quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Superávit Previ: adiada reunião com Banco do Brasil



A reunião para discutir a utilização do superávit do Plano de Benefícios 1 foi adiada. O encontro iria acontecer nesta quinta (11/09), na sede da ANABB, em Brasília. O evento teve de ser cancelado, porque não foi possível concretizar os cálculos atuariais que sustentarão as negociações. Somente dessa forma, seria possível discutir cada proposta e analisar a sua implementação. Devido à complexidade dos cálculos, a Previ ainda não conseguiu apresentar os números razão pela qual a reunião ficou marcada para o próximo dia 19/09.


81 comentários:

  1. Como diria o Chavez : "Suspeitava desde o início, os movimentos da PREVI são friamente calculados"
    Me engana que eu gosto....

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia,
    E de se lamentar, muito, que o compromisso firmado na reunião do dia 03.09, não tenha sido cumprido.
    Temos uma longa pauta a ser discutida e se formos nesse ritmo,quando chegaremos a um consenso?
    A demonstração do desconhecimento da dificuldade para efetuar os calculos e preocupante!!O Sasseron estava na reunião, não entendo, por que não pediu um prazo mais longo? Evitaria mais esse desgaste.
    Francamente,todos que compoem a mesa, sabem o peso dessa negociação.
    Fica dificil de aceitar que a nossa Diretoria de Seguridade, não tenha conseguido fazer o dever de casa.
    Complexos ou não, os calculos deveriam estar prontos, para serem apresentados, no prazo acordado. Enfim, que venha o dia 19.09 (caso seja confirmado)!!!!
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Mais uma vez todos nós aposentados somos frustrados pelo pouco caso demonstrado pela nossa Previ. Chego à triste conclusão de que não há a menor consideração e um mínimo de respeito para com os interesses de todos os assistidos. A Anabb antecipou em reunião com o patrocinador, no dia 07.08.2008, quais eram as propostas formuladas pelo Grupo de Trabalho formado por representantes de entidades de aposentados do BB. Portanto, há mais de trinta dias, a Previ já sabia quais eram os itens que seriam submetidos ao corpo social. A partir daí, se houvesse um mínimo de consideração para com os assistidos, já deveria estar trabalhando no sentido de quantificar cada uma das propostas. Mão-de-obra abundante e altamente qualificada, além de recursos tecnológicos, provavelmente de última geração, seriam mais do que suficientes para que o processo estivesse terminado em tempo hábil, ou seja, para que fosse analisado e discutido na reunião de 11.09.2008. Não consigo entender e muito menos aceitar essa prorrogação por mais oito dias sob a alegação de que “o evento teve de ser cancelado, porque não foi possível concretizar os cálculos atuariais que sustentarão as negociações”.

    ResponderExcluir
  4. CECÍLIA.
    Mais uma vez nós somos entregues no descaso e desrespeito com que a previ nós trata.
    Como pode a Previ já tinha conecimento das propostas elaboradas no GT.os calculos já eran pra estar prontos a muito tempo.
    Foi assim com o ES. e agora com o Superavit.
    ESTUDOS,ESTUDOS E MAIS ESTUDOS.
    Até quando?
    ARNALDO ANTONIO.SP

    ResponderExcluir
  5. COLEGA CICÍLIA.
    COMO PODE A PREVI,NÃO CONSEGUIR REALIZAR OS ESTUDOS A TEMPO DA REUNIÃO.
    O SASSERON TAVA LA,ELE SABIA QUE NÃO DARIA TEMPO E MESMO ASSIM DEIXO NO AR A REUNIÃO??????
    BRINCADEIRA,ISSO É UMA PALHAÇADA.
    CHEGA DE ENRROLAÇÃO,VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA PELOS NOSSOS DIREITOS.
    VAMOS NÓS JUNTAS AMIGOS.
    VAMOS PARA DE ACREDITA EM PAPAI NOEL.PORQUÊ COM CERTEZA ELE NÃO VEM ESTE ANO.
    TUDO ESTA IGUAL AOS ESTUDOS DO EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    ESTUDANDO ESTUDANDO ESTUDANDO ESTUDANDO,ETC
    PAULO ANTUNES COSTA RONDONOPOLIS MT

    ResponderExcluir
  6. O CECÍLIA:

    ISSO QUE SE CHAMA DEMOCRACIA.
    A PREVI LAMENTAVELMENTE MAIS UMA VEZ FRUSTA A TODOS NÓS.
    MAIS UMA A ENGANAÇÃO TOMA CONTA!!!
    MAIS UMA VEZ ADIASE O INADIAVEL.
    DESDE DE FEVEREIRO A NOVELA SUPERAVIT,ESTA AI MARCANDO AUDIÊNCIA E NADA.
    O DIRETORIA, VAMOS TRABALHA,VAMOS FAZER JUS AOS OTIMOS SALÁRIOS PAGOS A TODOS AÍ.
    ESTOU FRUSTRADO MAIS UMA VEZ,E VOCÊ CECÍLIA JÁ SABIA QUE NÃO IA TER REUNIÃO PORCARIA NENHUMA.
    AÍ JÁ TA TUDO DECIDIDO,ATÉ QUEM ESTAVA DO NOSSO LADO JÁ ESTA NA DEFENSIVA.
    O PORCARIA DE VIDA MESMO, EU DEPOIS DOS 65 ANOS VO TE MESMO É QUE ARRUMA OUTRO EMPREGO.
    PORQUÊ JAJA VO PASSA É FOME?
    UM ABRAÇO CECÍLIA,DESCULPE PELO MEU DESABAFO.
    OSCAR JARDIM BUENO-SANTO ANTONIO DO LEVERGER MT

    ResponderExcluir
  7. Cecilia, me desculpe mas eu não posso ficar calada diante de tanta ineficiência e descaso. Desde quanto se fala nessas propostas e o pessoal da PREVI vai para a primeira reunião sem saber nem o custo das mesmas?
    É bem possivel que só calculem a 1, 2 e 3 e o restante fique para depois. Na PREVI está faltando muita coisa, isso é um dos motivos para tanto atraso nos estudos do EMPRÉSTIMO SIMPLES. Não sei porque uma Organização tão rica não contrata funcionários competentes.

    ResponderExcluir
  8. HE CECÍLIA.
    Cadê a tão sonhada democrâcia,cadê os principios de igualdade e isonômia tão presentes nas falas da previ.
    Não conseguiran fazer umas simulações né.
    Será que a folha deste mês sai. ou vai atraza também.
    Sinceramente, a continuar desta maneira,daquia a pouco nem superavit,vai se ter mais.
    Porquê as bolsas desabaram e a incopetência na previ reina absoluta.
    O que será que a equipe do Sasseron faz o dia todo hem.
    VAMOS ESPERAR MAIS UMA VEZ,QUEM SABE DIA 19 O BANCO PODE REALIZAR A REUNIÃO NÉ.
    OU SERÁ QUE QUEM NÃO VAI PODE REALIZAR A REUNIÃO SÃO AS NOSSAS ENTIDADES TERMINADAS EM BB.
    Um abraço Cecília.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília. Meus Respeitos.
    É de estarrecer o descaso - para não dizer cinismo - com que a Previ manipula os assuntos de interesse daqueles que dela dependem. Esse adiamento forjado é inteiramente descabido, pois a desculpa da complexidade dos cálculos não procede. Os números estão lá, no bojo dos seus computadores. Também, se verdade fosse seus representantes não poderiam ter assumido o compromisso de apresentar os dados num prazo de 8 dias; seria um atestado de incompetência. Além do mais, é inconcebível que uma Organização do porte da Previ se declare incapaz de apresentar números que dizem respeito a seus assistidos - razão maior de sua existência. Logo ela, que lida com bilhões de reais aplicados em bolsa, é acionista das mais significativas Empresas do país e que, por isso mesmo, é obrigada a manter um fenomenal banco de dados para orientar suas atividades. Sem contar que, com esta desculpa esfarrapada desqualifica - sem pudor e injustamnente - os competentes profissionais da área de informática.
    Ainda mais porque, desde fevereiro essa expectativa de distribuição do superávit persiste, direcionada aos temas ora em votação sob o patrocínio da ANABB. Será que somente a direção do Órgão não tomou conhecimento disto? Os eleitos da Previ não desempenham seu ofício focados nas promessas de campanha? Não atentam para o clamor de uma multidão de esperançosos que imploram migalhas a que têm direito? Que Organização é esta que não se dá ao respeito de, ao menos, cumprir o que preceituam seus Estatutos? O que querem esses dirigentes? Matar de angústia quem angustiado já vive?
    E por que a elevação dos limites do ES não é liberada? Acaso é dinheiro dado?
    Mais respeito com os velhinhos, Senhores poderosos. E lembrem-se, novas eleições virão.
    André, Curitiba, 11/09/08.

    ResponderExcluir
  10. colega cecília.
    sera que dia 19 vai?
    sera que até esta data a previ entrega o relatorio,ou sera que a discusão sai mesmo em 2009.
    um abraço fraterno amiga.

    ResponderExcluir
  11. UM DIA DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR?
    CECÍLIA.
    AGORA EMBALA NÉ. DIA 19 SAI UM ÓTIMO ACORDO PARA O PATROCINADOR.
    E QUANTO AOS RATINHOS MAGROS,CONTINUAM MAGROS!!!!!!!
    EM AMIGONA FALA LA PRO SEU AMIGO SASSERON,PRA ELE SOLTA O EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    DAI NENGUÉM SE IMPORTARÁ DE ESPERA OS ESTUDOS DO SUPERAVIT.
    PAULO SERGIO - BELO HORIZONTE

    ResponderExcluir
  12. oi amiga.
    manda ve ai,fala pro sasseron tira o pé do chão.ele mora no palneta terra,não esta na lua não?
    vamos batalha dia 19 esta bem ai já.
    vamos decidir logo Cecília.se não jaja não teremos superavit e sim defcit a seguir as bolsas e o mercado. seguresse quem puder.
    querida não desanime,você é nossa unica esperança,de termos um NATAL melhor este ano de 2007.
    Patricia Juliana Porto Velho RO.

    ResponderExcluir
  13. Atenção senhores nababos do renda certa. A Previ avisa em seu site que há mais dinheiro para vocês no espelho deste mês. Munam-se de suas colheres e regalem-se com a sopa. Enquanto nós outros pobretões permanececemos com água na boca.

    ResponderExcluir
  14. o pessoal da renda certa vai ter MAIS DIFERENÇA A RECEBER?,MEU DEUS ONDE VAI PARAR ISSO. ENQUANTO,98% DOS ASSOCIADOS ESPERAM,NO MÍNIMO, UM AUMENTO DO TETO EMPR SIMPLES (VEJA A DISPARIDADE)

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecilia,

    Ja que ""a Lei não e clara, com relação a utilização do Superavit"", sugiro:

    - a Previ negocia o pre-67;
    - extingue o voto de minerva;
    - implementa a volta da eleição
    para a Diretoria de Participa-
    ções e
    - a volta das prerrogativas do Cor-
    po Social.

    Acredito que com esse resgate de participação, nos associados não estaremos sujeitos a tantas decepções e descasos.
    A PREVI E NOSSA !!!!!!!!!!
    Abraços e Boa sorte!!!
    Jane.

    ResponderExcluir
  16. LAMENTAVEL,COLEGA CECÍLIA.
    Essa é a palavra certa que poderiamos chamar a previ.
    Ineficiência,irresponsabilidade etc.
    Porquê não se usa un adjtivo tão bonito que é a verdade:
    Diretoria chega de nós usar para assuntos do patrocinador e depois vira as costas para aposentados e pensionistas.
    Estou estarrecido,frustrado,porquê não dizer triste,por sabermos que não podemos contar com nada mais.
    A CONTRAF CUT A ANABB E OUTRAS DEVERIAN COBRAR DA PREVI RESPEITO.
    CADÊ O VALMIR CAMILO QUE GOSTA DE UM ÓTIMO DISCURSO.NO SEU JORNAL.
    AGORA ELE SE CALA, NÉ HÁ ESQUECI ELE TAMBÉM FAZ PARTE DA PANELINHA DO PATROCINADOR,TIRANDO VOCÊ CECÍLIA NÃO SOBRA NADA AI,PRA SE DA O DEVIDO RESPEITO,E NÃO VEM VOCÊ DIZER QUE FAZ PARTE DISTO,PORQUÊ PELAS SUAS ULTIMAS RESPOSTAS AOS NOSSOS COLEGAS TODOS NÓS JA SABIAMOS QUE VINHA CHUMBO GROSSO POR AI.
    VOCÊ ANDAVA CALADA,SEM MUITO ASSUNTO E COLOCO A HISTÓRIA DO RATO QUE JÁ ERA PRA NÓS ALERTA QUE NÃO PODIAMOS IR COM MUITA CEDE NO POTE.
    FICA AQUI O MEU REGISTRO DE INSATISFAÇÃO,PODE ACREDITA ELEIÕES VIRÃO.E TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE ESTA DIRETORIA NÃO SE RENOVA MAIS.
    TENHO CERTEZA QUE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS SE LEMBRARÃO QUE TINHA DINHEIRO PRA AUMENTAR O EMPRÉSTIMO SIMPLES E NÃO O FIZERAN.
    JÁ NÃO SEI MAIS NO QUE ACREDITAR,MAS UM DIA ISSO MUDARÁ?
    SERGIO ATALIPA LEONEL

    ResponderExcluir
  17. AMIGA CECÍLIA.
    Muito me frusto hoje ao abrir seu blog e me deparar com uma noticia dessa,reunião adiada para dia 19/09/2008 e ainda data a ser confirmada.
    Querida amiga,me coloquei em seu lugar hoje, e pude perceber o quanto é difícil,estar aí.
    Vendo que não pode resolver nada sozinha,mas sempre dando motivos de alegria a todos nós que frequentamos o seu blog,quase que diariamente,lendo mais diversar opniões dos colegas.
    A desculpa imposta pela previ,de nada adianta haja vista que sabemos desde fevereiro que tinhamos superavit,sabiamos o tamanho dele,a anabb por sua vez realizou o GT. com a presença da previ,tinha la sim um representante da previ que naquela ocasião foi questionado a respeito dos numeros de varias simulações e muitas das vezes ele se perdeu em não saber responder com exatidão o que se era perguntado a ele.
    O Valmir sabia disso,a anabb por ser a que mais recebeu votos,deveria tomar a iniciativa de junto a diretoria cobrar,o sasseron tava la,ele melhor que ninguém sabia dos estudos a ser realizado,francamente falto dialogo,entre os presentes.
    Quem deve estar rindo da nossa cara é o PATROCINADOR,que esta esperando ver o que acontece.
    Ele agora fico por cima,dizendo assim:
    Olha eu nada tenho a ver com isso.temos pressa?
    Nossas entidades por sua vez assiste a tudo comendo pipoca e tomando guaraná antartica.
    Cecília,acredito que dia 19 teremos um provavel começo de discusão.
    muito obrigado por tudo.
    ANA ALICE SOBRAL - TEREZINA PI

    ResponderExcluir
  18. CECÍLIA.
    Na maioria das novelas,terminan com final feliz.
    No caso do EMPRESTIMO SIMPLES E SUPERAVIT, parece que o vilão vai terminar com final feliz.
    VILÃO: PREVI. QUEM DEVERIA SER O NOSSO GUARDIÃO ESTA CONTRA OS MILHOES DE APOSENTADOS.
    NÃO SE PREOCUPEN ELEIÇÕES VIRÃO NOVAMENTE,NA PREVI O REGIME NÃO É IGUAL EM CUBA QUE DURA VARIAS DECADAS.
    O sasseron nas próximas eleições não ganha nem pra anapar de qual ele faz parte.
    um abraço caloroso,sei que você não tem culpa de nada.
    Ainda quero estar vivo pra quando você for a presidente da anabb.
    PAULO HENRIQUE - CAMPINAS SP.

    ResponderExcluir
  19. Cecília.
    Posso te fazer uma pergunta:
    A nossa diretoria,ganha alguma participação nos lucros obtidos no bom desempenho dos ativos da previ.
    Se não ganha como se explica o porquê do não implemento do empréstimo simples.
    Nós aposentados e pensionistas somos considerados MAL PAGADORES DAS NOSSAS OBRIGAÇÕES.
    Ou porquê ai se tem discriminação de velhos.
    A previ pode ser multada,por não cumprir o estatudo do idoso,viu?
    UM abraço guerreira.
    Falo isso porque to cansado de tantas injustiças.
    ARMANDO SIQUEIRA CAMPOS CUIABA MT

    ResponderExcluir
  20. olá cecília
    será incompetência ou esse adiamento tem outro nome????
    sou pedevista e estou ansiosa pra saber o que vai acontecer com a proposta nove. ficar em último lugar na votação significa o quê?
    qual o objetivo desta votação, já que o GT considerou importantes todas as propostas? por que na reunião de 0309 não se tocou no assunto pedevistas? e o sr. valmir camilo, por que se calou?? afinal o superávit tem nossa maciça contribuição.
    abs
    emília rio rj

    ResponderExcluir
  21. opa ja ´retiraram a notícia da diferença da renda certa no site da PREVI. O que houve? Feito o estrago,agora já era.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal,ontem no site da Previ a noticia era de mais grana para os milionarios do renda certa.Hoje, o gato(ou os ratoes?) comeu a noticia.Sera que se arrependeram?Ou nao era para noticiar....Mas agora ja sabemos e nos pobres mortais continuamos a chupar o dedo.Eu particularmente junto todas as noticias sobre o superavit,da ANABB,PREVI,do blog da Cecilia(T O D O S!)desde o ano passado e guardo tudo para entrar com açao e ter os meus direitos.Espero que os colegas façam o mesmo pois so assim os verdadeiros donos receberao a sua parte.E isso e pra ja.....

    ResponderExcluir
  23. Ola, minha querida e democrática Cecília!


    acho que os atuais diretores eleitos, da nossa ,ainda não se deram conta da força que este blog vem adquirindo.
    Foi através dele que ficamos sabendo das idéias do Sasseron e cia. Eh também por intermédio dele que poderemos unirmos para tentar mudar isto tudo que está ai. Como bem lembrou um colega, a Previ não Cuba, onde só impera uma vontade o tempo todo.

    A Previ está precisando de um Recall.

    ResponderExcluir
  24. Não posso acreditar que a Previ não tenha os cáculos atuarias prontos! Isso é o mesmo que o Gerente de Contas, não saber utilizar o aplicativo "clientes" no Sisbb. A Previ poderia adquiri um softwere para automatizar esses procedimentos, haja vista que faz parte do seu dia a dia, mesmo sem distriubição de superavit.

    ResponderExcluir
  25. Após mais essa decepção (embora já esperasse por isso), não quero mais pensar em superávit e muito menos em ES. Neste momento estou colocando minha casa à venda para pagar as contas e não depender mais dessa novela. Salve-se quem puder. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. COLEGA CECÍLIA.
    Estou surpreza com o adiamento da reunião,ainda mais que quem pediu mais prazo foi a PREVI.
    Quando acorreu a reunião em são paulo,o nosso diretor de seguridade estava la Sr.Sasseron,ele sabia do tamanho da responsabilidade,contratada na ocasião.
    Penso eu que a Previ ou a sua diretoria,estão pouco ligando para nós aposentados e pensionistas.
    No que tange ao empréstimo simples,volto a levar ao conhecimento de todos que o PATROCINADOR ( BANCO DO BRASIL S/A)tem uma modalidade de emprestimo chamado ( credito funci ) em que se contrata 60.000,00 em até 84 meses para pagamento.
    Hoje se faz financiamento de automovel,em 84 meses.e até o nosso patrocinador,esta buscando parceria para entrar com mais vigor neste mercado.
    Estamos falando da Previ,maior fundo de pensão do brasil,não é possível que com tantas garantias dadas,desconto em folha,margen consignavel,e FQM. não se possa melhorar o empréstimo simples.
    Se estivessemos falando de um CREDITO PODRE,se em algum momento as agências de risco e os especialistas falharem e o governo nao tomar alguma decisão,poderemos ai sim cair em solvência.
    Sei que a nossa diretoria esta atenta aos acontecimetos e que a crise é passageira,mas o empréstimo simples não vai deixar de ser pago todos os meses.
    E os velinhos,não vão morrer todos ao mesmo tempo.
    "Graças a deus aqui no brasil até vacina contra gripe é de graça."
    Então senhores,volto a isistir,o EMPRÉSTIMO SIMPLES É MUITO RENTAVEL,tem comprido o papel que lhe é cabido,traz renda a NOSSA CAIXA DE PREVIDENCIA SIM.
    No que tange ao empréstimo imobiliário,só pra você ter uma ideia,eu tenho margem mais por que meu falecido marido já pleiteou é quitamos ele há mais de 10 anos atraz eu não posso pegalo de novo.
    porque a previ queria comtemplar quem ainda nao havia pleiteado,ta no regulamento.
    Então senhores o que ta faltando é coerência,por parte da nossa diretoria em emplementar as propostas.
    So no mês de setembro passado já fizeram as contas de quanto a previ perdeu?
    FOI UMA MONTANHA DE DINHEIRO,SE PARTE DESSES INVESTIMENTOS ESTIVESSEM NO E.S.NÃO TERIA SIDO PERDIDO NEM UM CENTAVO.
    Vamos refletir,mais refletir olhando para os dois lados,eu sempre coloco na balança.os dois lados,na verdade se nossos benefícios fossem de acordo com nossos compromissos não estariamos aqui mendingando empréstimo simples.
    Se todas as propostas de melhorias fossem implementadas,não estariamos aqui discutindo estes assuntos.
    Penso eu que so esta faltando sintonia,entre a diretoria.
    SINTONIA ENTRE NOSSOS ANSEIOS E A REALIDADE DA NOSSA CAIXA DE PREVIDENCIA.
    ROSALINA DE SOUZA 18.161-320-4

    ResponderExcluir
  27. Pessoal, não é a Cecília que decide sobre o Empréstimo Simples. Mandem e-mail para o Sasseron. Entupam a Caixa Postal dele.

    ResponderExcluir
  28. colega cecília.
    Mais uma vez venho a esta tribuna para pedir a você:
    NA reunião do conselho cobre do SASSERON alguma coisa a respeito do EMPRESTIMO SIMPLES.
    Não é possivel uma coisa dessas,que tempos de ditadura é essa imposta pela previ.
    Cheha de demagogia,por parte dos nossos eleitos,vamos debater as razões do porque nao se pode implementar melhorias do emprestimo simples.
    SE a diretoria é contra que esponha publicamente,afinal estamos numa democracia,até o governo lula,fez reunião a respeito do credito consignado ates dias.
    Porque a diretoria preferiu o silencio.
    Pior disso tudo é ver as nossas entidades envolvidas nessa sujeirada,porque quando mandamos email a respeito de emprestimo simples a eles a resposta nunca vem.
    Vamos para com enganação,quem não tem competencia não se estabelece.
    Sasseron,se não tem competencia para o cargo que ocupa,pessa demissão,tenho certeza que muita gente gostaria de estar no seu lugar e principalmente de ganhar o salario que voce deve ganhar.
    ANTONIO PERSON CAMPINAS SP

    ResponderExcluir
  29. Cara Cecília,

    faço as mesmas perguntas que Emília, se foram consideradas importantes todas as propostas, teremos alguma chance quanto a proposta nº9. não tivemos nem oportunidade de votar.!!!
    obrigada.

    ResponderExcluir
  30. COLEGA CECÍLIA,peço licença para reproduzir matéria do jornal valor econômico a respeito de superavit.
    Colega o que você tem a dizer a respeito disso:

    FINANÇAS - Fundos de pensão reivindicam mais flexibilidade para os investimentos

    Catherine Vieira, do Rio

    Os fundos de pensão podem ter regras de investimento mais flexíveis no médio prazo. O assunto, que é um dos pleitos que está na pauta da Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), também já aparece no horizonte da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), entidade que regula e fiscaliza o setor. Segundo o titular da SPC, Ricardo Pena Pinheiro, é preciso, porém, esperar que a turbulência e as incertezas que atingem hoje os mercados se dissipem um pouco para iniciar a discussão. "Não está descartada essa flexibilização, mas o momento está bastante incerto nos mercados. Assim que tivermos um pouco mais de horizonte e de noção para onde as coisas estão caminhando, a tendência é que se comece a discutir isso", diz Pena.

    Segundo ele, que participou ontem de um encontro regional da Abrapp, a regulação e a supervisão do setor avançaram bastante de forma casada e é possível começar a vislumbrar mudanças nas regras de investimento para o futuro. Entre os assuntos que devem entrar em discussão quando houver estabilização mais clara dos mercados são os investimentos no exterior, a diminuição das restrições para determinados investimentos como multimercados e as aplicações no segmento de infra-estrutrura.
    O presidente da Abrapp, José Mendonça, diz que a entidade quer começar a discutir essa flexibilização das regras. "Há um engessamento ainda grande", diz. Ele destaca porém que o diálogo com a SPC tem sido muito produtivo em outras questões que já vieram à pauta e acredita que esse processo vai continuar.
    Na prática, os fundos de pensão ainda são altamente concentrados na renda fixa e pouco exploram o segmento de renda variável, com exceções como a Previ (fundo do Banco do Brasil). Mesmo as possibilidades proporcionadas pela mais recente legislação, a Resolução 3456, em vigor desde meados de 2007 e permitiu por exemplo que fundações apliquem 3% em fundos multimercados, ainda não foram largamente utilizadas.
    Enquanto a discussão sobre os investimentos aguarda tempos mais calmos, o debate sobre usos possíveis das sobras atuariais - a chamada destinação do superávit - outra questão que movimenta o setor no momento, deve ser acelerada. Pena diz que o tema precisa ser tratado logo para que as regras fiquem claras. A visão do superintendente é de que o uso prioritário do superávit deve ser para atualizar as premissas que balizam o passivo dos fundos, como o juro atuarial, a tábua de mortalidade e inflação projetada. Se estiverem subestimados, tais indicadores podem gerar desequilíbrios no fundo e a atualização da projeção absorve parte do superávit.
    Para o titular da SPC, somente depois dessas medidas, deveria se pensar em outros usos para as sobras obtidas pelas fundações. Pena disse ainda que uma idéia interessante seria adotar como padrão para balizar o passivo a tábua atuarial AT 2000, que é considerada uma das mais modernas. De acordo com o secretário, o atual momento mostra que é preciso ter cautela com relação aos superávits, pois os mercados são cíclicos e isso tem impacto sobre os fundos. "Em dezembro do ano passado, o superávit total do sistema era de R$ 76 bilhões, em junho esse número já devia estar na casa dos R$ 70 bilhões", estima ele.

    Fonte: Valor Econômico
    Muito obrigado pela gentileza do espaço, Belo Horizonte MG CAMILA F BOA VENTURA.

    ResponderExcluir
  31. Colega cecília:

    Tudo indica que a crise americana ainda vai dar muita dor de cabeça ao Brasil. A bolsa de valores brasileira é altamente dependente de commodities, e nosso mercado acionário, de capitais externos atraídos por altos juros. Isso mantém nossa moeda super valorizada, mas agora ela enfrenta o risco de desvalorização por causa da saída abrupta de capitais e da queda dos preços das commodities no mercado internacional.
    Como a nossa diretoria em especial a sua área vem revisando nossas projeções para o futuro.
    Ha risco de calote por parte da VALE se as ações despencaren ainda mais,porquê a vale se endividou muito para comprar outras companhias.
    Muito obrigado,Valéria Sintese Feld BH MG.

    ResponderExcluir
  32. Prezada Cecília.

    Mais uma vez, para nossa decepção, a reunião foi adiada. Isso nos traz ainda mais incertezas quanto uma justa e legal distribuição do Superavit. Invariàvelmente, o desfecho dessa discussão está caminhando para uma resolução através da justiça. ´
    É só esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  33. Cecilia.

    Parece que o Superavit Previ, já foi totalmente consumido através do pagamento aos privilegiados do Renda Certa. Razão pela qual, novamente, foi adiada a reunião.

    ResponderExcluir
  34. "Adiamento a pedido do BB e TAMBÉM Para a PREVI PODER CALCULAR cada proposta...Que piada.Será que o computador está ligado na tomada?
    Como diria um gringo italiano: dai "Sá SSerron" uns 10 meses de enrolação!Igual ao do Empréstimo Simples!

    ResponderExcluir
  35. Colegas inativos do BB.
    Em razão dos últimos acontecimentos, que tal exercitarmos uma nova postura no modo de votar?
    É sabido que rico não defende pobre. Portanto, nas próximas eleições para preenchimento de cargos nos Órgãos ligados aos nossos interesses, tomemos como norma escolher somente quem, verdadeiramente, vise o bem comum.
    Então, vamos começar pela ANABB.
    Saiu a relação dos 208 candidatos inscritos. Ali encontramos nomes bastante conhecidos, entre eles o do próprio presidente. Via de regra são dirigentes "pipoca"; vivem pulando de uma Entidade para outra, ou dentro da mesma, para usufruir das benesses dos cargos e, principalmente, fugir do "batente" no Banco do Brasil onde, nececessariamente, há rigidez de horários, cumprimento de tarefas e muita disciplina - o contrário dos postos que almejam nessas Associações.
    Assim sendo justifiquemos nosso voto tomando alguns cuidados como:
    1) escolher candidato aposentado ou prestes a se tornar um;
    2) exigir declaração de bens. Se for rico que seja automaticamente alijado; e
    3) verificar se é um "pipoca". Quantidade de cargos exercidos denota amor às benesses e ao ócio. Para defender necessitados basta ser um deles.
    Façamos com que essa idéia vingue.
    Em tempo: não sou candidato, nem pretendo sê-lo.

    ResponderExcluir
  36. Cecilia,

    O aposentados menos favorecidos pela previ, estão pagando um preço alto para que outros sejam beneficiados com o renda certa, por exemplo. No meu enteder acho que essa Diretoria da Previ não quer resolver nada. Se quizesse mesmo já teria sido resolvida várias questões. Até voce está ficando desaminada com a situação, talvez porque já saiba que o acordo que poderá sair será muito abaixo das expectativas dos assistidos e que as injustiças continuarão. Porque os aposentados pós dez/1997 não são contemplados com as medidas retroativas ao dia de sua aposentadoria e o renda certa foi? Ainda mais sai no site da Previ como uma afronta aos desastidos que os beneficiados do renda certa serão reajustados. Parece que eles acham que a maioria dos aposentados são ignorantes e que estão tratando com pessoas insignificantes. Mereciamos maior respeito por parte da Previ e de sua Diretoria. Cecilia porque voce não tira uma cópia das mensagens de seu blog e leva nas reuniões da diretoria para que todos conhecem o despretígos que eles estão, se é que eles ligam para isto. Parece que a Diretoria está no Céu, quem está no inferno que se dane.

    ResponderExcluir
  37. Prezados Amigos do Blog da Cecília,

    Assisto a tudo e leio tudo. Sou diretamente interessado no assunto Superavit Previ.
    Primeiramente vou tecer um comentário a respeito da fábula dos ratinhos, que pelo jeito ninguém entendeu o recado.
    Todos falam "somos os ratos magros, coitados de nós" ou "os ratos gordos vão ganhar um reajuste e nós nada".
    Pelo visto não entenderam mesmo a fábula, mas eu explico: Todos, vejam TODOS os ratos queriam o queijo do gato e quando o gato foi-se, atiraram-se sobre o queijo querendo tudo só para sí e deixando os ratinhos magros a míngua. Deu para entender ? Se não vou ser mais claro: OS RATOS GORDOS SÃO VOCES, que quando viram o "queijão"(superavit), votaram nas propostas pensando em sí mesmos e deixaram a proposta 09 em último, dando um chega prá lá nos ratinhos magros(pedevistas e demitidos, que deixaram seu dinheiro dentro da Previ antes de 97 e foram roubados por ela).
    ENTENDERAM AGORA ?
    Nós pedevistas e demitidos não pudemos votar, não somos sócios da Previ, portanto esperamos pela decisão de voces em nosso favor, pois afinal de contas tenham a certeza que não queremos a parte de voces, apenas a nossa que foi roubada, mas pelo jeito o único pensamento é "QUANTO MAIS PARA MIM MELHOR, OS OUTROS QUE SE DANEM".
    Isto é a definição de um verbete no dicionário, é só procurar.
    Embora esquecidos tenham a certeza que continuamos agindo. Hoje todos querem o superavit somente para sí e nós queremos para todos.
    Se não formos contemplados resta ainda a via judicial, pois atrvés de medida cautelar podemos suspender toda a distribuição e certamente nesta hora se fizerem outra votação a proposta 09 vai ser a mais votada, para que retiremos a ação.
    Ary Taunay Filho

    ResponderExcluir
  38. Prezada Cecília,

    As pessoas estão realmente impacientes,uma semana de adiamento é muito tempo!!!

    Para quem esperou 13 anos, agora teve seus direitos a uma parte do superávit reconhecidos pela proposta 09, mas sem entender direito que reconhecimento foi este, pois foram excluídos da votação e da negociação, uma semana significa nada, porque provavelmente nada receberão.

    Imagino o que devem estar pensando os demitidos do BB, desempregados ou sobreviventes das demissões, aqueles cujas casas foram ou estão prestes a serem tomadas pela PREVI por falta de condições para pagamento das prestações e dos saldos devedores abusivamente elevados, sabendo que uma boa parte do seu dinheiro gerou o superávit, porém, nada receberão,pior, ficarão sem suas casas.

    Principalmente, fico imaginando o que diria DONA AMÉLIA desta situação e impaciência.

    "DEPOIMENTO DE MARIA AMÉLIA RODRIGUES SANTOS AO BLOG DO SR. ROMILDO
    Maria Amélia Rodrigues Santos Says:
    Julho 21st, 2008 at 10:33

    Caríssimo Sr. Romildo,

    Sou viúva do ex-funcionário Hugo Gomes dos Santos - Matrícula BB 4.275.430-5 - Agência Serrolândia - BA.
    É com muita tristeza e angústia que volto a relembrar o passado, onde meu ex-esposo foi obrigado a aderir ao tal famigerado PDV/95.
    Hugo nunca foi mais o mesmo homem, vivia cabisbaixo e não saía mais de casa curtindo sua angústia, contudo, essa angustia não durou nem 01 (um) ano, pois o mesmo veio a falecer, 26.06.96, parada cárdio-respiratória e Neoplasia estomacal.
    Entretanto, essa Neoplasia era um tumor que tinha virado câncer havia mais de 02 anos, quando ainda funcionário do BB.
    Hugo, legou-me um patrimônio de 06 (seis) filhos, sendo 01 de maior de idade e 05 (cinco) de menores de idade, filhos estes que tive de criar e dar o estudo com um salário de professora do interior.
    Comi o pão que o diabo amassou para criar estes filhos.
    Após o falecimento de Hugo, procurei o Banco do Brasil várias vezes para ver se conseguia alguma coisa junto à PREVI referente a aposentadoria, contudo, parecia que eu tinha uma doença contagiosa quando ia ao BB, não encontrei apoio algum.
    Soube desse blog através de um primo que também foi funcionário e que também aderiu ao PDV/95, e foi ele que me solicitou para contar a minha história.
    Acredito muito em Deus e ACREDITO QUE VOCÊS CONSEGUIRÃO junto às entidades representativas alguma coisa para reverter a atual situação em que nos encontramos.
    Que Deus os ilumine e os abençoe".


    LEANDRO SCHMAEDEKE
    DEMITIDOS DO BB

    ResponderExcluir
  39. DE ROSALINA DE SOUZA,

    Para o SR.ARY TAUNAY FILHO.
    DEMITIDOS DO BB>
    PREZADO SENHOR,tenho muito respeito pelo senhor,acho a sua luta muito justa,votei na sua proposta,sou pensionista da previ desde 2001.
    Mas isso não lhe da o direito de ensinuar que todos nós somos farinha do mesmo saco.
    No epsódio do renda certa,eu não recebi se quer um centavo de nada.
    FAÇO uma pergunta ao senhor:
    PORQUÊ ENTÃO OS DEMITOS DO BB,NÃO ENGRESSARAN COM A AÇÃO NO EPSÓDIO DO RENDA CERTA,ESSE QUE FEZ MUITOS MILIONÁRIOS DA NOITE PARA O DIA.
    ACREDITO SIM QUE O SENHOR ESTA COBERTO DE RAZÃO,OS PEDVISTAS TEM MESMO QUE LUTAR POR DIREITOS QUE ACHA SE MUITO JUSTO,AGORA DOS FREQUENTADORES DO BLOG DA CECÍLIA TENHA A CERTEZA QUE NA SUA MAIORIA OU TOTALIDADE,SÃO OS ESCLUÍDOS DO RENDA CERTA.
    Você acha muito nós ficarmos aqui cobrando da DIRETORIA,Empréstimo Simples.
    Se nós estivessemos com dinheiro no bolso,não estariamos aqui preocupados com o rumo das negociações.
    Faço uma resalva ao senhor,se quer entrar na justiça,apoio integralmente,afinal de contas hoje no brasil que esta moralizando todas as classes da nossa sociedade hipocrita,e o PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SR.GILMAR MENDES.ele sim esta colocando em primeiro lugar os preceitos da nossa constituição.
    Levanto esta bandeira com o senhor sim,mas lamentavel nós apreciar achando que queremos somente para nós.
    Espero uma reflexão por parte do senhor,talvez até tenha sugestões melhores que possamos seguir,ao senhor o meu muito obrigada.
    ROSALINA DE SOUZA,APARECIDA DE GOIÂNIA,GOIAS,11/09/2008.

    ResponderExcluir
  40. Cara Cecília,

    Caros Colegas,

    ADIAR a reunião de 10.09.08, a pedido da PREVI, NÃO me é estranho.
    Explico.
    Até agora a PREVI não implantou no meu contracheque a mudança de TETO de 75% para 90% na distribuição do superavit de 2006. Nem disse nada.
    Colegas, a PREVI NÃO TEM PRESSA.
    James P Costa

    ResponderExcluir
  41. Cecília,

    Acho de suma importância que a PREVI, desta vez, disponibilize em seu site a simulação dos valores que cada participante fará jus, especificando valores individualizados de cada proposta a ser implementada. Acho que muitos colegas por falta de tempo ou desinteresse, desconhecem o Estatuto e o Regulamento da Previ e votam no escuro, sendo muitas vezes induzidos a erros.
    Se a idéia e de que a distribuição deste Superávit seja mais justa que a do anterior, a simulação evitaria que muitos comprem gato por lebre.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Caro Ary Taunay,
    Podem-se unir e entrar na justiça que a proposta 9 nao prospera. Os aposentados são hoje maioria e querem sua parte do queijo o mais rápido possível. Aos colegas recem aposentados e da ativa, como eu, diria o mesmo. Deveriamos entrar na justiça impedindo a utilização do superavit o mais rápido possivel, pois nossa perspectiva é de longo prazo e muita coisa pode acontecer e se a Previ tiver déficit no futuro, quem vai cobrir? OUtra coisa que deveria ser discutido, um teto para aposentadoria. Sugiro como teto o salário do cargo no qual o funci se aposentou ou contribuiu até aquela data.Este negócio do renda certa está muito esquisito. Alguém tem de tomar uma providência.
    Jose Forte -

    ResponderExcluir
  43. Cecilia,

    Cadê você? Por gentileza queira responder os questionamentos que são feitos em seu blog com a devida presteza, porque voce é a unica dirigente da previ com quem podemos contar.

    ResponderExcluir
  44. Ola Cecilia, parece que seu blog virou porta-voz dos necessitados e abandonados.
    O grupo dos demitidos (pdv, paq, pes-na-bunda, ficou bastante decepcionado por nao ter sido citada a proposta 9 na reuniao do dia 3 ultimo. Esperava-se que o Sr. Valmir colocasse na pauta a proposta que visa corrigir uma injustica com quem ajudou a acumular essa fortuna.
    Vamos aguardar a proxima reuniao. Sera que vamos ter que acionar a justica para sermos lembrados - entrar com uma Cautelar para que o dinheiro nao seja distribuido de forma injusta? - Afinal, . Seria tao bom se tudo se resolvesse na base da negociacao, como estava sendo proposto. Ha que ser lembrado que nenhum dos interessados (embora muitos de nos ainda sejamos socios da Anabb) tivemos a oportunidade de votar e, mesmo assim, alguns aposentados se preocuparam em votar a favor da proposta 9. Enfim, desculpe o desabafo, mas voce, assim como Valmir, tambem era vista como nossa intercessora nas reunioes que discutem o superavit da Previ.

    ResponderExcluir
  45. Colega anônimo,
    Sinto muito a demora em responder, porém sou eu quem responde todos os e-mails e comentários e nesses últimos dias aumentou muito o número de e-mails e comentários (Graças a Deus), mas acaba ficando difícil para responder com a tempestividade que vocês gostariam. Desculpem-me e tenham um pouco de paciência, eu responderei a todos.

    ResponderExcluir
  46. Caros colegas,
    Realmente esse adiamento da reunião frustou todos nós, mas convenhamos que sem cálculo fica difícil sentar para discutir propostas.
    Existem vários comentários que demonstram preocupação com o mercado financeiro e seu impacto no resultado da Previ. Os colegas têm razão de se preocupar, pois movimentos na Bolsa de Valores impactam o nosso resultado, porém temos que lembrar que isso geralmente provoca um aumento na taxa de juros que impactam positivamente na renda fixa que acabam impactando positivamente o resultado. É lógico que temos uma concentração grande em renda variável, mas não dá para pensar que empresas como a Vale, Banco do Brasil, CPFL e Neoenergia vão ter problemas no futuro. Os maiores volumes de renda variável da Previ estão nessas empresas que são fortes e boas pagadoras de dividendos. O que eu falo de cautela é não utilizarmos toda a reserva especial, deixarmos uma parte para suportar essa crise que não será por muito tempo.

    ResponderExcluir
  47. gAsampa,
    Obrigada pelo apoio, realmente eu não posso aprovar sozinha o aumento do teto do ES, se pudesse já tinha feito, pois o risco para a Previ é quase nulo e a rentabilidade é assegurada, pois como a legislação determina, a taxa tem que ser no mínimo a atuarial, que é o que a Previ cobra. Dessa forma, é bom para a Previ e bom para o associado.

    ResponderExcluir
  48. Valéria,
    Como eu falei anteriormente, não há risco de problemas com as empresas que a Previ tem participação, principalmente a Vale. Os analistas de mercado consideram a Vale com um risco menor que o risco País. Isso significa que eles consideram investir na Vale menos arriscado que em título do Governo Federal.
    As crises do mercado financeiro são normais, já aconteceram antes,porém o resultado da renda variável no longo prazo sempre dá um ganho maior do que renda fixa.
    Dessa forma, não há motivos para preocupação, temos monitorado e gerenciado o risco dos investimentos e a volatilidade da Bolsa. Estamos atentos a qualquer movimento, pode acreditar nisso. Não motivos para preocupação e para não discutirmos a utilizaçao de parte da reserva especial.

    ResponderExcluir
  49. Cecilia,
    Pelo que foi divulgado no informativo da ANabb, se não me falha a memoria, a questão do renda certa pouco discutida e, de forma aloprada, decidida e creditada sem mais critérios. Não caberia aos participantes, na defesa do patrimônio comum, pedir uma auditoria nos calculos e tambem na legalidade da decisão de pagá-la? Não seria o caso de a Previ ser mais transparente nessa questão? É complicado num universo de participantes que a maioria só fala em ES alguns recebam mais de R$ 1.000,000,00 - o que justifica isso? Vai repetir essa excrecência? Nossos representantes serão coerentes ou será que os participantes terão de buscar a Justiça para equalizar esta situação e aí até buscar questionar as decisoes tomadas e as responsabilidades inerentes?
    Jose Forte

    ResponderExcluir
  50. Srs.Blogueiros,

    Respondendo as postagens a respeito de minhas colocações:

    Dona Rosalina,
    Meus respeitos,
    Primeiramente não classifiquei ninguem como "farinha do mesmo saco" e em segundo lugar, quanto a questionamentos judiciais na questão do RENDA CERTA, quem foi atingido foram aposentados e pensionistas, portanto à eles caberia ação judicial e não aos pedevistas, que mal temos para lutar por nossos direitos, quanto mais pelos de voces.

    Caro Sr. Jose Forte,
    Sua postagem confirma tudo o que eu disse.
    Quanto a não prosperar na justiça uma possível ação nossa, posso dizer apenas que "ainda bem que o Sr. não é o juiz", e com seu pensamento provavelmente nunca seria.
    Estranho, portanto, sua colocação a respeito de uma ação patrocinada por aposentados, que a seu ver teria sucesso perante o juiz, que certamente não seria o mesmo que negaria aos pedevistas.

    Ary Taunay Filho
    arytaunay@uol.com.br

    ResponderExcluir
  51. Prezado colega James P Costa, referente ao seu comentário acima, fico triste em informá-lo, que TODOS os colegas que contribuiram sobre o teto de 136% VP+AN, não foram contemplados com o aumento do teto de 75% para 90% e nem serão beneficiados neste superávit com o aumento do mesmo para 100% da remuneração.

    Posso estar enganado, mas não verás a cor deste dinheiro, assim como a maioria dos colegas escriturários e com comissões menores, também não foram e nem serão beneficiados com este reajuste. Desculpa a sinceridade.

    ResponderExcluir
  52. Cecília.
    Dia 19 de setembro,qual será a desculpa?

    Tem que haver uma maneira de mudarmos esta situação,não podemos mais compartilhar destas brincadeiras de mal gosto que realizan com nós aposentados e pensionistas da caixa de previdencia.( previ ).
    Tudo esta a favor novamente do patrocinador.
    A previ emite uma nota dizendo que foi um pedido do banco do brasil.
    O Diretoria da previ,quando erramos,assumimos os nossos erros.
    Afinal não há nada e nem ninguém que faz vocês teren medo de alguma coisa.
    Por fim quero rigistar aqui a luta dos pdv.SR.LEANDRO E ARY,gosto de vocês,vocês estão no caminho certo,penso eu que logo terão algum respaldo,vi no blog de vocês que marcaran uma audiência com o Ilustre Senador PAULO PAIN,este homem também é guerreiro e quer o bem dos trabalhadores.
    Acredito em vocês,continuem na luta e vencerão.
    Termino agradecendo a nossa grande amiga e a pessoa mais sensata que ja tive noticia.
    Cecília,um dia tenho certeza,vou vela a frente não da previ,mas há frente da anabb,como Presidente.
    Pode até demora,mas um dia teremos alguém em quem podemos confiar de verdade.
    Não desista de nós,porquê nunca desistiremos de você.
    E não to falando isso só porque estamos bem não se um dia a previ estiver passando por momentos dificieis também estaremos do seu lado.
    Mas graça a DEUS isso nunca mais acontecerá,até que o ultimo assistido receba o que lhe é devido.
    FELÍCIO ARCANJO - SERRA ES.

    ResponderExcluir
  53. COLEGA CECÍLIA.
    Me diga uma coisa:

    1-Como anda o nosso grande empreendimento costa do saúipe.
    O que a previ esta fazendo para melhorar os ativos investidos neste grande negocio.

    2-Com o mercado em baixa é possível,que a previ para o ano de 2009 reavalie o Empréstimo imobiliário,ja que no passado este ja deu dor de cabeça para a previ tendo até que renegocia contratos.

    3-Os brasil tem sofrido grandes retiradas de dinheiro para socorrer empresas em desiquílibrio em seus respectivos países.
    Pergunto com isso vi uma notícia que OI,que esta comprando a BRT.lançou titulos no mercado e depois os retirou.
    O negocio entre as duas empresas já esta fechado,a previ já recebeu os 4 bilhões ou ainda não foi concretizado a negociação.

    4- Como a previ tem que rever os investimentos em renda varial,e esta em epoca de desfazimento de ativos,como fica os investimentos para o futuro. haja vista que a cada ano nossa folha de pagamento aumenta.a previ ja pensa em alternativas para rendimentos mais seguros?

    5 AS agências, expecialistas,e governo falharan, no epsódio das hipotecas nos E.U.A,como podemos ter certeza que a Previ ou a nossa diretoria esta segura em relaçao de papeis ou contabilidade maquiadas,a vale ja captalizo para a compra de compahias e o banco do brasil entro forte este ano na aquisição de bancos estaduais.
    A você o meu muito obrigado.
    LUIZ DE SOUSA, ARIQUEMES RO.

    ResponderExcluir
  54. Senhores blogueiros,

    Muito se fala sobre a Previ e suas mazelas e pouco se faz.
    Acessem o site do Tribunal de Contas da União e vejam o processo número 006.368/2005.1, denúncia da então Senadora Heloisa Helena, que foi acolhida pelo Presidente do TCU Sr. Adylson Motta.
    Portanto desde há muito irregularidades vem sendo cometidas, e não se trata de migalhas, mas sim de BILHÕES DE REAIS, que são manipulados por alterações estatutárias casuísticas, benefícios milionários para minorias, jogadas contábeis estapafúrdias e outros poréns.
    Acho que chega. Está no hora de começarmos a pressão no Congresso Nacional pela "CPI DA PREVI". Podem ter certezaz que tudo virá à tona e vamos assistir de camarote.

    Ary Taunay Filho
    arytaunay@uol.com.br

    ResponderExcluir
  55. Colega Cecília,
    Gostaria de fazer um comentário acerca das colocações do colega Ary Taunay. Embora respeitanto integralmente as suas palavras, permito-me discordar já que elas podem ter um conteúdo emocional bastante elevado, fugindo um pouco da realidade dos fatos. O colega diz que “Hoje todos querem o superavit somente para sí e nós queremos para todos”. Não é verdade, basta ir ao site da Previ e observar que a proposta “9” tem hoje, juntando-se as opções concordo e concordo parcialmente, 18.477 votos. Chamou-nos a todos de “OS RATOS GORDOS SÃO VOCES, que quando viram o "queijão"(superavit), votaram nas propostas pensando em sí mesmos e deixaram a proposta 09 em último”. Acho que há outra explicação para isso, qual seja, o desconhecimento, por parte de muitos dos votantes, da batalha incansável e justa que é travada por todos os pedevistas para se reintegrarem ao Banco e receberem os 2/3 que lhes é devido pela Previ. Sinto-me bem à vontade ao escrever este texto já que, apesar de aposentado, acompanho com atenção a luta de todos os pedevistas através de leitura constante do site de Romildo Gouveia. Lá escrevi, em 20.05.2008 - motivado pelo fato de que na época do PDV eu também havia sido enquadrado no grupo dos elegíveis -, mensagem de apoio aos que saíram já que somente aqueles que vivenciaram o problema sabem da angústia e do sofrimento por que todos passaram. Tal qual no Big Brother, uns foram para o paredão e conseguiram voltar mas, infelizmente, a grande maioria foi coagida ou optou por sair da Casa. “Desejo, de coração, que esteja reservado para todos o que possa haver de melhor em termos de solução para essa covardia que foi feita pelo Banco”. Estes foram os termos finais do meu comentário de 20.05.2008 no blog de Romildo Gouveia. Diante do exposto, agora só me resta encerrar e justificar o meu ponto-de-vista inicial de que as palavras do colega podem ter um conteúdo emocional bastante elevado. Para tanto, reproduzo trechos de um comentário do Sr. Ary Taunay postado no blog de Romildo Gouveia em 31.08.2008. “Sai do BB em 1995 e em 1998 tive um infarto fulminante, outro em 2000 e outro em 2004. Hoje vivo com 3 pontes e safena e 3 proteses no coração. So consegui me aposentar por invalidez em 2002”. “Hoje vivo razoavelmente bem e se não me suicidei quando sai, certamente o faria se tivesse que voltar”.

    ResponderExcluir
  56. Colega Cecília,
    Faço uma correção: o comentário do colega Ary Taunay foi postado no blog de Romildo Gouveia em 31.07.2008 e não em 31.08.2008, como constou do texto inicial.

    ResponderExcluir
  57. Cecilia
    Como voce explicou não existe nenhum motivo para a DIRETORIA DE SEGURIDADE (Sr. Sasseron)liberar o ES, até mesmo porque não existe risco e também todos só poderão usar se tiverem a MARGEM CONSIGNÁVEL SUFICIENTE, então só me resta escrever agora uma carta ao PRESIDENTE LULA informando tudo que está acontecendo com este episódio, inclusive do descaso dessa Diretoria com nós associados. Com certeza ele fará alguma coisa, pois foi através dele que os aposentados do setor privado tiveram chance de melhorar suas vidas, sair da agiotagem,com o EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, Nós estamos querendo sair dos juros altos do cheque especial e outros empréstimos até o recebimento do SUPERAVIT. Já que o sr. sasseron não esta nos respondendo pode ser que responda ao presidente lula

    ResponderExcluir
  58. Olá,

    Eu tbém saí no PDV, em 1995, estava no paredão. Graças a Deus havia passado num outro concurso público. Quando o gerente descobriu tirou meu nome da lista para que eu não recebesse a indenização prevista no plano. Recorri e ganhei. Hoje, graças as Deus, estou bem, trabalhando num ambiente melhor.
    Na época me lembro de uma colega, cujo nome foi incluído na lista dos elegíveis, que teve a mesa retirada para não ter onde sentar, não aguentou a pressão e pediu a conta, passou anos de amargura. Hoje perdi o contato não sei como ela está. Acredito que muitas pessoas, que estão aposentadas ou até na ativa, se sentiram aliviadas quando viram que eram os nomes dos colegas que estavam na lista e não os seus. Pensem nisso quando forem votar, muitos de nossos colegas hoje estão em estado de miséria, querendo ser readmitidos em qualquer condição.
    Muitas coisas foram alteradas desde 1995. Quando saí recebi da previ 25 mil reais (um gol 1.8 "zero", custava 18 mil, por 16 de BB, quase todo o tempo nível superior e com cargo. Há três anos
    um amigo saiu com 19 anos de BB. recebeu 360 mil reais da PREVI. Não tem alguma coisa errada nisso?
    Pensem naquele dia em que os nomes de vcs nãoe stava na lista... pensem em toda a amargura daqueles que muitas vezes injustamente, por perseguição, por não puxarem o "saco", etc. foram os "eleitos"...

    ResponderExcluir
  59. Colega Cecília,
    A partir deste momento estarei “dividindo” a Previ em duas instituições. Situação utópica, mas que na prática vem se configurando como real. É bom lembrar que presidente, diretoria e conselho são os mesmos das “duas Previs”. A primeira continuará se chamando Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil. Será composta por apenas 8.876 colegas, que são os agraciados com o benefício especial renda certa, conforme informação constante do Jornal Ação n° 201, edição de junho/julho 2008. Para estes é dispensada especial atenção; respeito; consideração; acertos rápidos e ações ágeis que resultam em créditos vultosos em suas contas-correntes. Os demais, nós mortais, a imensa maioria, provavelmente todos freqüentadores do blog da colega Cecília, passaremos a fazer parte da Caixa de Previdência dos Excluídos do Banco do Brasil. Os requisitos marcantes dessa Caixa dos Excluídos são a pouca ou quase nenhuma atenção para com os anseios dos assistidos; desrespeito; falta de consideração e transparência; além de acertos e ações frustrantes e super demorados. O resultado disso tudo é zero de benefício na conta de todos os assistidos, não obstante a instituição apresentar uma reserva especial para revisão de plano no montante de trinta e sete bilhões de reais. Há de se ressaltar também que os excluídos vêm, de há muito, solicitando um realinhamento no ES, promessa de campanha da chapa vencedora das eleições. Infelizmente, decorridos mais de três meses da posse dos responsáveis por esse realinhamento, nada foi feito. Vou mudar o meu discurso final e deixar registrado que dias melhores virão para todos nós aposentados e excluídos somente após as próximas eleições da Previ.

    ResponderExcluir
  60. Caro ARY Tauanay,
    Ou eu não sei escrever ou você não sabe ler. Quando disse que a proposta 9 não prospera, obviamente que falei no extra-judicial, na discução do superavit. Na Justiça, tudo é possível, muito embora vocês Pdvistas já tenham entrado com ação e perdido, havendo jusrisprudência sedimentada a esse respeito, nada que possa não sr mudado.
    Também passei pelo PDV e continuei no Banco engolindo muito sapo e até hoje estou na ativa. Entendo a sua luta, mas também entendo que na época muitos foram seduzidos pelas quantias aparentemente grandes que o Banco ofereceu e acreditavam que a vida fora da corporaçao seria mais fácil.
    Houve colegas que foram pressionados e muitos que sairam pensando que essa seria a solução mais fácil. Quem ficou, também, sofreu.
    Jose Forte

    ResponderExcluir
  61. AMIGA CECÍLIA.
    Peço autorização para a reprodução de uma matéria da revista exame,nos termos que segue abaixo:

    Previ vai vender Costa do Sauípe para jamaicana SuperClubs.

    Acordo será assinado na próxima semana e conta com a participação de fundos estrangeiros
    -Depois de seis anos de prejuízo, a Previ acertou a venda do resort Costa do Sauípe para um consórcio composto pela rede jamaicana de resorts SuperClubs e fundos de investimento estrangeiros. Uma equipe de 20 advogados do escritório Machado, Meyer Sendacz & Opice está concluindo o contrato, que será assinado na próxima semana. O valor e o nome dos fundos estrangeiros vêm sendo mantido sob sigilo. Estima-se que o valor de mercado do empreendimento seja inferior a 200 milhões de reais.

    Desde a construção do empreendimento, em 1997, a Previ já injetou cerca de 1 bilhão de reais no resort, que nunca chegou a dar lucro. Inaugurado em 2002, a Costa do Sauípe, a 80 quilômetros de Salvador, compreende cinco hotéis, no total de 1 400 apartamentos, mais seis pousadas. Quatro dos hotéis eram administrados pela francesa Sofitel e a americana Marriott. Mas por discordar da forma de remuneração – que previa compensação para as redes mesmo quando fechavam com prejuízo – a Previ decidiu rescindir o contrato com o Sofitel em junho de 2007 e com a Marriott em abril deste ano. Desde então, o fundo de pensão vinha administrando os quatro hotéis por conta própria. O quinto hotel é administrado pelo SuperClubs, que agora integra o consórcio comprador e assumirá os outros quatro prédios. O conjunto das pousadas é administrado pelo grupo português Pestana, que tem um contrato de longo prazo e, por isso, permanecerá no empreendimento.

    No domingo, o presidente mundial da rede SuperClubs, John Issa, virá ao Brasil para acompanhar a conclusão das negociações, acompanhado de um investidor espanhol. A expectativa é que o SuperClubs implemente em todo o empreendimento o sistema all-inclusive, adotado pela rede em todo o mundo.

    Desde a saída do Sofitel, no ano passado, a Previ vinha tentando negociar com operadores europeus um contrato de administração que incluísse todos os hotéis de Sauípe. O objetivo era encontrar alguma rede que tivesse acordos com empresas de vôos charter para o Brasil – garantindo, assim, um fluxo constante de passageiros. Uma das redes que demonstraram interesse por Sauípe foi a espanhola Riu, mas o acordo não foi adiante. No início deste ano, a Previ delegou à Angra Partners – a mesma empresa que gere os investimentos do fundo de pensão em telecomunicações – a missão de encontrar um comprador para a rede. A Previ informa apenas que há uma negociação em andamento, ainda sem desfecho. O fundo disse que não pode confirmar nomes devido a cláusulas de confidencialidade.

    Cecília,agora eu faço a você as seguintes perguntas:

    1-Como pode a previ,injetar 1 bilhão de reais,em 11 anos em um empreendimento e agora concretizar a vendas deste imovel,ou negócio e se for realmente verdade,por menos de 200 milhões de reais.creio agora que estamos na sua área planejamento,mais uma vez pergunto a senhora " FALTOU PLANEJAMENTO NESTE NEGÓCIO,NÃO SERIA HORA DE UMA CPI NA PREVI".
    Eu ainda estou na ativa,quero ter sugurança para quando me aposentar,e fico pensando se realmente nossa diretoria esta levando os rumos da nossa CAIXA DE PREVIDÊNCIA À SÉRIO.
    2-Mais uma vez,cobro da senhora uma ação mais efetiva no sentido de haver as mudanças no nosso empréstimo simples,pelos seguintes motivos:
    A- No brasil não a pouco tempo atraz não se falava em credito consignado,o Presidente LUIZ INACIO,colocou e ao longo de seus mandatos o aperfeiçoou,tanto em prazo quanto em moldes a seres pagos,e os bancos por sua vez brigaran para estar dentro deste gigantesco negocio de bilhoes de reias.
    Tal fato me reportoa senhora para lhe perguntar:
    A- como diretora de planejamento e sempre em sintonia com os anseios dos nossos aposentados e sabendo das reais dificuldades que muitos passam não seria hora do PLANEJAMENTO + SEGURIDADE ( SASSERON).alocar mais recursos dentro desse segmento que é bastante resntavel para a Previ e também muito seguro.
    Segue aqui uma segestão:apartasse parte da reserva especial,já que não será utilizada no seu total,e fosse alocada em empréstimo simples.
    Creio ai sim estaremos falando diretamente com a senhora a respeito disso.
    Muito obrigada,pelo espaço,pela confiança demostrada a todos nós,a preteza com que conduz tudo com clareza,mas aguardo a reposta da senhora para oportuno debate entre os senhores frequentadores do seu caloroso blog.
    Valéria Sintese Feld. BH MG

    ResponderExcluir
  62. Colega Cecília.
    Muito se tem falado e pouco na prática se tem sido feito.
    Não seria a hora,da diretoria da previ dar realmente explicações ao seu corpo social.
    Na prática não estou vendo o que a previ prega traduzido na ansiedade dos participantes dela senão vejamos:
    Primeiro: como se explica,você como membra da anabb,e diretora de planejamento,ver seus colegas requisitando o que é justo.
    EMPRÉSTIMO SIMPLES,ao que muito pensan,é dinheiro dado,não é?
    Você saberia me dizer quanto tem de dinheiro no F.Q.M?
    Se por ventura algum aposentado e pensionista morrer,tem muito dinheiro la para cobrir.
    Nas bolsas de valores,qual a garantia que temos,nada,se o mercado reagir mal la vai o nosso dinheiro pelo ralo. e não podemos fazer nada.
    Um empreendimento que não deu certo COSTA DO SAUÍPE, 1 BILHÃO SE FOI PELO RALO.
    E O FLAMIGERADO EMPRÉSTIMO SIMPLES,QUANTO EM 11 ANOS DEU DE PREJUÍZO,??????????????????????
    Emtão senhores e senhoras o que esta faltando é consiência por parte da nossa diretoria.
    Eu tenho certeza,que se a idéia da CPI DA PREVI fosse levada á sério veriamos muitas cabeças cairen,veriamos muito dinheiro nosso maquiado,e muitos ativos podres também,com muitas mudanças estatutarias e conivência das nossas entidades.
    Agora estamos chegando na Hora da verdade.vejam a palavra do presidente na última resvista previ,verão que ele começo a escitar a todos nós a respeito do SUPERAVIT.
    Tudo isso é carta marcada,eles que estão no poder junto com a conivencia das nossas entidades vão mais uma vez usar da nossa inocencia e da nossa incapacidade de avaliar a situação e ja montaran uma grande arapuca para usar o corpo social.
    Por isso meus amigos muito cuidado,não vamos deixar enganar novamente e fazer mais 8.000 ganhadores de loteria sem se quer teren jogado.
    A todos sem excessão o meu muito obrigado. Cecílio Alves Nascimento-Porto Velho RO.

    ResponderExcluir
  63. colega Jose Forte

    Voce escreveu: "Podem se unir e entrar na justiça que a proposta 09 não prospera". Viu ! Eu sei ler, tanto que lí todo o processo 006.368/2005-1 da então Senadora Heloisa Helena, que foi aceito pelo Presidente do Tribunal de Contas da União, Sr. Adylson Motta, sobre as irregularidades(leia-se barbaridades) que a diretoria da Previ vem fazendo desde dezembro/97.
    Tudo isto vai acabar em CPI. Procurem respostas para as perguntas: 1. Porque a Previ não pagou os 2/3 para quem saiu em 95 e pagou para os que saíram em 97 ?

    2. Porque a Previ criou aposentados milionários e não divulga quem são?

    3. Porque a Previ não aumenta o Empréstimo Simples? Essa eu sei. Porque quer que o funcionalismo viva no sufoco e corra para o próximo PDV que vem depois das eleições.

    4. Será que quando a Previ começou a pagar montabhas para alguns aposentados, se ninguem tivesse gritado teriam parado ?

    5. Porque os sócios da Previ vendo tanta safadeza não fazem pressão política para uma intervenção ?

    6. Voces já imaginaram o tamanho da "Caixa Preta" da Previ ?

    Ary Taunay Filho

    ResponderExcluir
  64. Valeria,
    Ã venda de Sa~uipe permitira a Previ deixar de investir anualmente uma quantia relevante alem do que ja investiou quando entrou no negocio, em 1997. O setor hoteleiro e complicado e quem ganha dinheiro eh quem tem expertise no negocio, o que nao eh o nosso caso. Nosso negocio eh pagar beneficios. A Previ tentou reverter a situacao do Complexo, mas nao eh nada facil. O Complexo ja esta contabilizado por um valor bem abaixo do que esta na materia, logo nao impactara negativamente no nosso balanco.
    Em relacao ao ES, nao ha problemas de falta de recursos, eles existem e nao ha necessidade se de utilizar os recursos do superavit, o que falta eh vontade politica.
    Os recursos do FQM tambem sao mais do que suficientes para suportar mudancas no perfil dos associados e isso eu posso te garantir, pois eh a minha area quem faz este calculo e quem monitora esses recursos. Caso nao fossem suficientes eu seria a primeira a colocar minha posicao, mas nao eh o caso.
    Finalmente, Valeria, no que depende de mim eu tenho questionado os demais a respeito dessa reinvindicacao dos colegas e, acredito que com a pressao que voces estao fazendo, o ES vai acabar sendo revisto.

    ResponderExcluir
  65. CECÍLIA, Você disse o seguinte:
    Celso,
    Na reunião do dia 03.09, não houve fechamento de nenhuma proposta por parte dos representantes. Apenas o Presidente da Anabb entregou o resultado prévio da votação a todos os presentes e as três primeiras propostas estavam na frente. Não se discutiu quais propostas serão defendidas. Quando tivermos o cálculo da proposta 8 poderemos analisar melhor a inclusão dela ou não. Tudo dependerá do custo de cada uma e de quanto será negociado da reserva especial.
    Também concordo contigo que a diferença entre a proposta 3 e a 8 é mínima. Com certeza, não é difícil defender na negociação.

    8 de Setembro de 2008 05:59
    __________________________________
    Agora no site da Previ em 11/09/08 tem-se:
    Superávit PREVI: próxima reunião dia 19 de setembro

    A Comissão de Negociação, formada por representantes de sindicatos e entidades associativas de aposentados e funcionários, reuniu-se com o Banco do Brasil no último dia 3 em São Paulo para tratar da destinação dos recursos do superávit do Plano 1.

    Nova reunião estava prevista para hoje, 11/9, em São Paulo, mas foi adiada a pedido do Banco do Brasil e em função da PREVI estar realizando os cálculos atuariais necessários para subsidiar as negociações.

    Na mesa de negociação, ficou definido que as propostas prioritárias são reajuste para aposentados e pensionistas, beneficiando também os futuros aposentados; aumento do patamar das pensões; e aumento do teto de contribuição e benefício para 100% das verbas salariais.

    A próxima reunião acontecerá em 19 de setembro.
    ___________________
    Segundo a PREVI, na mesa de negociação ficou definido que as três propostas prioritárias seriam a 01,02 e 03.
    Pergunto: Você disse-me que ainda não havia propostas prioritárias, a PREVI acenou que tem. Como você explica esta posição da PREVI?

    ResponderExcluir
  66. Celso,
    Eu estava presente na reunião e o que aconteceu foi o que relatei. Foi falado por alto, apenas que as propostas 1, 2 e 3 estavam na frente na votação, porém nada foi discutido de concreto, pelo menos não no dia da reunião e, se houve outra reunião para discutir quais propostas seriam defendidas, eu não participei. O que aconteceu na reunião, eu relatei para vocês.

    ResponderExcluir
  67. Amigos do blog da Cecília,

    "Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe".

    Todos voces querem explicações da diretoria da Previ e eles dão uma banana para todos.

    Em breve vamos ter programação interessante nas redes de TV, vendo eles darem as explicações que voces querem: NUMA CPI DO CONGRESSO NACIONAL E PARA UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL.

    ARY TAUNAY FILHO

    ResponderExcluir
  68. Cara Cecilia,

    Como a Previ pode definir as propostas que serão negociadas se ainda não se chegou a um consenso?
    A Diretoria de Seguridade (SASSERON) ainda não conseguiu apresentar o valor total de cada proposta.
    Pode ocorrer uma reunião para discutir quais propostas serão discutidas sem a sua participação?
    Seria mais um absurdo entre tantos que estamos constatando.
    Absurdoi gritante essa novela do Emprestimo Simples, se não ha falta de recursos, o que estão esperando????????
    Chapa 3 (SASSERON) cumpra as suas promessas de campanha. La se vão 3 meses e nada.
    E essa Reunião, dia 19, SEXTA-FEIRA, em BRASILIA, vai acontecer?
    Abraços e Boa sorte !!!!
    Jane.

    ResponderExcluir
  69. Cecilio,Ary Taunay e todos os colegas(PDV,ativos,aposentados...)temos que pedir com URGENCIA uma intervençao na Previ.Acabei de ler a noticia sobre a contagem de votos(proxima do blog da Cecilia) e la esta claro,ja estao nos avisando que outros superavits virao ou seja....nao contem com nada agora.E discarada a enrolaçao!!!!!Nao gostaria de acreditar mas acho( e um passarinho sempre canta nos meus ouvidos)que o dinheiro NOSSO foi todo para o renda certa???e nao tem superavit algum,por isso a enrolaçao.E o ES e como eu ja falei,nao podem suavizar a nossa situaçao financeira porque faz parte do jogo.TEMOS QUE NOS UNIR!!!!URGENTE!

    ResponderExcluir
  70. Tenho acompanhando todos os apelos pela revisão do ES,visando o
    aumeto do seu limite. É lamentavel o posicionamento da Previ quanto aos anseios/necessidade dos associados, considerando que o risco do ES é praticamente nulo.
    É importante que ES seja revisto já,imediatamente, a tempo de acudir quem dele necessita e não com o morosidade que estão tratando o assunto.
    Quanto ao silencio e postura do Sasseron, nós lhe daremos a devida resposta nas proximas eleiçoes, tomara que os eleitores da Previ não tenham a memoria curta como a maioria dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  71. Prezada Cecilia,

    Já escrevi diversas vezes para a Previ informando sobre a demanda dos assistidos. Porém as respostas são sempre as mesmas, sem conteúdo, está em estudo, com tanta gente competente, como pode demorar um estdo de um ES. Ou o pessoal não trabalha e existe uma política contrária para atender. Acredito que temos que partir para outras formas de pressionar a Previ e o Banco, não vejo outra alternativa senão a justiça. A propósito da bolsa está caindo, mas que serve a reserva de contingência em montante bastante sgnificativo? Porque não pensaram isso quando implantaram o renda certa, que fizeram centana de assistidos milionários? Agora vem com essa balela da atual situação econômica financeira? Como ser corrigidos os cálculos errados do renda certa? Quais os responsáveis?
    Nós assistido da Previ deveríamos contar com associações mais fortes que realmente tem interesse defender os nossos direitos e não ficar só divulgando mensagens para instigar os ânimos dos associados. O que a Anabb propõe para fazer justiça a propósito do renda certa? Pelo andar da carruagem a situação continuará a mesma. Percebo grande falta de vontade políca para resolver as injustiças, até mesmo de nossas associações, a que esperamos que nos defendam de tanta injustiça cometida pela Previ. O Banco a meu ver não tem que levar nada, chega com o que levou com a mudança do estatuto em 1997 e nós assistidos ficamos chupando o dedo. Ainda tem gente que defende a participação do Banco no superávit de 2007. Estamos a cada dia que passa sendo mais enganados. Será que essa demora do aumento do ES é para nos forçar a fechar qualquer tipo de acordo como do ano passado? Porque escolheram aleatoriamente as datas dos beneficiados com renda certa?Cecília aguardo resposta.Cecília afinal de contas esse Sasseron foi reeleito sabendo da situação da Previ e, até agora nada fez em benfecio dos assistidos e/ou seus eleitores?

    ResponderExcluir
  72. Cara colega Cecília,
    Permita-me dizer que sua presença no Grupo de discussão da utilização do SUPERAVIT de nossa PREVI representa uma esperança, para nós que estamos do outro lado, de que o bom senso venha a prevalecer e seja encontrada uma solução justa para todos os envolvidos.

    Considero louvável o zelo dos dirigentes da PREVI para garantir os recursos necessários à manutenção dos benefícios já alcançados, se esta realmente for a intenção de tanta demora na discussão do SUPERAVIT que, diga-se de passagem, só veio à baila por iniciativa política da ANABB, que quer contabilizar votos para a eleição de novembro próximo.

    Entretanto temos a considerar que o SUPERAVIT corresponde a aproximadamente 38% do patrimônio da PREVI e que , conforme o Relatório anual de 2007 (fls 39. Gestão de Recursos) foi feita uma simulação dos 20 últimos anos tendo como base a maior queda do índice de mercado de ações do Brasil ocorrida no período e os resultados mostraram que, mesmo nesse contexto, seria possível para a PREVI dispor de recursos suficientes para honrar os pagamento de benefícios, sem ter que vender nenhuma ação e que existe (fl 77 do Relatório) uma provisão para perdas de ações de empresas concordatárias, no valor de 18 milhões 979 mil reais.

    Ressalte-se, ainda, que: 1) Dos investimentos em renda variável, o mercado de ações respondia, em 31/12/07, por R$ 53.712 milhões, que é, por coincidência, o valor aproximado do SUPERAVIT registrado no balanço de 2007.
    2) Conforme declaração do Presidente Sérgio Rosas, no último Boletim da PREVI, a oscilação do mercado de ações não influi no Patrimônio da PREVI.
    3) Segundo análise das corretoras de ações a previsão para o mercado de ações, particularmente a BOVESPA, é de recuperação até o final do ano, já que a fuga de capitais para outros segmentos da economia deverão voltar, principalmente pelos bons resultados
    previstos para os balanços das grandes empresas.

    Isso posto, não compreendemos como não distribuir boa parte do SUPERAVIT entre os participantes.

    Manifesto minha surpresa ante o fato de PREVI não ter efetuado os cálculos do impacto das propostas no SUPERAVIT, uma vez que, em entrevista na REVISTA n. 134, de julho 2008, o Sr. Sasseron disse (ver resposta ao final da pág. 12), que
    “a Diretoria de Seguridade tem apresentado propostas de benefícios de melhorias de benefícios e realiza todas as simulações e cálculos necessários”.
    Então está na hora de dar a conhecer ao corpo social quais foram sua propostas e quais simulações e cálculos foram feitos.

    Quanto à proposta do Banco para resolver o problemas dos pré-67, sugiro um acordo para que o Banco devolva os 5,5 bilhões abocanhados quando do acordo de 1997 e a PREVI faça um acordo com os funcionários deste grupo para resolver de vez essa pendência.

    Faço coro com aqueles que desconfiam dos reais propósitos de alguns em distribuir o SUPERAVIT, talvez para ser guardado como reserva política ou, se deixarmos, ser engolido por terceiros que, com certeza, estão de olho em nosso dinheiro.

    José Omar Albuquerque Coelho –Aquiraz-CE.

    ResponderExcluir
  73. Colega anônimo,
    Eu acho que vocês não estão entendendo o que está sendo dito. Ninguém está interessado em passar a perna, apenas não dá para se aprovar todas as propostas que estão na mesa. A intenção de colocar em votação foi simplesmente uma forma de fazer com que os associados pudessem participar do processo e, como todo processo democrático, existem as propostas mais votadas, todos nós sabíamos a regra do jogo. Não dá para depois que está perdendo alegar que as cartas não foram bem embaralhadas. Eu gostaria que vocês refletissem um pouco sobre alguns comentários. Será que adianta já atacarmos com esse negativismo, ou existem algumas pessoas que estão querendo mais é que tudo dê errado para terem motivos para atacarem. Eu, sinceramente, acho que esse discurso não leva a lugar nenhum e só nos desune e eu acredito que o momento é de lutarmos juntos pelas propostas que foram mais votadas. Um degrau de cada vez. O que está sendo dito é que as propostas que não forem aprovadas hoje poderão ser aprovadas no próximo ano e assim por diante.
    Outro ponto que gostaria de comentar é que, apesar de ser solidária aos colegas que aderiram ao PDV, não posso deixar de registrar que as pessoas sabiam na época que o regulamento do plano não permitia a retirada da parte patronal e eu lembro que na época, eu mesma, tentei convencer vários colegas a não fazê-lo porque só poderiam resgatar a parte pessoal e as pessoas não davam nem ouvidos. É lógico que sei que muitos estavam desmotivados pela pressão feita pelo Banco, porém não podemos esquecer que todos sabiam que não receberiam a patronal. Não podemos agora dizer que a Previ tirou dinheiro dessas pessoas. Uma das mudanças no estatuto de 97 foi justamente esta, pois atualmente as pessoas quando resgatam seus recursos levam a parte patronal também.

    ResponderExcluir
  74. Cecília,
    Também em recente encontro informal de aposentados na minha cidade, idêntico ao conteúdo dominante nos comentários do seu blog, foi geral a incredulidade causada pelo adiamento da reunião. Os últimos movimentos da negociação transformaram expectativa em receio por mais uma rasteira.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  75. Cecília,
    Também em recente encontro informal de aposentados na minha cidade, idêntico ao conteúdo dominante nos comentários do seu blog, foi geral a incredulidade causada pelo adiamento da reunião. Os últimos movimentos da negociação transformaram expectativa em receio por mais uma rasteira.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  76. Obriga Cecilia,

    Agora está tudo esclarecido! Você acha muito democrático que os demitidos pré 97,mesmo os ainda sócios da Anabb, não tenham podido votar. E que sairam porque quiseram, deixaram parte do seu dinheiro para a PREVI administrar porque são bobos e que a PREVI resolveu premiar os que sairam depois de 97 porque foi boazinha. Os que foram coagidos e forçados a sairem deveriam ter aguentado. Sabe que você até que tem razão... Acho que os que se suicidaram deveriam ter ficado no Banco e cometido tal desatino em pleno trabalho, no meio do expediente, talvez os que tiveram coragem de ficar em meio a toda a pressão, hoje, como você, teriam mais motivos para se acharem "os fortes", que ficaram, aguentaram e nem se mataram. Ah, sem esquecer que até aconselharam que os bobos não saissem.

    ResponderExcluir
  77. Prezada Cecília,

    Primeiro quero comentar a respeito de sua resposta dizendo que vender o Costa do Sauipe por 200 milhões não dá prejuízo porque no balanço está contabilizado por menos. Me desculpe a burrice. Mas me responda: Onde foi contabilizado o gasto de 1 bilhão ? Como lucro?

    E segunda questão é quanto a voce dizer que saiu quem quiz no PDV95.
    Certamente voce não estava lá para saber como foi a pressão que nos sofremos. Eu mesmo e outros colegas da agência fomos ameaçados que se não aderíssemos seríamos demitidos POR JUSTA CAUSA.
    Então não fale do que voce não sabe, não tripudie em cima do sofrimento alheio, que não lhe dou este direito.
    Quanto a PREVI não ter tirado dinheiro de ninguem, não vou nem discutir. Apenas indico o site da Unamibb, www.unamibb.org.br, que está tudo lá.

    Ary Taunay Filho

    ResponderExcluir
  78. Essa gente que sai e recebeu uma bolada na época fica querendo descarregar todo o seu insucesso em cima de nós.

    Eh muito fácil resolver, em um país onde impera o Estado direito, qualquer tipo de litígio. Basta bater a porta do judiciário.

    ResponderExcluir
  79. Oscar,
    Sinceramente não há motivo para que os colegas fiquem desanimados, mesmo com a crise econômica que estamos vivendo. Eu acredito que dá para fecharmos um acordo que beneficie os colegas.
    Ary,
    Eu estava lá sim e convivi com vários colegas que aderiram ao PDV e muitos que ficaram mesmo sendo pressionados. Eu sei muito bem o que é isso e eu mesma, no passado, quase aderi ao PAQ. Não estou contra vocês, porém só quis ressaltar que todos sabiam que não receberiam a parte patronal. É que muitas vezes vocês falam como se tivessem sido enganados pela Previ, o que eu acho difícil, pois o regulamento do plano é público e todos têm acesso. Apesar de achar injusto que um plano não permita o resgate da parte patronal, não tinha como não lembrar que as regras eram essas. O Plano Previ Futuro também contém essa mesma lógica. Os colegas quando saem do Banco eles só levam a sua reserva pessoal. Eu discordo dessa lógica. Acredito que é um direito, pois a reserva é do funcionário. No Plano Previ Futuro ainda é pior, pois é um plano que não é solidário como o Plano 1.

    ResponderExcluir
  80. Ary,
    A sua provocação não pode ser direcionada à minha pessoa e sim a quem estava na Previ quando o negócio foi feito. Aliás, não só este mal negócio como muitos outros que ainda nos dão muito trabalho e nenhum retorno. Os ativos imobiliários são avaliados periodicamente e nessas avaliações são determinados quais os valores esses ativos serão contabilizados e no caso de Sauípe, a contablização foi baseada nessa avaliação.

    ResponderExcluir
  81. Cara Cecília,

    Cada vez mais considero você digna, democrática e solidária.

    DIGNA do seu cargo de Diretora de Planejamento da PREVI, defende a entidade com argumentos que considera verdadeiros, mas me parece um pouco insegura em relação ao que diz aos demitidos do BB, porque acrescenta expressões "Não estou contra vocês, porém só quis ressaltar", "o que eu acho difícil", "não tinha como não lembrar".

    Concordo e discordo de alguns argumentos que você usou, aliás, você mesma concorda e discorda, no seu comentário nos fez perceber isso.

    Na verdade que nós conhecemos, houve a demissão abusiva pelo BB e apropriação indébita pela PREVI, demitiram 43.000 colegas, 1995 a 1997, para roubar seus salários de aposentadoria (2/3) e com o produto da pilhagem salvaram o BB da falência, pagaram a dívida trabalhista e previdenciária do BB para com 30.000 pré-67, com os quais o BB assumira compromisso, desde 1947, de pagar aposentadoria integral.

    Na verdade que nós conhecemos, nossos colegas sabiam que o estatuto da PREVI não previa o resgate das cotas patronais, até porque o mesmo presidente da PREVI, José Valdir Ribeiro dos Reis, que depôs sob juramento na CPI do Senado e declarou que as contribuições patronais eram salários indiretos, foi ele quem assinou a circular anunciando a ilusória elevação (golpe do incentivo financeiro) do resgate de 50% para 98% das contribuições pessoais somente.
    Porém, muitos colegas não sabiam que o regulamento da PREVI e o contrato de trabalho do BB eram imorais, ilegais e inconstitucionais.
    Esses colegas confiavam no BB e PREVI, consideravam prolongamento das suas famílias,porém atordoados e confusos pela rejeição, traição, coação, transferências arbitrárias, ameaças de demissão por justa causa, terrorismo e tortura psicológica, preferiram sair daquele inferno criado maquiavelicamente para demiti-los, tanto que desesperados para livrarem-se do assédio moral alguns até suicidaram-se.

    Portanto, ninguém teve tempo para ler o regulamento da PREVI, a Legislação de Previdência Complementar, a Legislação Trabalhista e a Constituição da República Federativa do Brasil,essas foram ignoradas, ofendidas, usurpadas e aviltadas em vários dispositivos e princípios.

    DEMOCRÁTICA, demonstra ao aturar nosso colega demitido Ary Taunay cobrando de você erros cometidos por alguém no passado. Mas, de forma polida e gentil, você esclareceu tudo, sabe da índole e da história do Ary, ele foi sindicalista, defendeu colegas com a mesma força e agressividade que demonstra nos seus comentários, desgastou-se neste trabalho, foi forçado a pedir demissão sob ameaças, "ganhou" cirurgias e safenas, corre o risco de perder sua casa por causa de execução da PREVI.

    Acho que ele briga com todo o mundo porque acredita que o dinheiro da PREVI também e ainda lhe pertence, isto porque recentemente milhares de colegas (aposentados, funcionários do BB e seus representantes, associados da PREVI, você, o Camilo também) disseram que parte do superávit teria vindo dos dois terços, das contribuições patronais pagas em favor dele.

    E se depois de saber disso tudo, ele percebe que não pode, não foi convidado a participar da votação nem da negociação do superávit, continua excluído, e para piorar, ficou sabendo que estiveram investindo mal, talvez fraudulentamente o dinheiro que disseram novamente dele, o colega Ary ficou confuso, sem saber em quem acreditar, eu também fiquei assim por algum tempo.

    DUPLAMENTE DEMOCRÁTICA, publica até anônimo dizendo absurdos como "recebeu uma bolada na época fica querendo descarregar todo o seu insucesso em cima de nós" e "em um país onde impera o Estado direito, qualquer tipo de litígio. Basta bater a porta do judiciário". Só mesmo anônimo, porque assinar isto é passar atestado público de ignorância total dos fatos, da História, da realidade, do seu país.

    Naquilo que o anônimo falou de "bolada" e "insucesso" (lembrei um tal Sérgio Cidade, comentou no BBlog do Romildo, com os mesmos argumentos, levou tanta "bolada" pelo "insucesso" do depoimento que nunca mais voltou a comentar lá) deve ter assistido a mídia televisiva (Globo) ou escrita (Veja), que divulgaram essas mentiras a mando do BB e governo FHC. "Que país é este" onde o anônimo pensa imperar o Estado DE Direito, no Brasil os demitidos do BB sofremos PERSEGUIÇÃO POLÍTICA e REGIME DE EXCEÇÃO, vários direitos fundamentais usurpados e negados, inclusive o direito à Justiça? Batemos à porta do Judiciário e o judiciário nos bateu a porta na cara.

    Fomos humilhados pela soberba, ignorância e descaso dos ministros dos Tribunais Superiores Sentenças encomendadas e influenciadas pelo poder econômico e político, pois 9 entre 10 ministros nomeados por FHC responderam ao nosso pedido de RESTITUIÇÃO tergiversando que não cabe a DEVOLUÇÃO das cotas patronais, por causa do conceito "não pode ser devolvido aquilo que não foi desembolsado".

    Este conceito cuja aplicação, em resposta ao pedido de restituição e/ou resgate, consideramos estúpida, humilhante e hipócrita, foi declarado pelo tribunal como ACIMA DA LEI E DA CONSTITUIÇÃO.

    Questão de significado de palavras, DEVOLUÇÃO AO INVÉS DE RESTITUIÇÃO, sendo que a palavra "restituição" consta na Legislação de Previdência Complementar, enquanto a palavra "devolução" consta somente do regulamento da PREVI...

    SOLIDÁRIA com os demitidos do BB, aliás, não se percebe a insegurança (comentei acima) da Diretora da PREVI, parece uma demitida do BB, tamanha convicção nas suas palavras: "Eu estava lá sim e convivi com vários colegas que aderiram ao PDV e muitos que ficaram mesmo sendo pressionados. Eu sei muito bem o que é isso e eu mesma, no passado, quase aderi ao PAQ"; "Não estou contra vocês"; "Apesar de achar injusto que um plano não permita o resgate da parte patronal"; "Os colegas quando saem do Banco eles só levam a sua reserva pessoal. Eu discordo dessa lógica. Acredito que é um direito, pois a reserva é do funcionário".

    Cara Colega Quase Demitida Cecília Garcez, essas são as nossas verdades, concordâncias e discordâncias.

    Leandro Schmaedeke
    DEMITIDOS DO BB

    ResponderExcluir

Poste seu comentário