quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Reunião na AAFBB - Rio de Janeiro




Ontem, dia 16.01.08, participei do almoço mensal dos colegas aposentados na AAFBB, no Rio de Janeiro, a convite de seu Presidente, o Sr. Gilberto Santiago, que contou com a participação de um público representativo e muito participativo.

Houve vários questionamentos em relação às mudanças do plano 1, fruto do acordo firmado entre Previ e Banco do Brasil para utilização do superávit acumulado até 2006. A principal questão abordada foi a expectativa frustrada dos associdados em relação ao aumento do teto, que a maioria achava que estaria contemplada. A expectativa é que se teria um aumento de, aproximadamente, 20%. Não dá para comparar uma pessoa com a outra, pois existem vários fatores que interferem no cálculo, como o tempo de contribuição, se a pessoa é comissionada ou não e qual é a comissão, o tempo na comissão, valor do salário quando da ativa, principalmente nos 36 meses que antecederam o pedido de aposentadoria, ou no caso do pessoal que se aposentou antes de 98, nos últimos 12 meses. É muito difícil comparar com o colega do lado, pois a vida profissional dele, com certeza, foi diferente da sua. Outro ponto é que muitos caem na regra dos 136% incidentes sobre VP + anuênio (veja matéria divulgada no blog em 04.01.08).

Outro ponto muito questionado foi a renda certa, pois muitos entendem que os que se aposentaram com mais de 30 anos de contribuição, já tinham direito a um adicional de 9% ao ano, por exemplo. É lógico que muitos associados estavam muito satisfeitos em função de terem recebido valores relevantes de revisão. Infelizmente, é impossível agradar a todos, porém temos que buscar chegar perto e é o que temos que fazer nas próximas negociações.

O que me deixa um pouco triste é a divisão que está acontecendo no Plano 1, pré-67, pós-67, pré-98, pós-98, etc. Cada um defende o seu caso e esquece que o nosso plano é solidário e que todos nós fazemos parte do mesmo grupo - funcionários do Banco do Brasil - ativa e aposentados. Todos sofremos com os mesmos problemas, alguns mais, outros menos, mas na verdade, todos nós estamos no mesmo barco. Penso que deveríamos pensar mais coletivamente.

É muito importante participarmos com propostas, sugestões, idéias, críticas para que se consiga melhorar os benefícios para todos, sem discriminação de data de posse ou data de aposentadoria. Da mesma forma, é muito importante a prestação de contas por parte dos dirigentes (entre os quais me incluo) a fim de esclarecer questões polêmicas e pendentes e a tarefa de vocês é cobrar de nós, dirigentes eleitos e que estamos cumprindo mandato para representá-los.

Em janeiro estão sendo implementadas algumas medidas de revisão do plano, porém existirão outras, até porque o ano de 2007 também representou um excelente resultado para a Previ, engordando os valores da reserva especial.

29 comentários:

  1. O Maquiavel de plantão com certeza já deve estar bolando alguma maldade,tipo devolver contribuições,pois assim os maiores salarios seriam beneficiados,como também o Banco

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Cecília: deve haver uma forma de distribuir um benefício igual para todos.

    ResponderExcluir
  3. Cecilia,você poderia nos informar se algo impede que superavit seja dividido por numero de participantes ,e distribuido mensalmente, ou de uma vez?

    ResponderExcluir
  4. Cecilia,com relação ao superavit 2007 me parece que a AFABB-PR tem uma boa proposta.Gostaria de saber se você tem conhecimento de que a Previ anda perdendo ações sobre a cesta-alimentação?

    ResponderExcluir
  5. A única forma de evitar desconforto entre as diversas alas seria a concessão de, por exemplo, três salários mínimos de forma linear, para aposentados e pensionistas. Seria mais ou menos o que a ANABB está estudando. Mas, por favor, necessitamos usar de toda a força política que temos para agilizar este novo processo.
    sds. edison de bem.pelotas (RS)

    ResponderExcluir
  6. Antonio Pedro,
    Não é tão simples assim, qualquer medida de utilização do superávit tem que ter o "de acordo" do Banco do Brasil e da SPC. É bom lembrar que o Banco ainda tem o voto de minerva. O que a gente tem que fazer é negociar ao máximo para aprovar uma medida que atenda a todos os associados.
    José Ribamar,
    Não conheço a proposta da AFABB-PR. Seria muito bom que compartilhasse conosco a proposta. Em relação à ação da cesta-alimentação, até o momento só tomei conhecimento de pouquíssimas ações que ganharam em primeira instância, podendo ainda ser revertida a decisão.

    ResponderExcluir
  7. Cecilia,a proposta da AFABB-PR é que as pensionistas passem a receber 80% do que recebiam seus parceiros em vida.E que seja efetuado um bonus mensal de 1000,00 reais,para todos.Isto foi aplicado no fundo de pensão da Vale Do Rio Doce

    ResponderExcluir
  8. Eu acho a proposta muito interessante, mas tem a proposta de um percentual fixo (por exemplo, 10%) de reajuste com um mínimo de R$ 500,00. Também acho bem interessante. O aumento das pensões é prioridade, tendo em vista que na negociação passada ficou fora.

    ResponderExcluir
  9. Cecilia,pelo que tenho visto em outros fundos de pensão,os abonos têm sido lineares.Outro tipo de abono e vamos continuar sem fazer a distribuição de renda.A proposta da AFABB-PR é a mesma acatada pelo fundo da CIA Vale do Rio Doce de cujo Conselho de Administração faz parte o Presidente da Previ.Sr Sergio Rosa.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília,

    Permita-me apresentar-lhe o seguinte raciocínio, mesmo que seja rotulado de "matemática de padaria":

    1 - Foi provisionado, em 2006, na conta para Revisão do Plano de Benefícios, o valor aproximado de R$ 20 Bi. Desse valor, cerca de R$ 8 bi foram utilizados para as vantagens ora sob acerto. Sobraram na conta cerca de R$ 12 Bi.

    2 - O Superávit de 2007 deve, no mínimo, repor os R$ 8 Bi que estão sendo utilizados no presente momento para os acertos.

    3 - A folha de pagamento da PREVI é de cerca de R$ 5 Bi anuais.

    4 - Se calcularmos um reajuste para todos os beneficiários (aposentados e pensionistas) da ordem de 20%, isso impactará a folha de pagamento da PREVI em aproximadamente R$ 1 Bi ao ano.

    5 - Ora, se levarmos em conta que esses R$ 20 Bi provisionados rendem em torno de 10% ao ano em investi- mentos de renda fixa, esse incremento na folha de pagamento da PREVI estará garantido, em princípio, indefinidamente, mesmo se considerarmos uma taxa de inflação anual em torno de 5%.

    6 - Veja que os números expostos são bastante conservadores, pois podemos esperar um superávit bem maior do que o exposto acima, e também as aplicações financeiras da PREVI têm um retorno muito mais significativo do que o considerado neste raciocínio.

    8 - Apesar de entender bastante justo uma elevação nos percentuais de vencimento dos pensionistas, acredito que a prioridade é um reajuste que venha a melhorar todos os benefícios, indistintamente, o que os contemplará também.

    7 - À sua consideração e, por favor, corrija-me se eu estiver enganado.

    ResponderExcluir
  11. Sr Miltom,permita-me dizer que propostas melhores que a sua já temos.Veja bem 20% de R$15.000,00 são
    R$3.000,00 ,20% de R$ 500,00 são R$100,00 ,bela distribuição de renda.O topo da piramide continua o mesmo.Só beneficia os privilegiados

    ResponderExcluir
  12. Caro amigo Milton C. S. Filho, vejo que entende bem e seu raciocínio está corretamente perfeito.

    Abraço,

    Regis

    ResponderExcluir
  13. Concordo como Jose Ribamar.Mas faço uma observação,o Sr.Sergio Rosa,não só faz parte,como é o Presidente do Conselho de Administração da CVRD.Então o que foi aplicado na Valia acho que também pode ser aplicado na Previ.Ou lá o bolo pode ser dividido em partes iguais e na Previ não.

    ResponderExcluir
  14. Cecilia,Acho que abono não pode ser percentual,pois há os que recebem R$20.000,00 e os que recebem R$600,00,dai acho que devemos dividir em partes iguais não sei se R$ 1000,00 ou mais,pois me parece que superavit 2007 superou as expectativas

    ResponderExcluir
  15. Caro Sr. Adalberto Quadros,

    As diferenças de vencimentos entre os aposentados pela PREVI dependem de diversos fatores, mas o principal é a carreira que o funcionário do BB desenvolveu enquanto na ativa. A contribuição dos funcionários da ativa para a PREVI é proporcional ao seus vencimentos. Nada mais justo do que quem contribui mais, receba proporcionalmente mais, quem contribui menos, receba proporcionalmente menos. É a regra do jogo em um regime democrático.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal,

    Não houve na Valia nenhuma divisão de bolo em partes iguais.
    Aquele fundo distribuiu os superavits de 2006 e 2007 pela aplicação de percentuais de aumentos lineares de cerca de 11 e 12% respectivamente no período. Tudo muito simples, agil e justo.
    Que novidade é essa agora de se ignorar as reservas constituidas pelos participantes ao longo de décadas distribuindo valores fixos?
    Já não é suficiente o calculo do beneficio inicial ser feito com base nos 36 ultimos salarios de contribuição.
    Já não é suficiente a sobrevivencia da parcela previ?
    Querem criar mais uma injustiça?
    Tudo bem até que se fixe um valor minimo de distribuição - há recursos para isso - para melhorar os beneficios muito reduzidos, mas reverter toda a logica do processo é inaceitável.
    A sugestão de r$ 500,00 do Presidente da ANABB é eleitoreira, uma vez ele sabedor que esse valor é superior a 10% do valor do beneficio medio pago pela previ.
    Isso é trabalhar consequencias.
    Vamos às causas de tanta injustiça no Plano 1? É isso que interessa.
    E não podemos esquecer: não a qualquer proposta que permita mais uma vez a transferencia ilegal de recursos para o BB. Chega!
    Tenho proposta extremamente justa, cujo unico empecilho seja talvez a vontade política.
    Verificariamos no momento da aposentadoria de cada um o montante geral de suas reservas. Esses valores seriam trazidos ao momento presente pelos índices que, em cada fase da economia brasileira, melhor representassem a perda do valor monetario. O montante a distribuir seria então ponderado para cada assistido em função disso.
    Dessa forma, ficaria estabelecido claramente o valor da reserva especial para revisão do plano "pertencente" a cada um.
    Esse valor, trabalhado pela previ, é que geraria os creditos individuais mensais futuros.
    Eu topo.
    O que não podemos aceitar é mais uma forma de solidariedade perversa.

    Marcio Siqueira Soares

    ResponderExcluir
  17. Sr.Marcio ,fico triste ao ler seu comentário,talvez o sr. tenha sido um daqueles privilegiados que além de gerentes ainda marcavam horas extras para si, eu vi muito isto acontecer, enquanto os outros se matavam de fazer horas extras sem nada conseguir.É logico que o sr.se aposentou com um salário gordo e ainda quer mais,é claro que a popança acumulada pelo sr. deve ser fantástica.o que me deixa triste é que o sr. ainda quer mais e mais.Não seja assim faça a divisão igualitária.deixe ser egoista.O sr não acha que a distribuição do superavit da CVRD 2007 foi muito rapida eles nem sabem ainda qual foi o superavit 2007

    ResponderExcluir
  18. Marcio Soares,você fala em injustiça na distribuição de reservas,talvez você esqueça que muitos dos que possuem altas reservas as conquistaram com o sangue, suor e lágrimas dos outros.Cansei de fazer 2,3 ate mais horas extras por dia sem receber 1 minuto de hora extra e isto aconteceu anos a fio.Agora um olho gordo qualquer fala em injustiça .Acho que estais querendo passar por cima dos outros novamente.

    ResponderExcluir
  19. Colega de trabalho Marcio,favor verificar site da AFABB-PR.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega Marcio, você esta se contradizendo.Ao defender tão veementemente seu quinhão,você egoisticamente esquece que o BB contribuiu com muito mais que você, e pretendes deixa-lo de fora da festa.O que é isto dois pesos e duas medidas.Não digo que o BB deva receber,porém pelo seu discurso ele também deveria receber. Aconselho que leias o site da AFABB-PR, um de vocês dois esta mentindo quanto a distribuição do superavit da Valia.

    ResponderExcluir
  21. Edinho,gostei da tua proposta.Mas temos que ter cuidado,existem muitos Marcios Soares por ai.Gente que gosta de levar vantagem em tudo.Veja o site da AFABB-PR.

    ResponderExcluir
  22. Vi o site da AFABB-PR e lá li o contrário do que escreveu o colega Marcio.Pela última parte de seu comentário na minha ignorância entendi que êle deseja transformar nosso plano em um Previ Futuro.Desculpe-me se estou errado

    ResponderExcluir
  23. Colega "aquele que fazia horas extras mas não recebia":

    Pode ficar alegre. Não sou egoísta.
    Fui comissionado com 6 meses de banco e administrador da empresa por muitos anos. Assim, jamais poderia me atribuir horas-extras não cumpridas.
    Além disso,sou um sujeito correto. Ligue para a Ag. Av. Augusto Severo Rio RJ - última em que trabalhei - e pergunte aos funcionários mais antigos o que acham de mim e do meu modo de ser como gerente da agencia.
    Pessoalmente, tenho um filho adotivo e sustento a educação (toda) de dois afilhados que ficaram órfãos.
    Se isso não te bastar, coordeno e dedico horas e horas todos os dias em dois grupos do Yahoo. Um objetiva informar e discutir democraticamente para que nos posicionemos corretamente em processos eleitorais de nossas associações e outro auxiliar os colegas aposentados e da ativa a recuperar direitos trabalhistas, previdenciarios e de assistencia médica. Se chamam pela ordem VotaBB e UnidadeBB. Passe lá e conheça o trabalho que eu e muitos outros colegas fazemos.
    Quanto ao meu beneficio, ele é somente 5% superior ao beneficio medio pago pela Previ.
    Sou pós-1997, com parcela previ e sem aposentadoria ainda pelo inss.
    Vivo com dificuldades e não são poucas.
    Sou a favor do aumento para 80% do teto de beneficio das pensionistas e não sou pensionista.
    Sou a favor da devolução das contribuições a qualquer tempo feitas após a aposentadoria de todo colega e não tenho nada a receber por isso.
    Sou a favor da elevação do beneficio mínimo e estou fora dessa tambem.
    Não acho que muitos recebam benefícios elevados, acho que muitos mais é que recebem beneficios muito baixos.
    Mas minha proposta tem um cunho técnico e protetor do direito de todos sem exceção.
    Mesmo diante da colcha de retalhos em que foi transformado maliciosamente o Regulamento do Plano 1, é um perigo abrir mão do modelo estrutural de fixação e revisão de beneficios, por mais sensibilidade que tenhamos para com aqueles que menos recebem hoje.
    Voce é capaz de imaginar o que pode vir de proposta "aleatoria" depois disso?
    Daí ter dividido minha proposta em duas partes:a fixação de um valor minimo de distribuição, que poderia ser muito superior inclusive a proposta eleitoreira do presidente da anabb no valor de r$ 500,00 e que daí para a frente obedecessemos a um valor percentual para os demais.
    Mais uma vez ou não serei ou serei beneficiado por tal proposta em quantia irrisória.
    Não fico triste por voce me julgar.
    Fico isso sim preocupado com o seu perigoso nivel de desinformação.
    Se liga amigo. Você é muito importante para todos nós.
    Abraços
    Marcio Siqueira Soares

    ResponderExcluir
  24. Sr.Marcio,favor verificar site da AFABB-PR.Um de voces esta mentindo

    ResponderExcluir
  25. Cecilia, quem ficou fora foi a esmagadora maioria que contribuía sobre os 136% do VP + AN. Dizer que o colega foi beneficiado com R$ 15,00, R$ 30,00, R$ 75,00, com a alteração dos 75% para 90%, é uma verdadeira falta de respeito.

    Essa grande maioria ainda está aguardando uma posição.

    Colocar um mínimo de R$ 500,00 e mínimo de 10%, também é uma aberração, pois os benefícios da esmagadora maioria não não chega a R$ 3.000,00. Somente vai beneficiar os que já foram contemplados com o Superavit de 2006.

    Absurdo..Putz!!!

    ResponderExcluir
  26. Caro colega Marcio,não tive o intuito de duvidar de suas qualidades e virtudes.Parabéns por adotar uma criança e por auxiliar outras 2 com estudo.Quanto a horas extras digo-lhe que vi Gerentes de Agências dando a si, horas extras enquanto outros funcionários que que cumpriam o mesmo expediente nada recebiam.Não me pergunte como era possível isto acontecer mas que acontecia acontecia.Voltando ao superávit não achas que uma distribuiçao linear seria mais justa,pois como mesmo dizes muitos ganham pouco.No fim quem acabaria sendo benefiaciado novamente seriam os do superávit 2006?

    ResponderExcluir
  27. Caro Sr.Miltom C.S Filho, Talvez seja a regra do jogo num regime democrático, mas não nesta proporçao imoral.Enquanto uns receberiam R$3000,00 outros seriam beneficiados com R$100,00.Ninguém merece receber 30 vezes mais do que outro

    ResponderExcluir
  28. Cecília...

    A respeito da matéria de capa da edição nº 128 da Revista PREVI, solicito a gentileza de repetir no site ou neste seu 'blog' todo o texto publicado, acrescentando-se vários exemplos/simulações - principalmente no que se refere ao Benefício Especial de Renda Certa -, tendo em vista as inúmeras dúvidas e discussões que a distribuição do Superávit/2006 têm suscitado entre nós, aposentados e frequentadores das Associações.

    Antecipadamente grata,
    Lúcia Helena Uchôa

    ResponderExcluir
  29. colega "aquele que fazia horas extras sem nunca receber"

    Imagino que voce se refira ao seguinte trecho da carta enviada pela AFABB-PR a Presidencia da PREVI:

    "Várias têm sido as sugestões para que seja feita a distribuição de parte desse superávit. Nosso colega JOSÉ BERNARDO DE MEDEIROS NETO, digno conselheiro fiscal da VALIA, fundo de pensão da Cia. Vale do Rio Doce, elege uma alternativa que nos parece excelente, ou seja, conceder para as pensionistas um mínimo de 80% dos proventos pagos em vida ao titular, e um bônus mensal de R$ 1.000,00 (Um mil reais) para todos os aposentados e pensionistas participantes do Plano 1, enquanto o superávit existente permitir.

    Uma solução simples e factível, legalmente viável e justa, e que foi, como sabe V.Sa., implantada pelo fundo VALIA, cujo Conselho de Administração tem justamente Vossa Senhoria como presidente."

    Tudo bem. Mas vamos olhar no site da Valia o que fica registrado sobre o assunto?

    Lá está sobre a distribuição do superávit 2006 ocorrida em 2007:

    "Após três anos consecutivos de resultados positivos foi efetivada na folha de pagamento de fevereiro a destinação do superávit para os participantes do Plano de Benefício Definido (Plano BD). O ganho real de 11,59% relativo à distribuição do superávit, com pagamento retroativo a janeiro, atingiu mais de 17 mil participantes.
    Cerca de 4.500 benefícios tiveram seu valor elevado para o piso de R$ 500,00. Esta medida e a distribuição do superávit tiveram enorme repercussão na mídia, reforçando a posição da VALIA como entidade referência para o setor."

    Sobre o superávit 2007 para 2008:

    "A VALIA anunciou mais uma vez a distribuição do superávit para os participantes do Plano de Benefício Definido (Plano BD). O percentual aumentou de 11,59% para 25%, representando um aumento real médio de 12,39% no somatório atual das rendas mensais pagas pela Fundação aos participantes do Plano BD.

    Pelo que entendi, alem de garantir beneficio minimo de R$ 500,00 a seus assistidos em 2007, distribuiu tambem a Valia o superávit 2006 aumentando o valor dos beneficios em 11,59% e passou esse percentual para 25% em 2008, por conta do superávit 2007.
    Esses percentuais não se somam.

    Desde novembro-2007 que os assistidos da Valia receberam carta esclarecendo essa questão.

    Ninguém está mentindo, mas precisamos ler com atenção.

    Márcio Siqueira Soares

    ResponderExcluir

Poste seu comentário