sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O BET nâo pode acabar!!!

Caros Colegas,

Hoje, dia 01.11.13, o Deputado Augusto Carvalho, do PPS, fez discurso na Câmara contra o fim do BET. Segue o vídeo. Nesse momento, é importante que todos se engajem nesse objetivo. O BET não pode acabar! Tem que ser cumprido o prazo (até 2014) que foi vendido aos associados. Que tal o Banco começar pagando o que deve em relação ao grupo pré-67, de sua responsabilidade? Vamos lembrar que além do Banco não estar arcando com essa parcela significativa de recursos, ainda recebe o mesmo montante no seu bolo.

Vamos denunciar! Até o momento nenhum dirigente eleito ou indicado falou ou fez absolutamente nada a respeito deste fato. Todos se calaram e eu lembro que na apresentação do resultado do ano passado na AABB, o então Presidente da Previ, Ricardo Flores, quando foi provocado por mim e pelo Beto Dias, da AAFBB, respondeu que as negociações ainda estavam abertas e que podia haver um resultado favorável aos associados. Depois disso ninguém mais tocou no assunto. Pois é, colegas, é assim que os nossos dirigentes eleitos nos tratam - com total indiferença. Esqueceram que quem os colocou lá dentro foram os associados. E as nossas entidades, como a Anabb??? Só querem saber de olhar pelo retrovisor e não agem na defesa dos seus associados. Será que a única coisa que importa são as eleições Previ e Cassi????

Vamos acordar, colegas, senão esse pessoal vai passar o trator. Depois não vai adiantar chorar o leite derramado. Vamos nos organizar e comparecer no dia 25.11 na porta da Previ. Vamos mostrar nossa força!

O BET NÃO PODE ACABAR!!!! 

48 comentários:

  1. Colega Cecilia, pena que muito provavelmente ate o dia 20 de novembro já vai estar na internet os novos parâmetros do ES, e pelos boatos vai haver somente mais uns dez mil de ajuste no limite e sem ampliação no prazo das parcelas.
    Entao infelizmente no ES vamos perder a chance de também colocar pressão para um ES que verdadeiramente nos aliviasse em alguma coisa.
    Como disse em outro blog esta vai ser mais uma CHAPA que não vai deixar saudade, ao menos por enquanto...

    Abraço fraterno

    Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Deputado por lutar por nós aposentados e pensionistas da PREVI!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Deputado por lutar por nós aposentados e pensionistas da PREVI!

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecília,

    O seu apoio e sua presença no mourisco é importantíssima para os aposentados, pensionistas e demais participantes do PB1. Vejo um lindo horizonte se ampliando à sua frente. Quem planta a boa semente colhe bons frutos.
    É lamentável que os dirigentes eleitos da Previ tenham se calado. Essa atitude comprova o despreparo para os cargos que ocupam e a insensatez para com aqueles que os elegeram.

    Obrigado pelo apoio!

    Pedro

    ResponderExcluir
  5. Cláudio Roberto Almeida2 de novembro de 2013 às 08:47


    Cecília,

    Parabéns pelo furo.

    É isso mesmo.

    O BET foi "vendido" aos participantes em 60 parcelas de 20% até 12.2014.

    R$ 7,5 bi divididos por 60 resultou em 20% do complemento Previ. Se fosse em 48 parcelas (até 12.2013) seria 25% que estaríamos recebendo.

    Sem contrato ou contrato omisso, a expectativa de Direito foi criada pelos fatos que aliada ao caráter alimentar do Benefício (embora temporário) justificam uma liminar pela manutenção do BET.

    O mérito da ação, claro, seria discutido depois.

    Talvez seja isso mesmo que a Diretoria Executiva da Previ aguarda.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Vi hoje no site Previ que a rentabilidade de setembro foi de 1,75%. Considerando o patrimônio de mais de R$ 160 bilhões, grosso modo, acho que a reserva de 25% foi atingida. O BET deve continuar!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Cecília, nem a Previ nem a Anabb podem esquecer que a razão delas existirem somos nós. Mas, também, não podemos esquecer os nossos retrovisores, para podermos punir os que neles virmos cometendo canalhices, pois se assim for, cortaremos o mal pela raiz, ou, pelo menos, desencorajaremos novos pilantras. É bom lembrar que a Anabb, desde que foi criada, independente de qualquer diretoria que assumiu, nunca esteve realmente do nosso lado.

    ResponderExcluir
  8. Caro Daniel,
    O silêncio em relação ao ES é um sinalizador de que será difícil ser apresentada alguma proposta de mudança dos parâmetros atuais. Eles consideram que as regras já foram alteradas no ano passado e que valem para o futuro, mas vamos esperar a definição final antes de afirmar qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  9. Caro Pedro,
    Tenho certeza que vamos conseguir reunir um bom número de colegas na porta do Mourisco. Vamos provar para esse povo que estamos bem vivos e espertos.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega anônimo das 11:25h,
    Com certeza a Anabb tem que punir quem fez coisas erradas, como qualquer entidade ou empresa, porém o que não pode acontecer é isso virar o único objetivo da entidade, além da participação nas eleições da Cassi e Previ.

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecília estou endividado e 2014 não será suficiente para eu sair desse endividamento, qual a possibilidade do BET ir até 2015? Se o BET não pode acabar, 2013 ou 2014 meu sofrimento será o mesmo, a ANABB não pode ajuizar contra o BB e nem contra a PREVI. A AFFBB idem, então quem nos defende, só você?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Cecília por disponibilizar esse vídeo.Como sempre este blog trata de matérias realmente importantes.Agradeço imensamente ao Deputado por sua defesa.

    ResponderExcluir
  13. Como eu disse, minha grande Cecilia, mais uma chapa que não vai deixar saudades, mais gestores que assumiram somente para servir aos interesses de terceiros.
    Eu pelo menos uma vez na vida gostaria de estar enganado.

    Abraço Daniel Pereira

    ResponderExcluir
  14. Sobre a manifestação na PREVI:
    A fim de imprimir maior organização e seriedade na manifestação, tomo a liberdade de apresentar as seguintes sugestões:
    1 - a pauta a ser entregue à Previ tenha uma entidade designada para ser interlocutora, bem como seu representante legal;
    2 - fique estabelecido um prazo para resposta da PREVI às reivindicações; as tratativas posteriores seriam discutidas apenas com essa entidade/representante, a qual se incumbiria de manter os aposentados a par de todas as notícias;
    3 - fique também combinado que, não havendo resposta da PREVI até a data-limite, nova manifestação dos aposentados será realizada;
    4 - sejam distribuídas cópia das reivindicações aos presentes e à imprensa, com destaque da necessidade de cancelamento da danosa Res. 26.
    Finalmente tomo a liberdade de indicar as seguintes entidades para nos representar nessa empreitada, devendo a escolha recair naquela que for considerada mais apta:
    -AFABB-RS (Medeiros);
    -ANAPLAB (Ari Zanella);
    -ANABB (Cecília Garcez)
    João Batista - Curitiba-PR

    ResponderExcluir
  15. Como Você, o colega Carvalho disse que também concorda com a proposta do Sr. Valmir Camilo para que o BET não acabe em 31.12.2013. Já a Srª Isa Musa, na Rede-SOS, não se mostrou entusiasmada. De qualquer forma, em sendo uma alternativa que se ofereceu, e tendo em vista que se aproxima o final do exercício, pergunto se a proposta do Sr. Camilo não poderia ser levada para análise por parte do corpo técnico da Previ. Quais seriam, em sua opinião, admitida a hipótese de a proposta não ser encaminhada a Previ, os óbices existentes. Penso que, neste momento, o aspecto político da questão envolvendo os acontecimento havidos na última reunião da Anabb, em que houve falta de quorum para deliberar sobre assuntos relativos a seguros, seria um fator impeditivo para que o objetivo seja alcançado. Há claramente uma divisão no quadro diretivo daquela que é a entidade que reúne o maior número de ex e atuais funcionários do patrocinador. Ou será que eu estou errado?
    E.T. – comentário semelhante também foi postado no blog do colega Carvalho.

    ResponderExcluir
  16. Ao anônimo das 13.48 de 02/11.
    a AAPPREVI estaria ajuizando uma ação( cautelar ) contra o fim antecipado do Bet.
    A Anaplab organiza uma manifestação
    em frente ao prédio da Previ, no Rio.
    Você não está só. É só se informar.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Cecília Garcez.

    A parabenizo pelo video, pois como bem disse o Deputado Augusto Carvalho do PPS, o discurso proferido entrou para os anais da Câmara dos Deputados. O fato dele ter citado seu nome vê-se que há um grande respeito pelos parlamentares à Cecilia. Porque V.Sa. não se utiliza dessa influência para se achegar mais de nossa presidenta e ser, quem sabe, a presidenta da PREVI. Com a visão que tens, não nos tirarão um centavo, porque és a única que conseguirá convencer com argumentos técnicos e óbvios o que é bom para a instituição e para o Brasil. Este Eike Batista de hoje é a reencarnação do Barão de Mauá, lembras. Vai aqui uma sugestão de alugarem o filme: O BARÃO E O IMPERADOR. Esse Eike Batista de 1800 e vai bolinhas, então Barão de Mauá montou um banco com o nome de Banco do Brasil. O Imperador com o voto da maioria do conselho fez Mauá mudar o nome do banco para o Banco do Comércio. Mauá foi um aventureiro que quis ser o homem mais rico do mundo. Chegou a ser dono da Amazônia inteira e de bancos no Uruguai, só que a bolsa da época eram os financistas ingleses que o deixaram na mão. E o Barão de Mauá perdeu tudo, até a sua licença de comércio. Foi morar com os escravos num cortiço no centro do RJ. Quebrou feio. E a Côrte depois inaugurou o legítimo e até hoje o verdadeiro Banco do Brasil. Ah! Só que me esqueci, talvez seja difícil você chegar lá, porque hoje é república, o Império faz parte do passado. Mas não custa sonhar, parabéns Cecilia Garcez e um dia tê-la presidenta da PREVI, chega de dar furo né!

    ResponderExcluir
  18. Sra Cecilia,

    Existe uma associação de aposentados do BB - plano 1 que vem desestimulando a manifestação agendada para o dia 25112013, a novembrada, sob o pretexto de que por se tratar de manifestação envolvendo 'VELHINHOS", é recomendado que nao aconteça, diante do clima de violencia que imperou no Rio e em Sao Paulo, ultimamente. Ora, como é que uma entidade que se diz autentica para defender interesses de aposentados, e sabendo que esta é a unica forma de pressionar dirigentes da PREVI a mudar sua postura em relaçao a nós aposentados, pode ser contra a maioria que defende sim essa forma de pressão, haja vista as manifestações ocorridas nas redes sociais, diariamente. A referida entidade defende reunião de alguns com a diretoria da PREVI. O que pode ocorrer é a PREVI receber meia dúzia de pessoas para uma reunião e simplesmente dizer-lhes: A DIRETORIA DA PREVI VAI ESTUDAR AS PROPOSTAS DO ASSOCIADOS. Esta é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  19. Eu queria aproveitar a pergunta do colega Cláudio Roberto Almeida,para dentro dela tirar outras dúvidas.
    1) Cecília,o benefício embora declarado temporário apresentou ao longo de sua execução mal exemplo por parte do Banco.Seja em honrar os compromissos pelo qual está coobrigado de alguns funcionários pré-67;seja em usar recursos da reserva especial para esse fim; a polêmica quanto ao teto de diretores,etc.A tributação inesperada do BET, retida no imposto de renda é a prova de que o BB só quer levar vantagem.Enfim:Violou a boa fé objetiva, pressuposto básico da confiança.Seja no aspecto cívil e comercial. 2) Como alguns casos descritos abaixo,muita gente de boa fé procurou se planejar para 2014.A campanha eleitoral tinha propostas de eternizar o BET (Não sei se o projeto do Senador Paulo Bayer consegue romper a base governista no congresso. Tomara!!!)3) Já há algum tempo, tinha lido da possibilidade das associações executarem o " (...) Cumpra-se". Se ainda seria em carácter liminar, é isso que a senhora peço a gentileza de, na medida do possível, pudesse esclarecer. Desde já, agradeço pelos textos esclarecedores que contribuem para o aperfeiçoamento do debate democrático e para cada um formar sua opinião. Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Caro Marcelo,
    Concordo plenamente contigo. O BET começou errado e foi conduzido de forma oportunista pelo Banco e nossos representantes eleitos só tropeçaram nas próprias pernas. Em relação ao cumprimento do acordo, há outro ponto não transparente. O acordo firmado entre os diversos representantes dos associados da Previ e o Banco não foi mencionado o prazo que duraria o pagamento do BET - outra armadilha, incluindo a expressão de que o recurso seria pago enquanto houvesse recursos no fundo previdencial criado para tal e, incluindo ainda uma cláusula de que se não houver recursos suficientes para compor a reserva de contingência, esses recursos sairiam desse fundo previdencial. Ou seja, ´não cumpriram o que venderam aos associados - que o BET seria pago por 5 anos.

    ResponderExcluir
  21. Caro colega anônimo das 13:48h,
    Se estamos com dificuldade de manter o BET em 2014, que é ano de eleições da Previ... Em 2015 será bem mais difícil.
    Mas, vamos torcer para que tudo se resolva até o final do ano.

    ResponderExcluir
  22. Caro colega Jorge,
    Existe uma divisão muito grande na atual gestão da Anabb, o que no meu entender, é muito ruim para que a entidade continue defendendo os interesses dos colegas. O que aconteceu na última reunião foi a apresentação de um relatório com depoimentos sem assinatura, apenas na informalidade e sem prazo para que os conselheiros (principalmente os acusados) se defendessem. Nós pedimos que o relatório fosse analisado na reunião de novembro, porém passaram o trator. A impressão que dá é que eles só tem um objetivo na atual gestão da Anabb - que é detonar o Valmir e as eleições da Cassi e Previ.
    Em relação aos valores dos ativos da Previ contabilizados por valor econômico, é possível rever a metodologia e adotar algo mais próximo da realidade. Nesse caso, tanto a diretoria quanto o Conselho participam da decisão, sendo que a competência para aprovação é do Conselho Deliberativo.

    ResponderExcluir
  23. Caro colega anônimo das 22:38h,

    Isso é porque estamos assustando e porque estão sentindo que o nosso movimento está criando forma. A manifestação será pacífica, a não ser que contratem uns "companheiros" para assustar os presentes.
    É importante que não nos assustemos com essas inverdades. Vamos lutar pelo que é nosso direito. Não vamos nos acorvardar... É isso exatamente que eles querem - mostrar que não temos força.

    ResponderExcluir
  24. A colega Isa Musa em nossa defesa no senado

    copie o link e cole em seu navegador para abrir

    http://www.youtube.com/watch?v=2xyr9hg4Ecw

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião a abordagem de Valmir está correta.
    Nos grupos circularam mensagens e comentários com o título 'SOLUÇÕES MILAGROSAS". A solução é técnica e depende de vontade política.
    Sobre o tema, postei nos grupos a mensagem abaixo:

    "Prezada Daisy e demais Colegas:
    Não se tratam de soluções milagrosas. A solução é técnica. Já divulguei, a exemplo de 2012,quando a situação era pior, acreditar que o BET vai continuar até 2014. O incrível é o Diretor que prometeu em campanha incorporar o BET, antecipar sua extinção. Analisando os dois momentos, pergunta-se: Incompetencia ou má fé?
    Já divulguei que para continuar o BET até 2014, além de outros atos de gestão e de vontade é necessário que:
    - O patrimônio da PREVI apresente rentabilidade acumulada no quarto trimestre de no mínimo 2,5%para cobrir cerca de R$ 4 bilhões de desembolso (R$ 1,6 bilhões para cobrir reservas de contingencia e R$ 2,4 bilhões para pagamento de benefícios), posição em setembro. No primeiro semestre a rentabilidade foi de 1,4%. No terceiro trimestre foi de 4,1%. Em setembro foi de 1,7%.
    - As participações na VALE e na Neoenegia sejam avaliados no mínimo pelos valores de 2012. Estes ativos independem da bolsa. São avaliados pelo valor econômico. A PREVI tem sido historicamente conservadora. Sobre o valor econônimico, os Colegas Genésio e Valmir Camilo divulgaram comentários a respeito. Aliás, Valmir que foi Conselheiro da PREVI já divulgou duas mensagens sobre a continuidade do BET.
    Circularam comentários de que a PREVI faz terrorismos, para depois valorizar. Não duvido!
    É importante o acompanhamento e mobilização de todos para que a PREVI cumpra o que nos prometeu, ou seja, pagar o BET até 2014. Para tanto, os recursos estão provionados em fundos previdenciais.
    Por oportuno, entendo ser importante a participação de todos no ABAIXO ASSINADO que estou coordenando, em apoio ao PDS 275/2012, que objetiva cancelar art. abusivos da Resolução 26/2008, responsável por todas nossas angústias. Tivesse sido cumprida a LEI, em 2010 teríamos tido reajuste em torno de 15%. Vamos lutar por nossos direitos. Vamos combater os abusos!
    Participe do ABAIXO ASSINADO clicando no LINK abaixo:
    https://secure.avaaz.org/po/petition/APROVACAO_DO_PDS_2752012_EM_DEFESA_DOS_FUNDOS_DE_PENSAO/?Day2Share.
    Divulgue. Solicite apoio de colegas e amigos.
    Abraço,
    Carvalho"


    ResponderExcluir
  26. Trecho de notícia de hoje, 06.11.13, constante no site da Anapar. A totalidade da matéria poderá ser encontrada no link http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=26131
    “...O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que tem a competência para formular e mudar a regulamentação dos fundos de pensão e que reúne representantes do governo federal, dos fundos de pensão, dos patrocinadores e dos participantes dos planos, reuniu-se na segunda-feira e aprovou que o prazo para o equacionamento de déficits, atualmente de um ano, seja aumentado para até três anos”.

    ResponderExcluir
  27. Sra.Cecília,
    muito bom o pronunciamento de Sra.Isa.

    ao lembrar o Fundo Aerus, nós sabemos que a culpa é de decisões governamentais.

    o Senador Paim citou o Fator Previdenciário ( no meu caso, foram 23 % a menos no vlr.Inss ). Vale lembrar que essa parte continua penalizando os aposentados depois de 1997.

    os recursos que "faltam" na Previ assim estão classificados por decisão governamental.

    ora, vamos ser honestos,

    O BET NÃO PRECISA ACABAR.

    -pensionistas 100 %
    -realinhamento de benefícios;
    -incorporação do BET;
    -fora sr.Minerva ( o voto que dilacera );
    -anulação da Resolução 26.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  28. Cara Cecília, falando em investimento e PLANEJAMENTO,saiu uma noticia, no site UOL(sp) 06.11.2013, 13.38 hs.,que pode interessar a nós "supostos" donos da Previ.
    " Família GUINLE vai a justiça para retomar área de Cumbica (aeroporto internacional de Guarulhos)".
    Pedem devolução do terreno onde fica o aeroporto que foi doado.
    Afirmam que o governo feriu os termos da doação ao conceder a área do aeroporto a empresas comerciais.A doação à época da guerra foi para construção de um aeródromo militar.
    Notificados na ação: União, Anac e a concessionária privada. Indiretamente acionam as empresas que compõem a concessionária( Infraero,INVEPAR e Acsa).
    Querem 5 bi de indenização.
    Pode isso? Pode não dar certo, mas que é um imbróglio, lá isso é.
    Mais uma despesinha jurídica aos "réus".
    O que você acha disso, amiga?

    ResponderExcluir
  29. Cecília,
    Vamos acabar com a hipocrisia. Você bem sabe que o BET vai acabar ainda neste ano. Por favor, seja honesta!

    ResponderExcluir
  30. Olá Antônia,
    Que bom vê-la novamente por aqui nos prestigiando com seus comentários. Realmente, ano que vem será um grande desafio em todos os sentidos, pois também haverá eleições gerais no pais e podem haver mudanças significativas.

    ResponderExcluir
  31. Caro colega anônimo das 11:18h,
    Eu não sei de nada, se soubesse compartilharia de imediato com vocês, até porque sempre fiz isso mesmo quando estava na diretoria da Previ.
    Sinceramente, não acredito que o BET acabe assim, pelo menos até junho eu acho que eles vão fazer algo, principalmente considerando que ano que vem há eleições para duas diretorias na Previ. Ou você acha que o PT (sindicatos) vão querer perder o poder que tem na Previ, considerando que a Presidente Dilma pode não ser reeleita? Eles vão querer garantir a todo custo as cadeiras na Previ.
    Por mais que eles tentem adiar um grande problema, que é o aumento da gasolina que vai pressionar a inflação. Vai chegar um momento que eles terão que aumentar, pois essa medida está prejudicando o desempenho da Petrobras, que é um absurdo.

    ResponderExcluir
  32. Querida Cecília,

    Onde está você ? Fale alguma coisa ?

    Grata,

    ResponderExcluir
  33. O anônimo das 10:57h poderia ser um pouco mais educado.

    Francisco Rodrigues

    ResponderExcluir
  34. Em se confirmando que o prazo de equacionamento de déficits de fundos de pensão será estendido de um para três anos, acho que a continuidade do pagamento de nosso BET em 2014 continuará na UTI, mas passará a respirar sem ajuda de aparelhos.
    Estendido o prazo para três anos, e mesmo ocorrendo insuficiência de saldo em nossa reserva de contingência, o valor poderá não ter que ser recomposto imediatamente, mas se enquadrar no novo prazo, de três anos; neste caso, o BET poderia ser pago até o fim do prazo pactuado.
    Como se caracteriza que um fundo apresenta, realmente, déficit atuarial? Entendo eu que o déficit é real, e perigoso para os associados, quando a soma das reservas matemática mais a de contingência é insuficiente para o pagamento futuro dos benefícios. Neste caso, a situação da PREVI é muito boa, pois a soma das reservas matemática e de contingência cobre todos os benefícios, presentes e futuros, e ainda sobra um saldo positivo de uns R$ 20 bilhões. Nosso fundo não tem necessidade de se apavorar, cortando benefício(BET), e restaurando as contribuições. Afinal, a reserva de contingência é o que seu nome indica, um valor acima do atuarial para atender situações de oscilações da economia.
    Acredito que a decisão sobre o nosso BET será, sobretudo, política.

    ResponderExcluir
  35. Prezada Sra. Cecília,

    Tenho recebido e-mails do Valmir Camilo. Isso significa que ele deve ter endereço eletrônico de aposentados e pensionistas. Seria possível solicitar a ele convocar o pessoal para para a manifestação na porta de Previ?

    Muito agradecido

    ResponderExcluir
  36. Há fundos de pensão que elegem CONSELHEIROS, nós, da PREVI, elegemos conselheirozinhos.Nós merecemos.

    07/11/2013

    Conselheiros eleitos questionam Funcef sobre problemas dos associados

    Crédito: Fenae
    Representantes eleitos cobram soluções da patrocinadora

    Na reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef, realizada nesta quarta-feira (6), das 14h às 17h30, na sede da Fundação, em Brasília, os conselheiros eleitos questionaram o porquê da demora na apresentação de informações sobre o resultado dos debates do GT constituído para tratar do contencioso jurídico do fundo de pensão dos empregados da Caixa Econômica Federal.

    A resposta dos representantes do banco a esse pleito foi de que o levantamento a respeito dos impactos financeiros do contencioso jurídico ainda continuava em andamento.

    O GT do Contencioso é composto por diretores e técnicos da Caixa e da Funcef e sua incumbência é estabelecer a responsabilidade de cada uma das instituições face às ações judiciais que compõem o passivo judicial no âmbito da Fundação.

    Até agora, o contencioso jurídico da Funcef atingiu 16.057 ações, a maioria delas relacionada a reclamações trabalhistas provocadas pela política de recursos humanos da Caixa, como Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), auxílio-alimentação, cesta-alimentação, horas extras e abono.

    ResponderExcluir
  37. Caro colega anônimo das 13:23h,
    Realmente esta semana estive um pouco ausente. Foi uma semana muito intensa onde ministrei vários treinamentos em empresas fora do Rio, mas hoje terminou e a partir de segunda-feira estarei com bastante tempo para discutirmos vários assuntos. Inclusive já preparei uma matéria bem interessante para segunda-feira. Aguardem!

    ResponderExcluir
  38. Meu pensamento é semelhante ao do colega Wilson Luiz, no que concerne ao comentário por ele postado às 18:38hs, de 08.11.13. A iniciativa para aumento do prazo para equacionamento de déficits dos fundos de pensão partiu da Abrapp, que sugeriu alterações no artigo “28” da malfadada resolução 26. Logo terá, na minha modesta avaliação, grandes chances de prosperar (*). Entendo que a diretoria da Previ está se precipitando ao declarar o fim do BET para dez/2013. Comportamento totalmente oposto à fixação do teto de benefícios para dirigentes estatutários, já estabelecido pelo órgão fiscalizador das EFPC, mas tratado com parcimônia pela atual diretoria. Agradeço caso Você também emita a sua opinião sobre o assunto equacionamento de déficits e sugiro, com a sua permissão, que a matéria seja tratada num post específico já que, imagino, seria bastante interessante para todos os associados do “PB-1”. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.
    (*) – vide: www.anapar.com.br/noticias.php?id=26131

    ResponderExcluir
  39. E a distribuição do Superavit 2010/2012 não vai acontecer?
    A PREVI não é obrigada por Lei a fazer tal distribuição sob pena de sanções contra ela e seus administradores?
    Vamos cobrar, inclusive na novembrada!

    ResponderExcluir
  40. Caro colega Jorge,
    Pode deixar que farei isso amanhã. Tratarei a matéria em um post especial. Eu concordo plenamente contigo. A informação dada pelo atual presidente da Previ foi muito inoportuna e desnecessária. Em relação ao equacionamento do déficit, falarei em um post amanhã, terça-feira.

    ResponderExcluir
  41. Cara Cecília, afinal, você vai estar presente no nosso ato de protesto no Mourisco, ao lado do Dr. Medeiros, Dna. Isa, Professor Ari, e outros ou não vai, como já estão especulando nas mídias sociais? Por favor responda que sim, e não falte.

    ResponderExcluir
  42. Bom Dia Cecília.
    Gostaria de saber se vc poderia explicar porquê as parcelas do ES aumentaram tanto, impossibilitando muitos de renovar.
    Obrigada pela dedicação de sempre.

    ResponderExcluir
  43. Colegas,

    A mensagem abaixo foi submetida à apreciação da Diretoria Executiva da, responsável pelas decisões acerca do ES.

    EMPRÉSTIMO SIMPLES.

    A Diretoria Executiva dessa Caixa divulgou que autorizou alterações no Empréstimo Simples, a vigorar a partir de 07/11/13. Observamos que foram mudanças superficiais estão longe de equacionar a complicada situação financeira dos associados.

    Como sempre a Diretoria tomou decisões equivocadas. Parece que existe certa ojeriza em relação a esta linha de crédito (ES), uma perseguição absurda em não conceder o prazo de 180 meses reivindicado pelos tomadores dos empréstimos, sempre tendo como pano de fundo, para indeferir, a idade avançada dos pleiteantes.

    Decisões são tomadas com base em juízo de valor (estudo simples) ou em análise técnica (estudo amplo, profundo). A Diretoria de Seguridade opta por fazer injusto juízo de valor, deixa de considerar dados importantes e nós, aposentados, saímos sempre prejudicados.

    Pinçamos o parágrafo abaixo, retirado da nota liberada por essa PREVI que informou as novas condições do Empréstimos Simples, para apontar algumas inconsistências:

    “[...] Os prazos não sofrerão alteração. A taxa do Fundo de Quitação por Morte (FQM) será alterada para a faixa etária a partir de 70 anos e passará de 2,5% a.a. para 2,8% a.a., tendo em vista que nos últimos meses, o consumo do FQM foi superior à sua arrecadação, indicando uma tendência de crescimento na utilização de recursos do Fundo. As taxas das demais faixas etárias ficam inalteradas.”

    Trata-se de um caso típico de miopia administrativa. A Diretoria de Seguridade só enxerga o que lhe interessa e interpreta tudo com a clara intenção de vetar um prazo mais elástico sem respaldo técnico e de empurrar com a barriga os pleitos dos assistidos e pensionistas.

    Estriba no argumento de que o valor sacado do Fundo de Quitação por Morte (FQM) foi superior a sua arrecadação, ou seja, as despesas foram maiores que as receitas para negar a concessão do prazo de 180 meses na reposição do empréstimo.

    Isto não é motivo suficiente para desclassificar o prazo mais dilatado, posto que, se houve saque no FQM em maior volume é porque ocorreram mortes, obviamente, então significa acentuar de forma muito clara e objetiva, que em havendo óbitos, logicamente a PREVI terá redução em suas despesas na outra ponta (Pagamento de Benefícios) e uma coisa compensa a outra, sendo mais provável que a redução de despesas será maior que o gasto do FQM.

    Isto posto, não floresce esse argumento vazio de usar o FQM para impedir o deferimento do prazo de 180 meses postulado, única hipótese exequível para reduzir os valores das prestações do Empréstimo Simples.

    ResponderExcluir
  44. Começou o pesadelo petista, o Supremo Tribunal Federal vai começar a julgar os embargos interpostos ao julgamento do mensalão. Isto deve se arrastar até a proximidade da eleição de 2014, sendo expostas, novamente, todas as falcatruas dos dirigentes do partido.
    Os advogados dos réus estão eufóricos, vão continuar recebendo seus honorários fabulosos ainda por um bom tempo. Aliás, acho que vamos ter que fazer uma “vaquinha” para socorrer nosso querido colega Pizzolato, os R$ 370.000,00 que ele recebeu como intermediário, e esqueceu para quem deveria entregar, já devem estar na conta de seu advogado faz tempo.

    ResponderExcluir
  45. A QUESTÃO DO BET X RESERVA ESPECIAL - As nossas lideranças que estão fazendo agito em torno da extinção do BET estão fazendo o jogo da PREVI e do BB. O BB para garantir lucros terá que reduzir a Reserva Especial da PREVI para 15% e eles pretende negociar isso com a continuação do BET.
    Nós temos que acordar e deixar de fazer o que o BB quer, já no plebiscito anterior ele conseguir levar metade do que era nosso por direito com o nosso apoio (o superavit não podia ser negociado - ele era nosso de acordo com a lei e nenhum juiz daria os 50% - desembargadores e ministros talvez dessem, mesmo assim teriam que entortar muito a interpretação da lei - para o BB com base na res. 26).
    A jogada agora é mais simples BET x RESERVA.
    O que nossas associações (a maioria parece estar vendida) tem é que entrar com ações contra os diretores e conselheiros fiscais.

    ResponderExcluir
  46. A QUESTÃO PETROBRAS - Essa como o BB são as que faltam para privatizar. O BB já está bem quebrado, precisando do dinheiro da PREVI para se sustentar mais alguns anos. A PETROBRAS também está no mesmo caminho, a liquidação de subsidiarias no exterior, já indicam o inicio da privatização (essas subsidiarias na verdade não foram liquidadas mas sim privatizadas (talvez não numa forma clara de privatização mas foi o que aconteceu - alguém tem que continuar a fazer os serviços que essas subsidiarias faziam e, evidentemente, não vai ser de graça nem a troco de salarios).

    ResponderExcluir
  47. Caro colega anônimo das 18:40h,

    Eu concordo em gênero, número e grau com suas colocações. Eu também acho que isso tudo é uma jogada do Banco e da Previ para nos convencer de que aprovar a redução da reserva de contingência é a salvação da pátria. O pior é o silêncio dos eleitos - os nossos representantes se calam e como diz o ditado: "quem cala, consente".

    ResponderExcluir
  48. Caro José Rossi,

    Como eu já tinha dito no blog, as alterações foram aprovadas no ano passado, logo, nada mudou. A opinião da atual gestão é de miopia mesmo, como você bem colocou. Eles só enxergam o que interessa a eles e o que interessa a eles é o grupo pós-98, que há tempos decide as eleições para a Previ. Como os aposentados não votam de forma representativa, eles nos ignoram. Temos que mudar isso. Os aposentados e pensionistas são maioria na Previ. Esse tem que ser o desafio de todos os colegas, de todas as entidades. Fazer com que um maior número de aposentados e pensionistas participem do processo eleitoral das nossas entidades. Vamos lembrar que a grande maioria dos colegas do plano 1 está aposentada.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário