quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pérola da semana da Previ!!!


Caros Colegas,
Não poderia deixar de comentar a matéria publicada no site da Previ em relação ao BET e a reclamação direta em relação ao que os associados têm discutido nas redes. Já no primeiro parágrafo começa o ataque aos colegas que, como eu, temos discutido e alertado aos colegas sobre o assunto:


(...) “é importante ressalvar que algumas das ideias em circulação estão fundamentadas em premissas equivocadas e induzem a conclusões igualmente incorretas. É preciso estar atento a eventuais interesses que possam estar por trás de propostas oportunistas, com supostas soluções que são, na verdade, inexequíveis, ilegais ou até prejudiciais ao Plano de Benefícios”.
A cara de pau dos atuais dirigentes chega a beirar o absurdo, considerando que quem apresentou propostas oportunistas foi exatamente quem está na gestão atual, ou já se esqueceram que as promessas de campanha da última eleição que bateu forte junto aos associados foi a proposta de incorporação do BET como benefício permanente? Isso sim foi uma proposta oportunista, inexequível, ilegal e até prejudicial ao Plano de Benefício, como dito no texto.
Outro ponto que merece destaque é a resposta à questão: “QUANDO O BET VAI ACABAR?” E a resposta é pior ainda, reforça o que temos discutido no blog. O ano ainda não acabou, ainda não se pode afirmar com certeza de que os recursos não serão suficientes para sua continuidade. A não ser que existam outros fatores que estejam impactando negativamente o resultado, fora os divulgados nos relatórios mensais. A resposta já prepara o associado para o pior – o fim do BET e o retorno da cobrança de contribuições no início de 2014.
Por que a Previ e o Banco não explicam porque o Banco não está ressarcindo os valores do BET pagos ao grupo pré-67, de responsabilidade do Banco, onerando assim mais ainda o fundo previdencial criado para o pagamento do BET?
Outro ponto que chega a ser engraçado é a Previ continuar afirmando que só os associados receberam os recursos e que o Banco não sacou um centavo. Não importa, os recursos são do Banco e ele poderá sacar quando for necessário, até porque, pelo que sei, na aprovação do acordo não houve vinculação da utilização desses recursos para quitar compromissos futuros no fundo. Simplesmente o que aconteceu é que o Banco não está precisando de caixa, já fez o que queria, contabilizar em seu balanço esses recursos, aumentando seu lucro.
Em relação à questão referente à possível utilização de recursos da reserva de contingência para a continuidade do BET, na minha opinião cheira ao bode na sala. Colocaram esse ponto justamente para começar a preparar os associados. Ou alguém duvida que possa haver uma possível flexibilidade na legislação para reduzir o percentual da reserva de contingência e continuar engordando a conta das estatais? E, para isso é necessário que os associados comprem a ideia para não ficar feio para os eleitos. Montam um plebiscito para, mais uma vez, levarem os associados a uma armadilha, onde dificilmente os colegas votariam contra uma proposta que poderia gerar o fim do BET.
A Previ deveria, ao invés de ficar criticando as propostas e sugestões que são apresentadas pelos associados, agradecer o empenho e participação dos colegas e argumentar em cima da legislação vigente e não utilizando uma emoção não adequada à gestão do maior fundo de pensão da América Latina.
Ou estão subestimando os colegas a ponto de achar que os associados do Plano 1 são ignorantes e que não tem nada a contribuir para o crescimento do plano. Vamos lembrar, senhores gestores, que todos nós queremos uma Previ mais forte e que siga as regras e leis vigentes.
Que tal lembrar que a Previ não está seguindo as regras vigentes no momento em que se recusa a atender as determinações apresentadas pelo órgão regulador – PREVIC – em relação à implantação do teto para o cálculo dos benefícios?

Por isso, colegas, é muito importante a nossa participação no dia 25.11 na porta da Previ.

Vamos lutar pelos nossos direitos!

Vamos mostrar que não estamos acomodados!

Vamos mostrar nossa força!

 

 

 O BET NÃO PODE ACABAR!!!!

48 comentários:

  1. Prof. Cecilia,
    Eu fico estarrecido quando vejo o jeito como a PREVI trata seus aposentados. é uma vergonha. Eu não poderei ir no dia 25, pois estou com muitas dificuldades para me locomover, mas espero que a senhora nos represente com sua força e garra.

    ResponderExcluir
  2. O presidente da PREVI é indicado pelo Banco do Brasil, este é do Governo Federal,aí eles fazem o que querem,e aqueles que deveriam ser nossos representantes e defenderem nossos interesses, apenas obedecem ordem superiores. Estamos lascados, que nem os aposentados do INSS. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Com sua matéria sobre o BET, a PREVI já acionou a artilharia pesada contra a "novembrada". Realmente, vai ser uma guerra suja. Vamos contra-atacar combatendo os benefícios acima do teto, e contratar uma auditoria independente para analisar o balanço/2013, acho que lá vai ter muita coisa que eles não querem que venha a público.

    ResponderExcluir
  4. ...me lembro bem que desde o inicio desta historia de superavit (criado p interesse do bb) os diretores da previ sempre disseram que seria IMPOSSIVEL a previ nao ter superavit!!!!!!!!!!!estao "tangiversando"!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bauru-SP

    Pode contar comigo tambem eu e mais tres colegas e um neto que trabalha numa TV local, vamos sair daqui de Bauru Domingo e estaremos na PREVI.

    ResponderExcluir
  6. Se não abrirmos os olhos, no dia 20 de janeiro, ao invés de recebermos o reajuste do salário, vamos receber é conta para pagar. Se já está ruim com o BET, imagina sem ele. D. Cecília, confiamos em você e não podemos ficar com medo, pois é isso que eles querem.

    ResponderExcluir
  7. E a Anabb marca reunião no dia da manifestação? Eles estão comungados com os diretores da Previ e do banco. E a AAFBB também, não estão falando nada sobre o assunto e atual presidente é conselheira eleita da Previ. Na certa já combinaram uma união para as eleições da Previ no ano que vem. É tudo um jogo de poder, ninguém quer saber dos aposentados, eles não votam.

    ResponderExcluir
  8. Em quem confiar ????????
    Até agora, nossos "pretensos defensores eleitos" ( todos desde décadas) só se defendem.
    São sempre os mesmos e só trocam de cadeiras.
    O blá-blá-blá sempre firme e forte.
    Quando dizem que estamos "lascados", é porque estamos mesmo.
    A nota da Previ é de interesse político, ou seja, quer dizer "quem manda sou eu"!!!
    É resposta àquela carta -e-mail publicada com solução milagrosa contra o fim do Bet.
    O Bet é temporário mas, até o fim de 2014,isto é, mais um ano inteiro. Foi acordado em 2010 e os recursos separados.
    Se assim não for, é desmando.

    ResponderExcluir
  9. A forma de distribuição do Superávit deveria ter sido como a da PLR, na forma de bônus, semestral ou anual.
    A distribuição mensal e prolongada deu um caráter alimentício ao benefício.
    A mesma coisa com relação à suspensão da contribuição.
    Que fique de lição para as futuras negociações de distribuição do superávit.
    Agora vai ser um deus nos acuda!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu, quando funcionário do Banco do Brasil, não imaginava que em algum dia um Presidente do mesmo fugisse do Brasil, acusado falcatruas e outras coisas mais. Chegamos a um ponto em que a honra, a honestidade, a ética e a moral, têm valor ZERO, para muitos que deveriam dar o EXEMPLO para o mundo. Um mundo que só pensa no TER, não importando os meios escusos usados para tal.

    ResponderExcluir
  11. Caro colega anônimo das 10:44h,
    É muito importante aprender com os erros cometidos no passado, mas parece que carecemos dessa habilidade, tendo em vista que não aprendemos com o benefício renda certa, que foi um horror e agora o final do BET antes do tempo acordado com os associados, ou seja, final de 2014.
    Ano passado, quando estive com o grupo assessor da Anabb na Previ, e ainda havia recursos do BET, eu até sugeri que os recursos fossem antecipados, pois assim os associados poderiam receber 12 meses de uma vez, conseguiriam quitar contas ou empréstimos. Poderia ser uma forma de ajudar os associados a entender que o benefício poderia acabar algum dia, porém nada foi feito quando havia recursos para tal.
    Eu concordo contigo e acho que o melhor caminho seria abonos anuais, mas isso terá que ficar para o futuro, quando realmente houver superávits, pois agora será difícil sair desse imbróglio.

    ResponderExcluir
  12. Caro colega Sérgio,
    Realmente é desanimador, pois bons exemplos de cima são tão poucos... As pessoas começam a achar que ser honesto e ético não vale a pena... O exemplo é fundamental para reforçar os valores individuais. Este contexto atual contamina as pessoas e as relações. Realmente é uma pena, mas eu acredito que o povo brasileiro vai conseguir recuperar a autoestima em relação aos valores morais e éticos.

    ResponderExcluir
  13. Esse pessoal está pensando que eles vão ficar na Previ e no Banco eternamente? Daqui a pouco sai todo mundo e com salários altíssimos e nós pagamos a conta. O ex-diretor da Previ e ex-diretor do Banco fugiu para a Itália, mas ele era da turma que está lá hoje. Eu acho que ele "esqueceu" de passar o dízimo para o partido, por isso foi detonado, ninguém quer saber dele. TAdinho

    ResponderExcluir
  14. A Anabb divulgou no site o evento do dia 25.11 na porta da Previ, mas de uma forma tão fria, que seria melhor não publicar nada. Estou impressionada com a falta de interesse da Anabb com seus associados. E ainda marca reunião para o dia da manifestação, só chorando muito mesmo.

    Rosana, pensionista revoltada com a pensão que recebe. São Paulo

    ResponderExcluir
  15. Cláudio Roberto Almeida21 de novembro de 2013 às 17:05


    Cecília,

    Parabéns pela lucidez de seu comentário.

    Parece que o consenso é em torno do pagamento do BET até dezembro de 2014, conforme acordado em 2010.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. OBRIGADO SÉRGIO RIEDE POR DIVULGAR A NOVEMBRADA NO SITE DA ANABB.
    IDEM AO GILBERTO SANTIAGO DA AAFBB.

    ESPERO VÊ-LOS COM CARTAZES FORA PT

    ResponderExcluir
  17. Ao anonimo das 08:47
    A AAFBB publica no site com destaque a manifestação e faz um convite ao comparecimento.

    ResponderExcluir
  18. JA COMENTEI POR DIVERSAS VEZES SOBRE A ATUAÇÃO DA ANABB. ESSA ENTIDADE NAO NOS REPRESENTA, JOGA COM OS INTERESSES DO BB. POR FAVOR, CAROS COLEGAS, REFLITAM BEM SOBRE A CONTINUIDADE DE SEREM ASSOCIADOS DESSA TERRIVEL EXPLORADORA DE POBRES MORTAIS APOSENTADOS DO BB

    ResponderExcluir
  19. Prezada Cecilia:
    Nossas Associações deveriam se movimentar mais.
    Hoje, por exemplo, participei de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, em que foram questionados os maiores fundos de pensão. Pela PREVI compareceu o Marcel. A Senadora Ana Amélia fez umas 6 perguntas ao Marcel sobre o TETO, BET, resolução, etc. todas originadas de informações que repassei para a Senadora. Marcel usou jogo de palavras, como sempre. Encaminhei réplica. Tá tudo gravado. Pretendo editar para compartilhar.
    Não percebi a presença de associações e nem de outros colegas. Estava sozinho, questionando.
    Dia 25 estarei presente na manifestação da PREVI. Avisei Marcel. Hoje ele foi surpreendido.
    Continuo colhendo assinaturas para o ABAIXO ASSINADO. A maioria não se movimenta. Não se interessa. Realmente é uma pérola.
    A não PREVI cumpre totalmente o Estatuto, Legislação, como alega.
    O Estatuto não permite incorporar vendas de férias, licença prêmio, abonos etc. no salário de contribuição e benefícios. Banco e PREVI criaram um grupo de benefícios privilegiados e irregulares para os Dirigentes da PREVI, do Banco e subsidiárias. Em 2008, com a mudança no sistema de remuneração para os dirigentes do Banco que passaram de funcionários para estatutários o Conselho da PREVI estabeleceu um teto de acordo com o estatuto e teste nunca foi implantado. A PREVIC que é o Órgão Fiscalizador determinou a correção da irregularidade mais de uma vez e a PREVI continua desrespeitando e desafiando a LEI. A última determinação da PREVIC foi no início de junho e a PREVI não cumpriu e solicitou adiamento por duas vezes, a exemplo do que fez em anos anteriores. O Banco não assumiu o BET dos pre-67, usando R$ 1,5 bilhões da PREVI que poderiam esticar o prazo do BET em mais um ano.
    Não fosse a abusiva resolução 26/2008 em 2010 teríamos melhoria de benefícios em torno de 15%. Estaríamos livres desta discussão. É verdade que recebemos R$ 10 bilhões de benefícios adicionais. É bom registrar que de 1997 a 2010 o Banco se beneficiou com cerca de R$ 30 bilhões de recursos da PREVI. Mesmo assim, como sou otimista, continuo acreditando que o BET será pago até 2014.
    Vamos nos encontrar na novembrada na porta da PREVI.
    Abraço,
    Carvalho

    ResponderExcluir
  20. Depois de pronto o bolo aparecem
    todos para a fotografia e comer um pedacinho.

    ResponderExcluir
  21. Prezada Cecilia e Colegas,

    Por ocasiao do acordao BET eu argui enfaticamente que os recursos nao poderiam estar vinculados a resultados futuros. Tambem insisti que o parcelamento em cinco anos era uma armadilha. Todos sabemos que compromissos sao descumpridos sem maiores consideracoes. Vivemos em um Pais em que contratos sao rompidos de acordo com os interesses que cambiam. Sempre preguei que temos de lutar para preservar o que ainda nos resta, pois o que ja foi perdido jamais sera recuperado. Mas sempre colidi com o marasmo daqueles que preferem se acomodar e agarrar as conveniencias de ocasiao. Insisti, insisti e insisti, mas sempre fui o pregador solitario, aquele que clama no deserto. Tudo o que esta acontecendo hoje no Pais e, mais especificamente, a nos, aposentados, se deve a nossa submissao historica. Ja repisei essa abordagem em varias ocasioes: nao somos mais respeitados como povo ou como aposentados ou trabalhadores. A soma de nossa indolencia em relacao ao futuro nos legou este presente infausto. Somos parias. Alguem cre que ainda nos reste alguma representatividade? Estamos orfaos de pai e mae, abandonados a propria sorte. Fomos covardes quando precisavamos ter lutado com afinco, agora so nos resta chorar sobre o terreno arrasado.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  22. Cara Cecilia, nunca tinha me detido na ostentação do prédio da PREVI? Pra que tudo isso? Quanto custa um prédio desses.Vão vender e pegar um dos tantos prédios que a PREVI tem. Pés no chão, não é o que a diretoria prega.

    ResponderExcluir
  23. Caro Carvalho,

    Ótimas colocações. Seria ótimo você disponibilizar esse vídeo para que cada um pudesse tirar suas próprias conclusões diante do fato real. Uma coisa é a nossa opinião que pode ser colocada em questão, porém outra são os fatos comprovados - para esses não há argumentos.
    Ontem também no evento que a Anabb patrocinou no Rio de Janeiro, o atual Presidente, Riede também deixou transparecer a sua concordância com a forma como a Previ e o Banco estão conduzindo a questão do teto e o que a Anabb tem publicado a respeito também ratifica esse posicionamento. É triste constatar que a Anabb está fazendo o jogo do Banco. Não podia ser de outra forma, pois os principais dirigentes da Anabb pertencem ao grupo da FENABB e essa entidade só se sustenta com o apoio do Banco. Imaginem se eles vão ser contra o Banco e arriscar perder espaço com as AABBs, que há muito tempo virou também plataforma política.

    ResponderExcluir
  24. Cara Cecília,

    O silêncio do pessoal da ativa, aqueles que integram o PB1, me deixa indignado. Ou eles estão muito alienados e por fora de tudo o que está acontecendo nos bastidores da Previ, ou seus ganhos estão acima da média da maioria dos brasileiros concursados. Por que eles não se manifestam sobre a participação na manifestão do dia 25? Será que não estão preocupados nem um pouquinho com a possibilidade de não mais receberem o BET a partir de janeiro/2014? Não falta muito para eles integrarem a lista de aposentados e sentirão na própria carne a dor provocada pelos baixos proventos na aposentadoria. Bem que poderiam colaborar nessa manifestação.

    ResponderExcluir
  25. A despeito da ANABB, registre-se: foi criada para dividir o movimento sindical. E foi bem sucedida. Nunca me enganaram. Quanto ao fim prematura do BET, descumprindo promessas, o caminho é a retaliação, pura e simples. Para o ilícito a lei, à vezes, funciona. Hora de jogar a questão dos privilégios irregulares noventilador. A Previ não é casa-de-tolerância - éum dos maiores fundos de pensão do mundo e nosso orgulho. Impressionante como a arte imita a vida: tal como no BB, historicamente, a Previ é refém de assaltantes de ocasião. Pau neles.

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecília,
    Aposentei-me, pela PREVI, há 13 anos, pois não é que refazendo os cálculos já perdi 32%, qual seja, o que recebo hoje equivale a 68% do que recebia na época da aposentadoria. Pessoal, nesse governo tem uma armadilha contra a gente, se permanecer assim vamos todos ganhar só um salário mínimo.

    ResponderExcluir
  27. Falta atitude realmente mas muitos nem sabem o que está acontecendo.Só acompanhando as matérias dos brilhantes colegas Cecília, Isa, Rossi e Carvalho para entender no que se transformou a nossa previdência.

    ResponderExcluir
  28. Cláudio Roberto Almeida23 de novembro de 2013 às 12:49


    Cecília,

    Hoje, 23.11.2013, o último demonstrativo do Ativo Líquido do PB 1,no site da Previ, se refere aos meses de Junho e Julho de 2013.

    Normalmente só em março de 2014 teremos o resultado da Previ de 31.12.2013.

    Como suspender o BET em janeiro de 2014 sem o resultado de 31.12.2013?

    Na pior das hipóteses o BET será pago até março 2014.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Acho engraçado o Sr. Marcel dizer que as ações judiciais ajuizadas contra a Previ (cesta alimentação, por exemplo), podem comprometer o equilíbrio do plano. Ora, Sr. Marcel, se o Sr. acha que a ação é descabida de fundamentos, não precisa se preocupar, a própria Justiça reconhecerá a inadmissibilidade do pleito e negará o pedido. Se alguns colegas estão obtendo êxito , é sinal que, no mínimo, o assunto é controverso. Confie na Justiça e durma tranquilo, Sr. Marcel.

    Jorge Carvalho.

    ResponderExcluir
  30. A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno esteve nesta sexta-feira na Argentina em busca de dados sobre a eventual passagem, por aquele país, de Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil, condenado no caso do mensalão e foragido da Justiça do Brasil. "Se existem responsabilidades neste caso, são do governo brasileiro, que não fez o que deveria ter feito para impedir a saída de Pizzolato", disse ela ao Estado.
    Pizzolato, segundo algumas fontes, teria saído do Brasil pela fronteira com o Paraguai. Dali teria passado ao território argentino, de onde teria seguido para a Europa - possivelmente para a Itália, país do qual também possui a cidadania.
    No entanto, segundo fontes administrativas argentinas, Pizzolato não passa pela Argentina desde novembro de 2009 com seus documentos oficiais brasileiros e italianos.
    Entre 2004 e 2009, ele fez seis visitas ao país e em quatro delas entrou com o documento brasileiro. Nas outras duas, com passaporte italiano.
    Fontes de áreas diplomáticas locais sustentam que Pizzolato não fez segunda via do passaporte italiano nos últimos tempos em Buenos Aires. O documento original foi apreendido - segundo indica a Polícia Federal brasileira - com o passaporte brasileiro. "Desconfio de que Pizzolato teria usado documentos falsos para sair", afirma a deputada Renata, representante da Unione Sudamericana degli Imigrante (USEI).
    Na segunda-feira, ela terá reunião em Roma com o ministro do Interior italiano, Angelino Alfano. Renata Bueno afirmou que a eventual fuga de Pizzolato para a Itália deveria ser rigorosamente investigada. "O passaporte italiano não pode ser uma via para a impunidade", adverte.
    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

    ResponderExcluir
  31. Caro colega anônimo das 23:50h,
    Vamos entender que se o pessoal da ativa começar a se manifestar, podem ser prejudicados e também vamos lembrar que eles ainda não receberam os recursos do BET. Dessa forma, não vão sentir na pele, como os aposentados, a redução em 20% dos seus benefícios. O momento é de união, apesar de haver várias pessoas que não percebem isso e continuam cometendo os mesmos erros das últimas eleições. A divisão só fortalece quem está no poder.

    ResponderExcluir
  32. Caro Cláudio,
    É impressionante a falta de transparência na Previ. Esses resultados já devem estar prontos há muito tempo, só não querem divulgar. A transparência que eles exigem das empresas não colocam em prática na Previ.eles já devem ter o balancete até de outubro, bem como a rentabilidade. Só não querem publicar. O negócio deve estar muito feio para eles estarem escondendo.

    ResponderExcluir
  33. Caro Jorge Carvalho,
    É lamentável essa postura de um dirigente eleito. Ele esqueceu que as ações judiciais são um direito de todos os cidadãos que se sentem de alguma forma injustiçados. Se os juízes estão dando decisão favorável, inclusive sua grande maioria, algo está errado no conceito do nosso fundo de pensão.

    ResponderExcluir
  34. Claudio Roberto Almeida24 de novembro de 2013 às 07:51


    Cecília,

    31.07.2013, Ibovespa 48.000 (aprox.)

    31.10.2013 Ibovespa 54.000 (aprox.)

    Tudo leva a crer que o resultado do balancete de outubro/13 lança novas esperanças sobre a manutenção do BET, sem dizer que ainda resta novembro e dezembro 2013. Em 2012, de dezembro para novembro o ativo líquido aumentou 5 bi gerando o superávit de 1 bi e garantindo a manutenção do BET/13.

    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Cara Cecilia, gostaria de saber como a Previ tem tanta certeza quanto ao fim do BET em janeiro, se o fechamento do balanço ocorre pelo menos até março de 2014?

    ResponderExcluir
  36. MUITA ENERGIA VAMOS EXPLICAR AOS
    DIRIGENTES DA PREVI QUE TODOS SOMOS
    ADMINISTRADORES E PRINCIPAL FOCO DA
    EXISTÊNCIA DO FUNDO, E A ESSE GOVER-
    NO VORAZ POR VERBAS QUE NÃO LHES PERTENCEM LEVARÃO UM CAPOTE NO
    PROXIMO PLEITO. ESTAMOS EM SINTONIA
    ATENTOS E OPERANTES.BOA SORTE DIA 25.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  37. Mais insanidades proferidas pelo nosso querido diretor-sindicalista Marcel:



    Abusos
    A presidente da Anapar propôs que alguns problemas sejam eliminados, como a ausência de piso e teto nos planos da Previ, do Banco do Brasil. Aliás, questionamentos sobre valores elevados de aposentadorias pagas a ex-dirigentes do Banco do Brasil prevaleceram em cerca de 250 e-mails recebidos por Ana Amélia antes da audiência. Segundo os signatários dessas mensagens, dirigentes do BB se autoconcedem benefícios vitalícios, à custa da Previ.

    Mas o representante da Previ, Marcel Barros, explicou que os valores são calculados CONFORME A CONTRIBUIÇÃO ?????????? dos participantes. Segundo ele, todos os valores estão de acordo com as regras que norteiam os planos de previdência complementar da Previ.

    ResponderExcluir
  38. Sugestão de faixa para a novembrada:

    "O BENEFÍCIO MÍNIMO PAGO PELA PREVI É R$ 996,00"

    ResponderExcluir
  39. Cara Cecília,

    De agosto a outubro o Ibovespa subiu 12,5%. Fiz umas contas por alto, corrigindo os valores do balancete de julho, e teoricamente já teríamos superávit. Ou seja, recursos além da reserva de contingência "engessada" de 25%.

    Acho que é interesse da Previ manter esse terrorismo. Por isso, ela esconde os números.

    ResponderExcluir
  40. A Dona Isa Musa não levantou uma palha pra novembrada. Nem no site da FAABB apareceu nenhuma notícia. Ao contrário, disse que achava perigoso para idosos fazerem manifestação. Agora, quando leio o manifesto, deparo-me com a inclusão da FAABB. O continuísmo, o oportunismo venceram mais uma vez. Ela ainda disse que não poderia estar por ter reunião importante na Anabb.
    Brincadeira...

    ResponderExcluir
  41. Caros colegas,
    Com certeza existem mais coisas que não estão sendo abertas para nós, pois seria muita irresponsabilidade da atual gestão falar em fim do BET se não houvesse uma quase certeza desse resultado. Apesar que a minha opinião (expressa diversas vezes no blog) é a que tudo isso é jogo para que os associados ratifiquem a possível redução do percentual da reserva de contingência, caso a Resolução CGPC 26 seja alterada e que esse percentual seja flexibilizado, pois caso a resolução não seja alterada, permanece a obrigatoriedade de se compor uma reserva de contingência de 25% das reservas matemáticas.

    ResponderExcluir
  42. (RETIRADO DO PRÓPRIO SITE DA PREVI)

    NOTA PUBLICADA NA REVISTA ÉPOCA EM 23/11/13

    R$ 128 mil por mês em jetons: é quanto se ganha nos fundos de pensão

    Já pensou receber R$ 128 mil reais por mês de bonificação além do salário? É o que acontece nos maiores fundos de pensão estatais do país. Os dados constam de uma investigação sigilosa conduzida pelo Ministério Público Federal sobre quanto ganha cada um diretores da Previ (Banco do Brasil), da Petros (Petrobras) e da Funcef (Caixa Econômica Federal) por participarem de conselhos de empresas privadas. Os maiores jetons foram encontrados na Petros. Lá, o diretor que ganha menos leva para casa por mês R$ 29 mil. O que ganha mais chega aos tais R$ 128 mil. A procuradora Marina Sélos Ferreira diz, na investigação, que pode haver conflito de interesses nesses casos. A razão é que, como diretores dos fundos, devem aplicar o dinheiro onde é melhor para seus associados – e nem sempre os interesses deles coincidem com os das empresas que pagam seus ricos jetons. Marina Selos Ferreira quer que eles saiam desses conselhos.

    TAÍ MARCEL! É POR ISSO QUE SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA FORAM TODAS ESQUECIDAS. É POR ISSO QUE PENSIONISTA NÃO TEM VALOR NENHUM PRA VOCÊ. ISSO EXPLICA TANTA PREOCUPAÇÃO COM A PREVI EM DETRIMENTO DOS ASSISTIDOS. O DINHEIRO FAZ A CABEÇA MUDAR MUITO NÉ MESMO?

    ResponderExcluir
  43. Aposentados do Banco do Brasil fazem protesto
    Pizolatto é um dos envolvidos no escândalo do Mensalão e foi condenado pelo STF a 12 anos de detenção

    Cerca de 150 aposentados do Banco do Brasil protestam na manhã desta segunda-feira em repúdio à fuga do ex-diretor da instituição, Henrique Pizzolato, à Itália para escapar da prisão decretada há duas semanas.

    Pizolatto é um dos envolvidos no escândalo do Mensalão e foi condenado pelo STF a 12 anos de detenção.

    Além do caso Pizolatto, os aposentados protestam contra a decisão da Previ, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, de cancelar o benefício de superávit da instituição a partir do ano que vem e contra os altos salários dos diretores do banco.

    O protesto acontece na sede da instituição, no Edifício Mourisco, na Praia de Botafogo.

    http://noticias.band.uol.com.br

    ResponderExcluir
  44. Tratado permitiria que Itália concedesse 'perdão' a Pizzolato
    Acordo sobre transferência de presos com o Brasil ficou parado por 5 anos diante da insatisfação do país com o caso Cesare Battisti; com a fuga de Pizzolato proposta voltou à agenda

    ROMA - O tratado que a Itália tenta ratificar sobre a transferência de presos com o Brasil daria a autorização para que Roma concedesse um "perdão" a Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil e condenado no caso do mensalão a doze anos de prisão. Ele foi o único condenado a fugir. Nesta segunda-feira, 25, em Roma, constrangido, o primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, se recusou a responder ao Estado sobre a posição de seu governo diante do caso.
    Na semana passada, Letta deu um sinal verde para que seu governo ratifique um tratado que estava paralisado com o Brasil desde 2008 e que permite que italianos condenados no País possam cumprir pena na Itália. O tratado abriria caminho para que Pizzolato eventualmente cumprisse uma pena de prisão na Itália por seus crimes cometidos no Brasil.
    Em Roma, por cinco anos, o documento ficou parado diante da insatisfação das autoridades italianas com da decisão do Brasil de dar asilo político para Cesare Battisti, um italiano condenado por assassinato na Itália.
    Mas, diante do caso de Pizzolato, o ministério da Justiça da Itália se apressou a colocar o tema de volta à agenda e Letta deu a autorização para que o texto seja ratificado, o que exigirá ainda uma transformação do texto em lei e num processo no Parlamento que pode levar meses. Um dos cenários é de que, com um acordo em vigor, Pizzolato poderia pedir para cumprir sua pena na Itália.
    O ministério da Justiça da Itália explicou, porém, que um dos artigos do acordo prevê não apenas a transferência de presos, mas também que o condenado ganhe do governo um eventual perdão.
    "Note-se que o artigo 13 do acordo fornece às partes o poder de conceder perdão, anistia ou indulto ao condenado, de acordo com as normas relevantes em vigor dentro de cada uma das Partes Contratantes", declarou a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça da Itália em um e-mail. Na Itália, Pizzolato não cometeu nenhum crime.
    No Brasil, o acordo não foi ratificado e o Itamaraty chegou a ordenar que os termos do tratado fossem revistos.
    Silêncio. Já Letta se recusou em duas ocasiões nesta segunda a dar uma resposta sobre o posicionamento de seu governo sobre o caso. O Estado o questionou durante uma conferência de imprensa na sede do governo sobre o que pensava sobre a fuga do ex-diretor do BB. Letta ignorou a pergunta.
    Ao terminar o evento, a reportagem voltou a questioná-lo. Com um semblante fechado, o primeiro-ministro apenas indicou com a mão de que não falaria sobre o assunto e, constrangido, rapidamente saiu da sala de imprensa.
    O governo italiano já havia indicado na semana passado que Pizzolato era "um homem livre" no país, já que não havia uma condenação contra ele na Itália e que, por enquanto, não há um pedido de extradição por parte do Brasil. A determinação do governo é de manter um silêncio total sobre o assunto.
    http://estadao.br.msn.com

    ResponderExcluir
  45. Pizzolato transferiu residência para Espanha em 2010, diz deputada
    O último passaporte do ex-diretor do Banco do Brasil foi retirado em Madri, aponta Renata Bueno, que denuncia o 'patrocínio' dado para a fuga do condenado

    ROMA - A deputada brasileira no Parlamento Italiano, Renata Bueno, garante que recebeu informações "extra-oficiais" em Roma de que Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil e condenado a 12 anos e 7 meses de prisão pelo caso do mensalão, informou ao governo italiano, em 2010, a transferência para a Espanha de sua residência permanente. Segundo ela, o último passaporte italiano de Pizzolato foi retirado em Madri, e não no Brasil.
    A deputada disse ainda que ex-diretor do Banco do Brasil está tendo "respaldo" e "patrocinado por um grupo muito forte" em sua fuga. Bueno está em Roma e enviou uma questionamento oficial ao governo de Enrico Letta por informações sobre o paradeiro de Pizzolato. Por enquanto, ela ainda não recebeu informações, mas insiste que a apuração tem mostrado dados "preocupantes".
    "Ele (Pizzolato) está sendo patrocinado, apoiado por um grupo muito forte, poderoso e que está fazendo uma ligação entre Brasil e Itália", denunciou. "É um apoio que permite que ele faça uma ponte para a Itália", declarou.
    Segundo ela, o processo de cidadania de Pizzolato passou pelo consulado italiano em Curitiba. Mas logo foi transferido para o Rio de Janeiro. Quando o processo do mensalão começou, seu registro foi passado para o consultado italiano em Madri em 2010. "O último passaporte italiano foi retirado em Madri e é bem recente", declarou.
    "Já foi de caso pensado", acusou. Ela aguarda do governo italiano uma confirmação sobre o paradeiro do fugitivo.
    http://estadao.br.msn.com

    ResponderExcluir
  46. Francamente colega Cecilia, se o BET terminar mesmo de imediato, vamos pedir um "pente fino" na Previ.
    Acho que vai dar um "estourinho" em algum setor. eheheh
    Duvido que alguém da Previ não va gritar: "Segura Peão".

    Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  47. VAMOS LANÇAR A CAMPANHA:

    DR. MEDEIROS PARA PRESIDENTE DA FAABB.

    PRECISAMOS DE PESSOA QUE TENHA ATITUDE E NÃO SE ESCONDA.

    PARA PRESIDENTE: MEDEIROS

    ResponderExcluir
  48. Estava alegrinho porque talvez recebesse uns trocados relativos aos expurgos da poupança, mas vejam o que pode nos acontecer.

    Valor Online (26/11/2013)
    Decisão do STF pode custar R$ 40 bi a fundos de pensão
    Os fundos de pensão estimam perder R$ 40 bilhões se o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela correção monetária das cadernetas de poupança nos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991) no julgamento que vai começar amanhã.
    Assim como as instituições financeiras, os fundos de pensão também utilizaram os mesmos índices para fazer a correção dos planos de previdência no caso dos resgates dos valores pelos participantes. Esses resgates foram muito comuns, na década de 1990, com os programas de demissão voluntária (PDVs) em bancos públicos e em estatais. No caso dos bancos públicos, houve PDV tanto em instituições federais quanto em bancos estaduais privatizados. No caso das empresas estatais, as demissões ainda atingiram companhias que foram adquiridas pelo setor privado, como as telefônicas.
    Ao deixar esses bancos e empresas, a maioria dos participantes abandonou também os planos de previdência e pediu o resgate dos valores com a correção pelos índices que vigoravam antes da edição de cada plano econômico. Como esses índices eram maiores do que os que foram determinados pelo governo, essa disputa foi parar na Justiça.
    Um dos maiores problemas para os fundos é que, se o STF determinar a correção a maior para os ex-participantes que já fizeram os seus resgates, a conta vai ficar para os atuais. Nessa hipótese, o valor da contribuição dos atuais participantes dos fundos deve aumentar, inclusive para aqueles que já estão aposentados. Isso porque, uma vez determinada pelo STF, a correção dos índices dos planos econômicos vai fazer com que grandes fundos de pensão, como o dos funcionários e pensionistas da Caixa Econômica Federal (Funcef) e do Banco do Brasil (Previ), tenham que restituir valores a maior para ex-participantes. Sem a devida provisão para tais pagamentos, a saída para financiar essa conta pode ser a de aumentar a cota de contribuição dos participantes atuais.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário