quinta-feira, 7 de março de 2013

Feliz dia das Mulheres!!!

Dia 08 de março é um dia muito especial, não porque se comemora o dia das mulheres, mas por marcar um dia de luta, muito triste por sinal. Em 08 de março de 1857, em Nova Iorque, centenas de operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma greve, ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, como por exemplo, redução da carga horária que era de 16 horas diárias para 10 horas, equiparação dos salários com os homens (elas recebiam até um terço menos) e tratamento decente no ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica e depois botaram fogo. Aproximadamente, 130 tecelãs morreram carbonizadas.
É sempre bom relembrarmos essa história para refletirmos nos avanços que houve até hoje. Apesar de que ainda existam muitas discrepâncias, não podemos negar as vitórias.
Seguem alguns dados interessantes para refletirmos:
 
  • As mulheres são mais que a metade da força de trabalho;
  • Elas estão sub-representadas nos escalões superiores de empresas no Brasil – 5,1% em conselhos administrativos;
  • O Brasil aumentou o percentual de mulheres em cargo de liderança, segundo o International Business Report 2012 (IBR) da Grant Thornton International. Os dados revelam que 27% dos cargos de liderança no país são ocupados por mulheres, uma elevação de 3 p.p em relação ao ano passado e superior aos 21% globalmente.
  • No sistema político, nas eleições de 2010 foram os seguintes resultados: de 28 vagas para Governador, 2 mulheres foram eleitas; Senado – 81 vagas, 7 mulheres eleitas; Deputado Federal – 513 vagas, 45 mulheres eleitas; Deputado Estadual – 1059 vagas, 136 mulheres eleitas. Nas eleições de 2012 para Prefeito, foram eleitos 4.846 homens e 655 mulheres.
  • Em um ranking que avalia a penetração política por gêneros em 146 países, preparado pela União Interparlamentar, o Brasil ocupa o modesto 110o lugar, atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.
  • Nível de instrução – 61,2% com mais de 11 anos de estudo em comparação aos homens, que representam 53,2%. Mais da metade dos ingressantes no nível superior são mulheres; 60% dos concluintes são mulheres.
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011 mostrou que as mulheres receberam, em 2010, em torno de 70,4% do rendimento de trabalho dos homens.
  • O volume de mulheres responsáveis pelo domicílio saltou de 9,048 milhões para 18,617 milhões entre 2000 e 2010. Já o número de homens chefes de família permaneceu praticamente inalterado, em 31 milhões (IBGE).
Como percebemos, muita coisa mudou, mas há muito ainda a ser feito. Esta homenagem é um momento de reflexão sobre o que devemos fazer para derrubar as barreiras invisíveis que ainda existem para termos as mesmas oportunidades que os homens, mas para isso, antes de mais nada, precisamos querer mais... precisamos ousar mais... precisamos acreditar na nossa pontencialidade e enfrentar o mundo de cabeça erguida. Vamos lembrar que quem educa os homens somos nós, mulheres.

Desejo neste dia muito significativo, muita força e energia para ultrapassarmos essa barreira invisível e voarmos alto, tão alto quanto nossa imaginação.
Feliz dia das mulheres!!!

13 comentários:

  1. Parabéns as mulheres em geral e em especial aquelas que fazem parte da família “PB-1”. Sejam elas competentes e guerreiras como Você, Dona Isa, Rosalina de Souza, Jane Torres e tantas outras. Ou sofridas, injustiçadas e esquecidas como a grande maioria das nossas queridas pensionistas.

    ResponderExcluir
  2. ESSAS MULHERES

    (Isa Musa de Noronha)

    O que há de comum entre essas mulheres, Benazir Bhutto, Margaret Thatcher, Indira Ghandi, e Golda Meier? Foram senhoras que dirigiam com a mesma competência, fogões e países. Mulheres que deixaram a condição de bonequinhas de luxo para sair em defesa das próprias crenças. Correram riscos, sofreram, choraram, lutaram até a última instância em favor de suas Nações.

    É gratificante ter vivido no mesmo período em que essas grandes mulheres estavam atuantes. Aqui no meu mundinho insignificante, mergulhada na mediocridade de minha vida comum, sem brilho, sem risco, em um verdadeiro feijão com arroz, eu sempre tive essas mulheres como ídolos, como modelos, só que distantes demais para que eu as alcançasse. Foram exemplos que acompanhei em um misto de admiração, respeito e talvez um pouco de inveja saudável, dessas que quando sentimos nos impele a vencer desafios, mesmo que meus desafios jamais cheguem próximos aos que elas tiveram que enfrentar.

    No dia dedicado às mulheres, minha memória se enche de figuras notáveis do universo feminino. Poetas, como Cecília Meireles e Adélia Prado, humanistas como Madre Tereza de Calcutá, guerreiras como Anita Garibaldi ou simplesmente mães, como são tantas as minhas amigas, colegas, todas guerreiras enfrentando suas próprias batalhas.

    Neste dia 8 de março, mando meu abraço a cada uma das amigas, a cada uma das desconhecidas de todas as cores e credos. Somos mulheres! E, cá entre nós, quando Deus nos criou, estava apaixonado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, a todas as Mulheres , principalmente as Pensionistas pré 67 que estão sendo muito Injustiçadas
    pelo BB , tirando 40$% Dos seus vencimentos!
    Mas não percamos as Esperanças! Existe Justiça para isso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecília,
    Parabéns a todas mulheres e em especial a você que como muitas foi a luta, procurou a independência estudando e trabalhando para o sustento próprio e da família sem prejudicar o seu papel de mãe e mulher.Como você lembrou muito bem esse dia foi instituído em homenagem a mulheres que trabalhavam arduamente 16 horas por dia em uma fábrica já em 1857.Hoje a data é mantida como homenagem a todas as mulheres mas a origem dela foi a condição de algumas mulheres que tinham uma carga absurda de trabalho sem o merecido reconhecimento.Parabéns as mulheres trabalhadoras que são as verdadeiras guerreiras.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma irmã pensionista da Previ.Sei o quanto está passando por dificuldades.Para agravar, ainda está doente e passando por uma severa depressão. Nada mais justo que a Previ promova, URGENTEMENTE, uma melhoria nas pensões.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,Drª Cecilia infelismente os blogs falam demais e nada fazem,pois se todos os participantes do seu blog do Dr Medeiros,Prof Ari,ajudassem com uma pequena contribuição para podermos pagar uma matéria limpa e seria com as covardias da Previ,BB,Cassi,e este governo que nada faz so inventa estas bolsas familias e seila mas o que para enganar o povo menos fovorecido,pois Drª Cecilia o Brasil precisa saber que os funcionarios do BB aposentados e pencionistas nao ganham esta fabula muitos tiveram que vender propriedades para comprir com compromissos financeiros que o BB e Previ armaram para os aposentados e pencionistas, basta 40% que já estao metendo a mão á muito tempo esta nao seria uma saida Drª Cecilia pagar uma materia pois a imprensa,ao meu ver só funciona assim,e ainda tendo medo do PT o que a SRª acha

    ResponderExcluir
  7. Á me desculpe,parabens pelo dia da Srª ao meu ver todos os dias são de vcs,pois tem, que cuidar da casa dos filhos do marido,e ainda trabalhar fora,parabens

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cecília,
    Tudo bem? Feliz dia (com atraso) internacional da mulher pra todas nós.
    Estive lendo sobre as alterações do Regulamento da Previ. Entendi que a gratificação semestral será incorporada no cálculo da aposentadoria. Logicamente, esse novo estatuto valerá apenas para quem está na ativa. E nós que estamos aposentados? A Previ deveria reduzir o valor da PP e dar prioridade para nós que já estamos aposentadas(os).
    Abraços,
    Telma

    ResponderExcluir
  9. Cecília, o blog da Leopoldina já traz comentários sobre as alterações do Plano 1 da Previ feitos pela Sra Isa Musa. Seria bom que todos lessem
    http://olharcoruja.blogspot.com.br/2013/03/nosso-posicionamento-e-o-fator-politico.html

    ResponderExcluir
  10. Prezada Cecília Garcez,

    Solicito divulgar em seu Blog o Informativo PREVIPB1EMFOCO. O acesso se dá através do “link” disponibilizado abaixo:

    http://www.previpb1emfoco.jex.com.br/

    Mensagem da capa:

    Prezados colegas aposentados e pensionistas do PB1 da PREVI,
    Este informativo foi criado com o objetivo de trazer até vocês, todas as informações que consigo reunir na internet a respeito de nosso Plano de Benefícios 1 da PREVI.
    Aqui estão contidos informativos dos Blogs, de Associações e da Federação das Associações (FAABB).
    Além destes informativos, aqui você encontra também informações sobre processos em andamento, opinião de colunistas famosos de nosso meio, processos tramitando no Congresso Nacional, últimas negociações com nosso Patrocinador BB e notícias divulgadas na pequena, média e grande mídia nacional sobre os assuntos de nosso interesse.
    A reunião de todas essas informações aqui neste espaço também tem como objetivo facilitar a busca por tais informações. Logicamente que a visitação aos espaços virtuais aqui indicados também é de vital importância, pois neles nos inserimos de fato e de direito em nossas lutas na busca do alcance de nossos justos anseios.
    Dedico este informativo à todos aqueles que se empenham na unificação de nossos pares para a contrução de um grande Movimento que tem por objetivo primordial o restabelecemento das prerrogativas de nosso corpo social de comandar os destinos de nossa PREVI e restabelecer também nosso Regulamento do Plano, de forma a tratar a todos de forma equânime. A todos os que lutam para que dias melhores retornem às nossas vidas, e que o esplêndido e exuberante patrimônio por nós construído seja utilizado conforme preceituam as leis, quais sejam, a de permanente manutenção e possíveis melhorias de nossos benefícios, a bem da racionalidade e da justiça distributiva.

    Um fraterno abraço a todos vocês.

    ResponderExcluir
  11. Ops, apenas corrigindo: as alterações do regulamento da Previ são determinação, resolução do CGPC. Ou seja, o CGPC faz uma resolução que não atinge os aposentados? Por que quando eu me aposentei, em 2007 não foram incluídas as gratificações? Qual seria a diferença entre incluir para o pessoal da ativa e não incluir para quem está aposentada? Não há uma falha de isonomia nesse caso?

    E quanto à redução da PP, nem dá pra ter esperanças porque na última redução, foram necessários 4 bi e com 1 bi do atual superavit.....

    ResponderExcluir
  12. Caros colegas,
    Em meu entendimento, se o pessoal da ativa puder acrescentar as gratificações no cálculo do Complemento Previ e os aposentados, não, o princípio de isonomia está sendo ferido. Alguém discorda?
    Telma

    ResponderExcluir
  13. Como diz um anônimo.Os blogs reclamam e nada fazem para resolver a situação. Se o problema é dar dinheiro para a mídia publicar, é só os blogs abrir uma conta para o fim específico, que os aposentados, creio eu, colaborarão com a quantia estipulada para publicação do que a Previ/BB/Governo estão fazendo conosco.Precisamos dar um fim aos desmandos dessa corja.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário