sexta-feira, 5 de setembro de 2014

É muita confusão...

Caros colegas,

Em ano de eleições presidenciais, principalmente quando o governo atual está mergulhado em denúncias graves, com um grande desgaste junto à população, surgem matérias de tudo que é lugar tentando jogar mais lenha na fogueira. Algumas têm até fundamento, porém outras não tem nem pé nem cabeça, como o caso da matéria que saiu no jornal argentino, El Clarin, sobre os fundos de pensão de estatais. Posso assegurar aos colegas que nada passou pela diretoria em relação a este assunto nesses três meses de mandato. Verificamos também que a atual gestão não tem se aventurado por mares perigosos como fizeram os outros fundos de pensão de empresas estatais, como a Petros, Funcef e Postalis, o que nos dá um alívio tremendo, mas precisamos ficar de olhos bem abertos porque a pressão é grande.

Novamente aparecem nos jornais denúncias bem fundamentadas de dirigentes do Banco do Brasil envolvidos em ações suspeitas, como foi o caso recentemente denunciado pelo ex-motorista do Presidente do BB, Bendini, que preferiu pagar multa de R$ 122 mil para se livrar de questionamentos junto à Receita Federal. O motorista, Ferreirinha, trabalhou até 2007, quando foi demitido por ter se estranhado com a "amiga" de Lula, Rosemary Noronha, acusada de fazer tráfico de influência em várias agências do governo.

Esse negócio de "ex" é bem complicado, ex-motorista, ex-funcionário, ex-secretária, ex-mulher, etc... Quando a relação não é bem resolvida é um perigo...

Em relação às eleições presidenciais, as novas pesquisas demonstram um leve crescimento das intenções de voto para a candidata Marina e também para Dilma. O candidato Aécio só desce na ribanceira...

Gostaria de informar aos colegas que vou me afastar uns dias para uma viagem com a família, já agendada há um ano. Por isso, conto com a compreensão dos colegas se eu não atualizar o blog de forma tempestiva. Os diretores da Previ não têm férias, porém tem direito a um afastamento de 30 dias a cada ano.

Esse recesso será muito bom para mim e minha família que viveu comigo dois meses intensos de campanha eleitoral, onde trabalhamos incansavelmente dia e noite, final de semana sem parar, até o último dia de votação, mas valeu a pena e, tenho certeza, que retornarei com muita energia para vencer os desafios que surgirem. Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações.


23 comentários:

  1. Bom descanso Cecília. Precisamos de pessoas antenadas como você na Previ. Os sangue-sugas estão sempre a espreita buscando oportunidades. Espero que nestas eleições ocorra o fim da era PT. Quando a pessoa mostra a sua cara, mesmo ruim, ainda vá lá. O pior são os dissimulados tipo PT, que pregam a esperança e só querem levar vantagens. Outrora foram verdadeiros lobos na pele de cordeiros. Hoje não, já sabemos a que vieram. Que Deus nos abençoe e nos guarde do homem mau. Celio

    ResponderExcluir
  2. Cecília, recarregue as baterias, voce merece.Aproveite bem a folga, e volte com tudo, porque temos muitas coisas pendentes.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Cecília,
    Boa viagem e bom descanso.
    Voce é uma pessoa humana como nós e apesar de suas responsabilidades para com os participantes e para com a PREVI, precisa também dar atenção aos seus familiares e ter uma vida normal.
    Até breve!
    Marco Antonio Orlando.

    ResponderExcluir
  4. Diretora Cecilia saindo de viagem para descansar com a familia pois todos precisam recuperar o folego perdido durante a campanha da chapa 3. Disse em seu blog: "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações."
    Exma. Sra., moro em S.Paulo(SP) e visitei 8 agencias em bairros diferentes para falar com colegas sobre a "necessidade" que tinhamos para que a Chapa 3 ganhasse as eleicoes, tudo em nome do Sr.Carvalho, a quem conhecia do Blog. Fui recebido bem em algumas agencias e em outras nem tanto. Assim como eu, acho que muitos aposentados fizeram o mesmo em favor da Chapa 3. O que estamos pedindo agora em troca eh que voces olhem PRIMEIRAMENTE PARA NOSSAS SITUACOES DE DESESPERO. Isso nao se faz com nao publicacoes de nossas postagens quando estas "gritam" nosso sofrimento. A sua frase no blog "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações" eh verdadeira pois o "impostergavel" nem comecou a ser feito ainda. Por impostergavel gostaria que voces da chapa 3 compreendam uma solucao para a nossa situacao de hoje, de agora.
    Se por esta demanda voces nao tem forcas na Previ, duvido que terao forcas por causas mais complexas. O que precisamos PRIMEIRAMENTE eh de acoes efetivas para resolver nossa situacoa angustiante de agora. Mas como a senhoa mesmo disse "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações", eh sinal que a razao de nao vermos luz no horizonte por intrmedio da Chapa 3 que seria a nossa voz dentro da previ eh por que estao "cansados pelo trabalho exigido na campanha."
    Quanto a nos, do lado de ca, que trabalhamos e elegemos voces estamos cansados por ficar com o chapeu na mao pedindo esmolas a Previ (antes) e agora a voces (depois da eleicao). Bom descanso enquanto nos do lado de cah nao conseguimos nem dormir para descansar, muito menos viajar com a familia. Sei que esta postagem, embora NAO ANONIMA nao serah publicada porque nao lhes interessa, mas VOCES DA CHAPA 3 PELO MENOS FICAM SABENDO O MEU PENSAMENTO E O DE MUITOS OUTROS QUE NAO ESTAO INTERESSADOS EM SOMENTE ENDEUSA-LOS"

    ResponderExcluir
  5. Quanto voce voltar daqui 30 dias, O cenário será outro. Eu disse antes que o ano acabe, ficaremos livres de muitas pedras. Feliz 2015 para nós todos. O que estava escondido, escancar-se-á!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas,
    Grata pela compreensão. Ficarei fora 15 dias.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega Nivaldo,
    Eu sei perfeitamente da situação que muitos se encontram e estou junto com o grupo trabalhando para que tenhamos notícias melhores. Eu vou tirar uns dias, mas os demais colegas do grupo estarão conduzindo nossas propostas.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Cecília Garcez,

    Decorridos 3 meses da eleição na chapa 3 previ livre forte e de todos, que apoiei com muito esmero e dedicação, acreditando em chances reais de melhorias para um grupo de endividados e com extrema dificuldades financeiras,não produziu frutos, e acredito que sera como mamão macho que solta as flores, mas não segura carga.

    Estou tão desiludida, desmotivada e sem esperança no futuro, que acredito na frase:

    Pau que nasce torto, morre torto, o Advogado Dr.João Rossi Neto, nosso colega, fez postagens informando que nada mudaria, fosse qual fosse a chapa vencedora, a Previ é MUDA, SURDA E CEGA.

    Muda porque sabe da nossa situação de penúria total, desespero de muitos colegas aposentados, pensionistas do PB-1.

    Surda porque escuta os gritos de socorro, mas a reserva dos 25% não esta completa, porque em 2015, vamos tentar pelo menos não pagar as contribuições, porque esse beneficia o Patrocinador BANCO DO BRASIL S/A.

    Cega porque não denuncia, não cobra dos agentes públicos GOVERNO FEDERAL uma proposta, uma solução definitiva para esse problema do endividamento, que resolva esse jogo de empurra, mas prefere jogar a culpa nos pobres do endividados, na gastança que produzimos na época das vacas gordas.

    Foram mais de 10 anos, para chegar a verdadeira calamidade, e agora as desculpas são amplas: Não prometemos, mas vamos lutar, não podemos falar apenas de ES, enquanto temos outros assuntos dos mais variados, a campanha me desgastou e a administração toma tempo e energia, os demais falar o que, entraram mudos e permanecerão mudos até o fim do mandato.

    Se a chapa 3 não promoveu um pacto para resolver os nossos problemas, que é todos relacionados a DINHEIRO, a fonte secou, não temos onde mais arrumar dinheiro, os contra cheques estão atolados em dividas,descontos e mais descontos, o BET findou antes do previsto e acordado, as promessas de melhorias todas depende de SUPERAVIT acima dos 25%, que resultado pratico temos a nosso favor?.

    O Conselheiro Carvalho, ainda diz, o que faríamos no seu lugar?

    Faria a mudança necessária para melhorar a nossa vida de verdade, ou então pedia RENUNCIA DO MEU MANDATO,forçaria novas eleições, ou mudança no forma como age o maior fundo de pensão e mais CANALHA DE TODOS.

    Pedia a intervenção já que os ELEITOS não mada me nada mesmo.

    Ari pode publicar, como pode moderar, mas uma coisa é certa é minha ultima participação em blogs, estou em nojada desta situação, destas mentiras que é para ganhar uma eleição e depois simplesmente vira as costas para todo a população com desculpas intermináveis.

    Quem necessitar falar comigo daqui para frente é através do ROSALINAPENSIONISTA@GMAIL.COM e ou VHSPASSINI@UOL.COM.BR.

    Apesar de tudo boas Férias com sua família e com a Proteção de Deus.

    Atenciosamente

    Rosalina de Souza
    Pensionista
    Matricula 18.161.320-4

    ResponderExcluir
  9. Cara colega Rosalina,
    Eu sei que as pessoas estão ansiosas porr mudanças e por benefícios. Acabamos de sssumir e tudo isso se constroe de uma forma não tão rápida. Pode ter certeza que o grito de vocês não foi em vão e que estamos com vocês.

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília,

    Bom descanso junto com sua família. Entendo perfeitamente que as propostas da chapa 3, por força do domínio exercido pelo patrocinador, são de difícil realização, mas não impossíveis. Tem mudanças que, infelizmente, exigem longa maturação e o nosso maior problema é que não temos mais todo esse tempo. Contudo não vejo porque ficar atirando pedras nos eleitos. Continuo confiando no dedicado trabalho de toda a chapa 3.

    Luiz Faraco - Florianópolis(SC)

    ResponderExcluir

  11. Parabéns à AFABB Bahia pela liminar conseguida para sustar o pagamento do imoral bônus que os diretores da PREVI se auto-concederam, pelo menos alguém está se mexendo.

    Agora, minha impressão é que estamos entrando no jogo sujo da dupla do mal, BB/PREVI. Colocaram na sala uma espécie de bode reverso, ou seja, vai ficar por aí, não vai ser retirado. Ficamos malhando o bode(bônus da diretoria), enquanto um dinossauro carnívoro(aposentadorias dos sem-teto) vai devorando nossas reservas, talvez inviabilizando a ocorrência de superávit que pudesse resultar em melhorias em nossos benefícios.

    Os números são aterradores. Se o bônus se tornar permanente, R$ 500 mil para cada um dos sete diretores, o dispêndio anual será de R$ 3.5 milhões, em 30 anos, R$ 105 milhões, estes valores não saem da reserva matemática, são contabilizados como despesa administrativa.

    Já o pagamento das super-aposentadorias é um verdadeiro circo dos horrores. Cada “cumpañero” incompetente custa, por ano, R$ 585 mil, em 30 anos, custará R$ 17.5 milhões, multiplicando-se por 200, que seriam os beneficiários, serão pagos, nos 30 anos, R$ 3.5 BILHÔES, valor que, obrigatoriamente, terá que ser aprovisionado na reserva matemática. Talvez estejam fazendo este aprovisionamento na calada da noite, nunca entendi por que, a cada exercício, temos um aumento substantivo na reserva matemática, sendo que o número de beneficiários diminui dia a dia. Vejam bem, usei números conservadores, 200 beneficiários(quantos seriam hoje?), e R$ 45 mil de benefício(já andei lendo que poderia ser R$ 58 mil).

    É urgente que alguma associação, ou várias unidas, tentassem conseguir uma liminar que, ao menos, determinasse o depósito judicial do valor excedente destas aposentadorias. Neste caso, há argumentos legais mais fortes que no caso do bônus, como o sistemático descumprimento de resolução da PREVIC, órgão ao qual estão subordinados os fundos de pensão, e o risco de insolvência da PREVI.

    Tenho até medo, os ratos petistas estão saqueando tudo que podem, temendo que terão que voltar ao esgoto de onde saíram, com uma eventual derrota do atual governo nas eleições; cabe aos diretores eleitos ficarem atentos, na PREVI.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de fazer uma correção em minha postagem das 13:34 hs. Acabei nomeando diretora dona Minerva, aquela que só vota de vez em quando, sempre contra nossos interesses; na verdade, a PREVI tem seis diretores, e não sete.

    Corrigindo, o custo anual do bônus será R$ 3 milhões, em 30 anos, R$ 90 milhões. Quero enfatizar que, de forma alguma defendo o pagamento do bônus, considero-o uma imoralidade que só poderia ter sido engendrada nos porões petistas da PREVI e do Banco do Brasil. Todavia, insisto que o bônus, financeiramente, é irrelevante, nosso problema, gravíssimo, é o pagamento de aposentadorias milionárias aos sem-teto “amigos do rei”. Temo, com os ratos petistas abandonando o PTitanic, um verdadeiro “trem da alegria”, aposentando-se todos os “cumpañeros” que já tenham as condições.

    ResponderExcluir
  13. Senhores Ari, Medeiros, Carvalho, Cecilia e colegas
    que visitam os blogs:
    SUGESTÃO:
    Poderíamos encaminhar e-mail para alguns senadores cientificando-os de nossas preocupações com nossa Caixa de Previdência, notadamente quanto à Resolução 26 de 29.09.2008 e o PDL 275/2012, este último, em andamento em comissão.
    A finalidade é, apenas, convencer a alguns senadores a tocarem no assunto quando fazem seus pronunciamentos na tribuna do Senado Federal.
    Podemos sugerir, ainda, a substituição do Sr. Senador José Pimentel da relatoria do PDL 275/2012 por ter sido o autor da Resolução 26, quando ministro do INSS.
    Podemos dizer, também que, com o advento da Resolução 26 parte dos recursos da Previ foram para o patrocinador em prejuízo dos assistidos (suspensão do BET e volta da contribuição mensal para a Previ) e o conseqüente endividamento da maioria dos assistidos.
    Sinto-me incompetente para redigir um texto padrão, no entanto, um dos vários colegas que têm conhecimento sobre o assunto poderia, voluntariamente, tomar a iniciativa e, se for o caso, pedir a colaboração do Sr. João Rossi Neto.
    Se a idéia vingar, relaciono alguns e-mail extraídos do site www.senado.leg.br:

    Paulo Bauer – PSDB – paulobauer@senador.leg.br
    Aécio Neves – PSDB – aécio.neves@senador.leg.br
    Ana Amélia – PP – ana.amelia@senadora.leg.br
    Aloysio Nunes Ferreira Filho – PSDB – aloysionunes.ferreira@senador.leg.br
    Fernando de Souza FLEXA RIBEIRO-PSDB – flexaribeiro@senador.leg.br
    Mário Couto Filho – PSDB – mario.couto@senador.leg.br
    Paulo Renato Paim – PT – paulopaim@senador.leg.br
    Rodrigo Rollemberg – PSB – rollemberg@senador.leg.br

    Se a idéia vingar, pelo menos, tomam conhecimento de nossa situação.
    Atenciosamente
    Valdevino

    ResponderExcluir
  14. COLEGAS,
    SOU MINEIRO E HONRADO POR TER UMA PEQUENA RELAÇÃO COM O CANDIDATO AÉCIO NEVES.
    NO SITE ABAIXO O CANDIDATO PEDE QUE FAÇAMOS SUGESTÕES:
    JÁ FIZ A MINHA A RESPEITO DE NOSSA CAIXA.
    "www.aecioneves.com.br".
    RECEBERÁ O RETORNO DA SUGESTÃO

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília Garcez,

    Li no blog do Medeiros que você deverá ir fazer uma palestra na AFABB do RS.
    Estou pensando em fazer um passeio no Sul com minha mulher.
    Se você puder me informar com antecipação a data de sua palestra, local, etc. eu ficarei extremamente grato.
    Procurarei comparecer ao evento.
    Mas, para tanto, preciso me programar com antecedência.
    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  16. Colega Adai,
    Assim que marcarmos, eu o aviso e divulgarei no blog.

    ResponderExcluir

  17. Cecília,

    No site da Previ sobre o ES:

    "A revisão de novembro/14 foi antecipada e feita em julho/14".

    Após o fim do BET, volta das contribuições e pagamento total das parcelas do ES suspensas, nada mais podemos esperar este ano.

    É isso mesmo? E o Natal?

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Cara Cecília,

    Desculpe incomodar, sei que o momento é de descanso mas preciso de uma resposta. Assim como outros, fui um dos que pediu votos e que defendi a chapa 3 com unhas e dentes. Pois bem, hoje passei por uma situação constrangedora... estava em um evento de aniversário defendendo que as mudanças vão acontecer quando um apoiador do outro lado disse que ficou sabendo que antigas práticas não mudaram. Um sobrinho dele disse que algumas pessoas "amigas" estão sendo beneficiadas e conseguindo ascensões impressionantes na Previ. Eu disse que foi notorio e sabido o grande processo seletivo que foi feito para as vagas dos petistas que botamos pra correr, mas ele argumentou que isso era verdade, porém, para gerencia de setor estavam sendo nomeadas pessoas com apenas 1 ano como senior e, pior, sem processo seletivo interno, em detrimento dos demais (me parece que inclusive um sobrinho dele que é senior a 5 anos). O comentário foi de que em nosso tempo para ser caixa levava 10 anos, na Previ bastava fazer o que tu mandas... Pergunto: isso é verdadeiro ou boato? Fiquei de apurar a denúncia.

    ResponderExcluir
  19. E o Sr. Dan Conrado disse que a revisão do Empréstimo Simples feita em Julho era uma medida emergêncial, e que em Novembro ainda haveria nova correção. Isso criou uma expectativa muito grande entre todos os aposentados que não foram beneficiados com a reforma de Julho. Agora aparece a Previ com essa informação de que a revisão foi antecipada para o mês de Julho. Promessas e mais pomessas. Durma-se com um barulho desse!

    ResponderExcluir
  20. Caro colega anônimo das 22:36h,
    Essa pessoa está muito mal informada, pois eu não nomeei nenhum gerente de núcleo, apenas os gerentes executivos que passaram por um processo seletivo bem rigoroso e ainda não tomaram posse, só no final do mês. Ou seja, essa pessoa que te passou as informações só quer difamar os outros. Não posso falar das outras áreas, pois cada diretoria tem sua alçada para nomear, só posso dizer com segurança da minha área.

    ResponderExcluir
  21. Caro anônimo 11 setembro(triste data,queda das torres em Nova York), 22:36 hs.

    Pelo que estou sabendo, as ascensões meteóricas na carreira estão ocorrendo no Banco do Brasil e não na PREVI. Quantos deles vão se tornar super-aposentados da PREVI?

    ResponderExcluir
  22. OS NÚMEROS NÃO MENTEM, SÃO FRIOS E CRUÉIS

    Pelo que tenho lido por aí, os números da PREVI seriam os seguintes:

    2013, balanço anual

    R$ 114.2 bilhões reserva matemática
    R$ 24.7 bilhões reserva de contingência
    R$ 3.8 bilhões de déficit na reserva de continência

    2014, balancete primeiro semestre

    R$ 118.8 bilhões reserva matemática
    R$ 21.4 bilhões reserva de contingência
    R$ 8.3 bilhões de déficit na reserva de contingência

    Isto quer dizer que necessitamos mais que R$ 8.3 bilhões de aumento no patrimônio, para podermos sonhar com algum benefício. Ninguém me convence que as aposentadorias acima do teto não tem responsabilidade nesta situação.

    ResponderExcluir
  23. PelamordeDeus, parem de colocar “idéias de jerico” na cabeça de nossos ”brilhantes” diretores petistas, sugerindo que a PREVI se desfaça de suas posições em ações para aplicar em títulos da dívida pública(la garantia soy yo, diz a “cumpañera” Dilma).

    É preferível que esta diretoria não faça investimentos novos até a mudança de governo, mantendo-se as posições atuais, há muitos abutres rondando o Mourisco. O Postalis, fundo de pensão dos Correios, teve prejuízo de centenas de milhões de reais devido a aplicações em títulos do governo argentino, certamente por pressão do governo. Este fundo, mais o FUNCEF, escaparam, por sorte, de perderem mais R$ 50 milhões, em uma negociata intermediada por parlamentares da base governista, envolvendo o doleiro Youssef, abortada pela sua prisão.
    Outra preocupação é que avaliação das agências de risco está apontando para um rebaixamento, para o grau especulativo, da dívida do governo, além de que o PT, em seus tempos de oposição, pregava o calote da dívida pública.

    Li vários comentários, tipo “vamos nos desfazer de todas as ações e aplicar em renda fixa, assim teremos superávits sucessivos”. Isto é uma ilusão, aplicações em renda fixa nunca vão produzir superávits, pois não rendem mais que nosso atuarial, INPC mais 5%, podem é ocasionar déficit, numa eventual queda dos juros.

    De qualquer forma, acho que aplicar 60% dos ativos em renda variável é excessivo, acredito que o ideal seria 40%.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário