sexta-feira, 12 de junho de 2009

PREVI reajusta aposentadorias e pensões em 5,44%

Os aposentados e pensionistas recebem em junho reajuste nos benefícios da PREVI. Para os benefícios concedidos até 30/6/2008, o índice de reajuste acumulado da PREVI foi de 5,44%, correspondente ao INPC acumulado entre junho de 2008 e maio de 2009. O INPC é o indexador dos planos de benefícios da PREVI e é o mesmo utilizado pelo INSS para reajustar seus benefícios

Esse é o 13º reajuste desde a criação do Regulamento do Plano de Benefícios 1 e totaliza o índice acumulado de 197,07% desde 1997. No mesmo período, o INSS acumulou 135,96%. Veja tabela abaixo:


Ano PREVI % INSS %
1997 5,69 7,76
1998 4,69 4,81
1999 7,88 4,61
2000 14,20 5,81
2001 10,90 7,66
2002 9,39 9,20
2003 30,05 19,71
2004 7,97 4,53
2005 6,92 6,35
2006 2,75 5,01
2007 3,57 3,30
2008 6,64 5,00
2009 5,44 5,92

Acumulado 197,07 135,96

Fonte: www.previ.com.br

100 comentários:

  1. Que vergonha !
    Esta atual Diretoria da PREVI conseguiu, em 2009, PERDER para o INSS (Vejam só: O INSS corrigiu seus beneficios em 5,92% ).
    Tenho até asco em escrever o pífio reajuste concedido "como manda o nosso regulamento" hahaha !!!(rsrsr)...!!!
    Quem perde pro INSS não empata nas próximas eleições!
    Erraram feio :(Politicamente "se suicidaram")

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à Previ por este grande aumento, de fato a comparação é estrondosa,

    ResponderExcluir
  3. Não vejo nenhum mérito em a Previ ter concedido nesses 13 anos reajuste maior que o do INSS, posto que o INSS sempre se utilizou de um único índice de correção, já a Previ se utilizava do IGP-DI, cujas diferenças em alguns anos, foi brutal. A Previ é tão mesquinha em conceder o aumento que neste ano NÃO arredondou nem os milésimos: Ou seja, em vez de conceder logo 5,45% preferem os exatos 5,448480. Enquanto isso, vamos para o 5º ano de superávit seguido com evidente desequilíbrio do Plano 1. E por que o desequilíbrio? Porque não distribuem o percentual do excedente a quem de direito. Se concedessem um aumento maior agora, com base nas reservas superavitárias, o Plano voltaria a ser equilibrado novamente. Olhem o patrocinador, já não abocanhou sua parte? Por que não fazemos o mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    A divulgação desse percentual, ridículo, de correção dos benefícios nos remete à conclusão de que há necessidade de a Diretoria Executiva adotar providências imediatas objetivando por em prática a única possibilidade hoje existente para propiciar mais recursos em poder dos associados. Para não perder o foco, estou me referindo pela “milésima” vez ao realinhamento significativo de teto e prazo de pagamento do ES. Outros fundos de pensão já se anteciparam e cuidaram para que os seus associados tivessem algum tipo de desafogo neste mês de junho/2009. Esperamos que com a Previ, classificada como o maior fundo de pensão da América Latina, não seja diferente. Reconheço que Você tem dado demonstrações claras e inequívocas de que está ao lado dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”. Tem envidado todos os esforços para que esse realinhamento se torne realidade. Não tenho procuração e não sou porta-voz de ninguém. Sei também que a área responsável pela realização de estudos (se é que há a necessidade de estudos) não é a sua diretoria de planejamento. Mas, mesmo assim, me atrevo a solicitar, em nome dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”, que Você apresente na próxima reunião de diretoria esse pleito que, se aprovado, virá ao encontro dos anseios de todos. Ficaremos no aguardo de sua breve e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  5. Que noticia!Acho que voce nem precisava por essa noticia no blog.
    A Previ(todos) tinha que se envergonhar,porem......E um deboche!

    ResponderExcluir
  6. so' nos resta sonhar. A PREVI 'SEGUIU'os tramites legais, e vai dar 5,44%.
    e a soberania do conselho, nao poderia dar um adiantamento? ou mexer no prazo do emprestimo silmples.
    sinceramente. a gente fica assistindo tudo e nao pod fazer nada. Comparo a um bolo grande feito pela nossa mae e esta na geladeira. so que nao podemos come-lo. Nao pode, e' so' pra mostrar aos vizinhos que nos visitarem, que nos ostentatamos. e o bolo ali parado, corroendo,estragando e ninguem pode mexer.at'e que alguem chega(as visitas-governo,BB,spc)e abocanha. Afinal para quem e' o bolo?(superavit,patrimonio liquido).

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecilia,

    Já postei esse comentário na Matéria "Fundos de Pensão vão poder correr mais riscos", acredito que nunca é demais sabermos o que acontece com o nosso patrimônio:



    A Previ é vanguarda no que diz respeito a correr mais riscos:

    Nota publicada no Jornal O Dia, 11.06.09, Coluna Bruno Astuto:

    ""BATATA

    Fracassou mais uma vez o desejo da Previ passar adiante o Complexo do Sauípe, na Bahia.
    Ibertola e CVC visitaram as instalações e ficaram de ter um contato com o Governo da Bahia, mas nenhum representante oficial deu as caras na reunião marcada. Os Presidentes das Empresas pegaram seus respectivos jatos e partiram.
    Agora a Previ vai continuar segurando o mico.""

    Qual foi o posicionamento da Previ com relação ao ocorrido?
    Aguardo resposta.
    Abraços,
    Jane ( Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,
    Já podemos saber os resultados do balancete de maio/2009 ?(Plano 1)

    A rentabilidade de abril/2009 já está publicada no site da PREVI:
    Acumulamos, em 2009, Total de 9,58% para o Plano 1 e 9,54% ao outro Plano
    Que beleza, hein ? Ótimo desempenho !

    Temos a lastimar que os participantes do Plano 1, agora são MENOS que 123 mil pessoas !
    (Puxa: estamos morrendo rápidamente, pois éramos MAIS de 131 mil pessoas quando o Plano 1 foi "fechado" em dezembro/1997 ).

    ResponderExcluir
  9. Cecília, Há uma previsão estimada para o julgamento em definitivo da ação que suspende a utilização do superávit?

    ResponderExcluir
  10. Cecília, Você que é nossa imprescindível aliada, sempre pronta a nos atender; sendo a titular da DIPLA, fale com os outros diretores, Sérgio Rosa, Francisco Alexandre, Fábio Moser, Joílson Ferreira e também o branquela José Sasseron, tentando persuadi-los de que seria bom para todos um limite novo de 80 mil com prazo de 96 meses para o Empréstimo Simples. A alegação de que a dilatação do prazo oneraria a prestação não se sustenta. Senão, vejamos: Fiz um simulado do CDC Salário no BB à taxa de 1,93% ao mês ( 3 x a da Previ ) e o resulatdo foi (com base em mil reais.)
    84 meses - R$ 27,08
    60 meses - R$ 30,97
    A diferença para o mesmo valor tomado é insignificante. É lógico que na alteração de valor haveria acréscimo mas nada que não seja perfeitamente administrável.
    Vai, Cecília, leve aos demais diretores! Nos ajude mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. Cecília,
    você tem notícias sobre a audiência pública ocorrida no dia 09.06.09, na Câmara dos Deputados, sobre os fundos de pensão ?

    Claudio

    ResponderExcluir
  12. FAÇAM SENHORES UM CALCULO DE QUANTO A PREVI GANHOU EM PERCENTUAL DE 1997 ATE 2009 E QUANTO ELA NOS DEU DE AUMENTO. NAO DA MAIS PORQUE?

    ResponderExcluir
  13. Paulo,
    Ainda não recebemos o balancete de maio. Assim que ele tramitar pela Diretoria, eu divulgarei aqui no blog.

    ResponderExcluir
  14. Ari,
    Esta é a pergunta mais difícil de responder, principalmente com a Justiça que temos.

    ResponderExcluir
  15. Colegas Ari, Cecilia e Leitores,
    A Justiça que temos apenas APLICA os 40 embargos protelatórios que existem e entravam o Judiciário até o julgamento final de uma causa.
    Quem "fabrica e manda aplicar" estes 40 recursos existentes é o Poder Legislativo (Deputados, Senadores e até Vereadores!). Os nossos legisladores alegam que assim "dão amplo direito de defesa" pouco se importando se a sentença final de uma causa levará décadas !

    Notem que a nossa PREVI também usa destes 40 recursos para protelar a decisão final de nossas ações judiciais em que pedimos"bônus 200 anos","3 abonos-salariais","Cesta-alimentação","Renda Certa-30 anos", etc. etc.

    Se voce, caro leitor, quiser deixar "algo mais" para seus herdeiros, pense em entrar na justiça pelos seus direitos,(retroagem 5 anos) por que após décadas de recursos protelatórios, COM CERTEZA a nossa Previ vai perder estas ações e voce, se já estiver morto, beneficiará os seus herdeiros, que se habilitarão nas ações vitoriosas!(Não fique com peninha da nossa PREVI, pois ela já está reservando tais verbas judiciais em seu balanço- Já tem +R$ 1,2 bilhões de reais contabilizados em "Exigivel Contigencial").

    Todavia, se morrermos ANTES dos ingressos das ações judiciais, levaremos à tumba os "nossos direitos..."e NADA restarão aos nossos herdeiros legais (que lástima, hein ?)
    Pensem nisto e não sejamos egoístas!

    ResponderExcluir
  16. Colega Ari, pode ter certeza de que sera bem rapido.O banco ja esta entrando em acordo com o Sindicato e em breve levara o dele.
    O nosso sera na proporçao que ja falei anteriormente: cinco para mim e um para voces.

    ResponderExcluir
  17. Colegas....,nao se preocupem,=;.ç~.,do jeito que a Previ está tratanto seus associados, em 2010, sei nao mais seremos menos e em muito.....acontece......que muitos que pensam em se aposentar...podem tambem...viajar com os que irao ao patamar superior. Ou vamosfalar com o Presidente para resolver o nosso problema, sim porque somente o Lula se preocupa comos aposentados......Vamos la,ari e cia vamos forçar uma reunião em Brasilia e falar com o Presidente antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  18. A noticia abaixo pareceu-me ser do interesse de todos (inclusive para a questão do renda certa e para a questão do valor da aposentadoria para quem aposentou antes do indice de 100%)
    "Justiça confirma a troca de aposentador
    Paulo Muzzolon - Agora S.Paulo

    Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se já aposentaram, mas que continuaram trabalhando e contribuindo para a Previdência podem garantir um novo e melhor benefício.

    Além disso, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já decidiu que esses segurados, quando pedem a troca da aposentadoria --chamada juridicamente de desaposentação--, não precisam devolver a grana que já receberam do INSS.

    Em uma decisão recente do tribunal, publicada no "Diário Oficial da Justiça" no dia 25 de maio, a ministra Laurita Vaz decidiu que a troca do benefício "não implica em devolução dos valores percebidos, pois, enquanto esteve aposentado, o segurado fez jus aos seus proventos".

    Segundo o advogado Aloízio Cipriani, que ganhou a ação, o segurado, de Santa Catarina, se aposentou com 32 anos e nove meses de trabalho, em 1996, mas continuou trabalhando até 1999, quando completou 35 anos e cinco meses de serviço. "Ele trocou uma aposentadoria de 82% do benefício por outra de 100%, sem precisar devolver o dinheiro que já recebeu", afirma o advogado.

    PROCESSO RÁPIDO

    Esse processo demorou cerca de um ano e meio. O juiz de primeira instância negou o pedido. Na segunda instância, o segurado ganhou, mas o juiz determinou a devolução do dinheiro que ele já havia recebido. "Mas essa devolução não interessa, senão a troca acaba não sendo vantajosa", afirma Cipriani. Em última instância, o STJ concedeu a troca e não exigiu a devolução dos benefícios recebidos.

    "É uma nova fronteira do direito previdenciário, um novo parâmetro que está surgindo para os segurados que continuaram trabalhando. O STJ está sendo rápido nos julgamentos", diz o advogado.

    De acordo com a advogada Marta Gueller, em São Paulo, os juízes estão julgando de forma parecida. "Alguns juízes não concedem a revisão, e outros mandam devolver o dinheiro já recebido. Tem que brigar até chegar no STJ", diz.

    A maior vantagem é para quem se aposentou de forma proporcional. Além do fator previdenciário, ele pode ter um corte de até 30% no benefício.

    SEGURADOS PRECISAM MOSTRAR CÁLCULO PRONTO

    Os segurados que forem pedir a troca da aposentadoria deverão apresentar, no pedido de ação, o cálculo de quanto seria o novo benefício. Sem isso, afirma a advogada Marta Gueller, dificilmente o juiz irá aceitar o pedido de revisão. "Tem que mostrar para o juiz que o novo valor é melhor. Por isso, é preciso consultar um especialista."

    O cálculo servirá para o trabalhador descobrir se a troca será mesmo benéfica.
    Um benefício proporcional concedido até dezembro de 1998 pode ser mais vantajoso que um integral calculado depois, mesmo que o segurado tenha trabalhado por mais tempo, devido ao fator previdenciário, que passou a ser usado em 1999. "Se muda o período de cálculo, tem que conferir se há mesmo vantagem no novo benefício", diz a advogada. "
    Fonte: Blog dos Eleitos da Previ.

    ResponderExcluir
  19. Colega anonimo,voce me irrita cada vez que fala no Lula.Acorda!Desde quando o Lula se preocupa com o aposentado?Me poupe.Ele esta numa boa, so viajando com nosso dinheiro(do povo).

    ResponderExcluir
  20. isso ai anonimo, eu vou a Brasilia, vamos, ari, paulo,jane e todos os blogueiros......vamos lá pensionistas, aposentados edependentes......

    ResponderExcluir
  21. Cecilia, 5,44% não chegou nem ao menos aos 5,45%, divulgado por você e ainda perdemos para o INSS, que vergonha. Vamos eleger Jorge Teixeira (Diretor Seguridade) colegas blogueiros.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se existi a possibilidade de a PREVI implementar um novo tipo de beneficio nos mesmos moldes existente do INSS que é o auxilio-acidente. O auxilio-acidente é uma indenização paga ao trabalhador quando, após a consolidaçao das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza resultem sequela definitiva que implicam na redução da capacidade para o trabalho que o empregado habitualmente exercia. Questiono essa possibilidade, pois assim como aconteceu comigo, muitos colegas lesionados, voltam a trabalhar e tem a gratificação de caixa extinta por força da doença adquirida. Agradeço a atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  23. Minha querida CECÍLIA.
    Como já foi colocado pela amiga que a diretoria aprovou a liberação da carim aos que já pegaran e quitaran seus financiamentos imobiliario,quanto tempo tem o conselho deliberativo,para deliberar sobre esta questão.
    e qual o criterio de seleção para que tenhamos mais este direito a nossa disposição.
    Obrigada ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  24. E pessoal, a coisa ta feia!!!!Hoje sao 16 e nao aparece o contra-cheque no site da Previ.

    ResponderExcluir
  25. Por simples curiosidade, vocês sabiam que já foi aprovado pelo dois conselhos a volta da Carim para quem já liquidou contratos, isto há mais de 15 dias?Esperando o quê para nos transmitir as informações? apenas o site se adequar , como sempre, às mudanças.Como se vê a Previ ,quando se trata de cposa de nosso interesse anda aos passos de tartarura e por fim que empréstimo veículo funci e salário funci os juros continua, inalterados enquanto para outros clientes baixa todo dia?Isto apenas é para mudar o foco do assunto dessa vergonha que é nosso rejuste(o Leão devorou quase tudo)

    ResponderExcluir
  26. Para a cúpula da PREVI, recheada de petistas a serviço do BB, quanto mais cedo morrermos todos melhor, pois, assim, o plano se encerra e o patrimônio vai para o governo. E sabem da última? Se antes seu tempo ocioso era preenchico com batalha naval hoje se sofisticaram. Dedicação em tempo integral para consulta às atualizações do obituário da CAPEC. Ali há muito com que se deleitar.

    ResponderExcluir
  27. Envio esta mensagem por imaginar que ela se somará ao desejo de milhares de associados que de igual modo nos ressentimos com a falta de consideração da Previ de ofertar o empréstimo simples muito aquém dos valores apresentados por outros Fundos, prazos irrizórios se comparados a outras instituições e porque não suspender os pagamentos temporariamente até que se libere o NOSSO SUPERAVIT. Entendo que o Emprétimo Simples se constitui num paliativo de mau gosto e de mau tamanho. O NOSSO FUNDO de pensões não é o maior, porque tem que ser o menor na hora de oferecer um empréstimo com os recursos por nós criados. É impressionante como temos zelosos guardiões doNOSSO SUPERAVIT,na minha maneira de pensar um exagero. Mas teremos eleições e sabneremos responder desta vez expressivamente.O fato de enviar esta mensagem neste espaço é porque acredito na seriedade de Sua Pessoa e sem dúvida tem o reconhecimento de todos. Um abraço e meus respeitos. GRATO

    ResponderExcluir
  28. Colega anônimo,
    Infelizmente, no caso da Previ não existe esse tipo de benefício. A possibilidade de ser incluído como benefício existe, porém precisa seguir todo o ritual de mudança de estatuto e regulamento como outras medidas de melhoria de benefícios, mas eu acredito que é uma excelente proposta, pois geralmente as pessoas não pensam muito em situações que envolvam doença e acidente, pois partem do pressuposto que isso nunca acontecerá com elas. Como os casos não são tão volumosos (graças a Deus!), o custo de uma medida como esta não seria tão alto.

    ResponderExcluir
  29. Rosalina,
    O Conselho já aprovou. O que falta é a implementação, que segundo a área técnica, necessitará de alguns meses para adequar o sistema.

    ResponderExcluir
  30. Causam-me indignação comentários maldosos, covardes e parciais! Reconhecido espaço de exposição de idéias, sugestões e críticas, este blog revela-se como única fonte de desabafos, comuns a todos nós. Devemos, a todo momento, agradecer por este espaço, pois não podemos esperar nada da Previ, muito menos do blog dos "ELEITOS DA PREVI", que foi criado para tentar ludibriar os associados em troca de votos em eleições vindouras. Portanto, deixemos de lado o anonimato, que esconde pessoas pouco interessadas nas causas que realmente valem a pena, e juntemos forças para lutar contra o que realmente se mostra ameaçador para todos nós: A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DA PREVI, que não trata em nenhum canal de comunicação, dos reais interesses dos aposentados! E quanto ao comentário do colega José Forte, fico feliz por ele que, como outros com raridade, devem estar nadando em piscinas construídas com nosso dinheiro do RENDA CERTA, sem passar por necessidades, muito diferente da grande maioria! Obrigado Cecília, por sua coragem e determinação. Sabemos que temos uma luta desigual, mas com sua ajuda, conseguiremos amenizar nossas dificuldades. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  31. Coitado desse nosso colega anônimo... O "Lulla" nem vai recebe-lo. Pensa que ele se imnporta conosco? Só pensa em garantir o dele.

    ResponderExcluir
  32. SE PASSAM QUINZE DIAS E NAO RESOLVERAM NADA, PERGUNTO? COMO E QUE APROVAM UMA MEDIDA SEM TEREM COMO POR EM PRATICA. A QUE SAUDADE DA MAQUINA FACIT, BURROUGS, DE ESCRVER, TELEFONE EM CABINA DA TELMA, A COISA FUNCIONAVA E HOJE COM TANTA MODERNIDADE, TEMOS UMA PREVI QUE EM AGILIDADE ESTA A DESEJAR E MUITO. VEJAMOS, APROVARAM O EMPRESTIMO PARA QUEM QUITOU O IMOVEL, E AINDA NAO O PUSERAM EM PRATICA, E QUANDO O FIZEREM NAO VAI MAIS ADIANTAR PORQUE OUTRAS INSTITUIÇOES PUBLICAS OU PRIVADAS JA O FIZERAM, E COMO FICARAM OS NOSSOS CAPITAIS, VAMOS EMPRESTAR PARA QUEM ? FALARAM QUE A PREVI VAI TER QUE ARRISCAR EMPRESTANDO, ORA SE O SERGIO ROSA FOSSE GERENTE DE UMA AGENCIA, ESSA EMPRESTAVA BEM POUQUINHO, POIS CREDITO CONSIGNADO QUE E O CASO DOS APOSENTADOS DA PREVI ESTA DIFICIL....IMAGINEM....

    ResponderExcluir
  33. Prezada Cecilia,
    Gostaria de saber se a Previ restringe ou possui alguma forma de controlar o pagamento de pensões a jovens viúvas. Soube que na Petrobrás já existe mecanismo para inviabilizar que senhores em idade avançada venham a desposar jovens com o único intuito de legar-lhes a pensão.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  34. Agora que a medida 26 foi pro beleleu (ou está prestes a ir, como todos sabemos, e como foi publicado neste blog há alguns posts atrás), qual a previsão para a implementação da proposta numero 1? (aquela de 500 reais mensais para todos, retroativo a janeiro de 2008)? Não me falem em "retomar as discussões", porque JÁ FOI DISCUTIDO. A proposta foi votada e venceu. E támbem é viavel financeiramente. E então? Teremos outra novela de um ano inteiro? Ou podemos ser mais rápidos? Proposta aprovada, medida derrubada (ou quase) e dinheiro em caixa. Falta o que? Heim Cecília?

    ResponderExcluir
  35. "O Senhor que formou o coração de cada um, está atento a cada uma de suas ações.” Salmo 33, 15.

    Saudações a todos, especialmente a você, Cecília.
    Justíssima a mensagem do colega Sérgio Figueiredo. Ele escreveu, serenamente, o que deve pensar a maioria de nós. Obrigado, Sérgio. Quero acrescentar, apenas que será um gesto de grandeza, não de fraqueza, por parte da Seguridade, uma forte modificação, já, no ES.
    Grato por tudo e paz e bem!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  36. Caro colega anônimo,

    Existe soberania nesse Conselho? Se não tem autoridade para adiantar um vale. Se o Banco já abocanhou sua pseudoparte no pressuposto de que a justiça determinará isso (sub-judice), por que o Conselho não adianta um valor por conta, aos reais detendores do direito ao Superávit? Ficaria par o final o acerto de contas quando o deslinde da Justiça. O Banco tem pressa. Os aposentados, necessidades.

    ResponderExcluir
  37. esse blog.... parece um filme sem fim

    ResponderExcluir
  38. Olá Cecilia
    Será que voce não pode fazer nada para se conseguir aumento do teto do ES e alongamento do prazo( R$100 mil/ 120 meses ), uma vez que praticamente não tivemos aumento do benefício e a situação da maioria é caótica, sei que não pertence a sua diretoria, pois é só voce que nos ouve.
    Afinal a tônica do governo é aumentar a oferta de créditos a juros baixos, o que a PREVI está esperando para emprestar o nosso próprio dinheiro. Penso até que a PREVI está sendo maquiavélica nos deixando nessa situação difícil, para o nosso tempo de vida ser menor e acabar logo com os aposentados do Plano I, assim fica logo tudo para o BB e o governo.

    ResponderExcluir
  39. Pessoal,no dia 10/06-9:24 fiz um comentario(soube na vespera) e me enganei publicando na primeira pagina onde diz Superavit Previ de 10/01/2008.Solicitei a Cecilia que transferisse para o lugar certo mas ela nao localizou(?)o comentario.Repasso agora.

    Triste noticia,nao saira nenhuma mudança no ES.Em agosto retornarao as pesquisas(ja feitas em 2008)sobre as propostas do superavit(aquelas feitas pela falecida Anabb).Todos estaremos totalmente deseperados com a penuria que nos encontramos e a ideia e que aceitaremos qualquer proposta da parte do Banco.Espero que os colegas,sem exceçao,nao façam a besteira de aceitar as migalhas que vao nos oferecer.O BB/Previ estao contando com nosso desespero.

    ResponderExcluir
  40. Colegas,leiam no site da Anapar -Direito Penal e os Fundos de Pensao.

    ResponderExcluir
  41. A quem interessar:Consegui um bom emprestimo no Unibanco/Itau.E so tentar.

    ResponderExcluir
  42. Ivan Rezende, de Goiânia, disse:
    O que o Odilardo comentou, já fiz, há alguns dias, uma sugestão aos "eleitosdaprevi" para que, até que seja solucionada a questão do superavit e também do ES (valor/prazo maiores), que seja feito um adiantamento a todos do Plano 1, de R$ 500,00/mês, a partir de jan/08 até jun/09 ( R$ 9.000 - IMP RENDA). o que resultaria em pouco mais de l bilhão. Só posso entender que os eleitos estão tomando providências, pois o assunto não foi divulgado em seu blog.
    Ivan Rezende.

    ResponderExcluir
  43. SIM O BLOG E UM GRANDE MEIO PARA CONVERSARMOS E DAI....SABEM QUANTOGANHA UM DIRETOR....ELES NAO ESTAO NEM AI PARA APOSENTOS, VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS,TRABALAR E PROCURAR JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  44. Prezado Sergio Figueiredo,

    Com todo respeito, não estou nadando em piscinas construídas com o "nosso" dinheiro do renda certa até porque nem aposentado sou. Quando registro que devemos ser cuidadosos com a distribuição do superativ è exatamente para impedir outra trapalhada como o renda certa. Os colegas que receberam o benefício não fizeram nada de errado, até porque acho que nenhum de nós iria devolvê-lo por problemas de consciência. Agora como o Valmir Camilo denunciou que houve erro na distribuição e não houve nenhuma manifestação posterior, acredito que os valores devem ser muito bem explicados aos órgãos encarregados da fiscalização.
    No mais, tenho posição diferente da tua neste quesito.Eu não quero receber grandes somas e depois ver o patrimônio do fundo em dificuldades para pagar os aposentados mais jovens ou os futuros aposentados. Conservadorismo na gestão de um fundo maduro é o que se espera.
    Agradeço a Cecília por manter aberto este espaço para discussão de assuntos tão importantes e que vem tendo pouca atenção dos participantes.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  45. Infelizmente, lendo a entrevista do Sr Valmir Camilo no último exemplar da ANABB, onde ele deixa claro que o BB não vai devolver nada do valor que embolsou na "mão grande" do superávit da PREVI, acho melhor digerirmos essa injustiça uma verdadeira aberração e partirmos logo para negociação da distribuição do que sobrou enquanto estamos vivos, uma vez que existe a hipótese dessa ação levar décadas para ser solucionada.
    Porisso com ou sem Res.26 derrubada na justiça, aprovação de SPC ou sei lá mais o que impede a tão aguardada distribuição do superavit, nunca vai ser de forma legal ou justa, vai sempre atender ao jogo de interesses do BB e do governo. É uma vergonha, mais ao menos a PREVI podia ter a decencia de nos adiantar algum valor, numa hora tão apertada para muitos, afinal é líquido e certo que temos direito a uma fatia do bolo.

    ResponderExcluir
  46. Agora voce disse tudo colega anonimo.Esse blog e um filme sem fim.Para mim esta sendo altamente estressante.O dialogo e somente entre nos aposentados,pensionistas,pdv.O que a Cecilia faz e so publicar nossas opinioes.Ela nao sabe,ela nao pode,ela acha,ela nao acha,nao e da alçada dela......Deixo para voces que se agarram a ele como unico meio de informaçao(?).Como outros colegas que deixaram de participar tambem fico por aqui.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  47. Cara Cecília, gostaria de tirar uma dúvida: estou me aposentando por invalidez e, caso isso aconteça, qual o tempo de contribuição que realmente passará a valer, ou seja, serei aposentado com o tempo que tenho na ativa ou automaticamente será como se tivesse contribuído por 30 anos? Agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  48. Cara Cecília,
    Todos os dias tem pedidos para que se reveja o ES, com aumento de valor e prazo. Fazendo uma análise superficial, vamos ver que são sempre os mesmos "gatos pingados" entre os quais me incluo, que pedem. Há algum movimento nesse sentido por parte de alguma associação ou grupo ou estamos sozinhos nessa luta? Tem alguns realmente desesperados, e esse tal de ANONIMO que escreve quase todos os dias, um dia está bravo, outro dia não e assim vamos vendo os dias passarem. Ainda há esperança que isso seja implementado ou é só fogo de palha? A Anabb outro dia publicou um comparativo com outros empréstimos de fundos mas ficou só nisso. Acho que não podemos mais contar com ela não é mesmo? O negócio dela agora é vender seguros, consórcio de imóveis, plano de previdencia, e quem sabe também virá aí um ANABBCAP, para concorrrer com o Ourocap. Parece que só temos você Cecília. Nos dê alguma esperança. Quando o assunto é o ES não vejo comentários seus.
    Um abraço,
    Carlos Ferrari

    ResponderExcluir
  49. Colega anônimo,

    Para os casos de aposentadoria por invalidez, a Previ considera o tempo integral para o cálculo das contribuições, ou seja 30 anos.

    ResponderExcluir
  50. Colega CECÍLIA.
    Gostaria de vir publicamente,em nome meu e de muitos colegas que ve na forma como a PREVI conduziu o epsódio do RENDA CERTA levando todos nós ao erro cometido.
    Na ocasio dos fatos a PREVI fez tudo que podia para aprovar esta iludindo muitos de nós pensando que haveriamos obter algum ganho ou melhor dizendo algum benefício.
    ocorre que foi tudo feito de cartas marcadas e usou os veiculos de comunicação da PREVI fazendo intender que todos receberian tal benefício.
    Não concordo com o modo que a PREVI sempre trata a todos nós seja APOSENTADOS OU PENSIONISTAS de modo desigual e prega em sua filosofia "ISONOMIA".
    Não tiro o direito legitimo dos que receberan,porque quem errou foi a condução do processo e nao os beneficiarios.
    A PREVI teria como reverter esta situação,deixando de fazer seus assistidos mendigar realinhamento de EMPRESTIMO SIMPLES, dando melhores condições de pagamento ao nosso proprio patrimonio,todos os bancos desde que o presidente LUIZ INACIO LULA DA SILVA abriu o credito consignado a todos.
    A PREVI vem de contra mão a todos os pedidos feitos pelo nosso presidente da republica e contra os legitimos donos do Fundo de PENSÃO CHAMADO PREVI.
    Queria so terminar dizendo que se todos nós ao inves de criticar uns aos outros,fossemos unidos nossa historia seria outra, e que somente a união faz a força.
    Obrigada minha querida CECÍLIA por nao deixar vencer por obstaculos que insurge em nosso dia dia.
    Grato ROSALINA DE SOUZA 18.161.320-4 APARECIDA DE GOIANIA GOIAS

    ResponderExcluir
  51. Ivan Rezende, disse: Há uns dez dias solicitei, no blog "eleitosdaprevi" que, até que se implemente o ES com maior valor e mais prazo e, também, até a distribuição do superávit, que haja empenho daqueles eleitos, junto à Diretoria Executiva da Previ, no sentido de conceder um adiantamento de R$ 500/mês, de janeiro/08 a junho/09 (R$9.000,00). Como a solicitação não foi publicada e nem houve resposta, só podemos imaginar que os eleitos estejam empenhando neste sentido.

    ResponderExcluir
  52. Cláudio,

    A Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) da Câmara dos Deputados requerida pelo Deputado Cléber Verde (PRB/MA) com a participação de dez deputados federais de diversos partidos Presidente da CDH, Luiz Couto (PT/PB), deputados Chico Alencar (PSOL/RJ), Cléber Verde (PRB/MA), Fernando Nascimento (PT/PE), Jairo Ataíde (DEM/MG), Luciana Genro (PSOL/RS), suplente da CDHM, Paes de Lira (PTC/SP), Pedro Wilson (PT/GO), Pompeo de Mattos (PDT/RS) e representantes da Associação Brasileira de Previdência - ABRAPREV.

    O Deputado Pompeo de Mattos e o Deputado Paes de Lira se mobilizaram em torno da causa e externaram a necessidade de aprofundar estas graves acusações. Inclusive, foi considerada pelo deputado Luiz Couto a convocação de uma segunda audiência pública com representantes do Superior Tribunal de Justiça, da Casa Civil, da Presidência da República e da Procuradoria-Geral da República. Ainda, o parlamentar disse que solicitará um parecer jurídico da Câmara dos Deputados sobre o decreto e também fará um requerimento de informação para esclarecimentos da Previ, do BB e da SPC – Secretaria de Previdência Complementar.

    O deputado Paes Lira esclareceu que além da investigação sobre a “fraude”, deve-se apurar os fatos, pois as normas da época quanto aos procedimentos de retificação não foram cumpridas, já que o prazo para retificações era de 5 dias, quando sabe-se que passaram 143 para este Decreto. Assim sendo, deveria ter sido editado outro decreto e não uma retificação, afirmaram os parlamentares. O decreto, portanto, produziu um ato nulo de pleno direitos enquanto em vigor.

    Vamos acompanhar os desdobramentos.

    ResponderExcluir
  53. Lázara Rabelo disse:

    Cara Cecília e demais colegas,

    Acompanho com atenção o que anda acontecendo com nossa PREVI. Precisamos nos unir cada vez mais para tentarmos conseguir algumas migalhas. Tudo faz parte de um plano maior de usurpação do Estado Brasileiro e de suas riquezas incluindo aí os Fundos de Pensão. Quem assistiu ao depoimento do Delegado Protógens na CPI dos Grampos, em 08.04.09, deve lembrar o que ele falou sobre o Contrato Guarda Chuva, assinado por Daniel Dantas, Citibank e outros em 1992, nos Estados Unidos, onde tratavam de privatizações, trnsposição do São Francisco, etc e o dinheiro sairia dos Fundos de Pensão, contrato este q foi encaminhado ao Brasil pela Justiça Americana junto com as 250 caixas de documentos, solicitados pela BrasilTelecom, na época da destituição do Daniel Dantas da mesma. Eu pergunto, Cecília, você conhece este CONTRATO? Se não, não seria o caso de requisitar uma cópia e dar-nos ciência de seu conteúdo?
    Aproveito tambem para me juntar os que solicitam melhorias no ES (prazo e valor) e adiantamento no benefício por conta do Superavit. Se for preciso, vamos formar grupos de aposentados, alugar õnibus e ir até a PREVI pressionar o Conselho a tomar alguma atitude.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  54. ou aumenta o ESIMPLES E O PRAZO OU PRA QUE TANTO DISSE ME DISSE

    TODO MUNDO AUMENTA A PREVI NAO FAZ NADA, SIM DEU UM aumento de 5,44..hehehe

    ResponderExcluir
  55. Diretora Cecilia – obrigado pelo seu blog democrático e de seu esforço para amenizar um pouco nossas agruras. Numa rápida leitura pela opinião dos participantes o que mais se denota é a desesperança na Previ, Anabb e tudo o mais. Um dos lenitivos é o seu espaço. Ao lado dos comentaristas bem articulados me permito destacar duas situações: REVISTA AÇÃO ESPECIAL – PREVI e o site ELEITOS DA PREVI – Seria cômico se não fosse trágico.Exibicionismo puro. “Conheça quem representa você na Previ.” O que essa gente tem feito por nós ? Rolando o lero ? Quem está pagando essa propaganda enganosa ? A nossa contribuição? Ninguém entende uma demora de meses para ajustar o ES . Há muitas décadas atrás fazíamos folha de pagamento de dezenas de funcionários em algumas horas (calculadora FACIT e maquina de escrever) e hoje ? Poderosas maquinas não fazem nada ? Se tivéssemos uma boa representação na Previ já poderíamos até ter resolvido a Ação de Repetição de Indebito contra a União (Lei 7713/88). Os créditos poderiam ser compensados e seria um alivio para as consignações, isso sem os traumas de uma ação judicial.. Isso já foi feito há tempos com outras empresas – via negociação. Obrigado mais uma vez pelo espaço.
    Aguiar

    ResponderExcluir
  56. Querida Cecilia,

    Ouvi hoje, pela manhã, no O Globo no Ar, Rádio Globo Rio de janeiro, que a Pevidência Social avalia a possibilidade de aumentar o prazo do consignado para 6 anos, ou seja, 72 meses.
    Cecília, se o INSS pode, não entendo por que a Previ com todas as garantias, não consegue o mesmo feito.
    O realinhamento do ES constou da pauta da reunião de 3a. feira?
    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane ( Rio de Janeiro )

    ResponderExcluir
  57. Cavalcante disse:
    Prezada Cecília, com relação às reivindicações desesperadas, particularmentefeitas através do seu blog, sobre a questão das alterações de valor e prazo do Empréstimo Simples, uma questão de sobrevivência para muitos(talvez a maioria), confesso que estou começando a desanimar depois de tudo que já foi dito e discutido aqui, tantos comentários coerentes, inteligentes e convincentes e nada da PREVI dar qualquer retorno aos seus associados.A indiferença e insensibilidade dessa atual Diretoria diante da situação caótica do pessoal, é simplesmente desprezível, nojenta , covarde, e sádica.Ninguém da Previ se manifesta para dar alguma esperança, um alento , uma resposta qualquer, nem só sobre o ES mas sobre outros assuntos ( Superavit, Renda Certa, Cesta Alimentação, etc. etc.) A sua luta para nos ajudar, como gurreira que é, está desigual. Você, pelo qua a gente percebe, está sózinha nessa briga pois nem mesmo cita algum outro colega de Diretoria que pense e brigue como você para que a Previ venha a atender ou se manifestar. PENSO que , diante da tristeza, indignação e desesperança que estão tomando conta de mim e, acredito, que de inúmeros outros colegas(não tenho procuração), está ficando irrelevante nossas "broncas" aqui no blog. Você precisa do apoio das Associações nesssa "briga", sózinha não poderá fazer mais nada a não ser ficar respondendo gentilmente e com a categoria e inteligência que DEUS lhe deu, às nossas perguntas. Só que à altura dos acontecimentos isso só não basta. Não temos tempo para esperar indefinidamente. Como já foi dito aqui " O AMANHÃ É HOJE" PARA MILHARES. Por certo muitos já estarão falecidos quando tudo isso for resolvido. Se é que será! Quem viver verá.
    A amizade e gratidão que tenho por você é muito grande. Boa Sorte e até qualquer outro dia.
    Grande Abraço do, infelizmente, "cético" e desiludido Cavalcante

    ResponderExcluir
  58. Caro colega,

    Parabenizo-te por ainda conseguir ler alguma coisa divulgada pelo Valmir Camilo. A ANABB se tornou um intrumento a serviço do BB e do seu Valmir. Não temos mais representação dentro dessa Entidade.

    Desejo boa sorte a todos nós, mas não podemos pensar que a solução dos nossos problemas, virão do trabalho e dedicação do Sr. Valmir Camilo.

    ResponderExcluir
  59. Esta audiência pública da CDHM com entidades e dez deputados, incluído o Dep.Pompeo de Mattos (PDT/RS)-Trabalhamos juntos no BB-Sto.Augusto(RS)- está bem formada e com grandes possibilidades de CONFIRMAR a fraude do decreto que prejudicou muitos demitidos no BB.
    Confiamos nos trabalhos de uma 2ª audiência, envolvendo mais pessoas e entidades, pois a FRAUDE foi vergonhosa ! - Parabéns aos presentes!

    2)- Ainda temos o entulho autoritário imposto pelo FHC à Diretoria da PREVI acerca do tal "VOTO DE MINERVA",onde o BB interfere nas decisões dos participantes. Precisamos banir este autoritarismo do BB e fazer valer as nossas decisões !

    3)- Eu (Paulo), a Jane, o Ari e outros blogueiros NÃO vamos à Brasilia falar com o Lula, pois hoje (6ªfeira,dia 19/6)ele falou,em Alta Floresta(MT) - que:"o Senado é dirigido e composto por pessoas com mais de 35 anos de idade e que eles devem resolver os seus problemas, por isso não vou opinar ou interferir naqueles problemas"-
    -Viram? a PREVI/Plano 1, (tal qual o Senado)também é dirigida e composta por participantes com mais de 35 anos de idade, logo o Lula não vai opinar ou interferir nos nossos problemas !
    (Não seremos NEM recebidos em Palácio !).

    ResponderExcluir
  60. Jose Fortes,voce nao da uma dentro.
    Voce diz que os participantes nao estao dando devida atençao aos assuntos do blog?Somos nos que nao damos atençao?Para pra pensar colega.

    ResponderExcluir
  61. A carencia e tanta da maioria dos colegas que nao conseguem enxergar o que esta claro,bem na sua frente.
    Como disse um colega sobre quanto ganha um diretor da Previ concordo plenamente:Ele vai se preocupar com aposentados,pensionistas,com aumento de ES.....Acorda povo!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. em novas eleiçoes vamos agir, e mandar o valmir ou se aposentar ou voltar para o seu serviço...eta cara ruim

    Extra premio pontualidade,,,,,,quando se pagava 10,00 o premio era de 3.ooo, e agora paga-se 21,00 e o premio continua 3.000, acordem socios.

    ResponderExcluir
  63. Colegas, pensem nisso: quantos diretores e conselheiros da ANABB são, tambem, diretores e conselheiros da PREVI? De imediato me surgiram, na cabeça, tres nomes: Valmir Camilo, Cecilia e Romildo Gouveia. Mas, por curiosidade, fui conferir no site da PREVI. E, surpresa, acrescentem mais dois: Emilio Ribas e William Bento. Fiquei satisfeito com a constatação do meu pensamento e parei por ai. A credito que existam outros, entretanto, julgo que já formam uma grande facção. Então, por que tanto lenga lenga, de alguns, querendo jogar em cima dos outros membros da diretoria e do conselho a culpa pelo não atendimento dos pleitos dos participantes? Cada vez mais a ANABB me decepciona. Cada vez mais acredito que a ANABB já nao serve nem defende mais a nós funcionários do BB.
    Jurandir Filho

    ResponderExcluir
  64. Ivan Rezende, disse|:
    Há mais de dez dias sugeri aos "eleitosdaprevi" que lutassem para, até que seja definido o ES com prazo e valores maiores, e também definição do Superávit, que fosse feito, em regime de urgência, um adiantamento de R$ 9.000,00 ( R$ 500/mês, de jan/08 a junho/09), o que resultaria em pouco mais de l bilhão.Como o assunto não me foi respondido e siquer divulgado naquele blog, somente entendo que os eleitos estão empenhando junto à Diretoria Executiva.

    ResponderExcluir
  65. Jane,
    Eu sou totalmente favorável ao aumento do limite e prazo do ES. Não existe impedimento legal e nem técnico para que isso aconteça. A argumentação de que isso endividaria mais ainda os associados não convence, pois cada um sabe até onde pode ir e não somos nós aqui que iremos administrar a conta de cada um. Em um momento que você participa de um fundo de pensão que tem recursos sobrando e você não consegue distribuí-los, a melhor solução para minimizar a situação dos colegas é aumentar o limite e prazo do ES. Os colegas da Anabb que estão no Conselho também já cobraram uma revisão do ES, porém como parece que vai haver mudanças nos Conselheiros indicados pelo Banco, a demanda ficou para a próxima reunião.

    ResponderExcluir
  66. "Para mim, a felicidade é me aproximar de Deus; é por a minha confiança no Senhor Deus." Salmo 73, 28.

    Bom dia e boa semana, a todos, especialmente, a você, Cecília.
    Semana nova, renovadas esperanças! Reconheço que a Diretoria cumpre o essencial da sua obrigação: cuidar bem dos recursos do Fundo e manter os benefícios. Mas, num período de confessado tormento financeiro da maioria, ao que parece, seja esta, a semana do anúncio do gesto de grandeza, com medidas extraordinárias, autônomas que socorram-nos, financeiramente, porque, quanto ao benefício, já se espera pelo próximo junho.
    Grato por tudo e paz e bem!

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  67. Bom, eu espero que este aumento de prazo do E.S seja logo resolvido. Que a Previ responda se vai ou não alterar os limites e prazos. Ai pelo menos a gente para de perturbar.


    O que queremos eh um diálogo franco entre associados e diretoria. a diretoria não pode e não deve ficar alheia as necessidades dos associados. Se não tem como atender que venham a público e argumente os motivos. Fazer de conta que nada está acontecendo eh que não dá.

    ResponderExcluir
  68. Cecilia,

    é dureza ser aposentado pelo maior fundo de pensão do Brasil, senão vejamos:
    1. tem superavit, o patrocinador leva vantagem com o mesmo, e nós...nada.
    2. qq coisa que pretendamos conseguir é uma luta inglória, pq o patrocinador tem o voto de minerva( parece propaganda de sabão em pó)
    3. os Diretores do fundo se acham no papel de nossos "pais", não aumentam o vr do ES para não nos endividarem mais (controlam nossas vidas agora)
    4. não temos uma entidade que se interesse em nos defender, até pq qdo é possivel o fundo nos divide ( os do renda certa, e os de renda não tão certa assim)
    5. vivemos de discutir em Blogs, sendo que no seu até nos expressamos, e no dos "eleitos" somos desprezados ( como se só eles tivessem sido eleitos), e não raras vezes discordamos de nós mesmos, e não temos como tomar uma atitude coordenada.
    6. em suma, vivemos de mendigar , e a continuar assim perderemos o pouco que nos resta de dignidade, e alguns infelizmente mostram todo o seu desespero nas suas colocações aki postadas.
    COMO EU DISSE É DURO, contribui-se uma vida (27,28,29,30....anos) e na hora de usufruir , temos diretores mais realistas que o rei, mais donos que os verdadeiros donos, que somos nós.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  69. Ceci, A ação judicial que tenta impedir a utilizição do superavit por parte do BB - poderia ter uma agilização no desfecho, por conta dos que propuseram a ação, que em sua maioria tem mais de 65 anos de idade. A Justiça não dá prioridade aos proponentes idosos?

    ResponderExcluir
  70. Sra.Lazara Rabelo,nao sei porque a Cecilia deixou passar o seu comentario.Semanas atras falei da possibilidade de nos(aposentados/pensionistas) fazer-mos como os aposentados do INSS e irmos para a porta da Previ cobrar nosso direitos mas ela nao publicou.??????????

    ResponderExcluir
  71. E quando seria a próxima reunião? As alterações do ES está na pauta?

    ResponderExcluir
  72. FIQUEI SABENDO QUE ALEM DAS DIFERENÇAS ENTRE O PESSOAL DA PREVI
    QUE SO NOS ATRAPALHA,TEM TAMBEM A INSATISFAÇAO IMENSA DO PESSOAL DA AREA TECNICA E OUTRAS AREAS QUE SAO MALTRATADOS PELA CUPULA.SAO HUMILHADOS E MAL REMUNERADOS.POR ISSO,O POUCO CASO QUE TRATARAM A GENTE NO ANO PASSADO QUANDO SAIU O AUMENTO DO LIMITE,LEMBRAM?FIZERAM OPERAÇAO TARTARUGA......

    ResponderExcluir
  73. A proxima reuniao sera amanha dia 23.....

    ResponderExcluir
  74. "Bendirei continuamente o Senhor; seu louvor não deixará meus lábios." Salmo 2.

    Bom dia a todos, especialmente a você, Cecília.
    O Banco do Brasil aumentou para 96 meses o prazo do CDC Salário e a taxa reduziu para 1,63%.
    Grato por tudo e paz e bem.

    Fernando Lamas
    Valinhos(SP)

    ResponderExcluir
  75. Ari,
    Existe essa regra de que idoso tem prioridade, porém a Justiça não tem agido de forma a colocar realmente em prática esta norma. Mesmo que cumprisse a regra, a ação em questão é coletiva, não especificando quem são os possíveis beneficiários. Na verdade o que o Juiz fez foi suspender os efeitos da Resolução até que a Justiça decida definitivamente sobre a questão. Em resumo, essa decisão impede qualquer negociação sobre o superávit, a não ser que convença o Juiz.

    ResponderExcluir
  76. Colega anônimo,
    ULtimamente não houve nenhum caso de recusa de comentários. O que pode ter ocorrido é vocês enviarem como e-mail (no "fale com Cecilia Garcez"). A mensagem chega na forma de e-mail e não de comentário e, muitas vezes, é só um desabafo, não há nenhum questionamento colocado que peça uma resposta.

    ResponderExcluir
  77. Carlos Ferrari,
    A próxima reunião do Conselho será no dia 24.07.09, sexta-feira.

    ResponderExcluir
  78. Como voces veem colegas, ja empurraram para 24/07,sutilmente ela nos diz que ate la nada de ES.
    E mole?

    ResponderExcluir
  79. Concordo em gênero, número e grau com o colega SERGIO INOCENCIO:

    "PEÇO LICENÇA PRA TRANSCREVER"

    Cecilia,

    é dureza ser aposentado pelo maior fundo de pensão do Brasil, senão vejamos:
    1. tem superavit, o patrocinador leva vantagem com o mesmo, e nós...nada.
    2. qq coisa que pretendamos conseguir é uma luta inglória, pq o patrocinador tem o voto de minerva( parece propaganda de sabão em pó)
    3. os Diretores do fundo se acham no papel de nossos "pais", não aumentam o vr do ES para não nos endividarem mais (controlam nossas vidas agora)
    4. não temos uma entidade que se interesse em nos defender, até pq qdo é possivel o fundo nos divide ( os do renda certa, e os de renda não tão certa assim)
    5. vivemos de discutir em Blogs, sendo que no seu até nos expressamos, e no dos "eleitos" somos desprezados ( como se só eles tivessem sido eleitos), e não raras vezes discordamos de nós mesmos, e não temos como tomar uma atitude coordenada.
    6. em suma, vivemos de mendigar , e a continuar assim perderemos o pouco que nos resta de dignidade, e alguns infelizmente mostram todo o seu desespero nas suas colocações aki postadas.
    COMO EU DISSE É DURO, contribui-se uma vida (27,28,29,30....anos) e na hora de usufruir , temos diretores mais realistas que o rei, mais donos que os verdadeiros donos, que somos nós.


    sergioinocencio

    22 de Junho de 2009 09:23"

    ResponderExcluir
  80. Oi Cecília,
    Voce digitou correto? A reunião do Conselho será somente dia 24/07? É isso mesmo? Não merecemos!!!

    ResponderExcluir
  81. Engano seu,eu escrevi certinho no lugar correto.Voce e que nao quiz publicar.

    ResponderExcluir
  82. Leiam no site da Anabb - mais um motivo para o BB/PREVI nao agilizarem a mudança do ES, o percentual de comprometimento da renda e o prazo para o emprestimo do INSS foram alterados.A corrida dos aposentados e frenetica e o BB logico.......

    ResponderExcluir
  83. Prezada Cecília,

    Gostaria de colocar um pouco de pimenta em todo este caldo do Empréstimo Simples.
    Será que os diretores sabem que o Empréstimo Simples tem embutido do FQM (Fundo de Quitação por Morte), faz com que a inadimplência chege a ZERO... ???

    Paulo Renato

    ResponderExcluir
  84. No Senado os podres estao vindo a tona.Depois vai ser na Previ.

    ResponderExcluir
  85. Cara Cecilia
    Não se pode esquecer que a PREVI deve o reajuste anual a todos os que em 1995 e 1996 já estavam aposentados. Você se lembra. Naqueles anos, a PREVI, contrariando a Lei que regulamenta a Previd Complementar, não reajustou aposentadoria e pensões. assim, eu tenho uma outra tabela para você, que mostra que os reajustes da PREVI ficam ABAIXO de qualquer índice.

    ANO INSS PREVI IGPM INPC IGP-DI IPCA
    jun/95 42,85 0,00 79,78 93,51 99,93 91,79
    jun/96 15,00 0,00 13,94 17,27 12,67 17,49
    jun/97 7,76 5,69 8,39 6,95 8,16 7,71
    jun/98 4,81 4,69 4,95 4,76 4,50 3,95
    jun/99 4,61 7,88 7,09 3,19 7,89 3,14
    jun/00 5,81 14,20 13,87 5,34 14,21 6,47
    jun/01 7,66 10,90 11,05 7,73 10,90 7,04
    jun/02 9,20 9,39 8,88 9,03 9,40 7,77
    jun/03 19,71 30,05 31,50 20,44 30,05 17,24
    jun/04 4,53 7,97 7,03 4,99 7,97 5,15
    jun/05 6,35 6,92 9,08 6,93 8,36 8,05
    jun/06 5,01 2,75 -0,32 2,75 -0,14 4,23
    jun/07 3,30 3,57 4,40 3,57 4,39 3,18
    jun/08 6,64 5,00 11,52 6,64 12,14 5,57
    jun/09 5,92 5,92 3,63 5,92 2,97 5,19
    ACUMULADO 149,16 114,93 214,79 199,02 233,40 193,97

    ResponderExcluir
  86. Vou comentar outro assunto aqui pela razão de diante da vergonha de nosso reajuste,não haver interesse na matéria.
    1 -Será que poderíamos saber o valor do reajuste dos funcionário e aposentados diretos da Previ e principalmente de seus diretores no último ano?
    2-Já perguntei a Anabb e lá tão uma resposta que encaminharam o assunto a instância superior e aí reside o X da questão:lá ninguém mais volta ao assunto.
    Pois bem,iosos coo eu possuem ações patrocinadas pela Anabb, mais o menos de quinze em quinze dias até meados de 2008 eram alardeadas pelo site liquidação de sentenças de ações.Hoje é silêncio total, às vezes informavam mais de 500 liquidações, hoje diante de avanços como súmula vinculante, moralizações,mutirões etc parou de vez.Mais um tópico para lembramos nas próxima eleições, únia arma que nos resta.Por fim sugiro a da.Cecília Diretora da Previ e Anabb focalizar especificamente em seu blog sobre o que realmente está emperrando atualmente as liquidações de sentenças, muitas já pacificadas em Tribunais Superiores

    ResponderExcluir
  87. Ao sr. Valmir Camilo,
    No encarte do jornal Ação, intitulado Ação Especial PREVI, V. Excia. diz textualmete à pag.17: "...Já conversei pessoalmente com o Ministro da Previdência, José Pimentel e procurei a Secretaria de Previdência Complementar. Quem fez a Resolução nº 26/2008 foi este governo. Acho difícil que ela tenha saído SEM o AVAL da Previ e do Banco. É feita para as duas partes. Por isso, acredito que a discussão é POLÍTICA, e o funcionalismo deve acordar para isso." E na mesma página, V. Excia. diz: "Quero companhia para lotar um ônibus em direção ao Palácio do Planalto." Ora, sr. Camilo, SE V. Excia. é a pessoa que é, pós-graduada na "University of Pennsylvania", although your English must be poorer than Joel Santana, (muito embora seu inglês deva ser mais pobre que o do Joel Santana), tem o respaldo de mais de 100.000 associados da Anabb, já falou com o Ministro José Pimentel, com a SPC - agora vá até o chefe-maior, o presidente Lula. Para encher o ônibus convoque os demais diretores da Anabb; convide as demais Entidades representativas como as AAFBBs, os eleitos da Previ (que não representam o Banco nem a Previ), os sindicatos (principalmente o de Brasília) pois em caso de sucesso na negociação a Ação na justiça precisa ser retirada. Enfim, Valmir, V. Excia. precisa fazer o que seu jornal já tem nome: PRECISA AGIR, AÇÃO JÁ!!!!

    ResponderExcluir
  88. Colega anônimo,
    Os três conselheiros indicados pelo Banco renunciaram ao Conselho, sendo que ontem o assunto foi encaminhado à diretoria. Por isso, o assunto ficou para a próxima reunião, que acontecerá no dia 24.07 já com os novos conselheiros.

    ResponderExcluir
  89. Quero parabenizar os colegas ARI e
    ISA MUSA pelos comentarios.Muito bem colocados.

    ResponderExcluir
  90. Cecilia nao esta claro o seu comentario....qual assunto foi ontem para a diretoria? e qual assunto ficou para o dia 24/07?
    E otima a noticia da renuncia dos tres nao eleitos.Bomba!Bomba!

    ResponderExcluir
  91. Colega Ari, eu dei um prazo para a ANABB agir efetivamente contra a tal resolução n. 26; ao final do prazo observei que a entidade ficou só no blá-blá-blá. Ação rápida: mandei-lhe correspondência comunicando a minha exclusão do quadro de associados.
    H. Honorato

    ResponderExcluir
  92. Colega Cecília,
    Entendo que, nas próximas reuniões da diretoria executiva da Previ, Você deva refrescar a memória dos seus pares lembrando-lhes que os recursos por eles geridos pertencem aos aposentados e as pensionistas, fruto de trinta ou mais anos de contribuições vertidas para o plano. Esse excesso de zelo e a descabida preocupação com o endividamento dos associados me fazem inferir que eles estão imaginando que administram recursos que não pertencem aos verdadeiros donos do patrimônio que somos nós. Não gostaria mas sou obrigado a imaginar que a intransigência dos conselheiros e de alguns diretores eleitos, principalmente a do diretor da área de seguridade, me faz crer que há alguma coisa por debaixo dos panos que até o momento ainda não conseguimos perceber claramente (ou já percebemos?). Diante disso tudo, fica uma pergunta no ar: Será que é possível um conselheiro ou diretor, eleito para defender os interesses dos aposentados e das pensionistas do plano de benefícios “1”, estar agindo dessa forma intransigente unicamente com o objetivo de engordar ainda mais o caixa do patrocinador?

    ResponderExcluir
  93. beleza, 24.07.....

    Vou contar uma coisa para voces:

    Um certo homem nao tendo dinheiro para comprar UM CAIXAO PARA SUA MULHER, QUE HAVIA MORRIDO, pediu socorro ao PREFEITO, e esse lhe disse, olhe meu senhor eu lamento muito mais a Verba acabou ontem para a compra de caixão, AGORA SÓ PARA O MES QUE VEM, então o pobre senhor disse voce pode então me arranjar R$ 10,00, ele disse sim esse eu tenho mais para que voce quer esse dinheiro , e o homem viuvo respondeu..oraa..vou comprar todo de sal...surpreso o Prefeito perguntou e para que tanto sal...
    Novamente o viuvo respondeu...ora é para salgar muito bem a Veia e no proximo mes agente enterra né seu prefeito..

    Moral , a Previ nao se acabou.. se falta um Diretor tem um substituto.
    ou foram todos brincar quadrilha..
    anarieeee

    ResponderExcluir
  94. Olá Cecilia,
    Se três conselheiros indicados pelo Banco renunciaram, fica tudo parado?!... não tem os suplentes? voces estão abusando demais dos aposentados, nós que construímos ao longo dos anos o patrimônio que a PREVI tem hoje, merecemos consideração e respeito.

    ResponderExcluir
  95. Colega anônimo,
    O assunto que foi ontem para a diretoria tomar conhecimento foi justamente a renúncia dos conselheiros deliberativos titulares indicados pelo patrocinador - Banco do Brasil.
    Em relação à data de 24.07, foi perguntado se houve alguma discussão no conselho em relação ao ES e eu respondi que essa discussão poderá acontecer na próxima reunião do CD, dia 24.07, pois na que aconteceu no dia 18.06, não foi discutido o ES. Volto a lembrar que a alçada do ES é da Diretoria, porém o Conselho Deliberativo pode até mudar uma decisão da diretoria, pois ele está, hirearquicamente falando, acima da diretoria, mas eu acho muito difícil isso acontecer.

    ResponderExcluir
  96. Prezado colega H Honorato,

    Há 6 meses me desliguei da ANABB, pois a luta por melhorias em nossas aposentadorias, depende exclusivamente da nossa disposição em desmascararmos os falsos representantes dos aposentados do BB. Não entendo como a ANABB ainda tem cem mil associados. Ou eu sou muito radical ou nossos colegas são muito passivos.

    Um abraço a todos e reflitam as mudanças dependem de nós.

    ResponderExcluir
  97. Agora vao nos enrolar mais um mes(ate o dia 24/07)com a promessa de que o assunto ES fara parte da proxima reuniao do CD.Contamos com voce para nao permitir que isso aconteça.

    ResponderExcluir
  98. Domini,
    A política de pessoal que a Previ segue é a mesma do Banco. Todos os funcionários que trabalham na Previ, inclusive os diretores, são cedidos pelo BB. Da mesma forma, valem para os funcionários da Previ as mesmas regras de reajuste que vale para os funcionários e diretoria do BB.
    Em relação às ações judiciais interpostas pela Anabb, estarei repassando seu pleito para que eles analisem, porém gostaria de lembrá-lo que a nossa justiça é muito lenta e, muitas vezes, o andamento das ações anda no mesmo passo que o judiciário,não por não atendimento da Anabb, mas por não ter nada de novo para dizer sobre uma ou outra demanda judicial.

    ResponderExcluir
  99. Cara cecilia,

    Há alguma previsão de retorno às negociações de utilização do superavit da PREVI?
    Será que os pdvistas serão incluídos nessa negociação?

    ResponderExcluir
  100. Colega anônimo,
    Não há previsão de retomada de negociação, até porque há a Resolução CGPC 26 e há uma ação judicial que suspende seus efeitos. A situação está complicada, porém mesmo assim, eu acredito que haverá retomada das negociações no segundo semestre, pelo menos acho que o BB vai querer sentar para discutir quanto ele vai levar... Ou vocês têm alguma dúvida????
    Em relação aos Pdvistas, eu acredito que deverão ser discutidas medidas que beneficiem todos os associados, na ordem das que foram aprovadas ano passado. Infelizmente, acho que a proposta que beneficiava os Pdvistas ficou de fora no resultado da votação.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário