terça-feira, 26 de novembro de 2013

Novembrada na Previ

Caros colegas,

Dia 25.11 houve a manifestação na porta da Previ que contou com a participação de mais de 100 aposentados e pensionistas. O movimento foi ótimo, apesar de que a presença podia ter sido maior. Precisamos nos conscientizar que, para que sejamos ouvidos e "realmente respeitados", precisamos comparecer em massa nesses encontros e demonstrar que não estamos omissos.

Apesar do número reduzido, eu fiquei muito satisfeita com a energia dos presentes. Acredito que o importante é aumentar a participação e não deixar o movimento morrer por brigas e diferenças políticas. O objetivo é de todos os associados, independentemente de partido, religião, ideologia. O que temos que buscar é avançar buscando consenso em um objetivo que é de todos - defender os interesses dos associados. De nada adianta ficar criticando alguns colegas que participaram de forma significativa no movimento, que não pode ter um dono e sim milhares de donos - os associados. Houve bastante movimentação, várias faixas, porém apenas o Diretor de Seguridade apareceu para ouvir as demandas dos associados. Ele não gostou muito do que ouviu e saiu sem responder às inúmeras perguntas e cobranças formuladas pelos colegas.
 
Foi nomeada uma comissão de 7 pessoas que fora recebidas pelos dirigentes da Previ. Enquanto isso, os demais colegas ficaram na porta da Previ gritando palavras de ordem, cantando e cobrando a presença dos dirigentes eleitos, que não apareceram.

Depois de algumas horas, cederam uma sala onde não havia cadeiras para todos e a grande maioria, ou sentou no chão ou ficou em pé mesmo.

A nota divulgada pela Previ não demonstra o que realmente aconteceu, pois se a comissão foi recebida com "muito respeito" e "honraria", não foi o que aconteceu com os demais aposentados que foram ignorados pelos dirigentes, a não ser o Marcel que foi lá e enfrentou as críticas, porém os outros dois eleitos se esconderam em suas amplas salas e cadeiras, esqueceram que vida de eleito é dar satisfação aos associados e, muitas vezes, tem que dar a cara para bater.

Sinceramente, eu considero respeito outra coisa, até porque não deram respostas e sim prometeram responder as reinvindicações em dez dias.

A pauta de reinvindicações tocou em alguns pontos que não cabe à Previ mudar, como é o caso da Resolução CGPC 26, e não abordou uma situação que tenho denunciado em vários posts e que acho muito séria - a de que os colegas do grupo pré-67, que é de responsabilidade total do Banco, estão recebendo o BET e o Banco não está ressarcindo esses recursos à Previ. Pior, além de não estar ressarcindo, o Banco está recebendo os mesmos valores em seu fundo previdencial. Esses valores dizem respeito a um montante de, aproximadamente, R$ 1.800 bilhão até este ano.

De qualquer forma, foi muito importante a "novembrada" e gostaria de dar os parabéns para o Ari Zanella que tomou a iniciativa e se empenhou muito para atingir os objetivos, bem como outros colegas que também tiveram uma participação muito efetiva na organização.
Não dá para criticar a participação de alguns que se agitaram e gritaram palavras de ordem, outros que tentaram organizar a confusão que estava se formando, como a colega Elisa, e outros que foram até um pouco agressivos na forma como se dirigiram ao Diretor de Seguridade. Precisamos compreender que muitos colegas estão revoltados com tudo que tem acontecido nesses últimos meses, com a mensagem inoportuna e pouco transparente da Previ, quando comunicou que o BET não será pago a partir de janeiro. Vamos lembrar que 20% a menos no benefício recebido é uma redução substancial, para quem já está com dificuldades mesmo com o pagamento do BET. Vamos lembrar que a Previ tem vários grupos - uns que ganham muito, outros que ganham mais ou menos e muitos que ganham o benefício mínimo ou perto dele.

Gostaria de ressaltar a atuação de vários colegas, em especial, a colega Elisa Maniaudet e o colega Carvalho, que tem um blog muito interessante (http://ajccarvalho.blogspot.com.br).

Por isso, vamos deixar de se encantar com o "canto da sereia" e vamos cair na real, pois os dirigentes eleitos estão lá para nos representar e não para nos tratar de forma "educada". Nós queremos atitude, respostas aos nossos questionamentos e respeito!!!
Nós, associados e donos da Previ, merecemos atitude!!!

103 comentários:

  1. Uma questão que me intriga.
    Por que todos que exercem cargos na Previ- presidência ou diretoria de seguridade- ficam com a cara e a postura dos anteriores? Sempre superiores! Sempre donos do fundo, nunca seus empregados assalariados.
    Será a cadeira? Será o crescimento profissional?

    ResponderExcluir
  2. Cara Cecília,

    Quantos associados (isso mesmo, associados) da PREVI residem na cidade do Rio de Janeiro e área metropolitana? Fiquei indignado, dá para até contar nas fotografias a quantidade de participantes, isso é muito bom para a diretoria da PREVI no presente momento, é mesmo que dizer: "eles estão satisfeitos com a situação", ou até gozar da nossa cara. Mas, Brasil afora, estamos de olho nesses pérfidos, que prometem tudo na época da campanha eleitoral. Radicalismo não, Consciência sim! A gente ainda vai se ver.

    ResponderExcluir
  3. Cecilia,
    Para quem não pode ir no evento, você trouxe uma ótima visão do que aconteceu. Tem que xingar esses diretores mesmo. Tão achando que são quem? Deus? Os aposentados sofrendo e eles nem apareceram? Eu quero ver qual será a resposta que eles vão dar a essas reinvindicações. Quero ver se o pessoal vai continuar dizendo que foram educados, respeitosos, etc.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Cecilia,
    Muito obrigado pela sua participação na novembrada.Valeu muito, Pena que lá não pude estar, porque gostaria de conhecê-la.Aliás, o Ari disse que você estava mais bonita do que nunca...

    ResponderExcluir
  5. Cecília Garcez,

    De todos as apresentações nesse encontro, a sua foi a melhor.
    Pena que você não pudesse ter se estendido mais em razão de ter de dar espaço para outros expositores.
    Não adianta só ter profundo conhecimento dos temas abordados ( que você esbanja), é preciso ter capacidade de comunicação, ser conciso e objetivo nas apresentações.
    Você foi fenomenal em todos esses itens.
    Parabéns.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  6. É, o jeito é prepararmos para uma janeirada. Esta sim, vai dar resultado. Desta vez, o protesto não pode ser João e Maria.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega anônimo das 21:45h,
    POde contar comigo na janeirada! E temos que colocar lá mais de 300 pessoas. Temos que intimidar esse pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comigo também, já estou economizando, porém não acho janeiro uma boa data, seria melhor depois do dia 20 de abril de 2014, por razões óbvias

      Excluir
    2. comigo também, já estou economizando, porém não acho janeiro uma boa data, seria melhor depois do dia 20 de abril de 2014, por razões óbvias

      Excluir
  8. Cara Adaí,
    Muito grata pelas palavras, é muito bom receber um feedback como o seu, mas o importante mesmo é a participação de todos e a união dos que querem realmente lutar por melhorias. DA próxima vez, será muito melhor a participação. Tenho certeza.

    ResponderExcluir
  9. Caro colega anônimo das 20:42h,
    O Ari Zanella foi fantástico nesse processo. Ele se mostrou uma pessoa generosa e ponderada e isso só agrega. Se o movimento foi um sucesso é importante ressaltar sua postura, bem como a do Medeiros que também colaborou bastante para que a manifestação fosse um sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Caro Roberto,
    O Rio de Janeiro é um dos lugares onde se encontra o maior número de aposentados e pensionistas. Acho que houve uma série de desavenças entre várias lideranças que acabaram contribuindo para um número não tão significativo de pessoas do Rio, mas teve gente que veio do Rio Grande do Sul, o Genésio de Santa Catarina com seu grupo, Carvalho, de Camboriú e tantos outros que se dispuseram a viajar para abraçar essa causa. O pessoal do Rio poderia ter agregado muito mais. Foi uma pena, mas na próxima, quem sabe a gente consegue uma união maior das entidades? Quem sabe consigamos unir forças diversas para nos fortalecer esquecendo as desavenças políticas?

    ResponderExcluir
  11. Eu estive lá e estarei em todas as vezes que formos convocados. Quero agradecer a todos que foram e em especial a vocês que nos representaram com grandes argumentos. Não podemos esmorecer. A luta deve continuar. Faço só um adendo para dizer que não fosse a chuva teríamos muito mais pessoas. Eu levei uma hora e pouco do Leblon até o Mourisco. Um dia a gente pega o sol pelo colarinho e ele comparece ao Mourisco conosco.
    Grande abraço a todos.

    claudia do rio

    ResponderExcluir
  12. Caro colega anônimo das 19:21h,

    Lembrei de uma frase muito interessante:

    "Quase todos os homens podem suportar a adversidade, mas se você quiser testar o caráter de um homem, dê-lhe poder."
    Abraham Lincoln

    ResponderExcluir
  13. Cecilia,
    Você tinha que ter feito parte da comissão que foi discutir com os diretores, pois você entende muito de Previ. Tem gente ali que não sabe nem o que é um fundo de pensão. O maior problema que eu vejo é que esse povo só pensa na eleição do ano que vem e acho que a ignorância vai reinar novamente e vão apostar no jogo errado. Tinha que juntar essas lideranças - você, Medeiros, Ari Zanella, Isa Musa, o José Carvalho e montar uma chapa invencível e que realmente defendesse a gente.

    ResponderExcluir
  14. Cara Cecília,
    Obrigada por ter ido ao Mourisco pra lutar pela nossa causa.
    Você falou sobre o benefício mínimo nesse post e essa é uma questão bem mal resolvida pela Previ porque há colegas que recebem baixo no mínimo estipulado no Memorando de Entendomentos, ou seja, bem menos do que 70% da Parcela Previ (2.490, 53 x 70%= 1.743, 37). Apenas quem se aposentou por invalidez e pensionistas recebem o mínimo de 1.743, 37 independentemente do tempo de contribuição e isso é uma injustiça.
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Prezada Cecília:Preliminarmente, prazer revê-la.Não sei se recorda de mim na "Novembrada",sou Marcelo.C.Veiga - trocamos conversa com o Sr.A.J.Carvalho,além de batermos fotos antes de eu sair - já a conhecia de vista na "CASSI".Além de vez por outra,comentar alguns artigos desse blog.
    Peço sua atenção para um ponto que foi destacado naquele salão-corresponde ao pço. da impessoalidade.Algo que falta no corporativismo de nosso congresso.Haja vista as votações em portas fechadas para cassação de mandato,entre outros abusos - mesmo respeitando a imunidade parlamentar.Num dado momento,lembro que se defendeu de um questionamento a respeito de um colega que a comissão de ética da ANABB noticia em sua página hoje.É aí que faço meu apelo,sem lembrar exatamente de como se expressou - mas de forma singela, já havia sido mencionada por outro companheiro.Postura,Exemplo.Achei interessante o exemplo que deste: Como mãe de família.
    Mas aonde quero chegar?Esse tipo de movimento precisa se repetir em Brasília!!! Nossos parlamentares ainda tem um poder de barganha enorme.Essa semana,uma notícia que achei interessante foi a vitória de um lobby do bem da indústria farmacêutica: A dos remédios para emagrecer. Imprescindíveis para quem tem obesidade grave ou diabetes.Os cardiologistas queriam de forma arrogante tirar na queda de braço.Mas uma luta de gigantes,que durou mais de quatro anos - acabou prevalecendo o bom senso.
    Com sua liderança,formadora de opinião - sugiro motivar algo similar 'a "Novembrada" no congresso.No "Facebook",vejo gente do nordeste motivada a lutar.Brasília é mais perto para eles.Precisa é de mobilização - e lembrando que segunda feira, choveu muito no Rio.Fora os transtornos no trânsito devido 'a implosão da perimetral e obras do metrô.
    Heis um artigo da lei que peço humildemente, os leitores refletirem:" (...)Pelo artigo 138 do CPC, aplicam-se os motivos de impedimento e suspeição:

    - ao órgão do Ministério Público

    - ao serventuário da Justiça

    - ao perito

    - ao intérprete juramentado.

    Pelo parágrafo 1º, caberá à parte interessada arguir o impedimento ou suspeição.
    Já na Administração Pública (Lei 9784/1999), artigo 18, é impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que tenha interesse direto ou indireto na matéria." Lembrando que o juíz também tem um artigo próprio.
    Mas foi como o Carvalho enfatizou:Arrumar mais e mais assinaturas, além de agregar um movimento de massa na ocasião.É isso que vai intimidar o Senador José Pimentel a não agir como ele bem entende.
    No mensalão,a pressão popular ajudou em parte.Vamos fazer a nossa!
    Peço desculpas pelo texto longo.Pus as fotos como prometi em meu "Facebook" é só me procurar.
    Att, Marcelo.

    ResponderExcluir
  16. Uma outra frase bem elucidativa, minha cara Cecília:
    "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza"!
    Também dizem que as aparências enganam, mas, quando v. vê o mesmo comportamento e a mesma postura arrogante mais de uma vez, vamos dar razão ao Abraham Lincoln.
    Na próxima incursão ao palácio, peça à nossa comissão treinar antes e também não encher a bola dos príncipes com agradecimentos antes do resultado.

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus!!! que grande sonho e enorme esperança;

    Uma diretoria da PREVI composta por gente de um naipe de Cecília, Medeiros, Isa Musa, Carvalho, Ari Zanella, ainda de quebra, incluo o João Rossi, o João sem medo, de Goiás.

    Um sonho que Deus poderia tornar realidade.

    ResponderExcluir

  18. Cecília,
    Já que você citou uma frase, mando está.

    "O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão".
    Tancredo Neves



    ResponderExcluir
  19. Observação: A nota da PREVI não diz que o BET vai acabar em janeiro, apenas diz que não pode precisar a data qdo o Bet vai acabar... E que pode acabr em janeiro. pode....

    Entenderam?

    ResponderExcluir
  20. Cecilia,

    Compartilho o elogio do Ary Zanella para ti.

    Na minha intervebção, que reproduzo na íntegra em meu blog, poderás comprovar que falei na questão da Previ não cobrar do BB a quantia correspondente ao grupo pré 67 no BET, que é de responsabilidade do Banco. Não obtive nenhuma resposta.

    ResponderExcluir
  21. Cecilia,
    Eu gostaria que você nos explicasse a observação no blog do Ari assinado por uma tal de Leopoldina (nunca fui apresentado). Quer dizer que quem não pagou o megafone não pode utilizá-lo? É isso? Pelo que vi nos vídeos (eu não pude comparecer) não houve nenhum desrespeito ao Sr. Marcel, muito pelo contrário, acho que todos foram muito complacentes, tendo em vista que esse sujeito venceu as últimas eleições com a bandeira de transformar o BET em BEP, ou esqueceram? Ele merece vaias sim e cobranças. É isso que os nossos representantes têm que fazer - nos representar e não ficar com esse puxa saquismo. OU estou enganada? Qual foi a irresponsabilidade que eu não consegui entender? Você poderia nos esclarecer?
    Roseli, RN

    Segue o texto que foi publicado:
    Ary, meu caro, um adendo

    Eis aqui a imagem daqueles responsáveis por tumultuar o nosso Evento e com isso roubar a cena para si, mas não conseguiram.

    É uma pena que nós lutemos tanto pelo nossos direitos, sem pedir um centavo a ninguém e ao chegarem na manifestação agirem como se tivesse contribuído para sua realização.

    O aluguel de um megafone nos custou 350,00, alugamos dois, e era mais quem queria se utilizar dele. Sem contar com todas as outras despesas que tivemos.

    Quem mora no Rio era quem devia comparecer mais, foram os que menos compareceram e, para tumultuar, minha câmera fala por mim:

    A imagem da INGRATIDÃO e da IRRESPONSABILIDADE

    Obrigada,

    Leopoldina Corrêa

    ResponderExcluir
  22. Cecília,
    tenho uma dúvida que vira e mexe me vem a cabeça e creio que só voce poderá melhor esclarecer.
    Há uns dois anos atrás, numa reunião na AFABB RS, presentes na mesa o sr. Sasseron e o dr Medeiros, em dado momento foi colocado que o maior benefício era o seu (ainda não sei porque) e que o montante era de R$ 34.000 (parece que gostam deste número...) Passados dois anos eles até tentam dizer que o maior é R$ 32.000. Onde está a verdade ?

    ResponderExcluir
  23. A impressão q dá, ao ler a notícia no site da PREVI, é q eles administram nosso fundo não pra gente, mas pros outros, pra q os outros tenham sempre a idéia equivocada de q a PREVI nos trata com respeito, atenção e carinho, e administram nosso fundo sempre da maneira mais transparente possível. Sorte nossa q temos pessoas como vc, o Professor Ari, o Dr. Medeiros, a Leopoldina e tantos outros, q não medem esforços pra defender nossos interesses e nos deixar a par do q realmente acontece. Parabéns a todos vcs e a todos q foram à manifestação. Só senti falta de um questionamento mais contundente sobre o pq de prometerm algo como BET permanente na eleições se era algo q, pelo q dizem agora, seria impossível de ser concretizado.

    ResponderExcluir
  24. Cecilia, infelismente não pude comparecer porque estou com minha cunhada enferma em Barretos, porém achei que teria no minimo 1.000 colegas ou todo mundo ta ganhando muito e a minoria de 5% é que ganha miseria como o aposentado por invalidez no meu caso com 20 anos de contribuição, recebo 70% da PP isso com o Bet, porque no meu caso se tirar o BET eu receberei 1.231,64 em fevereiro de 2014, completo 21 anos de contribuição se tiver o aumento de 5,7 o meu C.Aposentadoria passa pra 1.301,84 se o Bet continuar recebo a diferença pra acompanhar os 70% da PP que continuará até o aumento dessa PP em 2014 a PREVI não tá nem aí pra nois sequer alguem comenta porque quem aposentou por invalidez com essa Madita PP se encontra no mesmo barco e se não começarmos a Gritar jamais alguma associação irá fazer algo por nois mesmo que tenha 30 de Contribuição. A partir de agora vou colocar na justiça minha renda inicial e tudo que tiver direito, e esperar que um dia Deus possa mudar alguma coisa na minha vida. Agradeço a voce e a todos que de alguma maneira estão contribuindo pro bem estar de todos Aposentados e pensionistas.

    ResponderExcluir
  25. Tancredo Neves morreu antes da "democracia" pós ditadura.
    Senão mudaria a frase.
    Com tanta corrupção e impunidade atualmente, por certo a frase seria outra.
    Não adianta chiar contra o sisudo diretor. Ele foi ELEITO.

    ResponderExcluir
  26. Cecília, viu que saiu a rentabilidade dos investimentos de OUTUBRO DO PB1 DA PREVI? 1,60% ... atingiu 7,26% no ano , até outubro. em 2012, no mesmo período, tinha atingido 7,54% ... o que acha desse número?
    Rafael A CAmpagnoli

    ResponderExcluir
  27. Senhora Cecília, li nas páginas da ANABB as denúncias contra Camilo, Emílio e William e agora vejo que colocaram toda a M no ventilador. Você que tem o carinho e o respeito de seus colegas, que tem o reconhecimento por parte dos colegas por seu trabalho, deveria largar de vez de proteger o Camilo, caso contrário sua reputação vai para a mesma lama onde o nome dele já está. Sai fora.... Você não precisa proteger e nem se escudar em gente da laia de Valmir

    ResponderExcluir
  28. Caro colega anônimo das 23:39h,
    O benefício mínimo é um absurdo e se considerarmos os colegas que se aposentaram por invalidez é pior ainda. Existem várias incoerências no plano de benefícios 1 que era preciso alterar. O certo é que o benefício mínimo fosse um percentual do teto para o cálculo de benefício. Essa seria a maior justiça que poderia ser feita no plano 1.

    ResponderExcluir
  29. Caro colega Marcelo,
    Essa mobilização é fundamental para avançarmos e acabarmos com a corrupção que assola o país. Não é de hoje, porém o que temos visto é que, independente de quem esteja no poder, as pessoas acabam se ensandecendo pelo poder. É uma pena, mas como sou otimista, ainda acredito que isso um dia vai mudar e eu espero estar aqui para participar ativamente dessa mudança. Pode contar comigo para levantar essa bandeira.

    ResponderExcluir
  30. Caro colega Medeiros,
    Eu te conheço de longa data, inclusive já estivemos juntos na Previ e sempre tivemos um bom relacionamento e convergência de ideias em relação à Previ. Tenho certeza que sua contribuição foi muito importante para o sucesso da novembrada.
    Esse assunto do não ressarcimento pelo Banco do valor do BET pago ao grupo pré-67 é um assunto que não podemos deixar de fora. É um montante muito significativo (aproximadamente 1,8 bilhão).

    ResponderExcluir
  31. Cara colega Roseli,
    A Leopoldina é uma colega de Fortaleza que tem o blog "olhar da coruja" e é uma lutadora como todas nós, mesmo que em lados opostos.
    Realmente as críticas formuladas às pessoas que também buscavam participar ativamente da manifestação não foram felizes, pois todos têm o direito de manifestar seu desagrado e eu acredito que o que queremos não é sermos recebidos "educadamente", mas que sejamos realmente ouvidos e respeitados e não enrolados, como tem acontecido ultimamente. Se ela admira a atual gestão da Previ, é um direito dela, porém não pode impedir que outras pessoas pensem de forma diferente e manifestem isso. Isso sim é democracia!

    ResponderExcluir
  32. Cara colega Cecília,
    Eu nunca escondi que eu me aposentei acima do teto, porém gostaria de lembrar que eu me aposentei menos de dois anos da mudança dos dirigentes para estatutários, não tendo o tempo necessário para receber o valor cheio (últimos 36 meses do salário de participação). Pode ter certeza que o Sr. Sasseron se aposentou muito acima do teto e afirmo também que eu fui uma das únicas pessoas que entregou carta na Previ solicitando a revisão do benefício dentro do teto. Essa divulgação foi feita de forma antiética nas últimas eleições da Previ com o objetivo de enfraquecer meu nome. Infelizmente, o jogo político é muito sujo e eu não tenho o menor problema de divulgar isso. Da mesma forma que divulguei a carta que protocolei na Previ e a resposta que ela me deu. Não tenho nada a esconder. Pelo menos eu sempre TRABALHEI no banco em cargos comissionados e nunca fiquei encostada em sindicatos ganhando AP 6, como os atuais diretores eleitos. Eles se aposentarão com benefícios bem superiores ao que eu recebo, tendo em vista os reajustes bem acima da inflação que tiveram durante esse período. É justamente por isso que não fazem a menor questão de cumprir as determinações da PREVIC de que seja implementado um teto para o cálculo dos benefícios na Previ. Como falei anteriormente, se tiver que devolver os valores recebidos a maior, o farei sem o menor problema.
    Lembrando que vários dirigentes de entidade também se aposentaram acima do teto.
    Infelizmente, em um processo eleitoral, a ganância pelo poder é muito maior do que os valores e a ética tão debatida e pouco praticada.

    ResponderExcluir
  33. Cara colega "Pensionista sem voz",
    Eu acredito que é justamente essa promessa de campanha indecorosa que deixa o pessoal revoltado. Como é que um grupo, liderado pelo diretor anterior que sabia muito bem que essa proposta era muito difícil de ser concretizada. Agora, além de não incorporar o BET vem falar em suspender o BET? Como não se revoltar? Como não cobrar de quem prometeu? Ou vamos aceitar educação em troca de atitude? Educação e respeito no trato com qualquer pessoa é obrigação de todos.

    ResponderExcluir
  34. Prezada Cecilia e demais Colegas:
    Endosso tudo que foi publicado. Destaco a presença de Cecilia e sua e participação, de muita valia.
    Tive oportunidade de conhecer pessoalmente muitos colegas que participam do meu blog e que recebem meus e-mail. Encontrei tantos outros como Genésio,Dr. Medeiros e Ari Zanella a quem parabenizo. Conheci Elisa, que também parabenizo, que organizou e conduziu os pronunciamentos no auditório, enquanto a comissão se encontrava com a Diretoria. A exemplo de tantos Colegas, tive oportunidade de me expressar sobre o BET, TETO e PDS 275/2012, entregando modelo do abaixo assinado que estou coordenando. Usei o mega-fone para desmentir o Diretor Marcel que insiste em defender como TETO os honorários de Diretores, inflados com salários indiretos não previstos no Estatuto da PREVI. Defende de causa própria. Uma vergonha! Estatutário não é funcionário. Rompem o contrato de trabalho. O Marcel usa jogo de palavras como: "APREVIC não determinou implantar o TETO. Determinou o Banco alterar o salário de contribuição". Alteração de salário de contribuição com expurgo de verbas ilegalmente incorporadas é igual ao TETO. Fala muito em ´funcionário de carreira. Gozação!
    Agradecendo as referências, digo que devemos partir para outros embates. Contem comigo.
    Carvalho

    ResponderExcluir
  35. Prezada Cecilia e demais Colegas:
    Endosso tudo que foi publicado. Destaco a presença de Cecilia e sua e participação, de muita valia.
    Tive oportunidade de conhecer pessoalmente muitos colegas que participam do meu blog e que recebem meus e-mail. Encontrei tantos outros como Genésio,Dr. Medeiros e Ari Zanella a quem parabenizo. Conheci Elisa, que também parabenizo, que organizou e conduziu os pronunciamentos no auditório, enquanto a comissão se encontrava com a Diretoria. A exemplo de tantos Colegas, tive oportunidade de me expressar sobre o BET, TETO e PDS 275/2012, entregando modelo do abaixo assinado que estou coordenando. Usei o mega-fone para desmentir o Diretor Marcel que insiste em defender como TETO os honorários de Diretores, inflados com salários indiretos não previstos no Estatuto da PREVI. Defende de causa própria. Uma vergonha! Estatutário não é funcionário. Rompem o contrato de trabalho. O Marcel usa jogo de palavras como: "APREVIC não determinou implantar o TETO. Determinou o Banco alterar o salário de contribuição". Alteração de salário de contribuição com expurgo de verbas ilegalmente incorporadas é igual ao TETO. Fala muito em ´funcionário de carreira. Gozação!
    Agradecendo as referências, digo que devemos partir para outros embates. Contem comigo.
    Carvalho

    ResponderExcluir
  36. Vamos lutar pela volta dos militares.
    Viva a casa sem muro, com cerca etc...

    ResponderExcluir
  37. Eu acho que ainda não aprenderam que a união faz a força e alguns querem ser os líderes absolutas com todos as honras para si.Já tivemos exemplo de quem queria ser absoluto e tratava a todos com truculência e desrespeito e acabou ficando na geladeira.Precisamos de união.Não interessa quem vai aparecer mais.Interessa um grupo forte, de mãos dadas lutando pelo mesmo objetivo.

    ResponderExcluir
  38. Cecília, já que sabemos o valor de seu salário e de sua aposentadoria acima do teto, seria ótimo se as " figuras de proa " de nossas associações inclusas Previ e Cassi, num rasgo de desprendimento e transparência, dissessem: Sou sem teto ou Sou com teto!
    Quando se candidatassem, divulgassem o seu currículo no Banco, sua fé-de-oficio, concorda?
    Agora, voltando ao tema do momento, gostaria que você comentasse o que ocorreu realmente durante a manifestação no Mourisco.
    É que há num blog da Sra. diretora de marketing e comunicação da associação que promoveu a novembrada, críticas à sua atuação e do sr. Carvalho.
    Cecília, veja bem, não estou querendo fomentar discussões, só quero a sua versão.
    Para que saibamos no futuro em quem confiar.

    ResponderExcluir
  39. Cecília, você acha que somente no processo ditatorial existe o germe da corrupção?
    Ou no estado democrático de direito, como o nosso, a corrupção também estaria presente?

    ResponderExcluir
  40. Cecilia,

    Saiu a rentabilidade acumulada out/2013 7,52%!!!

    O que vc acha desse resultado?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Foi bom mesmo a imprensa não ter dado muita bola. Já pensou se publicassem o barraco?

    ResponderExcluir
  42. Roberto Martines 8670089-828 de novembro de 2013 às 12:47

    Cecilia Garcez quanto ao salário teto e piso vamos de o primeiro não ser 12 vezes maior que o segundo. Ou seja pra quem contribuiu + de 15 anos não pode ganhar por ano menos que muitos que contribui até menos tempo ganham por mês. É o que vejo agora gente com 81.000,00 e outros com 800,00 por mês, eu com + de 20 anos de contribuição e quase 30 de banco me aposento ano que vem com + ou - 1.500,00.

    ResponderExcluir
  43. Desculpe o termo. Mas, que houve um tremendo barraco na manifestação, lá isso houve.
    Assistindo um vídeo disponibilizado, o que se vê é um tremendo amadorismo e uma tentativa de se atribuir importância.
    As expressões do presidente e de seu companheiro diretor, parece que queriam dizer: Nossa," facim, facim "! Depois é publicar uma nota mencionando " muito obrigado, não esperava tão boa recepção" como palavras de agradecimento pela "honraria" que concedemos.
    Além disso, o telefonema no meio da reunião... valha-nos deuses da comunicação!

    ResponderExcluir
  44. Caro colega anônimo das 09:42h,
    Eu participei da novembrada como qualquer outro associado, ou não podia participar? Apenas falei quando foi me dado a palavra. Não li ainda o que essa senhora está falando de mim, aliás essa senhora há poucos meses atrás vivia me telefonando para conversar, principalmente quando foi menosprezada pelo Marco Cordeiro. Eu nunca fiz nada a ela, pelo contrário, sempre a tratei com respeito.
    O problema é que ela ficou numa "babação" com os dirigentes da Previ, principalmente o de Seguridade, e outros associados estavam querendo respostas, o que é direito de todos. Afinal, muitos colegas estavam revoltados.
    Sabe o que isso significa? É o projeto dessas pessoas que só pensam nas eleições do próximo ano e esperam que com isso desgastem meu nome. Continuarei a ir nas manifestações doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  45. Caro Rafael,

    A rentabilidade publicada pela Previ foi muito boa, inclusive a rentabilidade da renda variável. Isso pode acender uma luz no fundo do túnel para a continuidade do BET, a não ser que haja mais alguma coisa que não tenha sido divulgada.

    ResponderExcluir
  46. Caros colegas,
    Eu comentei as críticas da Sra. Leopoldina, mas infelizmente fui censurada. É uma pena! Infelizmente, como eu não pensei que isso pudesse acontecer, pois sempre publiquei seus comentários no meu blog, mas não tem problema. Vou dar o meu recado neste espaço:

    Cara Sra Leopoldina,
    Eu não sei porque tanta agressividade com minha pessoa, pois até alguns meses atrás a Sra. vivia telefonando para o meu celular para conversar e desabafar sobre as agressões sofridas pelo Marcos Cordeiro. Em outros eventos também você sempre me procurou para conversar e, de repente, virou minha inimiga!!! É muita loucura para minha cabeça, não estou acostumada a lidar com pessoas que mudam de postura conforme a situação.
    Eu não conhecia a Elisa até a reunião da Anabb que aconteceu na semana passada no Rio de Janeiro, onde eu estive na mesa e fiquei bem impressionada com as suas colocações. Foi o primeiro contato e o segundo foi na novembrada. Gostei muito de ter conhecido a Elisa, que se mostrou uma pessoa muito digna, consciente e com muita energia. Ela assumiu a organização do grupo, pois os "ditos organizadores" estavam reunidos com os dirigentes da Previ e não deixaram ninguém coordenando o movimento. Se a Elisa não tivesse assumido, as pessoas iam acabar indo embora e ficando apenas os que vieram de outras localidades.
    Eu não me prestaria ao papel de manipular pessoas para fazerem confusão na porta da Previ. Quem me conhece sabe muito bem que não faz parte da minha postura, porém considero a atuação de vários colegas bem contextualizadas, tendo em vista que a atual gestão da Previ tem tratado os aposentados e pensionistas de forma muito desrespeitosa e incoerente com os preceitos de uma boa governança corporativa onde os donos devem ser valorizados e respeitados. Ou os associados não são os verdadeiros donos da Previ???
    Essas pessoas foram muito mais verdadeiras do que você, que só ficou puxando o saco dos atuais dirigentes, passando a mão na cabeça daqueles que estão querendo acabar com o BET, que não implementaram o teto de benefícios e daqueles que jogam muito sujo para ganhar eleições.

    Bem, não vou mais responder a essas provocações, até porque acredito que isso prejudica a boa imagem que ficou do movimento. É uma pena que existam pessoas que não conseguem pensar em comunidade, objetivos comuns, diversidade, etc. Autoritarismo nunca foi uma boa solução para as dificuldades.
    Viva a diversidade de opiniões! Viva a democracia e a livre manifestação de opiniões!!!

    ResponderExcluir
  47. Cecília - não sou seu advogado para lhe defender e nem tenho procuração para tal.

    Mas em vista dos ataques sofridos (gratuitamente) quero expressar um fato ocorrido há algum tempo atrás que vc nem lembra mais.

    Havia uma pendência em meu financiamento imobiliário que se arrastava por mais de 3 anos.

    Tentei de todas as maneiras me acertar com a PREVI, sem sucesso.

    Elaborei um arrazoado detalhado e mandei para vc. Na sua área de atuação, na diretoria da PREVI, não tinha nada a ver com meu enorme problema.

    Pois bem - vc assumiu, após se inteirar da questão - minha defesa.

    Passou a bola para quem de direito, com sua chancela e parecer sobre o que ocorria.

    Em uma semana já houve o contacto do setor competente da PREVI., que pediu mais alguns dados, culminando com a resolução do imbroglio com resolução favorável.

    Uma semana - uma questão de 3 anos - ainda, ao lhe agradecer, vc. disse que apenas cumpria sua obrigação.

    Motivo pelo qual serei sempre grato á sua pessoa e enfatizar que vc. leva a risca a máxima de fazer o bem sem olhar a quem.

    ResponderExcluir
  48. Sra.,

    Estou de acordo com suas colocações sobre novembrada.
    Mas discordo quando a Sra. apoia
    questões referentes a antiga ditadura da Anabb, até agora sem solução.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  49. Quinta-feira, 28/11/2013 - 18h44m
    Teto para Estatutários: prazo de implantação é dia 02/12, diz Previc

    A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) define novo prazo para que a Previ implante o teto para contribuição e gozo de benefício para dirigentes estatutários do Banco do Brasil. A informação foi obtida pela ANABB junto à Previc nesta quinta-feira (28/11). Segundo resposta da Superintendência, o novo prazo para a implantação do Teto para Estatutários encerra-se dia 02 de dezembro.

    A ANABB acompanhará o cumprimento desse prazo e, respaldada pela Lei de Acesso à Informação, na próxima semana, voltará a solicitar explicações à Previc a fim de manter os associados cientes da situação e buscar mecanismos para definir iniciativas que contribuam com o desfecho desse caso.

    Fonte: Agência ANABB

    ResponderExcluir
  50. Assistindo o vídeo do encontro na Previ, escutei um passarinho cantando: titirititi, piu,piu,piu,piu...
    V. que conhece a Previ" inside", dona Cecília, tem alguma gaiola com passarinho na sala de reunião?
    Ou seria toque de celular?
    Isto é muito importante numa negociação.

    ResponderExcluir
  51. Aqui é um pobre aposentado de 70 anos que tem um salário de 4.000 incluindo a parte do inss e a previ. Ah ai tbm estah incluido o bet. rsrs no meu caso o Bet é de 900,00 pq minha parcela previ é de apenas 870,00 ... q tristeza.


    Então baseado na minah realidade queria te perguntar se caso a Previ retire de nós o BET em janeiro ou abril de 2014 se NÃO TEM COMO vcs entrarem com uma liminar para garantir o pagamento de bet até o julgamento do mérito?

    grato,


    um aposentado triste!

    ResponderExcluir

  52. Repasso link de video do Sr. Marcel, da chapa 6, que foi eleita em 2012. Vejam as promessas de campanha que foram feitas e retransmitam aos seus amigos e colegas.

    Vamos refletir sobre o nosso voto nas próximas eleições e não acreditar em milagrosas promessas de campanha.

    jÁ PASSOU DA HORA da alternância de poder em TODAS as nossas associações e tb nas nossas caixas PREVI e CASSI.

    Assistam ao video:
    https://www.facebook.com/photo.php?v=620627821308917

    ResponderExcluir
  53. Cecília,
    Claro que você devia participar e alguns colegas inclusive eu disseram que a sua presença era muito importante.Como disse o colega Carvalho ninguém sabia que essa manifestação tinha dono.

    ResponderExcluir
  54. Cara Cecília, embora muitos bate-bocas entre nós mesmos, reflete o nosso nervosismo pelo momento que estamos passando. Mas ainda, assim, isso só nos enfraquece. Acho que cabe a todos nós, passarmos uma régua. Zerar e bola pra frente, sem mágoas ou ressentimentos. Afinal estamos no mesmo barco. Aproveitando, Cecília, ainda acho que a ANABB, tem e sempre teve poder para enfrentar o BB. Que tal , dar mais uma cutucada com a Diretoria da ANABB?

    ResponderExcluir
  55. Cecília,
    Apenas umas continhas para mostrar o "MONSTRO" que a PREVI é para os aposentados:
    Empréstimos simples: quando pagamos 11 prestações de um empréstimos de R$ 120.000,00 e renovamos, acabamos pagando um porcentual de 15,89 por cento sobre o valor utilizado em 11 meses, ao invés dos 5%. É uma mina de ouro para a PREVI, pois a grande maioria renova.
    BET para funcionários da ATIVA: Como o presidente DIDA recebe atualmente, segundo o MARCEL, R$ 55.000,00 por mês, seu BET é de 11.000 mensais o que implica que ao se aposentar, além de receber uma gorda aposentadoria o BENDINE vai receber de uma só tacada, a vista o valor de R$ 660.000,00 relativo ao seu BET acumulado na ATIVA. É justo?????

    ResponderExcluir
  56. D. Cecilia,
    Está acontecendo algo esquisito com os donos dos blogs que há um certo tempo se tornaram oponentes ao Sr. Marcos. Seguinte: Para evitar que participantes anônimos usassem expressões agressivas contra diretores da previ, o sr. marcos tomou providências. Restringiu o acesso.
    Depois da novembrada, vem se verificando caso semelhante nos blogs daqueles senhores. Tem um que, além de não publicar mais palavras que não sejam elogiosas ao Marcel, por exemplo, chegou a se desculpar por haver sido grosseiro e deselegante com o mesmo, diretor de seguridade.
    Confie numa pessoa dessa?

    ResponderExcluir
  57. Caro colega anônimo das 18:50h,
    Também não entendi porque o pedido de desculpas. Esta todo mundo com peninha dos diretores pelo visto. Eu tenho pena é dos que acreditaram no canto da sereia e agora devem estar bem arrependidos.

    ResponderExcluir
  58. Caro Fernando,
    Concordo contigo, porém parece que a Anabb está muito politizada e vinculada ao grupo político do governo. Fica difícil defender algo mais combativo ao que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  59. Caro colega anônimo das 07:10h,
    Que bom que eu pude te ajudar. Eu fico muito feliz quando isso acontece, pois nem sempre a gente consegue. Eu acredito que, como representante eleito, temos a missão de defender os interesses dos colegas e eu sempre levei isso muito a sério.
    Muito grata pela mensagem.

    ResponderExcluir
  60. Cecília, amanhã acaba o prazo de prorrogação da Previ para cumprir a determinação da Previc. E ai? Se ela não cumprir, fica por isso mesmo? Estamos de pés e mãos atados? Sinto uma sensação de impotência e é uma sensação horrível.

    ResponderExcluir
  61. Caro colega anônimo das 10:55h,
    Amanhã, segunda-feira, dia 02.12, todos nós ficaremos atentos para cobrar que a Previ e o Banco cumpram as determinações da Previc e implementem o teto para cálculo do benefício. Espero que a Previc cumpra seu papel, caso contrário será um vexame. Aí, é melhor assumir a total ingerência do governo federal em sua gestão.

    ResponderExcluir
  62. Dona Cecília,

    Estou revoltado pq na maioria dos blogs todos podem criticar vc, mas a imaculada Isa tem que ser blindada de qualquer maneira. Não sei se é receio da FAABB excluir ou não incluir associações na sua dominação. Aliás, qual é a vantagem de ser filiada á Federação?
    Criticam quem discorda chamando isso de fogo amigo. Ninguém aceita uma opinião contrária.
    Achei super a organização da novembrada. Entretanto, querer que os dirigentes espoliadores sejam tratados iguais a lordes ingleses é o fim.
    Quando o PT era oposição a truculência sempre foi sua marca registrada. Agora querem pétalas de rosas.
    Pq todas as associações, principalmente a ANABB, não faz uma pesquisa séria para saber como estão vivendo os aposentados e pensionistas do bb? Perder tempo com isso pra que?

    ResponderExcluir
  63. Cecília,

    Assisti o vídeo da novembrada e só pude concluir que você não deve dar ouvidos a pessoa que ultimamente lhe resolveu atacar.
    Chamar os manifestantes de baderneiros? Senhores e senhoras respeitáveis que durante décadas vem sendo enrolados pela Previ, principalmente pelo petista diretor de seguridade que se elegeu a custas de mentiras? Isso é babação mesmo!!!
    Não gosto do Valmir, mas na senhora eu voto para qualquer coisa.
    Quanto aquela aspirante a presidência da federação pode deixar que ela mesma se queima

    ResponderExcluir
  64. No meio da reunião toca o celular. A pessoa atende e diz: É a presidente!
    Seria a Dilma?
    Vai ser despreparada assim lá na caixa prego!
    E a presidente deve ser tucana: Gosta de cima de um muro. Quer ficar bem com verdugo e com o condenado.

    A novembrada serviu para demonstrar que a chapa tá fervendo. Ninguém tá com mais paciência com esses discursos tipo "amanhã eu vou lá hoje".

    ResponderExcluir
  65. Engraçado!
    Além da ANABB ser contra os aposentados; ainda são eles que a mantém?
    Parece que está acontecendo o mesmo com a Previ I.

    ResponderExcluir
  66. Cecília,
    Acho que o simples aumento do prazo do ES segundo a formula 200 não irá aliviar a situação da maioria, já que o aumento do prazo provoca uma redução inexpressiva nas parcelas.
    O Melhor seria uma suspensão das prestações por 6 a 12 meses com a PREVI assumindo o ônus dos juros neste período sem repasse para os tomadores. Ao fim do período de suspensão as prestações seriam debitadas conforme a atual tabela.
    Também em caso do fim do BET tal medida poderia ser adotada pela PREVI.

    ResponderExcluir
  67. Prezada Cecilia fiz a seguinte consulta junto a PREVIC: Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil - Por que a Previc não fez intervenção até agora na PREVI por conta do descumprimento sobre o TETO de benefício? Caso realmente não haja teto a ser cumprido, podendo incorporar todas as verbas favor informar esse posicionamento ao STJ e ao TST para que mudem o posicionamento a respeito da cesta alimentação, plr, etc em relação aos demais associados da Previ

    ResponderExcluir
  68. veja a resposta deles: Prezado Senhor, o SIC não possui resposta para essa demanda, uma vez que não foi feito nenhum pedido de informação específico, e sim uma suspeita de irregularidade. Sugerimos que formalize uma denúncia:

    O participante ou assistido poderá formalizar uma denúncia junto à PREVIC e a respectiva Entidade estará sujeita à penalidade de advertência ou multa, conforme determina o Art. 84 do Decreto 4.942/2003. Para tanto, a denúncia formalizada deverá conter a identificação do denunciante (nome, CPF, endereço, matrícula na Entidade, assinatura), a identificação do denunciado (nome da Entidade, número de registro da Entidade, endereço, telefone), a indicação da(s) irregularidade(s) e os documentos ou quaisquer outros elementos de prova que sustentem a denúncia, conforme determinado no Art. 38 do Decreto 4.942/2003. Enfim, a denúncia deverá ser enviada, por carta e com aviso de recebimento (AR), para a Diretoria de Fiscalização (DIFIS) da PREVIC, no seguinte endereço:
    Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC
    A/C Diretoria de Fiscalização – DIFIS
    Setor Bancário Norte, Quadra 02, Bloco N, Lote 8, 6º andar
    CEP: 70040-020
    Brasília – DF
    Atenciosamente,
    SIC/PREVIC

    ResponderExcluir
  69. Deve ter combinado com a Presidenta assim: - Quando começar a reunião eu te envio um torpedo. Daí você telefona pra eu parecer importante, ok?

    É a banana engolindo o macaco

    ResponderExcluir
  70. Sra. Cecília,

    Sua nova inimiga tem um problema seríssimo de personalidade. O ego dela é muito inflado. Não sei se para camuflar algum complexo ou por puro orgulho. Quando assistimos os vídeos que ela produz, nos créditos, o nome dela aparece 1 milhão de vezes. Pra quê isso?

    ResponderExcluir
  71. Dona Cecília,

    O q é necessário para escrever uma chapa para concorrer a Previ?

    Já tem até nome: CHAPA DO BIBICA

    e slogan (nada original, mas funciona): PIOR QUE TÁ NÃO FICA

    NA PREVI VOTE NA CHAPA DO BIBICA, PIOR QUE ESTÁ NÃO FICA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  72. Caro Everton,
    O prazo para a implementação do teto, dado pela PREVIC no último ofício encaminhado para a Previ era até dia 02.12. Parece que eles iriam implementar o teto até sexta-feira. Vamos acompanhar.

    ResponderExcluir
  73. Cara Cecilia,
    Mas não está estranho a resposta que a PREVIC me mandou?

    ResponderExcluir
  74. Ao an. 14:30
    Na verdade ela ficou transtornada com a presença daqueles que ela sabe que serão candidatos a cargos visados por ela e ela não queria concorrentes.Disse que os outros tinham intenções eleitoreiras mas ela é quem tinha mais esse objetivo.Mas eu acho que com sua fúria e descontrole acabou dando um tiro no pé.

    ResponderExcluir
  75. Por que será que sua inimiga foi a única que apagou a propaganda eleitoral da CHAPA DO BIBICA?

    Se tá com medo do BIBICA vai ganhar de quem?

    VOTE NO BIBICA, PIOR QUE TÁ NÃO FICA

    ResponderExcluir
  76. Marque a alternativa correta:

    A melhor opção para a Previ é:

    a) Babaca

    b) Bibica

    Acertou quem escolheu a alternativa b de bola

    VOTE BIBICA PIOR QUE TÁ NÃO FICA

    ResponderExcluir
  77. O que acontece no seu caso, sra. Cecilia, é que, por mais que queira justificar os altos ganhos que recebe, soa muito mal para a maioria esmagadora que recebe no máximo uns 7 mil da Previ(isso, os comissionados RF 8 ou até 7). O pessoal que ganha de 1 a 3 mil, então, tem um espanto semelhante ao que se sente com relação a jogadores de futebol. Isso sempre será usado contra a sra. em uma eleição, porque este altíssimo ganho, e todos já perceberam, derivam, em última instãncia, destas "gratuitas e generosas" defesas que se fazem dos aposentados, quase todos na busca de influenciar pessoas, no mínimo, de status, de poder, por vaidade.

    Mesmo o menos ligado a isso, o Dr. Medeiros, existe esta visível vaidade. A representação sindical se assemelha muito a represntação em associações, na Previ, Cassi..etc...todos querem um pedaço do mingau. É a política.

    Então, acho normal a brigalhada entre vocês. Na prática, apenas a Justiça é que pode fazer algo pelos aposentados.

    Quando li o seu ganho, sinceramente, espantei-me tanto quanto quando se apura que deputado ganha x ou y. Vergonhoso.

    Enfim, é a vida como ela é...não confio em nenhum "blogueiro da Previ". Se eu participasse disso, com toda a certeza, denunciaria a grande mamata que são todos estes cargos. Daí a desconfiança de muitos sobre todos.

    ResponderExcluir
  78. Caro Everton,
    Todo participante pode apresentar denúncia formal na PREVIC e eles respondem e encaminham para análise. Eles reproduziram as regras na resposta a você, já que você não formalizou, dentro das normas, a denúncia.

    ResponderExcluir
  79. Caro colega anônimo das 22:01h,
    O que foi publicado em relação ao meu salário não foi o correto, eles superfaturaram meu contracheque (coisas de eleição), mas realmente meu benefício é o relativo ao cargo de Diretor.
    Gostaria muito que a maioria dos colegas associados da Previ tivessem benefícios que proporcionasse maior qualidade de vida, pois acho que todos merecem.
    Gostaria de ressaltar que eu tive minha carreira no banco sempre em cargos comissionados, batalhei bastante para galgar as posições dentro do banco. Quando fui para a Diretoria da Anabb, passei de AP 6 para o equivalente a AP 4, onde fiquei por 6 anos. Depois disso, fiquei na Diretoria da Previ por 6 anos. Essa é a minha história e não posso mudar, porém posso te afirmar que há muitos dirigentes que nunca trabalharam no Banco e hoje estão recebendo benefícios muito maiores do que o meu. O atual Presidente da Anabb também se aposentou acima do teto, como ele mesmo afirmou no evento da Anabb no Rio de Janeiro, como outros. Por que o foco é só na minha pessoa???
    Eu fui uma das únicas pessoas que apresentou carta pedindo o enquadramento do benefício no teto de benefício que foi aprovado pelo Conselho (não chegou a ser implantado), porém a Previ não acatou a minha solicitação respondendo que o benefício foi calculado dentro da regulamentação vigente.

    ResponderExcluir
  80. Cecilia, você tem que trabalhar com Teatro, e muita cara de pau.
    Quero ver publicar.

    ResponderExcluir
  81. Sabe o que acho. Que nós pequeninos., estamos fu.......

    ResponderExcluir
  82. Cargos em diretorias, tanto de Anabb quanto de Previ, fazem um bem danado para o bolso.
    Por isso todos querem uma boquinha.
    Defesa de interesses de participantes? Não acredito! É tudo interesse próprio, inclusive quem diz que não é candidata, é cabo eleitoral.
    Para moralizar o PB1 que nos interessa, deveria ser permitido a candidatura somente a aposentados e assim mesmo, com redução da remuneração. 40 mil mais verba de conselho fiscal, aí já é ofensa. Acho que a Previ funciona "sozinha" e os diretores
    prescindíveis.

    ResponderExcluir
  83. Diana Miranda disse...
    Prezada Cecilia, bom dia!
    Tenho uma duvida que me aflige deste a implantação do Bet, e gostaria que vc me ajudasse, me explicando o que acontece, e se estou errada nas minhas insatisfações. Meu beneficio da Previ, não é o minimo, mas também não chega a 70% da Parcela Previ. Com o BET, o menor beneficio passou a ser 70% da Parcela Previ. Pergunto a você: porque todos os beneficios que eram menores que 70% da Parcela Previ não chegaram a este valor? Considero uma tremenda injustiça, pois porque a regra vale para uns e nao para outros? Porque não passaram todos os beneficios menores que 70% da PP a este valor?
    Por favor, me esclareça esta dúvida, pois considero que fui prejudicada.
    Te admiro muito, confio em você, e peço a Deus que te dê muita saúde e disposição pra continuar com os beneficiarios do Plano 1 a nossa luta para corrigir tantas injustiças cometidas pela Previ para com seus beneficiarios.
    Aguardo uma resposta sua.
    Um grande abraço,
    Diana Miranda

    ResponderExcluir
  84. Dona Cecília, A senhora poderia fazer um post divulgando a carta solicitando enquadramento no teto protocolada na Previ.

    ResponderExcluir
  85. Caro colega anônimo das 14:07h,
    Farei isso, aliás a informação que tive era que a Previ implementaria hoje, sexta-feira. Será???

    ResponderExcluir
  86. Cara Diana,
    Por acaso, você se aposentou por invalidez? Nesses casos, os associados ficaram com o benefício abaixo desse percentual. É uma tremenda injustiça essa questão do benefício mínimo. Nada justifica em um plano essa distorção tão grande. O benefício mínimo tinha que ser alterado e, na minha opinião, teria que estar vinculado ao teto - um percentual do teto, pois se o Conselho resolvesse aumentar o teto, automaticamente aumentaria o benefício mínimo. Essa é uma luta justa e que ninguém compra. E vou te dizer mais - não é uma proposta que tenha um custo alto.

    ResponderExcluir
  87. Caro colega anônimo das 00:30h,
    Eu acho que você é mais artista que eu, pois não tem a coragem de se identificar. Eu, pelo menos, assino tudo que falo ou escrevo. E você? Quem é mais honesto? As pessoas podem cobrar minhas opiniões. E a sua? Quem pode cobrar a um anônimo???

    ResponderExcluir
  88. Dona Cecília,

    Sou o anônimo de 14:07 que sugeri que publicasse a carta. Vai chegando a época das eleições e os ataques a sua pessoa começam. Não vejo um comentário sobre a sua formação, sua capacidade, expertise, etc.
    Se preferem o marionete despreparado do pt fazer o q?

    ResponderExcluir
  89. Pois é, Diana. Eu também gostaria de saber porque não recebemos nem o mínimo (70% da Parcela Previ) e estatutário recebe acima do teto (acima do que contribuiu?).

    ResponderExcluir
  90. Oxalá os estatutarios defendessem a causa de quem recebe o benefício mínimo como a Cecília faz. Considero ela (a Cecília) uma grande líder.

    ResponderExcluir
  91. É bom não confundir as verbas de estatutário do BB com salário de diretorias. Correto?

    ResponderExcluir
  92. Pelo que estamos vendo a novembrada teve como maior efeito a desunião, a guerra de agressões e acusações entre os líderes.Além da cara de pau de já começarem a pensar em chapa para as próximas eleições.

    ResponderExcluir
  93. RESCALDO DA MANIFESTAÇÃO SOCIAL ÀS PORTAS DA PREVI.

    O que foi feito às portas da PREVI é passado e ninguém tem poderes para alterar os fatos de ontem, sejam eles fracos, fortes e imprecisos. Em face disso, não vou perder o meu tempo, tecer comentários e nem fazer juízo de valor sobre o primeiro vídeo que está circulando no blog “Ninho da Coruja”, produzido com a presença dos gestores da PREVI.

    Não foi feito, mas o fundamental era que fossem elencadas previamente as questões cruciais que nos afligem, em ordem de prioridade, para serem expostas na reunião com os Diretores, com objetividade, eficácia e competência, a fim de eliminar a timidez e de não deixar dúvidas quanto a nossa capacidade intelectual de colocar à mesa das negociações as nossas prementes e inadiáveis propostas de melhorias nos benefícios, bem como de defender com a eloquência necessária os nossos direitos pisoteados ao longo de décadas.

    Neste particular, independente de cargos, a escolha do porta-voz deveria recair sobre o associado com mais facilidade de expressão, ou seja, um interpessoal mais acurado, com vistas a demonstrar conhecimento da causa e especialmente para angariar respeito.

    Foi ótimo que a fala divulgada saiu sem os arranjos de edição, na íntegra, porque assim poderemos avaliar e corrigir as falhas ocorridas nesta manifestação social, desde o seu início, meio, fim e, sobretudo, no ponto alto que foi, sem dúvida, o encontro com os Diretores da PREVI.

    Em terra de muro baixo, quem tem um olho é rei e surgem os oportunistas que pensam que são competentes, tomam a frente do movimento social e querem impor a sua vontade, pela força e com métodos antidemocráticos.

    Para fazer o trabalho de passeata, muito importante, todos são muitos bons, todavia, na parte burocrática, das negociações, precisamos acima de tudo da experiência e da expertise de quem lutou em outras frentes de batalhas.

    Portanto, é preciso tomar boa nota dos erros cometidos para evitar reincidência e também para aprimorar as próximas passeatas, posto que essa seja a primeira de muitas que virão.

    ResponderExcluir
  94. O cipoal de regras que desvirtuam a parte intrínseca da metodologia ocasionada pelo desmembramento da qualidade produtiva efetivamente equalizada, me condiciona obrigatoriamente a votar no processo eletivo da Previ na CHAPA DO BIBICA

    ResponderExcluir
  95. Sr. Rossi foi na novembrada?

    ResponderExcluir
  96. Pois é, realmente faltou àquele encontro com os diretores algum interlocutor de capacidade de expressão e "negocial", alguém como o Sr João Rossi Neto.
    O nome do blog é Olhar de Coruja.

    ResponderExcluir
  97. Concordo totalmente com o Rossi.Devemos continuar organizando novas manifestações mas é preciso pensar que o número de participantes é importante para mostrar a nossa força mas muito importante também é a escolha do porta voz para que a oportunidade de estar frente a frente com os gestores da Previ seja realmente aproveitada.Para isso é preciso que seja alguém com muito conhecimento e que enfrente a outra parte com coragem e postura no mesmo nível mantidos os limites de educação e respeito que se deve ter com qualquer pessoa e não apenas por se tratar de representantes da Previ.

    ResponderExcluir
  98. O QUE É PIOR?

    SE OMITIR OU CRITICAR?

    SE ACHA QUE É O BAM BAM BAM PQ NÃO ORGANIZOU, NÃO CHAMOU PRA SI A RESPONSA?

    FICAR ATRÁS DE UM COMPUTADOR ACHANDO QUE REDIGI BEM E ENTENDE DE TUDO NÃO ACRESCENTA ABSOLUTAMENTE NADA

    ResponderExcluir
  99. Alguém sabe informar porque o site da PREVI tá fora do ar?

    ResponderExcluir
  100. Prezada Cecília,
    A Previ se comprometeu a pagar o BET até o final de 2014 em parcelas correspondentes a 20% do benefício.Agora está dizendo que não terá recursos para pagar integralmente o que deve.Mas como saber se não há recursos nem para pagar uma parte e aumentar o prazo até pagar integralmente o que ficou estipulado?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário