sábado, 13 de setembro de 2008

Resultado da Votação das propostas para utilização do Superávit Previ

A Anabb divulgou a prévia do resultado da votação das propostas para utilização do superávit, conforme consolidação do Grupo formado por representantes de várias entidades de associados.

Foram apuradas até o momento 32.514 cédulas. As propostas mais bem votadas são:
1a) Proposta 1 - reajuste de 10%
2a) Proposta 10 - distribuição da diferença da reserva especial para todos os associados
3a) Proposta 3 - aumento das pensões para 80%
4a) Proposta 2 - aumento do teto dos benefícios para 100%
5a) Proposta 8 - benefícios para quem tem mais de 360 meses de contribuição.

Essas são as propostas mais representativas e escolhidas pelos associados como prioritárias. Temos que lembrar que a votação é um processo democrático e que todos tiveram direito de se manifestar, com exceção do grupo que aderiu ao PDV que não pode votar na proposta que o benefiava. Temos que lembrar também que outros superávits virão e que as discussões continuarão.

107 comentários:

  1. a votação ao final soh terá uma proposta a beneficiar a grande maioria. em algum ponto da discussão não houve o entendimento correto, e corremos o risco de novamente aumentar o ganho dos que jah ganham muito.faltou repassar aos que conhecemos e que não participam deste forum, o que seria bom para todos e um pouco melhor para o pessoal pós dez/97.




    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  2. Colega Cecília.
    Uma grande prova de que os aposentados e pensionistas da nossa caixa de previdencia acreditan ainda em nossas entidades,a prova inequivoca de tanto a sua pessoa quanto o valmir ainda tem muita credibilidade,a anabb so conseguiu esta votação veril,por conta da presença de voces no comando da anabb,não que os outro integrantes da equipe não mereça nossa consideração,mas sim pelo fato que vocês dois se espõe mais na mídia.
    Façam valer o cheque em branco que milhares de assistidos deram a vocês dois em especial.
    Não desmerecendo as demais entidades,mas a anabb através dos seus eleitos procuro estar em sintônia com seus asistidos.
    Parabéns amiga espero que no dia de amanhã quando esta turbulência passar,possamos todos sorrir,não porquê teremos um dinheiro a mais em nossos contra-cheques mas sim pela dignidade que você traduz em sua doces palavras,firmes quando necessárias e serena em milhões de corações que veem em você a certeza de dias melhores para todos.
    Um forte abraço,Maria auxiliadora Manaus AM.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço Amiga Cecília.
    Pela democracia,pela sinceridade e principalmente pela honestidade com que trata a nossa vidas.
    Mais não podia deixar de lhe fazer uma pergunta:
    Por qual motivo,ficamos as vezes sabendo de fatos da nossa caixa de previdência,por terceiros.
    EXP: O epsodio da revista exame,que trata da venda da costa do saúipe,a revista detalha coisas que nem a nossa previ fez qualquer tipo de comentário,a ver pela última revista que chega agora não noticía nada a respeito.
    Nós não teriamos o direito de saber,de sermos imformados,qual o valor de marcado de um patrimonio desses,porque motivo se deu tanto prejuizo porque não se desfez do empreendimento antes.
    Agradeço,JURACI MAGALHÃES CERES-GO

    ResponderExcluir
  4. CECÍLIA
    PERGUNTO:
    A PREVI COMO GESTORA DE NOSSOS ATIVOS NÃO DEVERIA SER MAIS CLARA A RESPEITO DESTAS TRANSAÇÕES,O CORPO SOCIAL NÃO DEVERIA SER INFORMADO QUANDO ACONTECE ESSAS MONTANHAS DE DINHEIRO.
    OBRIGADO.GEOVACI ANTONIO CACERES MT

    ResponderExcluir
  5. CECÍLIA GARCEZ.
    Na sua opinião,quando ocorre um desfazimento de ativos como a costa do sauípe,a previ já tem alguma outra modalidade de impreendimento,já se tem junto aos mebros da nossa diretoria algo que se possa compensar tamanho prejuízo.
    Ou a previ usa este dinheiro direto para pagamentos de obrigações,do tipo folha de pagamento.
    Obrigado JORGE VITTORAZZI - SP

    ResponderExcluir
  6. Cecília.
    Você como diretora de planejamento,como vinhamos com 5 anos de muito conforto de dinheiro,e derrepente vemos mudanças bruscas na nossas bolsas de valores,empresas como vale,petrobras,e banco do brasil,vendo as suas ações desvalorizarem.
    Como você mesma sempre friza que a previ olha para o futuro,pensa daqui 50 ou 60 anos.
    Como você avalia a sua resposta dada a nossa amiga valéria" A previ sabe pagar benefícios".
    Então pergunto a amiga.
    Então a nossa diretoria,acabo de passar um atestado de incompetência,porquê qualquer administrador viria as falhas ou as consertaria ou as passaria a frente sem que se perdesse tanto dinheiro.
    Qualifico isso como administrar nossa casa,se estamos com pouco dinheiro,corta-se tudo que é de superforo.
    Hoje não sentimos os reflexos porquê a os anos ajudaran e conseguimos superavit seguidos,mas e se estivessemos indo mal,talves não se seria omisso a tal ponto.
    Se meu reciocinio estiver errado me corrija por favor.
    MAYCON FREDERICO - PALMAS TO

    ResponderExcluir
  7. Digna, democrática e solidária Cecília Garcez,

    Tive que repetir os adjetivos doutro comentário, novamente você faz por merecê-los.

    Bem lembrado, os Demitidos do BB não puderam participar da votação e nem participaríamos da mesa de negociação com BB/PREVI, mesmo que a proposta 09 fosse a mais votada dentre todas.

    Não fomos convidados. Somente participamos, Colegas Marcelo Dantas, Júlio Barros e eu, de uma reunião do GT do superávit, no dia da confecção das propostas, durante QUINZE MINUTOS, cinco para cada um, quando defendemos nossas reivindicações e fizemos nossas sugestões, como seríamos restituídos pela PREVI.

    A proposta 09, que prevê o resgate (pagamento) das contribuições vertidas (todas), não foi baseada nas nossas sugestões, foi criada e confeccionada pelos representantes dos aposentados e funcionários e se constituiu num reconhecimento dos nossos direitos.

    Além disso, você, o Sr. Valmir Camilo, dentre outros, também já haviam declarado nosso direito à parte do superávit, porque nossos 2/3, salários indiretos, ficaram retidos dentro e pela PREVI. Sem dúvida, geraram parte do superávit, mais precisamente, a apropriação indébita dos salários de aposentadoria de 43.000 demitidos salvaram o BB da falência (dívida trabalhista e previdenciária com os pré 67) ou privatização em 1997.

    Sem as demissões abusivas do período 95/97, demitiram para roubar, em menor percentual também aos demitidos pós 97, ninguém estaria discutindo distribuição do superávit, não mais existiria BB do governo. E os associados da PREVI poderiam estar discutindo somente questões de sobrevivência, tal qual fazemos nós, os demitidos, surrupiados, tungados e perseguidos políticos.

    Portanto, fica difícil entender, por que não participamos das decisões sobre a distribuição do superávit, se os representantes de diversas entidades aposentados e funcionários disseram que parte do dinheiro é nosso? BB e PREVI não querem, não concordam com a nossa presença, dizem que não temos direito?

    Abro um parêntesis, iria comentar no assunto logo abaixo, mas lá estão debatendo nosso Colega demitido Ary e o Colega aposentado Jorge, discutem o sexo dos anjos, um quer reintegração a um BB que não existe mais, aquele de antes de 1995, considerava o funcionários seu maior patrimônio, e o outro diz-se associado de uma PREVI que não existe mais, aquela de antes de 1995, que era patrimônio dos associados. Um diz que sofreu muito quando saiu o outro diz o mesmo porque ficou. Ambos falam a verdade, só não sabem a intensidade dos prejuízos e aflições de cada um, viveram situações diferentes.
    Se ambos soubessem que até esta discussão foi prevista pelos mentores e executores das demissões, se ambos soubessem também previstos pelos mandantes os suicídios e doenças derivadas da depressão, mortes e sofrimentos dos familiares.
    Se soubessem o quanto foram jogados um contra o outro pela mídia paga pelo governo, se imaginassem que muitos colegas de nível superior auxiliaram, foram cúmplices, deram informações e subsídios fundamentais para o "êxito" das demissões abusivas, e por isso foram promovidos e bem pagos.
    Se eles tivessem idéia do meticuloso planejamento, sabiam até que muitos demitidos não reagiriam durante muito tempo, assim como muitos que ficaram no Banco trabalhariam até 20 horas por dia para salvar o BB da privatização, de qualquer outra ameaça, conforme lavagem cerebral ou sobre aquilo que acreditavam
    Se o Ary e Jorge lembrassem que o assédio moral, a coação, o terrorismo e a tortura psicológica foi deflagrada sobretudo e sobre todos, eles não estariam discutindo, mas consolando-se mutuamente, foram vítimas ambos, assim como os 85.000 elegíveis, nenhum critério seletivo mas loteria, jogo de interesses, amores e ódios escolheram mais da metade, 50.000 colegas para as demissões.

    Mas, o assunto é o resultado da votação das propostas para utilização do Superávit PREVI, e a nossa proposta 09 está em penúltimo lugar, ganhamos somente da 05, aposentadoria das mulheres aos 45 anos (discriminação ou as mulheres não querem se aposentar aos 45?). Resultado normal, 50.000 mil demitidos não puderam votar na sua proposta, aposentados e funcionários votaram nas suas propostas, naquelas que atendem seus melhores interesses, também uma questão de sobrevivência, ou de "bolso, o órgão mais sensível do corpo humano" (Delfim Neto).

    Porém, é muito importante e esclarecedor fazer a análise horizontal da votação na proposta 09, porque 53,90 % DOS ASSOCIADOS DA PREVI concordaram com nossa proposta.

    Isto significa reconhecimento aos nossos direitos, sem que houvesse nossa participação direta, quer seja na votação ou na divulgação das nossas histórias e reivindicações, não tivemos nenhum acesso aos associados através de qualquer meio de comunicação, a não ser nossos pobres e pequeninos blogs e orkuts. Muito obrigado aos 18.477 colegas, associados da PREVI, reconheceram nossos direitos.

    Registramos o segundo maior índice de abstenção (não respondida), 10,17%, 3.487 associados da PREVI não manifestaram sua opinião e também sofremos o segundo maior índice de rejeição, 36%, 12.154 associados da PREVI discordaram da nossa proposta 09. Esses que se abstiveram e discordaram, acreditamos que se soubessem das nossas histórias, como realmente aconteceram as demissões, a saga dos demitidos, mudariam seus votos, também reconheceriam a justiça das nossas reivindicações.

    Diante do exposto, voltamos ao assunto da nossa participação nas decisões sobre a distribuição do superávit da PREVI. Antes os representantes dos aposentados e funcionários, agora a maioria dos associados, os proprietários, os donos dos recursos da PREVI reconheceram nossos direitos.

    Isto tudo, na suposição de que os donos dos recursos da PREVI sejam realmente os associados.
    BB/ PREVI, SPC, CGPC, Ministério da Fazenda e Governo Lula pensam diferente, afinal de contas, as decisões não precisam da "benção" deles todos?
    Quem manda no dinheiro, os associados ou BB e PREVI? Se o passado conta, a história se repete e desta vez o dinheiro dos associados não seria para impedir falência do BB, mas para aumentar os lucros bilionários do BB, de quebra sobraria algum para o Governo Lula. AS LEIS DIZEM QUE NÃO PODE?

    As leis impediam muito mais em 95/97 e fizeram a merda que queriam. Talvez desta vez negociem, "damos esta proposta para vocês associados e vocês nos deixam tanto ou mais para devolução ao BB".

    O Companheiro não se diz um negociador? Contam outras histórias sobre as negociações do barbudo com os empresários, sempre aceitava a proposta mínima, mas pedia que divulgassem seu grande empenho em conseguir mais. Interessante, negociadores que nas greves mais recentes não negociaram com ninguém, também não nos deixam participar das negociações.

    Já sofremos todo tido de exceção, exclusão e apropriação indébita, nenhuma novidade em ver o nosso dinheiro sendo roubado de novo, e quando dizemos nosso, significa o vosso também, associados da PREVI, supostos donos do dinheiro, assim como o governo supostamente é do povo, para o povo e pelo povo.

    OS DONOS DO DINHEIRO CONCORDARAM!!! E DAÍ, BB/PREVI E GOVERNO LULA, OS DEMITIDOS NÃO VÃO PARTICIPAR DA NEGOCIAÇÃO DO SUPERÁVIT?

    LEANDRO SCHMAEDEKE
    DEMITIDOS DO BB

    P.S.: Cara Cecília, anunciamos teu blog como favorito na barra direita, poderia fazer o mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília,
    Terminou o jogo, já se conhece o resultado da partida, e eu, que gostaria tanto de ter jogado, não pude fazê-lo porque o dono do time não me mandou as minhas “chuteiras’. É sempre bom lembrar o que ficou acordado. Os responsáveis pela equipe enviariam as “chuteiras” diretamente para a residência de cada um dos “atletas” para que todos, sem distinção, estivessem aptos a jogar. Sem “chuteiras” ninguém pode participar. Ainda com o jogo em curso, portanto em tempo hábil, escrevi para o Sr. Valmir, dono do time, solicitando que me fosse enviado com urgência o meu par de “chuteiras”. Transcrevo a seguir os termos da resposta que recebi do responsável pelo time: "Primeiramente, pedimos desculpas pela demora em encaminhar-lhe manifestação. Por oportuno esclarecemos que caso sua cédula de votação ainda não tenha sido entregue pelos correios, não haverá possibilidade de emitirmos outra. Lembramos que a consulta foi elaborada unicamente para verificar o nível de aceitação das propostas. O GT já definiu as que serão levadas para negociação com a Previ e o BB, segue cópia da matéria divulgada na página eletrônica da ANABB". Finalizando, acho oportuno esclarecer que nunca tive problemas de entrega de correspondência por parte dos correios. Sempre recebi aqui em Araruama documentação remetida pela Anabb, inclusive material promocional que sempre é enviado quando da existência de processo eleitoral na Associação.

    ResponderExcluir
  9. Amiga Cecília
    Dia 19 de semtembro,nós aposentados e pensionistas estaremos esperando logicamente que se defina o rumo do superavit 2007.
    Estamos atravesando um ano turbulento,mais no que tange as grandes instituições,elas se mostraram bem,conseguindo bons numeros.
    Nosso patrocinador já se mostro disposto a sair desta reunião,com um possível acordo,e você mesma já mensiono o grande interresse por ele demostrado para que se defina tais rumos.
    MInha pergunta é:
    1-COMO O PATROCINADOR TEM O VOTO DE MINERVA.SERIA POSSÍVEL AO FINAL DESTA NEGOCIAÇÃO,SE NÃO ATENDIDA EM SUA TOTALIDADE DE PROPOSTAS COLOCADOS POR ELE NA MESA,RETROAGIR?
    2-COMO SABEMOS OS MEMBROS DO CORPO SOCIAL DECIDIRAM COM AS TRÊS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADO,DE AGORA EM DIANTE MUDA ALGUMA COISA EM SE TENDO SUPERAVIT PARA O FUTURO.
    3-COMO VOCÊ MESMA JA EXPLICITOU,A LEI É OMISSA QUANDO SE TRATA DE SUPERAVIT.
    VI UMA REPORTAGEM DO SECRETÁIO DA SPC DIZENDO QUE SE DEVERIA USAR A REGUA DE MORTALIDADE AT-2000.
    ESTAMOS BEM NESSE SENTIDO.
    Muito abrigado Orlando Gil Paraná.

    ResponderExcluir
  10. CECÍLIA.
    SERÁ QUE ATÉ 22 DE DEZEMBRO 2008 CONSEGUIREMOS DAR UM FINAL NA NOVELA EMPRÉSTIMO SIMPLES.
    O Cecília,será que com um possível fechamento de acordo dia 19 daria para a nossa diretoria verificar nosso empréstimo.
    Estamos passando por privações,é descabido ficarmos aqui na dependência da área de seguridade ( SASSERON) deve Cecília haver uma maneira de o SASSERON terminar estes estudos.
    Já venho escrevendo para a previ desde maio de 2008.
    Cobrando a respeito deste estudos,e a resposta passada sempre é a mesma.
    " A PREVI QUANDO CONCLUÍDO,OS ESTUDOS DARÁ AMPLA DIVULGAÇÃO "
    Daí fica em nossa mente a dúvida:
    Se nossa diretoria,tem conhecimento que temos superavit para melhorar os benefícios,se a nossa area de planejamento já deu o sinal de que é possível,se temos o regulamento e a legislação pertinentes ao caso,se é rentavel a nossa caixa de previdência,se temos os requisitos,MARGEM,DESCONTO EM FOLHA ETC.
    Não podemos pensar se não que há mesmo uma decisão política por traz disso,se nossa diretoria tem o conhecimento de que o nosso patrocinador já opera o credito funci em 84 meses,e tem um limite de 60.000,00.
    Se mandamos questionamentos a previ cobrando respostas claras a respeito de taís estudos.o que recebemos são respostas evasivas,encaminhei questionamento tanto ao diretor ALEXANDRE como também ao diretor SASSERON e se quer responderan.
    Então amiga Cecília,desanima,frusta
    a todos nós quando se trata de um assunto que só diz respeito a nós.
    Infelismente é isso que penso.
    RIVALDINO TIBURCIO RAMOS- LAGES SC

    ResponderExcluir
  11. Outros superavits virao....o que voces querem dizer com isso?E um aviso de que o atual nao saira nada,que e para esperarmos o proximo?Nao da para entender,e uma enrolaçao para decidir sobre o atual(2007) e ja falam de outros,parece piada ou deboche.
    Cuidado!Quem ri por ultimo, ri melhor....

    ResponderExcluir
  12. Cara Cecília,

    Você diz:
    "Essas são as propostas mais representativas e escolhidas pelos associados como prioritárias".

    Não pedemos esquecer que propostas estão à mesa desde fevereiro/2000.

    A correção dos benefícios, que todos defendiam, como prioritária, deverá ser incluída na Negociação.

    Qualquer acordo que não contemple os benefícios menores, em correção, corre o risco de nao ser votado, e/ou o ingresso de ação Judicial para que se faça JUSTIÇA.
    Um abraço,

    James P Costa

    ResponderExcluir
  13. Colegas Aposentados,
    Vejam o outro lado (o da PREVI) no artigo publicado na Revista Previ, abaixo:
    (na íntegra)
    ===================================
    "Superávit em questão"
    Já estamos no segundo semestre de 2008 e o debate sobre eventual utilização do superávit ainda não tem data para ser concluído, o que tem gerado muitos questionamentos por parte dos associados do Plano 1. Por mais expectativa que este assunto provoque, é sempre bom lembrar que toda vez que se discute qualquer nova medida de utilização dos recursos do Plano, é preciso muita cautela e estudo.
    Neste ano, alguns fatos estão contribuindo para alongar as discussões e negociações. Em primeiro lugar, temos a própria conjuntura econômica. Depois de um ciclo de cinco anos de tranqüilidade no cenário nacional e internacional, a crise da economia americana trouxe incertezas que ainda não se dissiparam. Embora o cenário interno continue otimista, houve um reflexo forte na Bolsa de Valores, com um impacto sensível nos ativos do Plano 1.
    Outro fator que gerou expectativas foi o anúncio de que seria publicada uma norma geral de utilização dos superávits dos fundos de pensão. Nos últimos anos, a PREVI particularmente conseguiu chegar a decisões consensuais sobre uso do superávit, mesmo sem um normativo geral. Mas a expectativa de que algo novo pudesse ser apresentado fez com que naturalmente houvesse uma cautela maior no avanço das tratativas.
    Apesar disso, o processo está em andamento. Há encontros marcados entre representantes dos associados e do Banco do Brasil e, mesmo que algumas propostas já tenham sido colocadas, parece ainda haver um debate intenso para identificar novas alternativas entre os associados.
    Dentre as proposições que foram levadas ao Banco podem ser destacadas as seguintes:

     manutenção da suspensão das contribuições;
     reajuste extraordinário dos benefícios (acima do INPC do período) com patamar mínimo de R$500;
     ajuste no valor das pensões, com elevação dos percentuais relativos aos dependentes;
     aposentadoria antecipada aos 45 anos para as mulheres;
     aumento do teto de benefícios dos atuais 90% para 100% da renda do associado.

    Além destas, existem novas propostas sendo discutidas. Quais e quantas questões poderão ser finalmente absorvidas será fruto de estudos técnicos/financeiros e resultado do debate entre os representantes dos associados e do Banco.
    ===================================
    Cara Cecília,
    Enfim em qual fonte devemos acreditar....

    ResponderExcluir
  14. Maria Auxiliadora,
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas, mas eu acredito que foram muitos colegas da Anabb que se empenharam e trabalharam para consolidar todas as propostas recebidas, bem como as entidades de aposentados que participaram ativamente dos trabalhos. É um trabalho de grupo, com todos participando, inclusive os associados através da votação é que nos dá legitimidade para lutarmos pelas propostas mais bem votadas. Infelizmente, não dá para agradar a todos e sabíamos disso desde o início, apesar que as propostas que foram mais bem votadas beneficiarão todos os colegas.
    E eu tenho certeza que o grupo que foi formado vai conseguir fechar um bom acordo onde todos sairemos ganhando. Muito obrigada pela força e apoio.

    ResponderExcluir
  15. Juraci,
    Nunca foi escondido nada a respeito de alguns investimentos que foram mal feitos no passado. Você não imagina a trabalheira que dá administrarmos esses "micos" que não foram criados por nós. Vários exemplares das revistas da Previ tratou do assunto e sempre nos eventos de apresentação do resultado é falado sobre alguns problemas que temos no nosso patrimônio. Alguns detalhes não são falados, porque são confidenciais e podem estragar as negociações. O que aconteceu é que vazou informações e às vezes alguns jornalistas utilizam de recursos não muito corretos para vender matérias.
    Existem alguns investimentos que você jamais vai conseguir vender pelo preço que investiu. É como quando você compra um sítio, o pessoa fala que são duas alegrias - uma quando compra e outra quando vende - e, geralmente, nunca se ganha o que investiu. Vale o mesmo para alguns investimentos que foram feitos na Previ no passado. O que temos tentado fazer é limpar a área e deixar uma carteira limpa, com bons ativos, rentáveis e sem problemas.

    ResponderExcluir
  16. Jorge,
    Como nosso plano está maduro, os recursos recebidos de desfazimentos de ativos são investidos em renda fixa, onde o risco é baixo e a rentabilidade é garantida. Alguns ativos já estão contabilizados pelo preço de mercado, já prevendo a não recuperaçao do valor investido.

    ResponderExcluir
  17. Cecília,
    Confirmadas as propostas mais representativas, cabe manter a vigilância para que a vontade da maioria prevaleça. É chegada a hora da discussão mais aprofundada sobre as vantagens e as desvantagens de cada proposta considerada prioritária. Lembro que somente a proposta 8 prevê a revisão da famigerada renda cerda do superávit de 2006. O momento é adequado para rever privilégios!!!!

    ResponderExcluir
  18. Maycon,
    Renda variável é um investimento muito volátil em qualquer parte do mundo, porém no longo prazo sempre apresenta uma rentabilidade maior que a renda fixa. Momentos de crises são sazonais e, quando acontecem, a melhor coisa a fazer é ficar quietinho e esperar a crise passar. Não dá para pensar em se desfazer de renda variável neste momento quando as ações estão lá embaixo.
    É bom lembrar que as empresas onde a Previ tem maior participação - Vale, CPFL e Neoenergia - não são contabilizadas pelo preço das ações e sim pelo preço da empresa no mercado. Isso dá uma diferença brutal e, sempre contabilizadas da forma mais conservadora possível. Dessa forma, mesmo nos momentos de crise o impacto não é tão negativo. Também temos que lembrar que existe uma reserva de contingencia no valor de aproximadamente R$ 14 bilhões justamente para cobrir eventuais momentos de crise.
    Pode ter certeza que monitoramos o risco dos nossos investimentos diariamente e que a Previ tem um colchão de liquidez que permite que possa passar um tempo sem vender nenhum ativo para pagar benefícios.

    ResponderExcluir
  19. Cecília,

    Acho de suma importância que a
    PREVI, desta vez, disponibilize em seu site a simulação dos valores que cada participante fará jus, especificando valores individualizados de cada proposta a ser implementada. Acontece que muitos colegas por falta de tempo ou desinteresse, desconhecem o Estatuto e o Regulamento da Previ e votam no escuro, sendo muitas vezes induzidos a erros.
    Se a idéia e de que a distribuição deste Superávit seja mais justa que a do anterior, a simulação evitaria que muitos comprem gato por lebre.

    Cecília, gostaria de saber se achas viável a simulação mencionada acima e se és favorável a mesma, pois penso que só assim a distribuição do SUPERÁVIT beneficiaria a maioria dos participantes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Cecilia,
    o pessoal fica temeroso, mais eh só lhar o notociario desta semana que passou, e fechou em 12.09, a pegtrobras, desceu 3%, e só num dia valorizou as açòes em 10%, e até onde se sabe a Previ não especula com ações, donde o risco é bem menor, e as empresas em que investe são sólidas. Digo isso porque brinquei em um site de ações, e como não mudei minha careira desde o inicio, não perdi, não ganhei muito, mais ganhei....portanto como diria qualquer avó, prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém, a gente pode até não gostar, mas sustgenta e aquece...........


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  21. "...Lembramos que a consulta foi elaborada unicamente para verificar o nível de aceitação das propostas. O GT já definiu as que serão levadas para negociação com a Previ e o BB...", palavras do "dono do time". o que isso quer dizer? pra que apurar nível de aceitação se o GT já definiu as propostas que serão levadas à mesa de negociação? por que você destacou as 5 mais votadas? você diz que "a votação foi democrática... com exceção dos pedevistas que não puderam votar na proposta que os beneficiava..." e que "outros superávits virão..."
    você quer dizer que estamos alijados deste processo que vai alimentar os outros participantes com a nossa parte do bolo??????
    pelo amor de deus, cecilia!!! coerência e verdade por favor. já chega de tanto sofrimento durante estes treze anos. por que não nos consultar agora????

    ResponderExcluir
  22. Vamos ao que interessa: Quando esses recursos das propostas aprovadas (digamos que a 1, 2 e 3 sejam postas em prática) estarão disponíveis? Será que é possível resolver isso para a folha de outubro?

    2) ES? Alguma previsão de datas e valores para o aumento? Poque convenhamos, não é POSSÍVEL que não haja aumento. Que vá pelo menos para 50 mil, que não se repita o fiasco do ano passado de míseros 5 mil reais.

    Poderia responder a essas questões por gentileza?

    Grato,

    Jorge

    ResponderExcluir
  23. Resposta de Celso Bernardes à Emília-RJ.
    Emília, em primeiro lugar, Deus e Cecília se escrevem com letras maiúsculas.
    Segundo,não conheço a Cecília e não tenho procuração para falar em nome dela, mas é preciso ter muito saco, para aturar determinadas pessoas no blog. Acho que os comentários aqui colocados deveriam ser feitos em alto nível. Ainda, mais que a Cecília como a única Diretora da Previ, que dá as caras e estabelece um elo entre os bons, os mais ou menos e os chatos e o Superávit/Previ, não precisaria dêste blog. Poderia simplesmente fecha-lo. E aí? Como teríamos informações honestas de Superávits/Previ? Já que é a única que dá as caras.Vamos com calma pessoal.Eu também sou pedevista de 1995, Só que continuei na Previ e aposentei-me. Naquela oportunidade a parte patronal não era sacada e isto ficou bem claro.Como você e outros, foi um grave erro ter saído no PDV. Aconselho àqueles que querem enveredar por êste caminho: NÃO O FAÇAM. AINDA QUE O MANDEM PARA O CAIXA PREGO.
    Desculpem-me, mas não concordo com o posicionamento de determinados frequentadores dêste blog, que parecem querer descontar sua raiva e ou decepções profissionais, em cima de uma pessoa que não tem nada a ver com isto. Pensem primeiro, antes de saírem distribuindo "socos e pontapés".
    Se fosse eu o dono dêste blog, já o teria fechado.
    E vou dizer mais uma coisa: Na minha opinião duvido que o Banco vá concordar com esta proposta dos pedevistas. Tomara que sim, pois tem muitos Pedevistas em situação de penúria. Torço por eles.Mas duvido.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. Cecília,
    A proposta 3 (aumento das pensões para 80%) não está contida na proposta 8????

    ResponderExcluir
  25. Cara Cecilia,
    Hoje tem reunião do Conselho Fiscal, voce sabe dizer se o Emprestimo Simples esta na pauta?
    Abraços,]
    Jane

    ResponderExcluir
  26. COLEGA CECÍLIA.
    Palestra com o diretor de Seguridade SR. SASSERON hoje embate será realizado com força da AFABB-SP.
    Peço licença para a reprodução.

    O Diretor de Benefícios eleito da Caixa de Previdência (PREVI), José Ricardo Sasseron, se reúne no dia 15 de setembro, às 15h, no salão auditório do Complexo São João do Banco do Brasil - Av. São João, 32 - 21 Centro.

    Sasseron abordará os debates que estão sendo travados para a utilização do superávit da PREVI.

    O encontro é aberto a todos os participantes da Caixa de Previdência, aposentados e da ativa.

    A Diretoria da AFABB-SP orienta a todos os associados da entidade a acompanhar de perto todos os debates em torno do superávit e dará todas as informações sobre o tema a seus filiados.
    Agora eu faço a seguinte colocação:
    A- Será que o Senhor sasseron já esta de posse dos calculos necessários para a grande reunião do dia 19 de setembro,ou vai somente tentar ludibriar quem la estiver para ouvilo.
    Muito obrigada ROSALINA DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  27. Oi Amiga Cecília.
    Mais uma vez venho a esta magnifíca tribuna do povo,e para o povo,para agradecer a você este grande foro de debates.
    Este papel deveria ser seguido pela nossa caixa de previdência,que quando perguntamos alguma coisa através do fale conosco as respostas são sempre evasivas.
    Estou questionando a previ no sentido do empréstimo simples desde maio de 2008.
    Mas não se vê por parte da diretoria de seguridade,agilidade no processo que compoe a tão sonhada revisão do mesmo.
    Ocorre amiga que eles prometerem quando formaran a" CHAPA 3.
    COMPETÊNCIA,SEGURANÇA E MAIS BENEFÍCIOS,QUEM JÁ FEZ PODE FAZER MAIS"
    Mas o que se ve são respostas singelas,apenas dizendo que responderan nossas indagações.
    Sei que a nossa amiga não pode resolver tudo sozinha,que tem demostrado bastante interresse para implementar tal medida e que por parte da area de panejamento ja temos o sinal verde.
    Nos aposentados e pensionistas já demostramos que apoiamos a proposta e queriamos vela colocada em prática,mas até agora nossa voz não pode ser ouvida.
    Cecília,faço uma pergunta amiga:
    A Previ certamente deve saber dos anseios dos assistidos,através de muitos questionamentos a respeito do empréstimo simples.
    Naõ seria a hora das nossas entidades,levar ao conhecimento da area de seguridade e também do conselho esta reivindicação de todos nós.
    Muito obrigada Rosalina De Souza

    ResponderExcluir
  28. COLEGA CECÍLIA
    Mais uma vez tomo a liberdade de colocar matéria notíciada no site da Anapar e produzida pela Gazeta Mercantil em 15/09/2008.
    Peço a devida licença para informar nossos amigos do seu blog.

    Gazeta Mercantil (15/09/2008)
    Previ: SuperClubs faz parceria para Costa do Sauípe

    Em mais um capítulo da rocambolesca venda do resort Costa do Sauípe, localizado a 80 km de Salvador, é a vez da rede jamaicana SuperClubs mostrar que é forte candidata para levar o empreendimento. John Issa, presidente mundial da empresa, chegou sábado ao País para acelerar as negociações de compra do resort com a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), proprietária do complexo. Até então, o grupo jamaicano vinha sendo colocado de lado como possível candidato, uma vez que sua intenção seria apenas assumir como administrador do complexo, em um contrato de arrendamento.

    Os objetivos da empresa não mudaram muito: seu foco ainda é gerir o resort, no qual já administra dois hotéis com a marca Breezes. Mas para atender às expectativas da Previ, a empresa associou-se a um grupo árabe (cujo nome é mantido em sigilo) e também à operadora de turismo espanhola Globalia para firmar um acordo de compra. Segundo executivos próximos à negociação, o SuperClubs terá uma participação de 5% no negócio.

    A posição da empresa, entretanto, é mais estratégica do que se pensava. Para vender o resort, a Previ negociou a saída das bandeiras que administravam seus hotéis, cujos contratos, que previam remuneração mesmo em caso de resultado negativo das operações, há muito tempo não agradavam ao fundo de investimento. A rede francesa Accor Hotels operava dois hotéis com marca Sofitel e foi a primeira a negociar sua saída no final de 2007. Este ano, o contrato com a norte-americana Marriott também foi encerrado, restando apenas o SuperClubs e a rede portuguesa Pestana, gestora de seis pousadas.

    "A questão é que o contrato com o SuperClubs tem uma cláusula de preferência de compra nas mesmas condições de outras empresas que fizerem ofertas, e isso os coloca em uma posição de vantagem frente à concorrência", explica um executivo do setor hoteleiro que acompanha as negociações. O único problema, afirma esse executivo, é que o SuperClubs, apesar de freqüentemente anunciar que suas operações são superavitárias, tem uma dívida de R$ 5 milhões com a Previ. "Provavelmente do pagamento de condomínio do complexo", explica o executivo. E esse seria o outro motivo para a visita do presidente mundial da empresa ao Brasil. "A Previ não pode arriscar-se a perder mais esse montante, por isso, vai sentar com a empresa para ouvir o que ela tem a dizer."

    O fundo aplicou desde 1997 mais de R$ 1,5 bilhão no complexo. Só para a rescisão de contrato com a Marriott, há boatos de que a empresa pagou mais de R$ 25 milhões de multa, um valor exorbitante para os padrões locais, segundo fontes do mercado. Conforme o balanço patrimonial do ano passado, o valor do resort é de R$ 173 milhões. Mas especula-se que sua venda não sairá por muito mais de R$ 200 milhões. A pechincha colocou nada menos que 11 propostas na mesa da Previ, segundo afirmou em entrevista à Gazeta Mercantil, o diretor-presidente da Sauípe Hotels & Resorts, Alexandre Zubaran. Estas propostas são em grande maioria de grupos internacionais, como a rede espanhola Riu, o grupo hoteleiro Sovereign Hospitality Holdings, do Kuwait, e a grande aposta do mercado, o grupo árabe IFA Hotels & Resorts. Mas até mesmo a operadora de turismo CVC já entrou na disputa.

    Ao que tudo indica, as negociações podem levar mais um tempo. "A possibilidade de a compra sair ainda nesta semana é pequena", afirma outro executivo que acompanha as negociações. Mas nada é garantido. "Como o valor de venda é baixo, a companhia que fizer uma oferta mais agressiva pode acabar levando o complexo rapidamente", diz um executivo, que descarta o esquema de leilão. Por enquanto, oficialmente, Previ e SuperClubs afirmam apenas que não podem comentar sobre as negociações.

    O SuperClubs nega a existência de qualquer dívida com a Previ. John Issa, presidente mundial da empresa, deve ficar no Brasil até meados desta semana. Hoje, ele tem reunião agendada com o governador da Bahia, Jaques Wagner. (Regiane de Oliveira

    Faço a seguinte pergunta a senhora:
    A- SEGUNDO ESTA MATÉRIA O ROMBO É MUITO MAIOR DO SE PENSAVA,CHEGA A 1,5 BILHÃO.
    A PREVI DEVE EXPLICAÇÕES SIM CECÍLIA,NÃO PODE SE TER INVESTIDO TANDO DINHEIRO E VENDER POR ESTA QUANTIA,ISSO CABE QUESTIONAMENTO JUDICIAL E ATÉ PORQUÊ NÃO DIZER UMA CPI DA PREVI.
    HOJE VOU ESCREVER A VARIOS REPRESENTANTES DE MEU ESTADO COBRANDO UMA FORTE REPRESENTAÇÃO A RESPEITO DAS MATÉRIAS PUBLICADAS,NÃO SE PODE GASTAR TANTO DINHEIRO DE TODOS NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS E NÃO DAR NENHUMA EXPLICAÇÃO.
    MUITO OBRIGADA VALÉRIA SINTESE FELD BH MG

    ResponderExcluir
  29. Um recado para Valéria e outros,
    Reproduzir extensa matéria de jornal é cansativo e foge dos objetivos a que se presta o blog. Acho que podemos ser mais objetivos e mais racionais!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Colega Cecília.
    A-Não seria a hora da previ esclarecer melhor a todos nós aposentados e pensionistas a respeito do Resort Costa Do Sauípe?

    B-Porquê a Previ não contratou um grande executivo na área hoteleira para resolver a questão,e conseguentemente ja se é sabido e notório que desde sua inaugurção em 1997,nunca foi contabilizado lucro do impreendimento.

    C- como pode a previ pagar 25 milhões de multa contratual e não rever o EMPRÉSTIMO SIMPLES que da lucro.

    D- Tal faltando a verdade por parte desta diretoria,estão usando indevidamente nosso dinheiro,cadê a fiscalização,quem é responsável pela fiscalização destas operações.

    Muito obrigada MARIA MADALENA

    ResponderExcluir
  31. CECÍLIA:
    Mais uma vez venho aqui perguntar a magnífica Senhora.
    Quem? além do SR.SASSERON,pode resolver a nossa novela favorita:
    EMPRÉSTIMO SIMPLES
    Tem que haver uma maneira de se solucionar este impasse.
    Ha persistir este descaso temos que ver meios juridicos para sermos ouvidos.
    Não se pode deixar milhares de pessoas,sem uma explicação serena,por parte de quem esta cuidando do nosso patrimônio.
    A nossa Diretoria de Seguridade tem o dever para com todos nós de se expressar públicamente o porquê da não revisão.
    Chega de estudos agora vamos a prática,sugiro pressão total no CONSELHO CONSULTIVO DO PLANO 1.
    Eles tem que estar a par dos nossos anseios.
    Cecília como podemos comunicar com os integrantes deste conselho.
    Muito obrigado Felicío Juvencio Porto Velho RO

    ResponderExcluir
  32. Cecília
    1-Por que a previ não nos informa através de seus meios de comunicação,os andamentos dos procedimentos relativos ao último superavit de 2007.

    2- depois de vir a tona a respeito do Resort Costa Do Sauípe,os milhões de prejuízo,o que você me diz da Paranapanema.
    Esta também si não me falha a memória também esta deficitária desde de 2003.
    Você sabe precizar valores que a previ já aporto neste negócio?
    Ou ela também é outro risort.no futuro sera vendida a preço de banana.
    Muito obrigado Manoel Carvalho- Sobral CE.

    ResponderExcluir
  33. Colega Cecília.
    A-Uma das propostas da CHAPA 03 era de criar a ouvidoria na Previ.
    Pergunto a senhora como esta o andamento desta proposta?

    B- Atualização permanente dos limites de empréstimo simples.

    C- Defendemos a diversificação dos investimentos para obter melhor rentabilidade.
    Na pratica não se esta vendo esta sendo implementada haja visto que o E.S até agora não teve sequer seus estudos viabilizados.
    Muito obrigada ROSALINA DE SOUZA.

    ResponderExcluir
  34. De: valéria Sintese Feld
    Para: Celso
    Amigo Celso,em primeiro lugar gostaria de lhe dizer do porquê reproduzi esta matéria,trata-se muito dinheiro investido,e ainda não estou aposentada,tenho muito cuidade de avaliar como nossos ativos estão evoluindo.
    Não se pode acusar,sem a devida consistência do que se esta falando.
    Talves o senhor seja prudente e esteje antenado com os acontecimentos da nossa caixa de previdência,mas muitos só ficam sabendo depois de concretizado o negócio.
    Por fim tomei o devido cuidado de pedir a autorização para a nossa amiga Cecília Garcez,pois é ela quem aprova o conteudo do blog pessoalmente.
    Acredito também que o senhor como bom leitor que é,não se importou nem um pouco de ler e se enterar dos fatos que ocorre no dia a dia da nossa Caixa De Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil.PREVI.
    Agradeço ao senhor pelo alerta tomarei mais cuidado e serei breve em minhas colocações,e mais uma vez agradeço a nossa amiga pela destemida honra com que nós reporta a todos.
    Parabéns Cecília Garcez,pela responsabilidade com que trata a todos os frequentadores deste blog.
    Valéria Sintese Feld BH MG

    ResponderExcluir
  35. Cecilia,
    sabemos que não foi a atual diretoria que entro nesta canoa da Costa do Sauípe, por isso pergunto(e perguntar nào ofende): Existe forma de responsabilizar alguem?? ou só fica como um empreendimento mal sucedido??? contabilizamos o prejuizo e ficamos no zero a zero, ou vamos saber exatamente quem sugeriu e bancou a tal aposta neste empreendimento, o "cara"ainda não está na Previ???, pq se estiver ,pode ter outras idéias brilhantes iguais a esta.



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  36. Pessoal, mais uma vez eu peço,leiam no site da AAFBB o que dizem os Srs Egydio Piani e Ruy Brito.Mais claro impossivel! E agora nao sera diferente, a nao ser que façamos alguma coisa URGENTE!!!!Nao podemos acreditar na Anabb/Valmir,Sasseron e cia....
    Se nao nos mobilizarmos, mais uma vez nosso dinheiro vai parar no BB e nos bolsos da quadrilha.

    ResponderExcluir
  37. Prezada Cecília,
    Acho que investimentos que deram errado como o Sauipe e outros fazem parte do jogo. Nem sempre se acerta, mais no geral o fundo parece ter sido bem gerido nos últimos anos, a despeito de sempre haver algum comentário na impresa de ingerência do Executivo da Nação no nosso fundo. Desde Pedro Paulo Leoni Ramos, da época do Collor fica esta preocupação. O momento atual é adequado para o fundo criar mecanismos que dê ainda maior transparência a sua gestão, sendo que com isso valorizará ainda mais os bons diretores.
    Outra situação incomoda foi a saída do Pizolato do BB, sob suspeita de ilícitos no Banco e na Previ, ninguém veio a público desmentir notícias a respeito e também ninguém que eu saiba enviou fatos para serem apurados por quem de direito.
    Transparência e valorização de nossos bons representantes.
    Gina Capelli

    ResponderExcluir
  38. Colega anônimo,
    É muito difícil que os valores sejam divulgados individualizados, pois tem toda uma questão de sigilo quando envolve renda de terceiros. Nós não temos esse direito, não é legal.

    ResponderExcluir
  39. Colega Cecília,
    Faço questão de salientar que Você, na qualidade de Diretora de Planejamento, bem como a única componente da Diretoria que mantém um canal de comunicação entre os assistidos e a nossa Previ, deve merecer de todos, sem exceção, o maior respeito, consideração e admiração pelo trabalho esclarecedor e único mantido aqui neste blog. Eventual divergência entre a sua opinião e a de alguns colegas deve ser encarada por todos como um exercício pleno de democracia. Como são poucos os que ultimamente não vêm observando estes preceitos, peço que não se abale e continue firme aqui no seu blog pois, tenho certeza, a grande maioria dos aposentados, das pensionistas e dos funcionários da ativa está com Você nessa luta.

    ResponderExcluir
  40. Emilia,
    Acho que você é quem precisa ser coerente e analisar a questão com mais racionalidade. Eu acho que esse tipo de agressão não nos leva a lugar nenhum. A minha intenção aqui é esclarecer e criar um fórum de debates, aberto a qualquer colega que queira participar. Jamais faltei a verdade e sempre coloco meu ponto de vista, às vezes me expondo mais do que deveria, mas faço isso com a consciência que as pessoas que me colocaram na Previ merecem isso. Merecem a verdade. Agora se falar o que você não quer ouvir é mentir, desculpe-me, mas nã dá para ser diferente.
    Os recursos que estão na reserva especial não são suficientes para implantar todas as propostas, foi por isso que só coloquei as 5 primeiras, pois as demais não haveria recursos para tal... Ou não vamos respeitar o processo de votação...

    ResponderExcluir
  41. Jorge,
    Se eu não sei quais propostas serão acordadas, se ainda não sei qual será o acordo a ser firmado, como saberei quando será implementado e creditado...
    Com certeza não virá na folha de outubro, isso eu posso te afirmar com quase certeza, em função do trâmite burocrático que o acordo terá que seguir antes de ser implementado.

    ResponderExcluir
  42. Celso Bernardes,
    Agradeço o apoio. Confesso que às vezes dá um certo desânimo quando leio certos comentários, mas logo depois leio outros comentários de pessoas que realmente querem compartilhar, querem saber, querem participar e aí eu me animo novamente. Também não é necessário fechar o blog, simplesmente não publicar "certos" comentários, o que tenho tentado evitar por enquanto, pois também acredito que o debate tem que ser para acrescentar e não para disputas pessoais, políticas.

    ResponderExcluir
  43. Celson,
    Não. A proposta do aumento das pensões não tem nada a ver com a proposta 8, que é em função da recomposição do benefício, contando como contribuições para compor a reserva, as contribuições como aposentados. É claro que qualquer modificação no benefício do titular, a dependente tem direito à diferença.

    ResponderExcluir
  44. Jane,
    O aumento do limite do empréstimo simples é da alçada da diretoria e não do Conselho Fiscal. A diretoria se reúne todas as terças-feira.

    ResponderExcluir
  45. Cecilia,

    o Jorge se enganou...ele está indagando se vai se possível para a folha de outubro de 2009...

    ResponderExcluir
  46. Colega Cecília,
    Mais uma vez um evento, do qual participaria o Diretor de Seguridade da Previ, foi adiado. Desta vez foi a reunião aberta com os funcionários do BB, que estava marcada para dia 15 de setembro, às 15h, no salão auditório do Complexo São João do Banco do Brasil - Av. São João, 32 - 21 Centro. Sasseron abordaria os debates que estão sendo travados para a utilização do superávit da PREVI. A reunião, segundo consta do site do Sindban-SP, não pôde ser realizada por conta do fechamento do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que impediu o deslocamento do diretor para a capital paulista. Esperamos que sexta-feira, dia 19.09.2008, dando prosseguimento às discussões com o Banco sobre a utilização do superávit 2007, não haja novo adiamento em razão de os cálculos de responsabilidade da área do referido diretor ainda não estarem prontos.

    ResponderExcluir
  47. Caros Colegas,

    Saibamos respeitar o canal de comunicação que eh o BLOG DA CECILIA GARCEZ.
    Eh atraves deste espaço que tomamos conhecimento de informações importantes e nos mobilizamos em busca de nossas conquistas.
    Desde o inicio, sabiamos que seriam negociadas as propostas consideradas prioritarias, pelo Corpo de Associados, atraves de votação.
    Parabens ao Grupo de Trabalho que compilou em 10 propostas, as centenas de sugestões recebidas.
    Acredito que as propostas que não forem negociadas neste momento, serão apreciadas futuramente.
    Com união, serenidade e respeito alcançaremos a igualdade tão desejada.
    O momento agora e de união!!!
    Cecilia, voce tem todo o meu apoio!
    Abraços e boa sorte!!!
    Jane.

    ResponderExcluir
  48. Cecília,

    A respeito de sua resposta (transcrita abaixo), acho que não fui claro na minha colocação. O que sugeri é que cada colega saiba (utilizando sua senha junto a PREVI) que valores cada proposta acrescentará em seu benefício. NÃO estou querendo que divulguem benefícios de outros.
    "Cecília Garcez :: disse...
    Colega anônimo,
    É muito difícil que os valores sejam divulgados individualizados, pois tem toda uma questão de sigilo quando envolve renda de terceiros. Nós não temos esse direito, não é legal."

    Cecília, volto a perguntar se achas viável a apresentação de tais cálculos pela PREVI e se és favorável a divulgação dos mesmos, pois penso que só assim a distribuição do SUPERÁVIT beneficiaria a maioria dos participantes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  49. Prezada Cecília,

    Concordo que quando saímos no PDV-1995 a Previ efetuou o resgate das nossas contribuições conforme o estatuto vigente na época.
    Da mesma forma, os cálculos das aposentadorias devidas aos funcionários que se aposentaram pela Previ pré-67, pós-67, pré-97 e pós-97, também foram feitos com base nos estatutos vigentes nos respectivos períodos.
    Pelo que eu tenho acompanhado, a distribuição do Superávit visa corrigir as distorções provocadas pelos estatutos anteriores tentando equilibrar as diferenças provocadas por tais mudanças nos respectivos estatutos.
    Naturalmente que a proposta 9 não seria e nunca será a mais votada enquanto não pudermos participar do processo de decisões.
    Mas, se acrescentarmos aos votos de apoio dos nossos antigos colegas, o número de funcionários pdvistas (como voto), a proposta 9 alcançaria o primeiro lugar.
    Neste caso, podemos ser incluídos neste momento de acertos de contas.
    Agradeço a você por oferecer este espaço e permitir a exposição de opiniões.

    Kátia Sestrem

    ResponderExcluir
  50. Cara Cecilia,
    Caso o Acordo seja firmado dia 19/09, pelo tramite burocratico, o credito devera ocorrer em nov ou dez/08.
    E ate la?
    Amanha tem reunião de Diretoria. O SASSERON devera estar presente.Mostra para ele apenas alguns dos muitos comentarios,registrados em seu blog sobre essa novela do ES.
    Lembra a ele as promessas de campanha da Chapa 3.La se vão 3 meses e nada !!!!!
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  51. Colega Cecília Garcez.

    - Diz a máxima que, "quando se está vendo a luz no fim do túnel, é melhor certificar-se de que não é um trem na direção contrária".
    Pois bem,já que dentre muitos Aposentados e Pensionistas,muitos não gostan de ouvir a verdade ou fingem que gosta.
    Quando colocamos matéria de nosso interreses eles tripudian e acham que estamos fazendo jogo de sena.
    Eu não estou aqui para ser melhor ou pior que ninguém,mas sim para saber o que pensa e como age uma das nossas diretoras.
    Esta por sua vez,fazendo o papel que é cabido a instituição PREVI,nós frusta o tempo todo,mostrando que em primeiro lugar esta ela própria.
    Não abaixo a cabeça,porquê minhas convicções são firmes no interresse soberano de todos nós,seja aquele que recebe o mais baixo provento ou aquele que recebe o maior provento.
    Na verdade o que importa mesmo é vontade que cada um tem de ver um dia seus proventos cobrir suas despesas mensais.
    No tocante ao EMPRÉSTIMO SIMPLES,acredito ver distorções por parte de quem o conduz,mostrando que não liga a mínima para todos nós.
    Se hoje muitos estão pedindo o SOCORRO,é porque necessitam mesmo do socorro.
    Ninguém estando bem de saúde,procura atendimento médico.
    Muito obrigado Cecília,sei que em muitos momentos,os comentários frusta quem os lê,mas sem sombra de dúvidas todos espõe o seu eu,aquilo que acredita e quando muito se torna um desabafo.
    Mas por mais que estes tenha o intuito de machucar,mesmo assim ainda é o melhor remédio que temos no momento.
    Parabéns,mais uma vez e tenha a certeza que lembrarei de você sempre,mesmo se um dia estiver fora da previ,estarei lembrando de você porque foi a única que deu ouvidos a nós,sem distinção de classes.
    Valéria Sintese Feld BH MG

    ResponderExcluir
  52. Cecília,
    A respeito da proposta 9, quero lembrar que o argumento de que quem aderiu conhecia as regras pode valer para muitos ex-colegas, mas não vale para a totalidade. Tive amigos que me chamaram a atenção para o absurdo de aderir, mas acabaram aceitando por falta de opção. Muitos viram ali a oportunidade de iniciar uma nova vida, apostaram e perderam; outros, porém, não tiveram opção. Por isso, votei na proposta.
    Na verdade, fiquei orgulhoso com a votação da proposta 9 na pesquisa da ANABB. Numa situação em que costumam vingar interesses egoísticos, mais da metade dos votantes concordou total ou parcialmente com a proposta.
    .
    Abraço
    João Augusto

    ResponderExcluir
  53. Achei no site sindbancarios.org, aba notícias: reunião do Sasseron no dia 10/09 em Porto Alegre. Em resumo:

    -O superávit caiu para R$ 25 bi e,

    -custos de cada proposta: Sasseron destacou as principais propostas em negociação:

    - abono de um benefício para aposentados e pensionistas = R$ 430 milhões;

    - elevação do patamar das pensões para 80% = R$ 5,9 bilhões

    - reajuste de 8% com valor mínimo de R$ 500 (ativos e aposentados) = R$ 10,2 bilhões

    - suspensão das contribuições = R$ 700 milhões por ano

    - aumento do teto do benefício de 90% para 100% = R$ 1,2 bilhões

    ResponderExcluir
  54. Kátia, parabéns pelas colocações claras e coerentes.Não sou PDVista mas concordo plenamente que vocês devam ser chamados para discutir a questão da distribuição do superavit. Afinal, vocês, em algum momento, contribuíram para isso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  55. Prezada Cecília.
    Temos alguma novidade sobre os estudos de um novo Empréstimo Simples só que com menas parcelas.
    Quais as possibilidades?
    Grato FRANCIS MARIS CRUZ - NATAL RN

    ResponderExcluir
  56. Nossa companheira de luta Cecília.
    -No tocante a revisão do nosso Empréstimo simples,a Diretoria de Seguridade pode alegar fatores esternos,como a crise financeira,e deixar de efetuar ajustes no E.S alegando tais fatos.
    -Se ouver a revisão do E.S por exemplo pode haver no futuro fluxo de caixa para a Previ honrrar os nossos benefícios.
    -Quando há um clamor por parte dos assistidos como é o caso do E.S a diretoria de suguridade alega que esta efetuando calculos para a possível revisão do E.S,há uma cobrança sistemica por parte dos demais membros da diretoria ou não.
    -Quando se elebora uma ação desta natureza onde alguns são a favor e outros contra,não se deveria verificar se este implemento traria ganhos mais vantajosos para a nossa caixa de previdência,mesmo porque sabemos que captar dinheiro entre outras modalidades de empréstimo no mercado são mais onerosos aos nossos assistidos.
    Obrigada MATEUS GABRIEL -OLINDA

    ResponderExcluir
  57. Amiga Cecília Garcez.
    Já estamos no último trimestre do ano de 2008.
    Nota-se por parte da grande maioria dos assistidos da previ um descontentamento geral com a Diretoria de Seguridade.
    Ao meu ver a Previ teria que criar um mecanismo,agil em que o assistido tivesse pelo menos o direito de ser ouvido.
    Quando encaminhamos nossas perguntas atraves do fale conosco as respostas são sempre evasivas,frustando assim quem o escreve.
    Se temos um canal aberto,este canal deveria ser o elo de ligação,mas na prática não é isso que notamos.
    Na certeza que dias melhores virão,continuo esperando,uma resposta da nossa diretoria de seguridade,que eles não demoren para soltar o remédio caro,mais o remédio que estou esperando desde dezembro de 2007.Cinco mil reais,que foi o último aumento não pode nem ser chamado de aumento,foi uma esmolinha que a previ soltou para o fim do ano passado,quem sabe sai outra esmolinha este dezemnbro de novo.
    Obrigado Izaura Pereira Lemes Miranda MS

    ResponderExcluir
  58. Cecília
    Respondame:
    A Chapa 3 prometeu:
    Segurança + competência + benefício
    Certo:
    Então Amiga me responde:

    Cadê a COMPETÊNCIA,por que a segurança já demostro,não soltando o Empréstimo Simples.

    COMPETÊNCIA: Ta faltando pois não consegue terminar um estudo.
    + BENEFÍCIOS vira este ano ou ano que vem com o Superavit 2007.

    Então grande Diretoria de Seguridade vamos trabalha para mostrar porquê o Aposentados e os Pensionistas votaran nós senhores.

    Ainda quero ver o SASSERON como Presidente da PREVI.
    Aí sim meus Colegas não vamos ter problema de solvência é nunca + nunca mesmo?
    Um abraço a todos os frequentadores do blog da Cecília Garcez,esta sim Quebra a CORRENCIA.
    Ricardo Teixeira PALMAS TO

    ResponderExcluir
  59. João Augusto,
    Eu concordo plenamente contigo, apesar de não estar entre as prioridades do momento, a proposta 9 teve uma excelente votação para uma proposta que não pode contar com os eleitores que diretamente seriam beneficiados por ela. Também acredito que as discussões não se encerrarão com este superávit. A Previ tem uma excelente seleção de ativos que ainda nos darão muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  60. Gasampa,
    Os valores devem ser estes mesmos, pois é a área do Sasseron quem faz esses cálculos, o que está sendo calculados são as propostas que foram colocadas em votação pela Anabb.
    A questão sobre a queda do superávit é relativa, pois ainda terão alguns meses pela frente que pode reverter parte do resultado, bem como reavaliações de várias empresas, obrigatório por lei que seja anual.

    ResponderExcluir
  61. Francis,
    Infelizmente nada de novo por enquanto.

    ResponderExcluir
  62. Mateus,
    O empréstimo simples não tem nada a ver com a crise no mercado financeiro, pois ele é um investimento para a Previ e, pela legislação, tem que render no mínimo a taxa atuarial, o que é feito, e o risco é mínimo. Dessa forma, em um momento de crise na Bolsa de Valores é até salutar ter investimentos que garantem o atuarial, principalmente com um risco quase nulo, tendo em vista que o débito é consignado.

    ResponderExcluir
  63. Olá Cecília.

    Olá pessoal. A reunião está confirmada para o dia 19|09 de acordo com o website da ANABB.

    Agora devemos cessar todas essas discussões anteriores já massivamente debatidas e dirigir nos pensamentos positivos para que Deus abra os carações de todos aqueles(as) constantes da mesa de negociação e nos traga excelentes notícias e seja feito um acordo que comtemple a todos nós ainda que seja razoável ou nao retroativo.

    Mas que pelo menos beneficie a todos nos assistidos daquela caixa.

    Na verdade quer queira ou não estamos nos mesmo barco e temos que aproveitar essa hora e a disponibilidade financeira da previ a fim de sanar nossos problemas financeiros.

    Torço por toda essa brilhante equipe Cecília. E tenho certeza que a justiça será feita.

    Sinto que boas propostas virão e assim podemos ter um natal mais feliz.

    Desejamos muita força Cecília para você e todo GT da ANABB

    E que Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  64. Cecilia, então, diante de todas as explicações que você nos deu a respeito das vantagens do ES para a PREVI gostaríamos que você também nos explicasse o PORQUÊ da recusa da DIRETORIA DE SEGURIDADE de implementar essa medida. Afinal de contas eles estão trabalhando contra a PREVI. Se o investimento é bom para a PREVI e bom para os associados (tendo em vista que só os que necessitam que utilizarão) me explique como se eu tivesse 2 anos de idade: porque a intransigência, porque o descaso e porque a implicancia em não atender nossa solicitação? O SASSERON está brincando de DEUS e julgando o que é bom e ruim para nós? pelo amor de Deus esse homen está ocupando um cargo totalmente incompatível com o seu perfil. Ele deveria está na Diretoria que asutorizou o investimento em SAUÍPE.

    ResponderExcluir
  65. Colega Cecília
    Mais uma vez venho a este blog dizer:
    A LIBERDADE nasce com o indivíduo, atinge o consciente coletivo dos povos e produz fatos extraordinários. O sentimento de liberdade é o bem mais caro ao coração de um homem; e não há nada que o deprima tanto quanto a opressão da escravidão, o encarceramento da consciência e a privação da liberdade.
    É assim que podemos nós reportar a Nossa Diretoria de Suguridade.
    Falta de liberdade foi imposta por esta Diretoria à Aposentados e Pensionistas.
    O que resta a fazer é continuar escrevendo neste espaço cedido pela nossa amiga Cecília e contar com a colaboração da mesma no sentido de levar os anseios desta Gente tão simples e sincera.
    Um grande abraço a nossa amiga de hoje e espero de sempre Cecília Garcez.
    Eleuza Ferreira monteiro- Catalão GO.

    ResponderExcluir
  66. Cecília,
    A respeito da alteração nas pensões eu pergunto. Se um octagenário participante da previ se casar com uma jovem de 18 anos e em seguida vier a falecer, ela receberá a pensão vitaliciamente?
    Existe algum estudo na previ a respeito do impacto dessas ocorrências? Haveria como mudar o estatuto visando inibir este tipo de atitude?
    Pedro Cortês

    ResponderExcluir
  67. cara cecilia,

    em momento algum pretendi ofender e/ou agredir você ou qualquer outro usuário do blog. desculpe se assim lhe pareceu. é claro que reconheço o valoroso serviço de esclarecimento que vc presta a todos nós.
    meu questionamento é baseado nas afirmações do sr. valmir camilo e no que vc postou no blog. repito as perguntas: pra que apurar nível de aceitação se o GT já definiu as propostas que serão levadas à mesa de negociação? você diz que "a votação foi democrática... com exceção dos pedevistas que não puderam votar na proposta que os beneficiava..." e que "outros superávits virão..."
    você quer dizer que estamos alijados deste processo que vai alimentar os outros participantes com a nossa parte do bolo??????
    abs

    ResponderExcluir
  68. Cecília,
    então pelo andar da carruagem, para satisfazer a grande maioria dos associados, só vai restar a Previ aumentar o limite do ES, pq superavit não vai sobrar nada.


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  69. Cara Cecilia,

    Francamente não entendo essa mesa de negociação.
    Para mim, segundo o histórico dos estatutos da PREVI o Banco é entidade patrocinadora e, como tal, é responsável pela fiscalização e eventual deficit que venha a ocorrer na PREVI. Para cumprir este papel ele detem o poder de nomear a diretoria.
    O SUPERAVIT é uma questão de uso de recursos que estão sobrando e, conforme diz o estatuto e a lei, deve ser utilizado para melhoria do Plano(não sei como se pode entender que devolver dinheiro ao Patrocinador vai melhorar o Plano, já que este é um Plano de Pagamento de Beneficios).
    Outra questão é quais são as partes interessadas no SUPERAVIT e qual é o seu papel.
    Os participantes, lógico, querem ver seus beneficios (quer quem já usufrua, quer quem ainda vai usufruir, melhorados).
    O Conselho Deliberativo e a Diretoria da PREVI, quer cumprir a lei e os estatutos, ou seja, distribuir o superavit de modo a haver uma melhoria do Plano.
    O BB, através de seus diretores na PREVI deve fiscazlizar para que tal aconteça.
    Repare que o papel do BB é indireto e, portanto, não deve participar diretamente da negociação.
    Já que as partes diretamente envolvida são Diretoria Previ x participantes, como uma mesa de negociação tem do lado dos participantes alguém que exerce cargo de diretor do outro lado.
    Outra questão é a representação dos participantes, ora, até aceito que possa ser feito por várias entidades, porém, essas entidades, tem que poder, no mínimo, representar em juízo os interesses dos participantes (coisa que a ANABB não pode - pelo menos que eu me lembre, quando a fundamos - sou um dos fundadores da ANABB - ela não poderia agir contra nenhuma entidade vinculada ao BB).
    Outro aspecto que me preocupa é a questão que vem sendo colocada, querendo levar a crer que os problemas conjunturais da bolsa tem a haver com a distribuição do SUPERAVIT. Não tem para os problemas atuais nós temos a reserva de contigencia e outras e, se por acaso, utilizando-se essa reserva de contingencia, houver indicação de um possível deficit (que é diferente de PERDAS) ai, sim, a PREVI, pode até propor uma ação que vise tal cobertura, mas não pode fazer o que estão fazendo, misturando os papéis e o tratamento de cada coisa, ou seja, SUPERAVIT não tem nada haver com as atuais PERDAS, e, se houver um cenário de possível DEFICIT, por causa das PERDAS, esse cenário tem que ser colocado, bem como justificado em sua estrutura de longo prazo, já que a PREVI é um investidor de longo prazo e não pode se abalar por variações na BOLSA, para ela se abalar, tem que as empresas, em que ela investiu estarem deficitarias ou com perspectivas de tal. Empresas sólidas não se abalam facilmente por causa da turbulencia da Bolsa, elas se abalam se houver mudança estrutural no consumo de suas produções, o que não está ocorrendo no momento.
    Como eu sei que no final ficaremos só com o pedaço do queijo que nos quiserem dar, agradeço se voce lutar para que esse pedaço seja o maior possível.
    Desculpe o desabafo.
    Não se esqueça de lutar também pelos que sairam nos PDV´s.
    E se a diretoria libera logo o ES.

    ResponderExcluir
  70. Colega Cecília,
    No mesmo momento em que todo o corpo social está "mendigando" um realinhamento prometido, possível, mais do que necessário e justo do ES, estamos presenciando também os nossos sagrados recursos, fruto de contribuições oriundas de uma vida inteira de trabalho, escoarem pelo ralo (venda do complexo Costa do Sauípe, depois de seis anos de prejuízo) sem que ninguém, pelo menos até o momento, esteja sendo responsabilizado por isso.
    E.T. - desde a construção da Costa do Sauípe, em 1997, a Previ já injetou cerca de um bilhão de reais no resort, que nunca chegou a dar lucro. Estima-se que o valor de mercado do empreendimento seja inferior a 200 milhões de reais (por Samantha Lima, Portal Exame).

    ResponderExcluir
  71. Cara Cecilia,
    O abono de um beneficio não consta das 10 propostas prioritarias.
    O reajuste votado foi de 10%, com patamar minimo de R$500,00.
    Não e estranho que o SASSERON divulgue valores que não dizem respeito ao que vai ser negociado?
    Eu queria entender a motivação dessa palestra que não eh a sintese do que esta sendo pleiteado.
    Realmente, eh lamentavel, que nesse momento ainda esbarremos na falta de objetividade e determinação.
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  72. Cara Cecilia,

    Gostaria de saber se a nossa novela favorita, EMPRESTIMO SIMPLES, constou da pauta da Reunião de Diretoria de ontem.
    Caso sua resposta seja negativa, queria que nos informasse a quem devemos recorrer para solucionarmos esse impasse.
    Em campanha, a Chapa 3, (SASSERON), nos prometeu a atualização dos limites. Lah se vão 3 meses e nada !!!!!!!
    Se existem os recursos, não da para entender!!!!!!!!
    TORTURA NUNCA MAIS !!!!!!!!!

    Aguardo sua resposta.
    Abraços,
    Jane.

    ResponderExcluir
  73. Colega Cecília,
    Para conhecimento de todos comunico que foi postado com data de hoje, 17.09.2008, no blog Unidade-BB (www.unidadebb.com.br), artigo de responsabilidade dos diretores de Seguridade e Administração da nossa Previ, dirigido aos colegas do BB, sob o título "Superávit Previ: Segurança e mais Benefícios". Após fazer o cadastramento no site, o interessado poderá emitir o seu comentário sobre a matéria.

    ResponderExcluir
  74. Cara Cecilia,
    Apesar das reiteradas reivindicações, nada da revisão do ES. Aliás, única opção de desafogo que vislumbro a curto prazo. Este silêncio ensurdecedor de todos nos deixa muito desanimados.
    Carlos Quintela

    ResponderExcluir
  75. Cecília,
    Acabo de ler matéria no site da CONTRAF que diz: "Diretores eleitos da PREVI falam sobre o superávit e a queda na bolsa". Estranhamente, o Sasseron e o Francisco Alexandre aparecem num momento não indicado, fazendo considerações sobre a bolsa de valores, e colocando propostas pessoais não legitimadas para distribuir o superávit da PREVI. Fazer considerações públicas sobre o movimento da bolsa num momento 'sensível' e numa área que não lhes diz respeito é, no mínimo irresponsável!!! Por outro lado, colocar propostas pessoais não legitimadas pelos participantes e assistidos é querer desqualificar todo o trabalho que foi feito, com o apoio de todas as Associações dos Funcionários. Se estes dois senhores se esconderam e se omitiram até agora, seria muito bom que eles continuassem calados pra sempre (o Sr. SASSERON até hoje não se dignou a resolver o problema do Empréstimo Simples, muito cobrado através deste blog; e o Sr. Francisco ninguém sabe o que faz até hoje).
    Desconheço que tenha constado da pesquisa proposta de reajuste de 8%com mínimo de 500!!!!
    Que seja dito àqueles omissos que todo mundo quer "negociar melhorias concretas e palpáveis, incorporando novos benefícios de maneira responsável e gradativa". Esta premissa não é privilégio deles!!
    Que estes senhores continuem calados e que não tumultuem um processo, cujas propostas foram legitimadas por uma iniciativa aberta e democrática!!!

    ResponderExcluir
  76. PESSOAL,E SO LER AS NOTICIAS NO SITE DA CONTRAF,ESTA LA TUDO EXPLICADINHO.....AGORA EU PERGUNTO:
    ACREDITAR EM QUEM??????
    E AI CECILIA?????

    ResponderExcluir
  77. CECILIA, POR QUE NAO E A PREVI QUE NOS DA A NOTICIA QUE ESTA NO SITE
    DA CONTRAF?E MUITA PALHAÇADA!!!!!

    ResponderExcluir
  78. Cecília,
    Apenas por curiosidade, fazendo um comparativo entre as escolhas simuladas no seu blog e a última parcial divulgada pela ANABB, observa-se que a proposta nº 2 não ficaria entre as cinco mais votadas. Ela seria substituída pela nº 6, que saltaria de sexta para a terceira com mais indicações. É interessante também que a proposta 8, com uma diferença expressiva de intenções de voto, trocaria de posição com a 10 e ocuparia a 2ª colocação.

    Como o tema PDV é motivo de muitas participações no blog, às vezes até desencadeando comentários perversos, outras vezes ofensivos, com a sua permissão, gostaria de indicar para os colegas que ainda não leram, mesmo àqueles que como eu permaneceram no BB, o livro “Metáforas do Brasil – Demissões Voluntárias, Crise e Ruptura no Banco do Brasil”, editora Annablume. Trata-se da tese de doutorado da antropóloga Lea Carvalho Rodrigues. Um estudo rigoroso, escrito com primazia e de fácil leitura, a obra traz uma profunda análise sobre o PDV, as medidas implementadas e o modelo econômico e político do Brasil daquela época. - "Para os interessados em conhecer mais a história do Banco, o estudo sobre o período proposto é apresentado em detalhes neste livro", afirma a autora.

    E que amanhã, dia 19, Deus ilumine a cabeça de nossos representantes.

    Cordialmente,
    Oscar A. Feldmann
    Blumenau SC

    ResponderExcluir
  79. O que houve Cecilia?Cortaram o seu blog?Estao incomodados com as opinioes do pessoal ou voce desistiu?Espero que nao.Logo agora,as vesperas da reuniao(ou sera repone),logo agora com a noticia da Contraf....Aguardamos o seu retorno.
    Abraços

    ResponderExcluir
  80. O SASSERON e o FRANCISCO ALEXANDRE resolveram aparecer num momento inadequado!!!! Estão defendendo uma proposta (8% de aumento com o limite de R$ 500,00) que não tem legitimidade porque não constou da pesquisa.
    Alguém precisa dizer pra eles que os participantes e assistidos já escolheram as propostas mais representativas e as prioritárias através de um processo democrático, e que serão aquelas que serão colocadas na mesa de negociação.
    A vaidade deles parece ser maior que a sua incompetência!!!!! Que eles continuem calados como sempre estiveram!!!!!!

    ResponderExcluir
  81. Pedro,
    EStá correto seu comentário. Este é o grande desafio dos atuários e das tábuas de mortalidade que também têm que prever a questão dos dependentes e pensionistas. Como cada vez mais as pessoas estão vivendo mais e com saúde, não é nada anormal que alguns casem com pessoas mais jovens, tenham filhos e deixem pensionistas com idade jovem e, algumas vezes, crianças como dependentes, porém, até o momento, não há nenhuma estatística que nos sinalize uma urgência na mudança das regras. Algumas fundações cobram uma taxa para quando se inclui dependentes após a aposentadoria, porém não é o caso da Previ, por enquanto.

    ResponderExcluir
  82. Jane,
    Não houve nenhuma proposta de aumento do limite do ES esta semana. Na verdade este ano já houve uma atualização do valor, porém não da forma como os associados estão pleiteando.

    ResponderExcluir
  83. Colegas,
    Existem alguns comentários com perguntas difícieis de serem respondidas. Como amanhã haverá reunião para negociar a utilização do superávit, é bom aguardarmos para ver o que acontecerá.

    ResponderExcluir
  84. Cecília,

    Um passarinho passou por aqui e cochichou no meu ouvido que a Previ só vai soltar, em novembro ou dezembro, o aumento do limite do Empréstimo Simples e que o teto máximo será de apenas R$ 45.000,00, com uma pequena extensão do prazo para pagamento. Estou quente ou o bichinho me enganou?

    ResponderExcluir
  85. Cara Cecília,

    Aos colegas desavisados, informo-lhes que a votação efetuada pela ANABB é de responsabilidade da ANABB.

    Assim, as propostas ali votadas NÃO são Oficiais.

    As propostas votadas como prioritárias NÃO são as melhores para que se corrijam as injustiças históricas contra a maioria do beneficiarios.

    A observação é dura, porém tem que ser dita. A grande maioria recebe benefício pequeno, historicamente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  86. CECILIA,
    DESCULPE SE EU ESTIVER ERRADA, MAS ACHO QUE A ESMOLINHA QUE ELEVARAM NO EMPRESTIMO SIMPLES ( 5 MIL) FOI NO FINAL DE 2007 E NÃO ESSE ANO, NÓS JÁ ESTAMOS NO MES DE SETEMBRO - PRATICAMENTE FINAL DE 2008 E NADA DE CORREÇÃO DO ES.ACHO QUE JÁ MERECEMOS ALGUMA COISA NÃO? SEM CONTAR QUE ATÉ O PESSOAL DA ATIVA DO bb JÁ TEM UM LIMITE DE MAIS DE 60 MIL. ME PERDOE,MAS AS DESCULPAS JÁ NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. AGORA É FALAR A VERDADE E NÃO TENTAR JUSTIFICAR A DIRETORIA DE SEGURIDADE POIS ELES NÃO TÊM NEM UM POUCO DE RAZÃO, PELO FATO DE ESTAREM ADMINISTRANDO O FUNDO NÃO LHES DÁ O DIREITO DE NOS PERSEGUIR DA FORMA QUE ESTÃO FAZENDO.

    ResponderExcluir
  87. Colega Cecília.
    Os demais membros da diretoria e em especial o nosso Presidente Sr.SERGIO ROSA não cobra em suas reuniões,a respeito do andamento dos estudos que viabilizan ou não a implementação do teto e prazo do E.S.
    Se estamos atravesando momentos difícies em nossas aplicações em bolsa de valores,não seria a hora da diretoria cobrar uma postura a mais por parte do Nosso Diretor de Seguridade SASSERON.
    E se de fato o E.S.não esta na pauta das prioridades,não seria o momento proprício para a Previ esclarecer a todos nós Aposentados e Pensionistas,assim como a senhora mesma nós esclareceu com relação ao investimento feito no Resort Costa Do Sauípe.
    Obrigada ROSALINA DE SOUZA

    ResponderExcluir
  88. Colega Cecília
    Nas reuniões da Nossa Diretoria,não se manifesta nada a cerca dos milhares de email,a respeito do empréstimo simples,o SASSERON tem que explicar o real motivo pelo não realinhamento do nosso benefício.
    Quando ele avaliou e efetivou o renda certa ele não teve medo?
    Agora quando se trata de um ativo da Previ que traz lucro,dentro do que a lei determina ele não tem sensibilidade o suficiente para então vir a público e manifestar a sua real opinião a respeito desse assunto.
    Foi promessa da sua campanha CHAPA 3.
    -SEGURANÇA,COMPETÊNCIA E MAIS BENEFÍCIO vamos mostrar a competência,se não é viavel a Previ que se venha a público e fale a verdade,não vejo as nossas entidades cobrar seriamente a respeito do empréstimo simples.
    Muito obrigado Orlando Gil Paraná

    ResponderExcluir
  89. COLEGAS,AMIGOS,SENHORES E SENHORAS
    CECÍLIA GARCEZ,PEÇO A TODOS NÃO DESISTA DE LUTAR,A PREVI EM ALGUM MOMENTO IRÁ CEDER,NÃO SE PODE CONTRA A VONTADE DA GRANDE MAIORIA DOS MEBROS DESDE FUNDO DE PENSÃO,
    VAMOS CONTINUAR ENCHENDO A PREVI DE PERGUNTAS A RESPEITO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES,VAMOS NÓS FAZER OUVIR,VAMOS QUESTIONAR O PORQUÊ DA NÃO REVISÃO,EM UM ANO A NOSSA PREVI JÁ PERDEU 12 BILHÕES INVESTIDO EM BOLSAS DE VALORES,ENTÃO PORQUÊ NÃO REVISAR O NOSSO EMPRÉSTIMO QUE NÃO DEU UM CENTAVO DE PREJUÍZO,PORQUE QUE 1 BILHÕES QUE FOI INVESTIDO NO RESORT TAMBÉM NÃO VEIO PARA O EMPRÉSTIMO SIMPLES,PORQUE ANOS FICAMOS SEM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COM TANTO DINHEIRO NOSSO SENDO JOGADO FORA.
    ENTÃO SENHORES NOSSA LUTA NÃO SERA EM VÃO VAMOS TAMBÉM MANDAR EMAIL PARA AS NOSSAS ENTIDADES TERMINADAS BB,ELES NÓS DEVEM EXPLICAÇÕES TAMBÉM,POR FIM COBRAR DO NOSSO CONSELHO CONSULTIVO DO PLANO 1 ELES TAMBÉM NÓS DEVE ESPLICAÇÕES.
    A TODOS O MEU MUITO OBRIGADO ZÉ MARIA APARECIDA DE GOIANIA GO

    ResponderExcluir
  90. COLEGA CECÍLIA.
    Amanhã depois da reunião fala com o VALMIR E VOCÊS chamen o SASSERON e diga a ele da esperança de milhares de Aposentados e Pensionistas a respeito do Empréstimo Simples.
    Pede a ele sensibilidade,nesta questão de suma importância a todos nós.
    Muito obrigada Felicia Maria RS

    ResponderExcluir
  91. Cecilia,
    vou fazer uma metáfora , que não é, ou seja, vou mete o pau nesse dois, Sasseron e Alexandre, dois caras de pau. Normalmente a gente chama iso de sabonete, sabe, só sabe ficar escorrgando, fugindo da realidade, contando historinha pra boi dormir, e ainda tem gente que diz que tem que ler. Pessoal, vamos tratar de coisas mais sérias, precisamos é de um jeito de resolver os nosso problemas, se for sem a presença desses dois senhores, melhor, porque pela cartinha deles, o que demonstram, é que só querem dar uma ajeitada.
    Ninguem pagou um fundo de pensão, por 20,25 ou 30 anos, pra ter a sua situação ajeitada, precisamos de soluções claras, e duradouras.
    Tirar coelho da cartola como essa do 8% nessa hr , é de matar. alguem pediu isso, alguem aprovou ou defendeu essa idéia??? eu não autorizei eles a defender isso, por mim, eu quero mais, igual aos "poderosos do renda certa ".



    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  92. Cara Cecília
    Desejo a voce e a todos os componentes do GT um dia iluminado pelas forças do alto para que todas as decisões a serem tomadas sejam as melhores possíveis para todos os participantes do plano 1.
    Um forte abraço
    Paulo Renato

    ResponderExcluir
  93. Como falar de justiça e melhor forma de se utilizar o superávit, se temos vários grupos compondo o Plano 1. Somente um questinamento: porque os aposentados pós/97, mesmo que tenham contribuído corretamente, formaram a reserva matemática proporcional, são alijados no teto do benefício e no cálculos da correção dos benefícios Grato..

    ResponderExcluir
  94. FUNGINDO DO ASSUNTO.
    TIRAGEM DA REVISTA PREVI 08/2008:
    157.500 X CUSTO UNITÁRIO DE CADA UMA R$1,25 = R$196.875,00 x 12 MESES= R$2.362.500,00(DOIS MILHOES TREZENTOS E SESSENTA E DOIS MIL E QUINHENTOS REAIS), POR ANO.
    VAMOS RECEBER A REVISTA VIA SITE(WEB)??NÃO É GASTO DEMAIS POR REVISTAS????????????????
    VAMOS ACABAR COM ISTO????????????
    ISTO TAMBÉM É ONDE VAI NOSSO DINHEIRINHO!!!!!!!!!!!!
    _____________________________

    ResponderExcluir
  95. Cecília,
    Saiu o resultado da reunião com o BB. Pelo visto, o SASSERON e a CONTRAF estão atropelando todo mundo, já que as propostas negociadas são somente aquelas que eles definiram. As propostas mais representativas e escolhidas pelos associados foram pro lixo.
    Somos gratos pelo seu esforço e exemplo de democracia, Cecília. Ao SASSERON resta a nossa indignação.

    ResponderExcluir
  96. Um passarinho passou por aqui e cochichou no meu ouvido que a Previ só vai soltar, em novembro ou dezembro, o aumento do limite do Empréstimo Simples e que o teto máximo será de apenas R$ 45.000,00, com uma pequena extensão do prazo para pagamento. Estou quente ou o bichinho me enganou?
    CECÍLIA,VERDADE OU MENTIRA????
    GOSTARIA DA RESPOSTA

    ResponderExcluir
  97. Cecília,
    Na foto divulgada pela ANABB, da reunião de hoje (19.09.) não identifiquei a sua presença nem a do Valmir Camilo. Estaria havendo alguma discordância entre vocês negociadores?

    ResponderExcluir
  98. REPRODUÇÃO DO SITE DA PREVI EM 19/09/2008:
    Superávit: BB apresentará proposta em 2 de outubro

    Aconteceu nesta sexta, 19, na sede da PREVI, mais uma rodada de negociação para a utilização do superávit. Os participantes foram representados pela Comissão de Negociação, formada por diretores e conselheiros eleitos da PREVI e integrantes de sindicatos e associações dos funcionários da ativa e aposentados.

    Para subsidiar as negociações, o diretor de Seguridade da PREVI, José Ricardo Sasseron apresentou os cálculos envolvendo as propostas prioritárias definidas na última reunião: reajuste dos benefícios, com piso; aumento das pensões; e aumento do teto de contribuição.

    No encontro, foi discutido o impacto da crise econômica mundial nos valores dos ativos da PREVI. Face ao período de turbulência atual e a incerteza sobre os rumos da crise, as partes concordaram que devem ser cautelosas na negociação.

    O Banco do Brasil ficou de analisar melhor os números apurados e apresentar proposta na próxima reunião, agendada para 2 de outubro, em Brasília.

    CECÍLIA, MAIS UMA VEZ, VENHO ATÉ VOCÊ.SEM QUERER SER GROSSEIRO OU MAL HUMORADO OU MAL EDUCADO; MAS A PREVI PUBLICOU ACIMA AS PRIORIDADES DAS PROPOSTAS QUE VOCÊ COMO DIRETORA DISSE NÃO HAVER.MAS OS INDÍCIOS NÃO SÃO O QUE PARECEM. DESCULPE-ME.NA VERDADE VOCÊ NÃO SABE, OU VOCÊ TEM O BLOG PARA ACALMAR OS ÂNIMOS OU PARA UM CONTO DE FADAS?
    SEMPRE, SEMPRE LHE DEFENDI, APESAR DE NÃO TER PROCURAÇÃO. QUANDO LHE DISSE DAS PRIORIDADES, VOCÊ DISSE ARDOROSAMENTE QUE NÃO EXISTIAM. E AGORA? SERÁ QUE A DIRETORIA LHE VÊ COMO DIRETORA OU VOCÊ É FIGURAÇÃO? DEMITIRAM O PRESIDENTE DO MEU TIME, ATLÉTICO, POR SER FIGURAÇÃO. VOCÊ É? COM CERTEZA NÃO. EXPLIQUE-SE, POR FAVOR, PARA OS DEVIDOS CRÉDITOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  99. BOLSA DE VALORES!!!!!!!!!!!!!!!
    A PREVI PERDEU 15 BILHÕES????
    EXATAMENTE QUANDO DA NEGOCIAÇÃO DO SUPERAVIT?????????? QUE COISA ESTRANHA????? EXPLIQUE-NOS. POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  100. l5 BILHÕESSSSSSS DE PREJUÍZO? NÃO SERÁ SUBERFÚGIO PARA O PATROCINADOR PEGAR ESTE DINHEIRO À FRENTE???? TIPO, UMA RESERVA???
    ENGRAÇADO, PREJUÍZO NA HORA DE DISTRIBUIR??? SINCERAMENTE NÃO ACREDITO. VÁ ENGANAR BOBO, LÁ NAQUELE LUGAR. COMO SEMPRE DIZ MINHA MULHER: RIO CORRE É PARA OS RICOS. E PIOR, A GENTE FICA RINDO E COM CARA DE TACHO DE COBRE, MANCHADO, SUJO E ACHANDO BÃO PORQUE VAI FAZER DOCE.
    Ô MOÇADA!!! VAMOS REAGIR. VAMOS FUNDAR ALGO CONSISTENTE, PORQUE SE NÃO ESTAREMOS NO IMBÉ!!!!

    ResponderExcluir
  101. CECÍLIA, SERÁ QUE A SUA POSIÇÃO, NO BLOG, NÃO É A POSICÃO QUE BANCO, PREVI E GOVERNO QUEREM?
    CONTO DE FADAS!!!! DEPOIS QUE INSISTENTEMENTE VEJO ANUNCIADO AOS QUATRO CANTOS, AS PROPOSTAS PRINCIPAIS E VOCÊ TER AFIRMADO QUE ELAS NÃO EXISTIAM!!!!!!!!!!!!!!!
    DESCULPE-ME A FRANQUEZA. MAS O QUE POSSO PENSAR????????????????
    O QUE PODEMOS PENSAR??????????????

    ResponderExcluir
  102. Cecília,
    Este SASSERON é mesmo incompetente!!! Depois de provocar o adiamento da reunião da negociação, ainda chegou no dia 19.09, sem os cálculos completos!!!! Veja o que foi divulgado no site da AAFBB: O CÁLCULO DA PROPOSTA 8 NÃO FOI FEITO PORQUE DÁ MUITO TRABALHO!!!! Isto é argumento!!!!???? Talvez seja necessário contratar um profissional pra fazer isto!!!

    ResponderExcluir
  103. Cara Cecilia,
    Dessa vez vc foi a unica que não teceu considerações sobre a reunião. Ja sabemos que somente em 02/10 havera uma nova rodada.
    Se eh para o nosso bem, que seja prorrogada.
    Não seria a hora de liberar o ES pois segundo os ""passarinhos"" os calculos ja estão finalizados e pelo que estamos vendo, essa negociação vai ser bem demorada.
    Sei que vc e a favor dessa liberação. Por favor, na reunião de terça-feira, transmita aos nossos outros diretores esse nosso anseio com relação ao emprestimo.
    Não liga essa forma de falar com vc pois parece que estou te ""mandando"" fazer uma coisa. Longe de mim, Cecilia, te respeito muito e agradeço esse espaço democratico onde podemos nos posicionar a respeito de nossas lutas e conquistas.
    Seremos vitoriosos!!!!
    Abraços e que Deus a ilumine sempre!!!
    Jane.

    ResponderExcluir
  104. Um passarinho passou por aqui e cochichou no meu ouvido que a Previ só vai soltar, em novembro ou dezembro, o aumento do limite do Empréstimo Simples e que o teto máximo será de apenas R$ 45.000,00, com uma pequena extensão do prazo para pagamento. Estou quente ou o bichinho me enganou?
    CECÍLIA,VERDADE OU MENTIRA????
    GOSTARIA DA RESPOSTA
    CECÍLIA, REITERO A PERGUNTA.
    GOSTARIA DO RETORNO.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  105. Celso,
    Continuo afirmando que não foram fechadas quais propostas serão defendidas para utilização do superávit. O que a Previ fez foi divulgar as propostas que tinham sido entregues em fevereiro ao Banco, porém sem a legitimidade das demais entidades representativas, como as Associações de Aposentados e Anabb.
    Existem algumas coisas que não precisam ser ditas, para bom entender um pingo é letra, não é mesmo?
    Podem ter certeza que não há nada fechado. Assim que houver definição das propostas que serão defendidas, eu divulgarei com a minha opinião pessoal.
    O que eu falo não é um conto de fadas, é a pura realidade e algumas coisas estão nas entrelinhas e vocês têm que ter o discernimento para analisar e tirar suas próprias conclusões. O que gostaria de deixar claro é que jamais colocaria algo no blog que não fosse verdade e quero deixar bem claro que não acredito mais em papai noel.
    Finalmente, continuo afirmando que não existem ainda fechadas quais serão as propostas prioritárias. O que se tem como ponto de partida é que serão propostas que beneficiem TODOS os associados. Neste ponto há consenso entre todos os negociadores.

    ResponderExcluir
  106. Celso,
    Quando o Sergio deu a declaração sobre a perda de 15 bilhões, foi o retrato do dia que ele deu a entrevista, podendo não ser o mesmo hoje ou amanhã. Tudo depende de como vai o mercado, às vezes cai, outros dias sobe. O problema atual é que o mercado está muito volátil e sem sinalizadores do tamanho da crise americana e seus reflexos nos demais países. Por enquanto, não há motivos para sinal vermelho e sim, sinal amarelho, de atenção e é hora de ficarmos atentos. Como eu falei anteriormente, este ano haverá reavaliação das empresas onde a Previ tem maior participação - Vale, CPFL e Neoenergia, que são avaliadas pelo valor econômico, e não pelo valor de suas ações no mercado. Dessa forma, são outras premissas que entram nesse cálculo e que não necessariamente refletem a crise americana, a não ser que as empresas tenham investimentos volumosos lá, o que não é o caso.

    ResponderExcluir
  107. Celson,
    O que eu sei é que a área de SEguridade estaria estudando uma forma de contemplar os colegas em relação a um aumento do limite do ES, porém não sei como seria. Você está melhor informado do que eu.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário