sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resultado da Previ até julho/2012

Segundo as informações divulgadas no site da Previ (http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,963026&_dad=portal&_schema=PORTAL), o resultado da Previ até julho foi o seguinte:

Total do ativo: R$ 156,0 bilhões;  ativo líquido: R$ 131,9
Provisões matemáticas: R$ 101,2 bilhões
Superávit/Déficit técnico: R$ 23,1 bilhões
Reserva de Contingência: R$ 23,1 bilhões

A reserva especial para revisão do plano (valor líquido do superávit, após descontar os valores relativos à reserva de contingência), que em abril era de R$ 2,1 bilhões, desde maio, descontando os valores relativos à reserva de contingência (25% das reservas matemáticas), ela apresentou saldo negativo ou zerado.

A performance da Bolsa de Valores que impacta positiva ou negativamente o resultado da Previ apresentou resultado positivo nos três primeiros meses do ano, porém os meses de abril, maio e junho apresentaram resultado negativo, com uma recuperada em julho (2,11%), acumulando no ano a rentabilidade positiva de 4,71%.

Em relação ao fundo previdencial criado para o pagamento do BET (Benefício Especial Temporário), o saldo atualizado até julho foi de R$ 2,9 bilhões, o que nos tranquiliza um pouco, porém caso haja déficit, segundo o acordo firmado na utilização do último superávit, os valores para constituir a reserva de contingência serão descontados do fundo previdencial, ou seja, comprometerão, assim, o pagamento do BET.

Como a rentabilidade tem melhorado desde julho, a expectativa de que o BET continue a ser pago em 2013 é grande e que possamos pensar em um novo superávit em 2012. Por que não antecipar o pagamento do BET?  Daria um grande alívio aos colegas, não é mesmo? Se 2012 fechar com superávit, não há o menor empecilho para que isso ocorra. Apenas vontade política.

51 comentários:

  1. Colega Cecília,
    As contas Fundo Dest. Res. Esp.-Participante e
    Fundo Dest. Res. Esp.-Patrocinador não são, imagino, as que deverão ser utilizadas, em partes iguais, caso se caracterize a necessidade de recomposição da reserva de contingência? Quando Você colocou que “os valores para constituir a reserva de contingência serão descontados do fundo previdencial, ou seja, comprometerão, assim, o pagamento do BET” passou-me a sensação, possivelmente equivocada, de que somente a rubrica pertencente ao participante é que seria comprometida já que fundo previdencial foi usado no singular. É um mero detalhe mas, de qualquer forma, ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação para que seja dirimida essa dúvida. Aproveito a oportunidade para pedir que Você informe se permanece em vigor a sistemática de o Conselho Deliberativo do “PB-1” reunir-se na última sexta-feira do mês. Em caso positivo solicito informar também se constou da pauta da reunião de ontem, 28.09.12, a mensagem da diretoria de seguridade propondo nova configuração para o produto ES-Previ. Caso tenha constado, qual seria essa nova configuração? “Por enquanto é só isso colega Cecília”. Agradeço a paciência. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília - Uma das metas do diretor Marcel é incorporar o BET. Daí não ser bom uma antecipação.

    ResponderExcluir
  3. Cláudio Roberto Almeida29 de setembro de 2012 às 18:38



    Cecília,

    Aposentado não faz greve nem negocia reajuste salarial.

    Assim, temos que lutar com as armas a nosso alcance.

    Clamamos por um ES melhorado e mais rápido. Estamos aguardando o resultado. Muitas mensagens foram dirigidas à Diseg, e muitas mensagens circularam nos blogs do Prof. Ari e do Dr, Medeiros e no seu. Seríamos uma rede social?

    Agora, você tem razão, é hora de iniciarmos o clamor por antecipaçao do BET atual.
    Em 31.12.2012 teremos novo superávit. Novo BET?

    Sou obrigado a concordar com o Diretor Marcel "a incorporação do BET seria transitória"!
    O BET está atrelado irremediavelmente ao superávit.

    Mais uma vez sou obrigado a concordar com o Diretor Marcel "não fosse a RES 26 não teríamos o BET".

    O dirigente da Previ só faz cumprir as instruções e depende do BB na maioria das decisões.

    Dessa forma, o interesse do BB no superávit nos favorece, pois metade do superávit é nossa, garantida pela RES 26.

    Você que foi Diretora da Previ e conhece bem as regras e as instruções pode nos orientar, dentro da legislação vigente, como reivindicar a antecipação do BET atual e negociar o novo superávit.
    Você pode mesmo indicar caminhos até para a atual Diretoria.

    Podemos criar a vontade política, pois sem dúvida teremos SUPERÁVIT
    em 31.12.2012 e em todos os anos subsequentes.

    Sem panelaço, sem peladaço, mas com a força dos blogs e das mensagens à Previ.

    O Brasil é o País do futuro porque somos otimistas.

    A Previ tem mais de cem anos e hoje é mais forte que nunca, graças a todos nós.

    BET ANTECIPADO E NOVO BET.

    Abraços.


    ResponderExcluir
  4. Cláudio Roberto Almeida30 de setembro de 2012 às 07:47


    Cecília,

    Você nem abriu meu comentário anterior e estou aqui de novo.

    O aumento real conseguido pelos funcionários da ativa, cria para o acordo de distribuição do superávit uma DISTORÇÃO.

    Sobre esse aumento real não há contribuição do associado e nem do patrocinador.

    Mas esse aumento real vai incorporar o futuro salário de benefício do empregado.

    Esse aumento real do salário de benefício será suportado integralmente pelo patrimonio do
    PB1, reduzindo futuros superávits que pertencem também aos atuais assistidos.

    Essa prática vem ocorrendo desde quando se suspendeu a contribuição dos funcionários da ativa.

    Para calcular o valor da DISTORÇÂO
    será necessária uma série histórica
    dos aumentos reais obtidos pelos funcionários da ativa desde a suspensão das contribuições.

    Em 2012, os funcionários da ativa tiveram 7,5% de aumento e o INPC
    foi de 4,86%, gerando um aumento real de 2,64% que será custeado, quando da aposentadoria do funcionário, por nós, assistidos do PB1, indiretamente.

    Só a título de exemplo, num prazo de 10 anos, com ganho real de 1% ao ano, estaremos bancando um aumento de 10% no salário de benefício do futuro assistido, às custas do patrimonio do PB1. O BB, que concedeu o aumento, e o funci, que recebeu o aumento, não con- tribuiram para o mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Rosália minha senhora, procure Jesus. Já aceitou o Senhor como seu único salvador? Tens ido a igreja? A senhora ler a bíblia? Se concilie com Deus que tudo ele fará. O que me chama a atenção é que: quando a senhora está tuitando ou no FACE parece ser uma outra pessoa. E nos blogs fica dessa aneira!!?? Muito estranho a senhora não achas? A senhora disse que tem 55 anos vá trabalhar!! eu tenho 64 e sou aposentado e ainda trabalho.

    Parabéns Cecilia e tudo de bom para todos. Leonaldo.

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Sem prejuízo das medidas judiciais em curso e outras que eventualmente possam vir a acontecer, esclareço que no endereço “dep.rogeriocarvalho@camara.gov.br” o interessado poderá dirigir mensagem diretamente ao deputado federal por Sergipe, ilustre parlamentar Rogério Carvalho, relator do PLP-161/2012, de autoria do petista Ricardo Berzoini. Referido projeto de lei garantirá maior participação dos trabalhadores na gestão dos fundos; impedirá a devolução de superávit aos patrocinadores; e minimizará as distorções e injustiças hoje existentes no “PB-1”. É importante que o projeto seja aprovado na íntegra, sem alterações que possam prejudicar a essência do que está sendo pleiteado. Já fiz a minha parte.
    E.T. - O PLP 161 está disponível no site: www.anapar.com.br.


    ResponderExcluir
  7. SEGUNDA VIA
    Alguém poderia por favor me informar de quanto seria a prestação do ES 180/180?

    ResponderExcluir
  8. Como vc disse muito bem, Cecília.
    Adiantar umas parcelas do BET seria
    promover um enorme alívio financeiro
    aos nossos combalidos orçamentos.

    Mas a quem deveria ser formulado tal
    súplica (int).

    Caso vc estivesse no lugar do
    Marcel acredito que este pedido
    seria , de imediato, atendido.

    ResponderExcluir
  9. Já estamos em Outubro e nenhuma noticia do aumento do teto/prazo do emprestimo simples.Será que os Deuses da Previ serão insensiveis ao clamores dos associados?

    ResponderExcluir
  10. Apesar de, até o momento, não sabermos ainda se o ES-Previ será liberado agora em out/12 ou, mais tardar, em nov/12, segue abaixo um demonstrativo com os valores aproximados da prestação inicial, referentes a algumas das configurações escolhidas dentre as mais prováveis de serem disponibilizadas para um tomador na faixa de 60 a 69 anos na série 12:
    180.000,00
    180 meses
    2.076,27
    160.000,00
    160 meses
    1.936,48
    140.000,00
    140 meses
    1.801,40
    120.000,00
    120 meses
    1.671,26
    120.000,00
    108 meses
    1.772,93
    120.000,00
    096 meses
    1.902,40
    110.000,00 (*)
    096 meses
    1.744,05
    (*) configuração vigente.
    Vale registrar que, “consultados”, nem mesmo os “universitários” souberam responder quando e em que condições o ES-Previ será disponibilizado.



    ResponderExcluir
  11. Continuo não entendendo a opção pelas aplicações em renda variável na escala em que a Previ prioriza. Todos sabemos que nos dias atuais, a aplicação em operações com participantes, além de apresentarem uma rentabilidade maior que a daquele outro sgmento, é absolutamente sem risco e resolveria uma montanha de problemas dos colegas que estão em situação mais aflitiva. Apesar de termos nos livrado do diretor que representava o principal entrave à melhoria do ES, nem o mais leve sinal de que está sendo examinda uma mudança de postura da PREVI. É lastimável.

    ResponderExcluir

  12. Nem se preocupem entra Diretoria e Sai outra e ficam na mesma.

    Tem horas que da saudade dos militares

    ResponderExcluir
  13. Caro Jorge,
    Em relação ao seu primeiro comentário, qualquer valor que saia do fundo dos participantes também sai o mesmo valor do fundo do patrocinador.
    Em relação à pauta da reunião do CD, infelizmente eu não tenho acesso. Quem são os conselheiros atuais? A maioria dos conselheiros é ligada aos Sindicatos dos Bancários, 1 ligado à FENABB e 1 ligado à AAFBB-RJ (Célia Larichia), sem contar os indicados pelo Banco.

    ResponderExcluir
  14. D. Cecilia,

    Se a Previ não aumenta o prazo do ES devido a idade avançada dos interessados, a partir dos 80, então por que ela não dilata esse mesmo prazo (180 meses) para quem ainda não chegou lá?


    Se assim procedesse, resolveria o problema de muita gente.

    Afinal, o universo de devedores e necesitados do empréstimo não é composto só de octogenários não.

    A sugestão não é discriminatória.

    Busca apenas solucionar o problema de cada um, segundo o seu perfil.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Penso o seguinte: temos que torcer(e muito para um novo superavit neste ano). Embora muitos dêem isso como favas contadas, eu não dou. Sei que existe uma sinalização de que um possível guerra contra o Irã(por parte dos EUA) ficará para 2013, o que é bom para a bolsa. Também sei que há bons indicadores para o último trimestre da economia brasleira, o que é bom para a Bovespa. Como também sei(e todos sabemos) que a crise na Europa se agrava, o que é ruim para as bolsas mundiais, às quais estamos atrelados. Meu palpite(e torcida) é que vai ter superavit.
    Se assim for, acho que antecipação do BET seria uma reivindicação pra lá de positiva...diria mesmo essencial.
    Mas, prefiro esperar o dia 30.12.2012 e o fechamento da Bolsa e também dos demais negócios da Previ.

    ResponderExcluir
  16. Cecília,

    O pessoal do Plano 1, os que ainda estão na ativa, tem uma série de vantagens em não se aposentar:

    a)Vão se aposentar integral, sem estarem contribuindo;

    b)Tem participação nos lucros, inclusive da parte que é repassada ao Banco através do superávit;

    c)Recebem o BET;

    d) Seus reajustes, estão acima da inflação;

    A grosso modo, o BET para os da ativa incide duas vezes: a primeira, fica dissimulada na participação dos lucros, quando os 50% repassados ao patrocinador incrementam o resultado positivo do Balanço; a segunda, em forma de BET que lhes está sendo depositado em conta especial e que estará disponível no momento da aposentadoria.

    Quem poderá nos salvar?

    ResponderExcluir
  17. Cara Sra. Cecilia, na linha do comentário acima s/reajustes,cabe uma pergunta.Como é calculado o BET dos funcionários da ativa? Esse pessoal participante da Previ teve ganho real(2,64%) corrigindo seus salários, consequentemente o BET.Nós assistidos(credo) ou melhor, participantes aposentados,só tivemos a correção INPC 4,86%, sem ganho real.Não estaria havendo , como dito, distorção? Será que de tão grande a colcha de retalhos que se trnasformou o PB1, perderam o fio da meada da administração? Os acordos assinados, desde 2007, será que foram acordados sem pensar, sem maiores análises?
    Por favor, comente e de-nos sua abalisada opinião.

    ResponderExcluir
  18. Penso que permitir comentários não identificados nos blogs voltados para as comunidades de funcionários do BB não fará com que o espaço deixe de ter credibilidade. Acompanho o que Você e os demais colegas escrevem desde 2008 e em todo esse período a sua atuação como moderadora sempre foi exemplar. A maior ou menor seriedade advém da permissividade e da postura assumida pelo responsável pelo espaço. Quando se alimenta a cizânia publicando de tudo, desde ofensas a entidades representativas e pessoas, passando por referências a determinados personagens de forma pejorativa e pouco respeitosa, demonstrando preocupação única com a quantidade de comentaristas em detrimento da qualidade do que se comenta - possivelmente satisfazendo interesse pessoal -, aí sim o blog deixa de ser útil e passa ser fútil.

    ResponderExcluir
  19. anônimo 180/180 já...mais,2 de outubro de 2012 às 15:04


    Caramba, eles me emprestariam R$ 180.000,00 e eu ficaria devendo 180 parcelas de R$ 2.230,00, ou R$ 401.448,00 ???? Ainda se fossem parcelas fixas, mas elas são corrigidas anualmente, pelo INPC, isto quer dizer que, imediatamente, são acrescidos ao saldo devedor 123% de juros reais!!!!
    Acho que, deste jeito, não compensa tentar pagar todas as dívidas e ficar apenas com o empréstimo simples, desisto do 180/180. Vou passar para o “plano B”, ou seja, conseguir um despacho judicial que obrigue meus credores a renegociarem minhas dívidas, respeitando o comprometimento de, no máximo, 30% de minha renda, pelo que ando lendo, meus credores praticaram gestão temerária ao não observarem aquele limite.Espero que, com isto, eu seja incluído no SERASA e não possa financiar mais nada, se eu ficar com 70% da renda livre, poderei comprar tudo à vista. Impedido de fazer financiamentos, ficarei livre de pressões, que vem até da própria família, acho que eles ainda acham que somos marajás. É o cunhado que pede aval ou que eu compre em meu nome para ele, sei que ele vai atrasar os pagamentos, ou como me aconteceu semana passada: minha filha prometeu a seus 3 filhos um passeio à Disney e, vendo que ia se apertar, perguntou se eu não pagaria a viagem; mandei que se virasse, de preferência dizendo a eles que não tinha condições de fazer tal despesa, no momento. Pelo menos, incluído no SERASA, estou livre destes pepinos.

    ResponderExcluir
  20. Como funcionário da ativa, devo responder a um colega(provavelmente aposentado) acima que efetivamente nós, os funcionários da ativa MAIS ANTIGOS, tivemos um ganho real de salário bastante expressivo nos últimos anos. Não é raro encontrar-se FUNCIONÁRIOS ANTIGOS(com cerca de 30 anos de Banco)ganhando R$ 9 mil na gerência média. Mesmo um supervisor(RF 6) pode estar recebendo na faixa de R$ 11 mil. Não chega a ser muito em relação ao passado do Banco, ao contrário. Mas, houve um ganho real de cerca de 60% nos últimos 8/9 anos. Isso para os antigos. Os novos tiveram um ganho real de cerca de 30% mais ou menos, mas só quem tem comissão é que pode se dizer da classe média, no Banco de hoje.
    E o nosso BET acompanha, sim, os nossos ganhos. Por isso, inclusive, resolvi ficar no Banco até agora(com 33 anos de Banco) e acho que a "festa" termina ano que vem ou no outro, no máximo. E não pagamos Previ(como vocês) desde 2007.
    Aliás, já fiz as contas e acho que superei(em ganhos) gente que saiu em 2007 e que ocupava função mais alta. Essa é a realidade. Mas, como disse, acho que isso acaba até 2014, embora o PCR(um plano de cargos que dá aumentos de 1 a 2% a cada 1,2,ou 3 anos, possa fazer alguns ficarem no Banco.

    ResponderExcluir
  21. Também acho que os anônimos têm contribuido muito.Comentar como anônimo só é errado quando estiver mentindo ou agredindo e por isso prefere se esconder.Basta o autor do blog selecionar os comentários indevidos e só publicar os comentários sérios.Por outro lado a proibição pode deixar o dono do blog falando sozinho.

    ResponderExcluir
  22. Ao anonumio do dia 1.10.2012 às 9.14: este cálculo de juros que a Previ usa nunca entrou em minha cabeça, parece até que além de juros sobre juros, as prestações não serem fixos e por ai vai, parece que tem tarifas embutidas pois por mais cálculos que faça e ai pode aumentar 100/120. 180/180 minha prestação não muda.São as mentes brilhantes funcionando a mando do patrocinador?

    ResponderExcluir
  23. Para o pessoal da ativa, Plano 1, o BET é um segundo FGTS.
    A diferença é que, para o FGTS estão contribuindo, para o BET, não.

    Otário quem se aposentou depois que começaram a chafurdar a Previ.

    E mais orário ainda será quem pedir para se aposentar

    Pega ladrão!!!

    ResponderExcluir
  24. Caro colega anônimo das 23:39h,
    O cálculo leva em consideração o salário da ativa, contemplando os reajustes que houve no período. Como o plano 1 é um plano solidário, muitas vezes, as medidas adotadas gerais para o plano poderão beneficiar alguns em detrimento de outros. Já vimos esse filme antes com o renda certa, correto?
    Se pensarmos em termos de suspensão de contribuição, veremos que existem colegas que contribuíram muito mais que outros, mesmo dentre os aposentados e o pessoal que ainda está na ativa do plano 1 contribuirão muito menos. Pela lógica de plano solidário, acaba sendo criadas essas distorções, porém não há nenhum impeditivo de haver propostas que beneficiem apenas os aposentados, já que os colegas da ativa recebem PLR. Tudo é questão de como levantar a questão e defender diante dos associados. Qual é a forma mais justa? Qualquer opção que se assuma, um grupo se sentirá prejudicado.

    ResponderExcluir
  25. Caro colega anônimo das 08:28h,

    Concordo contigo em relação ao anonimato. O importante é a qualidade dos comentários e eu faço o possível para excluir àqueles que não vão agregar nada às discussões, pelo contrário, vão criar polêmicas desnecessárias e deselegantes.

    ResponderExcluir
  26. Caro Admir,
    Não teria o menor problema a Previ aumentar o prazo e limite, mesmo considerado a data avançada de alguns colegas, pois basta inserir percentuais de acordo com a faixa etária que serviriam como um seguro em caso de falecimento. Existem mecanismos que permitem que minimize esse risco. Quando aderimos ao ES, já pagamos um percentual que abastece um fundo para cobrir essas situações. Basta alterar o percentual para as pessoas que têm acima de uma certa idade, sem inviabilizar o benefício.

    ResponderExcluir
  27. Cecilia,
    Acho que possa até ser viável a implantação do ES 180X180. O que pode estar retardando ou impedindo a implantação, a meu ver, seria a falta de CASH para efetuar o pagamento dos pedidos de empréstimos.
    Imagine se fosse implantado os 180 X 180 e cerca de 40mil aposentados resolvessem sacar R$ 50.000,00 de novos empréstimos. Daria R$ 2.000.000.000,00 (dois bilhões de reais) e a PREVI teria de se desfazer de ações para honrar tal compromisso. Acho dificil.

    ResponderExcluir
  28. Cláudio Roberto Almeida4 de outubro de 2012 às 13:55



    Cecília,

    Não me conformando com o fato de que o BET dos funcis. da ativa aumentou 7,5% e o BET dos assistidos aumentou 4,86% em 2012, dirigi mensagem ao Diretor de Seguridade.

    A meu ver (como diz o Ministro do STF), com todo respeito, a Previ deve aos assistidos as diferenças retroativas.


    O que ocorreu em 2012, também ocorreu em 2010 e 2011, e a Previ deve pagar retroativamente as diferenças apuradas.

    ResponderExcluir
  29. Formalmente questionada a Previ, através de mensagem assinada pelo Sr. Leandro de Souza Dias, da gerência de atendimento, me informou por e-mail que “a Previ já iniciou os estudos para revisão do Empréstimo Simples. Não temos previsão de quando terminará o referido estudo. Eventuais alterações serão oportunamente divulgadas. Pedimos acompanhar pelo site”. Juntando essa declaração com o que foi dito pelo diretor Marcel, podemos depreender que mais tardar em novembro o novo ES estará disponível para contratação. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  30. Caro colega anônimo das 19:01h,
    Pode ter certeza que não é falta de recursos, até porque o aumento do ES para 180 / 180 não seria estendido para todos, pois dependeria de se ter margem consignável. A maioria dos associados não teria direito a esse limite. O que eu fiquei sabendo é que o ES seria só revisto no próximo ano por conta das eleições da Previ de 2014. Como na política, os nossos dirigentes ficam administrando em função de eleições futuras e não considerando atender as expectativas dos associados, como reza a missão da Previ.

    ResponderExcluir
  31. 9 - Como é feito o cálculo do Benefício Especial Temporário para o pessoal da ativa?

    Para o pessoal da ativa, todo mês será calculado o complemento de aposentadoria a que ele teria direito, segundo regra específica a ser prevista no Regulamento. Deste valor, será calculado 20%. Esses 20% serão creditados em uma conta individual, personalizada. O participante da ativa poderá acompanhar o saldo dessa conta.

    Tópico extraído da seção perguntas e respostas do site da PREVI, quando da implantação do BET 20. Dá a entender que, todo mes, é projetado o valor ao qual o funcionário da ativa teria direito, caso se aposentasse e, sobre este valor, é calculado 20%.De qualquer forma, não é calculado sobre o salário atual do funcionário ainda na ativa.

    ResponderExcluir
  32. D. Cecilia,

    Diga, por favor, a esse Marcel, que o pessoal endividado e que está precisando de dinheiro com urgência, é gente de idade avançada!!! E que, provavelmente, não estará viva em 2014, para votar nele!!!

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Embora muitos achem que é perder o foco, que o assunto mais importante do momento é o ES 180/180, há assuntos muito mais cruciais aos nossos interesses "rolando" pelo mundo. Reproduzo texto do site da ANAPAR sobre retirada de patrocinadores dos fundos de pensão.

    Anapar (04/10/2012)
    Retirada de patrocínio volta à pauta do CNPC

    ANAPAR não abre mão de garantir direito adquirido de participantes
    Foi convocada nova reunião do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) para a próxima segunda-feira, dia 08 de outubro, a partir das 14h00. A reunião acontecerá no Auditório do 9º andar do Ministério da Previdência Social. As reuniões são públicas. Entra em pauta novamente o debate sobre a retirada de patrocínio, a partir da minuta apresentada em abril deste ano pela Secretaria de Políticas da Previdência Complementar (SPPC), levada a consulta pública em junho.
    Na reunião será levada à apreciação dos conselheiros a minuta original da SPPC, uma síntese das cerca de 2400 sugestões apresentadas na consulta pública, a proposta alternativa apresentada pela ANAPAR e propostas de mudança na minuta original encaminhadas por outros dois membros do Conselho: a SPPC e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
    Na reunião anterior do Conselho os representantes dos participantes indicados pela ANAPAR pediram vistas do processo e encaminharam proposta alternativa de Resolução, acompanhada de justificativas e exposição de motivos, conforme exige o regimento interno do CNPC. Clique em proposta ou em exposição de motivos para ter acesso aos documentos. Praticamente todas as sugestões apresentadas por centenas de participantes ativos e aposentados na consulta pública já estavam contempladas na alternativa apresentada pela ANAPAR. Isto não significa, no entanto, que as propostas serão aceitas pelos demais conselheiros, uma vez que está mantida a proposta original da SPPC, e mesmo as propostas de mudança encaminhadas por outros membros do Conselho mantém a grande maioria dos itens combatidos pela ANAPAR e pelos participantes.
    Os representantes da ANAPAR não abrem mão de alguns pontos fundamentais: a defesa do direito adquirido dos participantes e a garantia da continuidade dos benefícios dos participantes assistidos e elegíveis; a continuidade do plano de benefícios; avaliação atuarial na retirada sem permitir alterações de premissas do plano; cumprimento de todas as obrigações da patrocinadora até a data de aprovação da retirada pela PREVIC; se for extinto plano por insolvabilidade, a patrocinadora deve contratar benefício vitalício para assistidos e elegíveis em outra entidade de previdência; se houver superávit, todo o excedente deve ser destinado aos participantes; pagamento à vista, pelo patrocinador, da dívida contratada, déficits e contribuições devidas; aporte pela patrocinadora para custear a administração do plano.
    Os debates da segunda-feira prometem ser acalorados. Participantes devem acompanhar, inclusive para cobrar que as suas sugestões sejam levadas em conta para proteger os direitos e interesses de todos.

    ResponderExcluir
  34. Sei que minha opinião irá desagradar a muitos. Até cerca de dois anos, o Empréstimo Simples era de apenas R$ 35.000,00. Alguns tomavam, outros não e renovavam quando tinha interesse. A PREVI passou a reajustar o teto. Passou para 50.000,00, depois 75.000,00, depois 100 e 110. Agora querem 180. Empréstimos são como bola de neve. Toma-se um para pagar outros e isso nunca tem fim. Cada um deveria adequar sua vida ao que ganha e somente utilizar-se de empréstimos em última instância, na aquisição de um bem durável ou coisa que o valha. Talvez em caso de doença. Contudo, parece que o funcionalismo do BB vê Empréstimo como complemento de salário. Uma pena que bancários esclarecidos como somos, uma classe rara que tinha o Banco não como “emprego”, mas como carreira, tenhamos perdido a consciência econômica, o saudável hábito de poupar e se prevenir dos descontroles financeiros.

    ResponderExcluir
  35. Poderia mencionar a fonte que lhe transmitiu essa informação de que “o ES seria só revisto no próximo ano por conta das eleições da Previ de 2014”. Ela vai de encontro ao que a área de seguridade tem informado em eventos promovidos por entidades representativas do funcionalismo e também o que tem sido dito, chancelado virtualmente, através do autoatendimento da Previ.

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo das 07:49h,
    Se isso for verdade, eles jamais falarão, concorda comigo? Me desculpe, mas não posso dizer quem é minha fonte. E essa também é a minha opinião baseada no que conheço do pessoal que extá lá.

    ResponderExcluir
  37. Sendo assim, o JURVIRNIRANO além de incompetente é mentiroso

    ResponderExcluir
  38. Bem, colega Cecilia, eu creio firmemente que voce tem vasta experiencia na "bagagem", para dizer "aproximadamente" o que se passa nos bastidores, entao caso se concretize a informação de sua fonte a respeito do ES deste ano, a CASSI que ja va providenciado leitos extras nos hospitais para atender os colegas endividados se a Previ anunciar que em 2012 nao havera qualquer mudança no ES.
    Eu creio ainda em algum minimo realinhamento no ES, acho que os novos gestores da Previ não desejam tão cedo dar esta decepção aos participantes, mas...

    Abraço fraterno Guilherme

    ResponderExcluir
  39. Cláudio Roberto Almeida6 de outubro de 2012 às 17:00


    Cecília

    O ES foi revisto em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011. A Previ no "fale
    conosco" responde que o ES é revisto anualmente e que devemos acompanhar o site que vai trazer as alterações em 2012.

    Você estava lá quando o ES
    aumentou em novembro de 2011 para R$ 110.000,00, de afogadilho, apenas para atender as pressões? Vocês eram diferentes do pessoal que está lá? Não pensaram nas eleições?
    Minha fonte indica que o ES não dá Ibope nem reeleição.
    Gostaria que você pugnasse pelo ES através do seu blog ainda em outubro de 2012. Está em tempo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. O Vendedor de Ilusões

    Só para não cair no esquecimento :

    "Conheça as propostas da Chapa 6 - Unidade na Previ Para o Plano 1 - Aumentar o teto de benefícios para 100%, de forma a garantir ao associado um benefício equivalente às suas últimas remunerações da ativa. - Elevar o valor das pensões, para tranquilidade de nossos familiares. - Reduzir o valor da Parcela Previ, como forma de aumentar os benefícios. - Criar novo benefício baseado na PLR, a partir de contribuições do banco sobre a participação nos lucros e resultados. - Manter as contribuições suspensas, mantendo no regulamento do Plano 1 a obrigatoriedade de contribuição por parte do banco. - Incorporar o BET como benefício permanente, utilizando futuros excedentes para garantir esse direito. - Antecipar reajuste dos aposentados para janeiro, de maneira a não descasar o valor dos benefícios de quem se aposentou antes de 1997. - Cobrar do banco que pague o BET sobre a verba P220. - Reduzir as despesas administrativas, para sobrar mais recursos no saldo de conta de cada participante para novos benefícios. - Responsabilizar o banco pelo pagamento do BET para o Grupo 67. O banco enganou os associados e descumpriu um acordo assinado com várias entidades representativas. - Pela preservação automática do salário de participação, a menos que o participante opte por retornar ao nível anterior. - Teto de benefícios. Propomos a criação de um teto de benefícios na Previ correspondente ao salário de um diretor do banco, que é o nível máximo de carreira de preenchimento exclusivo de funcionários do BB."
    Qual dessas propostas já foi implementada ?

    Francisco Rodrigues

    ResponderExcluir
  41. É muito azar. Logo que nos foi concedido o "monumental" reajuste de 4,86%, a inflação resolveu acelerar e, pior ainda, com os índices mais altos no setor de alimentos(só no mes passado, mais de 1%), o que penaliza as menores rendas, inclusive muitos assistidos da PREVI. Gostaria de saber a quantas anda a promessa do diretor Marcel, de antecipar nossos reajustes para janeiro.

    ResponderExcluir
  42. Diante de tanta indiferença e omissão do MARCEL, daqui a pouco os aposentados, indignados, não vão exigir mais que o diretor de seguridade cumpra promessas de campanha. Vão querer, sim, que ele revele o que provavelmente ele não tem: CARATER E PERSONALIDADE.

    ResponderExcluir
  43. Caro Claudio,

    Eu já registrei essa solicitação no Conselho Deliberativo da Anabb, registrei no Grupo Assessor de Previdência da Anabb, mas parece que o pessoal não está muito preocupado com o ES. O foco está na retirada de patrocínio. Infelizmente, não houve apoio da gestão da Anabb.

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecilia:
    gostei da redação do Francisco Rodrigues, de 08.10.12.Não votei na Chapa 6, mas também quero cobrar as providencias,"metas",prioridades e tal.
    Ou será que essa turma não tem vergonha na cara e também pensa que os ASSOCIADOS são uns bobos,ignorantes, de "mãe que nasceu analfabeta"( conforme uma das máximas do Ali Babá do mensalão) ??
    Olha,ninguém aguenta mais essas palhaçadas e há de ter uma justiça que alcance os tais de malfeitores.

    ResponderExcluir
  45. 09.10.2012 - Noticia do Jornal Zero Hora RS

    "Eleito em Santa Cruz do Sul vai abdicar do salário de prefeito
    Sem receber os R$ 24 mil, Telmo Kirst deve ficar com a remuneração mais baixa, de deputado aposentado".

    E ai, algum novo gestor da Previ se habilita a fazer o mesmo?
    Nem em sonho. Mas, pelo menos poderiam mostrar serviço para variar.
    Será que dá para começar a cumprir alguma promessa de campanha?

    Guilherme

    ResponderExcluir
  46. Cecília,

    REAJUSTE DO ES JÁ. TETO ATÉ MÁXIMO MARGEM CONSIGNÁVEL

    ResponderExcluir
  47. O JUBERENCICRANO é favorável ao ES 180X180?

    ResponderExcluir
  48. Nao vai sair aumento de teto, podem escrever. 110 já é dinheiro demais e com fundo de quitação por morte muitos vão deixar de pagar até a ultima parcela. A Dilma quer a grana da Previ para os projetos de crescimento que já anunciou, esqueçam. Marcelo fala o que lhe mandam falar seus chefes no Banco. Nao é mentiroso, apenas cumpre ordens de seu patrão

    ResponderExcluir
  49. A remuneração no serviço público tem um teto.Se não tivesse duvido que algum politico eleito abdicaria de salário.Por causa desse teto, isto não é abdicar, é compulsório.Somando-se as duas remunerações e ultraapassar o teto, uma "cai fora".

    ResponderExcluir
  50. de nada adianta ficarmos aqui lamentando as insustiça que no obriga a engolir, como juros altos,indice de reajustes baixíssimo em relação aos da ativa, e o pior penalização em ES sobre os já como eu de pé n cova e todos quietos sem reclamar a Anabb, Previ, AAfbb, Faab, etc nos enchendo sobre retirada de patrocínio quando sabemos que ao BB isto não interessa.desculpem quero viver o resto que me resta

    ResponderExcluir
  51. o JUVENTESPOLIANO não tá nem aí pra nós

    ResponderExcluir

Poste seu comentário