domingo, 30 de dezembro de 2012

Feliz 2013!!!!

21 comentários:

  1. Que bom receber estes votos aqui em casa! Desejo a voce e a toda a sua familia o mesmo. Que o ano de 2013 seja repleto de realizações. Estendo os meus votos a todos os do blog. A todos os aposentados e pensionistas da Previ. A todos da ativa que um dia estarão tambem aqui. Em especial um fraterno abraço nos blogueiros daqui, como o Jorge de Araruama e o Juarez que estiveram comigo na Previ.
    Bom ano a todos.

    Axé para todos!

    Claudia do rio

    ResponderExcluir
  2. Prezados colegas,

    A retrospectiva do ano que ora se encerra e com relação aos assuntos que nos interessam não traz razões para comemorarmos. Pelo contrário, surgiram muitas preocupações com os rumos das relações GOVERNO/PATROCINADOR/PREVI/CASSI/PARTICIPANTES E ASSISTIDOS, destacando-se a nova regulamentação sobre a retirada de patrocínio ainda em gestação e a difícil situação em que se encontra a CASSI que começa a se aproximar do péssimo modelo americano de assistência à saúde (dificultar o acesso a exames e procedimentos clínico/cirúrgicos e estagnar/reduzir a rede de credenciados – uma administração voltada para a geração de receitas que tem por finalidade reduzir a participação de recursos do Patrocinador em seu custeio).
    Nas eleições da PREVI/CASSI, observamos as chapas apoiadas pela CONTRAF/CUT saírem vitoriosas, pois as forças de oposição ao “status quo” dominante se dividiram e se enfraqueceram.
    Das ações jurídicas contra a RES-26 uma encontrou óbice para a análise do STF e as outras permanecem engavetadas nas mesas dos Desembargadores e nossas entidades não conseguem meios para reverterem tal inércia.
    No âmbito do Legislativo, a inexistência de um possível e forte “lobby” para acelerar a tramitação dos Projetos de Lei existentes fará com que eles tenham um destino similar ao Projeto do Dep.Fed.Gustavo Fruet, qual seja, serem arquivados sem apreciação das Comissões por término da legislatura.
    Em decorrência dos inexpressivos superávits dos últimos 3 anos, manteve-se fechado por completo o canal de negociações com o Patrocinador, principalmente a que envolveria estudos para o realinhamento do PB-1. E com tais resultados, as negociações sobre este assunto, a melhoria do percentual das pensionistas e novo BET não ocorrerão em 2013. Deveremos nos contentar somente com a manutenção do BET anterior e acho que o Patrocinador vai propor a manutenção, por mais 3 anos, da suspensão da cobrança das contribuições, se o resultado do último triênio assim a permitir.
    Nos Blogs que acompanhamos, passamos o ano inteiro praticamente choramingando em vão por melhorias nos prazos e valores do Empréstimo Simples. Que decepção com as novas regras!
    Para o ano que se inicia, nos restará a torcida para que a economia global se estabilize e os bons resultados voltem a ser observados no patrimônio da PREVI. E que também o veredito final da análise da RES-26 seja dado a nosso favor. Que as negociações com o Patrocinador sejam reabertas. Que nosso movimento se unifique em torno de nossos objetivos consensuais alcançando a força da ampla representatividade necessária para exigirmos negociações sérias, éticas, razoáves e justas.
    Apesar de tantas preocupações em meu pensamento, meu otimismo exagerado me faz acreditar em dias melhores brevemente, razão para desejar
    Um FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO e um fraterno abraço a cada um de vocês.

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    Um sincero Feiz 2013 e que venha mais otimista(quebrei minha jura por você e os amigos daqui)

    ResponderExcluir
  4. Os 3 Conselheiros da ANABB que pertencem ao"Grupo 3- Saúde e Qualidade de Vida" (Graça Machado + Denise Vianna + Lahorque) tem que pressionarem o BB para salvarem a CASSI !
    Aliás, o BB alardeia saúde para os novos funcionários...

    ResponderExcluir
  5. Estimada Cecília, retribuo a você, extendendo aos seus leitores, os seus votos, para 2013, acrescentando especial gratidão, pela sua atividade, em defesa do PB1 da PREVI.

    PAZ E BEM!

    Fernando Lamas (Aposentado BB)
    Valinhos(SP)

    "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo.
    Ele realizou a misericórdia que teve com nossos pais, recordando sua santa aliança e o juramento que fez ao nosso pai Abraão."
    Lucas 1,68.72-73

    ResponderExcluir
  6. Cecília, Claudia do Rio e Juarez,
    Esta singela lembrança é dirigida a todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1”, em especial aos três colegas acima mencionados. Cecília, que não conheço pessoalmente mas frequento este seu espaço já há bastante tempo. Tenho o hábito (coisa de velho) de guardar inúmeros detalhes relativos aos blogs nos quais escrevo. Só por curiosidade constatei que fiz minha inscrição aqui às 15:25hs de 17.03.2008. Claudia do Rio e Juarez Barbosa, juntamente com a Jane Torres, Elvira, “Paraguassu”, Jaime & outros, que tive o prazer de interagir com eles quando da “invasão” da Previ. A todos um feliz 2013.
    E.T. – Juarez, o seu blog está fazendo falta.

    ResponderExcluir
  7. Caro Jorge,
    É muito bom contar com parceiros tão significativos como você e os colegas que muito bem citou, fora outros colegas, como o Domini. A Antônia de Recife, e muitos outros que contribuem com excelentes comentários e sempre presentes. Eu quero agradecer muito a participação de vocês em 2012 e espero que em 2013 seja muito melhor. Estou reformula do o blog e, acredito que já na semana que vem, vocês terão um espaço muito melhor para compartilhar. Conto com vocês!

    ResponderExcluir
  8. A notícia abaixo transcrita foi retirada do site da Anapar. Chamou a minha atenção para o fato de que os aposentados que estão a protestar, dezenas deles, todos têm mais de 60 anos. Como sonhar não custa nada, pergunto se viveremos o suficiente para, quem sabe um dia, presenciar o mesmo na sede da Previ no Mourisco?
    “Aposentados da Gerdau querem justiça na divisão de superávit
    Dezenas de aposentados, todos maiores de 60 anos, realizaram manifestação em frente à sede da Gerdau Açominas, em Belo Horizonte (MG) e na portaria da Usina em Ouro Branco para protestar contra a forma de destinação do superávit do plano BD da Gerdau Previdência e a ganância da empresa em abocanhar o mais rápido possível parte dos excedentes do fundo. Leia mais...”.

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,
    Como Você classificaria esse episódio de divulgação, por parte da Anabb, de que o BET estaria garantido em 2013 e, posteriormente, a Previ vir a público e desmentir a notícia? Teria sido extrema cautela e excesso de zelo por parte da Previ ou poder-se-ia dizer que alegria de pobre dura pouco?

    ResponderExcluir
  10. Extraído do blog do Dr. Medeiros,
    “ Medeiros disse...
    Não se preocupem a toa com fofocas e desmentidos. O BET está garantido. E´claro que a resposta oficial da PREVI só poderá vir após a apuração contábile atuarial dos números referentes a dezembro, que só ficarão a disposição no dia 20 deste mes. Mas, volto a dizer, o BET está garantido, ainda mais depois da performance da bolsa de ontem, que consolida os ganhos de 2012. Acreditem.
    3 de janeiro de 2013 12:50”


    ResponderExcluir
  11. Caro Jorge,
    Eu já mencionei em um comentário anterior minha opinião. O pessoal da diretoria atual da Anabb (Presidente e VP Financeiro) apoiaram a chapa do diretor atilual de Seguridade, logo tem acesso livre a ele e acredito que ele tenha dito informalmente que o BET não seria suspenso. Como falei antes, a Previ, enquanto instituição, não pode se manifestar antes do Conselho Deliberativo decidir. Eu acho que não foi politicamente correta essa informação ser disparada pela Anabb antes da decisão do Conselho. É lógico que a diretoria sabe que o BEt não será suspenso, pois é ela que apresenta os estudos ao CD, porém achei prematura e leviana tal informação. Uma coisa é publicar a opinião do Diretor, porém a decisão sem o Conselho ter se manifestado? Sei lá....

    ResponderExcluir
  12. Devagar com o andor Cecília. Afaste esse ranço de Camilo de sua pele. Chamar a diretoria da ANABB de leviana por ter anunciado a continuidade do BET é, no mínimo, vontade de agredir uma diretoria da qual você só não faz parte porque não quis, pois você foi eleita pelos seus pares no Deliberativo, um dos vice-presidentes da ANABB tão logo finda as eleições lá. Mais justo seria você aduzir que, tendo o Diretor Marcel falado aos quatro cantos que o BET seria mantido se a Bolsa fechasse o ano no patamar de 61 ou 60, qualquer um poderia já festejar o resultado (60.952 pontos).

    ResponderExcluir
  13. Caro colega anônimo das 20h,
    Uma coisa é informalmente comunicar a opinião do diretor, outra é comunicar em nome da entidade uma informação que não foi comprovada. O Diretor de Seguridade, sozinho, não tem condições de decidir a continuidade do BET. O que ele fez foi dar a opinião dele que deve ter sido baseada nos estudos e projeções feitas pela Previ, porém a entidade afirmar que o BET será mantido, você me desculpe, mas se não for leviano, foi inconveniente e precipitado.

    ResponderExcluir
  14. A Sra. Cecília está com a razão.

    Reclamei desse açodamento à Presidencia da ANABB e o Vice Presidente de Comunicações respondeu-me via e-mail dizendo que para o futuro adotarão postura mais cautelosa, de modo que a divulgação somente ocorra após confirmação oficial junto à PREVI.

    Luiz Faraco, de Florianópolis (SC)

    ResponderExcluir
  15. Só acho que acusar alguém de leviandade uma expressão por demais pesada saindo de sua boca sempre gentil no trato com colegas e até adversários.

    ResponderExcluir

  16. Operação Porto Seguro
    Agenda revela influência de Rose no BB e na Previ
    Edição de revista semanal mostra que a amiga íntima de Lula participou das negociações que definiram o comando do banco e do fundo de pensão de seus funcionários, defendeu pleitos de caciques do PT e atuou como lobista de luxo

    ESTRELADA - Rosemary Noronha, fotografada três semanas depois de ser indiciada pela Polícia Federal: batom, brincos, unhas feitas e estrelas vermelhas tatuadas no pulso.
    Não era bem o que parecia. Quando o nome de Rosemary Nóvoa de Noronha veio a público com a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, a amiga íntima do ex-presidente Lula e então chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo não passava de uma “petequeira”. A expressão, cunhada pelo ex-deputado Roberto Jefferson para designar funcionários públicos que se deixam corromper em troca de ninharia, parecia feita para ela. Rose, como é conhecida, foi acusada de integrar uma quadrilha especializada em fraudar pareceres oficiais para beneficiar empresários trambiqueiros. Defendia os interesses dos criminosos no governo e, em contrapartida, tinha despesas pagas por eles - de cirurgia plástica a prestações de carro. A versão da petequeira foi providencialmente adotada pelo PT. Rose, ventilou o partido, agiria apenas na arraia-miúda do governo e sem nenhuma relação com a sigla. Eis uma tese que os fatos vêm insistindo em derrubar.

    No mês passado, revelou-se que a amiga de Lula usava o cargo para agendar reuniões com ministros de estado: abria as portas, inclusive de gabinetes no Palácio do Planalto, a interesses privados. Agora, descobre-se que sua área de atuação abrangia também setores de orçamentos bilionários, como o Banco do Brasil (BB) e o fundo de pensão de seus funcionários, a Previ. Rose, a petequeira, participou ativamente das negociações de bastidores que definiram a sucessão no comando tanto do BB quanto no da Previ, defendeu pleitos de caciques do PT junto à cúpula do banco e atuou como lobista de luxo de empresários interessados em ter acesso à direção e ao caixa da instituição. Sua agenda de compromissos como chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, mostra que, graças à intimidade com o então presidente, a mulher que num passado não muito remoto era uma simples secretária se transformou numa poderosa personagem do governo Lula.

    Estava na cara que, cedo ou tarde, iria aparecer a ingerência, no BB e na PREVI, da protegida de nosso bravo ex-presidente, Lula "eu não sabia de nada, nadinha" da Silva. Vamos acompanhar os desdobramentos e, se for o caso, exigir um posicionamento do conselho fiscal da PREVI.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Cecília e colegas,

    Apresento-lhes o Jornal PREVIPB1EMFOCO. Acessem o "link" abaixo:

    http://www.previpb1emfoco.jex.com.br/

    Espero que gostem.

    Obs.: Faltam notícias da FAABB nele. Não consigo acessar o site da Federação.

    Um fraterno abraço a todos.

    ResponderExcluir

  18. Prezados colegas,


    O tratamento da Previ para com os associados, aposentados e pensionistas ateh parece que nos aposentados e pensionistas nao acompanhamos o mercado, eh bem verdade nao sabemos eh votar, mais estamos aprendendo a nao repetir os erros do passado.
    Se a bolsa atingiu o Apice necessario, porque colocar uma caixa PRETA nessa informaçao. Outra coisa o indice para aumento ainda nao sabemos mais o do INSS jah saiu pelo preliminarmente, e é inadimissivel que nos QUASE MORTOS, nao tenhamos um aumento digno.
    Olhem Srs. Os aposentados foram responsaveis pelo BANCO que ai esta e por essa PREVI, patrimonio dos APOSENTADOS PENSIONISTAS E MUITOS DA ATIVA DO PLANO 1.

    Vejo com tristezas o descaso que todas as entidades dao aos aposenmtados, nao podem falar do governo, nos aposentados estamos SOZINHOS com relaçao a representaçao.

    Joel de Bacabal

    ResponderExcluir
  19. Prezada Cecília, será que você poderia nos esclarecer uma dúvida? O novo regulamento do ES prevê que o teto será automaticamente corrigido quando houver reajuste no valor dos benefícios. Pois bem, nosso reajuste foi antecipado para janeiro. A Previ irá elevar o teto de concessão do ES utilizando o mesmo índice, como estipulado?

    ResponderExcluir
  20. Caro Carlos,
    É bem provável. Pelo menos, é o que foi informado. Se bem que o aumento será "pequeno" (aproximadamente 3,5%) que não influenciará muito o limite do ES.

    ResponderExcluir
  21. Este ano passaram a mãoo na grana da revisão da PARCELA PREVI DO PREVI FUTURO vide página 146 do relatório 2012

    "Fundo de Cobertura de Oscilação de risco" para reduzir parcela previ foi migrado para "fundo de gestão de risco" para cobrir passivo atuarial dos enefícios programados.. Justificaram que os beneficios do inss eram maiores que a parcela previ.. só não sei em que planeta... o meu do inss depois de varios processos ficou em 2700 reais... contra 3.100 reais de parcela previ.. CADE O SINDICATO QUE FEZ O MAIOR MERCHAN EM SUA CHAPA PREGANDO A REDUÇÃO DA PARCELA PREVI NAS ELEIÇÕES PASSADAS.. E OQ ACONTECEU FOI O SURRUPIAMENTO DO NOSSO FUNDO Q VINHA SENDO CONSTITUIDO DESDE 2005 PARA REDUZIR A PARCELA PREVI.... ACORDA GALERA

    ResponderExcluir

Poste seu comentário