segunda-feira, 1 de junho de 2009

Entrevista com o Presidente do Banco do Brasil para o Jornal Folha de São Paulo

Segunda-feira, 01/06/2009 - 11h08m

Segundo Bendine, Banco tem de recuperar seu papel histórico

Bendine afirma que o banco tem de recuperar o seu "papel histórico" como agente do desenvolvimento econômico, aumentando a concessão de crédito e liderando um movimento de redução das taxas de juros bancários praticadas no país. O executivo afirma, porém, que não haverá prejuízos ao Tesouro Nacional com essa nova política.

FOLHA - No início da semana passada, o Banco do Brasil reduziu as taxas de juros para as pessoas físicas. Foi uma resposta aos dados do Banco Central que mostraram aumento nos juros do banco em maio?
ALDEMIR BENDINE - O banco não fez nenhuma elevação de taxas. O ranking do Banco Central mede um outro tipo de situação. Não reflete as taxas de juros máxima e mínima de um banco. A redução anunciada na semana passada é uma ação de destravamento do crédito e de melhores condições em taxas de juros para incrementar na nossa base de clientes.

FOLHA - Se o ranking do Banco Central não mostra que banco tem a taxa mais elevada, para que serve?
BENDINE - O que o Banco Central quer mostrar é como é o comportamento do "spread" bancário num determinado momento. Não está procurando responder quem está cobrando mais nem menos. Os bancos estão sugerindo ao Banco Central que, além dessa taxa média, também divulgue uma tabela que mostre as taxas máximas e mínimas de cada instituição. Acredito que devem aceitar.

FOLHA - Há espaço para novos cortes nas taxas de juros do Banco do Brasil?
BENDINE - Há. Estamos finalizando os estudos para ajustes nas taxas para pequenas e médias empresas. Nessas linhas [para as pessoas físicas], dado o cenário atual, estamos com uma taxa bastante adequada e com o "spread" relativamente ajustado.

FOLHA - O setor financeiro é bastante concentrado no Brasil. Há concorrência entre os bancos?
BENDINE - Bastante. O Bradesco, por exemplo, está fazendo ampliação de prazos, financiamento de veículos por até 80 meses. A vida é dura aí fora [risos].

FOLHA - O sr. credita essas reações do mercado ao movimento do Banco do Brasil?
BENDINE - Você tem dúvida? [risos]

FOLHA - Mas, no fim de 2008, o Banco do Brasil elevou os juros em resposta à crise econômica.
BENDINE - Olhando para trás, não foi um movimento correto. Mas também é preciso admitir que, à época, os dados não estavam muito claros para quem tinha que tomar a decisão. Não critico.

FOLHA - O sr. teria tomado essa decisão?
BENDINE - Olhando hoje, não.

FOLHA - Qual seria a sua decisão?
BENDINE - Observar um pouco a inadimplência, mas sem grandes solavancos na taxa de juros. Nas linhas de financiamento internas não havia necessidade de um movimento tão abrupto.

FOLHA - O contrato de gestão com o Ministério da Fazenda está sendo cumprido?
BENDINE - Não existe contrato formal. Existe um compromisso moral da administração do banco nesse resgate do papel do banco público como agente de desenvolvimento. Não tenho nenhuma meta fixada em números.

FOLHA - O sr. concorda com a crítica da ministra Dilma Rousseff de que os bancos públicos se comportam como se fossem privados?
BENDINE - Num cenário econômico favorável, atuar como banco comercial atendia às necessidades do controlador. O que esteve amortecido ao longo dos últimos anos era a vocação do Banco do Brasil como agente do desenvolvimento e de cumprir, sim, uma política econômica do país.

FOLHA - Os bancos públicos devem ter o papel de atuar para destravar o crédito?
BENDINE - Num momento de incerteza e instabilidade, os bancos procuram menores riscos. Nessa hora eu acho que, sim, vale a pena o papel do banco público, desde que haja segurança. Os indicadores macroeconômicos do Brasil mostravam [no final do ano passado] que não estávamos sendo afetados de uma forma tão dura como outros mercados. É importante nessa hora que o banco público, respeitados os limites de segurança, passe a liderar esse movimento.

FOLHA - Isso quer dizer que um banco público pode assumir mais riscos, uma vez que há sempre a garantia da União?
BENDINE - Quando o investidor compra uma ação do Banco do Brasil, ele tem uma segurança maior porque é um banco que nunca vai quebrar. Esse investidor corre menos risco. Por isso, é natural que se pague um deságio em relação ao preço. Então, normalmente, não se espera uma rentabilidade tão grande quanto o investimento num banco privado. Mas o Banco do Brasil, além de ter essa garantia [da União], tem conseguido mostrar eficiência nos seus resultados.

FOLHA - Como evitar os rombos do passado, quando essa atuação de banco público fez o Banco do Brasil acumular desequilíbrios que exigiram aportes do governo?
BENDINE - Hoje, mesmo que se quisesse fazer movimentos fora da boa prática, não haveria como. O nosso sistema de governança não permite situações ousadas ou arriscadas que vivenciamos no passado.

FOLHA - A compra da Nossa Caixa e do banco Votorantim foi vantajosa para o Banco do Brasil ou foi uma operação de socorro?
BENDINE - O Banco do Brasil tinha uma presença extremamente tímida em São Paulo. A aquisição da Nossa Caixa permitiu corrigir essa deficiência. Foi um dos nossos melhores negócios. No caso do Votorantim, não foi nenhuma operação de socorro. Ali se casaram dois interesses: o do Banco do Brasil de ter uma solução para a questão de financiamento de veículos, e o do banco Votorantim, por outro lado, por ser um banco de médio porte, que naquele momento vivenciava uma nova realidade na sua estrutura de captação, que ficou mais cara.

FOLHA - O sr. fala em aumentar volume de crédito, mas o Banco do Brasil está perto do limite estabelecido pelo Banco Central para novas operações. Será necessária uma injeção de recursos do Tesouro?
BENDINE - Por nossas projeções, teríamos folga até o início de 2011.

FOLHA - E depois?
BENDINE - Nós vamos ter de, a partir do início do próximo ano, abrir uma discussão. Capitalização não é a única solução.

FOLHA - Quando o sr. assumiu, trocou cinco dos nove vice-presidentes do banco. Por quê?BENDINE - Porque eu queria um time mais aliado à minha forma de atuação.

FOLHA - Houve indicações políticas?
BENDINE - Nenhuma.

FOLHA - O sr. é uma indicação política?
BENDINE - Também não. Sou uma pessoa extremamente técnica. Comecei como menor aprendiz e já tenho 30 anos de casa.

FOLHA - O sr. tem algum vínculo com o PT?
BENDINE - Nunca tive nenhum tipo de filiação partidária ao longo da minha vida.

FOLHA - O sr. conhecia o ministro Guido Mantega?
BENDINE - Do relacionamento nos dois anos e meio em que fui vice-presidente do banco. Apesar de ser o presidente da República quem me indica, a minha prestação de contas se dá por meio do Ministério da Fazenda. Eu tenho um excelente relacionamento com o ministro da Fazenda. Ele vinha acompanhando os movimentos que o banco já começava a fazer naquele momento [quando o ranking do Banco Central apontou aumento nas taxas de juros do Banco do Brasil], logo no início da minha gestão, e eu acho que ele está satisfeito com a gestão do banco neste momento.

Fonte: Folha de São Paulo

15 comentários:

  1. Bastante interessantes as duas entrevistas: nenhum toca no que é mais importante para uma empresa: a pessoa humana.Não se observa a vontade dos dois em melhorar nada para seus funcionários/associados.Observem que juros baixam para todos menos para os funcionários, prazo são estendidos e nós:mada.É uma lastima quando observamos o que é bom é que juros aumente, petróleo idem, se aumente a aplicação em investimento de riscos e depois a desculpa de sempre: a pobre da bovespa caiu.Lástima

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia:
    essa entrevista considero de menor interesse para nós, aposentados.Quem quiser algo do gênero, que leia na mídia.
    Já foi frustante a do sr. titular da PREVI, ali logo abaixo, que está "rindo à toa" - deve ser de nós. Se a insituição é tão sólida é porque ela é grande por si só, assim como nosso Brasil, que inobstante o péssimo governo, vai para frente.E me perguno, afinal qual é finalidade da PREVI ? Repassar Superavit para o BB?Guardar recursos para o futuro que nunc chega,conforme um infeliz registrou aqui?O Plano 1 é fechado e finito.

    ResponderExcluir
  3. Quanta mentira!Da nojo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Utilidade pública -Fugindo dos assuntos referidos acima já se encontra disponivel no site pesquisa restituição imposto de renda ,inclusive no site pode-se gerar um codigo de acesso que mostra o processamento, as pendências inclusive alguns dados da malha.É interessante este novo serviço, anda a anos luz do serviço do site da Previ.Bom proveito para quem tem restituição e êxito da retificação, se houver

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau com os comentários de "domini" e "CEJOTA". Afinal, qual a finalidade da PREVI ?

    ResponderExcluir
  6. Parece que por fim, o maior acionista do Banco, o governo, está mandando no próprio, pois desde FHC e Lula continuou, quem mandava era o dito "mercado", o senhor do Maílson da Nobrega e seus cupinchas. Espero que olhem para seu maior patrimônio: os funcionários, sejam da ativa ou
    aposentados, começando pela utilização do superávit, enquanto ele existe.

    ResponderExcluir
  7. Palavras bonitas, realidade maldosa.
    Para clientes endinheirados, tudo.Para os funcionários cobranças, cobranças, o ônus. Estamos todos hoje endividados com CDC´s eternos, dívidas quase impagáveis, inclusive cartão de crédito Ourocard, pois se não há margem, não há espaço para negociação no BB. Todos os cartões de crédito podem renegociar as dívidas dos clientes, mas no BB se vc não tiver margem não. Nos esmagam financeiramente desde Collor e ninguém faz nada, muito menos os pelegos da CUT.

    ResponderExcluir
  8. JUSTIÇA. Chega de esperar Papai Noel. Já que não vai por bem, vai por mal. Vejam o caso dos 10 colegas que ganharam. E assim vai...já que so há CORRUPTOS nos representando, vamos para a justiça! Vamos jogar isso no ventilador! TODOS NÓS!!

    ResponderExcluir
  9. A Caixa pagou o que devia para a Funcef.Com certeza o presidente do fundo tem carater,nao se vendeu para o governo.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez que neste comentário não caberia falar sobre o já famoso ES,porém até que enfim a Anabb acorda e dá uma nota hoje sobre ES numa reivindicação que é quase unânime.Devo salientar que na Anabb existem muitos diretores que é da previ também, portanto muito mais fácil de fustigá-la.Mesmo com o até que enfim, parabéns a Anabb, faltando agora notas sobre o outro famoso tema:Superavit

    ResponderExcluir
  11. Lá vai eu com outro assunto: nota da Anabb também de hoje a respeito da carta dirigida às agências a respeito da importância das AABBs.A de Nazaré estava às traças, sem diretoria por mais de 2 anos.Há pouco chegou um novo gerente com a incumbência de reabrí-la e agora a nota do Presidente do BB.Colegas , quer me parecer que acende uma luz no fundo do poço, algo está mudando(tomara), até a Anabb que passou a publicar e desenvolver temas de nosso interesse.Tudo indica que o Valmir estava adquirindo fôlego para a luta-mais uma vez tomara que assim seja.Para não se diga que falei apenas de flores, embora elogiando a nota da Anabb sobre as AABBs ela está em rapidinhas quando deveria estar lá em cima com um banner enorme

    ResponderExcluir
  12. Alguem no site da Anabb resolveu fazer comentario sobre o ES.Deve ser so mais uma briguinha entre eles que nao se entendem.Um fala do outro e nos OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Colega Domini,o superavit(as sobras),sao so para o banco.Com o aval da Previ e seus "cumpanheiros".

    ResponderExcluir
  14. É,a ANABB finalmente resolveu abrir a boca pra dar voz aos interessados no ES. Mas, na nota ao lado dessa suposta reivindicaçao, há outra sobre mudança nos estatutos da instituição. Mais uma vez, aproveita a ansiedade e aflição dos colegas pra tirar algum proveito. Foi assim no ano passado, aproveitando-se da euforia do superávit, lançou, também, seu plano de previdencia privada. Portanto, é importante que voces, que ainda continuam sócios, estudem bem o que vai ser alterado. Pode ser algo assim como nomear o sr. Camilo como presidente eterno da ANABB.

    ResponderExcluir
  15. Anonimo sei disso sobre o superavit.Quanto ao assunto sobre AABB fustiguei a Anabb ontem , e hoje aparece em destague na primeira págica,assim pela experiência de vida, hoje com mais de 68 anos não deixo de lutar e o melhor apelar sempre no sentio de críticas construtivas

    ResponderExcluir

Poste seu comentário