quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Falta de Ética nas Redes Sociais

Caros Colegas,
Eu sempre me pautei pelos valores e princípios que considero corretos e que serviriam como exemplo para os meus filhos. Sempre fui muito rigorosa em relação a isso, talvez porque criei meus filhos sozinha, sem pensão alimentícia e eduquei-os da melhor forma que podia e me cobrava muito em relação à forma correta de educar para que fossem cidadãos decentes, tanto que meu filho hoje é PhD e, atualmente trabalha como pesquisador em Harvard na área de Imunologia. Cobro muito dos meus alunos de graduação uma postura ética em relação aos seus trabalhos, provas e postura em sala.

Nesta eleição da Anabb tanto se falou em ética, porém as pessoas que tanto pregaram uma postura ética impecável cometem um erro muito grosseiro e inaceitável nas regras das redes sociais. Copiaram a matéria que escrevi e postei no dia 10.11.11 sobre a Previ (e a Previ, como vai?), jogaram nas redes sociais (AcordaBB, BB Funcionários-yahoo, Funcis-do-BB, porém sem indicar a fonte. Que coisa feia! Se fossem meus alunos estariam reprovadas, pois não admito tal postura. Não tem o menor problema de utilizar minha matéria, mas inclua a fonte, o nome do autor ou o link onde achou a matéria. Isso se chama "Plágio" e plágio é falta de criatividade. Sabe o que é "aspas"? Elas servem para referendar o texto de alguém, depois vem o ponto e o NOME DO AUTOR. Simples assim.
Tem gente que fala tanto em ética, que cobra tanto isso dos outros, porém, muitas vezes, esquece de aplicá-la na sua vida diária. Para refrescar a memória: O que é etica? A palavra grega "ethos" significa "caráter". Segundo o filósofo e teólogo Mario Sérgio Cortella, "é um conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as três grandes coisas da vida: quero, devo, posso. Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e é o que você deve". Como os colegas podem verificar eu utilizei as "aspas" e o nome do autor.


Eu gostaria de me desculpar pelo meu desabafo, porém eu ainda acredito que o Brasil possa ser um país ético e vou continuar acreditando nisso e farei a minha parte como educadora e representante dos associados, só lamento que nem todos hajam desta forma.

Aproveitando a oportunidade, lembrei-me de um poema que gosto muito da Elisa Lucinda, que reproduzo abaixo para reflexão.

"Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.
Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.
Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

5 comentários:

  1. É, a oposição venceu. E agora, o que acontecerá com nossa ANABB, Cecília?

    ResponderExcluir
  2. Grande Cecília, líder na votação ANABB muito bem seguida pela Sra Graça e Dona Isa Musa!!!! Não se apoquente com esses blogueiros que existem por ai. Eles não sabem escrever, não entendem nada de Previ e seus blogs só servem para desancar você, ANABB, Federação e dona Isa. Como não sabem escrever, copiam quando alguem fala com tanta propriedade sobre Previ como a senhora. Não se dê ao trabalho. Se existem 100 pessoas que os leem é muito, enquanto a senhora, Dona Cecília, TEVE 9.112 VOTOS PARA A ANABB no mínimo, 9112 colegas a conhecem a respeitam Esqueça esses blogueiros de meia tijela. Não vale a pena sequer responder a eles. Faça como a senhora Isa Musa, pois já reparei que ela jamais se dá ao trabalho de bater boca com seus desafetos.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo José,

    Você tem total razão, mas é que me irrita profundamente essa forma de agir. Eu não acho correto, foi por isso que eu desabafei.

    Quero aproveitar para agradecer a todos os colegas que me apoiaram. Estou publicando essa última parcial.
    Em relação ao resultado final, onde a oposição ganhou, Francisco, isso faz parte do processo democrático e eu conheço as pessoas que foram eleitas e a grande maioria é formada por pessoas que poderão agregar muito à gestão da Anabb. Alguns só mudaram de lado, estão na Anabb há muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. Cecilia,/

    Não era vontade postar mais nada por desilusão com tudo. Revolta-se ver 6 ministros cairem e verificar que tudo continua bem na terra do abrantes.Triste muito triste foi e é a falta de comunicação da Previ. pior a da Anabb que nada publica de suas provid~encias em nosso favor. cadê a Diretoria de lobby junto ao Parlamento? sumiu? a comunicação das associações de um modo geral parece até um jornal nacional bem bem pobre em se reivindicar. Porém a hora é de esperança vi , sorri e gostei de algumas figuras ditas imbatíveis serem expurgadas da Anabb, sinceramente não sou sádico porém votei e vibrei com a derrubada de alguns. Não podemos ficar satisfeitos com tudo é preciso luta para que não elevem a Diretoria pessoas incapazes. Porisso abro aqui uma palavra para mostrar a Anabb que respeitem a esmagadora maioria e elejam vocês para a Executiva há não ser o impedimento de algumas pois por exemplo Da. Graça é peça primordial na Cassi. Um breve até logo para as eleições da Previ, os asociados passam a cordar para a realidade. Porém agora é só parabéns e de púlico parabenizo vocês Cacília e Da,. Graça minhas amigas pela esmagadora votação .

    ResponderExcluir
  5. Caro Domini,

    Muito agradecida pelo apoio demonstrado durante todo esse período. Não fique tão desanimado com essa falta de ética. Precisamos acreditar que isso pode mudar e que há pessoas realmente sérias neste país. Caso desistamos de acreditar nisso, tudo ficará muito mais difícil de mudar e fácil de continuar a corrupção. Fiquei muito feliz com o número significativo de mulheres eleitas. Nada contra os homens, mas é que sempre somos minoria em todos os contextos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário