quarta-feira, 27 de março de 2013

Caros colegas,

Esta semana houve reunião do Conselho Deliberativo da Anabb. Todos os assuntos pautados diziam respeito à gestão da entidade, não houve nenhuma discussão em relação às questões que interessam aos associados. Na apresentação da diretoria, houve perguntas sobre o que a Anabb está fazendo em relação às matérias que têm circulado na mídia sobre à pressão do governo para que a Previ e os demais fundos de pensão de estatais invistam no "trem bala". O Presidente atual ressaltou que não existe nenhum estudo que demonstre que o investimento não é viável e que a mídia tem explorado esse tema de forma negativa. Falou também alguma coisa em solicitar informações à Previ sobre o tema.

Também houve perguntas em relação ao que a Anabb estaria fazendo em relação à proposta encaminhada pelo GAT de Previdência, o qual eu participo, de que a entidade pressionasse a Advocacia Geral da União (AGU) para que houvesse uma solução para o impasse da implantação do teto para cálculo dos benefícios pagos pela Previ. A PREVIC determinou que a Previ implantasse o teto e a Previ (Banco) encaminhou o assunto à AGU, lógico, com o objetivo de não resolver. O entendimento da PREVIC é que deve haver um teto, mas parece que o órgão regulador não manda nada e que o Governo mais uma vez passou o trator. O Presidente informou que a Anabb está tentando marcar uma audiência na AGU, porém ainda não conseguiu.

Outro ponto importante que gostaria de compartilhar com vocês é que houve o ajuizamento de ações judiciais contra a ANTT (AGência Nacional de Transportes Terrestres) e a União pelo Ministério Público Federal do DF com o objetivo de que sejam corrigidas inconsistências no edital do "trem bala".

A FAABB informou que está de posse das duas petições iniciais do MPF e que vai estudar como corroborar a incoveniência da Previ em usar o patrimônio dos associados em projetos que interessam apenas ao Governo.

Eu gostaria de parabenizar a FAABB, pois precisamos de iniciativas como esta das nossas entidades. Afinal de contas, é para isso que elas existem, ou não???

Seguem algumas matérias de interesse dos associados e que podem agregar às nossas discussões.

Maior fundação fechada de previdência complementar da América Latina, a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil (BB), pretende investir R$ 15 bilhões em projetos de infraestrutura nos próximos anos. O plano é tirar proveito da abertura, ao investimento privado, da exploração de rodovias, portos e ferrovias. A entidade já está presente em um aeroporto (o de Guarulhos, por meio da Invepar, empresa do consórcio que administra aquela unidade) e pretende disputar os próximos a serem concedidos pelo governo. (...)
Fonte: Valor Online

Com o intuito de proporcionar uma visão mais estratégica e poder de análise aos consumidores que estão planejando seu futuro, o único site de comparação on-line de planos de Previdência Privada do mercado brasileiro, o BuscaPrev (www.buscaprev.com.br) inova, mais uma vez, ao disponibilizar informações da rentabilidade histórica dos fundos (no mês, nos últimos 12 meses, 24, 36, 48 e 60 meses). De acordo com o especialista em Previdência Privada Keyton Pedreira, diretor executivo do BuscaPrev, o serviço é inteiramente gratuito e está disponível no site, permitindo avaliar diversos planos de Previdência e suas rentabilidades históricas em períodos previamente definidos pelo internauta, munindo-os de informações relevantes quanto ao desempenho destes planos. Além da análise da rentabilidade, o Site BuscaPrev também elabora o ranking comparativo dos melhores planos analisando taxa de carregamento, taxa de gestão financeira, tábuas atuariais e juros na concessão da aposentadoria. “Em complemento aos serviços on-line, o BuscaPrev também dispõe de uma equipe de especialistas em Previdência Privada para esclarecer as dúvidas na hora de escolher a melhor contratação de planos de Previdência”, informa Keyton.
Fonte: Monitor Mercantil

18 comentários:

  1. Assisti no blog Olhar de Coruja, de responsabilidade de Leopoldina Corrêa, entrevista recente gravada em Fortaleza com o vice-presidente da Anabb Fernando Amaral. Foram abordados alguns temas de interesse específico dos associados da entidade e o polêmico projeto do trem bala. Como sabemos, a imprensa noticiou fartamente que o governo federal quer impor a participação dos fundos de pensão nesse megaprojeto, inicialmente previsto para ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Vale lembrar que não houve interesse por parte da iniciativa privada em participar da concorrência já que o projeto tem retorno bastante duvidoso. Instado pela entrevistadora sobre se a Anabb iria impetrar alguma medida judicial para impedir que o “PB-1” entrasse nessa aventura, Amaral afirmou que é ainda prematura qualquer tomada de posição já que, antes, gostaria de ouvir a opinião dos técnicos da Previ. Aliás, para meu particular espanto, o entrevistado afirmou que os técnicos são bastante competentes e totalmente independentes, agindo sempre no sentido de resguardar somente os interesses do “PB-1”. Eu utilizei o termo espanto já que alguns investimentos conhecidos como “mico”, tipo Costa do Sauípe, Le Méridien(*), Parque Temático Hopi Hari (*), Hospital Umberto Primo(*) e mais recentemente o Palácio Tangará Hotel & Spa(*), parecem contradizer a informação de total independência na aplicação dos recursos. Entendo que seja sempre interessante se obter mais de uma opinião sobre determinado tema, quando se trata de assunto deveras polêmico e de pouca transparência. Assim, agradeceria caso Você emitisse o seu parecer sobre o quadro técnico da Previ, principalmente se há realmente essa dita independência na análise de possíveis aplicações de recursos. A impressão que se tem, para quem como eu e a grande maioria que não ocupou cargo diretivo na Previ, e nunca esteve intramuros trabalhando lá no Mourisco, é a de que o governo federal, via patrocinador, é quem impõe, seja qual for a natureza, todas as decisões dentro do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.
    (*) – a Previ já conseguiu se desfazer totalmente desses investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Cecília, sei q você é muito chegada a Anabb mas, ultimamente, para que existe a Anabb mesmo? Na verdade, depois q o PT entrou, a Anabb virou um zero a esquerda. A sua diretoria praticamente existe para defender os interesses do BB, em detrimentos dos funcionários da ativa e aposentados. Para ser sincero, o q me prende a Anabb hoje é o plano odontológico. O resto não serve pra nada. Nem o seguro, nem as ações na justiça. A gente sofrendo vários ataques e eles discutindo gestão interna. Bela porcaria se transformou a Anabb, principalmente para os aposentados. Celio

    ResponderExcluir
  3. E a sra. passou o tempo todo da reunião calada ou foi a responsável pela ata?
    Desculpa, mas fiquei com essa duvida, pois pensei que nessa reunioes, que parecem ser raras, a sra. pudesse fazer alguma coisa por nós, tais como propor pautas sobre os assuntos que expõe aqui , requerer formação de grupos tecnicos para elaborar proposta pra melhoria de nossos beneficios, já que foi ex dirertora da Previ, expor reclamacoes de seus leitores, etc....Era isso que esperávamos da senhora.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, o único motivo de o Banco se reportar a AGU é que naquele departamento estava lotado o sócio do BB de Rosemary

    ResponderExcluir
  5. Resultados de 2012 estão no site da PREVI.

    ResponderExcluir
  6. O Presidente atual ressaltou que não "EXISTE"...
    Hum!!!!!!!!!!!!!
    Da para inferir a sutileza. O trem bala de festim virá mesmo às nossas custas!

    ResponderExcluir
  7. Olhem a resposta do,Fale com á Presidenta á minha Mãe

    "Prezado Senhor,

    Em resposta a suas mensagens endereçadas à Presidenta Dilma Rousseff, informamos que o assunto foi encaminhado ao Ministério da Previdência Social e ao Banco do Brasil para análise e eventuais providências.

    Caso julgue necessário obter informações sobre o tratamento do assunto, recomendamos-lhe escrever aos setores pertinentes.

    Cordialmente,

    Claudio Soares Rocha

    Diretoria de Documentação Histórica

    Gabinete Pessoal da Presidenta da República "

    ResponderExcluir
  8. DrªCecilia,por favor olhe o que minha Mãe,mandou ão Sr Dam Conrado "Sr Dam Conrado estamos de olho aberto,pois achamos muito estranho o Sr querer reduzir de 25% para 15% a mesma alteração do art 20 da lei complementar 109 ,que o Deputado do PT Ricardo Berzoíni que emplantar 236/2012,o que vcs estão fazendo com a Previ ela e nossa,e se o Sr continuar compaquituando com o PT,já avizamos estamos preparados para enfrentalos,tão verdade que não obtenho resposta de vcs as perguntas que eu fiz ão SR e o Sr Marcel,estamos de olho e só olhar os blogs do Prof Ari,Dr Medeiros"

    ResponderExcluir
  9. Caro Jorge Teixeira,
    Na Previ, existem muitos bons técnicos, porém quando o governo quer e os eleitos nao protestam, é passado o trator. Vamos lem dar que o investimento no trem bala será através da empresa Invepar. Outro ponto importante para lembrar é que a Previ indica vários Conselheiros de Administração, inclusive o Presidente do Conselho. A conta que vai para a Previ depois é através de, por exemplo, um aumento de capital na empresa Invepar, caso seja necessário. De qualquer forma é o dinheiro dos associados que estará em jogo.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anônimo das 15:05h,
    Vocês nao imaginam como está complicado entrar com qualquer assunto que nao esteja pautado. Um desses questionamentos que citei fui em quem fiz. Gerlmente, o Presidenre do Conselho pede para discutir esses assuntos no GAT, o que temos feito, porém as respostas da diretoria são evasivas e ficam exigindo que p grupo assessor apresente dados consolidados sobre os assuntos. Tudo ficou muito burocrático. Para você ver, a reunião de segunda, começou as 00:30h e terminou quase 19h e a única discussão que houve que envolvia os associados foi provocada por mim e pela conselheira Mercia da Bahia.

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    Vamos esclarecer ao Célio de 15:04 horas, sobre a sua pergunta:
    "Para que existe a Anabb mesmo?"

    Célio, os estatutos da Anabb diz que a entidade é para defender o BB e seus funcionários.

    Entendeu agora? Você não é alvo de defesa pela anabb.

    Um abraço de james.

    ResponderExcluir
  12. Queria saber como sempre a Sra. Isa Musa como conselheira da ANABB já que ela é metida a defensora de nossos interesses?

    ResponderExcluir
  13. Colegas Internautas,
    Muito oportuna a colocação do colega anonimo das 15:05 e a resposta de quem possui experiencia e entende tos tramites legais que envolvem as reunioes dessas entidades - PREVI, ANABB,AAFBB,ETC e que passa a impressão para nós de que nada pode fazer em nosso benefício. Pois, bem, Eu, Jose Carlos ja me desfiliei há muito tempoda ANABB, desde o momento em que essa entidade passou a se dedicar exclusivamente as atividades ligadas ao CAPITALISMO. Pensem bem,reflitam, pois, está em jogo nossos beneficios presente e futuro. Hoje foi divulgado o balanço da PREVI, vejam só mais de 10 bilhoes de aumento no patrimonio da fundação e os nossos beneficios..........

    ResponderExcluir
  14. Caros colegas.
    Retifico meu comentário das 19:17h - A reunião da Anabb começou as 09:30h.

    ResponderExcluir
  15. Eu só queria saber como se comporta a Sra. Isa Musa no Cons Delib da ANABB, pois ela é metida a defensora de nossos interesses... Tens o que dizer dela Cecília?

    ResponderExcluir
  16. A FAABB informou que está de posse das duas petições iniciais do MPF e que vai estudar como corroborar a incoveniência da Previ em usar o patrimônio dos associados em projetos que interessam apenas ao Governo.
    E a ANABB?

    ResponderExcluir
  17. Cecília,

    Se concordas, passo a informação ao Célio de 15.04 de 27.03, a seguinte informação:

    Célio, o estatuto da ANABB diz:

    A entidade é constituída para defender o BB e seus funcionários.

    Célio, você que é aposentado, espero, NÃO é foco da ANABB.

    Acorda!!!

    james.

    ResponderExcluir
  18. A PREVI RASGOU OS CÓDIGOS DE GOVERNAÇA CORPORATIVA.

    Como já amplamente noticiado a PREVI indicou e defendeu o nome do Sr. Abilia Diniz para Presidente da BRF - Brasil FOOD - maior empresa de alimentos após a fusão da Sadia com a Perdigão. a PETROS foi contra.
    Ocorre que o Sr. Abilio é Presidente do Conselho do grupo Pão de Açucar, um dos maiores clientes da BFR.
    Neste caso, a PREVI desconsiderou parte dos itens 4-1-1 e 4-1-2 do seu código de Melhores Práticas de Governaça Corporativa, no que se refere a conflitos de interesses. De outro lado, também foi desconsiderado o item 2-8-1 do Manual de Boas Práticas de Governaça Corporativa do IBGC - Instituto de Governaça Corporativa - responsável pela certificação de conselheiros. O IBGC é claro ao dizer que constitui conflito de interesses quando Presidentes Executivos e de Conselhos de uma empresa exercem a Presidência de Conselho de outras empresa. Das tres uma:
    - Os eleitos desconhecem os códigos de governça da PREVI e do IBGC;
    - Em conhecendo foram omissos;
    - Ou o Governo passou o trator mais uma vez. Quem advinha?
    Abraço,

    Carvalho.
    blog: ajccarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Poste seu comentário