sábado, 20 de setembro de 2008

Superávit do Plano 1 - Reunião de 19.09.08

Em função dos reflexos da crise da economia americana na Bolsa de Valores e seu impacto para a PREVI, foram solicitados cálculos adicionais que visem à estabilidade do plano e a concessão de benefícios de acordo com as possibilidades atuais. Definiu-se a data da próxima reunião: dia 02 de outubro - na sede da ANABB.

Como têm ocorrido muitos comentários com dúvidas em relação à crise no mercado de capitais e seu impacto no resultado no Plano 1, repasso algumas informações que acredito serem muito importantes para que cada um tenha o seu próprio posicionamento a respeito.

Em razão desta crise no mercado de capitais, o plano de benefícios 1 apresentou redução do valor contabilizado nos investimentos em renda variável. Entretanto, os ganhos dos anos recentes não foram anulados e a economia brasileira continua apresentando fundamentos sólidos.

Quanto à contabilização dos superávits, a legislação prevê a constituição de uma reserva de contingência até o limite de 25% das reservas matemáticas. Estas teriam a função de salvaguardar as obrigações que a Previ tem com o pagamento de benefícios de volatilidades do mercado e mudanças de premissas atuariais. A partir deste patamar, são constituídas reservas especiais para revisão do plano de benefícios que, não sendo utilizadas por três exercícios consecutivos, determinarão a revisão obrigatória do plano.

O Ibovespa, mesmo na situação do Ibovespa em aproximadamente 45.000 pontos, acumularia uma perda de 30% no ano. Ainda que este patamar fosse mantido, a Previ estima um superávit acumulado de R$ 33,4 bilhões para o final do ano. Destes, R$ 16,5 bilhões contabilizados na reserva especial para revisão do plano, porém sem considerar que este ano haverá novamente reavaliação dos ativos Vale, CPFL e Neoenergia, empresas que a Previ participa através das empresas Litel e 521 Energia, que são avaliadas anualmente pelo valor econômico e não pelo valor de mercado.

Cabe ressaltar que o cenário traçado acima considera que o valor do investimento em Litel, veículo de investimentos em Vale, é impactado pelo valor de mercado, considerando o valor de suas ações. Esta premissa é conservadora e não reflete o real valor do investimento, uma vez que o mesmo é avaliado por valor econômico, conforme prevê a Resolução CGPC n.º 22, de 25/09/2006. Para exemplificar, a média atual das análises econômico-financeiras de seis avaliadores independentes apreça que o valor econômico da Vale é 92% superior ao seu valor de mercado.

Finalizando, que vamos ter impactos no resultado do final do ano, isto é certo, porém não a ponto de zerar a reserva especial, nem comprometer o futuro do plano.

72 comentários:

  1. COLEGA CECÍLIA.
    PELO ANDAR DA CARRUAGEM DIA 02/10/2008 O QUE VAI SER REALMENTE PROPOSTO PELO PATROCINADOR SERÁ:
    1-AUMENTO DE 8 % A TODOS DO PLANO 1COM MINIMO DE 500 REAIS.
    2-TETO PARA CEM POR CENTO.
    3- DEVOLUÇÃO DO FUNDO PARIDADE.
    SOMENTE ISSO E PONTO FINAL.
    E AI TODOS JÁ SABE QUE SERÁ ISSO MESMO.
    SO NESTAS 3 PROPOSTAS JÁ CONSOMEN OS 16.9 BILHÕES DISPONIVEIS PARA ESTA NEGOCIAÇÃO.
    MAIS UMA VEZ TODOS NÓS ENTRAMOS NUMA FRIA.
    NÃO VEJO REPRESENTAÇÃO POR PARTE DAS TERMINADAS EM BB. ANABB,FAABB E AAFBB.
    É COMO UM AMIGO NOSSO DISSE EM SEU COMENTÁRIO QUANDO SE EMPURRA QUALQUER COISA SE CONSTITUI UM GT E FICA DISCUTINDO DISCUTINDO DISCUTINDO ETC.
    CHEGA PRECIZAMOS MESMO É DE NÓS UNIR E PROCURAR A JUSTIÇA.
    NÃO ACREDITO EM MAIS NADA,CHEGA DE ENGANAÇÃO E SE DEMORA MAIS NÃO VAI MAIS FALA EM SUPERAVIT E SIM EM DEFICIT.
    HOJE SOBRA SÓ ILUSÃO DE DIAS MELHORES A TODOS NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS ORLANDO GIL PARANÁ.

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília.
    sobrou apenas 17 bilhões para implementar propostas:
    Pergunto a senhora:
    Com estes recursos nem as 3 propostas mais votadas serão implementadas.
    Na minha modesta opnião já que nada que foi acordado no GT foi colocado em pauta de negociação,e todas as entidades estão de acordo com tudo que se explanou na reunião seria viavel pegar os 17 bilhões e implementar em partes iguas todos os benefícios da previ.
    Assim não haveria distinção de classes.
    Obrigada Valéria Sintese Feld BH MG

    ResponderExcluir
  3. Cecilia, parabens pela colocação.
    Creio, agora, que esta nota da uma posição melhor da real situação da PREVI.
    Mas já podemos notar que não há vontade política para dar mais do que 8% e mais alguns beneficios.
    Quero continuar agradecendo sua luta por nós.

    ResponderExcluir
  4. SOBRE O FECHAMENTO DO PREGAO JAH ULTRAPASSAMOS OS 52.000 PONTOS, E COM A INJEÇAO NORTE AMERICANA A TURBULENCIA JAH TEM SINAIS DE RECUPERAÇAO. EU SOU DO TIPO QUE ACREDITO NO TRABALHO PORQUE SE FIZERMOS A NOSSA PARTE TEREMOS RENTABILIDADE SAUDAVEL, LENDO M ARTIGO DO PIANE, EH CLARO QUE DEVEMOS TER CAUTELA MAS O QUE OCORRE TODOS OS ANOS EH UMA MOROSIDADE POR PARTE DE TODOS QUANDO O ASSUNTO EH SUPERAVIT.

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília.
    Mais uma vez estamos diante de uma situação difícil de ser exclarecida:
    1-Por que faltando um dia apenas nossos ilustres diretores SASSERON e ALEXANDRE sai a público defendendo as suas idéias e explicitando o superavit.
    2-O que realmente fico claro para todos nós agora é que nossas entidades estão já conformadas com qualquer acordo que possa sair.não estão mais preocupados com as propostas do GT.e muito menos com as propostas votadas pelo corpo social.
    Minha indgnação só aumenta ao ver o descaso enorme com que estão tratando do assunto,falando em crise financeira num momento em que estamos falando de SUPERAVIT.
    Será que na ora em que as bolsas começarem a reagir irão lembar de nós.certamente que não.
    Até que prove o contrário todos são inocentes,e todos tem o direito do contraditóio,mas na minha modesta opinião ai já esta tudo decidido,estão só esperando o momento certo de dar a cacetada certeira.
    Mas nossa resposta vira na votação desta vez não seremos coagidos a nada,mesmo que eu não receba um centavo de superavit o resto da minha vida,mas não deicharei que ninguém me engane de novo.
    Por tudo que representa em nossas vidas ainda confio muito em você mais sei que é uma destre muitos que estão na mesa.
    Mais uma vez agradeço o espaço e no momento é isso e que venha as próximas reuniões e mais reuniões e certamente no meio destas reuniões vem 2009 também.
    Maria do Socorro SÃO MATEUS ES

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília.
    Minha dúvida é:
    No final de tudo la estamos nós nas mãos do patrocinador mais uma vez,vendo o que é possível de ser implementado,a contar com a ajuda de nossos dois Diretores Sasseron e Alexandre o patrocinador esta bem e vai dar uma banana a todos.
    Gente não se preocupe porque o Governo dos Estados Unidos já estão tomando medidas para afugentar a crise.
    Não se preocupe Senhores e Senhoras porque uma coisa todos podem ter certeza:
    ESTA É A MAIOR GESTÃO JÁ VISTA NA PREVI EM TODOS OS TEMPOS,OS DIRETORES CUMPREM A RISCA O QUE PROMETERAM.
    SEGURANÇA+COMPETÊNCIA
    AGORA
    MAIS BENEFÍCIOS FICARÁ PARA O ANO DE 2009.
    MAIS SENHORES NÃO ESTRANHE PORQUE TUDO ISSO É EM NOME DA SEGURANÇA QUE ESTA DIRETORIA COLOCOU PRIORIDADE.
    Cecília um forte abraço.
    Amadeu Tamandaré Aquidauana MS

    ResponderExcluir
  7. Colega Cecília,
    Pela sua avaliação é certo que vamos ter impactos no resultado do final do ano, porém, não a ponto de zerar a reserva especial, nem comprometer o futuro do plano. A análise constante do site da Contraf-Cut é mais arrojada e prevê que o superávit da Previ seria substancialmente reduzido e, depois de subtraída a reserva de contingência, restariam cerca de R$ 17 bilhões de reserva de plano. No que concerne a Confederação, 17 bilhões é o limite em termos de recursos a serem utilizados nas discussões deste ano. Há que se louvar a preocupação existente em não fragilizar os cofres da Previ. Pelo que entendi, melhorias mais significativas ficariam para o ano que vem, com certeza com um novo superávit que, apesar de tudo, ainda teremos este ano. Diante de tanta precaução, eu te pergunto, o patrocinador, mesmo assim, poderá manter a sua intenção de incluir na negociação deste ano o Plano Informal – grupo de responsabilidade do Banco, pré-67, que inclui aposentados e pensionistas, inclusive ações judiciais advindas desse grupo -, além de manter a discussão acerca do saldo do Fundo Paridade?

    ResponderExcluir
  8. Cecilia,
    os bancos americanos levaram o nosso 500 pila de aumento??? ou ainda vai sobrar alguma coisa pra nosotros, depois do BB abocanhar a parte do leão ????????


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,
    Acho que, no momento atual, toda cautela é pouca e qualquer decisão deve ser exaustivamente examinada e acredito que todos os participantes do plano 1 estão absolutamente conscientes de que a preocupação maior deve ser com o atendimento das nossas aposentadorias até o encerramento do plano. Assim, o reforço das provisões, a adaptação da tábua de mortalidade e revisão das metas de rentabilidade estão em primeiro lugar.
    Assim, no atual momento, me parece que um aumento substancial nos valores e prazos do ES assumiriam importância fundamental em toda esta questão e proporcionaria um tempo de estudo, a meu ver, muito conveniente.
    Tudo isto, me permita dizer, meu bestunto entende como racional, a não ser que outros interesses existam por trás da pressa em distribuir atabalhoamente os recursos que tanto sacrifício custaram a tantos participantes. Nesta questão dos interesses preocupa-me existir o dedo do Banco, brecando um solução via ES para, em nos tendo garroteados, levar vantagem na negociação. Se assim o for, e tal for percebido pelos associados, espero reações para as próximas eleições. Espero estar errado!

    ResponderExcluir
  10. Cecilia:
    a crise do mercado de capitais está dando uma reviravolta, por conta da intervenção americana.
    E nós queremos saber das propostas que nos tragam melhorias....

    ResponderExcluir
  11. Cecília,

    Parece que nós não vamos ter benefício algum com esse propalado superavit. Eu lembro muito bem em seu blog que voce informou que a bolsa poderia chegar a 14.000 pontos que a Previ estaria bem e não comprometeria a melhoria de benefícios. Agora pelo que voce informa parece que já está nos preparando para o pior ou seja, que de acordo com a economia mundial, e a bolsa, não haverá reserva para ser distribuída.Até agora não entendi o seu posicionamento, em face da informação anterior dada por voce em seu blog. Aguardo notícias.

    ResponderExcluir
  12. De: Ari Zanella (Joinville-SC)
    A Contraf-Cut e o BB são aqueles que dão as cartas nas reuniões do superávit. O presidente da Contraf-Cut disse nas entrelinhas que a Anabb fica elaborando "propostas mirabolantes" que nunca serão atendidas. Aliás, o percentual da proposta 01, é, segundo eles, de 8%; não 10% como diz a Anabb. Seria de bom alvitre que o presidente da Anabb fizesse ecoar sua voz no plenário; e não apenas fazê-lo no Jornal Ação. Bater o pé nos dez por cento, dizer que as oscilações das bolsas são turbulências ( a Ibovespa foi de 45000 para 53000 num único dia.), dizer que as empresas brasileiras estão sólidas, os bancos idem, etc. O que não é bom é deixar de tomar decisão. Se não dá para atender a todas as três propostas, atendam duas. O importante é decidir.

    ResponderExcluir
  13. Colega,
    Parabéns pela forma como você vem conduzindo as negociações do PLANO 1 DA PREVI,porém temos que analisar até onde essa "crise" do governo Bush, que insiste em manter um um modelo de imperialismo econômico falido, pode atingir os países emergentes.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,
    Consultando o fechamento do dia 19/09/08, as 17:18h, encontramos a seguinte situacao para o Ibovespa:
    Alta de 9,57%, 53.055 pontos.
    Henrique Almeida

    ResponderExcluir
  15. Cecília, isto posto,vamos ao
    que seja real.Trabalharemos em cima dessas 03 propostas,ou seja,estas atingiriam grande maioria dos associados e valores condizentes(sem Renda certa,pelo amor de Deus). Quanto aos erros da PREVI(COSTA DA SAUIPE).temos que ver os acertos que a PREVI teve em apostar em empresas que agora dão bons frutos para chegarmos a esse superavit.Não se pode fugir do que a PREVI sabe fazer(ações, participações com associados,como empréstimos habitacionais,Empr simples,com liquidezde 100% e com retorno financeiro. Resorts ,deixa para os aventureiros. Cecília, parabens pelo canal de comunicação

    ResponderExcluir
  16. Prezada CECÍLIA GARCEZ.
    O ilustre diretor de Seguridade "SASSERON" comento alguma coisa a respeito do E.S. e ai sai em 2008 ainda?
    Um forte abraço Melquizedeck fortin Santa Maria RS.

    ResponderExcluir
  17. ILUSTRE CECÍLIA.

    Na sua modesta opnião,apos apresentação dos numeros,você acredita que dia 02/10/2008 já saia uma proposta para o Corpo Social apreciar?

    Obrigado Muraci Filintro Araguarina TO

    ResponderExcluir
  18. MAGNIFÍCA CECÍLIA
    RESPONDE AI A APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI:

    O REALINHAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES SAI EM 2007 OU NÃO?
    E SE SAI + OU - QUANTO?.

    UM FORTE ABRAÇO CARLOS DE SOUZA JALES SP

    ResponderExcluir
  19. Colega Cecília.

    Dê agora em diante o que podemos esperar de concreto,diante de tudo que se reservo a esta segunda fase da rodada de negociações ainda assim acredita ser possível ser implementado estas propostas ainda no ano de 2008.

    Cordialmente ARMANDO NAZARIO PALMAS TO

    ResponderExcluir
  20. AMIGA CECÍLIA.
    RESPONDE AI A TODOS DO BLOG:
    SE TIVESSEM DEIXADO SOMENTE A CONTRAF-CUT TER COMEÇADO E TERMINADO A NEGOCIAÇÃO TALVEZ NÓS JÁ TERIAMOS LUZ NO FIM DO TÚNEL,PORQUE AO QUE TUDO INDICA O GT DE NADA SERVIU,FICOU CLARO NA FALA DO " SASSERON" TA NO SITE DA AAFBB QUE NEM CALCULO O CUSTO DAS DEMAIS PROPOSTAS A NÃO SER AS TRÊS MAIS BEM COLOCADAS.PERGUNTO A SENHORA ENTÃO.
    1- DESDE QUE COLOCO ESTAS DISCUSÕES ATRAVÉS DO GT A PREVI JÁ TINHA CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DAS PROPOSTAS.
    2-NO MESMO SITE ESTA TAMBÉM DITO QUE TODAS AS ENTIDADES CONCORDARAM EM QUE HAVENDO AUMENTO DE BENEFICIOS A TODOS AS DEMAIS PROPOSTAS FICAM PARA DEPOIS, ISSO FOI " UNANIMIDADE ENTRE OS PRESENTES." TA NO SITE DA AAFBB.
    ENTÃO SENHORA FOI PERCA DE TEMPO E GASTO DE DINHEIRO DESNECESSÁRIO POR PARTE DA ANABB.
    3- SO RESTA O DIREITO DO CONTRADITÓRIO AS TRÊS ENTIDADES TERMINADAS EM BB,PORQUE O RESTO E CONVERSA PRA BOI DORMIR.
    AMADEU TAMANDARÉ

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecília,

    Salvo alteração na legislação atual - condição a que os assistidos responderão com todas as suas forças - não consigo entender a questão de "novas e longas" negociações com o Banco.

    A essa altura, a distribuição da reserva especial para revisão do plano 1 é obrigatória e sua única destinação possivel é a melhoria de benefícios.

    A maioria esmagadora de assistidos e pensionistas já se manifestou através do GT - inclusive aqui neste blog - sobre seu desejo de aumento percentual para todos os beneficios.

    O que falta então?

    Vamos ter agilidade,não se pode brincar com Aposentados e Pensionistas desta maneira.
    MARIA ROSA PELOTAS RS

    ResponderExcluir
  22. Cecília,

    O Sasseron, para Ministro da Previdência, e o Sr. Alexandre, para Gerente Executivo, eis a indicação que imaginemos em pouco tempo o orçamento da Previdência estaria superavitário.

    De outro lado, os beneficiários do INSS teriam, em vida, bastante sofrimento.

    Vida longa aos beneficiários da PREVI, porém sem sofrimento, e com justiça atuarial.

    ResponderExcluir
  23. A Isa Musa fez um relato da última reunião que acho bem completo e reflete bem o que aconteceu e gostaria de dividi-lo com vocês.

    Enviado por: "Isa Musa de Noronha"
    Sex, 19 de Set de 2008 7:35 pm
    A reunião de negociação com Banco e PREVI terminou agora e sem
    grandes avanços.

    O Banco não colocou à mesa concretamente, o que espera da
    parte que seus negociadores consideram lhe pertencer.

    Não obstante, os negociadores mostraram-se cautelosos
    mercê da crise no mercado e seus reflexos sobre a PREVI.

    É consenso que se deva ter cautela e não comprometer toda
    a Reserva em benefícios.

    A próxima reunião a principio está marcada para o
    dia 2 de outubro, enquanto isso a PREVI atenderá demandas do Banco com
    relação a cálculos e simulações de benefícios.

    A primeira parte, com início às 11h, contou com a presença de
    representantes da AAFBB, da FAABB, da ANABB e da CONTRAF/CUT.

    Inicialmente, foi analisada a situação atual das Bolsas de Valores e
    da conjuntura econômica internacional, com possíveis reflexos na
    economia brasileira, especialmente sobre a PREVI, que tinha 63% de
    seus ativos aplicados em renda variável. De acordo com dados
    disponíveis, reforçados por recente declaração do presidente da PREVI,
    de que ultimamente teria havido perda de R$ 15 bilhões, a Reserva de
    Contingência, de 15,5 bilhões em dezembro passado, estava praticamente
    zerada, tendo as necessidades de Reservas Matemáticas se elevado de 62
    para 64 bilhões. Para recompor a Reserva de Contingência seriam
    necessários, no momento, cerca de 17 bilhões.

    Foram divulgadas as reservas necessárias para atendimento das
    seguintes propostas, definidas na reunião anterior, de 03/09, em São
    Paulo:

    1 - Aumento real de 10% (para ativos, aposentados e pensionistas), com
    mínimo de R$ 500,00 = R$ 11,1 bilhões.

    Outras Simulações:
    8% com mínimo de R$ 500,00 = R$ 10,2 bilhões
    5% com mínimo de R$ 500,00 = R$ 9 bilhões

    A implantação seria sob a forma de incorporação ao benefício ou com a
    criação de um Fundo Especial. Esse Fundo não sofreria influência de
    eventuais déficits futuros no Plano.

    2 - Aumento das pensões:
    pensão base de 50 para 70% = R$ 5,94 bilhões
    pensão base de 50 para 60% = R$ 2,99 bilhões

    3 - Proposta de aumento da base de contribuição e teto de benefício
    para 100%: Há estimativa em torno de R$ 4 bilhões.

    Segundo o Diretor de Seguridade, estariam sendo feitos cálculos sobre
    as outras propostas, algumas delas de difícil levantamento, como a n°8
    (espécie de renda certa).

    O consenso geral foi de que as três propostas acima, além de terem
    sido majoritariamente aprovadas em recente pesquisa ao Corpo Social,
    acerca das 10 propostas do Grupo de Trabalho das Entidades, atendem a
    totalidade ou a maioria dos participantes e assistidos. Ao término da
    reunião da parte da manhã, concluiu-se que:

    - o trabalho deveria ser conseqüente e prudente, a par da necessidade
    de uma nova avaliação das reservas reais existentes, de modo que
    atinja prioritariamente o maior número de pessoas. Detectada uma
    melhoria da situação econômica em geral, se voltaria a tratar das
    demais reivindicações. Devemos lembrar que, somente as três primeiras
    propostas consumiriam cerca de R$ 20 bilhões, que seria provavelmente
    o patamar em que se fundamentariam as negociações, ante a atual crise
    financeira mundial.

    Caminhou-se, portanto, para o consenso de propostas mais abrangentes
    possíveis, sem contaminar as discussões com questões periféricas. Isto
    é, trabalhar com prioridades, com a atenção voltada para os reais
    recursos disponíveis.
    Na segunda parte da reunião, à tarde, com a presença de representantes
    do Banco do Brasil, os números foram apresentados, ficando na
    dependência de um maior detalhamento, por parte da PREVI, para que o
    patrocinador possa se manifestar. Houve consenso de que temos uma
    situação conjuntural que nos obriga a rever valores e fazer estudos
    mais aprofundados, dentro do enfoque de atendimento das propostas que
    atendam o maior número possível de participantes e assistidos,
    considerado o contingenciamento das reservas atuais, impactadas pelo
    recente cenário econômico.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia,

    Estou cansado desta balela de superavit, ora a crise econômica, ora vontade política, querem saber o melhor é dizer claramente que se atendidas algumas propostas, vão ser as que o Banco apresentar, isto é, se apresentar. Estamos cansados de sermos enganados, chega de gerar espectativas para os assistidos menos abastardos e mais necessitados.
    Vamos ser mais objetivos e chega de histórias que não nos vai levar a lugar algum. Nem o empréstimo simples que é decisão da diretoria e vontade de milhares de assistidos, a Previ não manifesta o mínimo interesse em atender. Esperar o que dessa Previ e do Banco. O Pessoal do Renda Certa já foi atendido, o que mais precisa?

    ResponderExcluir
  25. Prezada Cecília.

    Incrível!!! Seria cômico, se não fosse trágico!!!. Depois de quase 2(dois) anos de negociações sobre o Superavit, onde alguns foram altamente beneficiados, bastou a quebra de algumas empresas e bancos americanos para que o patrimônio da PREVI perdesse algo em torno de 15 (QUINZE) BILHÕESSSSS. Não sabia que o nosso suado dinheirinho depositado nos cofres da PREVI está intimamente interligado à ESPECULAÇÃO FINANCEIRA internacional. Consequentemente, com mais alguns dias de queda nas bolsas, o resto do nosso tal Superavit irá para o ESPAÇO. Convem alertar aos que já receberam a "RENDA CERTA" sobre a possibilidade de terem que devolver o que receberam. Por isso, não acredito nas próximas reuniões.

    ResponderExcluir
  26. Eu concordo plenamente com o colega anônimo, a Bolsa de Valores já subiu e com algumas ações que estão sendo prometidas para esta semana nos EUA, é bem provável que esta semana consigamos reduzir muito o impacto negativo do mês. Da mesma forma, se o resultado da Bolsa de Valores fechar o ano com 57.000 pontos, podemos considerar um zeramento das perdas e podemos ficar do mesmo tamanho que o ano passado, por conta do fechamento do balanço.

    ResponderExcluir
  27. Maria do Socorro,
    Eu discordo de você em parte, pois o momento é de crise mundial e, ninguém ainda sabe o tamanho desta crise e sua repercussão no nosso país e nos nossos investimentos, no caso da Previ. Não dá para relaxarmos e acreditarmos que o superávit atual é sólido e garantido. O objetivo principal da Previ é pagar benefícios aos seus associados com segurança. A responsabilidade dos gestores da Previ é gerir os recursos para que não ocorram sustos no futuro. Acredito que ninguém quer colocar em risco o futuro do nosso patrimônio, não é mesmo? Por isso, cautela nas nossas discussões neste momento é muito importante até podermos avaliar o tamanho do buraco, por enquanto, ainda está controlado, porém não sabemos até onde ela vai.

    ResponderExcluir
  28. Jorge,
    Esta é a grande questão e, com certeza, o Banco vai querer a sua parte. De qualquer forma, estamos trabalhando para fazer várias simulações sobre como ficaria o resultado da Previ no fechamento do ano e temos que deixar claro para o Banco que, qualquer que sejam as propostas fechadas no acordo, todas as propostas serão implementadas juntas, depois da aprovação da SPC. Nada de liberar aquilo que beneficia o Banco primeiro e depois ficarmos amargando esperando esperando os órgãos responsáveis aprovar o restante.

    ResponderExcluir
  29. Caro colega anônimo,
    A questão é que não sabemos quanto tempo durará esta crise. Fizemos simulações com a Bolsa chegando a 14.000 pontos, mas depois recuperando, o que geralmente ocorre, porém atualmente não há como imaginarmos como ficará, pois ninguém tem condições de avaliar o tamanho da crise. Imagine se começa a falir Bancos americanos, isso é como bola de neve e, com certeza, acaba impactando no nosso país. O importante é que a Bolsa sempre recupera e no longo prazo costuma dar uma rentabilidade maior que os demais investimentos, mas não dá para acharmos que não há nada e que podemos utilizar os recursos disponíveis tranquilamente.

    ResponderExcluir
  30. Colega anônimo,
    Gostaria muito de poder responder a sua pergunta se no dia 02.10, conseguiremos fechar as propostas, porém não tenho como fazê-lo. Eu, sinceramente, espero que sim.

    ResponderExcluir
  31. COLEGA CECÍLIA.
    Todos nós sabemos da dificuldade que é realizar tarefa em grupo,ainda mais tendo o patrocinador com o voto de minerva.
    Se as propostas do GT não puderem ser implementadas em sua totalidade nos caso as 3 mais votadas.e como a legislação é omissa,porque não se constitui uma reserva apartada de 17 bilhões e divide o valor em partes iguais tanto para aposentados pensionistas e pessoal da ativa.
    Não seria a maneira mais justa e igualitaria a todos.
    Obrigado Gerson Matuzalen Manaus AM.

    ResponderExcluir
  32. COLEGA CECÍLIA.
    AGORA QUE A PREVI JÁ FORMULOU OS CALCULOS DA PROPOSTAS SERÁ QUE DAVA PARA A SENHORA FORMULAR UM ENCAMINHAMENTO A AREA DE SEGURIDADE AO NOBRE DIRETOR SASSERON E NESTE ENCAMINHAMENTO SOLICITAR EM NOME DE MILHARES DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS A SIMULAÇÃO POSSÍVEL PARA O REALINHAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    PORQUE OS NOSSOS ENCAMINHAMENTO ATRAVÉS DO FALE CONOSCO NÃO SURTI EFEITO PRATICOS.
    NÃO NOS OUVEM,NÃO NÓS DÃO ATENÇÃO DEVIDA.
    FAÇO ESTE APELO A NOBRE AMIGA EM NOME DE TODOS ESTES FREQUENTADORES DESTE BLOG.
    FAÇA CHEGAR A NOSSA VOZ ATÉ A DIRETORIA DE SEGURIDADE.
    MUITO OBRIGADO LUCIOMAR ALCANTARA IMPERATRIZ MA.

    ResponderExcluir
  33. Colega CECÍLIA.
    A companheira ISA MUSA,deixou bem claro em sua escrita de que o Patrocinador não esta nem um pouco interressado em discutir Superavit.
    E se acaso vier discutilo quer a sua parte do QUEIJO.
    Pergunto a senhora:
    Não seria a hora de nossas entidades fechar este acordo possível,porque se voltarmos la em fevereiro de 2008.
    Tudo que esta sendo discutido agora já estava proposto no mês de fevereiro de 2008.pela contraf-cut.
    e pior porquê naquela época ainda se falava de um possível abono para o ano de 2008.
    Abraços Janete Coutinho Franca SP.

    ResponderExcluir
  34. Colega Cecília.
    já que esta muito difícil achar um caminho para seguirmos,porquê as nossas entidades não negocian um adiantamento com o patrocinador para o ano de 2008 e deixa as negociações para o segundo semestre de 2009.até la teremos o desenrrolar dos americanos e também da economia mundial.
    Um grande abraço a todos do GT.
    ARMANDO MAGALHAES- FEIRA DE SANTANA BA

    ResponderExcluir
  35. COLEGA CECÍLIA.
    FAÇAMOS O SEGUINTE GRANDE AMIGA.
    CONSIGA JUNTO AO NOBRES E AUTORITARIOS "SASSERON E ALEXANDRE" UM REALINHAMENTO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES QUE PODEREMOS ESPERAR ATÉ SE PRECIZO FOR AS ELEICÕES QUE VIRÃO NO FUTURO DAÍ NEM A NOBRE DIRETORIA ESTARIA FAZENDO NADA NO ESCURO NEM AS NOSSAS ENTIDADES ESTARIA SE ESPONDO COM SEUS MEMBROS NEM O NOSSO PATROCINADOR ESTARIA IMPACTANDO AS SUAS CONTAS POSITIVAMENTE ESTE ANO DE 2007.
    TODOS ESTARIAMOS GANHANDO BASTANTE,SE ATÉ HOJE A MAIORIA NÃO SABE O QUE É SUPERAVIT PODERIA ESPERAR MAIS UM POUCO,TEMOS QUE TER PRUDENCIA NÃO PODEMOS EMBANJAR NESTE MOMENTO DE DIFICULDADES.
    NÃO ESTOU AQUI QUERENDO SER MAIS QUE NINGUÉM MAIS IMAGINEM SÓ.
    SE DE MAIO DE 2008 ATE SETEMBRO A PREVI PERDEU 15 BILHÕES DAQUI A POUCO NEM PRA PAGA OS ATUAIS VALORES DE CADA UM TERÁ DINHEIRO MAIS,E EU TO COM 74 ANOS QUEM VAI QUERE ME ARRANJA SERVIÇO TO FRITO DAÍ.
    ABRAÇOS CECÍLIA,MATEUS RAMOS BAGÉ RS

    ResponderExcluir
  36. Cecília,
    Precisamos fazer cumprir a vontade da maioria começando a discussão pelas cinco propostas mais representativas e escolhidas pelos associados (propostas 01, 10, 03, 02 e 8).
    Ainda não conhecemos o valores da proposta 8 (o SASSERON insiste em desconsiderar!!!!). Talvez ele não queira desapontar o pessoal que foi privilegiado com o superávit de 2006 e que já está recebendo a Renda certa.
    Lembro que no caso da proposta 8, aquele pessoal "terá seus cálculos revistos como forma de identificar possíveis irregularidades". Só com esta revisão sobrará um bom dinheiro!!!!!

    ResponderExcluir
  37. Pessoal,eu ja tinha falado ....A enrolaçao e imensa!!!!Estao nos tirando de idiotas,vao nos roubar mais uma vez discaradamente,aguardem....Nao havera reuniao nenhuma no dia
    2,sera adiada novamente.Estao enganando todos os aposentados e pensionistas,e um ataque aos nossos direitos.Como eu ja havia falado,quem recebeu o renda certa????se deu bem(ganhou na loteria) e nos,pobres mortais, estamos sendo cozidos em banho-maria.

    ResponderExcluir
  38. Janete,
    Todos queremos fechar um bom acordo, porém negociação não se faz de um dia para a noite, ainda mais que precisamos de consenso entre todos os participantes da mesa e isso não é tarefa tão tranquila assim.

    ResponderExcluir
  39. Cecília,

    Se a idéia a priorizar é a de que a grande maioria dos beneficiários da PREVI sejam contemplados com este superávit e tendo em vista que os valores a distribuir sofreram redução com as perdas da Bolsa de Valores; então não tenho dúvidas o aumento do teto de contribuição de 90% para 100% deve ser deixado de lado, pois beneficiará uma minoria como já aconteceu com o aumento de 75% para 90%.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Cecília.

    Me desculpe, mas essa negociação não está sendo feita de um dia para noite, já se vão quase 2 (dois anos) de enrolação. Até agora nada de concreto.

    ResponderExcluir
  41. Prezada Cecília,
    Elevar os benefícios dos aposentados e pensionistas sem contrapartida para o pessoal da ativa é, no mínimo, estelionato.
    Acredito que os representantes não endossarão um acordo em que conste 3 propostas que apenas 1 (teto das pensões) teoricamente beneficie a todos. A propósito, houve bom senso no adiamento, cautela e caldo de galinha...
    Jose Forte

    ResponderExcluir
  42. Cara Cecilia,

    Hoje e terça-feira, tem reunião de Diretoria. Mais uma vez, peço em meu nome e dos meus colegas que seja colocado na pauta o realinhamento do ES.
    Sera tão complicado atualizar esses numeros?Se o superavit 2006, tivesse sido utilizado para melhoria dos NOSSOS beneficios,sem privilegiar uma minoria, certamente não estariamos aqui pleiteando esse realinhamento.
    Quando SASSERON prometeu em campanha,ja deveria estar com o estudo pronto para coloca-lo em pratica. La se vão 3 meses e nada!!
    Cecilia, faça chegar aos nossos Diretores os nossos anseios.Voce e a unica que nos da atenção pois o FALE CONOSCO da PREVI se limita a disparar aquelas respostas padrões, evasivas que não levam a lugar nenhum.
    E o Sr. Presidente,SERGIO ROSA, diz o que dessa situação?
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  43. Cecília
    Minha dúvida é:
    A-Com o fim do ano chegando o nosso Patrocinador querendo inpactar positivamente as suas contas,daria tempo habil para que os orgãos Governamentais regulasse as medidas tomadas neste exercício ainda.
    B-E acaso isso ocorra a previ já teria recursos em caixa para pagar estas propostas,o que não fico claro para nós até agora é se as medidas discutidas seria retroativa a janeiro de 2008.
    Muito obrigado ALIPIO F NOGUEIRA SERRA ES.

    ResponderExcluir
  44. DIRETORA CECÍLIA.
    A senhora em muitas das suas respostas sempre coloco a questão de que a previ teria momentaneamente um cochão de liquidez que garantiria a calma na turbulência. pois bem:

    1- Então a senhora como diretora de planejamento explica a afirmação no nosso Presidente Sr. Sergio Rosa de que a Previ teria perdido algo em torno de 15 bilhões.se a crise começo em meados de maio a previ tão antenada com o merdado não deveria ter agido para evitar que uma montanha de dinheiro desta de esvaisse.
    B- O nosso Diretor Sasseron em recente entrevista de que os recursos deste ano para pagar benefícios estão vindo mais de renda fixa,empréstimos a participantes e imoveis.
    Não seria a hora de revermos então o empréstimo simples aja vista que este tem sido um dos colchão de liquidez de que tanto a senhora fala.
    C-Se o empréstimo simples é viavel e em momentos de dificuldade em bolsas ajuda no pagamento de benefícios e além disso costa do rol dos creditos bons porque sua inadimplência é quase nada.
    Isso também não diz respeito a sua área diretamente que é planejamento.planejamento pelo que entendo se faz ao longo do tempo.ou estou enganado.
    Rivaldino T. Ramos

    ResponderExcluir
  45. COLEGA CECÍLIA.
    Diante de tanta incerteza,e com as bolsas volatil não seria a hora perfeita para revermos o nosso empréstimo simples.
    Eu diria até que isso é um dever da Previ como instituição aja vista a tamanha perda obtida até agora em renda variavel no qual os senhores da nossa diretoria nós coloco.
    Se temos alocados mais de 60% em renda variavel eu pergunto não falto planejamento ao longo dos anos. e qual a culpa do Patrocinador aja vista que ele detem o voto de minerva.
    Obrigado e se poder me responder eu agradeceria.
    Amadeu Tamandare

    ResponderExcluir
  46. Amiga Cecília.
    O momento agora é de união,devemos todos dar um credito a mais a nossas entidades terminadas em BB a Contraf Cut ao Patrocinador e a Previ.
    Em definitivo mesmo somente após o patrocinador efetivar a proposta que achar mais viavel,e a nós o corpo social aprovalas ou não.
    Daí acredito eu será hora de todos nós termos bom senso,não vai adiantar nada depois de tanto trabalho dos participantes do GT se ao final o patrocinador vir com propostas não acordadas pelo corpo social é simplesmente não aprovalas.
    Não podemos esperar muita coisa da nossa DIRETORIA DE SEGURIDADE,mesmo porque nem medidas administrativas em relação ao EMPRÉSTIMO SIMPLES não foram tamadas até aqui.
    Na Previ os enfoques estão todos voltados para a crise financeira que abalou as bolsas e eu duvido muito que até final do ano se fale em outra coisa por la.
    Nossa ansiedade se da por conta de que muitos de nós estamos atravessando crise também,falta de dinheiro para nossas necessidades basicas,e os muitos empréstimo descontado em nossa folha de pagamento tem trazido um sufocamento intenso e assim piorando a nossa qualidade de vida.
    Acredito sim que teremos um bom resultado dentro do possível,temos que avaliar positivamente as ações da nossa diretoria em relação a prudência em momentos de incerteza,mas no que tange ao dever de casa esta tem falhado e muito,deixando nós ao meu ver sem horizonte.
    Mais uma vez reintero minhas estimas a CECÍLIA que ao meu ver é a única representante sincera e que dentro dos limites do bom senso transmite o que é possível neste momento,as vezes dura,as vezes com suas convicções formadas mais acima de tudo honesta ao falar de Previ,Patrocinador,e aposentados e pensionistas.
    Um enorme e caloroso abraço a você e lembre-se você faz parte das nossas vidas mesmo a distância.
    Rosalina de Souza.

    ResponderExcluir
  47. Jane,
    Vou colocar o assunto novamente e espero ter novidades para passar para vocês amanhã.

    ResponderExcluir
  48. Alipio,
    Pergunta A)eu acho que é pouco provável que o trâmite burocrático leve pouco tempo. Nós temos dois cenários, um, o Banco vai fazer pressão para liberar o que interessa a ele e que não precisa passar pela SPC e, dois, a gente só liberar o que interessa ao Banco quando tiver as propostas aprovadas e implementadas.
    A minha defesa é o ponto 2, a liberação das propostas tem que ser em conjunto. Ou tudo ou nada. Aí poderemos ter a chance de ver a aprovação ainda este ano, pois o Banco também se empenharia mais para buscar a aprovação o mais rápido possível.
    Pergunta B) Como os recursos necessários são para o longo prazo, o caixa da Previ tem condições de suportar tranquilamente.

    ResponderExcluir
  49. Rivaldino,
    Em relação aos seus questionamentos:
    1) A afirmação do Sergio Rosa está correta naquele momento, hoje a perda acumulada está em 13 bilhões, aproximadamente, amanhã pode ser maior ou menor, dependendo do mercado financeiro. Vocês vão dizer que é muito louco, cada dia uma perda ou um ganho, mas é assim que funciona a Bolsa de Valores e ela impacta muito fortemente nosso resultado, pois temos um valor relevante investido em renda variável. Dessa forma, todas as afirmações estão corretas, considerando o momento que foram feitas, porém como o mercado é volátil e como ninguém sabe ainda o tamanho da crise e que proporções ela impactará no mercado brasileiro, acredito que ainda é premeditado apavorar os colegas. É a minha opinião.
    B) Já coloquei em várias ocasiões minha opinião sobre o aumento do teto e prazo do ES. O risco é mínimo e é um investimento rentável para a Previ, já que é obrigatório pela legislação que renda no mínimo o atuarial. Se analisarmos e comparmos com a renda variável nesse período, a rentabilidade do ES está sendo bem maior. É claro que no longo prazo, a renda variável apresenta resultados bem maiores do que os demais investimentos.
    C) Não é responsabilidade da área de Planejamento a revisão do ES, se fosse eu já tinha proposto o aumento. A minha área é responsável pelo mapeamento do Fundo de Liquidez e do Fundo de Quitação por Morte (FQM), o que garantimos que pelos fundos não há motivo para não aumentar o ES.

    ResponderExcluir
  50. Amadeu,
    Não há problema nenhum na alocação de investimentos da Previ. É justamente o investimento maior em Renda Variável que tem nos dado uma rentabilidade maior do que todas as outras Fundações. A perda atual é relativa a um momento de crise, como houve em 2001 e em outros anos, porém no longo prazo sempre há um ganho adicional por esse investimento que tem um risco maior.
    Não houve falha de planejamento e é justamente a opção por uma política de investimentos mais ousada, porém em empresas de primeira linha, que nos tem dado os superávits vivenciados até o momento.

    ResponderExcluir
  51. Colega Cecília,
    Sob a ótica de precaução no sentido de preservar os cofres da Previ, todos os que participaram da reunião de 19.09 se manifestaram favoráveis à manutenção, em 17 bilhões, do limite para utilização dos recursos referentes à reserva especial para revisão do plano, pelo menos neste ano. Os aposentados, as pensionistas e os colegas da ativa terão que se contentar, em nome do futuro dos nossos benefícios e da preservação da segurança da Previ, em ver as propostas que foram mais votadas no plebiscito realizado pela Anabb não serem implementadas na sua totalidade. Do outro lado da moeda, qual seja, no que concerne ao patrocinador, o presidente da Anabb afirma que, em algum momento, ter-se-á que reconhecer que o Banco possui legítimos interesses dentro da Caixa de Previdência que, apesar de tudo, ainda se intitula dos Funcionários do Banco do Brasil. Depois de já estarem frustradas as expectativas de milhares de aposentados (68.586*), de pensionistas (17.777*) e de colegas da ativa de terem um natal mais próspero e generoso, só nos resta concluir, em nome também do futuro dos nossos benefícios e da segurança da Previ, que não será nesta discussão de superávit que o patrocinador irá se posicionar no sentido de reivindicar o que supostamente julga que lhe é de direito. Vale registrar que o dito popular “sonhar não custa nada” foi que me motivou na conclusão deste comentário.
    (*) números retirados do artigo de 22.09.2008 sob o título “Benefícios aumentam qualidade de vida de assistidos”, constante do site da Previ.

    ResponderExcluir
  52. COLEGA CECÍLIA.
    Coloco a amiga a seguinte questão:
    Se o Empréstimo simples é tratado como investimento por parte da Previ,os conselheiros do plano 1 não poderia cobrar a agilidade necessária para que realmente fosse feito simulações quanto a prazo e teto do E.S.
    Minha dúvida é,não seria a hora dos demais diretores e até porque não dizer o Presidente se enpenhar pessoalmente para no sentido de cobrar a area responsavel a emitir nota dizendo quais os reais motivos deste não realinhamento.
    agradeço mais uma vez reinterando minhas estimas a nobre colega.
    MATUSALEN A. NASCIMENTO CUIABÁ MT

    ResponderExcluir
  53. Colega Cecília.
    Manda a boa? qual seria a nossa real chance de vir a ter um natal mais alegre em 2008.
    A- Na sua modesta opinião,e sendo sincera ao extremo,achas possível sair Superavit ainda em 2008.

    B- Ainda sem abusar da sua paciência,sei que esta cansada da novela empréstimo simples,mas ainda assim acha possível vermos alguma luz no fim do túnel.
    Abraço Guerreira, Florindo Cavalcante Santa Maria RS.

    ResponderExcluir
  54. COLEGA CECÍLIA.
    A CADA MOMENTO ATRAVÉS DA IMPRENSA FICAMOS SABENDO DE NOTÍCIAS NÃO MUITO AGRADAVEIS:

    1- RESORT COSTA DO SAUÍPE.

    2-PARANAPANEMA

    3-PARQUE AGUATICO

    CECÍLIA O QUE MAIS AINDA VEM POR AI?
    ALEXANDRE MULLER F SABOIA RS

    ResponderExcluir
  55. Colega CECÍLIA.
    Nossa Senhora como é dificíl ai na Previ se consegui realiza pequenas tarefas.
    Quando a gente abre o site da Previ e ve a seleção que fazem para os candidatos,imaginamos que serão capazes de realizar tarefas apenas com uma HP.
    Como se não bastasse imagino eu a tecnologia empregada para efetuar as tarefas mais complexas.
    Voce amiga Cecília como diretora de planejamento deveria dar uma passadinha na ala de SEGURIDADE e la verificar se há equipamentos que precizan ser substítuidos,ou se não esta faltando papel nas nossas impressoras porque não se justifica tamanha demora para obter os tais estudos do realinhamento do Empréstimo Simples.
    Vamos propor que se faça uma auditoria interna na Previ a fim de se constatar se realmente o pessoal da area de SEGURIDADE tem trabalhado porque os resultados não estão aparecendo.
    Muito obrigado MARIA DO SOCORRO.

    ResponderExcluir
  56. Eu ainda sou a favor de se solicitar a saída do BB de Patrocinador. Não há motivo para termos um patrocinador que causa prejuízos ao fundo. E atrapalha a boa gestão.

    ResponderExcluir
  57. Cara Cecília,

    Como está difícil um consenso no superávit 2007, sugiro uma proposta fixa de R$ 800, R$ 900 ou R$ 1.000,00 para todos.

    Em outo momento dicutir-se-ia o restante, se houver.

    Um abraço de James.

    ResponderExcluir
  58. Acorda povo!Voces nao estao vendo a enrolaçao e a mentirada?A diminuiçao da reserva nao e nada por causa da crise economica.Restam somente 17 bilhoes porque o resto ja e do Banco e nao vao precisar nos dizer isso,entenderam????????

    ResponderExcluir
  59. Cecília,

    Concordo com o James, seria a me-
    lhor proposta, aumento linear para
    todos, diminuindo assim,as injusti
    ças. Se não estou enganada, isto
    foi feito pela previ da Vale, que
    concedeu aumento linear de R$1.000,
    ( Hum mil Reais), para todos os se
    us assistidos. O Sergio Rosa está
    sabendo disso.

    Beijos, que DEUS abençoe a sua vida
    querida amiga, não desista de nós.

    ResponderExcluir
  60. Cecília,
    Já estive refletindo e concordo e apoio o seguinte: Um aumento de
    R$1.000,00 para todos, indistintamente, tanto para quem ganha mais quanto para quem ganha menos se sobrar algo, discute-se depois. O que você acha?

    ResponderExcluir
  61. Cecilia, como eh dificil conciliar o interesse de todos. Eu, particularmente, nao acho justo um aumento linear para todos. Como um associado que contribuiu com mais tempo e com valores superiores a outros receba o mesmo aumento? Nao eh justo.
    Por que a PREVI nao apura para cada associado cotas e/ou percentual, considerando tempo de contribuicao, valores contribuidos e outras variaveis necessarias e justas e defina quanto cada um tem a receber do valor do superavit, de acordo com a sua cota/percentual? Nao seria justo? Cada associado receberia o que realmente eh a sua participacao. O que voce acha?

    ResponderExcluir
  62. Caros colegas, muitos, agora, estao preocupados com os indices da Bovespa, Dow Jones, etc..., preocupados com o nosso superavit 2007 da PREVI que, provavelmente, vá ralo abaixo. Esta crise nao é de um mes ou dois meses, mas, com certeza, ja que tenho aplicacoes na bolsa, ja dura 08 meses. Como sempre, nossos grandes mestres em investimentos nao conseguem prever catastrofes verdadeiras, mas, tao-somente o que seus sonhos dizem. Nossa colega Cecilia tambem deveria deixar de iludir nossos coleguinhas com tanto otimismo que logo se revelam irreais. Às vezes penso que toda essa festa antecipada foi armaçao do sr. Valmir Camilo, visando as eleiçoes da ANABB. Existem aqui comentarios mais realistas sobre a utilizacao do nosso superavit. Nao nos deixemos iludir mais.

    ResponderExcluir
  63. Cecília,
    Com a base de contribuição do teto indo de 90% para 100%, não estaria sendo criado motivo de barulho como ano passado, quando grande parte dos associados tiveram contrariada toda expectativa existente, pois os valores recebidos com a mudança de 75% para 90% foram irrisórios?
    É possível que os detentores das vultosas aposentadorias, além de um reajuste de 10%, novamente com a alteração do teto tenham mais um belo ganho adicional?
    Procede também o raciocínio que a maioria dos associados será contemplada com reajuste de R$ 500,00, alguns com um pequeno acréscimo devido a elevação do teto?
    Triste é isso se confirmando, estaremos diante de outra distribuição de superávit promovendo aumento dos abismos e dos guetos.
    Tenho a sensação que participamos de um show pirotécnico e ao final nos sobrou a fumaça. Tomara que eu esteja enganado!
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  64. Oliveira,
    Por aí você vê que não é tarefa fácil contemplar todos os associados. Por isso a proposta dos 10% com piso de R$ 500,00, justamente para beneficiar quem recebe mais que a média de benefícios da Previ, que atualmente é R$ 5.000,00, aproximadamente. Dessa forma, quem recebe menos que a média, ficaria com o mínimo de R$ 500,00. E mesmo assim você encontrará pessoas que não concordam que outras recebam o valor fixo de R$ 500,00, pois, em alguns casos ficaria um aumento superior aos 10%.
    O problema de sua proposta é que depois de 98, as pessoas que se aposentaram tiveram uma redução grande do seu benefício, em função da política de pessoal adotada pelo Banco, pela Parcela Previ e pelo cálculo dos benefícios que mudou a partir do estatuto de final de 97. Por isso existem pessoas que contribuíram a vida inteira com percentuais maiores, porém em função do achatamento salarial virão seus rendimentos reduzirem muito, comparando com o grupo pré-97.
    É bom lembrar que na altura do campeonato ninguém vai tentar mudar as propostas que já estão na mesa e é com elas que temos que trabalhar. Se não, só vamos conseguir fechar um acordo daqui a 10 anos, pois sempre virão novas propostas, novos cenários e novos resultados.

    ResponderExcluir
  65. Caro colega anônimo,
    Realmente eu me considero uma pessoa otimista,porém sou pé no chão e jamais tentaria iludir os colegas. A questão é que em termos de renda variável não dá para se pensar no curto prazo e o Plano 1 não é um plano para se pensar no curto prazo. Temos obrigações para mais de 50 anos e não é uma crise que vai zerar nossos recursos, até porque a base econômica é forte e as empresas que temos participação são empresas de primeira linha. Já vivemos outras crises no passado e nenhuma delas dura para sempre. Existem riscos, é lógico que existem, porém estamos monitorando diariamente esses riscos.
    Também temos que lembrar que na Previ não existe só renda variável, quase 40% dos nossos investimentos são em renda fixa e a grande maioria em títulos do tesouro. Dessa forma, a diversificação dos investimentos que existe na Previ protege, de certa forma, os impactos negativos da crise que estamos vivendo.
    Acredito que há espaço para se discutir parte do recurso da reserva especial, mesmo com a crise que estamos vivendo. Essa é a minha opinião e não a considero tão otimista assim.

    ResponderExcluir
  66. Prezada Cecília,

    Parabéns pela sua informação acima. Assim voce nos deixa mais tranquilos e acreditamos numa negociação boa do superavit. Vamos continuar nossa luta pois, acreditamos que teremos êxito tanto na utilização do Superavit, quanto na elevação e prazo do ES.

    ResponderExcluir
  67. De tempos em tempos aparece alguém dizendo que quem recebe mais contribuiu com mais. Por favor, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aliás, nunca teve. Nem no estatuto velho, nem no novo. Esse tipo de raciocínio só gera mais confusão.
    .
    João Augusto

    ResponderExcluir
  68. Colega Oscar A. Feldmann,

    Este reajuste do teto de 90% para 100%, só irá beneficiar uma minoria, como já aconteceu quando do reajuste de 75% para 90%. Acontece que os negociadores do BB e PREVI (não por acaso), tem interesse na aprovação desta proposta, por estarem no grupo dos que serão beneficiados, pois esta mudança atinge apenas os colegas que detem comissões mais altas.

    Infelizmente é assim que as coisas funcionam, cada um que chega ao poder legisla em causa própria.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Acreditem,a Anabb mandou propaganda eleitoreira para minha residencia.E o fim!Sera que eles pensam que vamos votar?Nem abri....E hora de dar-mos o troco.
    E hora de uniao,todos nos que estamos sendo feitos de idiotas.

    ResponderExcluir
  70. Cecília,

    Gostaria de saber se és favorável ao aumento do teto de 90%para 100% e se tens uma estimativa do percentual de pessoas que se beneficiariam com esta proposta.

    Um abraço!

    Fernando

    ResponderExcluir
  71. Cecília,
    É assim que funciona?
    Aí não vale o argumento do impacto da crise mundial?
    O CGPC apresenta a resolução regulamentando uma lei complementar, insere a devolução para o patrocinador e se faz de maneira bem orquestrada o desvio de alguns bilhões de reais?
    Essa sim é uma atitude que coloca em risco a saúde do plano, e não a distribuição responsável de superávit para seus associados.
    O que podemos esperar?
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau-SC

    ResponderExcluir
  72. Fernando,
    Eu não sou contra o aumento do teto para 100%, pois não acho justo que qualquer associado tenha uma perda no seu benefício, independente de que grupo ele pertença, porém não concordo com priorizar esta proposta, por entender que a maioria dos que se beneficiariam com esta proposta tem uma situação mais estável, muito diferente dos colegas que têm o benefício menor. É bem verdade que muitos colegas, que tiveram impactados com a política de achatamento de salários do governo anterior também seriam beneficiados com esta proposta, pois ela não beneficia apenas quem têm grandes salários, mas os técnicos e comissionados em geral.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário