quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Hora da Verdade


Eu sei que alguns colegas comentarão: “eu não quero saber do julgamento do STF, mensalão...  eu quero saber é se o Empréstimo Simples da Previ passará para 180 / 180”, porém eu não poderia deixar de me manifestar em relação ao julgamento do “mensalão” e a postura dos nossos Ministros, principalmente porque estamos vivendo uma quebra de paradigma em relação à ética na política em nosso país.

Eu fico impressionada com a cara de pau dos dirigentes do PT em afirmar que o ex-Ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do partido José Genuíno foram injustiçados no julgamento do STF. É zombar da ingenuidade dos cidadãos, principalmente àqueles, que como eu, apoiaram e elegeram diversos dirigentes do PT.  A sensação que tenho hoje é de vazio e decepção, visto que ficou um buraco que antes era muito bem ocupado pelo PT. A sensação é de uma viuvez prematura que deixa marcas profundas.

Não foi diferente quando participei na gestão da Previ como Diretora de Planejamento, pois o partido (PT), maioria na gestão, fazia questão de me isolar de qualquer discussão ou qualquer forma que aumentasse minha exposição junto aos associados, apesar de ter sido eleita em uma chapa de composição com eles. Foram vários anos onde as propostas, projetos da minha área eram detonados antes de serem apresentados. Como já falei anteriormente, foi aí que tive a ideia de criar este blog e foi a melhor coisa que fiz, pois a partir do momento em que eu tinha um espaço para dar minha opinião, eu comecei a ser mais respeitada, apesar de ter sido ameaçada de censura ao blog em diversas ocasiões e de ser enquadrada no código de ética da Previ. Imaginem, seria castigada por agir com transparência, situação tão pregada pela entidade nas empresas onde a Previ participa na gestão.

Agora eu vejo esse movimento do STF e a grandeza de vários Ministros, como o Ministro Joaquim Barbosa, que nos deu um banho de elegância e integridade, as Ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia, que deixou, nós, mulheres, orgulhosas pela postura correta e coerente nesse julgamento.  A Ministra Carmen Lúcia, em especial, que ressaltou o absurdo da alegação do advogado de defesa em afirmar que houve caixa dois, porém não houve crime. A justificativa injustificável na alegação criminosa de caixa dois, como se fosse a coisa mais legal do mundo.

Os Ministros, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, também entraram para a história do Brasil, porém pelas portas dos fundos, com uma demonstração viva de que houve ingerência política nos seus julgamentos, a ideologia falou mais alto, visto que ficou clara a ligação desses ministros com a cúpula do partido. Essa foi a parte triste da história, pois as argumentações vazias e sem fundamento deixaram clara a intenção do objetivo.

Os cidadãos agradecem o resultado da votação, pois entendemos  que ainda há uma luz no fundo do túnel e que poderemos iniciar uma era onde a ética será observada e cobrada pela sociedade. Não basta defendermos posturas éticas, é preciso ação, é preciso agir com ética, e lembrar das palavras do sociólogo Herbert de Souza, Betinho (1998): O Brasil tem fome de ética e passa fome por causa da falta de ética na política”. Tenho certeza que onde ele estiver, estará batendo palmas de pé para o que está acontecendo no Brasil.

Para encerrar, gostaria de reproduzir uma fala do filósofo e professor, Mário Cortella:
A única coisa que garante a nossa capacidade de lidar com dilemas éticos, cuja resposta seja autêntica, é a nossa integridade. O que é o dilema? É a dificuldade de responder às três grandes questões da vida humana: “Quero?”, “Devo?”, “Posso?”. Há coisas que eu quero, mas não devo; há coisas que eu devo, mas não posso; há coisas que eu posso, mas não quero. A paz de espírito e a felicidade só existem quando se conciliam esses princípios. Caso contrário, sobrevêm o sofrimento e a perturbação pessoal. O dilema é exatamente a dificuldade de responder àquelas indagações, combinando-as.”

Cecilia Garcez

66 comentários:


  1. INFELIZMENTE A GANÂNCIA E O EGOÍSMO TOMOU CONTA DO CORAÇÃO DESTES BANDIDOS. AGORA QUEREM TAMPAR O SOL COM UMA PENEIRA. JAMAIS IRÁ ACONTECER. ELES TEM QUE PAGAR PELO MAL QUE COMETERAM.
    PINTARAM UMA DE BRAVOS LUTADORES DA DEMOCRACIA E METERAM A MÃO FUNDO NO BAÚ; TUDO PELA AMBIÇÃO DE SEREM O QUE SÃO HOJE ( PODEROSOS; CHEIOS DE DINHEIRO ROUBADO DOS ÓRGÃOS PUBLICOS ) E MAIS QUERO VER ELES DEVOLVEREM ESTA GRANA QUE NÃO ERA DELES. CONHECES UM DITADO ANTIGO; AQUI ONDE MORO É LEMBRADO : AHI VAI : " QUEM NUNCA COMEU MELADO ; QUANDO COME FICA TODO LAMBUZADO". ESTA É A
    REALIDADE DESTES FASCÍNORAS.

    EU HELENO PINTO NOBRE PENSO E NÃO TENHO VERGONHA DE EXTERNAR O QUE PENSO. MATRIC. 3984740-3; EX-FUNCIONÁRIO DO BB; DESDE 06/06/1977 ATÉ 31/03/2004.

    E NÃO IRÃO CUMPRIR UMA PENA NADA COMPRIDA. LOGO; LOGO ELES VOLTARÃO PARA CONTINUAR FAZENDO O QUE NÃO DEVERIAM TER FEITO .

    ResponderExcluir
  2. Prezada Cecília
    Acompanho o blog há muito tempo e nunca me identifiquei tanto com um texto como esse.Faço minhas todas as suas palavras e acho que foi muito oportuno porque embora esteja como a maioria dos colegas sofrendo com o ES hoje estou com a alma mais leve e mais confiante no nosso judiciário apesar das exceções.Fiquei também muito feliz ao ler a notícia de que o Min.Joaquim Barbosa será o novo presidente do STF.
    Parabéns colega Cecília

    ResponderExcluir
  3. Tive oportunidade de assistir a uma longa palestra do brilhante professor Mario Cortella, no início dos anos 1990. Realmente, acho que o maior dano causado ao País pelo governo petista foi a destruição quase total dos valores éticos e morais que ainda sobreviviam na política brasileira e as péssimas lições que passaram ao povo, especialmente aos mais jovens, de que o importante é estar no topo, ainda que seja à custa de chantagem e mentiras. Esperamos que o julgamento do mensalão dê início à restauração dos valores esquecidos há muitos anos pelos políticos e governantes brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente contigo, mas não esqueçamos que o julgamento só ocorre por ser o PT o "réu".
    Basta lembrar que o mensalão do PSDB, mãe deste aí, do PT, não tem nem garantia de que vá ser julgado.
    Não me importo de levar cigarro e cachaça para o Lula na cadeia, desde que o FHC seja seu companheiro de cela.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Dona Cecília, das decepções políticas pelas quais passei o pt foi a maior delas. Lembro que da primeira vez que o lula se candidatou a Presidente, se não todos, quase todos os funcionários do bb foram às urnas com a mesma sede que se vai ao pote. Com muita esperança de melhoria para o trabalhador, na justiça, enfim, em todos os seguimentos da sociedade, mas o que vimos foi o decaimentos de todos esses seguimentos, decepções, frustações, corrupções. O pt foi ótimo para os ricos que ficaram cada vez mais ricos. Os pobres, os pobres ficaram cada vez mais pobre, mais afundados. O lula esqueceu muito rapidamente da sua condição de miserável em suas origens. De que eu tenha conhecimento foi o pior presidente para o trabalhador. Deu seguimento a tudo de ruim que o fhc deixara a começar pelo proseguimento da aplicação do padágio a quem quer, uma vez que Lei permite, se aposentar proporcionalmente, que acabe à referida Lei, ou deveria caber, decidir integralmente e não ser interpretada tão substancialmente aos interesses desse ou daquele seguimento, e o que é pior, aceita pelos que a criaram. Já não me refiro tão somente à Lei de aposentadorias, mas todas às Leis deste País que nunca ou de raro em raro é aplicada originalmente, mas com inserção à diversas interpretações a quem interessar possa, basta pagar...

    Por fim, quero acrescentar à fala do Filósofo e Professor, Mário Cortella:
    "´...Querer é poder, mas o difícil é querer".

    ResponderExcluir
  6. Estimada colega Cecilia, tambem partilho do titulo deste post:
    A HORA DA VERDADE

    So que nao em relação ao mensalao, cujo o governo ja escolheu quem vai ter que pagar a CONTA, alias o CLUBE PRIVADO DELES em Brasilia sempre escolhe quam vai ser sumariamente GUILHOTINADO e quem vai ficar INTOCAVEL.
    Bem, mas a HORA DA VERDADE esta chegando dia apos dia para os novos gestores da Previ e suas promessas de campanha.
    Estamos como sempre PACIENTEMENTE esperando, aguardando...
    Quanto ao realinhamento do ES, velha novela, VALE A PENA VER DE NOVO, será reprise...ai eu não aguento!!

    Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você em 100%. Apenas acho que precisamos esperar, para ver se háverá o mesmo tratamento para o mensalão do PSDB, de Eduardo Azeredo/Aecio Walitta Neves, precursor do mensalão petista.
    E também soa bem estranho uma dirigente da Anabb falando de ética...rs.

    ResponderExcluir
  8. Condenar sem provas é um atentado ao Estado de Direito. Voce nao conhece o processo, a nao ser pelas manchetes dos grupos midiaticos de SP e RJ, fortemente envolvidos com o golpe de 64. Esse seu post é pura demonstraçao de revanchismo e nao merece nenhuma consideraçao. Voce deveria, isso sim, explicar seu envolvimento com as manobras financeiras do sr. Valmir Camilo, ja que ele era o "chefe" e voce fazia, e faz, parte do grupo dele. Se levarmos em conta o que se fala desse senhor na internet, ele mereceria apodrecer na cadeia. Dirceu foi condenado porque era ministro e nome importante do PT. Nenhum ministro mostrou incontestavelmente argumentos para condena-lo. Eu vi todo o julgamento e posso opinar sobre o caso. Duvido que tenha feito o mesmo. Duvido até que tenha lido qualquer texto com o contraditorio dos reus. O que voce sabe nao vai alem das manchetes dos jornaloes e noticiarios televisivos. Os ministros julgaram na base do "eu acho". Prova incontestável? Nenhuma! Digo isso porque tenho o direito de livre expressar os meus pensamentos. Apesar de tudo, ainda estamos numa democracia. Agora tosca, mas é democracia.

    ResponderExcluir
  9. José Dirceu SEMPRE mandou mais que todos no PT, inclusive Lula tinha obrigação com o Zé, em lançá-lo candidato à Presidência da República, sucedendo-o
    (Que tal nosso QUASE-PRESIDENTE: Zé Dirceu....)
    Quando Roberto Jeferson denunciou o esquema "mensalão", Lula preparava sua renúncia da Presidência, pois não queria ser apeado do poder tal qual fora o Collor de Mello .
    Por lealdade à Lula, Zé Dirceu "obedeceu" ao pedido do Roberto Jeferson (Lembram?):
    "Ô Zé...Saia já daí (do Ministério da Casa Civil), SENÃO tu vai prejudicar o nosso Presidente Lula..."

    Por isso, Zé Dirceu está sendo condenado; Dilma foi o "poste que Lula elegeria" (e elegeu...)e Lula diz "Não sabia de nada...(fazendo-se passar por pateta - o que não é e nunca será-...
    Restou um PT com a cúpula em condenação, mas salvando a pele do CHEFE-MOR, formado pelo "LULISMO" ou governo "Lulo-Petista", onde o CHEFE é maior que o Partido, até que a morte os separe...

    Pobre Brasil...

    ResponderExcluir
  10. Cláudio Roberto Almeida10 de outubro de 2012 às 15:49



    Cecilia,

    Eu não quero saber do Mensalão, eu quero saber do ES.

    Brincadeira.

    Como advogado, pós graduado em Direito Processual Civil, sempre duvidei do STF. Onze ministros, sempre nomeados pelo Poder Executivo. Uma contradição: a raposa tomando conta do galinheiro.

    Mas, não é que surpreenderam a Nação e neles prevaleceu a formação ética jurídica de compromisso com a verdade? Raríssimas duas exceções que desde o começo mostraram a que vieram.

    É uma oportunidade da Presidenta se descolar do ex-presidente.

    Dilma não é PT. "A meu ver" Dilma é PDT. PDT do nacionalista Brizola, das brizoletas, dos CIEPS e da marcha para garantir a posse de João Goulart.

    O que ela está fazendo com os bancos? Nunca ousado.

    E a dispensa de vários ministros corruptos?

    Técnica, honesta, guerreira.
    É uma opção para você se casar (PDT) de novo cessando a viuvez. Preencha o buraco. Ela vai surpreender cada vez mais.

    Nós somos otimistas. Se Lula fez algo de bom foi deixá-la como Presidenta.

    Me preocupa o uso pelo Governo das Estatais, exaurindo-as para manter o emprego e o controle da inflação.
    A menina dos olhos do Governo hoje é a reserva de contingência dos fundos de pensão.

    E o ES sai ou não saí?

    Em outro blog alguém disse que o ES não sai este ano porque a Presidenta precisa de dinheiro para os projetos do Governo. É possível?

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Cecilia, por retratar fielmente o que aconteceu no STF. Os brasileiros foram muito bem representados, exceto pelos apadrinhados Dias Tofolli e Ricardo Lewandoski, que demonstraram o outro lado Justiça, defedendo o indefensável, na verdadeira cara de pau, para espanto e até chacota de seus pares.

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo post. Os colegas de BB ligados ao movimento de consciência negra deveriam encontrar uma forma de chegar ao Ministro Joaquim Barbosa. Ele tem competência suficiente para nos mostrar juridicamente como defender nossos direitos junto à Previ. Aqui no Brasil onde reina a hipocrisia, um homem negro de origem humilde chegar ao cargo de Presidente da Corte Suprema só por extremíssima competência. Ele mais que ninguém sabe o que é vencer barreiras para conseguir ver seus direitos respeitados

    ResponderExcluir
  13. Para o novo texto da resolução, o secretário adiantou que há consenso de que a reserva de contingência, que corresponde a 25% das reservas matemáticas do plano, será destinada apenas aos participantes e assistidos. No entanto, a presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundo de Pensão, Anapar, Claúdia Ricaldoni, informou que esta é apenas uma das propostas sugeridas. “A discussão continua e a resolução ainda não está atendendo o que queremos”, disse Cláudia.
    Conheça o parecer entregue pela ANABB ao Secretário de Políticas de Previdência Complementar através do link
    http://www.anabb.org.br/pdf/parecer.pdf (Anabb)

    Trancrevo trecho "pinçado" de matéria constante da seção notícias do site da ANAPAR.
    Os colegas que estão até com taquicardia, receosos da retirada do Banco do Brasil da condição de "patrocinador" da PREVI, podem ficar um pouco sossegados. Acredito que a posição do secretário de previdência complementar, que afirmou que a Reserva de Contingência é destinada apenas aos participantes e assistidos joga uma pá de cal em qualquer intenção que o Banco do Brasil tivesse de se retirar, ele teria que ir embora de mãos abanando. Nunca acreditei que, mesmo levando metade da Reserva de Contingência, cerca de R$ 12.5 bilhões, os 40 ladrões deixariam a caverna que contém tesouro de R$ 150 bilhões apenas para seus legítimos donos, os mais de 100.000associados do PB1. Assim, para o bem ou para o mal, parece que teremos que conviver com este pessoal pelo resto de nossas vidas; o que me parece promissor é que cada vez mais "velhinhos alienados" estão se conscientizando de seus direitos.
    Outro ponto importante é que parece, também, estar se formando consenso de que patrocinadores que se retirarem de seus fundos serão obrigados a cobrir o eventual passivo atuarial do mesmo. Se esta medida não for tomada, vai virar "zorra total", podendo, até, implodir o sistema de previdência complementar, e isto não é de interesse do governo.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega anônimo das 11:02h,

    Eu concordo contigo. Para sararmos dessa doença que é a corrupção, precisamos ir no fundo do poço e acho que já estamos lá. E agora é preciso buscar todos os casos e exigir o mesmo tratamento. Precisamos lutar por um país mais justo e,para isso, o comportamento ético é fundamental.

    ResponderExcluir
  15. Caro colega anônimo das 11:02h,

    Eu concordo contigo. Para sararmos dessa doença que é a corrupção, precisamos ir no fundo do poço e acho que já estamos lá. E agora é preciso buscar todos os casos e exigir o mesmo tratamento. Precisamos lutar por um país mais justo e,para isso, o comportamento ético é fundamental.

    ResponderExcluir
  16. Caro Chicho Silva,

    Estou escrevendo não com revanchismo, mas como cidadã que paga impostos e que merece um País mais ético. Gostaria de ver o Governo PT praticando tudo que ele pregava quando na militância. Eu posso falar porque já fui filiada ao PT, aliás foi o único partido que me filiei. Dizer que não há provas, sinceramente, é querer defender o indefensável.
    Para quem não tem argumentos, a melhor forma é atacar. Eu não tenho nada a ver com o que fulano ou sicrano fez. Não respondo pelos erros dos outros, apenas pelos meus. Por isso, recomendo que dirija suas acusações às pessoas que nominou.
    Espero, sinceramente, que todos os envolvidos em mensalões ou em atos corruptos sejam julgados e, caso sejam culpados, que cumpram pena. Precisamos começar uma nova era e, para isso, precisamos largar a ideologia cega e nos unir em busca de um país melhor. Os brasileiros merecem.

    ResponderExcluir
  17. Caro Claudio,

    Concordo contigo. Eu gosto da forma como a Presidente Dilma tem gerido o País e, pelo menos não tem sido divulgado, tentativas de ingerência no julgamento do STF. Sua postura de prestigiar os técnicos e cobrar resultados me agrada muito, pois percebemos que é uma pessoa séria e comprometida com os objetivos comuns. Pelo menos, é o que parece e espero, sinceramente, não me decepcionar, apesar de também ter várias críticas em relação ao seu governo, como a falta de investimentos em educação, saúde, etc., mas isso é continuidade, sai Governo entra Governo sempre esses dois pontos são colocados na retaguarda. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  18. Ao anonimo das 11:02
    Meu caro, o que aconteceu em BH foi o ato de um local, governante corrupto sim, mas que nada tem a ver com endosso do PSDB. E isto será esclarecido em julgamento. Claro que deve ser julgado. Marcos Valério ali testou suas teses economicas. O que aconteceu no mensalão do PT, endossado SIM pelo partido, foi um crime contra a república. por favor, modere seus arroubos petistas e tente raciocinar. Sei que o partido prefere que não o façam e saiam alucinados defendendo o indefensável, mas se controle. Retorne ao mundo dos vivos e pense. Sempre é bom pensar.

    ResponderExcluir
  19. Até que enfim estamos com esperanças de ver as trambicagens e roubalheiras passadas a limpo.
    O STF influenciado pelo relator da ação 470, passou um BOMBRIL na sujeira.

    ResponderExcluir
  20. D. Cecilia,

    Assim como Lula, que disse nada saber sobre o mensalão, será que D. Dilma, a presidenta, irá dizer o mesmo em relação a Res. 26.?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecília, o post está belíssimo.
    Parabéns! Mas o que me trás aqui, é saber do ES 180\180. A colega poderia nos dizer algo a respeito?

    Obrigada.
    Lena.

    ResponderExcluir
  22. Cecilia, os aposentados tiveram o BET reajustado em 4,86% e os da ativa em 7,5% é justo isso? Examine o assunto e nos respponda.Mariano

    ResponderExcluir
  23. O PODER JUDICIARIO, PARA MIM, ESTÁ TÃO DESACREDITADO QUE ESTE JOGO DE CENA DENOMINADO 'MENSALÃO' DIFICILMENTE MUDARÁ MINHA OPINIÃO.
    EM NINHO DE COBRA SÓ COBRA SOBREVIVE.
    NO MEU PONTO DE VISTA PARA CONSEGUIRMOS MUDARMOS O MODELO DE GOVERNO (EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIARIO) QUE ATUALMENTE TEMOS TEREMOS QUE COMEÇAR POR ALTERAR PROFUNDAMENTE A CONCEPÇÃO DO NOSSO MODELO JUDICIARIO.
    O BRASIL NUNCA TEVE UMA REVOLUÇÃO DE VERDADE PORQUE SEMPRE FOI MANTIDO O JUDICIARIO (HOUVE POUCAS MUDANÇAS EM SUA CONCEPÇÃO DESDE DO TEMPO DO BRASIL REINO UNIDO).
    NAS GRANDES REVOLUÇÕES IDEOLOGICAS RECENTES AS PRIMEIRAS CABEÇAS QUE ROLARAM FORAM DO JUDICIÁRIO (PORQUE SERÁ) - PORQUE O NOSSO JUDICIARIO FRACO E CORRUPTO É QUE PERMITE A DEVASSIDÃO QUE ASSOLA O PAÍS, ONDE SE TORNOU CORRIQUEIRO UM AGENTE PUBLICO SER CORRUPTO OU NO MINIMO OMISSO.
    CITARAM QUE O 'MENSALÃO' FOI UMA PROPOSTA DE GOVERNO CRIMINOSA.
    QUERIA SABER QUAL A PROPOSTA DO MENOR GOVERNO DESTE PAÍS (NO CASO PREFEITURAS DE PEQUENAS CIDADES) QUE NÃO TEM TAL CARACTERISTICA. EIS QUE PREFEITURAS FALIDAS TEM VÁRIOS CANDIDATOS AO CARGO DE PREFEITO - PORQUE SERÁ??

    ResponderExcluir
  24. Caro Mariano,

    Justo não é, porém é a regra que consta no regulamento do Plano. Infelizmente, eu não faço mais parte da gestão para defender mudanças como essa. O que posso fazer é junto com vocês, neste espaço, cobrar dos nossos dirigentes eleitos que façam seu papel de defender os interesses dos associados.

    ResponderExcluir
  25. D. Cecília,

    A senhora diz que não pode fazer nada. Afirma que apenas coloca este espaço para, juntos, lutarmos.
    A senhora não poderia usar o poderio da Anabb, quase comparado ao do BB, associação na qual a senhora ocupa cargo importante, para melhor ajudar?
    Que tal, a partir de agora, a senhora passar a cobrar um posicionamento da Anabb sobre o que ha tempos os aposentados estão clamando, ES 180 x 180?

    ResponderExcluir
  26. Caro colega anônimo das 20:02h,

    Eu pautei a demanda do aumento do limite e prazo do ES tanto no Conselho Deliberativo como no Grupop Assessor que trata de Previdência e em nenhum dos dois fóruns houve qualquer manifestação dos demais dirigentes. A Diretoria da Anabb tem condições de cobrar e pressionar um posicionamento da nova diretoria eleita da Previ, até porque o Presidente atual da Anabb e o Vice-Presidente Financeiro apoiaram a chapa vencedora, porém até o momento a única informação que obtive é que, segundo eles, a área estaria estudando algumas propostas.

    ResponderExcluir
  27. Ah, tantos comentários movidos pela paixão e pela ingenuidade... tudo como dantes no quartel de Abrantes. Proclama um velho adágio: "Quem tem senso não precisa de insenso". Praticamente toda a mídia sobrevive adulando nossa Presidente, como antes (e ainda) o faz com Lula. Entretanto, a realidade é que a Exma. tecnicista Sra. Dilma, pragmaticamente, fez opção pelo sacrifício dos idosos aposentados e pensionistas em prol de uma economia voltada exclusivamente às novas gerações. Qualquer indivíduo capaz pode inferir a magnitude do crime que está sendo praticado e as profundas consequências dessa "faxina etária" para a posteridade. Quanto às loas que estão sendo ora prodigamente tecidas ao Judiciário, esquecemo-nos de que esse mesmo Poder de Estado, tem sistematicamente se sujeitado aos ditames do Executivo, atropelando sumariamente a Constituição, no julgamento dos pleitos legítimos que favorecem os aposentados. Só se lembram de se proclamar guardiões da Constituição quando isso não contraria interesses de Governo. Como disse o Exmo.Gal. Augusto Heleno: "As Forças Armadas devem zelar pelos interesses do País e não se submeter aos interesses de Governo". O mesmo se aplica ao Judiciário. Todos se lembram dos históricos empréstimos compulsórios impostos à Previdência e nunca devolvidos a seus legítimos donos, que, segundo a Exma. Deputada Jandira Fegali, totalizavam, ainda há não muito tempo, cerca de 1 trilhão de Reais. Agora estão avançando sobre os Fundos de Pensão privados com a mesma avidez. Eventualmente nos atiram escassas migalhas, como a cães famintos.

    ResponderExcluir
  28. Perfeito querida.
    A questão não é mais o Es.
    A questão são todas as reformas pedidas e não acertadas.
    Onde está o realinhamento prometido?
    E que não é nenhuma benesse mas um direito nosso. O Fundo é nosso. Por que não podemos mais ter acesso a ele? O que aconteceu? Quem se apropriou dele?
    Vejo todos aqui a falar de ES. Eu quero falar do aumento das pensionistas. Prometido. Cadê? Eu quero saber o porque os donos do fundo são alijados d sua participação social nele. O que aconteceu? ES não leva a nada. Resolve é claro um momento crucial. Mas não resolve nada.
    Vamos partir para um aluta maior. A retomada do nosso fundo. E conto com voce Cecilia para liderar isso.

    Abraços.

    Rosa Calixto

    ResponderExcluir

  29. A PODEROSA ANABB, AAFBB, ESTAO A SORRIR DOS APOSENTAODS.MAIS SE TODOS AMEASSASSEM SAIR DA ANABB E AAFBB SERA QUE NAO SERIA UMA MA IDEIA.

    ResponderExcluir
  30. Seria tão bom alguma notícia, boa, em relação ao empréstimo simples.

    ResponderExcluir
  31. Acho que seria tão BOM qualquer noticia favoravel aos participantes, principalmente como disse um outro colega, as promessas de campanha feitas pelos novos gestores, ate agora estao so na TEORIA, pois na PRATICA é um silencio de cemiterio. Será que já sepultaram as tais promessas?
    Fim de ano chegando e estamos na mesma, so bla,bla,bla colega Cecilia.
    Gostaria ainda de começar 2014 com alguma esperança de tempos melhores para mim e familia.
    Foram-se os tempos de homens dignos e honrados que cumpriam o que prometiam.

    Abraço Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  32. Olá, Cecília.
    Tudo bem?
    Sobre o BET reajustado em 4,86% pra nós e em 7,5% para o pessoal da ativa, não poderia ser feito um aditivo ao Memorando de Entendimentos para resolver o problema da disparidade desse percentual, que é parcial a favor dos da ativa?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Cecília e colegas,

    Outra dúvida que eu tenho é: consta do regulamento que os participantes, assim como os assistidos, tenham direito ao BET?

    Uma sugestão que eu faço é: que haja menos chapas concorrendo nas próximas eleições da Previ. Que todos se reúnam em torno de uma única (de preferência a chapa da Cecília) contra a situação. Penso que só assim poderá haver chance de mudança.

    ResponderExcluir
  34. De vez enquando aparece um pregando que todos saiam da ANABB ou da AAFBB. Tolice, ao contrario, se nao gostam da gestão, ganhem uma eleição lá e mudem essas entidades. Agora... Ė preciso ter prestigio para ser eleito, coisa que pouca gente tem....

    ResponderExcluir
  35. Cara Krystal,
    Não há memorando de entendimentos nesse caso, apenas um acordo firmado entre as partes. Nele não há nenhuma informação sobre a forma como se dá o reajuste, apenas que é considerado o salário atual.
    Realmente o número alto de chapas concorrentes prejudicou muito o meu grupo, mas eleição é isso mesmo. Em 2014, estarei aí firme e forte. Não desisto fácil. Até porque sei que posso fazer um bom trabalho em defesa dos colegas.

    ResponderExcluir
  36. A diretoria eleita -"os eleitos"-. é decorativa. Quem manda é o patrocinador.Quem indica o presidente e quem tem voto de minerva?

    ResponderExcluir
  37. Prezada Cecília, bom dia.
    Saudações cordiais.

    Hoje, por ocasião do Dia dos Professores, enviei mensagem, para o Professor Ari Zanella, extensiva a você, pelo:

    - paocelestial.blogspot.com.br, na postagem "Os Irmãos de Jesus."

    Grato e PAZ E BEM!

    Fernando Lamas (Aposentado)
    Valinhos(SP)

    "Todo ser que respira, louve a Javé.
    Aleluia."
    Salmo 150, 6.

    ResponderExcluir
  38. Cara Cecília, que situação a nossa, os aposentados. Somos compostos de milhares de pessoas, temos associações, e pelo visto nenhuma delas, ou quase isso, se interessa em se posicionar em relação do empréstimo simples melhorado. Penso que pelo patrimônio que possui a previ, tanto o valor, quanto o prazo deveriam ser o melhor dentre os fundo de pensão.
    saudações.

    ResponderExcluir
  39. Prezada Cecília e caros colegas,

    Justiça implacável é sempre muita bem-vinda, pois faz bem ao País e às pessoas de bem.

    Mas, como JUSTIÇA SELETIVA é INJUSTIÇA, resta-nos agora esperar o julgamento das outras questões, uma delas, aliás, IDÊNTICA a esta que envolve o PT. Refiro-me ao MENSALÃO do PSDB, que, aliás, serviu de aprendizado para o PT.

    Quem sabe alguém aproveita para resgatar o episódio da COMPRA dos VOTOS para APROVAÇÃO da EMENDA da REELEIÇÃO de FHC. Afinal, a JUSTIÇA teria que ser CEGA, isto é, tem que JULGAR TODOS sem olhar a identidade ideológica.

    JUSTIÇA SELETIVA É INJUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  40. Caro colega anônimo das 20:07h,
    Também espero que todos que praticaram esse crime sejam condenados e que sejam presos e sirvam de exemplo para se pense bem antes de fazer isso no futuro. Espero que não acabe em pizza como tudo por aqui. O povo brasileiro merece.

    ResponderExcluir
  41. Caro Fernando,
    Muito grata pelo carinho. Estou cada vez mais gostando de compartilhar conhecimento com meus alunos.

    ResponderExcluir
  42. SERÁ QUE NÃO CABERIA UMA AÇÃO COLETIVA A FIM DE MELHORAR O BENEFÍCIO DA PREVI?

    VEJAM:


    16/10/2012 - 08h20
    DECISÃO
    Previ não pode adotar índices próprios para atualização monetária de fundos de pensão

    Link:
    http://www.stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=107332


    ResponderExcluir
  43. Cecília,
    Tenho notado que em seu blog você faz, quase sempre, proselitismo político de combate às lideranças políticas que administram o Brasil. O PT por excelência. É bom que se diga que esses líderes que aí estão foram eleitos de forma democrática pela imensa maioria do povo brasileiro. Dirigentes da Previ, do Banco do Brasil e de algumas associaçoes que dizem defender os interesses dos funcionários aposentados do BB acham que nós somos todos uns velhos panacas. Na verdade, uma parte dos colegas não liga mesmo para nada, concentrados que ficam apenas no jogo de gamão, o que é uma lástima. Porém, a maioria é bem informada, navega na web e, pasme, leem revistas que não a Veja. Será que estais "jogando carne" para os leões? O que fizeste em proveito dos aposentados e pensionista da PREVI quando ocupastes cargos de relevo? O Sasseron e o Marcel também já têm prontos o mesmo discurso para quando deixarem a PREVI. Se é que um dia vão abandonar o cocho.

    ResponderExcluir
  44. Colega Cecília,
    Li no site da Anapar a notícia datada de 15.10.12 de que a Previc propôs redução de 0,5% no limite das taxas de juros dos fundos de pensão. Desse modo, a meta atuarial operada pelas entidades cairia de 6% para 5,5%. No caso da Previ, na discussão do superávit de 2006, houve a utilização de parte dos recursos para reduzir a taxa para 5%. Gostaria de saber se a Previ, mesmo assim, ainda terá que reduzir em mais 0,5% a meta atuarial de rentabilidade dos seus investimentos. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  45. Caro Chico Alves,
    A diferença é que eu nunca estive na diretoria de uma área responsável por apresentar propostas que beneficiem os associados, como é o caso dos colegas citados e outra grande diferença é que as coisas que fiz e defendi estão registradas nesse blog, é só pesquisar nas matérias divulgadas durante o meu mandato, coisa que, infelizmente, não posso falar o mesmo dos colegas, que depois de eleitos não dão as caras, a não ser nos eventos organizados pelos sindicatos. Por que eles também não criam um blog para prestar contas do mandato aos associados da Previ?
    Não estou aqui para julgar partido A ou B, estou aqui defendendo posturas éticas. A minha decepção com o PT foi em função de que depois que entrou no Governo ficou igual aos demais. O que defendo é que a sociedade merece que nossa política seja mais ética.

    ResponderExcluir
  46. Caro Jorge,
    Os dois planos já estão enquadrados nessa redução desde 2006, não sendo necessário nova redução, porém, no futuro, eu acredito que essa discussão voltará para a agenda, pois com a redução da taxa de juros, vai ficando cada vez mais dificil os fundos cumprirem essa meta legal.

    ResponderExcluir
  47. De tão decepcionado que estou que hoje me convencia se o julgamento do dito mensalão de começasse hoje todos seriam absolvidos

    ResponderExcluir
  48. Começam a aparecer comentários que o reajuste de nossos benefícios seria antecipado para o mês de janeiro. Temos que ter cuidado, para que tal medida não venha a nos prejudicar.
    Minha maior dúvida é como seria calculado o primeiro reajuste. Nossos benefícios foram reajustados em junho/2012, considerando-se o INPC de junho/2011 a maio/2012; se a mudança fosse implementada em janeiro/2013, seriam considerados os índices de INPC de junho a dezembro/2012(sete meses)? Se este for o cálculo, e se novo reajuste somente ocorrer em janeiro/2014, não vejo vantagem alguma, receberíamos reajuste relativo a período de INPC de sete meses, e aí ficaríamos doze meses sem aumento, e com a inflação em alta.
    O que poderia ocorrer(duvido muito), é que em janeiro/2013 fosse concedido reajuste relativo a doze meses, isto nos proporcionaria uma pequena recuperação de poder aquisitivo, pois equivaleria a um reajuste real de uns 2 ou 3%.

    ResponderExcluir
  49. Mas será possivel que ainda existe alguem com um mínimo de inteligência que chame o que aconteceu em Minas ( crime eleitoral do Azeredo, com partiipação do notório, Marcos Valério) de MENSALÃO? Nem se comparam. Um crime como o do mensalao, contra a República, com a compra do legislativo, não pode se comprara a um crime elitoral. Embora os dois sejam crimes. É um atentativa rasteira de minimizar o crime imenso feito contra toda uma cidadania. Graças a Deus o STF está dando a resposta devida. E a dará na justa medida ao crime eleitoral de Eduardo Azeredo. Ele era sim do PSDB. Mas não foi o partido que cometeu o crime. Diferentemente do mensalão onde toda a cúpula do Pt está envolvida. Inclusive o sr. Lula.

    ResponderExcluir

  50. jah to com saudade do VALMIR, ele brigava mesmo pois os que ai estao mais parecem esttuas. que os paga sao os socios, entao porque nao defende-los. A coisa eh tao mal feita que agora o BET PARA APOSENTADOS E UM PARA OS DA TIVA EH OUTRO, onde esta ISONOMIA.


    ResponderExcluir
  51. Caros Jorge e Cecília,
    Parece-me que a PREVI é um dos poucos, se não o único, fundo de pensão que fez as provisões para redução do juro atuarial para 5%, os outros ainda utilizam taxas de 5,5 e até 6%.
    A PREVI, como bom menino, fez até mais que o dever de casa, com esta redução para 5%. Agora, o preocupante em tudo isto é que podemos ganhar um "prêmio" por bom comportamento; já li comentários que fundos de pensão que apresentarem superávit, antes de conceder benefícios aos participantes, terão de reduzir o juro atuarial para 4,5%, o que reduziria um eventual futuro superávit em mais de R$ 5 bilhões.A se confirmar esta medida, seria mais um casuismo para prejudicar, principalmente, os associados da PREVI.

    ResponderExcluir
  52. Alô Cecilia, tens alguma noticia da reunião da Diretoria da Previ, que aconteceu ontem.? Sabes se decidiram algo sobre o ES melhorado. Pedimos o que souberes, avise-nos.

    ResponderExcluir
  53. Prezada Cecilia,
    Concordo em gênero numero e grau com o seu post. Hoje, pasados todos esses anos, quero distância de um partido que, volta e meia, vive querendo "regular" a imprensa.Só por isso estou votando no candidato do PSDB em minha cidade,no segundo turno.Quem tem medo da imprensa é porque suas açoes não sao lá muito transparentes, porque quem não deve não teme.

    ResponderExcluir
  54. Caro Mariano,
    Eu não faço parte da gestão da Previ, por isso fica dificil saber o resultado das reuniões de diretoria. Eu acredito que se tivesse sido aprovado, hoje teria sido divulgado pela Previ.

    ResponderExcluir
  55. Pessoal,

    O último plano de aposentadoria insentvada(?) lançado pelo BB obteve adesão superior ao esperado.

    Pois bem.

    Hoje, com essa mamata toda: BET superior ao do pessoal aposentado, gorda PL e outros benefícios mais, DUVIDO que algum funcionario da ativa queira ingressar nesses pacotes/armadilhas lançados pelo governo.

    ResponderExcluir
  56. Cecilia,

    Em minha modesta opinião este ano não teremos nada do empréstimo simples! Além de não haver interesse do Diretor de Seguridade da PREVI como já externou em diversos momentos, o Banco também não tem interesse que se libere recursos, pois assim pode alavancar suas linhas de crédito nada acessíveis...!!! Ou seja, vamos continuar sendo usurpados!!!
    Um abraço.


























    ResponderExcluir
  57. Como acreditar em nada se se observa num golpe magistral do revisor já no fim do julgamento desta vergonha que é o mensalão estar conseguindo virar a mesa e levando outros com ele.Incrível e como julgar uma pessoa que comprou uma galinha roubada?
    Nada esperem de melhoras prá nós daqui prá frente é chumbo grosso, faz parte do programa vermelho

    ResponderExcluir
  58. Pois Bem caro anônimo de 17/10/2012, mesmo com BET e"outros benefícios" tô doidinho para pular fora do BB. Se vc ainda estivesse na ativa, veria que trabalhar no BB atualmente é assinar sentença para morte breve. A pressão para o cumprimento de metas está adoecendo muita gente. Assim que sair o PAA tô pulando fora. A grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa.

    ResponderExcluir
  59. ´Vamos mostrar nosso poder de barganha: qtos. somos? somados aposentados e pensionistas mais familiares dá um partido político garantido.Alguem puxa a fila aí que nós seguiremos, associações que não olham nosso lado vamos deixar para trás,parece que o partido dos aposentados já existe é só seguirmos....em frente... eleições virão.

    ResponderExcluir
  60. Vejam que a Previ postou;onde aposentados deveriam viver, dentre os lugares Punta Del este, etc. Só se for para os da previ

    ResponderExcluir
  61. Parabéns Cecília,

    Para este post eu bato palmas!!! Muitas palmas. Até que enfim, começamos a nos entender. O Brasil precisa ainda de muito mais. O STF não fez mais do que cumprir sua obrigação. Ainda assim, também o aplaudo porque eu já estava me escondendo da perseguição por ser honesto e, em consequência, pobre. Que estes bons ventos, pensamentos e idéias prosperem e você, agora com a clareza necessária, trilhe uma trajetória de legítima defensora dos assistidos.
    Eu, ainda anônimo, já fui perseguido demais e as safenas me fragilizaram. Bom domingo a todos.

    ResponderExcluir
  62. Cara Cecilia, vc tem certeza que não pode fazer nada para que saia o ES? Estou angustiado. Ajude-nos por favor. Eu lhe peço. Cardoso. São Paulo.

    ResponderExcluir
  63. A idéia de juntarmos e solicitarmos à PREVI o recebimento do benefício por ORPAG é muito boa, deixa-nos livres para escolher negociações bancárias compatíveis com o nosso endividamento, caso o ES 180.180 não aconteça, vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  64. Caro Cardoso,

    Estou fazendo o possível, dentro das minhas possibilidades, visto que não faço parte da gestão da Previ, de convencer os colegas da Anabb a comprar essa briga. Na semana passada houve reunião do Conselho e dos grupos temáticos e o assunto foi debatido no Grupo temático.

    ResponderExcluir
  65. OH! Cardoso, calma meu querido.O ES vai sair. Sempre sai em novembro,lembra-se do ano passado.
    Só gostam de torturar um pouco. É próprio dos fracos que quando estão por cima, com um pouquinho de poder,agem para dizer:"Sou poderoso".Agora, meu querido, O ES não tem pai nem mãe.Se disserem "eu pari o ES" eu ajudei a disponibilizarem o ES, não acredite!Se v. tiver credores, deixe-os angustiados, não você.

    ResponderExcluir
  66. Cecilia, bom dia!

    O que é "Parâmetro de Multiplicidade" (termo usado em simulação de empréstimo)?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário