segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fundos de Pensão vão poder correr mais riscos

"O governo vai mexer nas regras de aplicação dos fundos de pensão fechados — ou seja, criados para um grupo determinado, como os funcionários de uma empresa ou setor — para adequar o sistema à nova realidade econômica do país, de juros mais baixos, que reduz a rentabilidade das aplicações em renda fixa (como títulos públicos). Além de poder investir até 10% dos ativos no exterior, as entidades ganharão mais flexibilidade para aplicar em renda variável (em ações, por exemplo), investimento que pode render mais, mas também é mais arriscado. O teto, que hoje varia entre 35% e 50% dos recursos, dependendo da política de transparência de gestão adotada, poderá chegar a 70%.

A proposta prevê também a ampliação do teto para imóveis, fixada hoje em 8%. Mas, em vez de tijolos e cimento, a proposta é estimular a compra de valores imobiliários, via fundos de investimento (certificados e recibos de depósitos bancários, títulos imobiliários e do agronegócio).

As regras estão em estudo pela equipe econômica e serão submetidas em breve ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Elas vão alterar a resolução 3.456, de junho de 2007.

Outra novidade será a criação de um segmento específico para quem quiser aportar recursos em infraestrutura.

Neste caso, o limite começaria com 3%. Nos países desenvolvidos, é permitido aos fundos aplicar até 7% dos seus ativos no setor. Em outra frente, a partir do segundo semestre, o governo vai obrigar os gestores dos fundos de pensão a fazerem curso de certificação, conforme já ocorre em outros segmentos do mercado.

E, a partir de 2010, todas as entidades terão que trabalhar com juros inferiores a 6% ao ano, além da inflação — a chamada rentabilidade, usada para trazer a valores atuais o volume de recursos que a entidade precisará ter em caixa, no futuro, para honrar a aposentadoria de seus participantes. Quanto maior a taxa, maior a folga de caixa.

A ideia é adotar uma espécie de escada, com redução de 0,25 ponto percentual a cada ano, durante determinado período, em quatro anos, por exemplo. Segundo um técnico envolvido nas discussões, o governo poderá amarrar as novas taxas a serem utilizadas pelos fundos ao título mais longo do governo (hoje a NTN-B/2045, com juros de 6,5% ao ano). Com a tendência de queda nos juros e consolidação dos fundamentos econômicos, o Tesouro Nacional também conseguirá vender títulos com juros mais baixos no futuro, explicou um técnico.

A proposta de redução da taxa de remuneração fixa dos fundos de pensão será apresentada ao Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), formado por representantes do governo, das entidades e dos participantes dos fundos de pensão.
* Fonte primária da informação O Globo.

53 comentários:

  1. Cecilia,

    não existe ahi uma incoerencia?? esta medida não está desfazendo uma outra editada a pouco tempo que no caso da Previ teria até 2014 para se adptar???? ref a renda variável????
    isso é uma pegadinha ???



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. Lá se vai a resolução 26 para o vinagre. Com o aumento da possibilidade de aplicações em renda variável, a regra que determina o bloqueio da parcela excedente de superavit é letra morta. A luta agora é para não devolver recursos ao patrocinador. Não vamos esquecer o aumento dos prazos e valores do ES.

    ResponderExcluir
  3. Cecília, Pelo que entendi o governo está indo de encontro (em rota de colisão) com a decisão da malfadada Resolução nº 26 da SPC, órgão vinculado ao próprio governo(Ministério da Previdência), que ano passado estabeleceu uma redução gradual no percentual de aplicação em ações. Como fica, neste caso, a famosa Resolução 26?

    ResponderExcluir
  4. Quando o Governo olha para os Fundos de Pensões, dá para desconfiar...

    Preocupa-me o "Plano 1" da PREVI, fechado e em extinção desde 1997, que contará (brevemente) com 100 mil assistidos. Este nosso Plano 1 é bastante maduro, para ficar estudando, estudando, estudando um singelo alongamento do Emprestimo Simples. Também não pode ficar guardando, guardando, guardando, guardando por décadas seus recursos, quando deve se preocupar em melhor distribui-los para seus 123 mil participantes (OPS.:MENOS de 123 mil participantes em maio/09).
    Nosso futuro já chegou ! É JÁ e AGORA !, chega de enrolação !
    Se não conseguem administrar 2 Planos bem distintos, que dividam a Diretoria!
    Nós, do Plano 1, precisamos de uma Diretoria SÓ NOSSA, QUE SE PREOCUPE EM DIVIDIR OS RECURSOS...
    Chega de guardar, guardar, guardar.

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília,
    A resolução 26 do CGPC estabelece que terá que se descontar do superávit a parcela dos investimentos que esteja em situação de desenquadramento perante a Resolução 3456 do CMN (Conselho Monetário Nacional). Pelo que tenho lido, as aplicações em renda variável da Previ estariam em torno de mais ou menos o percentual de 60% da totalidade dos investimentos. Portanto ainda acima dos 50% hoje determinados pela legislação vigente. Na hipótese de aprovação da nova lei, o nosso fundo estaria perfeitamente enquadrado no novo percentual estabelecido que passará a vigorar e não haveria mais a necessidade de se desfazer de parte de sua carteira de ações. Entendo que teríamos menos um óbice para que fosse diminuído o valor da reserva especial para revisão de plano do nosso fundo de pensão. Só restaria o enquadramento na tábua biométrica que gere expectativas de vida completa iguais ou superiores às resultantes da aplicação da tábua AT-2000, e a taxa máxima real de juros de 5% (cinco por cento) ao ano para as projeções atuariais do plano de benefícios. Agradeceria caso Você esclarecesse se o raciocínio está correto ou se existe alguma informação ora prestada que eventualmente esteja equivocada.

    ResponderExcluir
  6. Sergio,
    Essa medida, se for do jeito que o Secretário tem anunciado, derruba a prorrogação do prazo para o cumprimento do Plano de Enquadramento. O grande ponto, no meu entendimento, a ser discutido e que merece a reflexão de todos os associados, é que o Plano 1 é um plano fechado (ningúém mais entra) e maduro (quase todos os associados são aposentados). Mesmo com a permissão para se investir mais em renda variável, o perfil do nosso plano é buscar investimentos com menor risco e nos preocuparmos com as obrigações futuras - benefícios (passivo).
    Eu entendo que o Plano 1, apesar dessa sinalização de flexibilização do percentual de investimentos em renda variável, a busca da Previ tem que ser por investimentos com menor risco e mais líquidos.

    ResponderExcluir
  7. Colegas,
    Acabei de ser informada que o Sindicato dos Bancários ganhou em 2a. instância a ação judicial contra a Resolução CGPC 26. Assim que eu tiver os detalhes da decisão, eu divulgo no blog.

    ResponderExcluir
  8. Colega anônimo,
    Não necessariamente modifica algo em relação à Resolução CGPC 26, apenas a questão do desconto do percentual do desenquadramento. Se pensarmos por esse ângulo, a nova Resolução até nos ajuda, pois sobram mais recursos para serem discutidos.

    ResponderExcluir
  9. Jorge,
    Você está certíssimo no seu raciocínio. É exatamente isso. Como eu falei no comentário anterior, em tese, sobrariam mais recursos para serem distribuídos na rubrica "reserva especial para revisão do plano", porém não sabemos como a SPC e a Justiça tratará a questão da REsolução CGPC 26, já que hoje tivemos a informação de que o Sindicato de Brasília teve vitória em segunda instância da ação proposta contra os efeitos da Resolução.

    ResponderExcluir
  10. Cecilia,

    pelo visto e a continuar assim não mais teremos uma Primavera sem flores. O único empecilho é que a primavera pode estar longe demais para muitos de nós.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,
    No site da Contraf-Cut (www.contrafcut.org.br/) tem uma matéria, datada de hoje, 09/06/2009, cujo título é “Vitória: STJ mantém liminar do Sindicato de Brasília contra Resolução 26 da CGPC”, que trata de vitória do SindBan-DF, desta feita em segunda instância, em sua tentativa de derrubar na justiça os termos da resolução 26 do CGPC.

    ResponderExcluir
  12. jÁ PASSOU DA HORA:


    EMPRÉSTIMO SIMPLES 80.000,00


    PRAZO: 96 MESES.

    Claro que quem não precisar não precisa solicitar.


    Simples, prático ... ......

    ResponderExcluir
  13. Cecilia,
    Como voce nos informou o SINBAN-DF, ganhou em segunda instância liminar da resolução 26 do CGPC, o que falta agora para a derrubada dessa resolução?
    Pode-se voltar a discutir a distribuição do Superávit sem essa barreira?
    Quanto ao ES não se tem nenhuma novidade oficial?

    ResponderExcluir
  14. Acacio,

    A Previ reabriu a Nova Carim que permitiu descontos no saldo devedor e respectivo recálculo. Caso você queira maiores detalhes envie seu email clicando “Fale com Cecília Garcez” no blog que verificarei como está sua situação.

    ResponderExcluir
  15. Colega Cecília,
    No blog de Romildo Gouveia tem uma matéria cujo título é “Aumenta a procura por crédito”. Lá está escrito que “A procura dos consumidores por crédito subiu 2,5% em maio em relação a abril, a terceira alta mensal consecutiva – em abril houve alta de 10,8% e, em março, de 5,8%”. Acho oportuno me reportar a este tema já que duas notícias importantes foram divulgadas aqui no blog, quais sejam: 1ª) - a manutenção, através de decisão judicial de segunda instância, de liminar do Sindban-DF contra a resolução 26 do CGPC. 2ª) – a possibilidade de alteração da resolução 3456 do CMN, dando mais flexibilidade aos fundos de pensão para aplicação em investimentos de renda variável. Tudo isso aconteceu simultaneamente e a minha preocupação, utilizando uma expressão muito em moda hoje, é que não se perca o foco na reivindicação principal do momento que é o aumento do teto e do prazo de pagamento do ES. O cenário está pronto e estamos todos bem atentos e no aguardo, ansiosos, do que possa vir daqui para frente.

    ResponderExcluir
  16. Colega anônimo,
    Sinceramente, é difícil dizer com certeza o que acontecerá agora, como ficarão as discussões de utilização do superávit, após a vitória da ação do Sindicato dos Bancários, em segunda instância, que suspende os efeitos da Resolução CGPC 26.
    Na minha opinião, é bem provável que retornem as discussões a um patamar de negociação com o Patrocinador (BB), como acontecia antes da Resolução. Temos também a questão da SPC que terá que aprovar qualquer acordo firmado e eu tenho dúvidas se ela concordará em aprovar antes da decisão final da ação judicial.

    ResponderExcluir
  17. Cavalcante disse:
    Estimada Cecília,
    Penso que você já deve estar estressada em repetir constantemente,quase que diariamente,que uma alteração no ES nada tem a ver com a utilização do Superavit.Porém, isso decorre, principalmente , da ansiedade e desespero por que passa a maioria dos colegas aposentados em busca de uma tábua de salvação para continuar sobrevivendo, ou seja honrando seus compromissos.Peço sua licença para resumir aqui o que penso sobre tudo que temos discutido aqui no Blog:
    1) SUPERAVIT - entendam, de uma vez por todas, que nada será resolvido até que a nossa "ágil" Justiça decida sobre a famigerada Resolução 26 da CGCP. Até lá o Banco deverá continuar fazendo aquela inexplicável contabilização para se utilizar de parte dos futuros superavits e assim alterar o seu resultado real , promovendo
    vasta distribuição de dividendos aos acionistas, PL para nossos colegas da ativa(nada contra eles)compra de Bancos, etc. etc., porém nada de efetivo para os verdadeiros donos do superavit.Penso que a gentil Cecília já foi por demais clara em explicar que não depende dela ou mesmo da Diretoria, isoladamente, qualquer atitude para a sua utilização. As nossas Associações é quem deveriam pressionar e tomar providencias cabíveis para resolver essa questão.Partindo do princípio que a Justiça, soberana ,venha decidir que o patrocinador deve ter direito também ao Superavit o que nós combalidos mortais poderemos fazer.Lembro que uma grande maioria dos aposentados já estão com a idade bastante avançada e não poderá ficar indefinidamente à espera dessa decisão.Os estudos deverão ser iniciados imediatamente seja lá por quem for- só temo que seja pela nossa ÁGIL Diretoria de Seguridade, que demonstrou sua capacidade quando levou quase um ano para alterar e implantar o ES , em dezembro último - levando em consideração(no estudo) ambas as possibilidades ou seja considerando a medida 26 ou sem ela. URGE que devem ser apresentados as estudos das duas possibilidades, ´porém devemos controlar nossa ansiedade pois isso deverá demorar bastante tempo para uma decisão definitiva da Justiça.Não quero ser pessimista, muito pelo contrário,porém antevejo que no final o Banco deverá levar a sua "suposta" parte e o que sopbrar é que será utilizado em benefício de milhares de aposentados e pensionistas. É uma pena mas é uma realidade que devemos considerar. Algo assim como: ou o Banco leva sua parte ou não recebemos nada e na situação que estamos não podemos ficar esperando por longo tempo pois muitos morrerão desesperados e decepcionados, infelizmente, até que se resolva. Vamos ser consensiosos e admitir essa possibilidade.
    SUSPENSÃO DAS PRESTAÇÕES DO ES - Respeitando as opinões de outros colegas julgo não ser a melhor saída para nós "desesperados", no momento, pois suspende-se por 12 meses, posteriormente terão que ser retomadas e se aí ainda não tivermos um solução sobre o Superavit para , principalmente, melhorar os benefícios como faremos para assumir novamente o débito das prestações. Veja o exemplo da suspensão das contribuições à PREVI que só ainda continua porque está também favorecendo, e muito, ao Banco, influindo positivamente em seu resultado.Se de repente elas voltassem seria uma tragédia para a maioria.
    Por último, AUMENTO DO VALOR E PRAZO DO ES - Salvo melhor juizo , penso que seria a melhor opção para todos um aumento sunstancial do valor- se possível até R$l00mil, respeitada a margem consignável e dilatação do prazo entre 96 a 120 meses. Com isso os valores das prestações ficariam num razoável patamar bem como teríamos algum dinheirinho extra para ir suportarndo a espera da decisão sobre o Superavit.
    Querida Cecília, desculpe-me por me alongar tanto porém precisava fazer essas colocações que, espero, possa provocar uma reflexão e tomada de decisão dos queridos colegas colegas. Um abraço ao Jorge, inteligente e com importantes colocações que enriquecem as discussões no blog.
    Grande Abraço colega Cecília. Espero que adira à essa última sugestão que fiz .
    Cavalcante - Jacobina BA

    ResponderExcluir
  18. Colegas,nao tem jeito,tem sempre algum entrave.Se nao for por isso e por aquilo.E assim vamos chegar ao final de 2009 sem nada nos bolsos e na mesa(no meu caso).Estou chegando ao desespero.
    Ea maldita Resoluçao,e o BB ou e a SPC.E assim e pronto.Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  19. Cecília, eis um tópico do despacho do Sr. Desembargador: " a decisão de Agravo de Instrumento n°..., ora impugnada, apenas impede que, antes do julgamento do feito, as importâncias decorrentes de Superávit sejam revertidas em favor dos participantes, dos assistidos e do patrocinador".
    Ivan

    ResponderExcluir
  20. Cavalcante disse:
    Cara Cecília, é uma excelente notícia a decisão da Justiça , em 2ª Instância, sobre a famigerada resolução CGPC 26.Você sempre nos alertou que qualquer decisão sobre a utilização do Superavit passaria, necessariamente, pelo contido naquela Resolução. E agora pergunto, dentro de meu raciocínio simples e limitado: Estarão abertas , por consequência, as negociações sobre o superavit ?
    Como fica o patrocinador que contabilizou aqueles 5 bilhoes da Previ no seu balanço de 2008(embora nada tenha saído efetivamente da nossa Caixa)) que influiu decisivamente no resultado do exercício , tanto que houve vasta distribuição de DIVIDENDOS aos acionistas. BONUS 200ANOS ao pessoal da ativa - porqueo Banco julgou que somente aqueles colegas- principalmente de 1997(Previ Futuro) para cá é que contribuiram para o sucesso dos 200 anos da Empresa, nós(aposentados) ficamos a "ver navios" com a insensibilidade do BB e também da PREVI, - pagamento de polpudo PL e por ai vai.Com essa decisão o BB terá que "descontabilizar" aquele valor que se julgava absolutamente com direito e jamais imaginando que pudéssemos(Sindicatos)revogar a medida da CGCP, nem mesmo o Governo, principal responmsável, contava com esse revés. Confesso que nem eu mesmo acreditava , pois pessimista . já me acostumava com a idéia de que teria de dividir o bolo com o BB , desde que recebéssemos benefícios ,ou melhor ,que se decidesse de uma vez por todas a história desse superavit( pois nosso tempo é curto Cecília , nosso amanhã é hoje) Assim sendo, penso que o patrocinador deverá retaliar, dificultando a aplicação das propostas que vierem a ser aprovadas nas reuniões que deverão acontecer. Ou você acha que estou sendo por demais pessimista, que tudo correrá bem de agora por diante e que logo estaremos aprovando a utilização do Superavit. Por favor, dê sua opinião sincera, como sempre, aos seus fiéis blogueiros!É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS sabermos o que você pensa.
    Um abraço
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  21. Colega anônimo,
    É exatamente por esse despacho que falo que dificilmente se conseguirá discutir superávit enquanto essa ação não for julgada em última instância, pois ela impede qualquer distribuição do superávit até decisão definitiva.

    ResponderExcluir
  22. O último comentário que fiz foi em resposta do comentário do Ivan que divulgou parte do despacho do Sr. Desembargador.

    ResponderExcluir
  23. Cavalcante,
    Pelos motivos relatados no comentário anterior (respodendo ao colega Ivan), acredito que seja difícil qualquer decisão nesse momento, é lógico que não impede a reabertura das negociações, até porque essas negociações, como verificamos nas ocasiões anteriores, não são tão rápidas como gostaríamos.
    Em relação à contabilização pelo patrocinador dos 5 bilhões, eu acredito que não haverá modificações, o que ocorrerá é uma dificuldade bem maior dele levar algo do superávit efetivamente para o seu caixa.
    Na minha honesta opinião, eu acredito que poderá haver negociação do superávit e até um fechamento de um acordo com o patrocinador, previamente discutido com a SPC. Já aconteceu isso antes com a discussão do "fundo paridade", vocês lembram? Até a ação judicial foi cancelada pelos Sindicatos em função do acordo. Agora, com certeza, o BB vai querer uma parte desse bolo para aprovar qualquer acordo.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, agora voce disse tudo.Eu ja ia escrever mais ou menos,com outras palavras,o que voce explicou.Nossa justiça e lenta como todos sabem e ja houve dois
    julgamentos(primeira e segunda instancias),nao e estranho tanta rapidez?Esta na cara que o BB esta por tras disso.Mais na frente "a justiça"vai concluir e acabar com a tal Resoluçao e ai o BB vai levar com certeza os 5 bi e negociar alguma coisa com os pobres mortais dos aposentados/pensionistas.Aquela negociaçao que ja conhecemos:dez para mim e um para voces......E so aguardar.E o ES ?????????????

    ResponderExcluir
  25. Saiu o índice de reajuste 5,45%. Animem-se.

    ResponderExcluir
  26. E um fiasco o blog dos eleitos da Previ.

    ResponderExcluir
  27. Cecilia,voce ja sabe qual indice reajustara as aposentadrias agora em Junho?A folha ja deve estar fechada.Estou igual ao colega ,ansiosa para saber quantos sorvetes e balas poderei comprar para minha netinha.......

    ResponderExcluir
  28. Colega Anônimo,

    O índice é o INPC.Para este mês o complemento terá um reajuste de 5,45% que representa o acumulado de abril de 2008 a maio de 2009.

    ResponderExcluir
  29. Colega Cecília.
    Eu me lembro muito bem quando o nobre conselheiro Willian Bento colocou em pauta a questão do emprestimo simples.
    Este por sinal seu companheiro também na distinta ANABB.
    O CONSELHO DELIBERATIVO,encaminhou tal proposta a DIRETORIA DE SEGURIDADE ( SASSERON ) para realização de calculos, pois naquele momento acreditava-se que com a mudança do prazo do emprestimo traria mais percas aos aposentados e por esse motivo deveria ser realizados estudos e marcado uma nova data para apreciação da dilatação deste prazo para 80 meses.
    So que isso ate por minha cobrança insistente por meio do fale conosco.ate a data de hoje ainda nao aconteceu,e em um de seus comentarios voce mesma disse que como ja havia sido feito a revisão do emprestimo simples isso nao seria prioridade para a diretoria,e que ja tinha sido atendido este ano passado.
    Pois bem, acontece que mesmo que isso venha a ser resolvido agora que estamos no mes junho, com a adquação do sistema,como tudo na previ é muito demorado a acontecer,gostaria que a diretoria ai sim falando em seguridade,viesse a mostrar estes estudos logo.pois nao podemos esperar tanto a vontade de uma equipe que ja teve ate agora 8 meses para esta materia. se nao me falha a memoria esta foi enviada a diretoria no final de novembro de 2008. ou estou enganada.
    Grato ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  30. Semanas atrás, postei um comentário com uma notícia (e o link) de que o Citibank previa que o IBovespa chegaria, no final de 2009, a 60.000 pontos. Trago agora outra, sobre o mesmo tema:

    Itaú prevê Ibovespa em 66.600 pontos ao final do ano

    Corretora acredita em valorização de 25% para o índice em pouco mais de seis meses

    A corretora do Itaú, que trabalha de forma independente do banco, elevou a projeção de alta para o Ibovespa de 60.000 para 66.600 pontos até o final do ano. Se a previsão estiver certa, há um potencial de valorização de 25% em pouco mais de seis meses.

    http://portalexame.abril.com.br/financas/itau-preve-ibovespa-66-600-pontos-ao-final-ano-476477.html

    ResponderExcluir
  31. vamu gastar u aumento no sao juao, eta aumento bao..viu...nos tamo é bem bao cum aumento ndesse a gente vai morreeeeeee de alegria...acorda Presidente Zergio Rosa, um dia oce cai....

    ResponderExcluir
  32. Faz tempo que eu nao escrevo, mais dessa vez estou com uma vontade danada de escrever, por isso Faço o convite, quem nao conhece o Maranhao, não é somente enchente, o São Joao é aqui, venham gastar pouco e conhecer as maravolhas do Maranhao, Bacabal, Chapadinha, Sao Luis Maranhao.

    ¨eu tava sem ter assunto,para brincar o sao joao, nao dormia nem sonhava pensando no que ia fazer..sao joao me deu um assunto logo pude entender, que o homem para ser grande não é obrigado crescer, é pode diminuir no tamanho mais aumenta no procederrrr"

    Vai Maranhao vai crescendo sem parar....com suas matas e rios que faz a gente chorar..


    Maranhao.


    Joel.: Amigos a luta continua, estou do lado dos blogueiros, e mando um ABRAÇO A UNICA GUERREIRA, DONA CECILIA.

    ResponderExcluir
  33. Na prova do Curso de Química, foi perguntado:

    - Qual a diferença entre
    SOLUÇÃO e DISSOLUÇÃO?
    Resposta de um aluno: -

    Colocar UM dos NOSSOS POLÍTICOS num TANQUE DE ÁCIDO
    para que DISSOLVA, é uma DISSOLUÇÃO.
    Colocar TODOS é uma SOLUÇÃO.

    NOTA 100

    ResponderExcluir
  34. Cecilia,

    creio que os colegas que frequentam o seuBolg subestimam a capacidade de muitos de nós em fazer uma analise sobre as pessoas: se não vejamos. Postei aqui algum tempo atrás que o Blog dos diretores eleitos seria só para o deleite deles, e em momento algum permitiriam opinião divergente, cfreio que os frequentadores estão se surpreendendo a toa. Minha análise se baseou pura e simplesmente na resposta que obtive do Sr. Alexandre quando do meu questionamento acerca do aumento do valor do ES... segundo o mesmo, minhas paalavras eram ofensivas. Bom, não posso aqui dizer mais nada, ou posso realmente ofender este "senhor".



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  35. Cavalcante disse:
    Prezada Cacília, como disse no meu comentário anterior e de acordo com seus últimos comentários, absolutamente coerentes, sobre a questão do Superavit,creio que "a boca vai esquentar". O Patrocinador, bem como o próprio Governo que quis mudar as regras do jogo com a edição da CGPC 26, não vão aceitar pacificamente em não levar parte do bolo. Penso que um possivel acordo que viesse a beneficiar ambas as partes,principalmente os associados, de alguma forma, será muito difícil e demorado, por isso SUGIRO que voltemos o foco para o EMPRESTIMO SIMPLES, única opção viável no momento para amenizar nosso sofrimento, que é uma questão de sobrevivência para milhares - POIS A DECISÃO ESTÁ NO ÃMBITO DA DIRETORIA e ainda assim , tenho certeza, vamos contar com a má vontade do patrocinador diante da possibilidade do estorno dos 5 bilhões em sua contabilidade, algo que o Governo(maior acionista) vai lutar para achar uma saída e evitar tal medida , talvez propondo um acordo com a Diretoria da Previ e seus associados, como você mesma alertou.Precisamos estar preparados para ,se for o caso ,cedermos um pouco se quisermos receber alguma coisa" em termpo".
    Com os meus respeitos aos colegas, um tanto radicais, que não admitem qualquer tipo de acordo
    que possa ceder algo ao patrocinador. Vamos pensar com tolerância , coerência e inteligência.
    Por enquanto, guerreira Cecília lute pela aprovação da alteração do EMPRESTIMO SIMPLES.....JÁ !

    um abraço
    Cavalcante

    ResponderExcluir
  36. Nao me cadastrei e nem vou para o blog dos eleitos porem gosto de ler as opinioes dos colegas.Parabenizo o colega Paulo
    Goellner de Carazinho-RS,muito bem
    colocado.

    ResponderExcluir
  37. So espero que o Sindicato( mais uma vez)nao se venda para o BB/Governo........

    ResponderExcluir
  38. Com a noticia sobre o julgamento em segunda instancia para derrubar a famosa Resoluçao,vao aproveitar e enrolar todos nos como se isso fosse resolvido rapido(negociaçao do superavit) e o ES caiu no esquecimento.Os eleitos ja estao se dando o direito de mandar para nosso e-mail a noticia do julgamento.Nos queremos saber noticias do ES!!!!!!!!!!!!!!!!Nao enrolem os pobres aposentados e pensionistas!

    ResponderExcluir
  39. Colega Cecília,
    No seu comentário de 10.06.2009, às 05:39, Você respondeu ao colega Cavalcante dizendo acreditar que possa haver negociação de superávit e até um fechamento de acordo com o patrocinador, desde que previamente discutido com a SPC. Não seria nenhuma novidade já que, segundo suas palavras, isso aconteceu anteriormente com a discussão do fundo paridade. Em cima destas declarações gostaria de fazer uma colocação que julgo pertinente: Entendo que somente poderia haver discussão e, se fosse o caso, o fechamento de um acordo na hipótese de as partes virem a se entender. Só isso e mais nada. Não poderia, em hipótese alguma, haver qualquer tipo de distribuição da reserva especial para revisão de plano. O despacho de 26.05.09 do Exmº Sr. Presidente do STJ, ministro César Asfor Rocha, que manteve em decisão de segunda instância a liminar obtida pelo SindBan-DF, impede que “antes do julgamento do feito, as importâncias decorrentes de superávit nos planos de previdência privada sejam revertidas em favor dos participantes, dos assistidos e do patrocinador ou que sejam utilizadas na quitação de contratos de confissão de dívidas”(*). Pelo que li e interpretei, os recursos da rubrica reserva especial para revisão de plano estão bloqueados pela decisão judicial do Exmº Sr. Ministro César Asfor Rocha. Caso eu esteja equivocado peço que por gentileza me corrijam.
    E.T. – informação retirada do site do SindBan-DF.

    ResponderExcluir
  40. Colega Cavalcante nao concordo com o seu comentario,nao temos que ceder nada no sentido de passar valores para o banco.E por causa de pensamento como o seu que hoje temos a Parcela Previ,Renda Certa(?) e outros roubos que nos impuseram.O governo/bb ja levou muito dinheiro nosso que esta na Previ.CHEGA!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Taí. Gostei. Estamos mesmo precisando de super heróis... e a sujestão é "GUERREIRA SOLITÁRIA" para continuar nos defendendo. Um grande abraço guerreira.

    ResponderExcluir
  42. Colega Carlos Mariano, nota 1000 para voce pela piada e obrigada por me fazer rir .Junto dos politicos eu coloco tambem o Sasseron e sua corja.

    ResponderExcluir
  43. É melhor mesmo a PREVI soltar logo esse ES para os aposentados. Pq divisão de superavit ta longe de acontecer. Vejam que a se confirmar a fraude no decreto 81240, que prejudicou mais de 40 mil pessoas, logo, logo será tomada alguma atitude no sentido de resguardar que esse dinheiro não seja distribuido de forma injusta (falo de medida acautelatória via judicial).
    E agora Cecilia, sera que voce ja tem alguma opiniao sobre a fraude? Pq sera que a PREVI e o BB não apareceram na Audiencia Publica que houve na Camara dos deputados no ultimo dia 9, para tratar dessa fraude que permitiu que a PREVI se apropriasse do que nao era seu?
    Nao seria melhor a PREVI pagar o que deve antes que o mundo todo tome conhecimento do que aconteceu e acontece nos nossos maravilhosos planos de previdencia privada?
    E AGORA DONA CECILIA, O QUE NOS DIZ?

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecíla,

    A Previ é vanguarda no que diz respeito a correr mais riscos:

    Nota publicada no Jornal O Dia, 11.06.09, Coluna Bruno Astuto:

    BATATA

    Fracassou mais uma vez o desejo da Previ de passar adiante o Complexo do Sauípe, na Bahia.
    Ibertola e CVC visitaram as instalações e ficaram de ter contato com o Governo da Bahia, mas nenhum representante oficial deu as caras na reunião marcada. Os Presidentes das empresas pegaram seus respectivos jatos e partiram. Agora a Previ vai continuar segurando o mico.

    Voce saberia me dizer qual foi o posicioneamneto da Previ com relação ao ocorrido?
    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  45. Rosalina,
    Até o momento nada. Como, geralmente, o ES é reajustado uma vez por ano, é bem provável que os estudos só apareçam no segundo semestre. A alegação da área é que o ES já foi reajustado no final do ano passado.

    ResponderExcluir
  46. Jorge,
    Parabéns pelas suas colocações sempre coerentes e muito bem fundamentadas. Seu raciocínio está totalmente correto, porém o que eu tentei lembrá-los é que na ocasião da discussão do Fundo Paridade, também havia uma ação que impedia a utilização do fundo, porém os Sindicatos retiraram a ação e, a partir deste ato, o acordo pode ser firmado.

    ResponderExcluir
  47. Colega anônimo,
    É uma questão complicada e delicada a questão da alegada "fraude". Coloque-se no meu lugar, eu tenho me manifestado a favor dos colegas que aderiram ao PDV porque acho que eles acabaram sendo prejudicados pelas regras que existiam na época (estatuto e regulamento do plano),pois só levaram a parte da poupança pessoal, mas daí eu afirmar e concordar que houve fraude, é exigir demais. Eu espero que a justiça se manifeste e, se houve qualquer ato que contrariou a legislação vigente à época, a Previ acatará a decisão judicial.

    ResponderExcluir
  48. Jane,
    A Previ divulgou a venda de Sauípe, recebeu várias propostas de compra,porém com a crise financeira, onde o crédito no mundo sumiu, os "possíveis compradores" retiraram suas propostas. Para se vender um ativo, tem que ter alguém que compre, senão você tem que ficar casado com o ativo até que apareça alguém para comprá-lo. Infelizmente, a crise financeira atropelou as negociações que estavam sendo fechadas com a CVC. Agora é esperar, enquanto não aparece outro investidor, temos que cuidar do empreendimento...

    ResponderExcluir
  49. Cavalcante disse: respondendo ao colega "anônimo" - comentário de 12/06, 09:05hs. Sua acusação é muito séria e covarde. Você está confundindo fazer comentário democrático com acusão leviana.Espelhe-se na categoria da dona do blog e procure ser mais respeitoso com colegas. Sugiro que saia do anonimato e "dê as caras", pois para responder , com a permissão da Cecília, devidamente à sua grosseria, preciso saber a que nível devo descer.
    Cavalcante - Jacobina BA

    ResponderExcluir
  50. Colegas,
    Sempre me preocupou a utilização precipitada do superavit. Agora que a Justiça decretou que não se deve falar em utilização até a sentença final, fico meio tranquilo. Meio porque pode ocorrer de todos morrermos e a Justiça ainda estar julgando agravos.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  51. Sr.José Forte,
    Não é precipitada a utilização DO QUE RESTOU do superavit.
    Estamos necessitando já e agora, pois somos beneficiários de um fundo de pensão e só temos esta fonte de renda.
    Melhor para o senhor e sua familia que não precisam nem de um empréstimo simples, para seguir adiante com sua vida, então: Não se preocupe com a demora do judiciário, julgando agravos, pois os beneficios que daí advirão não lhe fazem falta!
    Parabéns pela sua tranquilidade e de sua familia, pois suas "rendas certamente são as certas"...

    ResponderExcluir
  52. Vejam correspondencia dos "ELEITOS PREVI" sobre minha indagação sobre emprestimos simples;


    As imagens externas não são exibidas.Exibir as imagens abaixo -Ocultar as imagens abaixo
    Re: Fale Conosco
    De:Eleitos da Previ Para:ademarrg@uol.com.br Assunto:Re: Fale Conosco Data:18/06/2009 18:24
    Caro Ademar,

    Temos trabalhando por alterações permanentes nos empréstimos simples.
    Nos últimos três anos, para os associados do Plano 1 aumentamos o teto
    de R$ 25 mil para R$ 50 mil, aumentamos o prazo de 50 para 60 meses,
    reduzimos taxa administração de 0,5% para 0,2%, reduzimos fundo de
    liquidez e inadimplência de 0,5% para 0,1%, reduzimos taxa de juros de
    6% para 5,75%, sempre pensando em tornar o empréstimo mais barato e
    mais atrativo para os associados. Criamos o ES Curto Prazo, que
    permite ao associado ter dois empréstimos.
    Continuaremos procurando sempre implantar novas melhorias para os
    associados, quanto ao prazo, estamos analisando bem esta questão, pois
    quando se aumenta o prazo do empréstimo, o associado fica com um saldo
    devedor disponível por mais tempo e acaba pagando um volume maior de
    juros, mas a redução na prestação mensal é menor que o aumento nos
    juros pagos. Esta é a questão que estamos analisando.
    Saudações.

    > Mensagem recebida através do link Fale Conosco do Blog
    >Eleitosdaprevi.com.br! Nome: ADEMAR PINTO SOBRINHO
    >
    > Email: ademarrg@uol.com.br
    >
    > Cidade: Pouso Alegre Estado: MG
    >
    > Mensagem: Existe por parte dos eleitos da Previ, alguma iniciativa
    >concreta no sentido de melhorar o valor e o prazo do emprestimo
    >simples. Convenhamos que o aumento do prazo de carencia e a criaçãodo
    >emprestimo de curto prazo no valor de R$ 5.000,00 foi vexamoso e não
    >atende aos anseios dos associados.

    ResponderExcluir
  53. DIZEM..
    CONTABILIZARAM SÓ 5 BI NO BB e TUDO BEM.....
    AGORA ESTAO OS APOSENTADOS A ESPERA DO JUIZO FINAL...
    ENTAO FAÇAM O SEGUINTE.....
    CONTABILIZEM TAMBEM A CADA ASSOCIADO 100MIL ATE O JUIZO FINAL..ATÉ PORQUE NAO VAI CHEGAR NEM A 5bI, O VALOR A SER CREDITADO..AH AS NORMAS NAO PERMITEM....ENTAO PERMITIRAM AO BB..PORQUE.....NOS APOSENTADOS DEVEMOS RECEBER SIM E CORRIGIDOS...NAO TEMOS CULPA DA DESVALORIZAÇAO DAS AÇOES DA PREVI, ATÉ PORQUE O SINAL DOS EUA DUROU UM 01 ANO, E A DIRETORIA SO TOMOU CONHECIMENTO QUANTO ESTOUROU AQUI...EU ACREDITO NA JUSTIÇA...POIS É A UNICA QUE NOS RESTA...ENTAO SE ESTAO CREDITANDO AO PATROCINADOR CREDITEM AOS ASSOSICIADOS.

    E, QUANTO AO VALMIR CAMILO, NAO VOTEM MAIS NELE.....A CECILIA ESTAH AI PARA NOS REPRESENTAR É O ANO DA MULHER, EU DISSE CECILIA...

    ResponderExcluir

Poste seu comentário