quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Notícias da Previ

Não podemos deixar de sentir orgulho com tanta grandiosidade do nosso fundo de pensão. As notícias que circulam na mídia têm sido muito favoráveis a PREVI, porém as notícias que interessam diretamente aos associados, nem tanto. Nenhuma sinalização sobre revisão do Empréstimo Simples, ponto que vários colegas têm levantado nos diversos ambientes de discussão online. Infelizmente, nada oficial sobre a elevação do limite e prazo.

Previ é o 24º maior fundo de pensão
Com patrimônio de US$ 91 bilhões em dezembro de 2010, a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, é o 24º maior fundo de pensão do mundo e o maior da América Latina, de acordo com ranking elaborado pela publicação norte-americana "Pensions & Investments". O crescimento patrimonial da Previ, de 12,6%, ficou acima da média do setor (10,9%), puxado, em grande parte, pelo boom imobiliário e pelo grande crescimento que a Bovespa vinha experimentando antes da crise.
Ricardo Flores, presidente da Previ, atribuiu à boa gestão dos ativos e ao crescimento da economia brasileira a subida de mais um degrau no ranking mundial. Ele assegurou que a liquidez da Previ tem assegurado ao fundo atravessar a crise sem vender títulos que estejam em baixa na Bovespa.
"Não realizamos nenhum prejuízo", diz, usando o jargão de mercado que significa não vender ativos por preço abaixo do desembolsado na compra. Lembrando que o patrimônio atingiu, no fechamento de 2010, R$ 152 bilhões, Flores afirma que as aplicações em imóveis e em renda fixa complementam o ?lastro seguro? dos investimentos em renda variável. (O Tempo/Correio Braziliense)

12 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Quer-nos parecer, s.m.j., que Você se encontra sensibilizada com os diversos pleitos que rolam na rede a favor do realinhamento do produto ES-Previ. Gente muito boa, equilibrada e com pleno domínio da matéria já escreveu sobre o assunto e se dirigiu diretamente ao Sr. Diretor de Seguridade solicitando que ele adote as providências de competência objetivando disponibilizar o produto com a combinação 150/150. Como Você mesma reconhece até o momento foram totalmente frustradas as iniciativas nesse sentido. O Sr. Diretor de Seguridade ignora os pedidos dos associados. Entendo que tenha chegado a hora, aliás, acho até que já passou da hora de alguém da Anabb se manifestar publicamente sobre o assunto. Pois é, ninguém melhor do que o conselheiro deliberativo eleito da Previ e seu par de diretoria na Anabb, o Sr. William Bento, para capitanear esse processo de desencalhe do realinhamento do ES-Previ. Vale registrar que de nada vai adiantar para inúmeros tomadores se a nova configuração não contemplar, pelo menos, um aumento significativo no prazo para pagamento das prestações. Em anos anteriores vimos o Sr. William assumindo a postura que todos poderiam esperar dele, qual seja, a de se portar como legítimo interlocutor dos anseios e necessidades dos associados do “PB-1”. Este ano imagino que não deverá ser diferente. Ou será que eu estou errado? À vista do exposto ficaremos no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,
    Nunca vi tanto sadismo ou seria masoquismo? notícias para nós somente saem no site do grande fundo tipo cuidados com os empréstimos, etc, etc e o pior entraram na área de saúde para falar sobre constipação .Seria isto necessário para um dos maiores fundos do mundo.Parece coisas lá da Líbia ou aliados sul americanos em suas doutrinas

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge,

    Eu acredito que a postura do colega William não mudou. Ele sempre foi grande defensor desses aumentos anuais tanto do limite quanto do prazo.

    ResponderExcluir
  4. Dna. Cecília a Sra. foi diretora de Planejamento desse nosso fundo de Pensão (24º do mundo) como a srª. vê a possibilidade de blindar esse fundo de maneira a garantir os proximos pagamentos de benefícios até a extinção do PB1. sem sofrer os solavancos POLITICOS, ECONOMICOS, FINANCEIROS do mundo globalizado, e como isso pode ser viabilizado POLITICAMENTE.

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Todos nos sabemos o que muito colaborou para este "enorme patrimônio" da Previ e a sua colocação neste ranking: A apropriação das contribuições dos participantes que se desligaram nos diversos Planos de Desligamento (in)Voluntários - as anteriores a março/80 e os 2/3, de milhares de ex associados.
    A Justiça tarda, mas não falha... A Previ ainda vai ter que nos devolver o que nos foi tomado...

    ResponderExcluir
  6. Cecília, todos nos sabemos a custa do que a Previ amealhou este enorme patrimônio e chegou a esta colocação no ranking mundial: "A apropriação indébita da contribuição anteriores a março/80 e os 2/3 (reserva matemática/patronal) dos milhares de ex-associados que se desligaram do BB/Previ por conta dos famigerados Planos de Desligamento (in)Voluntários.
    A (in)Justiça tarda, mas não falha e a Previ ainda vai ter que nos devolver o que nos foi surripiado.

    ResponderExcluir
  7. Prezado colega Cecília e demais companheiros,

    É com grande alegria que comunico que o nosso Abaixo-assinado ultrapassou as 10.000 assinaturas.

    Esta vitória parcial é de todos. Dos colegas que presidem a AFABB-Tupã (SP) e que elaboraram o excelente texto de nosso Abaixo-assinado (eu apenas o adaptei para servir também de instrumento eficaz de clamor de todos os Participantes e Assistidos dos Fundos congêneres ao nosso), dos colegas que batalharam para que ele chegasse ao conhecimento deste número fantástico de assinantes, e de todos os seus conscientes assinantes.

    Estamos mais uma vez provando ser o dito popular "A união faz a força" inequivocadamente verdadeiro. Quanto mais forças adquirirmos em nosso Movimento, mais condições reuniremos de consertar tudo o que está errado dentro de nossa Previ, Cassi e com relação aos nossos "pseudo" representantes nas diversas Entidades que deveriam de fato e de obrigação nos defenderem das diversas forças governamentais vilipendiadoras do patrimônio alheio, principalmente do patrimônio dos "cabeças-brancas".

    Continuemos com nossa hercúlea batalha rumo à conquista de nossos razoáveis e justos objetivos. Avante guerreiros do bem !!!!

    Um forte e fraterno abraço a todos

    Juarez Barbosa

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, colega Juarez.

    Isso demonstra que, quando queremos, sabemos nos unir em defesa de um interesse comum e, como dizia um trecho da música dos Saltimbancos, do nosso querido Chico Buarque: "Todos juntos somos fortes, não há nada a temer..."

    ResponderExcluir
  9. Passado o Pânico da Crise Financeira Internacional vivida em 2008 ocasionada pela Bolsa de Nova York, e, ainda, as eleições para Presidente, onde tivemos a Dna. Dilma sendo eleita, motivo pelo qual reforçaram-se os ânimos na fiscalização do Fundo podemos dizer que não caíremos mais não éh mesmo? Até porque são definidas estratégias anuais e descendiais pela ABRAPP com o objetivo de alavancar o crescimento dos Fundos de Pensão.

    Bom. tomadas as cautelas (precauções) direitos e deveres resquardados, manifesto o meu desejo de que solucionem o assunto do ES nos moldes acima mencionados pelo Ex colega Jorge Teixeira de Araruama Rj.
    atentando sobretudo para o patamar que foi sugerido pelo Sr. João Rossi Neto,que a meu ver atenta para o pânico indesejável de nós aposentados por invalidez e pensionistas, na qualidade dos que possuem menores ganhos a fim de evitar que o mal que cresça.

    ResponderExcluir
  10. No blog do Medeiros, consta que ES vai ser melhorado no valor e prazo. Alguém sabe algo?

    ResponderExcluir
  11. Caro Eudes,

    Eu desconheço qualquer novidade em relação à revisão do ES. Pelo que fiquei sabendo só iriam atualizar o limite pelo índice INPC.

    ResponderExcluir
  12. Não acredito que o ES saia.Estamos perdendo o nosso tempo.A Diretoria da Previ não está nem aí para nossos problemas.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário