quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Saiba como foi a reunião de negociação do superávit Previ de 03.09.08

Presentes na reunião de negociação da utilização do Superávit Previ 2007:

Representando o Banco do Brasil:
- Jandira, Izabela e José Marcelo

Representando os associados:
- José Luiz e Armando – Federação de SP; Miriam, Valdenor e William – Conselheiros Deliberativos eleitos Previ; Cecilia Garcez e Sasseron – Diretores eleitos Previ; Marcel e Olivan– Contraf-Cut; Valmir Camilo e Branisso – Anabb; Isa Musa e Paulo Lima, FAABB, Gilberto Santiago, Aafbb. A reunião começou às 16:50h e os assuntos abordados foram:

A reunião foi iniciada com a entrega oficial do resultado parcial da votação das propostas Anabb pelo Valmir Camilo, Presidente da entidade, com apuração de 23.133 cédulas, esclarecendo que o Banco já conhecia o teor das propostas. Vocês podem acompanhar o resultado no site da Anabb (http://www.anabb.org.br/).

Foi esclarecido que as propostas apresentadas em fevereiro pela Contraf-Cut tinham como objetivo atender a maior parte dos associados e que essas propostas foram discutidas durante a campanha eleitoral para a Previ. As novas propostas precisarão de um tempo para que a área técnica calcule os custos. Foi lembrada a importância de se discutir o fim do voto de minerva, o retorno da Diretoria de Participações para os eleitos e a consulta ao corpo social.

Os representantes do BB, deixaram claro que o Banco quer resolver este ano e que já foram discutidas as propostas anteriores, porém nada contra em analisar as novas propostas e afirmaram que um bom acordo dependerá do esforço não só do Banco, mas das entidades que estão participando da negociação. A intenção do BB é incluir na negociação o Plano Informal – grupo de responsabilidade do Banco, pré-67, que inclui aposentados e pensionistas, inclusive ações judiciais advindas desse grupo. Em relação aos benefícios, o Banco defende que sejam observadas propostas que beneficiem um maior número de pessoas, que não gere distorções e que se procure acabar com distorções que ainda existam, sempre de acordo com a legislação atual que se refere à revisão do plano.

Outro ponto levantado pelo Banco é a discussão do saldo do Fundo Paridade. Após a quitação das dívidas do Banco, fruto do acordo de 2006 em relação ao Fundo Paridade, restou um saldo no fundo. Existe um interesse do Banco em negociar o saldo desse fundo.


A reunião de hoje teve como objetivo conhecer as propostas do Banco e foi marcada nova reunião para a próxima quinta-feira, dia 11.09, com o objetivo de discutir todas as propostas. Foi combinado que os representantes das entidades e o Banco estudarão todas as propostas colocadas na mesa.

108 comentários:

  1. Cecília,
    O Plano Informal e o Saldo do Fundo de Paridade, em relação às propostas que a ANABB colocou, como você vê o reflexo destes valores no superávit.

    ResponderExcluir
  2. Celso,
    Com certeza isso tem um custo, que não é pouco. O grupo estará levantando os valores envolvidos para analisá-los para a próxima reunião.

    ResponderExcluir
  3. COLEGA CECÍLIA.
    PERGUNTO A SENHORA:
    A PREVI JÁ NÃO VINHA CONTIGÊNCIANDO VALORES PARA ESTAS AÇOES JUDICIAIS,ME PARECE QUE SÓ PARA O ANO DE 2007 FOI MAIS DE 580 MILHOES DE REAIS.PARA O FUNDO PARIDADE.PORQUE A JUSTIÇA ASSIM DETERMINO OU ESTOU ENGANADA.

    SAULO GOMES - ATIBAIA SP

    ResponderExcluir
  4. Cecília,parabéns pela reunião,senti pelas fotos um clima de muita armônia,entre os presentes,vi interrese por parte dos representantes das entidades e tive a certeza que será encontrado um bom acordo para ambas as partes.
    O iten que mais chamo a minha atenção foi a próxima reunião ser marcada,para o próximo dia 11 de setembro.
    Será coincidência,ou para nós aposentados e pensionistas teremos uma triste lembrança do onze de setembro quando as torres cairan,nos estados unidos.
    Será que até nisto teremos surprezas!!!!!!
    O que para mim fico evidenciado,que pouco adiantou o gt-anabb,porque as propostas que a contraf-cut tinha insurgido antes da reunião foram as que prevaleceram.
    AS três mais votadas já constava da pauta de reinvindicação da contraf cut, e a aposetadoria as mulheres aos 45 anos vai acabar sendo modificada pela direção da previ mesmo.
    E o voto de minerva também já tinha sido objeto de apreciação das reuniões passadas.
    Então amiga a minha conclusão é a seguinte:
    Mais uma vez toda a nossas vidas estão nas mãos do SR.SASSERON,que fico responsável por estudos de impacto nas contas da PREVI.
    Esperamos que os estudos em questão,não demore assim como os estudos do tão aguardado EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    Causo isso aconteça ficara pronto só em 2009.
    Um abraço,boa sorte,rosalina de souza. 18.161.320.4

    ResponderExcluir
  5. Colega Cecília.
    Vocé entende bem as partes,vê alguma possibilidade do acordo sair,mesmo acatando as reivindicações do patrocinador?

    Aposentei em 10/1974 por invalidez, pertenço a este grupo pré/67.
    um abraço cecília.
    virgilio- Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
  6. Saulo,
    O grupamento pré-67 é de responsabilidade integral, inclusive das contingências judiciais. Essas ações estão incluídas nesse "plano informal", que contempla inclusive os funcionários do BB que não optaram pela Previ em 67 e várias ações judiciais relativas a esses grupos.

    ResponderExcluir
  7. Virgilio,
    Eu estou animada com o grupo formado e acredito que fecharemos um acordo bom para os associados.

    Rosalina,
    Realmente eu não tinha pensado na data - 11 de setembro, mas vamos pensar positivamente e vamos desvincular do que acontece lá fora.

    ResponderExcluir
  8. A Contraf-Cut deveria estar fora destas discussões. Eles que vão defender o pessoal da ativa. Incrível como das dez propostas nem as cinco mais votadas conseguiram emplacar. Fico frustrado com estas reuniões que tem muito sindicato para atrapalhar.A proposta nº 08 tinha que entrar na negociação.

    ResponderExcluir
  9. Pessoal,esta confirmado,Anabb/Valmir,Previ/Sasseron e BB/Governo=ENROLAÇAO.La vai mais dindim nosso para o BB como sempre foi.So te dou isso se voce me der aquilo......E ja esta tudo pronto,agora e so enrolar mais um pouco(Dest,SPC...)ate o final do ano ou sera 2009??????Entenderam por que nao sai o ES agora?Vao nos deixar bem desesperados,sem grana,para votar-mos com pressa no que eles ja decidiram ha muito tempo.Espero que todos mesmo duros,sem grana nao caiam nessa armadilha.Vamos apertar nossos cintos mas sem doaçoes ao Banco.
    Nossa UNIAO e muito importante agora.
    Abraços a todos com muita PAZ.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecilia,
    Negociação e assim mesmo. Cada um com seus anseios, expectativas, argumentos ate chegarem a um consenso.
    E muito bom saber que voce esta nesse grupo de negociação. Parabens a voce e a todos os nossos representantes.
    Me diz uma coisa, essa pendencia pre-67 não e de responsabilidade do Banco? Nada contra a reivindicações dos meus colegas.
    O que a Previ tem com isso?
    E possivel usar o Superavit de um plano de previdencia, que segundo ate eu sei, e para garantir o plano e melhorar os beneficios dos associados.
    Onde o Banco se pauta ao colocar na negociação um compromisso que e dele, anterior a criação da Previ.
    Abraços,
    Jane

    ResponderExcluir
  11. anônimo disse:
    Dra. Cecília , em primeiro lugar, meu agredecimento eterno por estar sempre defendendo nossos interesses junto à Previ.No caso particular do Superavit entendo que, salvo melhor juizo, em qualquer negociação ambos os lados têm que ceder um pouco para se chegar a um acordo/consenso.Já fui muito radical porém a gente chega à maturidade e se percebe que não somos donos da verdade.Isto tudo é para emitir minha opinião sobre o assunto Superavit e dizer que podemos sim conceder algum benefício ao Banco para que seja conseguido um BOM ACORDO em benefício de todos.Não podemos ser absolutamente radicais a ponto de não conseguirmos nossas reivindicações para não conceder alguima vantagem/benefício ao patrocinador.Na verdade devemos almejar que Banco e Previ estejam sempre "fortes". Não podemos ser radicais a ponto de achar que as constribuições do patrocinador não foram importantes ,também, para o alcançe do Superavit.Lembro ainda que a uma infinidade de colegas que não podem esperar muito para se resolva essa polêmica, não só pela questão de idade/saúde , bem como pelas grandes dificuldades financeiras que os sufocam;
    Boa sorte, Cecília" Guerreira", confiamos , principalmente, em você, sei que fará o melhor por todos nós.
    Grande Abraço Fraternal

    ResponderExcluir
  12. Amiga Cecília.
    Sem os calculos devidos de cada proposta,ainda a ser realizada pergunto:
    Vocé como diretora de planejamento da previ,e sempre bem esclarecida dentro dos numeros.
    Há dinheiro sufiente,para atender as três,propostas colocada a mesa,e fazer através de ato administrativo,atender a aposentadoria as mulheres aos 45 anos,e atender as expectativas do patrocinador,sem que se desalinhe o caixa vinculante,dos compromissos e o equilibrio de solvência do nosso plano 1 ao longo do tempo haja vista que so neste ano de 2008 acumulamos bastante perda em renda variavel.
    Muito obrigado JACIRA F LEMES BARRA DO GARÇAS MT.

    ResponderExcluir
  13. CECÍLIA.
    Como vocé pode avaliar,todos nós estamos apreensivos por um possível acordo.
    Hoje recebi resposta da Previ a respeito do empréstimo simples,dizendo que ainda não esta concluso o estudo realizado para a possível alteração do referido empréstimo.
    Disseram que assim que os estudos tiveren conclusos será dado ampro destaque,nós meios de comunicação da previ.
    Imagino amiga.que com o acúmulo de trabalho agora por conta do superavit,a diretoria de seguridade deixará o tão aguardado Empréstimo simples de lado.
    Continue cobrando agilidade deles amiga,porque estamos ansiosos por boas noticías.
    cordialmente, Amanda Cristina São Mateus ES.

    ResponderExcluir
  14. Cecília
    venho por meio desta,perguntar a amiga.
    De posse destes estudos,para saber o impacto de cada proposta,as nossas entidades já podem fechar um possível acordo,ou tem que realizar uma nova votação para ser aprovado pelos partipantes do plano1.
    Se caso ouver esta votação,nós estudos apresentados como ficará a questão das mulheres para se aposentar aos 45 anos. se no último pleito ja se descutiu e aprovo esta matéria.
    Muito obrigada Rafaela Monteiro-Cabo Frio- RJ.

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente eu queria lhe parabenizar,porque estavas muito elegante na reunião?
    Cecília pergunto a você:
    O colega SASSERON,antes ou depois da reunião em OFF,lhe deu alguma ( ESPERANÇA PECULIAR) no tocante a estar disposto a rever a NOVELA EMPRÉSTIMO SIMPLES.

    Se comento diz ai amiga!!!!!!!!!!

    Agradeço a deus todos os dias por ter colocado vocé na nossa diretoria,porque além de honesta vocé é dedicada,e procura sanar as dúvidas de todos os participantes sem destinção de pessoas.
    Valeu," QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA" CECÍLIO MG

    ResponderExcluir
  16. Comente aí Cecília,

    Será que o "SASSERON" termina os estudos até o dia 11.
    Um forte abraço Daniel Valentin Ananindeua PA.

    ResponderExcluir
  17. Cecília

    - Você acha possível,que ao final de tudo isso não haja acordo entre as partes.
    Da parte do patrocinador,em não atendido os seus interreses eles podem brecar a negociação.
    Nas atuais aquisições pretendidas pelo nosso patrocinador estas medidas anunciadas na reunião,impactan em alguma coisa para eles em termos de patrimônio?
    Obrigado PAULO SERGIO SINOP-MT

    ResponderExcluir
  18. Cecília,
    Em seu primeiro post a respeito desta reunião, você colocou que o Banco também quer a devolução das contribuições para si e para os associados, nêste você não falou disto. Realmente, existe esta colocação por parte do Banco ou não?
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Cecília,
    A proposta 8 que seria a que iria beneficiar e corrigir injustiças de muitos aposentados, nada houve de referência a ela. Há possibilidade de sua aceitação e aprovação por parte do Banco?

    ResponderExcluir
  20. Colega Cecília,
    Li no site da AAFBB matéria sob o título “A utilização da Reserva Especial de 2007”, de responsabilidade de Egydio J. Piani e Ruy Brito. Lá estava escrito: “Pois, é em virtude da destinação social de tais valores que a legislação brasileira não autoriza a participação do patrocinador na utilização dos excedentes do fundo patrocinado, no que segue o exemplo da melhor doutrina consagrada nos países civilizados e democráticos”. O presidente da Anabb, Valmir Camilo, declarou que, em algum momento, teremos que atender alguma reivindicação do banco e ver os problemas que o patrocinador tem que resolver na Previ, enfatizando: “não tenho receio de reconhecer que o banco tem direitos e que não é ilegítima sua pretensão nesse sentido, já que ele nos ajudou a construir esse superávit”. A intenção do BB é fazer constar da negociação o Plano Informal – grupo de responsabilidade do Banco, pré-67 -, que inclui aposentados e pensionistas, inclusive ações judiciais advindas desse grupo. Outra intenção levantada pelo Banco é o interesse em negociar o saldo do Fundo Paridade. Pelo que entendi, pelo menos uma dessas duas pendências poderá vir a ser resolvida com os recursos existentes na reserva especial para revisão do plano que pertencem, acho que exclusivamente, a todos nós aposentados. Colega Cecília confesso, após leitura da matéria da AAFBB, que estou confuso com relação à validade da pretensão do patrocinador. Agradeceria se Você pudesse tirar uma dúvida que tenho e que se resume na pergunta a seguir: Se a legislação brasileira não autoriza a participação do patrocinador na utilização dos excedentes do fundo patrocinado, como ficariam as duas pretensões do Banco relativas ao plano informal dos pré-67 e o saldo do fundo paridade?

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecilia,

    Porque as propostas mais votadas não estão cogitadas nas negociações, principalmente a de no.08 que vem corrigir falha cometida pela Previ com o renda certa e corrigir injustiças. Como fecharemos um bom acordo, pelo tudo que parece, já está delineadas as propostas que serão aprovadas? Não estou entendendo para que essa reuniões de negociação, se excluiram o item 08 proposta que para mim seria mais que justa para corrigir injustiças.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  22. Cecilia,
    agora começo a entender a estratégia da PREVI não liberando o ES. Concordo em número e grau com o colega que falou com muita propriedade que eles não querem dar tranquilidade para os assistidos votarem as propostas do SUPERAVIT. Para eles é melhor que não saia nada agora e os associados fiquem apressados para votar logo as propostas, beneficiando com certeza o BB como no ano passado. Mas ficaremos atentos a todas as manobras que por acaso já estão contando como certo, e não deixaremos que se aproveitem novamente da maior parte do queijo.
    A respeito de um colega que está totalmente contra a elevação do ES, tenho a dizer que ele deve pertencer a um dos grupos abaixo:
    - os que recebem beneficio acima de 20 mil, ou os milionários da renda certa.Com certeza ele não pertence à grande maioria que esta atualmente com a corda no pescoço.
    Muito grata pelo espaço.

    ResponderExcluir
  23. Cecília, o nome á diz tudo(PLANO INFORMAL,quer dizer, fora do contexto .Quanto em R$,nao tem envolvido nestas acões judiciais. E qto ao pessoal ativa,achoq tem q esperar a hora de se aposentar.Quando estava na ativa, a PREVI deu num só ano 30% de aumento aos aposentados, e eu enquanto na ativa nao ganhei nada. Se é por isso, queremos retroagir. É aquela estória,cada um ve a sua conveniencia. Infelizmente. Parabens pela comissão de neegociação,e acho que deve ficar nas tres propostas elencadas e deu. No mundo capitalista,pedir muito pra barganhar, só sai com a falsa idéia de (enganei eles)

    ResponderExcluir
  24. Prezada Cecília,

    Não estou entendendo esssa negociação que está sendo feita com o Banco, eis que só entratram em pauta as 1-2-3 propostas e retorno de parte de recursos para o BB? O Superávit do plano só é utilizado para melhoria de benefícios? Como o Banco quer participar desse Superavit? Porque as outras propostas mais voltadas não entraram na negociação, principalmente a de no. 8, que busca fazer justiça com o renda certa? Porque a elevação do teto de 100% é importante, principalmente para o Banco, pois vai atingir principalmente quem detem de comissões mais elevadas? Pelo rumo que está tomando essa negociação, parece que vai ser mais um engodo para os assistidos com benefícios menores. Embora meu otimismo não estou levando muita fé neste tipo de negociação em que o Banco praticamente já traz as propostas prontas. Para que serviu a votação da ANABB? E o Renda Certa como fica? Até agora não vi uma explicação plausível a respeito. Quando se erra no Banco o funcionário é punido e na previ quando se entrega o sistema de fazer as contas do renda certa,por metodologia às vezes utilizada de forma errônea, de quem é a culpa? É hora de se corrigir essas injustiças, que a meu ver nunca serão implementadas medidas visando regularizar essa situação.

    ResponderExcluir
  25. Prezada Cecilia,

    Não vejo razão para que o Banco leve fatia desse superavit, até porque quando na mudança o estuto o Banco foi beneficiado com vultosa importância que impactou substancialmente o seu ativo, fruto de sacrifícios de muitos contribuintes da previ, que no momento de sua aponsetadoria viram o seu salário achatado. Que justiças podemos esperar dessa negociação em andamento?

    ResponderExcluir
  26. Colega Cecília,
    Pelo que li no seu blog, no site da Anabb e no da Contraf-Cut, tive o sentimento de que a primeira reunião com o patrocinador transcorreu em clima de harmonia e entendimento. Manifesto minha confiança, apoio e esperança de que o grupo conseguirá firmar um acordo com brevidade e que contemplará a grande maioria dos aposentados. Acompanhando a votação das propostas pelo site da Anabb, observei que a entidade menos votada, a Contraf-Cut, está participando do grupo de negociação com três representantes, Marcel, Olivan e Miltinho. A Anabb, mais votada, também tem três representantes, Você, Valmir Camilo e Antonio Gonçalves. Confesso que não entendi o critério que foi utilizado para que se chegasse a esses números de participantes por entidade. Agradeceria se Você pudesse esclarecer melhor o assunto pois, no meu entendimento, está bem claro que nós do corpo funcional desejamos que as associações de aposentados sejam as nossas legítimas representantes.

    ResponderExcluir
  27. Cecília, Faça o possível e o impossível para incluir a proposta nr. 08 que foi a quarta mais votada. Ela está mais na filosofia do Estatuto que prevê o uso do superavit para ajustar os benefícios.

    ResponderExcluir
  28. Um "passarinho" me contou que o Banco só vai aprovar :
    - aumento do teto do benefício para 100% e
    - aumento do teto das pensões para, no mínimo, 80%.

    VAMOS "TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA" PORQUE O BANCO TUDO PODE, INFELIZMENTE.

    Vamos parar com esse nhém nhém nhém que não vai levar a nada pois só depende do Banco e o Banco visa apenas seus próprios interesses, infelizmente.
    O BB não está nem aí nem pros aposentados nem pros da ativa. Quer só prá ele. Afinal de contas, este atual (des)governo do Molusco não é um governo dos trabalhadores, é um governo para os banqueiros.
    Não há como sermos otimistas.
    "A decepção venceu a esperança"

    ResponderExcluir
  29. De: Pedro Roberto
    Para: Cecília

    Gostaria que você respondesse à pergunta da colega Jane Torres, pois também não entendo porque o Banco coloca na mesa de negociação um assunto que nada tem a ver com o direcionamento que pode ser dado aos superávits, segundo o regulamento da Previ. A não ser que sua resposta me contradiga.

    ResponderExcluir
  30. Cara Cecília.

    Estou em dúvida quanto o resultado da proposta de número 08 (oito). Gostaria que a ANABB apresentasse o resultado separando os funcis da ATIVA e APOSENTADOS.

    Minhas cordiais saudações

    Ildeu S.de Freitas - 4.365.140-2
    Uberlândia (MG).

    ResponderExcluir
  31. Cecília,
    Já não se fala mais em correção das injustiças históricas dos benefícios pagos pela PREVI?

    Em primeira reunião com o BB as propostas afunilaram-se. 10% de correção só irá aumentar as injustiças. E aí o que se poderá esperar?

    Um abraço,
    James Paiva Costa

    ResponderExcluir
  32. Embora nimguem possa voltar atras e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.Para DEUS nao havera impossiveis.
    A Preocupaçao olha em volta,a Tristeza olha para tras,a Fe olha para cima.Nunca coloque um ponto final,onde DEUS que colocar uma virgula.Muita PAZ a todos.

    ResponderExcluir
  33. Jacira,
    Vou esclarecer suas dúvidas:
    Pergunta:
    Há dinheiro sufiente,para atender as três,propostas colocada a mesa,e fazer através de ato administrativo,atender a aposentadoria as mulheres aos 45 anos,e atender as expectativas do patrocinador,sem que se desalinhe o caixa vinculante,dos compromissos e o equilibrio de solvência do nosso plano 1 ao longo do tempo haja vista que so neste ano de 2008 acumulamos bastante perda em renda variavel.
    Resposta: Existem recursos suficientes para implementar algumas propostas, como é o caso das três primeiras, porém não há recursos suficientes para todas as propostas e é bom lembrar que a crise no mercado financeiro e, principalmente na Bolsa de Valores, já impactou negativamente nosso superávit. Com certeza, vamos ter que negociar recursos menores do que os recursos registrados ano passado e nem é saudável utilizar todo o recurso da reserva especial, pois não sabemos ainda até onde vai essa crise. Temos que pensar sempre que queremos nossa Previ forte para que pague nossos benefícios até o fim e que não tenhamos sustos no meio do caminho.

    ResponderExcluir
  34. Eu sempre conto para meus filhos uma história semelhante a dos ratos. A minha é mais curta. Um ratinho tinha um queijo que levou a vida inteira para ganhar, veio o ratão e tirou o queijo do ratinho, ai ele pensou, se entro na justiça para rever o queijo, vai demorar muito e ainda por cima vou ficar devendo queijo e meio para o advogado e talvez nem ganhe o queijo de volta, tirar o queijo do ratão eu não posso (ele é mais forte do que eu) então o que resta é tentar convencer o ratão a me dar um pedacinho do queijo e ainda agradecer a ele por sua caridade.
    Qualquer semelhança com a nossa situação é mera e intencional coincidência.
    Com a graça de Deus ainda temos alguns ratos ou ratinhos que lutam para amenizar essa situação.

    ResponderExcluir
  35. Exatamente, Cecília. Sua resposta à Jacira diz tudo. Porque se fartar de picanha agora e depois ter que se contentar com xuxu?

    ResponderExcluir
  36. Prezada Cecilia,

    Chega de alarde e passe a responder os vários questionamentos que lhe são feitos. Antes podia tudo, agora só as propostas 1, 2 e 3. Felizes os beneficiados com o renda certa, que vão ser beneficiados agora também com as propostas acima mencionadas. Chega de demagogia e vamos resolver as injustiças de uma vez. Nada de devolução de recursos ao Banco, já abocanhou bilhoes de recursos da Previ. O superavit é para melhoria de benefícios e não repasse ao Banco.

    ResponderExcluir
  37. Cecilia,

    Acho importante alertar aos colegas que votarão sobre o uso do superávit PREVI, de que existem dois tetos de contribuição na PREVI. A grande maioria dos funcionários aposentados após 1997 e dos colegas ainda na ativa, contribuiram ou contribuem sobre o teto de 136% do VP+AN e não serão beneficiados pela proposta nº 2. Serão atingidos pelas melhorias, novamente, aqueles já beneficiados com o aumento dos 75% para 90%, quando da votação do último Superávit, ou seja, a maioria dos colegas que trabalharam ou trabalham em Agências, ficarão a margem das melhorias implementadas pela proposta 2.

    ResponderExcluir
  38. Cecília,
    Acredito que você tenha saído da reunião com a sensação que o tempo não foi bem utilizado, pois este relato evidencia que ela foi apenas pro forma e que de negociação praticamente nada ocorreu. Com todo esse capital humano reunido, assim como que o Banco já sabia de todas as propostas, a comitiva representativa deveria ter sentado à mesa já com alguma coisa sobre as intenções do Banco, até porque houve o encontro de fevereiro e planejamento sempre é mais eficiente que a rapidez na execução de tarefas. Quero crer que a finalidade maior foi não frustrar a expectativa dos associados.Torço para que no próximo dia 11 o processo engrene.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  39. Cecília,
    Como o Banco defende que sejam observadas propostas que beneficiem um maior número de pessoas, que não gere distorções e que se procure acabar com distorções que ainda existam, sempre de acordo com a legislação atual que se refere à revisão do plano, então venho indagar: Por que a proposta 08 que irá corrigir distorções, está sendo esquecida? Se considerarmos pela estatística, então vejamos:
    Se para 30.412 votantes,hoje dia 06/09/08 conforme site da ANABB e somarmos os votos de concordo e concordo parcialmente, no caso para as propostas 02 e 08, considerando-se um universo de 123.841 votantes( número tirado da página 9 do Previ Relatório Anual 2007) então teremos uma aceitação para a proposta 02: 79,73% e para a proposta 08: 77,09%, ora empate técnico.Por quê ela ficar de fora?
    Não consigo entender, parece que quem ganha mais, tem que ganhar cada vez mais. Nada contra, mas a proposta 02, já foi contemplada o ano passado elevando-se o teto de 75% para 90%, agora novamente para 100%? Sabidamente, esta proposta contemplará somente os participantes de altas comissões. Francamente com este beneficiamento de Superávit, somente fui premiado com a suspensão de contribuições e mais um acréscimo de R$341,81 na mudança da fórmula de cálculo em meu benefício. Considero um absurdo, termos que aceitar imposições do Banco. Vocês negociadores, tem que colocar que a proposta 08 irá corrigir distorções, conforme disse o próprio Banco e, portanto ela estará no páreo. Às vezes, fico pensando, se os beneficiários do Superávit, necessariamente não terão que ser os participantes que se aposentaram com altas comissões: presidentes, diretores, auditores, superintendentes, gerentes de agências, etc. haja vista o Renda Certa. Esta proposta 08 corrigirá as aberrações do renda certa, ou será que por propor esta correção ela está propositalmente sendo esquecida? Mais uma vez, sinto-me enganado, gritando no fundo de um poço, com todo mundo passando por cima e sem ninguém ouvir-me. Sinceramente, sinto certo cheiro de manipulação. A minha única esperança é através de você. É você levantar- esta bandeira. Encarecidamente, peço-lhe: não deixe esta proposta 08 cair no esquecimento. Por favor. É a minha única chance de conseguir estudar minha filha. Tenho que acreditar que ainda há justiça.
    Em seu primeiro post a respeito desta reunião com o BB, você colocou que o Banco também quer a devolução das contribuições para si e para os associados, neste você não falou disto. Realmente, existe esta colocação por parte do Banco ou não?
    Aguardo seu retorno
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Vamos pegar algo palpável. as 03 propostas principais,já é um grande negócio. Repito,se não fizermos um estudo matricula a matricula,jamais teremos refeitas injustiças.Que a PREVI temcomo recalcular para o futuro.Vamos com calma. Se não...

    ResponderExcluir
  41. Cecília,
    Causa indignação a forma como está sendo conduzida a discussão do SUPERÁVIT. A CONTRAF está atropelando todo mundo, e os negociadores estão sendo humilhados e submissos.
    Primeiro, a CONTRAF abriu uma negociação com o Banco, em fevereiro, sem aprofundar a discussão sobre o SUPERÁVIT; segundo, nunca concordou com a 'interferência' da ANABB; terceiro, desqualificou a pesquisa quando reabriu a negociação com o BB dando continuidade à discussão dos temas anteriormente negociados; quarto, impôs a composição do Grupo de negociadores ao seu modo, sem levar em consideração a proporcionalidade obtida com a votação na pesquisa; quinto, está impondo o 'ponto de corte' justamente no limite das propostas que ela (CONTRAF) havia apresentado anteriormente; sexto, está incluindo na negociação proposta rejeitada pela maioria dos interessados (aposentadoria aos 45 anos para as mulheres); e assim por diante....
    SUGIRO:
    -QUE OS DEMAIS NEGOCIADORES SE POSICIONEM DE FORMA CLARA E OBJETIVA, FAZENDO CUMPRIR A VONTADE DA MAIORIA;
    QUE SEJA REVISTO O PONTO DE CORTE DAS PROPOSTAS NEGOCIADAS, CONSIDERANDO AS CINCO MAIS VOTADAS E EXCLUINDO AS CINCO MAIS REJEITADAS;
    -REVER A CONSTITUIÇÃO DO GRUPO DE NEGOCIADORES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A PROPORCIONALIDADE DA VOTAÇÃO OBTIDA NA PESQUISA.

    ResponderExcluir
  42. CARA CECÍLIA
    ESSAS 3 PRIMEIRAS PROPOSTAS SERÃO TODAS PAGAS RETROATIVAMENTE A 01/01/2008???????????

    ResponderExcluir
  43. Há homens, que vivem para ficar ricos, outros procuram a justiça e só conseguem viver em dificuldades. Mas a justiça far-se-á, se não aqui, com certeza no final dos tempos.Isto é uma certeza.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  44. Cara Cecília Garcez,

    Peço licença para, em seu Blog, divulgar aos colegas que no sítio da AAFBB.ORG.BR, de 05.09.2008, há um relato detalhado do que aconteceu na reunião, de 03.09.2008, do GT Superávit PREVI X BB.

    Dentre tantas propostas colhidas para a pauta, relata-se ali “a necessidade de que haja melhoria de benefícios de forma justa e legal,”.

    Como adotar “a melhoria de benefícios de forma justa e legal” se nas discussões acolheram-se propostas que aumentarão as injustiças históricas sobre os benefícios de responsabilidade da PREVI?

    Temos que refletir companheiros. O Plano é de Todos. E para Todos. As três propostas são simplórias, senhores Negociadores . O momento é de correção.

    Não nos iludamos colegas pós-97. Na mesa de negociação não existe Negociador (beneficiário) em PISO de benefício da PREVI.

    Tiremos o cavalinho da chuva. A água corre para o mar. 10% em cima de PISO continua PISO.

    TODOS contribuíram ao longo do tempo. De início a regra era clara: PARA TODOS. Hoje é o Antes X Depois.

    Estatuto de 1997 JÁ. Melhoria de benefício igualitário JÁ.

    Um texto sem pretensão. Só pretexto. Só protesto. Só reflexão. Sem covardia. Sem locupletação.

    James Paiva Costa - João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  45. Cecilia,
    vou tomar a liberdade de responder pra colega Antonia, eu mesmo apesar de não estar no grupo de milionários não defendo o ES ( só estou nesa em solidariedade aos demais colegas), não por, mas po entender que a solução seria ua distribuiçãopara os não contemplados no outro Superávit, e um revigoramento em nossas aposentadorias, o resto, a gente corre atrás. Ganhando o justo e correto, empréstimos não são necessários, e é por isso que devemos lutar e concentrar esforços esforços.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  46. Colega Cecília,
    A segunda proposta mais votada, conforme informação constante no site da Anabb,é a de número “10”. Infelizmente, no meu entendimento, ela não poderá ser implementada pelas seguintes razões: Primeira: nas explicações que Você nos deu sobre cada uma das propostas, no que concerne a dez, está estabelecido que a distribuição do saldo remanescente da reserva especial para revisão do plano será de forma diretamente proporcional aos benefícios individuais pagos pela Previ, depois de atendidas as propostas de 1 a 9. É uma proposta que somente será considerada se, depois de contempladas as propostas anteriores (de 1 a 9), ainda assim sobrarem recursos na Reserva Especial. Segunda: respondendo a questionamento de um colega Você colocou que “não há recursos suficientes para todas as propostas e é bom lembrar que a crise no mercado financeiro e, principalmente na Bolsa de Valores, já impactou negativamente nosso superávit. Com certeza, vamos ter que negociar recursos menores do que os recursos registrados ano passado e nem é saudável utilizar todo o recurso da reserva especial, pois não sabemos ainda até onde vai essa crise”. À vista das duas razões expostas, entendo que deveremos descartar a proposta dez e passarmos a considerar, como segunda mais votada, a proposta três e, como terceira mais votada, a proposta dois. Por ordem de prioridade, a seqüência a ser observada deverá ser, pelo menos até o momento, propostas um, três e dois

    ResponderExcluir
  47. Jane e Pedro Roberto,
    Pergunta da Jane: "Me diz uma coisa, essa pendencia pre-67 não e de responsabilidade do Banco? Nada contra a reivindicações dos meus colegas.
    O que a Previ tem com isso?
    E possivel usar o Superavit de um plano de previdencia, que segundo ate eu sei, e para garantir o plano e melhorar os beneficios dos associados.
    Onde o Banco se pauta ao colocar na negociação um compromisso que e dele, anterior a criação da Previ."
    Resposta: Colegas, a Lei não deixa claro, é omissa em relação à utilização do superávit - prevê a redução de contribuições (para ambos) e a revisão do plano. É a observação geral, inclusive do jurídico. Para mim fica muito claro que "revisão do plano" é o que você pode mudar no regulamento. O Banco tem colocado algumas reinvindicações na mesa e temos que analisar tudo. Eu, particularmente, concordo plenamente com a Jane, pois no meu entendimento os recursos são para melhorar o plano, acabar com as injustiças. Da mesma forma, não dá para pensarmos em dividir o superávit conforme nossas necessidades, tem que haver uma lógica para que se mude o regulamento. Por enquanto estamos na fase de negociação e a primeira reunião foi para conhecer os interesses do BB.

    ResponderExcluir
  48. Cecília.
    Toda esta polêmica envolvendo superavit,pergunto:
    No site da unamid,eles estão propondo ações judiciais,em detrimento do epsódio do renda certa,ai na previ ja se tem alguma noticía a esse respeito pergunto: A Previ ja tem conhecimento de alguma ação judical por parte de qualquer associação ou escritórios de advocacias.
    Muito obrigado. ARANTES,SANTA FÉ DO SUL-MS

    ResponderExcluir
  49. Oscar,
    A questão é que não se tinha o cálculo de quanto custa as propostas que constavam na votação conduzida pela Anabb. A expectativa é que na próxima reunião já tenhamos todos os cálculos para discutirmos em termos práticos, porém não dá para pensarmos que vamos decidir e bater o martelo na próxima reunião. Quem está com muita pressa é o Banco. Deixei claro na reunião do dia 03.09 que todas as propostas acordadas deverão ser implementadas juntas, para não acontecer o que ocorreu na negociação passada, que foi acordado um pacote de propostas e a aposentadoria para as mulheres aos 45 anos estava no pacote e ficou de fora por conta da discordância do Ministério da Previdência. Temos que ter serenidade para fecharmos um bom acordo.

    ResponderExcluir
  50. Celso,
    Na reunião do dia 03.09, não houve fechamento de nenhuma proposta por parte dos representantes. Apenas o Presidente da Anabb entregou o resultado prévio da votação a todos os presentes e as três primeiras propostas estavam na frente. Não se discutiu quais propostas serão defendidas. Quando tivermos o cálculo da proposta 8 poderemos analisar melhor a inclusão dela ou não. Tudo dependerá do custo de cada uma e de quanto será negociado da reserva especial.
    Também concordo contigo que a diferença entre a proposta 3 e a 8 é mínima. Com certeza, não é difícil defender na negociação.

    ResponderExcluir
  51. Caro anônimo,
    Está difícil de responder qual proposta será defendida... imagine responder a sua pergunta sobre a retroatividade das propostas... Sua pergunta neste momento é impossível de ser respondida. Desculpe-me, mas espero poder respondê-la em breve.

    ResponderExcluir
  52. Cecília.
    Como diretora de planejamento da previ,como fica a avaliação dos investimentos em renda vaiavel,já que existe parecer da SPC em relação ao enquadeamento da previ,nos limites estabelecidos,este ano ja se sabe que a previ pouco fara nesta area,em razoes da crise:
    Então pergunto a senhora:
    PORQUÊ A PREVI,NÃO LIBERA O FINANCIAMENTO IMOLIBIARIO PARA AQUELES QUE JÁ PEGARAN O EMPRÉSTIMO E JÁ QUITARAM ESTE EMPRÉSTIMO,HAJA VISTA QUE JA SE PASSARAM MAIS DE 3 MESES QUE NINGUEM MAIS O REQUISITA.E MUITOS ESTÃO ESPERANDO A RESPOSTA DA DIRETORIA.
    Muito obrigado,FREDERICO MARTINS

    ResponderExcluir
  53. Cecília.
    Pelas suas colocações,você diz que o banco esta interessado em fechar o acordo?
    Pergunto a você então:
    primeiro: As entidades que estão na mesa de negociação já sabe dos anseios dos participantes,ja estão de posse dos numeros dos assistidos do plano 1 já sabem quais foran as suas eleitas para representalos e finalmente o ano de 2008 esta acabando. vamos resolver o que interessa a todos nós benefícios,para aposentados,pensionistas,e o pessoal da ativa.
    Resolvido isso vamos a votação de todos e tramites legais.
    Aí desde fevereiro todos vocés estão carecas de saber o que vai emplacar e o que não vai emplacar.
    Agora o resto é so jogo de sena,para nós elegermos o melhores atores do time.
    Eu já não acredito em mais nada.
    Se pode resolver a questão das aposentadoria mulheres aos 45 anos administrativamente porque não fazela.JÁ esta decidido da ultima votação. TODOS CONCORDARAN.
    ela nem deveria aparecer agora é questão de implementação.
    Repito ta foi votada,temos que ter agilidade,temos que buscar respeito por todos nós.
    "ISSO PRA MIM É CHAMAR NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE BURRO"
    JOÃO BATISTA MONTEIRO-CAMPO GRANDE MS

    ResponderExcluir
  54. Cecília:
    Vamos lembrar um pouco da novela EMPRÉSTIMO SIMPLES:
    Entra mês sai mês e cade os estudos para a mudança do referido empréstimo.
    A Diretoria de seguridade não trabalha,o site da Previ não fala de outra coisa há não ser provas e mais provas para os candidatos que estão querendo trabalhar na PREVI e depois que conseguem o cargo ficam,mornos, que não conseguem nem viabilizar um simples estudo.
    Chega de enganação,a PREVI tem que dar explicações aos milhares de aposentados e pensionistas.
    Não pode conduzir as coisas como se não devesse obrigação a ninguém e vocé como membra da anabb deve cobrar nas reuniões,deve falar dos anseios dos assistidos,deve coloca a boca no trombone.
    De agora em diante posso até estar a pertada,mas não caiu em armadilha alguma mais.
    So voto de eu tiver certeza do que estou fazendo,chega de ser usada por um grupinho de pessoas que pensan ser donas do nosso dinheiro.
    CHEGA,CHEGA,CHEGA, AGORA EU QUERO VER MUDANÇA?Não aceito mais tanto descaso por parte da PREVI.
    muito obrigado amigona,um dia quero te ver na presidência da anabb.para lutar melhor por todos nós. ai sim seremos ouvidos.
    CHEGA DESSE POVO QUE PROMETE E NÃO CUMPRE,A PREVI NÃO É CABINE POLITICA DE NINGUÉM.
    CIDA- MIRASSOL DÒESTE MT

    ResponderExcluir
  55. CARA CECILIA
    Embora o ratinho saiba que nada pode fazer e que, muito menos, deva reclamar ou colocar questões que ferem a sensibilidade dos ratões, tem alguns ratinhos que não conseguem ficar passivos esperando um possível ganho.
    O que eu quero comentar é:
    1 - Previdencia é direito do consumidor e não é vinculado a questão trabalhista - portanto a CONTRAF/CUT não tinha que se meter nessa área (negociação do superavit) - ela pode negociar as benesses da contribuição patronal para formação do fundo.
    2- A lei é bem clara - o fundo é dos participantes e não da patrocinadora (esta só contribui e fiscaliza - não lhe cabendo papel de negociação).
    3- a negociação deveria ocorrer entre participantes e previ, o BB só poderia participar sob a ótica de fiscal do cumprimento da lei.
    4 - se as contribuições atuais e futuras podem ser cobertas com recursos da PREVI, para que queremos uma patrocinadora que está interessada em obter vantagens ilegais, como alias, vem obtendo já a mais de 12 anos.
    5 - O BB não é mais o BB em que eu entrei, ele é conhecido como entidade que pune injustamente seus funcionários e, mente, descaradamente para justiça (tenho provas).
    6 - Infelizmente eu não sei o que este por tras dos nossos colegas, dirigente do bb (tenho grande saudade do tempo em que os dirigentes do BB não eram funcionários), que querem acabar com os direitos do corpo funcional (este dias eu fiquei sabendo que o BRADESCO é considerado melhor do que o BB para lá se trabalhar - os tempos mudam).

    Por último quero dizer que não queria estar no seu lugar - se você for uma batalhadora pelos nosso direitos está enfrentrando uma luta de gigantes, se não for, está num lugar que eu não quero para ninguem a quem desejo o bem.

    Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus para ti.

    ResponderExcluir
  56. Colegas,
    Como eu falei antes, ainda não tem nada definido, pelo menos que eu saiba... Como não temos ainda o cálculo de quanto custa cada proposta, fica difícil de discutir a viabilidade de uma ou outra proposta. A minha expectativa é que tenhamos em mãos esse cálculo ainda esta semana para discutirmos na próxima reunião.

    ResponderExcluir
  57. Eu desconheço qualquer ação contra a Previ em relação ao benefício de renda certa, conforme relatado pelo colega anônimo sobre uma matéria no site da Unanibb.

    ResponderExcluir
  58. Frederico,
    A partir do primeiro semestre do próximo ano (2009), a Previ chamará os colegas que já pegaram empréstimo imobiliário e quitaram para, se tiverem interesse, adquirir novo empréstimo.

    ResponderExcluir
  59. Carlos Mariano,
    Respondo seus comentários, conforme abaixo:

    "1 - Previdencia é direito do consumidor e não é vinculado a questão trabalhista - portanto a CONTRAF/CUT não tinha que se meter nessa área (negociação do superavit) - ela pode negociar as benesses da contribuição patronal para formação do fundo."
    Resposta: a questão é que o BB só negocia se a Contraf-Cut fizer parte da mesa.

    "2- A lei é bem clara - o fundo é dos participantes e não da patrocinadora (esta só contribui e fiscaliza - não lhe cabendo papel de negociação)."
    Resposta: não é assim tão simples, pois se o plano for deficitário, o patrocinador é obrigado a cobrir junto com o participante o déficit. A SPC (Secretaria de Previdência Complementar) é o órgão que fiscaliza dos fundos de pensão e a Lei determina que qualquer mudança tem que ter o "de acordo" do patrocinador, logo qualquer mudança tem que negociar com o BB.

    "3- a negociação deveria ocorrer entre participantes e previ, o BB só poderia participar sob a ótica de fiscal do cumprimento da lei."
    Resposta: A Lei não é clara em relação à utilização do superávit. Ela prevê a redução de contribuição para ambos (patrocinador e participante) e revisão do plano, sendo omissa no que se refere ao que está incluído como revisão do plano. Qualquer medida aprovada que mude o regulamento do plano ou o estatuto, tem que passar pela aprovação da SPC e para isso precisa do aval do BB.

    "4 - se as contribuições atuais e futuras podem ser cobertas com recursos da PREVI, para que queremos uma patrocinadora que está interessada em obter vantagens ilegais, como alias, vem obtendo já a mais de 12 anos.
    Resposta: Realmente se o Banco quisesse poderia retirar-se do plano, porém dependeria também da concordância dele e da SPC.

    "5 - O BB não é mais o BB em que eu entrei, ele é conhecido como entidade que pune injustamente seus funcionários e, mente, descaradamente para justiça (tenho provas)."
    Resposta: Com certeza não é. Os colegas do Plano Previ Futuro, que entraram no Banco depois de 1998 é que o digam. Salários achatados, sem benefícios...

    ResponderExcluir
  60. Cecília,

    a) Sobre o reajuste de 10% sobre os benefícios da Previ + INSS.

    Esqueceram que no ano passado cerca de 6.925 colegas sairam pelo PAA e a maioria esmagadora não está aposentada. Recebem indenizações mensais do BB até uma certa data prevista para aposentadoria. Essas indenizações mensais não serão reajustadas com os 10%?

    b) Aqui no seu blog a elevação de 90% para 100% recebeu cerca de 25% dos votos, não é de se estranhar que no apurado da Anabb, foi uma das mais votadas? A maioria esmagadora dos associados possuem ou possuiam comissões baixas. Essa elevação somente beneficia os de melhores comissões. Cabe ainda ressaltar que a elevação para 100% retroagiria a 1997, cfe proposta recente dos aposentados e que não constou (intencionalmente ?) na reunião. A Previ considera os últimos 36 meses trabalhados. A maioria dos associados pós 97 estará como o Brasil em Beijing, levará somente o bronze.

    c) o que se sabe até agora e muito de nós estávamos certos, a consulta da Anabb não serviu para nada. Quem ganhou foram os donos da gráfica e "terceiros" para imprimir os cadernos de votação. Coloque milhares de reais aí.

    d) a nossa novela FAVORITA continua sendo "Empréstimo Simples" .

    ResponderExcluir
  61. A respeito do que escreveu o colega Celso Bernardes, quero dizer que não sei em que ano e em que situação ele se aposentou, mas a idéia de que a proposta 2 só beneficia os grandes salários (freqüente neste fórum) está descolada da realidade de quem se aposentou nos últimos anos ou de quem está ainda na ativa (principalmente esses). Cuidado pessoal, a política de remuneração do Banco mudou muito e não pára de mudar. Abraço.
    .
    João Augusto.

    ResponderExcluir
  62. Prezada Cecília,

    Parece que até voce não está acreditando numa negociação boa a respeito do superavit que atenda aos anseios dos assistidos. No início tudo eram flores, agora parece que ela murcharam. Cada dia em que leio em seu blog os questionamentos dos associados e as respostas que você publica, já não traz aquela esperança demonstrada antes do início da negociação. A esperança é a última que morre, mas pelo andar da carruagem parece que as propostas votadas e as negociações que vão ocorrer, simplesmente não ficarão distantes das medidas adotadas quando da negociação do superavit 2006. Eu tenho a impressão que tudo não passa de uma questão eleitoreira, pelas propostas 1 , 2 e 3 nunca ser corrigirá as injustiças cometidas até agora pela Previ. Em quem acreditar?

    ResponderExcluir
  63. Gasampa,
    A idéia é que este reajuste de 10% inclua os colegas que ainda não estão aposentados (inclusive os que estão na ativa teriam este direito quando se aposentassem).
    Pelo que sei, se for aprovado o aumento do teto para 100% não será retroativo, pois ele depende de mudança no regulamento de benefícios e a mudança vale para o futuro e não para o passado.
    Em relação ao ES, está pior do que a novela, pelo menos lá sempre tem alguma coisa acontecendo e o ES nada.

    ResponderExcluir
  64. Colega anônimo,
    Eu não estou desanimada não, pelo contrário, eu acredito em um bom acordo, até porque as pessoas que estão negociando são realmente representantes dos colegas. É lógico que não dá para imaginarmos que vamos agradar a todos, pois no nosso plano vai ser difícil, até porque cada um puxa a sardinha para o seu lado. Eu, particularmente, defendo medidas que beneficiem a todos e não concordo com o aumento do teto para 100%, mesmo sendo beneficiada por isso, pois acredito que haja algumas diferenças que temos que regularizar. Sou simpática à proposta 8, porém ainda não sabemos o custo da mesma e se é possível implementá-la conforme foi proposta. É lógico que, apesar de ter minhas preferências, vou acatar o que a maioria dos associados escolher e o que for discutido entre as entidades representantes. O que não abro mão, de jeito algum, é aprovar alguma medida em separado. Todas têm que ser implementadas ao mesmo tempo.
    Como não temos recursos suficientes para implantar todas as medidas, teremos que escolher as melhores, as que beneficiem o maior número de pessoas. Todos têm direito a receber parte desta reserva e é isso que defenderei junto ao grupo.

    ResponderExcluir
  65. COLEGA CECÍLIA.
    Pergunto a senhora:
    Como o PATROCINADOR,coloca sobre a mesa de negociação barganhas,que estão mais para meios políticos que propriamente disculsão a niveís de ganhos extraordinários por parte de uma boa gestão dos recursos da previ.
    1-Você acredita na possibilidade de haver rompimento por parte das entidades que nós representa.
    2-Se no final do embate sobre superavit ano de 2007.não chegar-se num consenso,o que a legislação prevê a respeito disso.
    3-Depois que a comissão tiver avaliado cada proposta,e já haver um consenso entre todos e o patrocinador,quando começa pra valer o que será implementado.votação do corpo social,dest,ministerio,spc.
    4-Se chegarmos em consenço a respeito de alguma coisa a previ pagará tudo de uma vez,retroativo a janeiro de 2008. ou var ser parcelado.
    5-Como teremos eleições em novembro para a diretoria da anabb,depois do grupo de trabalho já tiver conhecimento do que será proposto ao pratrocinador,quem continua a negociação?
    6-Num eventual acordo,comtemplando o que o patrocinador quer,pergunto:
    Ainda assim poderia se ter dinheiro suficiente para pagar os beneficios de todos e não teriamos problemas de caixa de imediato haja visto as grandes percas já acumuladas neste ano de 2008.
    Muito obrigado.ORLANDO GIL-APUCARANA PARANÁ.

    ResponderExcluir
  66. COLEGA.
    Me diz ai:
    Será que não dava para vocês na reunião pedir para o patrocinador conceder um adiantamento a todos:
    -Com isso teriamos tempo de realizar estudos para vermos se votaremos ou não nas propostas?
    -Não da para pensarmos em votar mais no escuro,porquê estas negociações não terminan,daí acontece igual ocorreu com o GT-ANABB chega cédula atrazada,vai para a reunião sem a totalidade dos votos,fica parecendo que nossas entidades não são competentes o suficiente,o patrocinador não negocia sem a contraf-cut.
    Hora o que é isso,onde estamos,o PATROCINADOR sempre levo a melhor em tudo.
    COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS desta vez se nós deixarmos enganar de novo,é porque queremos todos puxar inchada.
    Chega de ficarmos esperando que Deus nós ajude,vamos a luta,vamos criar espírito de luta e de humanidade,chega de ficarmos tomando chá e reclamando da sítuação,já falei com varias amigas,vamos a luta,não podemos esperar que tudo se resolva sozinho,vamos precionar nossas entidades,afinal para que pagamos mensalidades todos os meses,para que temos um corpo se a cabeça não pensa.
    Mais uma vez agradeço,por seu espaço democrático e leal aos nossos anseios.
    Temos que acredita que dias melhores virão para todos nós aposentados e pensionistas do maior fundo de pensão do nosso país,que os anos de luta meu e de meu falecido marido não seja em vão,que nossos amigos que hoje estão vivos,não se esquessan que um dia partirão para o outro lado e que sua esposas(os) ficarão
    ai sim os 20% a mais farão toda a diferença.
    Cecília,continue nesta luta,tenho certeza que Deus já escreveu seu nome no livro da vida.
    um abraço bem apertado,ROSALINA DE SOUZA - APARECIDA DE GOIÂNIA-GO

    ResponderExcluir
  67. Ao colega que disse:
    A respeito do que escreveu o colega Celso Bernardes, quero dizer que não sei em que ano e em que situação ele se aposentou, mas a idéia de que a proposta 2 só beneficia os grandes salários (freqüente neste fórum) está descolada da realidade de quem se aposentou nos últimos anos ou de quem está ainda na ativa (principalmente esses). Cuidado pessoal, a política de remuneração do Banco mudou muito e não pára de mudar. Abraço.
    .
    João Augusto.

    _______________________
    Resposta:
    Joao Augusto, desculpe-me, mas tenho razão no que eu disse, a própria Cecília em seu blog disse que não concorda com a proposta 2, e anteriormente ela mesma já disse que esta medida iria somente beneficiar os detentores de altas comissões. Para se fazer justiça, esta proposta 2 não deveria nem de existir, uma vez, que alguns milhares e não sei se é o seu caso, foram beneficiados o ano passado. Como já disse com relação ao superávit a única coisa em que fui beneficiado foi a suspensão das contribuições e um aumento em meu benefício de R$341,81, pela mudança da fórmula de cálculo.Sem querer ser indiscreto e como você não se identificou, gostaria que você se identificasse e de saber qual foi a fatia do bolo que você comeu, para poder rebater-me.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  68. Cecília, acho que vc não me entendeu:

    a)Dos cerca de 6.925 colegas que sairam pelo PAA ano passado a maioria ainda não está aposentada. Recebem parte da Previ e parte pelo BB através de uma indenização mensal. Indago a vc se essa indenização mensal CUSTEADA PELO BB será reajustada em 10%, além do benefício PREVI?

    b) Ora, se vai alterar o regulamento para 100% por que não alterar tb para retroagir em 1997, como está proposto na votação?

    c) falando em novela, em breve, tudo indica, lamentavelmente, nós telespectadores assistiremos capitulados as "TRÊS IRMÃS" triunfarem: Contraf, BB e PREVI.

    ResponderExcluir
  69. Cecília,
    Desculpe-me, mas novamente volto a insistir, pela terceira vez:Em seu primeiro post a respeito desta reunião com o BB, você colocou que o Banco também quer a devolução das contribuições para si e para os associados, neste você não falou disto. Realmente, existe esta colocação por parte do Banco ou não?
    Por favor aguardo seu retorno

    ResponderExcluir
  70. Como nos fazem de idiotas!
    Mudamos nossos compromissos para sair correndo ate os Correios e entregar a pesquisa cuja data limite era 25/08 e logo depois sabemos que foi prorrogado o prazo de entrega.Poe na pesquisa opçoes que eles ja sabiam que nao aceitariam(o valor da reserva nao da para pagar tal proposta),nao faz parte da pesquisa o que o Banco quer em troca(o tal toma la,da ca).E a contagem da ANABB!Isso e que e enrolar os participantes....Caros colegas, nao esperem boa coisa da negociaçao,como eu ja havia dito -quem ganhou,ganhou....o resto,e o resto.Mas como disse nosso colega Celso Bernardes,eles que estao decidindo nem imaginam o que estao trazendo para sua vidas e nao e so no outro lado nao.... e aqui mesmo
    Abraços a todos com muita Paz.

    ResponderExcluir
  71. Cecília,

    Excelente sua disposição sobre como implementar aquilo que será acordado.
    Minha percepção com a leitura da ata de 03 de setembro, desculpe estar sendo repetitivo, foi que faltou sentar-se à mesa e iniciar as negociações já de posse dos cálculos que serão apresentados na próxima 5ª-feira, quer parecer que havia tempo hábil para isso, uma vez que as propostas da votação da ANABB, o GT divulgou em 10 de julho último, as propostas da CONTRAF foram apresentadas em fevereiro e os interesses do Banco já são motivo de polêmica há algum tempo. Concordo totalmente com você que não se pode decidir nada a toque de caixa. Parabéns pelo seu trabalho e parabéns pelo blog que está com “audiência de novela das oito”.
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  72. Cara Cecília Garcez,

    Peço licença para, em seu Blog, divulgar aos colegas que no sítio da AAFBB.ORG.BR, de 05.09.2008, há um relato detalhado do que aconteceu na reunião, de 03.09.2008, do GT Superávit PREVI X BB.

    Dentre tantas propostas colhidas para a pauta, relata-se ali “a necessidade de que haja melhoria de benefícios de forma justa e legal,”.

    Como adotar “a melhoria de benefícios de forma justa e legal” se nas discussões acolheram-se propostas que aumentarão as injustiças históricas sobre os benefícios de responsabilidade da PREVI?

    Temos que refletir companheiros. O Plano é de Todos. E para Todos. As três propostas são simplórias, senhores Negociadores . O momento é de correção.

    Não nos iludamos colegas pós-97. Na mesa de negociação não existe Negociador (beneficiário) em PISO de benefício da PREVI.

    Tiremos o cavalinho da chuva. A água corre para o mar. 10% em cima de PISO continua PISO.

    TODOS contribuíram ao longo do tempo. De início a regra era clara: PARA TODOS. Hoje é o Antes X Depois.

    Estatuto de 1997 JÁ. Melhoria de benefício igualitário JÁ (Proposta nr. 08).

    Um texto sem pretensão. Só pretexto. Só protesto. Só reflexão. Sem covardia. Sem locupletação.

    James Paiva Costa - João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
  73. Cecilia,
    Sem querer dividir os associados, sinto que os aposentados estão mais mobilizados e fazendo valer seus interesses na questão do superavit. Penso que todos tem direito a ele, mas devemos privilegiar neste momento aqueles que foram menos afortunados pela sorte e foram afetados pelo PDV/PAA e quem continuou na ativa vendo seu salário ser corroído ano após ano sem reajuste. Também o Banco como patrocinador tem seus direitos. Num periodo recente o Banco mesmo em situação adversa recebendo repasse do Tesouro continuou contribuindo 2x1 para o fundo. Ademais, se nao chegarmos a uma conclusão, é possível que qualquer participante, na defesa de seus interesses, possa acionar a Justiça e aí o Supervit vai ser discutido quando todos realmente estiverem aposentados.
    Obrigado pelo espaço
    José Forte-

    ResponderExcluir
  74. Orlando,
    Vou tentar responder suas perguntas:

    "1-Você acredita na possibilidade de haver rompimento por parte das entidades que nós representa.
    Resposta: Eu acredito que não, tudo leva a crer que consiguiremos fechar um acordo que seja consenso entre os participantes do grupo.

    "2-Se no final do embate sobre superavit ano de 2007.não chegar-se num consenso,o que a legislação prevê a respeito disso."
    Resposta: a legislação é omissa em relação a esta obrigatoriedade. Apenas diz que "a reserva especial deverá ser utilizada após três anos consecutivos de superávit", porém não é clara em relação ao prazo para que isso aconteça e temos que considerar que ano passado houve utilização de parte do superávit. Dessa forma, estamos cumprindo o que recomenda a Legislação.

    "3-Depois que a comissão tiver avaliado cada proposta,e já haver um consenso entre todos e o patrocinador,quando começa pra valer o que será implementado.votação do corpo social,dest,ministerio,spc.
    Resposta: Esta é a mais difícil de ser respondida, pois o trâmite burocrático é difícil de prever. O que podemos fazer para pressionar é só liberar as propostas em conjunto. Dessa forma poderemos contar também com a pressão do BB.

    "4-Se chegarmos em consenço a respeito de alguma coisa a previ pagará tudo de uma vez,retroativo a janeiro de 2008. ou var ser parcelado."
    Resposta: Também dependerá de como for conduzida a negociação. É lógico que os representantes dos associados sempre puxará a sardinha para que seja retroativo à janeiro/2008.

    "5-Como teremos eleições em novembro para a diretoria da anabb,depois do grupo de trabalho já tiver conhecimento do que será proposto ao pratrocinador,quem continua a negociação?"
    Resposta: Com certeza, a negociação final ocorrerá antes da divulgação do resultado da eleição. De qualquer forma, a maioria dos representantes não têm mandato vencendo agora.

    "6-Num eventual acordo,comtemplando o que o patrocinador quer,pergunto:
    Ainda assim poderia se ter dinheiro suficiente para pagar os beneficios de todos e não teriamos problemas de caixa de imediato haja visto as grandes percas já acumuladas neste ano de 2008."
    Resposta: Com certeza, nós agiremos com responsabildade, sempre olhando o futuro e a segurança para que a Previ não tenha problemas para cumprir suas obrigaçõse no futuro. Por isso, é importante que não utilizemos todos os recursos da reserva especial, principalmente considerando um ano bem ruim no mercado financeiro.

    ResponderExcluir
  75. Rosalina,
    É complicado falar em adiantamento, pois ele também dependeria de aprovação pela SPC e seguiria os mesmos trâmites burocráticos, podendo até atrasar o processo todo ao invés de acelerar. O importante é tentarmos avançar nas negociações e tentarmos um acordo para que o crédito saia até o final do ano.

    ResponderExcluir
  76. Celso,
    Realmente o teto de 90% atinge a maioria dos comissionados, mas nem todos têm comissão alta. Muitos são técnicos com AP 8, 7, etc. que também estão amargando com a política adotada pelo Banco após 1997. A minha opinião é que existem medidas mais urgentes a serem adotadas para beneficiar um grupo maior de colegas e é isso que defendo.

    ResponderExcluir
  77. Gasampa,
    A proposta de reajuste de 10% atingiria todos os associados, da ativa (quando se aposentarem), o pessoal que aderiu ao PAA (também receberiam quando se aposentassem) e os aposentados.
    Eu acredito que é muito difícil discutir essa proposta de retroagir a 1997. Os valores seriam muito altos e não existe amparo legal para tal. Podemos até discutir retroagir a janeiro/2008 ou à data da assinatura do acordo, mas a 97... acho muito difícil.

    ResponderExcluir
  78. Celso,
    Realmente eu acabei não te respondendo. Desculpe-me. Eu exclui a devolução de contribuições para o BB e para os associados porque não foi apresentada como proposta e sim como interesse do Banco. Esse interesse nós já conhecemos. O Banco sempre tem interesse em devolução de contribuições e em suspensão definitiva de contribuições. Como a proposta não foi bem formalizada, apenas jogada no ar, eu achei melhor esperar a próxima negociação. As propostas realmente lançadas pelo Banco foram as do plano informal e o saldo do Fundo Paridade.

    ResponderExcluir
  79. Oscar,
    Você tem total razão, porém temos que lembrar que não é tão fácil assim. Primeiro, negocia com as entidades quais as propostas vamos defender (o que ainda não foi feito, pois existem duas listas de propostas na mesa - Contraf-Cut e Anabb) e depois negociar com o BB. Como você pode verificar não é nada fácil chegar a um consenso, mas tenho fé que vamos conseguir, pois existe um objetivo único que é melhorar os benefícios dos colegas. Isso vocês podem ter certeza. Todos nós do grupo estamos empenhados para que isso aconteça.
    Agradeço muito os elogios e agradeço a todos os colegas, como você, que participam e que constróem todo dia este blog junto comigo. Vocês não imaginam a força e a energia que isso dá. Eu é que tenho que agradecer a vocês essa troca de experiências.

    ResponderExcluir
  80. Olá Cecília.

    Com relação ao plano informal e ao fundo paridade essas dívidas do BB seriam vertidas aos funcionários existentes até 1967 e que se aposentaram depois, ou seja, bem após a essa data.

    O funcionário que se aposentou em 1980, porém, com 31 anos de contribuição para a previ e faleceu 15 anos depois da aposentadoria. A pensionista seria beneficiada caso a proposta de número 8 seja aprovada.

    Apoio o esforço de toda a equipe de negociadores e torço para que haja um desfecho ainda que razoável. De forma que beneficie o maior número de assistidos possível. Na verdade todos nos precisamos.

    Desejo muita força e coragem cecília.

    ResponderExcluir
  81. Prezada Cecília,

    Acho que vc não entendeu.

    Veja bem, o que consta no documento elaborado pelos representantes e posto em votação foi o seguinte:

    1)....

    2) Implantar o aumento da base de contribuição e teto de benefícios para 100% dos rendimentos brutos, aí incluídas todas as verbas remuneratórias, com cálculos retroativos a 24.12.1997.

    - Veja bem, os benefícios da PREVI são calculados pela media dos últimos 36 salários-participção, descontada a Parcela Previ e considerada a proporcionalidade relativa ao tempo de vinculação ao Plano (tá no site da Previ)

    Quando se alterou o teto para 90%, considerou-se os últimos 36 meses, agora, para 100%, o que foi colocado em votação, era para retroagir desde 1997, para todos.

    Se algum colega teve horas-extras, por exemplo, durante o ano de 1998, 2000 ou 2004, qualquer mês, o teto de 136% do VP poderá ficar maior que o teto de 90% e o salário-participação desse colega, seria elevado e ele seria beneficiado com a aumento do teto para 100%. Foi isso que rezou o panfleto para votarmos e agora, suprimiu-se: retroagir desde 1997???

    A Previ e outras, se beneficiam dos colegas que não lêem ou não entendem, pelo menos parte do regulamento.

    Vc poderia me explicar que significa, no item, retroagir a 1997?

    Abraços

    ResponderExcluir
  82. Colega anônimo,
    Eu acredito que os valores do "plano informal" serão repassados aos associados quando tiverem decisão favorável na justiça, nos casos de ação judicial. NOs demais casos, não há alteração, pois são benefícios que a Previ paga, porém o Banco repassa os valores.
    Caso o associado tenha contribuído por mais de 360 meses, com certeza a pensionista terá direito ao benefício, caso seja aprovada esta proposta.

    ResponderExcluir
  83. Cecília,sou muito grata por você comunicar,conosco,exclarecendo pontos polêmicos,e sanando dúvidas de todos os aposentados e pensionistas.
    Pergunto a senhora:
    A- Estamos verificando no senário mundial,problemas de liquidez,em garantias.fala-se muito em papeis podres,contabilidades maquiadas,e isto ocorre até com a maior econômia mundial os estados unidos.
    Como a Diretoria da previ vem vendo estes acontecimentos,a senhora como diretora de planejamento,sempre tem dito que estamos bem,com um colchão de liquidez,mais mercado fianceiro e uma coisa muito votatil,muda-se muito rápido,não seria hora da previ brecar estas negociações e deixar para se discutir isso no segundo semestre de 2009.

    B- No que tange aos investimentos de nossos papeís,temos muito dinheiro concentrado em vale,etc.
    com as mineríos em baixa,com um senário bem contra,não seria hora de mudanças.estes dias vi você dizer em uma resposta sua a um colega,que os especialistas recomendan os papeis da vale.
    No epsódio das hipotecas nos estados unidos,todos falharan,governo,especialistas,especuladores,e as agências de risco também. pergunto não seria hora de termos muito mais prudência.

    Muito obrigada, VALÉRIA SINTESE FELD- BELO HORIZONTE -MG

    ResponderExcluir
  84. Cecília.
    Fala ai há nação dos endividados:

    A-Será que A novela EMPRÉSTIMO SIMPLES,tem condições de ser revista ainda no ano de 2008.

    B-Se tiver condições quando mais ou menos você acha que é possìvel?

    Um abraço guerreira,coitado de nós se não tivessemos Cecília Garcez,na PREVI e na ANABB,ficariamos muito tempo sem notícias,porque o site da PREVI agora não esta nem noticiando a respeito de classificados de emprego.
    O diretoria ACORDA,vamos promover mudanças já nos meios de comunicação da previ,ta feio a coisa.VAMOS TRABALHA GENTE.
    Um cordial e sincero abraço a você colega Cecília,nunca desista do que você acredita!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  85. PARABÉNS CECÍLIA GARCEZ.
    PUDE PERCEBER,NOS VÁRIOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS,QUE TODOS ESTÃO DISPOSTOS A CEDER?
    A MAIOR DAS VIRTUDES DE UM SER HUMANO,E COMPARTILHAR.
    NESTA QUINTA-FEIRA,VAMOS COMPARTILHAR COM O PATROCINADOR,O NOSSO DINHEIRO,SE ELE TEM DIREITO,CLARO QUE SIM.
    SERÁ QUE É CORRETO,DIVIDIR,SÓ O TEMPO DIRA?
    MAS UMA COISA TENHO CERTEZA,SEJA LÁ QUAL FOR O FINAL DESTA HISTORIA TODOS NOS JA TEREMOS GANHADO,PORQUE EM TEMPOS QUE ACONPANHO O SEU BLOG NUNCA VI TANTA GENTE SE MOBILIZANDO,TANTA GENTE BUSCANDO INFORMAÇÃO,A PREVI PERDIDA EM MEIO A UMA PILHA DE PESSOAS BUSCANDO INFORMAÇÃO.
    ISSO DEMOSTRA CLARAMENTE DE QUE AGORA EM DIANTE,TODOS ESTÃO BUSCANDO CONHECIMENTO,COMO UM COLEGA DISSE MUITA GENTE NEM LE O QUE TA ESCRITO E DEPOIS CHORA PORQUE NAO FOI CONTEMPLADO COM NADA.
    ESTA NA HORA DE SERMOS MAIS CAPAZES DE EXERCER COM CRIATIVIDADE NOSSOS ANSEIOS E VONTADES,MAIS TA NA HORA TAMBÉM DE DARMO O GRANDE VOTO DE CONFIANÇA PARA ESTA TURMA QUE ESTA NA MESA PARA NEGOCIAR EM NOME DE TODOS NOS.
    VAMOS RESPEITALOS,SEJA ENTIDADES COM FINAL BB, SEJA CONTRA-CUT,SEJA A PREVI,ENFIN SEJA QUEM ESTEJE LA.
    PORQUE NAO É UMA TAREFA FACIL QUANDO SE FALA EM DINHEIRO .
    A VOCÊ CECILIA GARCEZ O MEU MUITO OBRIGADO,FAUSTO CUNHA LIMA- VILHENA RO.

    ResponderExcluir
  86. Ao Gasampa2003 que disse:
    2) Implantar o aumento da base de contribuição e teto de benefícios para 100% dos rendimentos brutos, aí incluídas todas as verbas remuneratórias, com cálculos retroativos a 24.12.1997.
    -------------------------
    Resposta: Gasampa, acho que há aí um mal entendido,seu, e talvez até pelo aspecto de redação da proposta. Se você ler a Revista Previ nº 124 de 04/2007-página 11 - Benefícios de Aposentados Aumentam - você verá que esta retroatividade a 24/12/97 se refere à delineação do período de aposentadoria e não a retroatividade de pagamento. Nenhum aposentado o ano passado, pela mudança de teto de 75 para 90%
    recebeu com a retroatividade a 24/12/97 e sim a 01/01/2007. Portanto o pessoal que redigiu a proposta quiz dizer aposentados a partir de 24/12/97 e não pagamento das diferenças retroativo a 24/12/97. Se assim fosse, poderia deixar o superávit somente para cobrir esta proposta. Vamos ler, saber ler e também saber redigir.
    Cuidado com as más interpretações. Caçar tatú e serenata tudo se faz à noite, mas uma coisa nada tem a ver com a outra.
    Um abraço,
    Desculpe a brincadeira.

    ResponderExcluir
  87. Caros colegas!Nao vamos nos iludir,a ganancia do Banco atualmente e sem limites e com tanto dinheiro na Previ o que vai sobrar para nos pobres mortais serao as migalhas(se sobrar).O banco tem que comprar o Besc,BRB.....e quem vai financiar????Advinhem.....Se novamente nao nos unir-mos nao veremos um centavo se quer.Novamente eu digo-apertem os cintos mas nao daremos nada alem do que o Banco tem direito????.A nao ser a Cecilia,ninguem na reuniao estara pensando em nos,nos nossos salarios,na nossa saude,os salarios deles sao muito altos para eles seguirem justamente o que o banco quer.
    Abraços

    ResponderExcluir
  88. Celso, agradeço pelos esclarecimentos. Minha interpretação foi errada, infelizmente...kkkk

    Abs.

    ResponderExcluir
  89. DIRETORA CECÍLIA.
    Como a nossa diretoria da previ vem acompanhando,as bolsas estão em queda livre.
    Como a diretoria vem conduzindo com cautela nossos investimentos pergunto:
    -Como esta a situação do complexo costa do sauípe. o que a previ pretende fazer com o grande elefante branco dos nossos investimentos.
    Obrigado,pela gentileza com que conduz nossas dúvidas, dando espaço na sua agenda certamente muito lotada de compromissos,mas sempre procurando responder as críticas,sugestões e elegios do amigos aposentados e pensionistas da nossa caixa de previdência.
    RICARDO ZIMERMAM - JUCIMEIRA MT

    ResponderExcluir
  90. CECÍLIA.
    Será que o RATÃO"PATROCINADOR",irá se contentar com uma pequena parte do queijo.
    Será que os Gatos "Negociadores" de plantão,irão cochilar na reunião,dando chance do RATÃO se apropriar do queijo todo.
    E finalmente,será que os ratinhos magros ( aposentados e pensionistas) desta vez vê algum no contra cheque ainda este ano de 2008.
    Minha maior dúvida é: depois do acerto fechado, o acordo sacramentado os orgão responsáveis imperrem a negociação.como fizeram no caso das mulheres aposetassem aos 45 anos.
    CECÍLIA,quero pedir a você,em nome de milhares de aposentados e pensionistas.
    Não pare nunca com a sua luta por melhores condições a todos.
    Um abraço. Maciel Barros

    ResponderExcluir
  91. Cecilia,
    Pelo que vem acontecendo no mercado e considerando a concentração dos investimentos da Previ em renda variável o que a VALERIA SINTESE falou acima tem fundamento e encontra simpatia de grande parte dos participantes da
    Previ. Como ainda estou na ativa e preocupo-me muito com o futuro, acho que deveriamos reservar o superavit para ser discutido no próximo ano.
    JOse Forte

    ResponderExcluir
  92. Colega Cecília,
    Desde que passei a freqüentar o seu blog este ano ainda não tinha visto um assunto postado que fosse objeto de tantas manifestações como o do dia 03.09 sob o título “Saiba como foi a reunião de negociação do superávit Previ de 03.09.08”. Até agora já tive o prazer de ler oitenta e cinco manifestações postadas. Cada um expondo e defendendo o seu ponto de vista. Exercício pleno de democracia. Estamos todos de parabéns, Você, os colegas aposentados e os colegas da ativa e as pensionistas. Isso só vem demonstrar uma maior preocupação e conscientização no que concerne aos rumos que deverão ser seguidos pela nossa Caixa de Previdência. Já escrevi aqui mesmo que experiências democráticas e de sucesso como são, indiscutivelmente, o seu blog e o de Romildo Gouveia, deveriam ser copiadas e, se for o caso, ainda mais aperfeiçoadas. Como sempre entendi que a razão maior da existência da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil somos todos nós aposentados, os colegas da ativa e as pensionistas, aproveito a oportunidade para fazer uma sugestão que gostaria pudesse ser objeto, pelo menos de discussão, na próxima reunião de Diretoria. Qual seja: Os diretores e os conselheiros da nossa Previ, principalmente os eleitos pelo nosso voto, deveriam ter um canal de comunicação permanente com os associados, através de um blog como o seu ou coisa semelhante, para que eles pudessem tomar conhecimento dos anseios e das necessidades de todos os assistidos. A troca constante de informações só serve para aproximar ainda mais os dirigentes e os associados. Hoje essa aproximação maior só acontece quando da existência de processo eleitoral na Previ. Entendo que dessa forma todos os dirigentes estariam, como Você e Romildo Gouveia estão, em plena sintonia com os desejos de todo o corpo funcional. Agradeceria Colega Cecília se Você analisasse, se manifestasse e, se julgasse possível e viável, levasse esse meu pleito adiante.

    ResponderExcluir
  93. Colega Cecília,
    Desde que passei a freqüentar o seu blog este ano ainda não tinha visto um assunto postado que fosse objeto de tantas manifestações como o do dia 03.09 sob o título “Saiba como foi a reunião de negociação do superávit Previ de 03.09.08”. Até agora já tive o prazer de ler oitenta e cinco manifestações postadas. Cada um expondo e defendendo o seu ponto de vista. Exercício pleno de democracia. Estamos todos de parabéns, Você, os colegas aposentados e os colegas da ativa e as pensionistas. Isso só vem demonstrar uma maior preocupação e conscientização no que concerne aos rumos que deverão ser seguidos pela nossa Caixa de Previdência. Já escrevi aqui mesmo que experiências democráticas e de sucesso como são, indiscutivelmente, o seu blog e o de Romildo Gouveia, deveriam ser copiadas e, se for o caso, ainda mais aperfeiçoadas. Como sempre entendi que a razão maior da existência da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil somos todos nós aposentados, os colegas da ativa e as pensionistas, aproveito a oportunidade para fazer uma sugestão que gostaria pudesse ser objeto, pelo menos de discussão, na próxima reunião de Diretoria. Qual seja: Os diretores e os conselheiros da nossa Previ, principalmente os eleitos pelo nosso voto, deveriam ter um canal de comunicação permanente com os associados, através de um blog como o seu ou coisa semelhante, para que eles pudessem tomar conhecimento dos anseios e das necessidades de todos os assistidos. A troca constante de informações só serve para aproximar ainda mais os dirigentes e os associados. Hoje essa aproximação maior só acontece quando da existência de processo eleitoral na Previ. Entendo que dessa forma todos os dirigentes estariam, como Você e Romildo Gouveia estão, em plena sintonia com os desejos de todo o corpo funcional. Agradeceria Colega Cecília se Você analisasse, se manifestasse e, se julgasse possível e viável, levasse esse meu pleito adiante.

    ResponderExcluir
  94. CECÍLIA.
    Vamos a luta,tenho certeza que amanha vira o começo de uma grande mudança na vida de muitos de nós que estamos com a corda no pescoço.
    Acredito tanto em você e nas nossas entidades que vamos conseguir melhorias nós benefícios de todos os aposentados e pensionistas.
    Muito obrigado por tudo,tenho certeza que os dias que virão,os anos que virão serão de um plano maduro,responsável e com mais benefícios para todos nós.
    DIRCE F LEMES.

    ResponderExcluir
  95. Cara Cecília,

    Nós, os ex-funcionários do Banco do Brasil, queremos ser lembrados na reunião sobre a distribuição do superavit de amanhã (11/09).
    Contamos com o seu apoio na aprovação da proposta 9 em sua íntegra.
    Lembramos que o nosso trabalho e contribuição ao longo da nossa vida profissional dentro do BB são partes integrantes do patrimônio da Previ.
    Grata
    Kátia Sestrem

    ResponderExcluir
  96. Cecília, na boa, quando vc fala com Sasseron sobre o E.S o que ele fala, em!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  97. Cecilia, como podemos perceber pela maioria dos comentarios, as propostas apresentadas pela ANABB sao pura ILUSAO que agora esta se esvaindo. Tantas esperanças nelas e, na mesa de negociaçao, a discussao é em cima das propostas de nossos sindicalistas. Talvez por serem mais realistas, quem sabe. O castelo de areia esta se desfazendo. Nota-se até mesmo pelos seus comentarios vazios, sem firmeza, desanimadores. Espero, pelo menos, que nos sobrem alguns reais.

    ResponderExcluir
  98. Cecília,
    Acabo de ler a notícia de que a reunião do dia 11 foi adiada para o dia 19. Motivo: a PREVI não teria tido tempo para quantificar as propostas apresentadas. É brincadeira...!!!! Tem alguém zombando com os aposentados!!!!

    ResponderExcluir
  99. É, a PREVI NÃO TEVE TEMPO DE CALCULAR os impactos de cada proposta!!
    Impressionante!
    Quem sabe o HP 500 não esteja funcionando. . . .
    Ridículo!

    ResponderExcluir
  100. Leio a todo momento sobre a possibilidade de aumentar o limite do Empréstimo Simples e procurando culpados. Primeiro o emprestimo simple é uma verba de custeio considerado de pouco ou médio prazo(sessenta já é longo). Aumentar valor, simplificando, passa a ser financiamento e financiar o que?. A previ já tem o empréstimo imobiliário. Para aumentar o empréstimo simples a primeira variável seria o aumento médio dos benefícios pagos. Então para aqueles que solicitam aumento para o valor máximo para o ES, muita calma. Talvez em 20015.

    ResponderExcluir
  101. Caramba!La se vai uma semana de mais enrolaçao,ja adiaram a reuniao de amanha.Viram como eu tenho razao?Nao contem com o ovo na galinha, e muito pior do que a gente pensa.Aposto que a Previ nao vai nos informar os valores de cada proposta mas temos que exigir
    o calculo.Vamos cobrar,e direito nosso,nao e Cecilia?

    ResponderExcluir
  102. CECÍLIA, Você disse o seguinte:
    Celso,
    Na reunião do dia 03.09, não houve fechamento de nenhuma proposta por parte dos representantes. Apenas o Presidente da Anabb entregou o resultado prévio da votação a todos os presentes e as três primeiras propostas estavam na frente. Não se discutiu quais propostas serão defendidas. Quando tivermos o cálculo da proposta 8 poderemos analisar melhor a inclusão dela ou não. Tudo dependerá do custo de cada uma e de quanto será negociado da reserva especial.
    Também concordo contigo que a diferença entre a proposta 3 e a 8 é mínima. Com certeza, não é difícil defender na negociação.

    8 de Setembro de 2008 05:59
    __________________________________
    Agora no site da Previ em 11/09/08 tem-se:
    Superávit PREVI: próxima reunião dia 19 de setembro

    A Comissão de Negociação, formada por representantes de sindicatos e entidades associativas de aposentados e funcionários, reuniu-se com o Banco do Brasil no último dia 3 em São Paulo para tratar da destinação dos recursos do superávit do Plano 1.

    Nova reunião estava prevista para hoje, 11/9, em São Paulo, mas foi adiada a pedido do Banco do Brasil e em função da PREVI estar realizando os cálculos atuariais necessários para subsidiar as negociações.

    Na mesa de negociação, ficou definido que as propostas prioritárias são reajuste para aposentados e pensionistas, beneficiando também os futuros aposentados; aumento do patamar das pensões; e aumento do teto de contribuição e benefício para 100% das verbas salariais.

    A próxima reunião acontecerá em 19 de setembro.
    ___________________
    Na mesa de negociação ficou definido as propostas prioritárias, dito pela própria PREVI.
    Gostaria, por obséquio, que você discorresse a respeito desta contraposição de informações.
    Isto é muito importante!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  103. Cecilia Garcez,

    Cadê o Sasseron? Onde se escondeu? O que tem feito com relação a promessa da Chapa 3? Chega de balela, de enganar os assistidos com a promessa do empréstimo Simples, distribuição do superavit, que a meu ver todos os dirigente votarão na proposta apresentada pelo Banco. Estou cansado com essa novela, que ainda levará uns duzentos capítulos.E no fim alguns vão sair sorridentes e outros irados com a negociação que porventura será acertada. Depois do renda certa, da injustiça cometida, não espera nada mais desses dirigentes da previ. Que só sabem cometer injustiças e mais injustiças. Se nós assistidos não nos unirmos e entrarmos na justiça, esse superavit vai virá pó ou na mão de quem não o fez por merecer. Quanto mais demorada essa história maiores serão as difuldades para se fechar um acordo.

    ResponderExcluir
  104. colega cecilia.
    na proxima reuniao pode para o nosso presidente SERGIO ROSA,para ele sugeri mudanças no site da previ.
    É o sati de pior conteudo,não informa nada aos aposentados e pensionistas.
    Não é um site digno do maior fundo de pensão do nosso país.
    Vamos promover mudanças, e elas começam arrumando a casa.
    Vamos perder o medo,temos que ter o direito de cobrar melhorias,não se pode continuar brincando com milhoes de pessoas.
    julio barros - formosa go

    ResponderExcluir
  105. Colega CECÍLIA.
    Estamos cansados de tanta injustiça.
    A previ administra bilhões,varios imoveis,emprestimo simples e imobiliario.
    Quando se manifesta uma proposta que melhore a qualidade de vida de seus associados,como é o caso do emprestimo simples e do superavit.
    A nossa previ acha complexa fazer-se calculos.
    A PREVI é quem deveria ter começado esta discusão desde o começo,como foi no superavit de 2006. no epsodio do renda certa.
    Correran atras,maquiaram as propostas para emganar o corpo social. deixaram muitos milionarios da noite para o dia.
    E depois do extrago feito quiseran recuar,mais como sempre já era tarde.
    Hoje que as propostas colocadas são pelo menos em tese para atender um numero muito maior de pessoas,é essa verdadeira falta de vontade,um descaso total.
    E de quem é a culpa nossa por não se preocupar em ler se atualizar,votar em qualquer coisa,deixar se ludibriar por nada.
    Temos que ter vergonha na cara,temos que olhar para os pedevistas,que estão passando por muitas dificuldades,e que tem o seus direitos reconhecidos inclusive por uma grande parte de nós aposetados e pensionistas.
    Nossas entidades por sua vez são meras cabines de emprego,que no fritar dos ovos,também brincam com milhares de assistidos por eles.
    Hoje eu sinto repudio,pela simples falta de dignidade com que a diretoria de seguridade SR.SASSERON,trata a todos nós,quem ele pensa que é,para segurar um emprestimo tão rentavel e que esta em conformidade com o nosso estatudo,aplicando somente o que é devido pela legislação,e sem falar que é uma otima aplicação para a previ.
    Pega quem qué. ninguém é obrigado a contratalo.mais para nós aposentados e pensionistas é sim o mais batato dos emprestimos existentes hoje no mercado.
    Nós temos direitos e deveres,mais no que tange a nossos deveres des de 2003.quando contratei o meu primeiro EMPRESTIMO SIMPLES,nunca deixei de paga uma prestação de quer.
    ENTÃO SENHORES TA NA HORA DE MUDANÇAS,TA NA HORA DE RESPEITO,SOU UMA SENHORA DE 67 ANOS E O QUE MAIS EU QUERO É RESPEITO NA HORA EM QUE MAIS EU NECESSITO.
    O LEMA DA PREVI DEVERIA SER ASSIM.
    " A CAIXA DE PREVIDENCIA DOS FUNCIONARIOS DO BANCO DO BRASIL:PREVI:PEDE ENCARECIDAMENTE QUE OS VELINHOS MORRAM O MAIS RÁPIDO POSSIVEL"

    MAS ELES SE RECUSAM A MORRER!!!!!!

    MARIA MADALENA SERRA ES.

    ResponderExcluir
  106. Caríssima Cecília,
    Há de se ressaltar seu mérito de se expôr tanto mantendo este fórum de debates, reinvidicações e desabafos. No que pese sabermos que a decisão não é sua - você se posiciona e "faz o que pode". Parabéns!
    Sou do PDV95. Imagine nossa situação que fica entre uma teimosa esperança e um insistente desespero. Pergunto: O que você poderá fazer por nós nesta fatídica reunião? Já li sua consoladora posição sobre nós que "fomos prejudicados tremendamente"; como você traduzirá isto concretamente?
    Contamos desesperadamente com você e o Walmir para que a tremenda injustiça que sofremos seja reparada e devolvido o que é nosso neste bolo.
    Deus lhe pague!

    João Batista

    ResponderExcluir
  107. Cecília,
    Por favor, mesmo ciente que não se cogita nem de longe, qualquer redução de valor de benefício, para esclarecer de forma convincente dúvida que me foi apresentada, como fica a composição do benefício de associado que atualmente recebe do INSS um valor superior a PP, caso ocorra a implementação da proposta nº 6?
    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  108. Oscar,
    Depende de como seria implementada a proposta. Se a Previ voltasse a complementar o benefício, não haveria mais a Parcela Previ, logo, quem hoje recebe um benefício do INSS maior que a PP, teria uma perda no valor da diferença. Esse é o grande motivo porque não há mobilização para que a PP seja extinta e a Previ volte a complementar o benefício.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário