quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Superávit Previ

Tenho recebido inúmeros e-mails, alguns contentes pelos valores recebidos, outros revoltados, outros frustrados pela pequena quantia. Temos que lembrar que esses ajustes eram necessários, pois o Plano 1 tinha diversas situações que derrubavam muito o valor do benefício, como era o caso do teto de 75%. Da mesma forma, quem saia antes de completar os 30 anos de contribuição tinha seu benefício muito reduzido.

Após feitos os ajustes, o momento agora é de pensarmos em propostas que beneficiem todos os associados. Este será o nosso grande desafio para o início de 2008 e temos que ficar atentos para que as medidas sejam implantadas rapidamente e que não aconteçam os erros que vivenciamos, como foi o caso da negativa do Ministério e do Banco do Brasil para a aposentadoria antecipada às mulheres aos 45 anos, depois de tudo formalizado.

Mesmo que ainda não tenhamos os valores do resultado da Previ de 2007, posso afirmar que o ano de 2007 fechou com um superávit relevante, onde poderemos discutir várias medidas que beneficiem nossos associados. Assim que for divulgado, as negociações poderão começar.

17 comentários:

  1. José Ribamar, espero que a discussão seja rápida e a implantação também, porém não devemos ter muita esperança, considerando que o trâmite burocrático terá que acontecer de novo. O importante é só liberar as propostas que beneficiam o Banco depois de implementado tudo. Dessaf forma, com certeza, ele terá interesse em acelerar também.

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecilia,
    Perdoe-me por voltar ao assunto, mas ainda existe uma grande injustiça com aqueles que, como eu,continuaram a contribuir para previ mesmo depois de aposentados (no meu caso foram mais de dez anos)e outros que, se tudo continuar indo como está, sequer contribuirão por 30 anos. Acho que ainda falta corrigir algumas coisas.....

    ResponderExcluir
  3. Cecília,

    Não havia nenhuma injustiça para quem contribuia e contribui com base em 75% dos proventos gerais. Esses é que estão recebendo até R$ 70 mil por conta do superávit, mas é um número reduzido. Agora, a imensa maioria, que contribuía com base em 136% do VP+AN é que tá recebendo migalhas. A PREVI não foi transparente quando divulgou as propostas no plebiscito, quantificando as faixas, e nem agora, quando efetua o pagamento. Por que? Claro, tá beneficiando apenas pequenos grupos, mas, na hora de obter o voto, ano passado, divulgaram que 40 mil seriam beneficiados ... com centavos.

    Edivan Batista Carvalho
    edivanbatista@yahoo.com.br
    61-3326-1201

    ResponderExcluir
  4. gostaria imensamente de entender o calculo feito , pois há pessoas que se aposentaram quase ao mesmo tempo e receberam valores ou bem maiores ou bem menores, não há clareza, queremos transparencia ou que divulguem de forma clara os calculos efetuados, será que isto é tão difícil assim. Que a PREVI pelo menos nos atenda com clareza e objetividade.

    ResponderExcluir
  5. Maquiavel deve estar com ciumes.Este foi o golpe do seculo.O tal de ate 20%, deve ter sido so pra diretoria.Gostaria de saber quanto recebeu a pessoa que deu esta ideia?

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília
    Não. Não fomento a divisão entre pré-67, pós-67, pré-97,pós-98. No entanto, se o superávit da PREVI foi constituido com a contribuição de todos, todos deveriam ter algum quinhão nessa distribuição. Daí, entendo que não só os que contribuiram por mais de 30 anos sejam beneficiados, mas cada um de nós segundo sua contribuição. Divisão proporcional seria mais justa...
    isamusa@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,

    Não se iludam aqueles que pensam que vamos liberar propostas que beneficiam o banco seja antes ou depois das que nos interessam.
    Até porque o CODEL ja fez isso via manutenção da suspensão das contribuições. Então chega.
    O bb não será mais assistido da previ.
    Basta calcular, sem medo, o valor possivel para aumento percentual igual para todos.

    Marcio Siqueira Soares

    ResponderExcluir
  8. Sr.Marcio não estou entendendo sua colocação.Se falas em poupança acumulada como queres deixar o BB de fora na hora de repartir os lucros.Veja bem, não sou a favor de repartir com o BB.Ou o Sr acha que esta poupança que o Sr.possui foi construida só às suas custas.Vamos ser coerentes

    ResponderExcluir
  9. Cecília,
    A enquete é um ponto de partida. A utilização do superávit anterior gerou muito mais descontentamento que correções às distorções existentes. Em 2008, com transparência e boa vontade, será totalmente viável a diminuição do abismo dos benefícios concedidos antes e após 1997, incluo aí as pensões.

    Praticar-se a isonomia em relação a cargo, função e tempo é algo bastante razoável. Isso não significa estar-se questionando qualquer direito adquirido, apenas construir-se um quadro de beneficiários da PREVI com eqüidade de participação na divisão do bolo.

    Eu não sei o meu histórico dos 136% ou 75%(será que sempre fiquei nos 136%?), o que eu sei é que ao longo dos últimos 35 anos da minha vida, dei a minha parte de contribuição. Indo pro popular, ralei como todo mundo ralou. Corri atrás de resultados até em sonho, assim como muitos o fazem pelo país afora. Amanhã, 30/01, estarei reunido com um grupo de amigos também recém aposentados, onde absolutamente todos estão decepcionados com a situação. E quanto mais pessoas a gente contata, mais insatisfação se revela.

    Cecília, acredito que o caminho é um grande diálogo, repito, com transparência e boa vontade, e acredito também que todos interesses possam ser atendidos. Afinal de contas, estamos falando de PREVI e Banco do Brasil.

    Por oportuno, o tão falado “até 20%”, me contemplou com R$ 28,00.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Cordialmente,
    Oscar/

    ResponderExcluir
  10. Cecília,
    A enquete é um ponto de partida. A utilização do superávit anterior gerou muito mais descontentamento que correções às distorções existentes. Em 2008, com transparência e boa vontade, será totalmente viável a diminuição do abismo dos benefícios concedidos antes e após 1997, incluo aí as pensões.

    Praticar-se a isonomia em relação a cargo, função e tempo é algo bastante razoável. Isso não significa estar-se questionando qualquer direito adquirido, apenas construir-se um quadro de beneficiários da PREVI com eqüidade de participação na divisão do bolo.

    Eu não sei o meu histórico dos 136% ou 75%(será que sempre fiquei nos 136%?), o que eu sei é que ao longo dos últimos 35 anos da minha vida, dei a minha parte de contribuição. Indo pro popular, ralei como todo mundo ralou. Corri atrás de resultados até em sonho, assim como muitos o fazem pelo país afora. Amanhã, 30/01, estarei reunido com um grupo de amigos também recém aposentados, onde absolutamente todos estão decepcionados com a situação. E quanto mais pessoas a gente contata, mais insatisfação se revela.

    Cecília, acredito que o caminho é um grande diálogo, repito, com transparência e boa vontade, e acredito também que todos interesses possam ser atendidos. Afinal de contas, estamos falando de PREVI e Banco do Brasil.

    Por oportuno, o tão falado “até 20%”, me contemplou com R$ 28,00.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Cordialmente,
    Oscar/
    BLUMENAU SC

    ResponderExcluir
  11. Cecilia,

    Acho importante alertar os colegas que votaram a favor do uso do superávit PREVI, de que existem dois tetos de contribuição na PREVI. A grande maioria dos funcionários aposentados após 1997 contribuiram no teto de 136% do VP+AN e não foram contemplados com o BENEFÍCIO ESPECIAL na utilização do superávit. A minoria que foi beneficiada contribuia no teto de 75% da remuneração e são justamente os que recebiam salários mais altos na ativa. Penso que esta distorção deve ser corrigida da próxima vez. Ou seja aumentar o percentual do teto de 136% do VP+AN para corrigir a injustiça.

    ResponderExcluir
  12. COLEGAS! Vocês, que são a maioria injustiçada, que se aposentaram sob 136% e receberam quase nada. Vamos nos mobilizar. Houve colegas que passaram de 75% para 90%.Além disso receberam, alguns, somas que chegam a mais de R$ 300.000,00 de prêmio. Estes já tinham altos salários, comparados com a maioria. Gente, essa é maios injustiçada da história da PREVI.

    ResponderExcluir
  13. Cecilia,
    No ano de 2007 eu só ganhei a SUSPENSÃO de minhas 12 contribuições mensais à PREVI (eu e mais EU) pois o BB não paga mais minha cota patronal, POIS SOU aposentado externo, por força do maldito PDV de 1996 !.
    Tinha contribuido para com a PREVI por 23 ANOS ININTERRUPTOS (1973 ATÉ 1996) até que sái no PDV e em seguida me aposentei...
    De 1996 até hoje(2008) Continuei contribuido à PREVI com muito dinheiro, pois mensalmente haviam DUAS (2) consignações em meu espelho (Contribuição Pessoal e Contribuição Patronal).
    Tudo bem... Ocorre que já fazem MAIS DE 10 ANOS ou 120 meses que contribuo como aposentado à PREVI, somando-se com tempo na ATIVA, trabalhando pro BB ultrapassa 360 contribuições, (OU MAIS DE 30 ANOS
    Mereço uma "RENDA CERTA"???
    Ou só merecerão os guetos apaniguados que estão mamando uma grana preta na "RENDA CERTA, alguns perto de 800 milhões?? Que coisa né?
    A Diretoria atual da nossa PREVI não quer "resolver o problema de excesso no CAIXA", quer favorecer alguns guetos de apaniguados, que ganham mais de R$ 22 mil por mes e ainda querem mais...(Eu ganho 5 mil)...
    QUEREMOS JUSTIÇA IGUALDADE E DINHEIRO IGUAL PARA TODOS OS 123 MIL INTEGRANTES DO PLANO 1, senão
    teremos que ir ao FORUM...(de novo?)
    Abraços e comentem com seus pares.
    Paulo Beno Goellner
    Aposentado Externo (contra a vontade)
    Carazinho (RS);

    ResponderExcluir
  14. Triste noticia,nao saira nenhuma mudança no ES.Em agosto retornarao as pesquisas(ja feitas em 2008)sobre as propostas para distribuiçao do superavit(aquelas feitas pela falecida Anabb).Todos estaremos totalmente deseperados com a penuria que nos encontramos e aceitaremos qualquer proposta da parte do Banco.Espero que os colegas,sem excessao,nao façam a besteira de votar e aceitar as migalhas que vao nos oferecer.O BB/Previ estao contando com nosso DESESPERO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Cecilia,favor transportar o meu comentario(acima) para o primeiro assunto do mes de Junho,eu me enganei.

    ResponderExcluir
  16. Colega anônimo,
    Infelizmente, fica difícil para eu saber qual foi o comentário que você publicou, principalmente porque você não se identificou. Publique novamente no espaço correto, ok?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário