quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Quais são as novidades?

Caros colegas,

Tenho recebido alguns emails solicitando minha opinião sobre algumas denúncas que têm circulado na internet. Eu me manifestei pouco em relação a essa matéria pelo simples fato de que alguns pontos levantados não tinham sido totalmente esclarecidos pela entidade, porém agora não tem porque não colocar meu ponto de vista sobre essas questões.

Em primeiro lugar, gostaria de informá-los que não entrarei na lógica perversa de detonar certos dirigentes em função de denúncias vazias. Não vou negar que não existam problemas na Anabb, existem sim, porém são problemas de gestão e, até o momento, nada foi apresentado que colocassem essas questões como ações ilegais ou fora dos normativos da entidade.

A saída da Diretora  Elaine foi em função dos conflitos existentes entre os diversos dirigentes da entidade e que estavam prejudicando sua governança. A entidade não podia parar e os conflitos estavam prejudicando a gestão. Sempre me relacionei muito bem com ela e, inclusive, ela continua na gestão do AnabbPrev.

Em relação ao seguro, o que ocorreu é que a Anabb decidiu trocar de corretora em função de diversas falhas detectadas nos pagamentos de sinistros aos associados. A diretoria decidiu trocar a seguradora pela Icatu, empresa muito renomada no setor. Em função dessa mudança, houve dificuldade de se conseguir uma corretora que assumisse os problemas deixados pela empresa anterior e, por isso foi contratada a Just Life, que já está no mercado há um bom tempo e com vários clientes cadastrados. Nessa ocasião, o Valmir já não fazia parte da gestão da Anabb. O problema maior desse episódio foi a falta de um controle mais eficaz, porém nada que não seja devidamente solucionado daqui para frente. Nesse caso, ficou muito claro para mim que existe uma certa frustração por parte da antiga Corretora de não estar mais trabalhando para a Anabb e, como em um casamento desfeito, nem sempre a relação de ruptura é amigável.

Em relação à renúncia do Douglas da diretoria e suas denúncias, eu considero que sua revolta foi em função da não aprovação do jornal que estava praticamente pronto e do livro comemorativo. A Anabb sempre teve a postura de não liberar jornal perto do processo eleitoral, o que eu sempre concordei em função de não tumultuar as eleições. O que pode ter faltado, no meu entendimento, foi uma boa comunicação entre a diretoria para que sua área não despediçasse tempo em um jornal que não sairia. Da mesma forma, eu achei sua postura um tanto oportunista, tendo em vista que o mandato terminará em dezembro. Se há problemas na gestão, se há falta de controles devidos, os dirigentes tinham que se unir para resolver os problemas levantados e não tentar dar uma de herói e sair falando mal da entidade e de seus dirigentes faltando dois meses para seu mandato terminar.

Bom, meus caros, essa é a minha posição. Fui diretora da Anabb por dois mandatos e conheço bem como funciona a entidade. Se há problemas, vamos resolver, porém não vamos aproveitar falhas na gestão para sujar o nome de pessoas que construíram a maior entidade da América Latina com mais de 100 mil associados e que representa um exemplo de associação de pessoas. Até que provem o contrário, eu continuo confiando e apostando no time da ANABB.

Um comentário:

  1. Suas explicações são claras, simples e convincentes. O erro da ANABB persiste em manter a Corretora Just Life, pois ela pertence ao Valmir Camilo e família. Isso pode até não ser ilegal, mas sabendo dos fortes laços entre o Valmir e a ANABB fica imoral. Existem centenas de corretoras neste país e não há razão plausível para a ANABB contratar logo a corretora do Valmir. Tenho esperanças de que o próximo mandado de vocês à frente da ANABB vai se iniciar com uma boa notícia: a de que a ANABB rompeu com a Just Life e contratou outra seguradora sem nenhum vínculo com dirigentes ou ex-dirigentes da ANABB. Do modo como está, parece que a ANABB quer continuar provendo a família Camilo mediante corretagem. Pega mal, muito mal.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário