segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Alteração na Resolução CGPC 26

Caros colegas,

Esta semana começa com a divulgação do atual Presidente da Previ (agora oficial) de que o BET será mantido, para alívio dos colegas e, PRINCIPALMENTE, do Banco do Brasil. Para conseguir que 2012 fechasse com um superávit de R$ 1 bilhão, foi feita uma, como dizíamos no caixa do BB, "marreta", com a precificação dos títulos do Governo, fato que beneficiou, PRINCIPALMENTE, o Governo (divulgado no início de janeiro no blog). Infelizmente, atualmente, os associados só são contemplados com medidas que os beneficiem quando estas beneficiam muito mais o patrocinador ou o Governo.
De qualquer forma, não deixa de ser uma boa notícia e acaba com a agonia de muitos colegas.

Outro ponto que aconteceu na semana passada, já conhecido pelos colegas, é a alteração da Resolução CGPC 26.

A Resolução CGPC 26 foi alterada para contemplar a decisão de que os fundos de pensão adaptem suas taxas atuariais ao cenário atual. É interessante que quando convém, eles rapidamente alteram, porém quando é para acabar com uma injustiça, eles se fazem de "mortos".

A Resolução 10, de 19.12.2012, altera o artigo 9o da Resolução CGPC 26, como já foi divulgado neste blog. Segue abaixo o artigo 9o na redação anterior e a Resolução 10 com as mudanças incluídas:
 
Resolução CGPC 26:
Art. 9º Aplica-se às EFPC e aos planos de benefícios constituídos no âmbito da Lei Complementar nº 108, de 2001, que tenham seu início de operação após a data de entrada em vigor desta Resolução, o prazo de 60 (sessenta) meses para o enquadramento aos limites estipulados no art. 6º.

Resolução 10, de 19.12.2012:
Altera a Resolução nº 26, de 29 de setembro de 2008, do Conselho de Gestão da Previdência  Complementar, que dispõe sobre as condições e os procedimentos a serem observados pelas entidades fechadas de previdência complementar na apuração do resultado, na destinação e utilização de superávit e no equacionamento de déficit dos planos de benefícios de caráter previdenciário que  administram, e dá outras providências.
“Art. 9º.....

§ 1º Observado o disposto no caput, a EFPC deverá adotar, além de outras hipóteses consideradas necessárias na avaliação da própria EFPC e do atuário responsável pelo plano:

I - tábua biométrica que gere expectativas de vida completa iguais ou superiores às resultantes da aplicação da Tábua AT-2000 Suavizada em 10% (dez por cento),observado o disposto nos subitens 2.1 e 4.8 do Regulamento Anexo à Resolução CGPC n° 18, de 2006; e

II - taxa máxima real de juros correspondente aos tetos estabelecidos no item 4 do Regulamento Anexo à Resolução CGPC nº 18, de 2006, reduzida em um ponto percentual, para cada um dos respectivos exercícios.

§ 2º Aplica-se o disposto nos incisos I e II aos processos submetidos à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc que tenham como base os exercícios de 2013 e seguintes.” (NR)
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor em 1º de janeiro de 2013.





61 comentários:

  1. Li, na sala de aposentados do Banco, folheto informativo de uma destas AFABB(não sou sócio de nenhuma),onde informa que o superávit/2012 teria sido de R$ 1.4 bilhão, e que, na reunião do Rio de Janeiro, foram discutidas várias idéias sobre a sua utilização, já que parece que sua distribuição seria obrigatória. Várias sugestões foram feitas, como utilizá-la para pagamento do BET 20 sobre a verba P-220(responsabilidade total do BB), usá-la para continuidade do BET 20 normal, pagamento de um 14º salário, e tcham tcham tcham...adivinhem! Não poderia faltar ela, o carro-chefe, a proposta que aparecerá em qualquer discussão sobre uso de superávit: elevação do teto para 100%. Isto é de interesse dos diretores da PREVI e do BB, pois acrescentará R$ 4.000,00 em suas aposentadorias, pois não lhes basta receber um benefício de R$ 39.000,00 sem terem feito qualquer contribuição para tanto. Só que não é fácil, uma modificação destas somente teria sentido se fosse de caráter permanente, o que é vedado pela Resolução 26, além de que sua implementação exigiria constituição de elevadas reservas, uns R$ 5 bilhões(10 considerando-se que o Banco vai querer levar "sua parte").
    Pessoalmente, considerando que pouco se pode fazer com um superávit tão pequeno, do qual somente metade poderia ser utilizado em nosso benefício, sou favorável ao pagamento de um 14º salário(poderia eu me considerar meio deputado?), ou então, que o valor seja incorporado às contas específicas que garantem o pagamento do BET, que estaria garantido por mais alguns meses.

    ResponderExcluir
  2. Ihhhhh.... O que será que vão enfiar goela abaixo dos aposentados? Essa coisa de aumentar o calculo da aposentadoria para 100% é um absurdo. Não podemos aceitar! Só vai beneficiar os altos salários e a turma que ainda não se aposentou e que já está sendo muito valorizado, pois não contribui desde 2006 e esta recebendo o BET.
    Não podemos aceitar isso!

    ResponderExcluir
  3. Peço ao colega Wilson Luiz e ao anônimo das 08:57 para compararem o valor de suas atuais aposentarorias(valor bruto PREVI + INSS) com o valor que recebe um PE, CAIXA EXECUTIVO ou comissionado da ativa, antes de tecerem seus comentários. Aí sim eles verão quem está sendo injustiçado. Conheço um aposentado ex-CAIEX que recebe brutos mais de R$ 13.000,00.

    ResponderExcluir
  4. Colega Cecília,
    Foi dito aqui na rede (blog do Medeiros), baseado em informação prestada pelo presidente da Previ quando da reunião com os representantes de associações em comemoração ao dia do aposentado, “...que os assistidos devem estar absolutamente tranquilos com relação a qualquer nova crise econômica mundial que possa ocorrer, que não seja uma marola, pois existe um colchão de liquidez folgado na Previ que garante que possamos suportar até uma reviravolta na bolsa de valores que venha a baixar o índice para 30.000 pontos. A Previ está segura contra procelas e tempestades, graças às cautelas que tomou a diretoria”. Caso vivêssemos num mundo perfeito - sonhar não custa nada -, onde as decisões judiciais fossem proferidas à luz exclusivamente do que está estabelecido na lei, e pudéssemos ver derrogados todos os termos dessa malfadada resolução 26, poderíamos imaginar que a Previ teria condições mais do que suficientes para transformar o BET em BEP? O motivo da minha pergunta foi em razão da declaração do presidente da Previ, no que concerne ao patamar de 30.000 pontos, e de um comentário feito pelo colega Antonio Carvalho de que o patrocinador só aceita discutir distribuição de recursos da reserva especial para revisão do plano tendo presentes as imposições estabelecidas pela resolução 26, para que ele patrocinador possa abocanhar metade dessa mesma reserva especial. Vale lembrar que num passado recente, quando não existia a malfadada, houve incorporação definitiva aos proventos de valores recebidos por conta de superávit. Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.
    Obs.: a foto anexada ao comentário foi para manifestar a minha singela solidariedade aos pais, avós, outros parentes e amigos de todas as vítimas da tragédia de Santa Maria-RS.

    ResponderExcluir
  5. Caro colega anônimo das 10:04h,
    É bom ter cuidado com a defesa dessa proposta, pois quem tem uma comissão pequena não se enquadra nesta opção dos 90%, cairia na outra regra dos 136% para o cálculo do beneficio, que é a base mensal para cálculo da contribuiçao e também do beneficio. No caso citado, eu acredito que você seria enquadrado nos 136% da remuneração do cargo efetivo.
    É importante que as pessoas não criem uma falsa expectativa de que essa proposta beneficiaria todos os colegas que estão na ativa do Plano 1. Não estou sendo contrária a essa proposta, mas acredito que a melhor saída é defender propostas que beneficiem TODOS os associados.

    ResponderExcluir
  6. Caro Jorge,
    Realmente todos estamos chocados com o que aconteceu em Santa Maria e, espero sinceramente, que isso sirva de lição para que se criem regras mais rígidas que impeçam que uma tragédia desse porte aconteça novamente.
    Em relação à questão colocada, para que o BET seja transformado em beneficio definitivo, é preciso que haja um superávit muito robusto, ou melhor, que a conta reserva especial para revisão do plano esteja bem gorda, o que acredito pouco provável nos cenários que se apresentam, pois a tendência é que o superávit de 2013 também não seja tão significativo. O Pais não deve crescer tanto em 2013 e, com isso, as empresas acabam tendo dificuldades em apresentar uma performance muito boa no mercado. É bem possível que seja um ano morno como foi o de 2012.
    Os recursos necessários para isso são enormes e, dificilmente, os dirigentes que foram eleitos ano passado cumprirão essa promessa de campanha.

    ResponderExcluir

  7. Prezada colega Cecília,

    Na qualidade de gestora da ANABB, solicito o seu empenho para que a sua instituição também defenda a medida ora sugerida, com vistas a defender os nossos interesses.


    Mensagem original
    De: João Rossi Neto < jrossineto1@uol.com.br >
    Para: isamusa@uol.com.br < isamusa@uol.com.br >
    Assunto: Reajuste de Benefícios.
    Enviada: 29/01/2013 11:46




    Prezada colega Isa Musa de Noronha,

    REAJUSTE DE BENEFÍCIOS – Ao que tudo indica o trâmite do processo que prevê a autorização dos órgãos governamentais às mudanças propostas pelo Conselho Deliberativo da PREVI será demorado e mesmo que isso ocorra em qualquer mês após janeiro/13, não é mais interessante para os associados, à implantação da mudança do mês do reajuste dos benefícios no corrente ano.

    O ideal é que essa implementação ocorra a partir de janeiro/2014. Mantendo-se a atual sistemática, teremos em junho/13 o reajuste integral do INPC relativo ao período de junho/12 a maio/13 e, em janeiro/14, o acumulado de junho/13 a dezembro/13, equivalente a sete meses e aí tendo por base as inovações autorizadas.

    No momento, como estamos mais próximos de maio/13, mês que encerra o período para o reajuste nos moldes das regras em vigor, o prejuízo financeiro é evidente para os participantes e assistidos e o Fundo de Pensão seria o único beneficiado pelo diferimento das despesas com o pagamento da reposição do INPC.

    Neste contexto, sugiro que essa FAABB notifique a PREVI no sentido de prevalecer à vontade do Corpo Social e que a mudança no mês do reajuste seja postergada para janeiro/2014, posto que a burocracia para chancelar uma simples e elementar mudança de “data” obstaculizou e comprometeu o processo.

    A meu ver, esse tipo de anuência deveria ser aprovada de plano. São sempre absurdas e desproporcionais as dificuldades apostas pelo Governo e seus sequazes em quaisquer proposituras dos associados.

    Cordialmente.

    João Rossi Neto.


    ResponderExcluir
  8. Já comentei que a PREVIC aprova qualquer proposta a ela encaminhada que seja defendida pela diretoria dos fundos de pensão. Transcrevi do site da VALIA, fundo de pensão da Vale, a aprovação, por aquele órgão, da proposta defendida pela diretoria do fundo, de antecipação do pagamento de parcelas de superávits que os associados estão recebendo. Por que a PREVI não faz o mesmo, já que a antecipação de algumas parcelas de nosso BET aliviaria o sufoco financeiro de muitos associados e também serviria ao BB, pois também receberia "sua parte" antecipadamente? Acredito que seja porque, no mundo maravilhoso dos fundos de pensão, existem DIRETORIAS e diretorias.

    Previc aprova a antecipação do pagamento do Abono do Superávit do Plano de Benefício Definido
    A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou, em caráter definitivo, a alteração regulamentar para antecipar a data de pagamento do Abono do Superávit do Plano de Benefício Definido. A Portaria da Previc foi publicada hoje, dia 20 de dezembro, no Diário Oficial da União, e o pagamento será feito juntamente com a folha de janeiro próximo, no dia 30/01/2013.

    A partir de 2014, o abono continuará sendo pago no mês de janeiro de cada exercício. Os pagamentos mensais de 25% ficam mantidos, da mesma forma que vêm sendo feitos, desde 2007, ambos até a exaustão do Fundo de Distribuição do Superávit, bem como enquanto persistirem as condições legais e regulamentares para a sua concessão.

    A Fundação continuará mantendo os participantes permanentemente informados sobre a evolução do assunto, através de informativos, no site www.valia.com.br, no Fale Conosco e nas agências e postos de atendimento.

    ResponderExcluir
  9. Caro Wilson,
    Concordo plenamente contigo, inclusive já tinha manifestado minha opinião de que deveríamos defender o adiantamento das parcelas do BET, pois daria um alivio na situação financeira de muitos colegas. Como os valores já estão no fundo e como, segundo os atuais dirigentes da Previ, o colchão de liquidez segura oscilações de mercado, tambem poderia segurar o adiantamento das parcelas, concorda? Lembrando que a Valia não repassa recursos para o patrocinador Vale. Os recursos do superávit são todos revertidos em benefícios para os associados e isso acontece porque para ela não valem as regras da Resolução 26 no que se refere à distribuição do superávit. Podemos concluir que é o Governo querendo meter a mão nos recursos dos fundos de pensão de estatais. E isso aconteceu em um governo PT que foi radicalmente contra medidas não tão radicais nos governos anteriores.

    ResponderExcluir
  10. Caro anônimo 29 janeiro, 10:04 hs.
    O que representa um aposentado caiex receber R$ 13.000,00 de benefício, se comparado ao que recebem os "cumpañeros" que caem de paraquedas nos altos cargos do BB e da PREVI, sem a qualificação necessária, alçados para estas altas funções, muitas vezes, de postos menos relevantes que os valorosos caixas-executivos?
    O caiex que você menciona, ao menos, contribuiu todo seu período na ativa para ter a aposentadoria de R$ 13.000,00; já os incompetentes que se aposentam na faixa de R$ 30/39.000,00 não contribuiram com um mísero real, para tanto.

    ResponderExcluir
  11. Cecília, e a situação da Petrobrás?
    Vem perdendo valor de mercado ano a ano.No ultimo ano 25% nos ultimos 3 anos 45%, em razaõ de politicas erradas por pressão do governo. Como a Previ tem muito aplicado em ações da dita cuja, não está na hora de trocarmos o governo? Isso, antes que a Previ seja pressionada(mais do que é) a investimentos duvidosos.

    ResponderExcluir
  12. ABOBRINHAS & PEPINOS

    Sacada genial do programa Manhattan Connection(recomendo), do canal a cabo Globonews:

    "para manter seu grupo no poder na Venezuela, Hugo Chávez se faz de vivo, e Lula se faz de morto para não dar explicações sobre o mensalão e Rosemary Noronha."

    ResponderExcluir
  13. Cláudio Roberto Almeida30 de janeiro de 2013 às 18:01



    Cecília,

    12 parcelas do Bet/2013 adiantadas.

    Você pode ajudar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Cada vez mais a Petrobras está caindo. Ontem suas ações caíram 5% e a tendência é cair mais. Isso é fruto das medidas do governo que está afundando cada vez mais a empresa. A Ambev está valendo mais que a Petrobrás. Daqui a pouco vamos ter que abastecer os carros com cerveja... Ou então beber mais para não chorar.

    ResponderExcluir
  15. A saída é não beber muito, caso contrário, ficará muito mais complicado procurar entender o que significa valor de mercado para duas empresas de setores completamente diferentes.

    ResponderExcluir
  16. Caro Cláudio,
    Pode contar com isso,inclusive ontem estive na Previ para uma reunião com os dirigentes eleitos e o Presidente Dan Conrado foi nos cumprimentar e comentei com ele essa proposta e ele se mostrou bem interessado, porém para que isso seja levado na prática é preciso que os colegas pressionem e os diversos blogs criados podem ajudar nesse processo.

    ResponderExcluir
  17. Valor de mercado." È a economia..."(sic).

    ResponderExcluir
  18. ABOBRINHAS & PEPINOS...ESTILO PT

    Petrobras
    O governo petista, em termos de administração da economia, está sempre se superando...negativamente.As companhias petrolíferas, ao lado dos bancos, em todo o mundo, são as mais rentáveis. Eles conseguiram, em 3 anos, fazer o valor de mercado da Petrobras cair 50%. Os motivos são vários, sendo o principal deles a ingerência política na administração da empresa. Dou um desconto à presidente Dilma, infelizmente, ela não teve força política, quando assumiu, para mudar, de imediato, a administração da empresa, que tinha como presidente um petista que agora quer ser governador da Bahia. As bombas-relógio que estouraram, nos últimos tempos, foram armadas pelo megalomaníaco ex-presidente Lula sai "eu não sabia", entra "fui apunhalado pelas costas" da Silva. Foram muitos desmandos, relembro apenas dois, a desastrada capitalização da Petrobras, baseada em petróleo do pré-sal, que ainda está a 7.000 metros de profundidade, e a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, cujo custo inicial era de US$ 2.3 bilhões, e que poderá consumir US$ 20.0 bilhões, com fortes indícios de irregularidades e que tem como sócia a empresa petrolífera estatal da Venezuela, que até o momento, não colocou no negócio sequer um mísero bolívar.
    Quisera ter escrito uma abobrinha, mas, infelizmente, é um pepino, para o país e para a PREVI.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Cecília,
    Foi divulgado que o BET está garantido, mas até quando?

    ResponderExcluir
  20. Prezado Wilson Luiz,
    Quando me referi ao colega CAIEX que recebe R$ 13.000,00/mês, quis simplesmente demonstrar que existe injustiças para os pós/97. contribui por 32 anos, passei por todos os cargos do Banco até chegar a Gerente Geral e me aposentei em 2004 como Gerente Geral e hoje recebo pouco mais de R$ 9.000,00 enquanto o colega CAIEX por ter aposentado antes de 1997 recebe R$ 13.000,00. é sobre essa injustiça que me refiro. como exemplo final, meu ex-gerente que aposentou em 1995 recebe um bruto de R$ 27.600,00 e fica me gozando.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Caro colega anônimo das 19:20h,
    Está garantido durante todo o ano de 2013 (pagamento do BET).

    ResponderExcluir
  22. Colega das 21:13,
    Você tem toda razão. Tem colega pré-97, PE, com menos tempo de BB/Previ do que eu que, com apenas 20 anos de Previ, recebe quase 3 vezes mais do que eu.

    ResponderExcluir
  23. Tem quer quer o reajuste a partir de janeiro 2013.
    A Petrobras comprou uma refinaria nos EEUU e se desfez com prejuizo.

    ResponderExcluir
  24. Prezada Cecília.

    Vc. vê alguma possibilidade que nos
    seja adiantado as 12 parcelas do
    BET que está garantido em 2013 (int).

    Seria um alívio enorme.
    Cecília, contamos com vc.

    Abrigue este nosso pedido.
    Repito - contamos MUITO com vc.

    ResponderExcluir
  25. Cecília,

    12 parcelas do Bet/2013 adiantadas.

    Nos ajude!!! Pensionistas estão sofrendo muito e esse adiantamento iria nos ajudar!!!
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  26. Peço comentar e detalhar a notícia abaixo transcrita, publicada no blog Unidade BB, ligado ao movimento sindical, principalmente no que concerne aos 1,013 bilhões aportados para pagamento mensal de benefícios adicionais ao grupo pré-67. O patrocinador não vinha repassando esses valores para Previ que estaria arcando com esses pagamentos que não são de responsabilidade dela Previ? Isso pode contribuir para melhorar ainda mais o fluxo de caixa da Previ?
    Parte-I
    “Banco integraliza reservas decorrentes de demandas judiciais do Grupo 67.

    31/01/2013 (Eleitos Previ) - No final de 2012, o Banco do Brasil e a Previ firmaram contrato através do qual o banco integraliza a reserva relativa aos benefícios adicionais de cerca de 3200 participantes integrantes do chamado Grupo 67. Estes benefícios adicionais são decorrentes de demandas judiciais ajuizadas por aposentados contra o BB, que conseguiram benefícios superiores aos garantidos pelos estatutos da Previ, e de benefícios instituídos por decisões administrativas do banco, tais como aposentadorias incentivadas. A diretoria do banco dá o nome de “Plano Informal” a estes benefícios, e os mesmos são especificados no Espelho dos assistidos como as verbas P220 e P210.
    O pagamento destes benefícios adicionais, de caráter pessoal, é de responsabilidade exclusiva do Banco do Brasil. Até o final de 2012, o banco pagava mensalmente a PREVI e esta repassava a cada participante. A partir da contratação feita pelo BB, serão utilizados R$ 1,013 bilhões de recursos do Fundo Paridade, contabilizado na PREVI a favor do BB desde 2005. Este valor será transferido para um novo fundo – a Conta Amortizante Grupo Especial, que será debitado mensalmente para pagar os benefícios adicionais daquele grupo de participantes. A responsabilidade pelo custeio continuará sendo do Banco do Brasil enquanto sobreviver o último dos participantes do grupo. Assim, se houver diferenças de reservas decorrentes de eventos como aumento da expectativa de vida, reduções de taxas de juros e outras premissas atuariais o banco terá de aportar os valores necessários".

    ResponderExcluir
  27. Parte-II
    "Os recursos do Fundo Paridade, contabilizados a favor do Banco do Brasil, são resultado do acordo feito com o BB em 2005, negociado pelas entidades representativas e aprovado em votação nacional pelos associados do Plano 1. Em decorrência do acordo foram utilizados R$ 4,2 bilhões do Fundo Paridade para reduzir o valor da Parcela Previ, em 2006, e outros R$ 2 bilhões foram contabilizados a favor do banco, para serem utilizados posteriormente, conforme contrato então firmado com a Previ, nos termos aprovados na votação. Neste período, o banco utilizou parte destes recursos para cobrir compromissos com os benefícios do Grupo 67.
    Banco assumirá reservas de demandas judiciais e aceita aumentar resgate no Previ Futuro
    Para aceitar que a Previ assinasse o contrato com o Banco do Brasil, os dirigentes eleitos pelos associados exigiram que o patrocinador solucionasse reivindicações dos associados pendentes há muito tempo.
    Há milhares de demandas judiciais de participantes contra o Banco do Brasil, reivindicando diferenças salariais decorrentes do contrato de trabalho, que provocam revisões de benefícios. Nestes casos, as sentenças determinam que o banco e empregado recolham as diferenças de contribuições, mas não se manifestam a respeito da integralização da reserva matemática correspondente. A Previ já cobrou do banco o aporte das reservas, sem nunca ter obtido sucesso. No contrato firmado em dezembro, o BB se compromete a integralizar tais reservas, o que representa um ganho efetivo para a Previ e uma segurança maior ainda para os associados.
    Outra demanda importante acatada pelo Banco do Brasil não se refere ao Plano 1. É o resgate das contribuições patronais pelos participantes do Previ Futuro. Neste plano, quem rompe o vínculo empregatício e resgata suas reservas da Previ, leva somente as contribuições patronais. O banco agora assume o compromisso de orientar os conselheiros deliberativos da Previ a votar favoravelmente a alteração de regulamento que contemple o resgate de parte das contribuições patronais, de maneira proporcional ao tempo de contribuição. A Diretoria de Seguridade da Previ fará estudo e apresentará proposta de alteração do regulamento do Previ Futuro para apreciação do Conselho".

    ResponderExcluir
  28. Caro Anônimo das 21:13, realmente a aposentadoria da Previ é uma colcha com retalhos díspares e muita injustiça. Por isso temos q lutar por benefícios como a cesta básica, q permite melhorias maiores (%) às aposentadorias menores. Celio Vilela

    ResponderExcluir
  29. Caro anônimo 31 janeiro, 21:13 hs.
    Apenas para lançar alguma luz sobre o nebuloso assunto de elevação do teto, você poderia nos informar quanto representou, de aumento em seu benefício, em valor e percentualmente, a elevação do teto de 75 para 90%?

    ResponderExcluir
  30. Os pós-97 são os que menos recebem e essa elevação do teto de 75 para 90% beneficia apenas a quem ganha mais. Se for pra Previ melhorar benefícios apenas de alguns, em primeiro lugar, ela deveria beneficiar a quem ganha menos.

    ResponderExcluir
  31. Alguém saberia se o aporte de R$ 1.013 bilhão que o Banco efetuou à PREVI para integralizar reservas decorrentes de demandas judiciais do grupo 67 foi feito com dinheiro próprio ou se foi utilizado parte dos bilhões de nosso superávit nos quais ele "passou os cinco dedos"?
    Se for parte do superávit, me vem à mente uma situação totalmente surreal: um ladrão assalta a tesouraria do Banco do Brasil e, na saída, diz ao cúmplice "vou falar com meu gerente de conta e usar este dinheiro para pagar uma dívida que tenho com o Banco". Parece saído de um romance de Franz Kafka.

    ResponderExcluir
  32. Cecilia,
    Voce é uma mulher respeitada por todos os segmentos do mundo BB. Por que não se engaja neta luta pela antecipação do BET que faria tanto bem a todos? Entra nessa luta Cecilia. Voce tem acesso ao Dan Conrado. Peça por nós.

    Rosa Calixto

    ResponderExcluir
  33. Caro colega anonimo das 21:33h,
    Fui eu quem levantou essa bandeira e já falei com os diretores atuais de Planejamento e Seguridade sobre a proposta, inclusive com o Presidente Dan Conrado. Na reunião do grupo assessor da Anabb tambem vou colocar essa proposta. É o mínimo que o pessoal pode fazer para aliviar a situação de muitos colegas.

    ResponderExcluir
  34. Caro Wilson Luiz,
    Como eu disse, aposentei-me após 32 anos de contribuições e batalhei bastante por esse Brasil afora (5 estados e 14 cidades) para conquistar meu modesto salário final de R$ 9.346,00.
    Pelo valor, já incluso o BET e o INSS, é facil estimar quanto foi a variação de 75% para 90%.
    Agora gostaria também que voce comparece também o seu salário total(PREVI+BET+INSS) com o mesmo cargo da ativa de hoje para ver a diferença e comparasse também qual foi a variação percentual de seu salário desde a aposentadoria com a variação percentual também de um mesmo cargo atual desde a data de sua aposentadoria até a data da minha ou a data de hoje, tanto faz.
    Quando pedem aumentos em percentuais iguais para todos também gera uma anomalia, pois quem recebe R$ 27.000,00 como meu ex gerente está recebendo um BET de R$ 5.400,00 ao ponto que um PE recem aposentado está recebendo um BET de R$ 600,00.
    Espero ter demonstrado as discrepancias.
    Um grande abraço e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  35. Colega Cecília,
    Uma notícia interessante foi publicada no blog Olhar De Coruja, dando conta de que o presidente Dan Conrado está mantendo tratativas com a Previc para que seja examinada a possibilidade de redução do percentual da reserva de contingência que hoje é de 25% das reservas matemáticas para algo em torno de 15%. Propiciará a liberação de uma quantidade significativa de recursos que hoje estão alocados para fazer face a qualquer instabilidade dentro do plano. Em caso de êxito, peço indicar para qual rubrica esses recursos seriam destinados e se poderia ser diretamente na reserva especial para revisão do plano, com a consequente divisão entre o patrocinador e os associados tendo em vista as imposições estabelecidas pela malfadada resolução 26. Mais acima um colega solicitou que Você comentasse e detalhasse a notícia publicada no blog Unidade BB, ligado ao movimento sindical, no que concerne aos 1,013 bilhões disponibilizados pelo patrocinador para pagamento mensal de benefícios adicionais ao grupo pré-67. Também gostaria de ouvir a sua manifestação a respeito.

    ResponderExcluir
  36. Cara Cecília,
    Vamos que vamos, todos pressionando as associações e entupindo a diretoria da PREVI com e-mails reinvindicando a antecipação de 12 parcelas do BET. Sobre o assunto, gostaria de tecer algumas considerações.

    Li muitas postagens, onde se pede antecipação de 12 parcelas do BET/2013. Acho um erro, em 2013 o pagamento normal já está garantido até dezembro. Acho que devemos pedir a antecipação de 12 parcelas do BET/2014, cujo pagamento de forma alguma está garantido, a economia mundial ainda está muito instável, o próprio índice da Bolsa de São Paulo já andou tendo algumas cólicas, chegando a fechar, dias atrás, abaixo de 60.000 pontos.Devemos, também, levar em consideração que a resolução 26 determina que, nas distribuições de superávits, onde o BET está incluído,o pagamento deve ser feito em, no mínimo, 36 parcelas; se considerarmos o primeiro pagamento, de 12x20% apenas como 1 parcela, mais 24 de 2011 e 2012, mais 1 de janeiro/2013, já recebemos 26 parcelas. A antecipação de 12 parcelas do BET/2013 seria considerada mais 1 parcela, totalizando 27, abaixo das 36 exigidas pela malfadada r.26, isto poderia causar problemas para eventual aprovação do pleito pela PREVIC, já se considerando o pagamento normal de mais 11 parcelas do BET/2013, serão 38, no total.
    De qualquer forma, ainda estou com um pé atrás com toda esta boa vontade do presidente da PREVI, estaria ele interessado em transformar uma diretoria-zinha em DIRETORIA?

    ResponderExcluir
  37. Dª cecilia minha mae mandou esse e-mail a PREVI veja a resposta,não foi dada completa sobre os dirigentes do pt nada comentaram:"No mês passado, revelou-se que a amiga de Lula usava o cargo para agendar reuniões com ministros de estado: abria as portas, inclusive de gabinetes no Palácio do Planalto, a interesses privados. Agora, descobre-se que sua área de atuação abrangia também setores de orçamentos bilionários, como o Banco do Brasil (BB) e o fundo de pensão de seus funcionários, a Previ. Rose, a petequeira, participou ativamente das negociações de bastidores que definiram a sucessão no comando tanto do BB quanto no da Previ, defendeu pleitos de caciques do PT junto ÿ cúpula do banco e atuou como lobista de luxo de empresários interessados em ter acesso ÿ direção e ao caixa da instituição. Sua agenda de compromissos como chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, mostra que, graças ÿ intimidade com o então presidente, a mulher que num passado não muito remoto era uma simples secretária se transformou numa poderosa personagem do governo Lula.
    Gostaria de fazer outra pergunya nossos falecidos maridos contribuiram com 100% e na falta deles receberiamos intwgral e nao 60% como vai ficar esse assunto teremos que ir a justiça pois a nova Presidencia da previ prmeteu mundos e fundos e ate agora so tirou,exemplo ES o BET ainda nao fizeram pronunciamento,mas este esta garantido por especialistas que ja tiveram altos cargos dentro do BB e as atendentes de VCS dizem que sao so boatos imagine essas pessoas que passaram pelo BB,cargos importantes iriam dizer nos seus blogs se nao fosse verdade em se comprometer pois a PREVI vem nos muito mal tratando,esperamos mais consederações da Nova Presidencia e da Diretoria"
    "Senhora Benedita,

    O complemento de pensão por morte é devido em decorrência de morte do participante e concedido ao conjunto de dependentes econÿmicos habilitados pela PREVI.
    A concessão do complemento de pensão é efetuada com base no Regulamento do Plano de Benefÿcios, vigente na data do óbito do participante, cujas regras são válidas para todos os participantes.

    Em caso de falecimento de participante aposentado, os dependentes econÿmicos fazem jus a uma pensão, calculada sobre o valor da complementação de aposentadoria que lhe vinha sendo paga. Sobre esse valor, serão aplicados os seguintes percentuais, conforme o número de beneficiários:
    60%, se 1 (um) beneficiário;
    70%, se 2 (dois) beneficiários;
    80%, se 3 (três) beneficiários;
    90%, se 4 (quatro) beneficiários;
    100%, se 5 (cinco) ou mais beneficiários.

    O benefÿcio é rateado em partes iguais por todos os beneficiários.

    Com relação ao Benefÿcio Especial Temporário, sugerimos a leitura da matéria publicada no site da PREVI, intitulada ¿ Em 24/01, comemora-se o Dia do aposentado¿ onde foi anunciado o resultado superavitário do ano de 2012 que garante o pagamento do Benefÿcio Especial Temporário (BET) para os participantes do Plano 1 durante o ano de 2013.

    Atenciosamente,

    ANNA CHRISTINA TAVARES RAMOS
    Gerência de Atendimento
    PREVI"

    ResponderExcluir
  38. BB : R$ 1 BI É DA PREVI2 de fevereiro de 2013 às 12:29

    Esta Resolução 26 do Pimentel tem que ser EXTINTA !
    Agora o BB usa a tal resoluçãozinha para que o PB1 pague seus 3.200 aposentados do "Grupo Especial no Plano Informal", transferindo R$ 1,013 bilhões da Conta Paridade(do nosso superavit) para uma nova conta criada e chamada "CONTA AMORTIZANTE DO GRUPO ESPECIAL"....

    Assim é fácil o BB falar que está "integralizando reservas para seus 3.200 aposentados que moviam ações judiciais para Benefícios adicionais ACIMA dos regulamentos do Plano 1 da PREVI".
    Não sai do Caixa BB tais verbas, pois os Benefícios Adicionais saem do nosso superavit e vão para suas Verbas P210 e P220 MENSALMENTE !

    Precisamos ouvir o Conselho Fiscal e a Diretoria da PREVI.

    ACORDA ANABB!!!!deixe de defender SÓ o BB e defenda os participantes do Plano 1!!!!

    PELO FIM DA RESOLUÇÃO 26!!!

    ResponderExcluir
  39. Prezada Cecília,

    Depois que eu li a proposta apresentada por um dirigente de associação na reunião da Previ no dia do aposentado, deponho minhas armas. Eis a proposta: " repassar aos aposentados pré 97 reajuste de 20% aplicado aos pós 97 - alteração de 70 para 90% no cálculo do benefício.
    Se um dirigente de associação de aposentados acredita que os pós 97 foram beneficiados nessa tal de Previ, de qualquer maneira que seja, realmente não existe solução. É matemática simples...
    Lógico que estou me referindo a funcionários que entraram por concurso, foram galgando postos, assinando ponto todos os dias e depois de anos trabalhados aposentaram.

    ResponderExcluir
  40. Cláudio Roberto Almeida2 de fevereiro de 2013 às 16:53


    Cecília,

    Assisti entrevista do Marcel no site da Anabb.

    Ele têm uma visão imediatista e chega a sofismar.

    Sobre a Previ ser rica, ele disse que não se trata disso mas do fato de que com a morte de aposentados e pensionistas diminui a reserva matemática e por consequência a reserva de contingência dando a entender que com isso a Previ empobrece.

    Só se esqueceu de dizer que com o patrimônio sempre em alta (ações, imóveis,fundos, etc) aliado à diminuição das despesas com os falecimentos, a reserva especial
    aumenta, isto é, SURGE O SUPERÁVIT.

    Na minha modesta opinião, o PB1 fechado, superavitário, com um patrimônio muito grande a tendência é ser superavitário até o fim. Por isso o BB fez criar a Res. 26 para se associar à metade desse lucro.

    O resto é conversa para boi dormir.



    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Caro colega anônimo das 23:11h,
    A grande questão é que enquanto a Resolução CGPC 26 estiver valendo, só poderá haver distribuição de forma proporcional às contribuições. Dessa forma, será praticamente impossível acabar com essas distorções. Além dessa resolução ter referendado o repasse de metade dos recursos do superávit para o Banco, ela também ditou de que forma será feita a distribuição. Por isso que defendo que se tenha um beneficio máximo e que o beneficio mínimo seja 10% desse máximo.

    ResponderExcluir
  42. Caro Jorge,
    Essa proposta de reduzir o percentual da reserva de contingência é uma proposta da Abrapp que os patrocinadores apóiam. Como a clausula que falava que, na retirada de patrocínio, o patrocinador poderia levar a reserva de contingência (minuta da resolução de retirada de patrocínio), não vai ser aprovada, eles agiram estão estudando uma forma para engordar a parte disponível do superávit para que os patrocinadores tenham direito a uma parte maior do superávit.
    Em relação à questão dos recursos do BET que estão sendo utilizados para pagaro BET dos colegas pre-67, responsabilidade integral do Banco, o que sei é que este valor ainda está sendo custeado pelo fundo dos associados e que o Banco tem recebido o mesmo valor, ou seja, além dele não desembolsar esses valores, como os mesmos valores pagos aos associados, o Banco tambem recebe, logo, ele está recebendo esses valores, que já passam de R$ 1 bi, como noticiado.

    ResponderExcluir
  43. Colega Cecília,
    Essa notícia que constou no blog Olhar de Coruja de que a Previ estaria gestionando junto à Previc para diminuir o percentual da reserva de contingência dos atuais 25% para algo em torno de 15% das provisões matemáticas, propiciaria uma redução em torno de 10 bilhões no saldo da referida reserva, com base no último demonstrativo do ativo líquido referente ao mês de outubro/12. Ainda com base nesse mesmo demonstrativo estão sendo utilizados em torno de 110.162 milhões/mês para pagamento do benefício especial temporário, cujo saldo da rubrica Fundo Dest. Res. Esp.-Participante, que sustenta esses pagamentos, era de 2.621.582 bilhões. Numa singela conta dividindo-se 2.621.582 bilhões por 110.162 milhões teríamos BET assegurado por mais ou menos 23 meses, ou seja até set/14, tendo como mês de referência out/12. Esses dados estão sendo mostrados para que cada um faça a opção, com consciência, sobre a viabilidade, ou não, de se receber doze parcelas do BET de forma antecipada, conforme enquete ora disponibilizada. Nunca é demais lembrar que o recebimento do BET em uma única parcela aumentará significativamente a mordida da receita. Uma segunda opção seria também pleitear-se a antecipação de apenas nove parcelas, que seriam aquelas referentes ao exercício de 2014, ficando o ano de 2013 garantido sem prejuízo dos compromissos mensais assumidos tendo como base o recebimento todo mês do BET. Dessa forma, a Previ teria até o final deste ano para negociar com o patrocinador o que poderia ser feito em 2013, tendo presente o minguado superávit de 2012. Quem sabe, com um novo superávit em 2013 que contemple essa possível alteração de percentual da reserva de contingência, cujos recursos, imagino, seriam incorporados à reserva especial para revisão do plano, aí sim teríamos recursos mais confortáveis para manutenção do BET pelo menos em 2014.

    ResponderExcluir
  44. Cecília,
    Muito boa sua idéia de fazer pesquisa sobre a antecipação das 12 parcelas do BET.Gostaria de você fizesse com outras questões que estão sendo debatidas porque algumas pretensões não são prioridade para a maioria.

    ResponderExcluir
  45. Nunca havia assistido a vídeo produzido pela colega Leopoldina Corrêa, li muitos comentários com críticas, dizendo que os mesmos eram ingênuos, de péssima qualidade técnica, e outras coisas.Gente, é uma injustiça. Um colega me retransmitiu a entrevista que ela fez com o diretor Marcel e gostei muito, foi bem feita e, muito importante, ela fez perguntas muito pertinentes sobre vários assuntos, como empréstimo simples, teto de aposentadoria, e BET.
    Sobre o BET, transcrevo, literalmente, alguns trechos da resposta do diretor:
    "...que o BET tem data certa para acabar, é verdade, porque o acordo que foi feito lá em 2011 previa um tempo específico, de 60 meses...o que nós, eleitos, estamos defendendo é CANALIZAR O SUPERÁVIT P'RA QUE A GENTE POSSA TER ESTE BENEFÍCIO PERMANENTE...".
    A Leopoldina conseguiu extrair, do diretor, acho que meio sem ele perceber, a "fórmula mágica" que permitiria que o BET se tornasse permanente. Ora, todos sabem que utilização de superávits segue todo o ritual de 2011, o Banco leva metade, e a proposta tem que ser aprovada por todos aqueles órgãos que trabalham em ritmo de tartaruga paralítica. Acordem, ainda tem colegas que compram do "vendedor de ilusões" Marcel a idéia que o BET pode se transformar em permanente por um ato de vontade dele. Muitos se queixaram que seria um BETinho, que privilegiou os maiores benefícios; ocorrendo novo superávit, poderá ser negociado um acordo mais justo.
    Por isso, mais que nunca, defendo "VAMOS QUE VAMOS, TENTAR CONSEGUIR A ANTECIPAÇÃO DE 12 PARCELAS DO BET/2014".

    ResponderExcluir
  46. A Revista 'ÉPOCA' na coluna de Felipe Patury em "só filé", noticia que os Irmãos "friboi"Batista (wesley+Joesley+José Batista Jr)querem que a PREVI (PB1 ?)invista em sua "Eldorado Brasil Celulose SA", que tem como Diretores Miguel Jorge e Marcus Vinicius Pratini de Moraes e como sócio o BNDES e (dizem) o Lula (sócio oculto!).

    Todo cuidado, é poucou, pois a PREVI já detém 1,42% na Fibria Celulose SA (Ex-VCPA) que é a líder em celulose e deu um PREJUIZO de R$ 212,2 milhões, além de ser multada em R$1,666 BILHÕES pelo Imp.de Renda e Contribuições sociais por operações ilegais com IPÍnternational Paper e com a VCP...
    (Acho bom a PREVI sair logo deste imbrólio, pois as ações ainda estão em R$22,57).
    Solicitamos mais informações da colega Maria Paula Soares Aranha, aposentada na PREVI que ocupa assento(e é remunerada!) como Titular no Conselho Fiscal (até 30/4/2013) da FIBRIA, sobre a venda de 107 mil hectares por R$ 615 milhões,("Projeto Losango"?) quando o seu valor no Ativo da FIBRIA era de R$ 644 milhões...

    Nosso Suplente no C.Fiscal é Lucio Tameirão Machado, que poderia auxiliar nas explicações.

    Agradecemos pela Transparência.

    ResponderExcluir
  47. Em relação a antecipação das parcelas do Bet sou contra, acho uma temeridade, a tendência será sempre de superavit, vejo isso de uma forma bastante clara em virtude da relação entre despesa/receita o índice de reajuste, como todos sabem não são confiáveis, não refletem a realidade que todos veem no dia a dia, com o tempo os maiores valores de aposentadoria vão sendo substituídos por valores inferiores, o único fator de preocupação que me assola é quando eu olho para cima e vejo ébanos alados voando em círculos é de dar medo.

    ResponderExcluir
  48. Caro Jorge,
    Eu tenho alguma resistência a defender essa proposta da redução do percentual da reserva de contingência. Vamos lembrar que essa reserva foi criada para que em um momento de crise ou mesmo déficit, ela ajudaria a manter a estabilidade. Vamos lembrar tambem que nós temos uma concentração grande em renda variável e, principalmente em uma só empresa, Vale, e isso também acaba trazendo uma certa instabilidade ao nosso plano. Para responder com mais precisão, eu teria que olhar as análises técnicas e projeções que estressassem o resultado da Previ em situações de crise. Defender simplesmente essa proposta, seria leviano de minha parte, pois é uma questão muito séria, pois inchará o superávit em um primeiro momento, distribuiremos esse superávit, transferindo metade para o Banco (deve estar adorando essa idéia, não é a toa que o Dan Conrado está defendendo a proposta). Eu não sei não. Como dizia minha avó, gato escaldado tem medo de água fria....
    Mas é um ótimo tema para discutirmos neste espaço. O que os demais colegas acham deste assunto?

    ResponderExcluir
  49. Colega anônimo das 11:33h,
    Faça suas sugestões, pois será muito bom atendê-lo.

    ResponderExcluir
  50. Cláudio Roberto Almeida4 de fevereiro de 2013 às 16:16


    Cecília,

    A reserva de contingência em 25% é muito alta. A estabilidade econômica atual não carece dessa reserva.
    A reserva foi concebida em outro cenário econômico.

    5 bi para o Banco e 5 bi para os associados.

    Novo BET. Enquanto a Res. 26 valer o Banco é nosso sócio e aliado. Não fosse o interesse do Banco os associados nunca teriam tido o BET.


    Abraços

    ResponderExcluir
  51. Cecilia,

    Embora gostaria muito da prorrogação ou aumento do BET, acho extremamente termerário a redução da reserva.
    Vivemos num mundo de grandes mudanças, que tanto podem vir a nos beneficiar ou prejudicar. Ficar com uma reserva pequena pode significar apuros na velhice, quando o patrocinador com certeza terá caido fora.
    Não confio nada nos diretores do BB nem da Previ.Entendo perfeitamente que eles precisam apresentar "resultados" a seus chefes(ou chefa) e nós, que trabalhamos uma vida nesta empresa e estamos velhos precisando apenas manter nosso padrão classe média, somos massa de manobra de interesses pouco ou nada saudáveis.

    Jorge Paulo

    ResponderExcluir
  52. Cara Cecilia, gostaria de saber, se possivel for do seu conhecimento, o porque da dificuldade em acessar os sites do Dr. Medeiros, Ari Zanella e Previ Plano 1, uma vez que nós aposentados e pencionistas temos e procuramos informações em todos estes sites,com assuntos de nosso interesse. Obrigado se souber de alguma noticia. Tudo de bom e atenciosamente, aposentado de Cambé-PR, Goulart.

    ResponderExcluir
  53. VENHA COM A GENTE
    COM O SENADO E A CÂMARA BEM CONTENTE
    EM 2014 VOTE TIRIRICA PRESIDENTE

    ResponderExcluir
  54. Caro colega Goulart,
    Eu nao tenho idéia do que está acontecendo, mas deve ser um problema temporário. Com certeza, amanhã, eles estarão funcionando.

    ResponderExcluir
  55. Privatizado,Cumbica triplica o número de passageiros.
    Previsão da nova administração é que 60 milhões de pessoas passarão por ano no maior aeroporto do país.
    A concessionária é formada pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA. Juntas, as empresas detêm 51% da administração do aeroporto, enquanto a Infraero ficou com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%. O plano total de investimento previsto pela concessionária até 2032 é de R$ 6 bilhões, sendo que cerca de R$ 3 bilhões serão investidos até a Copa de 2014. Além das tarefas previstas em contrato para serem cumpridas pela própria concessionária, Miguel Marques destaca também a importância de outras ações paralelas serem realizadas ao longo desse período para que o maior aeroporto brasileiro realmente tenha condições de atender sua demanda.
    Fonte da notícia: jornal Brasil Econômico
    Obs.: a Previ, segundo demonstrativo relativo a junho/11, tinha 40,14% do capital da Invepar.

    ResponderExcluir
  56. Posição mais recente, relativa a set/12, dá conta de que a Previ tem agora 25,56% do capital da Invepar.

    ResponderExcluir
  57. Dona Cecília sobre aquele assunto que passei um desses dias, veja a pergunta e a resposta: "Perguntei a previ sobre "No mês passado, revelou-se que a amiga de Lula usava o cargo para agendar reuniões com ministros de estado: abria as portas, inclusive de gabinetes no Palácio do Planalto, a interesses privados. Agora, descobre-se que sua área de atuação abrangia também setores de orçamentos bilionários, como o Banco do Brasil (BB) e o fundo de pensão de seus funcionários, a Previ. Rose, a petequeira, participou ativamente das negociações de bastidores que definiram a sucessão no comando tanto do BB quanto no da Previ, defendeu pleitos de caciques do PT junto ÿ cúpula do banco e atuou como lobista de luxo de empresários interessados em ter acesso ÿ direção e ao caixa da instituição. Sua agenda de compromissos como chefe do gabinete da Presidência em São Paulo, mostra que, graças ÿ intimidade com o então presidente, a mulher que num passado não muito remoto era uma simples secretária se transformou numa poderosa personagem do governo Lula.",ai a Srª Ana Christina tavares ramos,não me respondeu sobre esta pregunta só sobre o 100% pencionista,despois recebo o mesmo e-mail com a mesma resposta so quem desta vez me mandou foi o Sr Luiz Alexandre Santos Gomes,não estão dando significado as minhas perguntas interessante que a resposta do Sr e igual a da Dª Ana aguardo retorno deste e-mail tambem" "Sobre o assunto, apresentamos os pontos a seguir:

    A Polÿtica de Investimentos da PREVI é construÿda tendo como orientação principal a busca pela segurança e perenidade dos Planos, honrando com os compromissos atuariais e proporcionando oportunidades de melhoria dos benefÿcios previdenciários, de forma a atender aos anseios e expectativas dos participantes ¿ ativos, aposentados e pensionistas.

    Com vistas a atender a esse objetivo, existe um constante aperfeiçoamento das análises e ferramentas utilizadas na formulação da Polÿtica de Investimentos, como as análises de cenários (econÿmicos, sociais, tecnológicos, setoriais), de riscos e gerenciamento integrado de ativos e passivos(ALM).

    Cabe destacar que o modelo de governança corporativa da PREVI é maduro e suficientemente consolidado para garantir que os processos internos transcorram com lisura e transparência, alinhados ÿs melhores práticas de mercado.

    Permanecemos ÿ disposição.

    RODRIGO DA COSTA RIBEIRO
    Gerência de Atendimento
    PREVI"

    ResponderExcluir
  58. Colegas,

    Adiantar somente BET 2014.

    JAMAIS ACEITAR a redução de 25% para 15% das reservas, pois interessa somente ao BB, seus atuais dirigentes, para agradar ao governo de plantão e com isso segurar seus muito bem remunerados cargos.
    Suspeito de que até os filhos dos Pts que ainda não nasceram, já tem cargos assegurados no governo.
    Estou com raiva dessa gente mentirosa.
    Caso não acreditem vejam o video do Sr. Lula quando candidato ao governo, dizendo que seu maior interesse como governante, seriam os oprimidos idosos e os aposentados.
    Tô cheio dessas artimanhas mesquinhas para se manter no poder.

    ResponderExcluir
  59. não copncordo com alteração de 25% para 15% da reserva,

    isso é mais um golpe

    antonio barreto

    ResponderExcluir
  60. Colega Cecília,
    A notícia abaixo transcrita foi publicada no blog Unidade BB. Peço, em havendo condições, que Você comente se seria um bom investimento para o “PB-1”. Vale registrar que nesse segmento de celulose a Previ já tem participação acionária na Fibria Celulose S.A., com 1,42%, e na Suzano Papel e Celulose S.A., com 0,88%(*).
    “05/02/2013 (Felipe Patury-Revista Época- 4 de fevereiro de 2012) - Holding do frigorífico JBS-Friboi, a J&F tenta convencer a Previ a investir na Eldorado Brasil, seu bilionário projeto de celulose. Não é a primeira vez. A diferença, agora, é que o pleito conta com o apoio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco do Brasil, Ademir Bendini”.
    (*) posição em set/12, de acordo com informação constante no site da Previ.

    ResponderExcluir
  61. Caro Jorge,

    Fica difícil falar sem analisar os números da empresa, porém olhando superficialmente e, de acordo com o que vivi na Previ, geralmente, o que é oferecido e pressionado pelo Governo para que a Previ invista, não é coisa boa. Você acha que se fosse realmente um investimento interessante precisaria do Ministro Mantega e do Bendini "recomendar"???
    Espero que a atual gestão que conta com um Diretor de INvestimento que eu respeito muito, um técnico muito focado na gestão de riscos, que não nos deixe entrar numa cilada dessa. E que os dirigentes eleitos cumpram seu objetivo - defender os interesses dos associados e NÃO os interesses do governo ou do partido.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário