas eu discordo de você. As regras deveriam valer para qualquer fundo de pensão, independente da sua origem. Na Valia existe também a mesma relação de patrocinador e participantes, existem contribuições, existem funcionários da ativa e aposentados, existem superávits. A única diferença é que é uma empresa privada, o que poderia fazer com que seus patrocinadores tivessem mais "fome" para consumir os recursos do superávit, ao contrário, na distribuição de superávit, todos os recursos são destinados aos associados do fundo.

    ResponderExcluir
  9. Caro João de Barro,

    Depende do tipo de matéria será disponibilizada. Acho que pode ser um caminho, caso haja uma boa participação, pois o custo não é baixo.

    ResponderExcluir
  10. Caro Jorge Teixeira,

    Eu já comentei minha opinião sobre esse assunto. Eu acho que precisamos conhecer bem quais são as projeções da equipe técnica da Previ para saber se realmente não existe risco nessa redução. Tenho receio em função da atual configuração da gestão. Todos estão do mesmo lado, não há nenhuma oposição, o Banco (governo) pode nadar de braçada que não contará com o voto contrário dos eleitos, pois eles vão seguir a cartilha como sempre fizeram. Vamos lembrar que 2014 tem eleições presidenciais e o PT não vai querer perder essas eleições. E, podemos esperar, que como esta proposta, outros absurdos serão aprovados para encher os cofres do Governo. Imaginem o Banco do Brasil fechar 2013 com um resultado ruim? Nas vésperas das eleições presidenciais...

    ResponderExcluir
  11. Prezada Cecília,

    Nós participantes do PB1 nos sentimos com as mãos amarradas em meio a tantos desmandos. Não vislumbramos melhorias prometidas e acordadas quando da entrega de metade so superávit.
    Agora, surge mais um movimento encabeçados pelo colega Ari Zanella para arrecadar uma quantia visando custear matéria paga numa revista de grande circulação.
    Você acha que isso funcionará?
    Qual sua sugestão para outras formas de pressão? Uma manifestação na porta do mourisco teria repercussão?
    Essa falta de movimento está favorecendo unicamente o imperialismo petista

    ResponderExcluir
  12. Esse Chico Silva é muito suspeito.

    ResponderExcluir
  13. LEMBREM-SE QUE a PETROBRAS já afundou no modelo PT de governar. O país não acabou, ninguém reclamou, o sindicato dos petroleiros não foi às ruas... enfim, nada acontece contra. A Caixa economica acaba de fazer uma grande reforma adminstrativa pra aumentar mais o poder do PT dentro da instituição, alguém reclamou alguma coisa? O pessoal do BANCOOP "acampou" na casa do Pesidente, nada nada... quem vai reclamar se a PREVI não puder pagar a seus pensionistas?

    ResponderExcluir
  14. Caro colega anônimo das 10:54h,
    Eu acho a idéia do Ari muito boa, porém a matéria tem que ser curta e objetiva. Escrever tratados jurídicos não adiantará nada, tem que ter um estilo bem jornalístico e o foco tem que ser algo que as pessoas não saibam e queiram ler. Só reclamar da Previ ou do governo, também não vai dar em nada. É a minha opinião.
    Em relação a uma manifestação na porta do Mourisco, só se tivesse muita gente. Manifestação com 10 pessoas não incomoda ninguém. Já vimos esse filme antes.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Cecília,
    Concordo com você.Algumas matérias publicadas nos blogs são tão complexas que nem os associados conseguem entender.Além disso precisa mostrar que nós fomos enganados e estamos sem apoio de ninguém e isso pode acontecer com todos os que tiverem previdência complementar .Quando as pessoas pensam que pode acontecer com elas podem reagir de forma que nos favoreça.

    ResponderExcluir
  16. Olá Cecília,

    Antes mais nada, agradeço a gentileza da colega pelas boas referencias ao meu blog.

    Quanto a ANAPAR, pensamos do mesmo modo, tanto que ao responder um comentário sobre este assunto, "roubei" um pedacinho desta sua postagem no que se refere ao tal SASSERON.

    Nós duas participamos em julho do ano passado de o Encontro de aposentados em Brasília e vimos o que o Ebenézer falou a respeito da ANAPAR que eu reeditei e quem quiser ver é só acessar:

    http://www.youtube.com/watch?v=k4x8oYJm9Lo

    Grande abraço,

    Leopoldina Corrêa

    ResponderExcluir
  17. Prezada Cecilia,
    Temos de arranjar um meio de desPeTizar nossas entidades.Essa turma que nada tem a ver com nossos anseios.Têm apenas projeto de poder.Não podemos nos calar.O patrimônio da PREVI é nosso e nao podemos deixar que nos tomem, como se fossemos pobres imbecis...

    ResponderExcluir
  18. ABOBRINHAS & PEPINOS

    TREM-BALA - Devido ao pouco interesse de empresas privadas, o governo vai bancar 80% do custo de implantação, sendo que os fundos de pensão deverão "comparecer" com 30%. O que me arrepia é a precisão com que os "cumpañeros" petistas calculam o custo das aventuras em que metem as empresas estatais. A Petrobras calculou, inicialmente, em 2 bilhões de dólares o custo da construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, não vai sair por menos de 20 bilhões. O custo do trem-bala é uma incógnita, falam até em R$ 50 bilhões, e há especialistas que acham pouco...

    ADMINISTRANDO A ECONOMIA, ESTILO PT

    Em todo o mundo, as bolsas de valores estão indo muito bem, nos Estados Unidos já voltaram aos índices anteriores à crise de 2008. Devido à errática política econômica brasileira(ingerência na Petrobras, previsões furadas do ministro da fazenda, cerceamento da autonomia do Banco Central para combater a inflação, etc... etc...), a BOVESPA só anda para trás. Seguisse ela a tendência da Bolsa de Nova York, como seria normal com a política econômica correta, o índice estaria em 73.500 pontos, e não 57.100, como está hoje.
    O título desta postagem deveria ser pepinos, pepininhos e pepinões, do governo não sai mais abobrinhas, para descontrair um pouco.

    ResponderExcluir
  19. D. Cecília,

    Uma sugestão para o professor Ari:

    A exemplo meu, quando na ativa, acredito que existem dezenas de milhares de funcionários, pertencentes ao PLANO 1, que estão completamente alheios aos desmandos do governo/BB contra a PREVI. E que, se tomarem conhecimento, com certeza não aprovarão.

    Em vez, portanto, de levar ao conhecimento da sociedade por meio da grande imprensa, em busca do apoio dela, que tal pagar o Sindicato ou outras entidade que tenham acesso as agências para fazer as denúncias?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. A publicação da "matéria paga" poderia ser feita na revista CARAS?
    O que seria publicado? O que seria denunciado? Parece que o "ilegal" e que nos atinge é a Resolução 26.
    A maioria das ações da Previ estão regulamentadas e muitas foram aprovadas ou por diretoria e conselhos(aí incluidos os eleitos) ou por votação dos nobres colegas e de nossos(? ) representantes Anabb, Faabb etc.etc.etc. Precisa ser bem pensado o assunto.

    ResponderExcluir
  21. Mas penso que a idéia não é somente salientar à PREVI sobre nossa insatisfação e desejos, mas também acordar esse grande número de aposentados e pensionistas que se omitem nas votações e não participam dos debates. Se as notícias forem veiculadas na grande midia escrita, falada e televisiva, com certeza esses nossos colegas passarão a ficar alertas ao que ocorre na PREVI/CASSI/PATROCINADOR.

    Luiz Faraco - Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o Anônimo 14 de março de 2013 16:03. Mas vou além: na democracia, é necessária alternância no poder. O que estou dizendo não é simples filosofia.

    Podem reparar que, a cada troca de forças partidárias, denúncias graves são feitas e, só então, apuradas. A questão não é se o partido A ou partido B é melhor.

    ResponderExcluir
  23. Com relação à sugestão do Anônimo às 17:48 h de 17.3.13. A maioria dos Sindicatos estão alinhados com a CUT, ie, PT.

    A maneira mais fácil, óbvia para dar ciência aos comodistas, alienados e congêneres é a internet.

    Quem não tem acesso a rede? Forma-se uma rede de blogs, através de um portal e aí é mamão com mel.

    Na seara política arisco dizer que o PT promoveu bons avanços sociais mas, daí partir para um reinado absoluto e indeterminado, fere o princípio mais elementar da democracia: a alternância de poder. Mas não é só isso, gostaram do jogo e abundam talentosos artilheiros, capazes de jogadas incríveis como as o Henrique Pizzolato. E o que era privatização do FHC agora é concessão, perene, presupuesto...

    Ou acabamos com a saúva ou ficamos sem a Previ.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde a todos colegas do PB 1 e a Sra Cecilia gostaria de externar a minha admiração pela sua garra e determinação de lutar para que esse plano realmente se reverta para o fim para o qual existe desde o inicio da nossa Previ , conte sempre com o meu apoio , minha pergunta : como esta a tramitação das alterações aprovadas em 11-2012 e quando será revisto o plano conforme acordo firmado em 2010 , grata se me esclarecer .

    ResponderExcluir
  25. A única maneira de acabar com a petelização de nossas entidades é negar votos ao pt. Passar a máquina zero nos candidatos do partido. E isto cada um pode fazer, sem gastar nada. Uma matéria no jornal, será lida por alguns e depois o jornal será jogado fora. Tanto dinheiro para que alguns interessados no tópico leiam. E acreditem, os que lerão, seremos nós mesmos. Parem de pensar em torrar dinheiro. Não votem petê!

    ResponderExcluir
  26. Rotineiramente se ouve falar em democracia, mas o que é democracia? Alguns dizem, tem que haver alternância de poder, o que se vê nesse país é alternância de nomes como era na União Soviética e China a política é a mesma, o fundamental na Democracia é o estado de direito, todos se submeterem a lei de igual forma, o que aqui está longe de acontecer, não acho isso aqui uma democracia, eu chamaria de uma ditadura quadrienal, a original era de seis meses e foi criada em Roma há muitos anos atrás, e quanto aos avanços do pt, realmente eles erradicaram a própria miséria, por que eu continuo na mesma assim como o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cecilia,
    Ha um problema importante que, ao que parece, não foi mencionado no seu blog.
    Trata-se da mudança da verba P220 (responsabilidade BB) para verba P309 (responsabilidade PREVI), que, segundo consta, mediante a transferência de recursos da Conta Capa para Reserva Matemática no valor de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, com referência ao grupo informal.
    Isto implicaria na total isenção de responsabilidade do BB em face dessa "quitação"?

    Saudações coloradas,
    Augusto Reis

    ResponderExcluir
  28. Caro Augusto,
    Concordo plenamente contigo. O PT abusou do poder, gostou e quer se perpetuar no governo e isso a qualquer preço, inclusive gastando os recursos dos associados da Previ.

    ResponderExcluir
  29. Caro colega anônimo das 13:36h,
    Grata pelas palavras. E relação ao ponto levantado. Todos nós estamos cobrando que o prometido seja c,prido, ou seja, que o regulamento do Plano 1 seja revisto, conforme aprovado na ultima distribuição do superávit.

    ResponderExcluir
  30. Caro Augusto Reis,
    Realmente este é outro ponto que caiu no esquecimento dos eleitos. Ninguém toca mais no assunto e como não sao muitos os envolvidos, eles não tem o menor interesse.

    ResponderExcluir
  31. Cara Cecilia,

    Primeiro quero parabeniza-la pelo seu blog.
    Acompanho sempre que posso suas ponderações.
    Sobre essa mudança da verba P220 para P309, também estou estupefato, minha aposentadoria foi acrescida desta verba que era de RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA do BB por decisão judicial, enquanto eu viver.
    - Porque agora a PREVI assumiu este ônus?
    - Qual a vantagem de assumir dividas futuras?
    - Como você bem disse quem são os nossos representantes?
    - Eu nunca ouvi nem li nada sobre eles?
    Que Deus e o novo PAPA argentino tenha misericórida de nós, porque aqueles que nos representam não têm!!

    Atenciosamente,
    João Pinheiro

    ResponderExcluir
  32. Só uma reflexão.
    Não me consta que nehum trem bala desça os Pirineus. Não conheço as montanhas do Japão mas não acredito que o trem bala deles passe pelas hipotéticas montanhas. Onde voces conhecem um trem bala que desça embalado uma serra como a das Araras?
    A gente tem desastres nas esquinas. A gente tem estradas retas e que nem assim estão livres de atrozes desastres. Voces vão mesmo tomar este trem?
    Como brasileiros não deveríamos lutar apenas por aposentados ou por ser da PREVi. Deviamos lutar contra, apenas por que é de uma imbecilidade imensa.Quem vai confiar na manutençao disso aqui no Brasil, que conhecemos muito bem como brasileiros? Dilma é uma porra louca! Já era aos vinte anos de idade. Vai mudar agora aos setenta?

    ResponderExcluir
  33. Há aproximadamente 3 anos ingressei com uma ação Renda Certa, patrocinada pela Anapar. Me foi cobrado uns R$300,00. O que devo pensar sobre a postura dessa instituição considerando a sua seguinte assertiva: "Eu sugiro aos colegas que não se iludam com a postura da Anapar. Apesar do discurso, a Anapar foi criada como braço do PT. Tanto a Presidente, Claudia, como o Vice-Presidente, Sasseron (nosso grande conhecido) são militantes do PT e não irão contrariar os projetos do governo. Vocês lembram que na aprovação da Resolução CGPC 26, o Sasseron, que era conselheiro, saiu da sala para que a mesma fosse aprovada por unanimidade?"

    ResponderExcluir
  34. Caro colega anônimo das 12:25h,
    O que eu escrevi é a pura verdade dos fatos. Geralmente, o que acontece em relação às ações judiciais, essas entidades terceirizam com escritórios de advocacia, dessa forma, não vejo problemas na defesa de sua ação. Vai depender da qualidade dos advogados contratados, mas posso lhe afirmar que é bem estranho a Anapar propor essa ação, pois o benefício de renda certa foi criado e implementado pelo Sr. Sasseron. Foi um benefício tão mal discutido e tão controverso, que é bem estranho essa postura da Anapar em entrar com essa ação. Desejo boa sorte para você.

    ResponderExcluir
  35. Caro colega João Pinheiro,
    Muito grata pela sua participação e pelas suas palavras. Lembre-se que este espaço é seu também.
    Em relação aos seus questionamentos, conforme reproduzidos abaixo sobre a verba P220:
    - Porque agora a PREVI assumiu este ônus?
    - Qual a vantagem de assumir dividas futuras?
    - Como você bem disse quem são os nossos representantes?
    - Eu nunca ouvi nem li nada sobre eles?
    Eu não faço ideia porque a PREVI assumiu este ônus. A impressão que tenho é que deve ter sido negociado com o Banco, aliás quem manda na Previ é o Banco através do Governo Federal. Nós não temos representantes na gestão. Pelo menos, representantes que realmente defendam os interesses dos associados. Infelizmente e é triste constatar isso.

    ResponderExcluir
  36. VERBA "P309", a cargo do PB119 de março de 2013 às 18:43

    Li no Balanço 2012 do BB (no site), nas Notas Explicativas nº 27 que os 4.182 aposentados "Pré-67"Verbas P220,de responsabilidade do Plano Informal do BB, MIGRARAM em 31/12/2012 para a Verba P309 para o Plano 1 da PREVI.

    O BB e a PREVI firmaram um acordo por meio do qual o BB integraliza (c/ recursos do 'fundo paridade')R$ 881.918 mil= 100% das reservas matemáticas do chamado 'Grupo Especial Pré-67' que integravam o contrato 24/12/1997. Para tanto, foi criado uma nova 'Conta Amortizante Grupo Especial' com R$ 1,013 BILHÕES provindos do 'Fundo Paridade' criado em 16/12/2000 com dinheiro do nosso superavit de então...

    ResponderExcluir

Poste seu comentário