sábado, 19 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA!!!

Caros Colegas,

Páscoa significa "passagem". É a celebração mais importante da Igreja Cristão, onde se comemora a ressureição de Jesus Cristo. A semana santa é composta pela "sexta-feira santa" (crucificação de Jesus) e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

A simbologia desta semana tem muito a ver com a "esperança de mudança". E é por isso que eu gostaria de compartilhar com os colegas a alegria de estar participando da CHAPA 3 - PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS, onde esperamos que a partir de junho, a PREVI seja marcada pela "esperança de mudança", a "ressurreição" do respeito aos associados, seus verdadeiros donos. Vamos dizer NÃO à ingerência política no nosso fundo, no nosso patrimônio. A PREVI É DOS ASSOCIADOS!!! Vamos nos unir, pois "TODOS JUNTOS SOMOS FORTES"



"O importante e bonito do mundo é isso:
Que as pessoas não estão sempre iguais,
Ainda não foram terminadas.
Mas que elas vão sempre mudando.
Afinam e desafinam." Guimarães Rosa em Grandes Sertões Veredas

Páscoa é transformação!

FELIZ PÁSCOA!!!!

10 comentários:

  1. Prezada Professora Cecília, recebe as minhas felizes saudações pascais, no Senhor Jesus.

    De fato, a Páscoa do Senhor é o centro da fé da Igreja Cristã. A riqueza da semana santa é composta, sobretudo, por um Tríduo, isto é, a quinta, a sexta e o sábado que junta-se ao dia da vitória, o Domingo da Ressurreição.
    Sim! Os cristãos devem acreditar e basear a sua fé no Ressscitado.
    Interessante e belo é que o Ressuscitado veio, ofereceu-se e, sobretudo, VENCEU, para todos, sem excessão.
    Professora Cecília, o Senhor fez, perfeitamente, a sua parte, na história da Salvação.
    Se, porém, a humanidade e cada um, pessoalmente, não fizer a sua parte, muito da vitória pascal será desperdiçado.
    A RESPONSABILIDADE PESSOAL É INTRANSFERÍVEL, para a salvação da humanidade que significa a ELIMINAÇÃO DOS SINAIS DE MORTE persistentes e que bloqueiam a realização da Páscoa, em muitas situações.
    Apesar de todo o magnífico desenvolvilmento científico e tecnológico, creio que a humanidade não deve descuidar de uma verdade: estamos todos nas mãos de Deus.
    Castelos, Palácios, Diplomas, fama e fortunas são contingências passageiras, ao contrário da nossa amorosa filiação divina que é definitiva e que, esta sim, deve receber de nós todo o zelo e apreço.
    Olhando para o nosso "mundinho", cabe a cada um, entre nós, esforçar-se, por identificar os sinais de morte, existentes na nossa comunidade e dar a sua contribuição, pelo voto, para que aconteça a urgente Páscoa, a vitória da vida, no PB1 Previ.
    Extensivamente aos seus, retribuo os seus votos pascais e lhe agradeço muito o esforço, pela manutenção deste espaço tão rico, para o esclarecimento técnico e humano da nossa comunidade.

    Grato por tudo e PAZ E BEM!

    "O anjo disse às mulheres: 'Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito."
    Mateus 28,1-10.


    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,

    Embora os religiosos (cristãos) tomaram para si a festa pascal, associando aos últimos dia de Jesus de Nazaré; ao pesquisarmos em enciclopédias a palavra Páscoa, encontraremos, dentre outras acepções, dizer respeito a uma grande festa pela comemoração da vida, é que no hemisfério norte o inverna acaba no equinócio de março, e a vida reflorescia para os sobreviventes - em tempos idos não havia penicilina ou os modernos meios de combater as infecções, um inverno rigoroso era um teste fatal para os organismos fracos. Portanto, muito antes da passagem do profeta judeu, dito depois Jesus Cristo, a festa pascal era comemorada há milênios entre os povos do velho mundo.

    Religião e política não se misturam, também, hoje Páscoa não só quer dizer mudança, mas sobretudo uma festa comemorativa à Vida (espiritual); neste contexto, suas palavras soam mais como uma tomada de posição favorável à nossa disposição ao enfrentamento da batalha eleitoral em curso, quando nosso inimigo não é um agente natural (inverno), mas uma súcia de políticos sagazes em busca de se locupletarem com o único bem que possuímos, a PREVI.

    Nos dias atuais podemos dizer sem medo de ir parar numa fogueira que Cristo não ressuscitou fisicamente, quem morre de verdade jamais volta a viver. Já está na hora das igrejas dizerem a verdade: Cristo Ressuscitou em suas ideias, o espírito da pregação do amor, do perdão, da humildade, da compreensão, etc.

    Por falar nisso, esses espetáculos da Paixão de Cristo é medieval, uma contradição às palavras do próprio Cristo; com certeza ele desaprovaria esse triste teatro; se Cristo é amor, como dizem os devotos, a crucificação é uma barbárie, que nos remete a uma grande injustiça praticada naquele tempo, está na hora da cristandade apenas lembrar mas não festejar como se festeja ainda nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Caro colega Fernando Lamas,
    Realmente é importante que não esqueçamos das lições da ressureição de Jesus Cristo, do seu sacrifício em nome da humanidade. Muitos são religiosos em alguns momentos e cometem injustiças na maior parte do tempo. É importante que esse cuidado com o "outro" esteja presente 24 horas na nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. Caro colega R. Brito,
    O importante é a mensagem que está por traz de toda essa simbologia religiosa. É um momento que vale a pena parar e refletir sobre a simbologia da Páscoa e sua importância.
    O mais importante de tudo isso é como você conduz sua vida e seu relacionamento com os outros. Isso é que vale, pois não adianta nada você comparecer toda semana na missa ou no culto e no decorrer da semana ter uma postura arrogante, injusta com os outros. É lógico que ninguém é bom o tempo todo e nem ruim o tempo todo, mas precisamos ser coerentes com o que acreditamos e colocarmos em prática nossa teoria. Estamos tão carentes de boas práticas, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe Cecília,
    Não conheço pessoalmente o Rui Brito, mas acho que ele está ficando Gagá, pois fez uma crítica completamente sem nexo contra Isa Musa e agora em plena Páscoa, tenta contradizer uma religião.
    Tá na hora de fazer tratamento colega Rui Brito.

    ResponderExcluir
  6. Também fiquei surpreso com o fato do colega Rui Brito estar disparando a metralhadora para tudo quanto é lado, sem dó e nem piedade. Algo parece que não esta certo. Liberdade de expressão todos devemos ter, mas momentos há que suas expressões chegam próximo aos limites da ofensa.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    Permita-me replicar os Anônimos (13:32 e 21:29) de 21/04/14.

    Gente, que história é essa de confundirem Rui Brito com R Brito? Uma coisa não tem nada a ver com a outra, são pessoas distintas; outra, o primeiro Anônimo acima se saiu meio grosseiro, chamando Rui de gagá se ele mesmo diz nem conhecer Rui. Amigo volte a ler o texto, não é nada ofensivo, é apenas uma observação sobre a história da festa pascal em sua origem, digamos pagã, que os cristão incorporaram ao seu calendário, como fizeram com outras festas. Já li doutores da igreja católica na atualidade falar a mesma coisa e ninguém se mostrou tão ensandecido como o distinto. Viva você Cecília que entendeu perfeitamente o objetivo da minha intenção.

    O segundo Anônimo incorreu no mesmo erro (atribuindo a Rui Brito), e pior, usou expressão beligerante - falar de metralhadora para um assunto que diz respeito a uma festa religiosa, adiante banaliza a expressão "Liberdade de expressão" e fecha sua participação atinando para o direito penal "limites da ofensa".

    Ah meus amigos, até parece que vocês não pertenceram ao time do glorioso quadro funcional do Banco do Brasil, seu passado de elite cultural, havido como as melhores cabeças arregimentadas na sociedade. O que qui é isso "moçada"? A intenet é um espaço democrático onde se questiona tudo. Historicamente, a doutrina do ceticismo sempre buscou a verdade; não importando quem se ache acima do bem ou do mal. Se vocês não têm uma contraproposta às minhas ideias, para debatermos civilizadamente, calem-se, o ambiente do Blog me parece amigo e aberto à discussões - com moderação.

    Tenho cabal consciência de que não ofendi essa ou aquela religião.

    Vamos nos mostrar, anonimato é coisa de gente...

    ResponderExcluir
  8. Vc tem um excelente currículo com atuações brilhantes no setor previdenciário. É professora de uma escola referência no mercado. A PREVI precisa de gente assim. Por isso, a oposição deve se unir neste momento em que o BET e os altos salários dos dirigentes deixam famílias indignadas com a falta de respeito.
    Cecília, sua chapa será vitoriosa.

    ResponderExcluir
  9. Ilustrado e emérito R. Brito,

    A infeliz citação sobre metralhadora giratória e limites de ofensa não se referiam a seu comentário pascal, mas, secundando o anônimo de 13:32, sobre os ataques realizados gratuitamente contra D. Isa Musa de Noronha e que, indevidamente, foram creditados como de sua autoria. Queira desculpar-me por tal. Mantenho-me anônimo pela possibilidade de retaliação funcional a parente próximo, que ainda labuta no não mais glorioso banco a que servi.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo (28 de abril de 2014 16:17)

    Muito louvável a sua atitude - desculpar-se pelo mal entendido, é assim que pessoas civilizadas procedem, você está dando um bom exemplo de como se deve agir em um debate em mídia aberta. Sua desculpa está plenamente aceita.

    Aceite meu abraço.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário