segunda-feira, 22 de outubro de 2012

E a revisão do ES sai ou não sai?

Caros Colegas,

Iniciamos a semana sem muitas novidades interessantes, principalmente novidades que falem diretamente ao bolso dos associados da Previ, expectativa da maioria.

No site da Previ, nada de vovo, nenhuma informação sobre a performance dos planos (a última é referente ao mês de julho), o que é um absurdo, pois estamos fechando o mês de outubro e não há nenhuma informação sobre os meses de agosto e setembro.

Em relação à revisão do Empréstimo Simples, o que fiquei sabendo é que há um estudo em andamento na Previ para a revisão, porém ainda é "segredo" (é mole???).

Na reunião que aconteceu na Anabb na semana passada, principalmente na reunião do Grupo temático sobre previdência, o qual faço parte, recebemos uma correspondência da atual diretoria da Anabb informando que a obrigação de apresentar uma proposta fechada sobre as demandas dos associados era do grupo. É impressionante, que quando as pessoas não querem fazer nada, jogam a responsabilidade no colo dos outros. A verdade é que eles não gostaram nem um pouco de eu ter pautado o assunto tanto no Conselho Deliberativo como no Grupo Assessor, porém ao invés de aproveitarem a demanda e partirem para o cumprimento da missão da Anabb, que é defender os interesses dos associados, responderam que é preciso a apresentação de propostas concretas.

Imaginem um grupo assessor, formado por alguns conselheiros da Anabb e alguns convidados (conforme abaixo), ser o responsável por apresentar estudos fundamentados???? Um grupo que se reúne a cada dois/três meses e que não tem condições de aprofundar temas tão complexos, até porque o problema não é técnico, e sim político. Seria muito fácil e simples, o Presidente e o Vice-Presidente da Anabb, que apoiaram o atual Diretor de Seguridade nas últimas eleições, fazer uma visita, ou mesmo uma ligação telefônica e discutir o assunto. O que estamos vendo é que falta vontade política de realmente defender os colegas. Se não concordam com o reajuste do ES, que justifiquem suas razões, porém devolver a bola que era para ser chutada para o gol e jogar para fora, quando nem tinha goleiro, não é atitude que eu esperava.

Na nossa reunião do grupo, ressaltamos que não há nenhum impedimento para que haja um aumento do limite e prazo do ES em termos legais e técnicos com as observações sobre cada ponto.

1) O limite legal está muito longe de ser alcançado;
2) Estamos defendendo que se estude a extinção do limite, visto que há a margem consignável que já limita o máximo que cada um pode assumir;
3) Aumentar o prazo para 180 meses;
4) Caso haja insuficiência no fundo que cubra casos de inadimplência e morte, que seja cobrado um percentual (que já é cobrado) que suporte esse risco.

Outro ponto que debatemos é a proposta que o ex-Conselheiro William Bento apresentou no Conselho Deliberativo da Previ para reajuste dos benefícios do Plano 1. Estarei falando mais sobre essa proposta em um novo post, pois é uma proposta que vale a pena defendermos, além da antecipação do pagamento dos benefícios para janeiro, entre outras propostas.

Esperamos, sinceramente, que a diretoria atual da Anabb nos ajude nessas demandas, pois ela tem condições de levá-las para a agenda da gestão da Previ.

Grupo de Assessoramento Temático - Previdência
Membros: eu, Isa Musa, William Bento, Maria do Céu, Júlia Maria, Aldo Alfano e Erivanda.

Cecilia Garcez

80 comentários:

  1. Voce é realmente boa , pena que não esta no lugar do Marcel,pois é importante por o dedo na ferida, com vens fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Grupo de Assessoramento Temático - Previdência
    Membros: eu, Isa Musa, William Bento, Maria do Céu, Júlia Maria, Aldo Alfano e Erivanda.

    Com um grupo como esse, nós estamos muito bem representados.

    Vocês merecem o respeito e a gratidão de todos nós, participantes da Previ.

    Saúde e paz !

    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Cláudio Roberto Almeida22 de outubro de 2012 às 11:05



    Cecília,

    Acho que vocês já tem o que precisam para uma proposta fechada.
    Itens 2) e 3) da sua mensagem.
    Prazo 180 meses sem limite, ou melhor, limite determinado pela margem consignável.

    Você me deixou curioso quanto á proposta do Willian Bento para reajuste dos benefícios do Plano 1.

    A qual antecipação do pagamento dos benefícios para janeiro você se refere? Reajuste ou BET?

    Não nos deixe ansiosos como a Previ, poste a proposta por favor.
    Esclareça a mensagem atual. Sem segredos.



    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro Claudio,

    Até a próxima quarta-feira eu publicarei a proposta na íntegra. Peço um pouco de paciência.

    ResponderExcluir
  5. Um grupo realmente bastante experiente.Principalmente Isa Musa que está na "luta" ha bastante tempo.
    Ela não poderia ajudar o grupo, nesse estudo das melhorias para os associados já que é presidente da FAABB, uma entidade que, presume-se, deveria ter esses dados ? A Sra. disse no encontro em Brasilia que a ANABB tinha mudado , tinha como missão defender os associaos, mas, pelo jeito só no papel,se está como agora comentado pela Sra.
    Se esta diretoria atual apoiou o diretor de seguridade Sr Marcel, então está tudo como antes,não é mesmo? Se nossa visão está equivocada, desculpe-nos.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Cecília.
    Sei que vc. nunca esmorece.
    Precisamos de gente de sua índole ao
    nosso lado - gente que não foge à luta e tem a postura de realmente
    defender os interesses mais lídimos
    dos assistidos da PREVI.

    Seu post, de hoje, reanimou minha
    esperança de dias melhores.

    Peço a Deus que sempre esteja ao
    seu lado, municiando-a dessa cora-
    gem tão necessária para batalhar
    em um campo tão minado.

    Vc. nem imagina o quanto esperamos
    de sua atuação nos assuntos da
    nossa PREVI.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    Lamento até hoje por sua chapa não ter sido vitoriosa no útimo pleito da Previ, embora o expressivo número de votos conseguidos possa ser considerado uma vitória. Sei que agora será difícil conseguirmos os 360/360 avos que faziam parte de sua campanha. Mas o tempo passa rápido e espero que na próxima oportunidade sejas eleita para contemplar-nos com esse benefício.

    ResponderExcluir
  8. Cara Cecilia, estamos mesmo sem noticia, nem mesmo a explicaçao dos motivos de tanta demora do ES para uma explicaçao, que acho que merecemos, pois contribuimos reliosamente para o Fundo de Pensão-PREVI. Cada hora é uma desculpa, FQM, que já se paga, endividamento dos aposentados e pencionistas, valores, etc. Olha, atuais Diretores da Previ, vamos lá, joguem limpo, sem esconde-esconde, por favor, somos já bem crescidinhos, com competentes Associações, que nos representam, tais como a Anabb, Faabb, Afabb-RS, atualmente com o colega aposentado Dr. Medeiros, (A Anabb, muito bem representada pela competente(sei que não prescisa disto) Cecilia, e outras, e joguem com sinceridade e realidade, com os aposentados e pencionistas. Obrigado, Cecilia se puder publicar, agradeço, e espero ter sido compreendido. Aqui aposentado de Cambé-PR, lamentando a demora com que somos tratados, mesmo sabendo do cumprimento de nossas obrigaçoes, atenciosamente,

    ResponderExcluir
  9. Colega Cecília,
    Gostei das propostas elencadas e apresentadas pelo seu grupo temático para a diretoria da Anabb acerca do realinhamento do produto ES-Previ. Agora a bola voltou a estar com eles. Espero que caminhem com ela até o interior da área e façam com rapidez e de uma vez por todas o que deles se espera. A participação e engajamento da Anabb nesse pleito de realinhamento é superimportante para que sejam atingidos os objetivos colimados. Nós, os assistidos, estamos ávidos por um grito de gol nessa partida entre Assistidos X Seguridade. Ou será que eu estou errado? No que concerne à proposta do conselheiro William conheço-a, ainda tenho-a guardada comigo, mas acho que ela foi apresentada pouco antes ou já no decorrer das eleições Previ deste ano. Poderia e deveria ter sido posta em discussão bem antes do pleito eleitoral para que cada um tivesse tempo mais do que suficiente para discuti-la e analisá-la. Não obstante interessante transpareceu, s.m.j., de que se tratava de proposta eleitoreira e oportunista.

    ResponderExcluir
  10. Cecilia,gostei muito da sua postura em defesa do ES 180/180, agradeço muito a força que está nos dando, sei que faz nossa defesa pela boa índole e humanidade que tem, porque acompanha nossa aflições e necessidades, que Deus a recompense pela dedicação, nos aposentados e pensionistas lhes somos muito gratos.

    ResponderExcluir

  11. cecilia, se prepare, voce serah com certeza a Primeira Presidente da ANABB.

    ResponderExcluir
  12. Recebi uma ligação de um Assessor financeiro do Gerente de minha conta. O quê que é isso !!! Gerex agora de Aspone? Tão de bricandeira comigo!!! Entretanto, vamos lá?! O quê queriam? ... Queriam me endividar ainda mais. Mesmo com o tal BOMPRATODOS, nada havia de possibilidades para mim. Agora, acredito que deva sair alguma coisa do ES da Previ em breve. Só pode ser isso. Alguém mais foi contatado?

    ResponderExcluir
  13. Por favor, tudo é possível, menos a Anabb defender os assistidos da Previ!!!! Alguém me prove o contrário.

    ResponderExcluir
  14. Extraído do site da CONTRAF/CUT

    22/10/2012

    TST integra horas extras na aposentadoria para funcionária do BB

    Em sessão realizada na última quinta-feira (18), a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu provimento a recurso de empregada do Banco do Brasil, beneficiária da PREVI, que teve as horas extras afastadas da complementação de aposentadoria.

    A SDI-1 aplicou nova redação da Orientação Jurisprudencial nº 18 do TST, que prevê a integração de horas extras no cálculo da complementação de aposentadoria, desde que sobre essa verba incida contribuição à PREVI.

    Na ação trabalhista, a empregada pleiteava a integração das horas, conforme previsto no regulamento da PREVI. A pretensão foi acolhida pela sentença, mas o Banco do Brasil e a PREVI recorreram ao Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), a fim de reformar a decisão.

    O Regional concluiu que, de fato, as horas extras devem integrar a complementação de aposentadoria. Para os desembargadores, se o pagamento extraordinário sempre integrou a remuneração da empregada, sua eliminação, para efeito de cálculo da complementação de aposentadoria, sem qualquer justificativa plausível, "destoa do raciocínio lógico".

    Ao analisar recurso de revista do Banco do Brasil e da PREVI, a Quinta Turma no TST reformou a decisão do Regional, pois entendeu que ela foi contrária à OJ nº 18 do TST, cuja redação original dispunha que as horas extras não deveriam integrar o cálculo da complementação de aposentadoria.

    A aposentada recorreu à SDI-1 e afirmou que, no seu caso, as normas aplicáveis não são as do Banco do Brasil, mas sim as da PREVI, que expressamente determinam a integração de horas extras na complementação de aposentadoria, visto que sobre tal verba incide a contribuição paga à instituição de previdência privada.

    O relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, explicou que, ao afastar a integração das horas extras, a Quinta Turma adotou redação original da OJ n° 18, que, de fato, vedava a incorporação do valor de horas extras trabalhadas na complementação de aposentadoria.

    No entanto, a SDI-1 modificou o entendimento e passou a seguir a tese de que "as horas extras integram a remuneração do empregado para o cálculo da complementação de aposentadoria, desde que, sobre essa verba, incida a contribuição à entidade de previdência - PREVI", esclareceu.

    No caso, a contribuição paga à PREVI incidia sobre as horas extras trabalhadas habitualmente, razão pela qual a verba deve ser incorporada na complementação da aposentadoria da empregada. Assim, o recurso "merece ser conhecido exatamente para que o novo entendimento pacificado no TST seja aplicado", concluiu o relator.

    A decisão foi unânime para dar provimento ao recurso e restabelecer a decisão do TRT-9, em que se deferiu a integração das horas extras na complementação de aposentadoria.

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,

    Partindo da premissa de que a Reserva Especial de 2010, 2011 e até 31/07/12 é "zero", qual engenheira financeira será arquitetada para justificar, neste momento, uma melhoria nos benefícios PREVI, uma vez que a LC 109/2001, artigo 20, veta o uso da Reserva de Contingência para esse fim.

    Desculpe-me pela franqueza e quem sabe você possa me surpreender, tirando alguma carta da manga ou algum coelho da cartola.


    Veja que estamos próximos ao final do exercício de 2012, em 22 de out/12, com o IBOVESPA não se consolidando nos 60.000 mil pontos, de modo que as perspectivas de superávits são exíguas e desalentadoras.

    Evidentemente, que a PREVI recebe bons dividendos de meia dúzia de grandes empresas, mas isto é muito pouco e serve apenas de reforço do fluxo de caixa de caixa para honrar os compromissos do curto prazo(mensais).

    A propósito, a própria Reserva de Contingência está abaixo do cálculo regulamentar, eis que foi provisionada na bacia das almas, sendo que o Superávit Técnico de R$ 23.091.079 mil, foi insuficiente para respaldar os 25%exigidos pelas normas, albergando apenas o percentual de 22,81% do colchão de liquidez que, a rigor, é de R$25.304.607 mil, equivalente a 25% da Provisão Matemática de R$ 101.218.430 mil( 25% x 101.218.430= 25.304.607).

    Gostaria de estar nadando, como o tio Patinhas faz, em uma montanha de dinheiro, com a Reserva Especial (superávits), vazando pelo ladrão e pronto para outra revisão no plano de benefícios, mas a realidade é diferente, o período é de vacas magras, de escassez e em face da má gestão dos Diretores e Conselheiros da PREVI, em virtude da concentração suicida dos recursos em Rendas Variáveis, superior a 60%, agora, vamos comer o pão que o diabo amassou.

    Não quero ser pessimista, mas tendo em vista que as crises econômico-financeiras e de confiança, na maior parte do mundo, só fazem agravar, temo que secou a fonte dos superávits, a sine die. É o que penso, salvo se houver alguma coisa do tipo: "A multiplicação do vinho e dos pães".

    ResponderExcluir
  16. Cecília Garcez, Como é bom entrar no blog e ver novidades, que o seu continue sempre assim trazendo para nós aposentados, dados que jamais obteríamos, lembre sempre que esta é a maior responsabilidade de vces para conosco, informar, mantermos antenados dia a dia.Que o Divino Espírito Santo encha de idéias boas vossas mentes, refiro-me a todos que como vce estão se empenhando neste pleito, boa noite e até a próxima boa notícia.

    ResponderExcluir
  17. Colega Wilson Luiz,

    Obrigada por trazer a público essa informação que muito me interessa e, tenho certeza, para muitos outros também.

    Boa sorte para todos nós ...

    ResponderExcluir
  18. Meu caro João Rossi,
    Eu compactuo da sua opinião. Também não quero ser pessimista, mas acho pouco provável que 2012 feche com superávit. Primeiro, a Bolsa de Valores não tem performado tão bem; segundo, acho pouco provável que as reavaliações dos nossos ativos que são calculados pelo valor econômico, como é o caso das empresas Vale, Neoenergia, Invepar, entre outras, sejam avaliadas acima do que foi avaliado no ano passado. O desempenho da Petrobrss também está medíocre. Dessa forma, será pouco provável que tenhamos superávit para discutir no próximo ano.
    Como sempre, meu amigo, suas colocações são ótimas e realistas. Manter investimentos em renda variável em patamar acima de 60% é muito arriscado para o nosso plano maduro e fechado, mas o que temos visto é um apetite cada vez maior para investir mais em renda variável. Infelizmente, o governo tem demandas e, mais uma vez, os fundos de pensão acabarão entrando mais ainda em RV.

    ResponderExcluir
  19. Peco venia para discordar de voce e do Joao Rossi. A reavaliacao do atiivo da Previ talvez seja a unica saida para o BB nao parar de mamar o BET igual a nossa parcela. Dai se conclui que tudo sera feito para manter o fluxo destes recursos para o caixa do Banco. Ou sera que alguem duvida de que os intersses do patr~ao est~ao acima dos nossos para esta turma que dirige a Previ?

    ResponderExcluir
  20. Os ganhos econômicos só se tornam financeiros após as avaliações para maior de acordo com os valores de mercados não éh isso?

    A reserva de contingência é exatamente para estes momentos de SAZONALIDADE.

    O que eu penso é que as avaliações não podem cair em decorrencia da estagnação do mercado.

    Porque o IBOVESPA não DECOLA?

    ResponderExcluir
  21. Caro colega anônimo das 11:25h,
    Algumas premissas, como o desempenho da Bolsa, reavaliação de ativos, não dá muita margem para interferência do patrocinador ou até mesmo do Governo. O Banco está se beneficiando e muito do BET, tendo em vista que até hoje não resolveram a questão do pre-67, que continua sendo descontado do fundo dos associados e creditado ao BB o mesmo valor.
    Será que os nossos dirigentes eleitos estão defendendo nossos interesses nessa questão? Isso é muito serio e todo mundo se calou em relação a este ponto, que pode reduzir drasticamente o fundo para pagamento do BET.

    ResponderExcluir
  22. Caro colega anônimo das 11:49h,
    A avaliação de um ativo a valor econômico é uma metodologia utilizada para aqueles ativos que não estão precificados no mercado, seja porque as empresas não estão na Bolsa ou seja, como é o caso da Vale, onde a Previ participa da empresa através de uma empresa "veiculo" Valepar. Geralmente, a Previ contrata um Banco privado para fazer essa reavaliação, que observara o desempenho da empresa durante o ano e suas perspectivas no futuro.
    O desempenho da Bolsa não está sendo tão bom porque estamos vivendo uma crise mundial e o Brasil também está sendo impactado. As empresas, por sua vez, também estão sofrendo com a crise e isso vai criando um ciclo de perdas cada vez maiores. Segundo alguns analistas, a recuperação só começará a ser sentida após 2014.
    Vamos lembrar também que o desempenho dos Bancos, principalmente o BB, está bem pior do que o ano passado e a Previ tem uma participação relevante nesse setor.

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de abordar o assunto dos 360/360, pois com a saída do ex Presidente Valmir Camilo, parece que acalmaram-se os ânimos no sentido de realinhar o PB1. Ele parecia ser muitissimo a favor que isto se concretizasse.

    Nos grupos de estudos lançados ainda na gestão dele ficaram - os participantes e assistidos - do Plano 1 divididos em 04 GRUPOS.

    A Srº. poderia nos dizer quais os critérios envolvidos nesta classificação?

    Parece que tudo esta sendo conduzido para que se resolva em CICLOS, estes de, 30 em 30 anos.

    O plano 1 encontra-se Maduro, e hoje fala-se em RETIRADA DO PATROCÍNIO.

    Dentro deste raciocinio do ciclo de 30 em 30 anos, eu gostaria de perguntar se o BB não estaria aí preparando-se para transferir um pouco dos recursos do PB1 para o PREVI futuro fazendo disso, digamos, "uma reserva de contingência" caminhando para - dentro do ciclo de 30 anos - extinguir o PB1 e com a resolução 26 abocanhar sempre a sua parte?

    Será que eu estou vendo coisas?
    Ou isto é pertinente?

    Se couber algum comentário, por favor.

    ResponderExcluir
  24. Colega anônimo das 13:10h,
    A legislação atual não permite que haja transferencia de recursos entre planos. O Plano 1 é um plano de beneficio definido e encontra-se na fase de maturidade e ninguém mais pode entrar. O Plano Previ Futuro é um plano novo, de contribuição definida. Não há a menor possibilidade de os recursos do Plano 1 passarem para o outro plano.
    Eu acredito, como já comentei no blog, que o Banco não vai sair do plano. O Plano 1 ainda dará bons frutos e ainda existe a ingerência do Governo nas empresas relevantes que a Previ participa da gestão.

    ResponderExcluir
  25. Cecilia, existe alguma possibilidade da previ resolver a questão do 360/360 avós para quem contribuiu por mais de 30 anos na ativa e aposentado e recebe proporcional, sendo que os colegas da ativa além de não estarem contribuindo, estão fazendo uma poupança para receberem quando da aposentadoria e ainda mais receberão o beneficio integral(360/360)mesmo sem terem vertido para a Previ 360 parcelas de contribuição.
    Essa questão realmente ficou esquecida depois da saída do Valmir, como diz um comentário acima.
    A Anabb não poderia entrar com uma ação na justiça para os associados que sofrem essa desfalque e assim reparar-se essa injustiça?

    ResponderExcluir
  26. HORAS EXTRAS x COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA

    Para mim foi negado a inclusão das Horas Extras no cálculo da complementação de aposentadoria, enquanto que para muitos outros colegas aposentados esse benefício foi concedido. A ministra-substituta baseou-se na OJ nº 18 do TST para me negar tal melhoria, que já havia me sido concedida em Primeira e Segunda Instância. Ouve dois pesos e duas medidas ara julgarem um mesmo assunto. Agora essa orientação foi modificada e espero que a PREVI tome a iniciativa de dar igual tratamento a todos os assistidos, refazendo o cálculo e incluindo essas HE para aqueles que obtiveram o pagamento reconhecido pela justiça do Trabalho.

    ResponderExcluir
  27. Colega anônimo das 14:02h,
    Realmente a gestão majoritária anterior da Anabb defendia essa proposta. Eu, particularmente, gosto muito dela, pois minimiza a situação de vários colegas que tiveram que se aposentar antes. Atualmente, existem alguns obstáculos para que isso aconteça, pois a Resolução CGPC 26 cria impedimentos para isso, pois trata-se de uma melhoria de benefícios que tem custo, logo, necessita de recursos da reserva especial para revisão do plano que é formada a partir de superávit do plano. Não se a atual gestão da Anabb se interessaria em brigar por essa proposta. Me parece que não.

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecília,

    Dirijo-lhe o mesmo questionamento do anônimo das 14:02. Não tem lógica uns receberem sem terem contribuido e os que contribuíram, não receber.
    Não pode haver desigualdade de tratamento dentro do mesmo Plano.
    30/30 avos pra todos será o justo. Sabemos que o patrocinador é contra, pois quer beneficiar os que ainda trabalham dentro da Casa. Mas que é injusto, isto é, e nossos representantes tem a obrigação corrigir essa situação.

    ResponderExcluir
  29. Prezada Cecilia
    Pago ao BB. 2.100 reais em CDC e recebo apenas 3.400 liquidos. Sobra apenas 1.300 para os gastos familiares.O BB nao renegocia.Seria o caso de pedir a PREVI q. o crédito da folha fosse. através de Orpag? para ficar inadimplente e obrigar o BB a renegociar?Parece q.muitos colegas estao fazendo isso..CDC salario nao pode ultrapassar 30% da margem consignável.

    ResponderExcluir
  30. Solicitei a previ o credito via orpag em 19.10.2012 e a PREVI ja providenciou. Recebi por saque contra recibo.

    ResponderExcluir
  31. Cláudio Roberto Almeida23 de outubro de 2012 às 16:10



    Cecília,

    Gostaria de saber do anônimo das 15,31 de 23.10.2012, se a Previ fez alguma exigência ou pediu justificativa para o pagamento via Orpag.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Quem conta com os CDC do Banco é bom ir pondo as barbas de molho.Com esta avalanche de aposentados pedindo para receber via ORPAG, e passando a ficar inadimplente com as dívidas junto ao Banco, o que pode ocorrer é empréstimos a aposentados serem suspensos, ou os juros subirem muito.

    ResponderExcluir
  33. Justificativa normal de debitos no Banco para o dia 20, fiz sem exigencia. Solicitaram apenas autorizaçao para debito de tarifas. Nao foi cobrado nada
    , alegaram que nao teria tarifa, mas precisavam de autorizaçao

    ResponderExcluir
  34. Ao anonimo das 15.31
    Seu. credito via orpag vc recebeu atraves do BB ou outro estabelecimento bancário?
    Grato

    ResponderExcluir
  35. As dívidas não devem ultrapassar os 30% da renda.Todavia, não cabe sòmente e exclusivamente ao agente financeiro este controle.
    Por que comprometer mais de 30%?
    Para depois não pagar e transferir ao emprestador a culpa? Tá correto o comentário das 16.l4 hs. Para se precaver o agente financeiro poderá ou aumentar os custos ou suspender os emprestimos.

    ResponderExcluir
  36. Acabou a novela.O diretor Marcel já ligou para o colega Ari Zanella. O ES vai sair melhorado em prazo e valor. Acessem o blog.
    Com sua permissão, cara colega Cecília.

    ResponderExcluir
  37. Foi via BB, qualquer agencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc disse que a Orpag foi via BB.Falov com a PREVI por telefone,fale conosco ou carta dirigida a eles?Vou esperar o ES. primeiro.Dizem q.afeta a margem consignável.Será?

      Excluir
    2. Vc recebeu seus proventos via Orpag com a parcela do INSS ou teve q.pedir autorizacao àquele Instituto?

      Excluir
  38. Caro colega das 14;31,Creio que essa moda de ORPAG vai pegar, pois as renegociações exigem mais de 60 dias de atraso, com crédito da fl. em c/c fica inviável, é nessa garantia que o BB solta crédito indevidamente, a gente pega por que não tem outro jeito com um benefício indígno desses! Outra coisa, o agente negociador do CDC tem acesso às informações do BACEN, portanto tem responsabilidade sobre os 30% e o descontrole financeiro dos aposentados . Colegas , vamos atrás da folha via ORPAG, do PROGRAMA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS ENDIVIDADOS lançado em maio e do PAS que ajuda os da ativa e não estende para nós aposentados, cabe fazermos consulta ao BACEN e ao PAS.

    ResponderExcluir
  39. Notícia de hoje publicada no blog Unidade-BB pertencente ao movimento sindical.
    Marcel é empossado no Conselho de Administração da Vale.
    24/10/2012 () - Marcel Barros, diretor de Seguridade de Previ, eleito pelos funcionários do BB, foi empossado na manhã desta quarta-feira, 24 de outubro no Conselho de Administração da Vale do Rio Doce.

    Marcel foi indicado pela Previ, que é acionista da Vale.

    Marcel é funcionário do Banco do Brasil, fundador do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista, do qual foi presidente. Foi diretor de bancos federais da Federação das Empresas de Crédito do Estado de São Paulo (FETEC SP CUT), Coordeanador da Comissão de Empregados do Banco do Brasil e secretário geral da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf CUT).



    ResponderExcluir
  40. Caro anônimo 23 de outubro, 13:10 hs.
    Complementando os esclarecimentos da Cecília, o plano PREVI Futuro nunca terá reserva de contingência para o Banco "passar os 5 dedos", já que cada participante tem sua aplicação separada, e irá receber sua aposentadoria de acordo com o saldo. O PREVI futuro não apresenta superávit ou déficit, as aposentadorias serão maiores, ou menores, de acordo com o desempenho das aplicações.
    Agora, o Valmir Camilo defender o 360/360 era pura demagogia, a única coisa que ele defendia, para valer, era seu próprio futuro. Lembro que quando da negociação do BET, ele escreveu que os 20% incidiriam sobre o novo valor mínimo do benefício, o que não aconteceu, frustrando os colegas que recebem as menores aposentadorias.

    ResponderExcluir
  41. Sobre o CDC, estava especulando com o gerente de minha conta sobre o assunto e ele, como quem não quer nada, me perguntou se recebia a aposentadoria por crédito em conta ou por orpag. Aí tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta a Previ não aceitar mais Orpags.

      Excluir
    2. Parece que a PREVI já começou a embargar as Orpags.Tem o dedo do BB aí. O participante tem direito de escolher o Banco para receber seus proventos.Cabe ir á justiça cobrar nossos direitos.
      Ou será que teremos que ir diretamente na PREVI para recebermos por lá? é o cümulo.

      Excluir
  42. Obtive hoje resposta da Previ à minha consulta sobre a possibilidade de receber minha aposentadoria através de Orpag. A resposta foi que, em casos excepcionais (como por exemplo, conta corrente bloqueada) o pagamento pode ser feito por SCR Saque Contra Recibo. Não sei se esse é o caso das contas com CDC em atraso há 60 dias ou mais, como é o meu caso, em que o Banco engole todo e qualquer crédito em conta.

    ResponderExcluir
  43. Sou aposentado e usei o PAS -pagando em 25 parcelas.Como ajudou!
    É só ir atras.Tem funcionários em agências que nem sabem que existe.
    Estão dependentes do que aparece na telinha, dependentes do sistema.

    ResponderExcluir
  44. Melhor perguntar no Posto Ipiranga!

    ResponderExcluir
  45. Previ - credito por ORPAG - Fiz o pedido pelo Fale Conosco. Nao tenho ainda operacoes em atraso, recebo somente proventos da Previ no dia 20. O INSS recebo em separado. Nao tem porque afetar a margem consignavel da
    Previ.

    ResponderExcluir
  46. Prezada Cecília, tenho ouvido notícias tenebrosas sobre o que realmente está impedindo a concessão de ES em novas condições aos associados. Segundo o que vem sendo vazado, um grupo dentro do Governo estaria desviando ilegalmente um imenso volume dos fundos pertencentes aos associados, valendo-se da instrumentalização da Diretoria da Previ, com fins políticos. Se isso for verdade, e as fontes são idoneas, estar-se-ia cometendo o maior crime de lesa patrimônio já perpetrado, via fraude contábil. Você pode falar sobre isso?

    ResponderExcluir
  47. Caro Ivan.
    Teve colega p.solicitou os proventos via Orpag e foi atendido sem exigência por parte da Previ.Ai tem o dedo do BB.

    ResponderExcluir
  48. Caro Carlos,
    Desconheço essa informação e acho pouco provável que isso esteja acontecendo. A Previ segue regras legais que não permitiria desvios dessa ordem.
    Eu cheguei a receber um email falando de desvios da Previ para o Banco e respondi solicitando a fonte da noticia e ninguém respondeu. Por isso, acredito que são falsas essas notícias.

    ResponderExcluir
  49. D. Cecília,
    Para reforço às lutas de aposentados e pensionistas por melhorias de benefícios, seria demais pedir a senhora para publicar também neste seu precioso blog, a carta de Edson de Bem endereçada ao presidente da Previ, Dan Conrado?

    Muito obriado.

    ResponderExcluir
  50. Cara Cecília, espero que não estejamos "tapando o Sol com peneira". Como disse, os vazamentos têm que respeitar dois princípios: a idoneidade do declarante e o crivo da razão. Infelizmente, em minha avaliação, as duas premissas estão cobertas. É uma questão delicada porque difícil de ser provada, entretanto alguns nomes vêm sendo já divulgados sutilmente pela imprensa, como todos podem verificar. Ainda na semana passada, para citar apenas dois (e, segundo me foi comunicado, muitos mais), a Veja noticiou o pleito do Sr. Eike Batista ao Ex-Presidente Lula para que lhe seja franqueado o acesso aos Fundos de Pensão estatais. Há muito mais ocorrendo nos bastidores e o volume de recursos financeiros envolvido é vultoso. Mais não posso dizer.

    ResponderExcluir
  51. E a proposta do colega William Bento, prometida para quarta-feira.

    Sai ou não sai ?

    Francisco Santos

    ResponderExcluir
  52. "Não se deve esperar valores muito altos..." palavras do Sr Marcel, espero que para ele 180 seja muito alto e 179 seja ideal, porque para mim, menos que isso terei que ficar inadiplente no bb e partir para ORPAG de proventos e tentar os 10.000 do PAS-Descontrole Financeiro que ninguem divulga, mas é um direito social, assim ,se der, quito cooperforte, satélite e poupex, e é assim que a maioria dos aposentados pós 97 como eu vai levando até.... só Deus sabe!

    ResponderExcluir
  53. Quero que alguem me ajude a entender o CDC reestruturação de divida 120 meses ou mesmo esse PAS que voces falam.Não estou inadimplente ainda e quero ter acesso a ele. Tenho que ficar em atraso? Como?

    ResponderExcluir
  54. Como se tenta os 10.000 do PAS descontrole financeiro? Estando inadimplente? Isto me interessa...

    ResponderExcluir
  55. PAS - Programa de Assistencia Social que prevê a concessão de adiantamentos sem juros em reposição parcelada aos funcionários ativos e aposentados.
    Ajuda em: tratamento dentário, aquisição de óculos e lentes, funeral,glosas da Cassi, tratamento psicoterápico e DESEQUILIBRIO FINANCEIRO>
    Na agência de seu relacionamento, se o funcionário desconhecer, as instruções estão no LICN5500 livro 505 capitulo007título00002 subtit 0300 versão 003.
    Quem controla? Melhor perguntar no posto Ipiranga, brincadeirinha colegas, quem controla é o CSL Brasília DF- Funci Pas Prefixo 7.418-7.
    Tem valor limite.

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho uma duvida dirigida aos inadimplentes do BB(logo serei um tambem): e o saldo devedor do CDC, o que vai virar? Quando o BB vai te chamar para negociar?Ou o BB vai entrar na justiça pra receber?Ou vocês vão ter que entrar na justiça pra pagar 30% do seu salario?Alguem já passou por isso?

    ResponderExcluir
  57. Caro Francisco,
    Boa lembrança. Minhas desculpas pelo atraso, mas essa semana eu estive com a agenda bem carregada. Vou soltar ainda hoje.

    ResponderExcluir
  58. Ao anonimo das 09:42 hs. Excelente a tua pergunta, estou nesta situação desde 2009, recebo por ORPAG ou melhor SCR. Entrei na justiça, em primeira instancia procedente em relação aos 30%, o BB recorreu ao TJ, e ganhei novamente. Tem uma firma me cobrando, já expliquei milhares de vezes, 30% no meu liquido eu acerto a conta, mas o BB me dá um prazo de somente 48 meses, com o juro acumuladol etc...não tenho condições. Se entrar na justiça vão botar dinheiro bom em cima de dinheiro ruim. Não tenho bens, ou melhor, somente uma casinha de moradia, da família. Aposentado por Invalidez.

    ResponderExcluir
  59. Este comentário é endereçado ao colega Ricardo Marum, que postou comentário em 25 de outubro às 09:48, na matéria "Carta de Edison de Bem ao Presidente da PREVI", de 24.10.2012, no blog da AAPPREVI. Certa vez, li um comentário que dizia que a internet virou terra de ninguém, cheia de bandidos e malucos, o que é verdade, pelas ocorrências terríveis que são divulgadas. Portanto, todo cuidado é pouco, prefiro postar como anônimo e já que o colega Marcos aceita apenas comentários identificados, faço esta postagem através dos outros blogs.
    Aposentei-me em fevereiro/2004, e ingressei com ação para tentar recuperar a diferença de índices de reajuste no período 1997/2003(ativos 22,64%, PREVI 115,06%), o fundamento da ação era a mudança a estatuto em 1997. Em primeira instância, o juiz indeferiu, alegando que as contribuições para a PREVI foram feitas pela tabela de vencimentos do Banco do Brasil, totalmente defasadas. Em apelação a segunda instância, o juiz concedeu 3% relativo a erro de cálculo do benefício inicial, mas negou a correção integral, atualmente está no Tribunal Regional Federal em Brasília, onde dorme em alguma gaveta há mais de 2 anos.
    Você ainda teve sorte, Ricardo, pois recebeu o reajuste de 30,05%, em 2003.

    ResponderExcluir
  60. Caro Francisco e demais colegas,

    Peço um pouco de paciência para divulgar a proposta de reajuste de benefícios da Previ que o ex-Conselheiro William Bento encaminhou ao CD da Previ quando era Conselheiro e que foi encaminhada para a área técnica analisar e que foi arquivada. Estamos resgatando essa proposta no Grupo Assessor da Anabb para defendê-la junto às nossas lideranças, pois estou sem a proposta na íntegra, pedirei um pouco de paciência até a semana que vem para escrever uma matéria explicando de forma detalhada como é essa proposta.

    ResponderExcluir
  61. Prezada Cecília Garcez, peço se possível, ajudar-nos no acesso às alternativas colocadas por colegas a respeito de :
    PROGRAMA DO BB PARA ENDIVIDADOS E PENSIONISTAS(COMO É CALCULADO);
    PAS DESCONTROLE FINANCEIRO.
    já sabemos que é na agência, porém o sistema é fechado não permite na planilha de cálculo da negociação a diltação do prazo deixando a situação até pior do que está , se o programa existe e é para negociar com o gerente que tipo de negociação é essa que já vem pronta? Ou será que o meu gerente está usando a planilha errada?
    Peço desculpas por estar tratando de assunto do BB, mas é que, uma coisa leva-nos a outra veja bem; Se o ES não sai como esperamos, podemos somá-lo a uma boa negociação na agencia, mais 10.000 do PAS e assim quem sabe resolver de forma mais tranquila a situação de endividamento que tanto nos aflige intermediando PREVI, BB e PAS.

    ResponderExcluir
  62. Colega Cecília,
    Colaborando com o seu novo post, digo que a proposta de reajuste adicional aos benefícios de autoria do ex-conselheiro deliberativo eleito da Previ, Sr. William Bento, apresentada, a meu ver de forma inadequada no decorrer das eleições Previ-2012, consistia em um reajuste anual aos benefícios, em percentual correspondente ao INPC, acrescido da média trienal dos excedentes verificados entre a rentabilidade obtida pela PREVI deduzidos da meta atuarial do mesmo período, se positivos, medidos ano a ano. Foi essa informação que obtive na internet, guardei-a no meu computador e postei-a já há alguns dias no blog do amigo Ari Zanella. Seria uma forma que permitiria ao assistidos, como vem acontecendo ultimamente com os colegas da ativa, obterem um pequeno ganho adicional nos benefícios acima da inflação. Foi determinado à Diretoria Executiva que apresentasse ao Conselho Deliberativo, em 25.05.12, proposta de alteração regulamentar destinada à criação e implantação do mencionado dispositivo de preservação dos valores dos benefícios. Em razão de o grupo vencedor das eleições Previ 2012 ter sido outro que não o do ex-conselheiro William, a proposta, como Você frisou, foi engavetada.

    ResponderExcluir
  63. Colega Cecília,

    Não se preocupe, aguardaremos o tempo que for necessário.

    Um ótimo final de semana.

    Francisco Santos

    ResponderExcluir
  64. Ao anônimo 11:46
    Você disse que entrou na Justiça e ganhou a ação para limitar os descontos a 30% da renda. A cobrança que você disse que estão fazendo refere-se a mesma dívida da ação ou é outra? Se for a mesma não poderiam estar cobrando se a justiça já reduziu o desconto.

    ResponderExcluir
  65. Prezada colega Cecília.

    A respeito da proposta de reajuste
    de nossos benefícios, de William
    Bento ---------------------------

    Se já foi arquivada uma vez, deve ,
    considerando a má vontade que é a
    TRADE MARK da nossa PREVI, suponho
    que deva ser engavetada novamente.

    Por favor queria Cecília.

    Consiga a íntegra e divulgue.

    Antecipadamente agradecemos.

    ResponderExcluir
  66. Cecilia,

    A política da PREVI em conceder o ES com valores aquém do esperado e necessário para os Colegas só vem aumentando seu endividamento ao longo do tempo, seja fora ou na PREVI. Como exemplo, pensemos em algum débito que tenhamos e que venha sendo corrigido com os escorchantes juros de mercado, e que todo ano estejamos amortizando pouco - de 20% a 30% - o que ocorre depois de alguns anos? Só aumentamos seu valor, pois não conseguimos liquidá-lo e ainda ficamos devendo em duas fontes: o próprio débito e a PREVI!!
    Se for feita alguma pesquisa pela PREVI junto aos associados veremos que é isso mesmo que está ocorrendo. Tenho conversado com muitos Colegas sobre o tema e as respostas com algumas variações são as mesmas.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

  67. Colegas
    ¨Bom Para Todos só é bom para o Banco?!!¨
    Se utilizar o limite do cheque especial mais de 50% do crédito contratado por 60 dias consecutivos ou não efetuar o pagamento da fatura do cartão de crédito ou pagar valor menor que o mínimo por dois vctos consecutivos, e tiver aderido ao ¨Programa Bom Para Todos¨ o Banco vai parcelar o débito total automaticamente em 24 meses e ainda debita a primeira prestação no próprio dia 20. Se não tiver aderido ao Programa Você não correrá esse risco de ficar sem dinheiro e o Banco ¨administrando automaticamente¨ seus proventos. Poderá negociar livremente seus débitos. Cuidado com a pegadinha!!!

    ResponderExcluir
  68. Ao anônimo das 11:30 hs, retorno para teconfirmar que o BB entregou a dívida para empresas de cobrança, mas, não informam que existe uma sentença procedente já julgada no TJ, acho que é sómente para fazer terrorismo e torrar o saco, chegam a ligar duas a tres vezes ao dia, mas como o meu saco é de filó eu não estou nem ai. Eu
    sei o que eu posso pagar, fora disso não tem acerto. Ok...

    ResponderExcluir
  69. Teve colega que pediu que os proventos fossem através de Orpag.Disse que pediu em 19.10.12 e recebeu no dia 20.O INSS recebeu em separado.O colega que divulgou isso poderia me informar se o INSS a PREVI fez automaticamente ou teve que solicitar a desvinculação no Inss?Grato pela informação.
    Pelo que fiquei sabendo na PREVI só emitem orpag se a conta estiver bloqueada. Isso é jogada do BB? O colega conseguiu receber.Será que a PREVI vai começar a bloquear os proventos para favorecer o BB?Meu pagamento nem bem entra na conta e já é provisionado para pagamento de CDC não sobrando nada.

    ResponderExcluir
  70. Ao colega que solicitou informaçoes sobre o recebimento por ORPAG ou SCR-

    O meu INSS nao estah vinculado aa Previ. Recebi normalmente e vou receber o INSS em 01/11/2012. Minha conta estah normal no BB. Para mim, foi a coisa mais rapida que ja fiz na Previ.

    ResponderExcluir
  71. Prezada Cecília, saudações cordiais.

    Ao comentarista das 17:37h:
    1) Em princípio, a PREVI paga, através de c/c, no BB.
    Se existe algum motivo forte, pelo qual você precisa receber fora da c/c, ou seja, via Orpag, escreva para a PREVI, via faleconosco, exponha o(s) seu(s) motivo(s) e a PREVI analisará, podendo aceitar ou não a sua causa.

    2) Quanto a excluir/desvincular o INSS do contracheque, se desejar, escreva para a PREVI, via faleconosco ou ligue no 0800 e, simplesmente, peça isso.
    A PREVI lhe enviará um Ofício que VOCÊ ENTREGARÁ, a qualquer tempo, na Ag. da Previdência próxima.
    PORÉM, resolva primeiro sobre o ES, se precisar dele, porque a exclusão DIMINUIRÁ a sua margem.
    OUTRO ALERTA: se, após desvincular, você tomar o Consignado, somente poderá reunificar os Benefícios(Mesmo contracheque), APÓS a liquidação desse Consignado.

    Esses dois serviços são rápidos, por parte da PREVI.

    Grato pela oportunidade, Cecília e receba um PAZ E BEM!

    Fernando Lamas (Aposentado BB)
    Valinhos(SP)

    "Felizes os que promovem a PAZ, porque serão chamados filhos de Deus."
    Mt 5,9.

    ResponderExcluir
  72. Colega,
    A saída para que o Banco não tome todos os seus proventos para pagamento dos compromissos junto a êle: cheque especial, cdc, cartão de crédito, inviabilizando seu sustento e de sua família durante o mês é realmente pedir para receber o INSS em outro Banco depois de contratar o próximo empréstimo simples, que deverá ter um reajuste ¨merreca¨ pois os bilionários valores e investimentos da PREVI estão pondo venda nos olhos de nossos dirigentes, impedindo-os de cuidarem dos legítimos beneficiários do Fundo de Pensão, que realmente construiram esse patrimônio. Estive consultando as notícias da PREVI e há vários e vários meses nenhuma notícia que consulte noesos interesses diretamente. É uma vergonha !!! A CEF está com excelentes taxas e condições e nos recebendo de braços abertos.!

    ResponderExcluir
  73. O site da Previ está fora do ar desde a tarde desta segunda-feira, pode ser que no retorno tenha alguma novidade.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário