quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Pensionistas

Dia 15.08, compareci ao almoço mensal que a AAFBB-RJ ofereceu aos seus associados, onde recebemos (eu e o Diretor de Seguridade da Previ, Sr. José Ricardo Sasseron) do Vice-Presidente Gilberto Santiago, abaixo-assinado com 1.171 assinaturas, 56 cartas e e-mails de todo o país de associados solicitando que a Previ utilize parte do superávit (reserva especial) para melhoria geral das pensões.
Este ato me agradou muito, pois no ano passado, quando estive na Associação de Aposentados de Porto Alegre, junto com o seu Presidente, Sr. Cláudio Lahorgue, nós discutimos exatamente a importância de se iniciar uma ação como essa e que as Associações de Aposentados de todo o país se unissem com esse objetivo.
Esse assunto é prioritário e interessa a todos os participantes e não somente as pensionistas. E não dá para imaginarmos que você receber 60% de benefício (quando não se tem mais dependentes - o que é a maioria dos casos) do esposo ou esposa após o falecimento, seja suficiente para arcar com as despesas da família.
Por isso é importante lutarmos pela melhoria dos benefícios, até porque eles impactam positivamente as pensões, mas não esquecermos que o aumento das pensões é fundamental.

2 comentários:

  1. Prezada Cecília,

    Estranho muito o fato de um dos argumentos da chapa vencedora para a PREVI ter defendido como plataforma para eleição exatamente o aumento para as pensionistas.

    Uma vez instalados no poder da PREVI, como de praxe, nada fizeram para cumprir a promessa de campanha. Afinal, quem cumpre promessas neste país ???

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecília?
    Pergunto: de quanto é a responsabilidade do Banco no reforço das Provisões Matemáticas referente ao grupo – pré 67 e quando vai cobri-la.
    Não importa desde quando vem sendo praticado o juro de 6 % a.a. Inflação e taxa Selic baixas exigem, pelo menos, a manutenção da taxa atuarial em 6% a.a. e não a redução, no caso, para 5,75 % a.a. A prova disso é que houve a necessidade de reforço nas Provisões Matemáticas. Os 6% a.a. foram acordados no contrato Previ/BB de 24.12.1997 e respectivo aditivo de 9.2.1998. Fazem parte das premissas atuariais referentes ao grupo pré 67. Alterações que impliquem aumento nas Provisões Matemáticas desse grupo são de responsabilidade exclusiva do Banco, conforme aqueles acordos. E é lógico que o parecer atuarial não aponta desequilíbrio devido à mencionada diminuição de juro, pois o reforço foi feito, mas totalmente com recursos do Plano de Benefícios 1. Mais uma vez a indagação: de quanto é a parcela de responsabilidade do BB e quando ele vai cobri-la? A falta de cobrança desse ônus implica na crença de mais um favorecimento financeiro ao Banco, dentre outros. O interessante é a presteza da Previ nessas dádivas. Temos muitos exemplos disso.
    (Isa Musa de Noronha)

    ResponderExcluir

Poste seu comentário