quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cenário inconstante

Caros Colegas,
Estamos vivendo um período de grande oscilação do mercado, principalmente no que se refere aos investimentos em renda variável, o que impacta diretamente o resultado da Previ. Esse impacto direto refere-se ao grande montante de recursos investidos em renda variável, o que traz  essa volatilidade e alto risco para o Plano 1. Tenho batido muito nessa tecla porque acho muito importante que discutamos essa situação. Um plano como o Plano 1, fechado e maduro, pois a maioria absoluta de seus participantes são aposentados, não deve ter uma alocação tão agressiva em renda variável. O ideal, segundo vários estudos feitos na Previ, seria uma alocação de, no máximo, 30%  renda variável. 
Um grande volume de recursos está investido em posições que não são líquidas, como por exemplo, a participação na empresa Vale, onde existe um acordo de acionistas que apresenta regras para a venda de ações. Outros ativos não têm liquidez na Bolsa de Valores e não se consegue vender no mercado a participação. É preciso, cada vez mais, que no Plano 1 haja uma política de "desinvestimento" e não de investimento, considerando o perfil do plano. É lógico que toda essa movimentação tem que ser feita com muito cuidado, pois um movimento muito agressivo feito pela Previ pode causar um reboliço no mercado, em função do volume negociado diariamente. Esse é o grande desafio para o Plano 1, levar segurança para que não haja problemas futuros com o pagamento de benefícios dos seus milhares de associados. 
Como podemos verificar, em função da indefinição de quem será o próximo Presidente e a rejeição grande do mercado em relação à continuidade do PT no Governo por entenderem que eles não conseguirão promover as mudanças necessárias para retomar o crescimento e restabelecer uma agenda positiva no Pais. O povo merece. As eleições estão chegando e caberá a cada um de nós escolhermos o que queremos para o futuro e, lembrando, que essa eleição também interfere diretamente na Previ, pois independente de quem seja o vencedor, mudanças ocorrerão e o impacto no nosso fundo será inevitável. Por isso, vamos refletir e escolher bem o que poderá ser melhor para o nosso povo.

24 comentários:

  1. Cara Cecília,

    Concordo com você, acho que o percentual de aplicação em renda variável deveria ser menor, uns 40%. Apenas acho que qualquer alienação somente deverá ser feita por valor igual ou superior ao contabilizado, para não sermos obrigados a realizar prejuízos.

    Por mim, preferiria que deixassem minha parte da reserva matemática como está, de forma alguma quero colocar dinheiro vivo na mão desta diretoria indicada pelo BB para aplicação, basta ver o prejuízo que o POSTALIS tomou, com aplicações em títulos da dívida argentina.

    ResponderExcluir

  2. Mais um vexame internacional de nossa presidenta. Seguindo a cartilha do PT, ela condenou o bombardeio dos Estados Unidos, França e Arábia Saudita contra os nefandos terroristas do califado islâmico, aqueles que estão massacrando a população civil e decapitando reféns indefesos.

    Falou que é necessário dialogar. Com isto, tacitamente, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer o califado de assassinos como um Estado legalmente constituído; acho que ela deveria mandar o ex-presidente Lula à Síria, para negociar com os cortadores de cabeça, quem sabe, com um pouco de sorte...

    Pena que nossa oposição é especialista em perder eleições, isto é um prato cheio para um bom marqueteiro. O Aécio Neves já tocou no assunto, mas de forma pouco contundente.

    Como o PT gosta de clips pouco éticos, como aquele em que um bando de banqueiros mafiosos trama como tirar a comida da mesa do povo, fosse eu marqueteiro da Marina ou do Aécio, faria o seguinte: colocaria, inicialmente, o refém de túnica amarela, ajoelhado antes de ser decapitado, em seguida colocaria a Dilma condenando o bombardeio destes insanos e sugerindo dialogar com eles, e finalizaria dizendo que esta é a política externa do governo petista.

    Sobre os 12 minutos nos quais ela transformou seu pronunciamento na Assembléia Geral da ONU em comício político, falarei em outra oportunidade.

    ResponderExcluir
  3. Cecília Garcez,

    Minha Diretora, belíssima explanação e era o meu grande questionamento do efeito sistêmico. A minha saída com meus conhecimentos seriam numa brincadeira que fiz em blog passado, que a PREVI possuíse fábricas de bananas, frutas onde no Nordeste nas uvas os estrangeiros vêm pegar milhares de toneladas.

    Nossos empregados seriam do Banco do Brasil, como na "aventura da criação" da PREVI.

    O produto já seria manufaturado.

    Os idosos e a flexibilização trabalhistas seriam com salários mínimos e uma repartição de PLR real.

    Cecília, tudo começa na microeconomia, acredite nestas pequenas sugestões, e aprimore-as com a macroeconomia e veja se há uma boa taxa de retorno.

    Valim.
    OBS: Belo texto.

    ResponderExcluir
  4. Cecília Garcez,


    Veja esta. Estou aloprando, mas Marina vencerá no primeiro turno. Nem estatística pode dizer isso. Como posso eu com minhas intuições "farjutas"... Oxalá.

    MARINA É A MAIS CITADA NAS REDES SOCIAIS, MAS NEM SEMPRE AS CITAÇÕES SÃO POSITIVAS


    Deu na Reuters

    O nome de Marina Silva (PSB) é o mais mencionado no Twitter entre todos os candidatos à Presidência da República, à frente inclusive da presidente Dilma Rousseff, que tenta a reeleição pelo PT. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela rede social e apontam ainda outro flagrante: Marina tem esse desempenho apesar de contar com apenas 1/3 do número da petista.

    Os números sobre o desempenho dos três principais presidenciáveis no Twitter mostram que Marina, com 968 mil seguidores, foi citada 351 mil vezes desde o início da campanha, em 6 de julho, até 21 de setembro. Com 89 mil seguidores, Aécio Neves (PSDB) somou 322 mil menções a seu nome no mesmo período, enquanto Dilma contabilizou 280 mil menções, apesar de possuir mais de 2,8 milhões de seguidores.

    “Isso não necessariamente significa que as pessoas apoiam Marina, elas podem estar criticando ela, podem estar falando qualquer tipo de coisa. O que isso mostra de fato é que as pessoas estão falando muito, estão motivadas em participar dessa campanha”, disse Adam Sharp, gerente sênior de Governo, Notícias e Inovação Social do Twitter, em entrevista à Reuters.

    Valim.

    ResponderExcluir
  5. Qualquer coisa, menos voltar aos tempos de Mailson e sua corja, não é?

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecilia, nos meus pequenos conhecimentos de Gestão de Empresas, concordo totalmente com a sua opinião, pois investir em Ações, é um alto risco, e principalmente uma Empresa como a Previ, que é um Plano Fechado e que tem a incumbência de pagar os aposentados e pensionistas, é muito TEMEROSO que se corra risco, e deveria pulverisar em outros investimentos, voce, e o competente quadro de colegas que cuidam dos destinos da Previ, sabem muito bem disso. Deve-se tomar cuidado com as aplicações de destino duvidoso, é o que penso. Tudo de bom para voce, e os colegas da chapa 3, e que seja pensado com muito cuidado. Aposentado de Cambé-PR.

    ResponderExcluir

  7. COMO PERDER UMA ELEIÇÃO

    Infelizmente, a presidenta Dilma voltou a ser a favorita na eleição presidencial, a oposição, como sempre, está fazendo uma força danada para perder.

    Está batendo na Marina Silva como Mike Tyson em seu auge, e Aécio Neves ainda ajuda, dando umas rasteiras. A candidata de oposição está acuada no corner, totalmente na defensiva, dizendo que está sendo perseguida e injustiçada. Se não contra-atacar com contundência, usando as mesmas armas da presidenta, estará perdida, vai terminar o primeiro turno em terceiro lugar, e um confronto PT x PSDB sabemos como termina, isto se houver segundo turno.
    Dilma subiu graças aos vídeos apelativos que apresentou na televisão, Aécio e Marina deveriam fazer o mesmo, assunto não falta, só a corrupção na Petrobras dá para fazer uma série inteira.

    Falar em corrupção não adianta nada, façam um vídeo com uma quadrilha saindo da Petrobrás com malas cheias de dinheiro, contratem um ator parecido com o ex-diretor Paulo Roberto Costa, agora com bigode de bandolero mexicano, distribuindo dinheiro vivo a políticos da base aliada, dinheiro na mesa o povão entende. Outro assunto que merece ser explorado é a condenação de Dilma aos bombardeios contra o califado islâmico e seus cortadores de cabeça; lambanças deste governo não faltam.

    Marina precisa, também, parar de se achar a única virgem no bordel político. Tratava Lula com todo respeito e deferência, e acabou levando uma facada pelas costas do poderoso chefão. Precisa, também, ser mais pragmática. No estado de São Paulo, onde o candidato a vice-governador na chapa de Geraldo Alckmin é do PSB , confeccionaram “santinhos” de Marina ao lado de Alckmin, ela se apressou em declarar “não tenho nada a ver com isto”. Sei que Alckmin tem os mesmos defeitos de todos os políticos profissionais, mas não é o pior ou o mais corrupto do país, além de que vai ser reeleito no primeiro turno, um entendimento com ele poderia trazer muitos votos para Marina.

    A coisa tá feia, vamos torcer para que, pelo menos, haja segundo turno, aí é outra eleição, mano a mano, cada concorrente com 10 minutos na televisão.

    PS
    Acabo de ver que a bolsa de valores está subindo mais de 2,6 %, Banco do Brasil, Petrobrás e Eletrobrás sobem em torno de 5%. Espero que seja em função da pesquisa Datafolha que sai hoje à noite.

    ResponderExcluir
  8. E aí numa "ação estratégica", visando o fechamento do ano fiscal, ao invés de usar da contabilidade criativa de 2012 (venda na baixa de ações da Petrobrás compradas na alta), o governo resolve usar o Fundo Soberano vendendo as ações do BB. Resultado: queda de 5% do valor das ações do banco na Bovespa. E com isto nossa PREVI sofre diretamente o impacto, pois tem 60% das aplicações em renda variável. Esvai-se o recurso do país e simultaneamente são quebrados os fundos das estatais. A propósito do Fundo Soberano cabe lembrar que o Brasil é o único país no mundo que utiliza esses recursos para aquisição de títulos públicos próprios. Os demais aplicam em grandes empresas e conglomerados localizados em outros países. Mas essa turma do PT é por demais "competente".

    Luiz Faraco - Florianópolis (SC)

    ResponderExcluir

  9. Como seu eleitor estou decepcionado. Quase que permanentemente muda, quando posta são abobrinhas que nada informas sobre assuntos que de fato nos interessam. HONRE SUAS PROMESSAS E NOS COLOQUE A PAR DO QUE VAI NA PREVI.

    ResponderExcluir

  10. Cecília,

    Os atuais parâmetros do ES são válidos até 29.10.2014.

    Presume-se que, até então, a Diretoria Executiva deverá se pronunciar sobre novos parâmetros.

    É a oportunidade para que uma nova revisão seja feita.

    180x144, é uma sugestão.

    O ano de 2014 foi difícil,com o fim do BET e volta das contribuições.

    O ES trouxe algum alento, embora em julho/14 as prestações suspensas foram pagas com a renovação então autorizada, pouco ou quase nada sobrando para que o participante acertasse suas contas.

    Fim de ano, véspera do Natal, contamos com a chapa 3 na busca de uma solução.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília, acho que, não dá para não reconhecer que a PREVI já obteve bons resultados em cima da BOVESPA. Mas acho, que não dá sopa pro azar. Agora, como sair, desta, deixo para os entendidos. Por se tratar de um mercado muito instável, onde no mesmo dia, oscila em até 3%, alguém deve ganhar com isso. Um espirro do Obama, uma mal-estar da Merkel, uma pesquisa presidencial brasileira e tudo é possivel da BOVESPA. Muito arriscado, ainda neste montante que a PREVI dispõe.

    ResponderExcluir
  12. Cecília Garcez,

    Se houve aumento da bolsa, a pesquisa de intenção de votos do sistema financeiro está indicando Marina como vencedora, mesmo que não saia nas pesquisas compradas. A guerra é cruel.

    Quanto as aplicações vocês estão aí para isto e acredito em vocês. Vou dar um pitaco: O dólar para mim é uma ótima aplicação, vocês que entendem é que sabem se o melhor é Swaap, aplicações em dólar no exterior, política de câmbio sei que deve estar nos planos...

    Deixa o Conselho discordar mais uma vez, não terão coragem. O negócio não deve estar mole para vocês pessoas honestas. Se liquidar, risco sistêmico cai tudo. Se ficar cai também. Seria o caso de amargar o menor prejuízo possível? Daí adquirir confiança e possuir mais tempo para análises ?

    O fato também é se existiriam compradores, estou errado ?

    Sem pessimismo, fé e coragem.

    Valim.

    ResponderExcluir
  13. Caro colega Paulo José,
    Eu também fico decepcionada quando vejo que há pessoas que não percebem que a gestão da Previ não é tão simples como pensam. Existem problemas reais e que podem colocar em risco o plano no futuro. Bastam algumas decisões equivocadas e, além de não termos melhorias de benefícios, podemos ter redução de benefício ou aumento de contribuições. Zelar pelo patrimônio da Previ e tomar as melhores decisões são muito importantes, vide o que está acontecendo com a Postalis e Petros, que entraram em várias aventuras e estão amargando deficits consecutivos e com grande perspectiva de aumento de contribuições. Não pense que estamos parados, muito pelo contrário, estamos trabalhando para entregarmos o melhor para os associados.

    ResponderExcluir
  14. Caros Fernando e Valim,
    É exatamente isso, o mercado é muito sensível a tudo que acontece e isso impacta diretamente a Previ, seja para o bem ou para o mal. Para conseguirmos reduzir a alocação em renda variável, é preciso que haja compradores e que o preço seja justo para ambas as partes, porém nem sempre é fácil, pois muitas vezes a interferência do governo, como foi o caso da Neoenergia,

    ResponderExcluir
  15. Prezada Diretora Cecília Garcez,

    As informações da Previ sobre o Empréstimo Simples, saiu na ultima revista que será entregue nas nossas residencias, mas a mascara já caiu.

    Primeira suspensão do ES.

    42.06%

    Segunda Suspensão do ES.

    52.91%

    Mais da metade dos contratos ativos estavam suspensos, o que demostra a situação dos atuais mutuários do ES.

    Elevação do TETO para acerto das suspensão:

    Ficou claro que a mudança do valor foi apenas para receber dos mutuários o que estava a descoberto, em relação aos 52.91% dos contratos, prova de que essa negociação foi uma enganação, com a responsabilidade dos eleitos da chapa 3.

    Não houve vantagem para os mutuários, mas sim acerto para continuar emprestando sem ter que adicionar novas garantias, já que segundo informação o FQM esta afetado diretamente,porque o limite no nosso plano de 15% dos recursos esta longe de bater o teto, mesmo que a outra parte do plano resolva contratar o ES ainda assim não atingirmos o teto dos 15%.

    Ficou claro e evidente que não se fala mais em revisão em 2014, e que mais uma vez a Previ compara o maior fundo em ativos com os outros fundos do mercado, e essas comparações não reflete a nossa realidade, nem mesmo os proventos pagos pela Previ e os demais fundos de pensão, são apenas manobras para não melhorar o produto e continuar faltando com a verdade.

    Infelizmente esta realidade parece continuar, pois o compartilhamento das informações mesmo tarde apareceu e claro que ninguém usa o ES como benefício previdenciário que rende uma das melhores carteiras que a Previ administra.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  16. Cecília Garcez,

    Cara Diretora,

    Jogo é jogo e no mercado o que podemos fazer ?

    Creio eu é estudarmos com probalidades que também não nos trazem certezas. O alicerce da casa não foram vocês que construíram.

    Tenho em mim e certeza de que milhares de associados possuem a confiança depositada na CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS.

    Acredito e lhes emano paz, paciência e serenidade. Faça o que tem que ser feito e deixe o restante com o Poderoso.

    Política e Religião se misturam segundo Leonardo Boff.
    Sempre achei, não precisava citá-lo, mas sabes...

    Vá adiante, acreditamos em vocês.
    Sei que a hora é de silêncio, mas o PT não ganha esta Eleição se Aécio não for egoísta e sim Estadista. Aí sim estará preparado para o futuro, caso continue como se comporta irá para o OSTRACISMO. Vide o seu, meu, nosso Estado (Minas Gerais), Fernando Pimentel na frente.

    Valim.

    ResponderExcluir
  17. Ilustre Dra. CECÍLIA:


    Será que a PREVI irá aumentar o ES, ao menos de R$ 145.000,00, para R$ 150.000,00, sem mexer mais em nenhum parâmetro, ou, nem isso?
    Quanto a parte política, com estes três candidatos que aí estão, cada vez afundaremos mais um pouco, rumo ao abismo ou ao fundo do poço. Acredito que nossa única salvação é fortalecermos à CHAPA 3, para que ela vença as próximas eleições da PREVI, quando então poderemos mudar alguma coisa.

    ResponderExcluir
  18. Cara colega Rosalina,
    Eu entendo perfeitamente a agonia dos colegas, porém não é nada fácil aprovar em um espaço tão curto de tempo alguma melhoria para os associados, ainda mais quando o cenário apresentado não seja tão bom. É bom lembrar que todas as propostas que interessam aos associados são apresentadas pela diretoria de Seguridade e que a proposta que foi apresentada na ocasião da revisão dos parametros do ES, só contemplava a suspensão da carência de 6 meses e o limite tinha apenas o reajuste do INPC do ano, ou seja, quase nada. O que foi conseguido foi fruto de muita negociação. Aprovamos a nova propota apresentada baseada no que foi discutido em termos do que era possível ter nossa aprovação e os números repassados pela Diretoria de Seguridade apontavam que a grande maioria dos associados teria margem consignável para renovar seus empréstimos.
    Pelo andar da carruagem, acho pouco provável que haja outra revisão em novembro, até porque o Carvalho e o Medeiros tentaram pautar o assunto e a resposta da área de seguridade foi que não tinha condições de viabilizar as propostas apresentadas.
    Nós que fomos eleitos recentemente não somos maioria e todos sabem muito bem disso. Precisamos sim, do apoio dos colegas para que nossas propostas sejam aceitas e aprovadas, o que não é nada fácil, tendo em vista que a área de seguridade está nas mãos do partido do governo, bem como os indicados pelo Banco. PRecisamos ter um pouco mais de paciência, pois de nada vai adiantar se vocês não compreenderem e não tiverem um pouco de paciência.
    POr isso, conto com a reflexão de vocês, principalmente a sua, para que, juntos, consigamos avançar nas propostas de campanha, pois, tenha certeza, que em nenhum momento as esquecemos.

    ResponderExcluir
  19. Caro colega Augusto,
    Sinceramente, acho pouco provável, pois os conselheiros eleitos - Carvalho e Medeiros - já tentaram apresentar várias propostas e não conseguiram que a Diretoria de Seguridade apresentasse um estudo sobre o assunto. Apenas apresenta suas justificativas para não atender o nosso pleito. Lembrando que todas os estudos e propostas que dizem respeito aos associados são formuladas pela Diretoria de Seguridade.

    ResponderExcluir
  20. Então, este ano de 2014 já finou-se e NADA de boas novidades para os associados do Plano 1 ?

    Restaram os malfeitos da suspensão do BET e a volta das contribuições, já que o ES está definido e fica como está. Foi apenas suspenso e corrigido, voltando seus pagamentos.

    É muito pouco (QUASE NADA!) para UM ANO de trabalho e negociações com estes PeTistas da nossa Diretoria de Seguridade.

    Já os da ativa no BB lutam e estão em greve para um aumento salarial de 12,5%. PLR de 3 salários + parcelas adicionais de R$ 6.247,00; e 14º salário.
    Pedem também mais Vales(cultura,alimentação com 13º) e auxílio-creche de 1 salário mínimo, gratificação de caixa de R$ 1.042,74, gratificação de Função de 70% do salário do cargo efetivo.
    Parabéns pela Luta !

    Nós, aposentados estamos aguardando Janeiro/15, para ganharmos o que o Regulamento diz e o BB permite. E SÓ....

    ResponderExcluir
  21. Diretora Cecília,


    Analisando a sua resposta ao colega Paulo José, em 28/9/14,às 13,46, pincei parte dela para tecer o meu comentário: frase: "Bastam algumas decisões equivocadas e, além de não termos melhorias de benefícios, podemos ter redução de benefício ou aumento de contribuições".

    Vejo que fala como se não fizesse parte da Diretoria, o que não é verdade, posto que mesmo votando contra eventual medida que prejudique os associados, você é co-responsável por ela, visto que é decisão da Diretoria Executiva, escalão que engloba a sua Diretoria Administrativa.

    A sua informação está equivocada quanto a redução de benefícios, uma vez que o artigo 21, § 2º, da LC 109/2001 veta qualquer tipo de redução de benefícios dos assistidos. O aumento das contribuições é outra conversa e esse a Diretoria pode autorizar.

    Como os eleitos não têm autonomia para conseguir melhorias, e isso é compreensível, mesmo porque inexiste Reserva Especial para isso e com a Bovespa virando pó em decorrência das ações da Petrobras e das pesquisas eleitorais favoráveis a Dilma, uma medida prática e que se impõe seria a diversificação equilibrada dos quase R$100 bilhões que estão em Rendas Variáveis.

    A época das vacas gordas nas Bolsas de Valores acabou há mais de 5 anos, sendo uma estultícia insistir nessa estratégia de aplicações financeiras falida.

    ResponderExcluir
  22. BRASIL, SIL, SIL

    O ladrão/dedo-duro ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, já saiu da cadeia e está em prisão domiciliar, em sua mansão no Rio de Janeiro. Se suas denúncias forem comprovadas e expuserem as entranhas podres de nosso sistema político, terá valido a pena. O que me intriga é o teor do tal acordo de delação premiada, o qual sempre pressupõe a total devolução dos valores desviados. Ele concordou em devolver 28 milhões de dólares que estão no exterior. Além disso, concordou em pagar 10 milhões de reais de multa e fiança. De onde vai sair este dinheiro? Ele deve ter falado: “dez milhõezinhos? acho que vou pagar agora, devo ter este troco na carteira”. O resto do dinheiro desviado, como fica?



    ResponderExcluir
  23. Colegas e Sra. Cecília,

    Leio, releio, volto aos temas e me deparo com uma triste e estarrecedora conclusão:

    VALE A PENA SER LADRÃO, CRIMINOSO, BANDIDO, CORRUPTO, SAFADO, MENTIROSO E MAIS...
    Digo isto, pelo fato de que todos aqueles que estão roubando esta nação, acabam endinheirados e com liberdade para gastar os BILHÕES que foram roubados, durante o governo que aí está.
    em todos os meios de comunicação está estampado o descarado roubo aos cofres públicos e sempre desmentido pelo governo, inclusive aqueles já condenados pelo STF.
    Se eu pudesse mudaria de País, assim ficaria livre dessa nojeira política e quiçá "legal".

    ResponderExcluir

  24. MAIS QUE NUNCA,É NÓIS CONTRA ELA

    Parece que, agora, a única chance que sobrou para derrotar o sindicalismo petista é que Aécio Neves vá para o segundo turno, na eleição presidencial do próximo domingo. É possível, pela pesquisa Datafolha, cuja coleta de dados se encerrou ontem, ele está apenas 3 pontos atrás de Marina Silva. Ela parece ter entrado em baixa irrecuperável, é uma pena, tinha começado tão bem, mas perdeu-se em suas indecisões e falta de firmeza na resposta à saraivada de ataques que sofreu, sendo que chegou a chorar quanto foi criticada pelo ex-presidente Lula. Além do mais, revelou-se saudosa do "antigo" PT, aquele que enganou a todos com seu discurso ético, ela ainda acha Lula um santo homem, o semi-deus da política.

    Em que pese a triste lembrança do governo FHC, acho que devemos votar em Aécio, um governo seu não poderia ser pior que o descalabro e roubalheira que aí está.

    Há muita gente que se diz revoltada com a atual situação, e que vai anular seu voto, em sinal de protesto. É um erro, votar nulo, branco ou não comparecer apenas beneficia a candidatura Dilma, que pode fechar a eleição já no primeiro turno. Protestem comparecendo para votar contra este governo, que vai nos transformar em uma futura Argentina.

    Lembrem-se, se o PT vencer, não serão apenas mais 4 anos de Dilma, certamente teremos, a seguir, mais 8 anos de Lula, se sua saúde aguentar(toc-toc na madeira, ao contrário).

    ResponderExcluir

Poste seu comentário