segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Superávit da Previ gera briga

O superávit acumulado pelo maior fundo de pensão da América Latina provoca uma acalorada disputa que envolve os participantes da entidade de previdência dos funcionários do Banco do Brasil e o próprio banco.Em jogo estão os R$ 33 7 bilhões das sobras apuradas pelo Plano 1, o mais antigo da entidade, até junho do ano passado. Tudo começou quando, no dia 1° o BB divulgou que incorporaria ao balanço do quarto trimestre R$ 1 6 bilhão proveniente do superávit do fundo. A reação contra a medida do banco estatal está sendo preparada por entidades ligadas aos aposentados e pensionistas. Elas pretendem acionar a Comissão de Valores Mobiliários o Banco Central e a Procuradoria da República do Distrito Federal para contestar a destinação dos recursos.

Veículo: Brasil Econômico Data: 06/02/2010

81 comentários:

  1. DEUS seja louvado! Alguém acordou! Alguém se importa conosco. Alguém virá em nosso auxílio! DEUS seja louvado!

    ResponderExcluir
  2. Cecilia, pelo menos a Sra. Isa tem coragem de falar o que você nunca teve, ao longo de todo o seu mandato.

    ResponderExcluir
  3. Meus e-mails estão fazendo efeito, mandei para vários orgãos da imprensa denunciando a farra, mas até agora, nenhuma nota nos representantes do PIG - Partido da Imprensa Golpista - cujos principais líderes são: Veja, folha, estadão e o globo. Vamos continuar insistindo, muitas vezes a imprensa resolve. Mandem e-mails também, para deputados e senadores da oposição, lembrai-vos, é ano de eleições, inclusive na Previ. É o mínino que podemos fazer, botar a boca no trombone.

    ResponderExcluir
  4. SENSACIONAL !
    A mídia está publicando, que o Plano 1 é contrário ao uso do nosso dinheiro pela Patrocinadora(BB) como diz a Lei.
    Nossas entidades (FAABB: Isa Musa; AAFBB ("antigos")e UNAMIBB (acionistas minoritários)estão indo à Justiça para restabelecer nossos direitos.
    Quanto à ANABB ?? (estamos enojado em pagar R$ 22,00 mensalmente e NADA fazem contra o BB) São todos "pelegos" :Vade Retrum satanas -Fora Camilo e sua Diretoria !Estamos cancelando nossa contribuição mensal. Melhor doar para quem merece.(fiquem com os da ativa do BB, pois os inativos não são assistidos por essa anabb)

    ResponderExcluir
  5. Colegas,

    Não se preocupem a ANABB vai nos defender. O Valmir está muito preocupado com a nossa situação, e com certeza como nosso "grande" representante não vai se omitir.

    Desculpem a brincacdeira.

    ResponderExcluir
  6. Cecilia

    Colocado assim como "briga",como o jornal Brasil econômico colocou, parece coisa de menino. Não é. Não estamos "brigando" com o Banco do Brasil. Estamos recorrendo a instâncias de fiscalização para impedir que a PREVI seja saqueada. A Federação das Associ de Aposentados e Pensionistas já recorreu e vamos até o fim esperando que a "lanterna de Diógenes" encontre um juiz de bem...

    ResponderExcluir
  7. Também estou contatando deputados. (ainda anônimo)

    ResponderExcluir
  8. Cecília e colegas.

    Parece que o asssunto do Superavit está chegando até a imprensa (Jornal Brasil Econômico). Brevemente, será também noticiado nas televisões. É muito dinheiro em jogo.

    ResponderExcluir
  9. Tiné, é isso aí...

    Temos de nos unir e enviar para a oposição. Quanto mais fizerem isso, somente teremos de lucrar no futuro.

    Acordem colegas.

    ResponderExcluir
  10. ELEIÇÕES NA PREVI:

    VAMOS EXIGIR QUE OS CANDIDATOS AO DIVULGAREM SEUS CURRÍCULOS ALÉM DA PARTE ACADÊMICA (GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, CURSOS, DIRETORES DE ORGÃO LIGADOS AO FUNCIONALISMO COMO CASSI, ANABB, E ATÉ SINDICATOS), INFORMAR O TEMPO EFETIVAMENTE TRABALHADO NO BANCO. PARECE QUE TEM GENTE COM MAIS DE 30 ANOS REGISTRADO COMO FUNCIONÁRIO DO BANCO SEM NUNCA TER REALMENTE TRABALHADO OU TRABALHOU POUCO ANOS. PRECISAMOS EXCLUIR ESSE PESSOAL. QUEM NÃO DIVULGAR NÃO MERECE NOSSO VOTO. VAMOS PESQUISAR. VAMOS COLOCAR GENTE QUE ESTÃO REALMENTE COMPROMETIDO CONOSCO. CHEGA DE PELEGOS.

    ResponderExcluir
  11. Bastou a formiguinha entrar no circuito para o elefante tomar vergonha. A AAPPREVI desde o dia 05/02/10 mantém uma enquete em seu post www.previplano1.com.br “Que ação judicial devemos priorizar? 1) Renda Certa, 2) Cesta Alimentação e, 3) Impedir as apropriações contábeis do BB no patrimônio do PB1”.

    Esta última opção já conta com 54 votos (50%).

    O melhor de tudo é que a nascente associação cobra apenas R$ 10,00 de mensalidade, já incluídas as custas.

    ResponderExcluir
  12. A todos os que compoem a PREVI 1,
    ou param o sangramento ou daqui a pouco nao teremeos mais nada. O BB é esperto, tira o que diz ser dele e deixa o Barco Navegar......ainda bem que começaram a intervir ...é ano de eliçao.. olha o Gogó do Ceará ai gente....CCCCIIIRROOO...VAI CONTRUIR AÇUDE NO PIAAUI E TRANFERIR A AGUA DE SP PARA O PIAUI..HEHE

    ResponderExcluir
  13. Anonimo,


    Realmente ¨Deus¨ seja louvado!!!! alguém realmente acordou.
    Eu sempre confiei em ¨Deus¨ pois tudo começa e acaba nele.
    Assim seja.
    E por falar nisso é uma ótima ideia o que nosso amigo sugeriu, vamos nos unir e divulgar varias mensagens a imprensa.
    Tenham um Bom Dia.

    ResponderExcluir
  14. Acho que a Previ não tem nada que esclarecer a contabilização feita pelo BB.
    Ela tem é que impedir. Ir à justiça; defender os aposentados, os legitimos donos desse resultado.Entretanto,nossos representantes ficam em cima do muro.
    Tem é que que jogar m... no ventilador. Nao podem ficar de braços cruzados e deixar que só os aposentados reclamem. Cumpram as usas atribuições.

    ResponderExcluir
  15. Até que enfim estamos falando uma linguagem de clareza. Tem muita gente não só omissa, mais também conivente que está ficando sem discurso. Pior aqueles que já estão apelando para a ignorância. Sem dúvida que a AAPPREVI veio para oxigenar um sistema viciado. A coisa vai mesmo parar na grande mídia, não tenham dúvidas. Já se vê a luz no fim do túnel.
    Anônimo Sensurado.

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecília,
    Em ano de eleições, principalmente na Previ e nas principais entidades representativas, fico com um pé atrás e procuro não me emocionar muito com essas medidas pontuais que, ultimamente, só têm servido para criar falsas expectativas nos aposentados e nas pensionistas do “PB-1”. Só para refrescar a memória lembro o “show pirotécnico” armado e comandado em 2008 pelo atual presidente da Anabb, à época candidato à reeleição, ao se arvorar em conduzir processo de distribuição de recursos existentes na reserva especial para revisão do plano de benefícios. O resultado final foi decepcionante, frustrante e revoltante. Todos os aposentados e as pensionistas do “PB-1” foram tremendamente usados naquele mega episódio. Ficamos até hoje totalmente abandonados e de pires na mão, mendigando realinhamento de ES, e o Sr. Valmir conseguiu ser reeleito para a presidência da Anabb. Portanto, nada disso mais me impressiona. Espero que eu esteja totalmente errado ao afirmar que só nos restará contabilizar ao final de 2010 o número de colegas que nos deixaram no ano em curso e, em conseqüência, a totalidade de familiares que ficarão sem usufruir os recursos que o associado ajudou a formar durante toda a vida laboral e até mesmo depois de aposentado.

    ResponderExcluir
  17. Cecília, espero que esta notícia seja a primeira de muitas...Vamos lutar pelos nossos direitos e mostrar ao público as reais intenções do BB. Jeanne

    ResponderExcluir
  18. Notícia relevante!!!.

    Amanhã dia 10/02/2010 acontecerá a reunião de fundação da AAPPREVI em Curitiba. Uma luz surge no fim desse túnel escuro. Até que enfim alguém teve a coragem de peitar esses tubarões. Já tem muito peixe graúdo incomodado e ameaçando. Segundo os estatutos dessa nova associação os dirigentes são todos voluntários. Isso mesmo. VOLUNTÁRIOS. Não existem cargos remunerados. Para maiores informações acessem www.previplano1.com.br
    CHEGOU A HORA DA MUDANÇA.

    ResponderExcluir
  19. Cecília,
    Pelo que já vivi sei que é dar murro em ponta de faca, pois pelo que sei é inconcebível compreender como é possível existir duas Resoluções conflitantes, uma a CVM obriga o BB a apartar recursos do Superavit, mesmo virtualmente(foi a palavra que achei) e a Previ no mundo real , com estatutos e tudo a seu lado não possa distribuir por causa da famigerada(26).O que me restou fazer foi enviar e-mail ao Senado , Cãmara, etc e ver a resposta deles.Há um consolo: estou lutando .Feliz Carnaval

    ResponderExcluir
  20. A folha ONLINE de hoje publicou uma informacao do Sergio Rosas, de que a PREVI vai participar do aumento de capital da PETROBRAS. A pergunta é: se a PREVI tambem vai participar do aumento de capital do Banco do Brasil e das licitaçoes das hidreletricas e o que mais o governo mandar, como é que fica a historia do tal "desenquadramento"? nao sera que estamos correndo riscos demais?

    ResponderExcluir
  21. Esta é uma opinião isolada de um aposentado, sofredor como vocês.
    Se ofender a alguem peço, antecipadamente, desculpas.
    Sou contra a criação de novas Associações e/ou Entidades. Chega de tantas:ANABB,FAABB, AAFBB,UNAMIBB, etc... R$20,00 aqui, R$ 10,00 aculá. Desculpem. Não aguento mais. Já chegam as prestações: ES, COOPERFORTE, CDC BB, seguros, Associações, entidades etc..Este Blog, por exemplo, dá espaço para a gente discutir, sugerir assuntos relevantes. em busca de soluçôes. Gente, nossos problemas são de ordem política. Vamos tomar atitudes mais sensatas, como por exemplo usar a imprensa oposicionista para divulgar o que estão fazendo com a PREVI. A justiça é muita lenta. Este caminho, infelismente, é o último a ser seguido.

    ResponderExcluir
  22. Colega de 09/02 - 4:37,e o dimdim que eles ganham para fazer vista grossa,nao conta?E muita grana que a Previ/BB paga para o presidente, diretores,conselheiros...Voce acha que eles vao contra o banco?A maior parte do renda certa foi paga para a cupula da Previ.
    Publique por favor.

    ResponderExcluir
  23. Cecilia,

    alguns topicos atras eu levantei a hipotese do BB ter de descontabili-zar o superavit da Previ de seu ba-lanço, lógico que foi uma piada, e ela continua sendo uma piada, afinal nós moramos e vivemos num
    pais chamado Brasil.
    NÃO SE ILUDAM, NÃO VAI ACONTECER NADA, o BB vai co ntinuar contabilizando, a Previ juntando Superavit um sobre o outro, nossas pensões vão continuar do mesmo jeito, afinal ganhamos em instancias inferiores, qdo sobe a gente leva de lavada, eles não vão perder nenhuma, quem vai somos nós, que não veremos nada desta grana,
    BEM AO CONTRARIO DE NOSSA MAIS ILUSTRE APOSENTADA ( D. Dilma) , vai levar tudo para a sua campanha, aguarde e verás.

    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  24. Pessoal,

    Se quisermos continuar desinformados, é só acessarmos o blog "eleitos da previ". Por que será que criam algo tão inútil e direcionado, sem credibilidade nenhuma? É triste, para não dizer ridículo. Se os criadores do blog vivessem na época da ditadura estariam realizados, pois censuram
    todos os comentários que não sejam convenientes aos seus interesses.

    Meus agradecimentos a Cecília, posso não concordar com alguns de seus posicionamentos, porém tudo que envio é divulgado sem censura.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Colegas,
    Nào obstante entender o respeito que a entidade PREVI deve ter por sua Patrocinadora, no caso o BB, não entendo a omissão de seus dirigentes na defesa de nossos interesses. Se não podem assumir nossa defesa, não tem capacidade e postura e competência técnica para estarem onde estão...devem renunciar...pois até agora agiram como antigos "lacaios"...

    ResponderExcluir
  26. Colegas,
    Quem vai "punir" o BB ???rsrsrs...E só agora as Entidades "representativas" dos aposentados e pensionistas estão contestando. E os valores contabilizados pelo Banco no semestre passado, alguma contestação??? Tudo "jogo" de cartas marcadas. É esperar e ver. Me cobrem se estiver errado!

    ResponderExcluir
  27. Colegas,
    A tramitação do Projeto de Decreto Legislativo, contra a resolução 26 já começou. Está com a Comissão de Seguridade Social. Vamos pedir apoio aos parlamentares para a nossa justissima causa.

    15/12/2009 PLENÁRIO (PLEN)
    Apresentação do Projeto de Decreto Legislativo pelo Deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).


    5/1/2010 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
    Às Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania (Mérito e Art. 54, RICD) Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de Tramitação: Ordinária


    2/2/2010 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)
    Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 3/2/2010.


    2/2/2010 Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF)
    Recebimento pela CSSF.

    Se houver justiça vamos derrubar esses artigos da Resolução, autoritários, exdruxulos, estapafurdios e chavistas, votados por um conselho regulador, que não tem prerrogativa de legislador, atribuição constitucional do Congresso Nacional.

    ResponderExcluir
  28. HOJE, ÁS 15:00 HORAS, VAMOS TODOS FAZER UMA CORRENTE POSITIVA, PARA QUE A ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA AAPPREVI SEJA COROADA DE ÊXITO E QUE OS ELEITOS POSSAM DESEMPENHAR COM GALHARDIA EM PROL DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PLANO 1 DA PREVI.

    ResponderExcluir
  29. CECÍLIA, TA CHEGANDO A HORA? O CARNAVAL JA ESTA AÍ? VOCE DISSE QUE AS COISAS SÓ ANDAM APÓS O CARNAVAL NO BRASIL E NA PREVI!!!

    QUAL SERÁ A PRÓXIMA DESCULPA AGORA COLEGA CECÍLIA??????????????


    TO PAGANDO PRA VER!!!!!!!!

    MATEUS ULISSES PONPEO CASCAVEL PR.

    ResponderExcluir
  30. Aí prá cima um colega falou que nosso superávit vai ser usado na campanha da Dilma... veja abaixo o email que recebi a respeito dela - uma coisa muito séria e que vale a pena ser lembrada:

    "MáRIO KOSEL FILHO NASCEU EM 6 DE JULHO DE 1949, EM SãO PAULO.

    ERA FILHO DE MáRIO KOSEL E THEREZINHA VERA KOSEL.
    ERA MUITO PRESTATIVO, GOSTAVA DE AJUDAR A TODOS, PRINCIPALMENTE OS MAIS NECESSITADOS. FAZIA PARTE DO GRUPO JUVENTUDE, AMOR, FRATERNIDADE, FUNDADO PELO PADRE SILVEIRA, DA PARóQUIA NOSSA SENHORA DA APARECIDA, NO BAIRRO DE INDIANóPOLIS, DO QUAL FAZIAM PARTE MAIS DE 30 JOVENS.
    O SíMBOLO DO GRUPO, UMA ROSA E UM VIOLãO FORAM IDEALIZADOS POR MáRIO KOSEL, QUE ERA CARINHOSAMENTE CHAMADO DE KUKA.
    KOSEL, FAZIA PARTE DA 5ª COMPANHIA DE FUZILEIROS DO 2º BATALHãO,
    NO 4º REGIMENTO DE INFANTARIA RAPOSO TAVARES, EM QUITAúNA TEVE A VIDA BRUTALMENTE CEIFADA, NA MADRUGADA DE 26 DE JUNHO DE 1968, EM UM ATENTADO TERRORISTA VIL E COVARDE, POSTO EM PRáTICA POR GRUPOS RADICAIS DE ESQUERDA, FORMADOS POR MUITAS DAS PESSOAS QUE ESTãO NO
    PODER HOJE: PALOCCI, Zé DIRCEU, TARSO GENRO E DILMA ROUSSEFF.

    DILMA ERA UMA DAS 2 MULHERES QUE ESTAVAM DENTRO DO CARRO QUE JOGOU A BOMBA EM CIMA DE KOSEL. QUE MORREU SEM A MENOR CHANCE DE DEFESA, POIS ESTAVA DE COSTAS VERIFICANDO SE HAVIA FERIDOS DENTRO DO OUTRO CARRO QUE COLIDIU COM UM POSTE, APóS OS TIROS DE ADVERTêNCIA DO SOLDADO RUFINO.
    TALVEZ O CORPO DESPEDAçADO DE KOSEL ASSOMBRE A MENTE DE DILMA ROUSSEFF, TALVEZ NãO... MAS CABE AOS BRASILEIROS USAREM A CONSCIêNCIA E NãO COLOCAREM O PAíS NAS MãOS DESSA MULHER, POIS QUEM PARTICIPOU DO ASSASSINATO DE UM VERDADEIRO SERVIDOR DA PáTRIA,JAMAIS PODE SE TORNAR PRESIDENCIÁVEL E PRESIDENTE DO BRASIL."

    (e continuo anônimo)

    ResponderExcluir
  31. Cecilia, gostaria de saber se os debitos de participação na Cassi não estão mais impactando na margem consignável de 30% da previ? Voce saberia responder?Em Janeiro, meus débitos não impactaram e em fevereiro eu não vou pagar nada, então não tenho como confirmar...Obrigada pela atenção.Jeanne.

    ResponderExcluir
  32. DILMA NA LUTA ARMADA: Acredito e gosto de saber destes fatos históricos recentes deste País.
    Imprimi, estou passando adiante e guardarei.
    Alguém poderia relatar (com detalhes) o "case""COFRE DO ADHEMAR"?,também com a (co-)participação desta pseuda-gaúcha ?

    ResponderExcluir
  33. E, qual a experiencia política dessa senhora, vamos votar no gogo do sertao CCCIRO GOMES, poste de Estadista e com visao de FUTURO.

    ResponderExcluir
  34. Jeanne,

    Confirmamos com a área competente e os débitos provenientes da participação na Cassi não mais impactam a margem consignável de 30% da Previ.

    ResponderExcluir
  35. Agora voces vejam colegas,quando e do interesse deles, tudo muda.Ja cheguei ao absurdo de evitar minha ida ao medico para nao honerar minha margem consignavel (dali ha tres meses eu iria renovar meu ES).
    Agora a margem ja nao e alterada porque se fosse,como renovar o ES e por nosso dinheiro na Previ.
    Eu nao sabia disso,alguem viu alguma informaçao sobre o assunto?
    Publicar por favor.

    ResponderExcluir
  36. anônimo disse:
    Estimada Cecília, embora seu blog seja absolutamente democrático permitindo a publicação das mais diversas opiniões, particularmente políticas, penso que alguns colegas fogem do foco de nossas lutas e passam a externar suas preferencias políticas que nada tem a acrescentar
    em proveito do que pretendemos.
    Vi uma manifestação interssante no blog www.previplano1.com.br quando o dono do blog o colega Marcos respondeu a outro colega pedindo que evitasse manifestar suas preferencias políticas, religiosas, futebolisiticas etc. etc. em resumo, nem todo mundo é PT, nem todo o mundo é católico, nem todo mundo é Flamnego etc....
    Apesar de sua gentileza e respeito aos bloguistas , acredito que deva exercer o direito de vetar tais preferencias que levam a nada.
    Vamos procurar ser mais objetivos, realistas e menos ingênuos.
    Temo que, se você não tomar alguma atitude , próximo às eleições o seu blog estará repleto de discussões entre colegas tentando defender seus candidatos .
    s.m.j da estimada Cecília !
    anônimo

    ResponderExcluir
  37. Cecilia,quando sera feita a alteraçao do saldo devedor do ES em relaçao a mudança da taxa atuarial?

    ResponderExcluir
  38. Gente, parece que não temos saída e confrontar com o BB/Governo não é a melhor opção, ainda que através do judiciário. Observem que na pior das hipóteses para o banco (ou seja, perder na justiça o direito de se apropriar de 50% do superavit da Previ), ainda assim, restaria-lhe a opção de liquidar o plano 1, pagando o que cabe a cada um de deus associados e, aí sim, com o direito legal de amealhar 50% do plano liquidado. Gostaria que a diretora da Previ, colega Cecília, se manifestasse sobre esta possibilidade. Bom carnaval.

    ResponderExcluir
  39. Cecília,
    Como o desconto da prestação do ES são iguais em janeiro e fevereiro presumo que nada foi feito com a redução dos juros atuariais

    ResponderExcluir
  40. Pronto! Já começou... Eu tinha certeza que isso ia acontecer. Já tem petista querendo tampar o sol com a peneira. Colega, a história da Dilma tem muito a ver com o assunto tratado neste blog. Faça como eu: abra o olho. O PT foi bom enquanto estava na oposição (e eu até estava com ele).

    (É por causa desses míopes que ainda continuo anônimo).

    ResponderExcluir
  41. LENDO o anônimo de 11.02.2010, 15:37, concordo em parte, entretanto tudo em nossas vidas depende da Politica em sua essência. Lendo recentemente em um artigo DIZIA O SEGUINTE:

    O BRASILEIRO ACEITA TUDO CALADO COMO SE OS POLITICOS TIVESSEM FAZENDO UM GRANDE FAVOR. E NAO É ISSO NOS TEMOS QUE APRENDER A DIZER NAOOO E NAO SIMPLESMENTE ACEITAR COMO TEM OCORRIDO EM NOSSO PAIS.
    AQUI ESTA PARECENDO O PAIS DAS MARAVILHAS ONDE QUEM TRABALHA NAO TEM DIREITO.....QUANDO VOCE DIZ SER MAIS DIRETO CONCORDO....E É POR ISSO QUE SOU CONTRA PARTIDOS E REELEIÇAO SOU SIM A FAVOR DE PROJETOS DE GOVERNO E QUE SE NAO COMEÇAR A CUMPRIR QUE ENTRE A JUSTIÇA, SIM PORQUE EMBORA MUITOS CRITIQUEM O JUDICIARIO ESTE TEM DEMONSTRADO QUE QUANDO A CAMARA FEDERAL SE OMITE ELE APARECE.
    E QUANDO FALO NISSO É PORQUE NAO ADIANTA DIZER QUE AS NOSSAS ENTIDADES SAO DEVAGAR QUASE PARANDO, O BB JÁ CONTABILIZOU QUASE 7 BI E NOIS NADA......POR ISSO EU SOU GRATO A ESSE ESPAÇO E QUANDO TIVER OUTRO SE ABRIRÁ COM CERTEZA......AGORA COLEGAS APOSENTADOS...É TEMPO DE MUDANÇAS NA PREVI E ELEIÇOES PARA PRESIDENTE SENADORES DEPUTADOS FEDERAIS, PENSEM E VOTEM SAIAM DE CASA PARA DEPOIS EXIGIREM.

    O BLOG É O JORNAL DO APOSENTADO.

    ResponderExcluir
  42. Ao anônimo de 11/02/2010 das 15:37.

    Você se revelou como um verdadeiro PETISTA. Gosta de ler somente o que lhe convém. Não tolera democracia, tem o instinto autoritário. É mais um assecla do Lula, que tem o maior sonho do mundo: ser um Fidel Castro aqui no Brasil. Vejam o caso das obras superfaturadas da Petrobras. O presidente atropelou o TCU. Vetou no orçamento o ´tem que não permitia liberar verbas para obras superfaturadas. E o congreso que votou o orçamento não liberando verbas para as obras, posteriormente confirmou o veto presidencial. Estamos em ano de eleição. Quanto dinheiro não chegará ao caixa 2. E você quer que fiquemos calados?

    ResponderExcluir
  43. Ê DONA PREVI
    DÁ NOSSO AUMENTO AI, DA NOSSO AUMENTO JÁ

    É PRA DAR
    E E URGENTE

    PORQUE SE NAO DER
    O BB VAI TIRAR TODINHO
    E DAR PARA DILMINHA

    ACORDEM DIRETORES DE ANABB QUE ESTÃO NA PREVI NA CASSI E SEI MAIS O QUE......

    ResponderExcluir
  44. Agora que o Carnaval passou, finalmente vamos ter a divulgação oficial do balanço da Previ, bem como a distribuição/melhoria dos benefícios dos aposentados e pensionistas do Plano1.
    É isto mesmo, Cecília?

    ResponderExcluir
  45. Colegas,
    Ainda bem que acabou o ¨Carnaval¨...não aguentava mais...!!! Só acho que me enganei. Ainda não acabou. Continua o ¨assunto superávit¨...rsrsrs...agora com notícia ¨plantada¨ na mídia. Como se todas as AAAsss....estivessem nos defendendo. Êta PREVI, Êta Brasilzão...guentem firmem...e nóis tamém...com tanta ¨mentirinha¨rsrsrs...e tantas AAAsss sendo criadas e tanta proteção para o superávit (menos para capitalizar algumas empresas escolhidas ¨a dedo¨...).Aí nem desenquadramento segura ! Essa nem brasileiro acredita. Ehheheheheh...

    ResponderExcluir
  46. Colegas,
    O superávit já tem destinos certos. Vejam este comentário na íntegra publicado no Blog do Romildo:
    ¨...E por que volto a este tema? Por conta de duas notícias, aliás reproduzidas neste BBlog. A primeira delas diz que o Governo estaria interessado em que a empreiteira Camargo Corrêa constitua uma “Superelétrica”, adquirindo o controle da Eletropaulo, da AES Sul e da Neoenergia - setor em que o nosso fundo de pensão tem pesados investimentos. Diz a notícia que “segundo pessoas próximas às transações ouvidas pela Folha, o presidente da Previ, Sérgio Rosa, abriu negociação com a Camargo Corrêa por interferência direta do Planalto.”

    A outra notícia - que trata da construção da usina Belo Monte - diz que “garantida a licitação da usina de Belo Monte, o grande obstáculo agora é a formação de pelo menos dois consórcios para garantir a disputa, que é ancorada na menor oferta de tarifa de energia. Tudo indica que as subsidiárias da Eletrobrás - especialmente Furnas e Eletronorte - e os fundos de pensão - ao menos Previ e Funcef - serão divididos pelo governo para garantir essas duas frentes no leilão.”
    É importante ressaltar que os fundos de pensão não podem se divorciar dos interesses do País, mas também é muito válido lembrar que interesses de Governos raramente coincidem com os interesses da Nação. Na grande maioria das vezes em que os fundos de pensão decidiram seus investimentos pressionados pelos Governos de plantão os resultados foram negativos. É da natureza dos Governos botar olho grande no patrimônio dos fundos de pensão, mas é obrigação dos seus legítimos proprietários - os participantes - ficar atentos para impedir maus negócios...¨
    Nos aproximamos das eleições e outra vez, tudo de novo. Até quando???

    ResponderExcluir
  47. Bem Cecília, graças a Deus acabou o Carnaval.Será que já chegou a hora de a Previ acordar ou ela como todo o País soemnte começam o ano após a Semana Santa?Desculpe sei perfeitamente que você fala por você mas de nada custa aqui protestar

    ResponderExcluir
  48. Colegas,
    Notícia no site da PREVI: ¨Invepar planeja novos investimentos para crescer¨. São tantas obras ligadas a metrôs e outras para a COPA 2014 que realmente não vai sobrar dinheiro do superávit para ´NÓS`!! Continuaremos a minguar empréstimos (simples, imobiliário), Cooperforte, CDC, cheque especial, cartão de crédito. Quem sobreviver a isso com a aposentadoria, vai até poder assistir ao evento. Até 2014!!! espero não ficar sózinho...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  49. Se a criatura (PREVI) está mantendo o criador (BB), porquê não dar o grito de independência. Dai nós administramos nosso dinheiro sem interferência de ninguém.

    ResponderExcluir
  50. Cecilia,

    Há um estudo sobre reestruturação das dívidas dos funcionários do BB, porque os aposentados ficarão fora disso.

    ResponderExcluir
  51. COLEGAS

    REESTRUTURAÇÃO DE DÍVIDAS É SÓ PARA O PESSOAL DA ATIVA, CONFIRMAçÃO OFICIAL DO BB.

    ISSO É RESPONSABILIDADE SOCIAL...

    ResponderExcluir
  52. Cecilia,voce saberia responder quando a Previ fara o acerto nos saldos devedores do ES?Ja estamos no dia 19 e ate agora nenhuma alteraçao.Voce disse que em Fevereiro seria feita a mudança.OU sera que foi mais uma embromaçao,enrolaçao,mentira.....??
    Favor publicar.

    ResponderExcluir
  53. Colega anônimo,
    Como eu já comentei anteriormente, o reajuste do saldo devedor é feito no próximo vencimento, que pode variar de pessoa para pessoa. Por exemplo: se você pegou ou renovou seu empréstimo em outubro de 2009, o reajuste com a nova taxa acontecerá em setembro deste ano, pois o reajuste do saldo devedor é feito uma vez por ano.

    ResponderExcluir
  54. CHEGA DE CONVERSA FIADA E DE BABOSEIRAS SOBRE O TEMA PREVI, SUPERAVIT E OUTRAS MILONGAS MAIS.
    SÓ TEMOS UM CAMINHO:
    ALTERAR O ESTATUTO DA PREVI. VAMOS FAZER PREVALECER NOSSOS DIREITOS.
    ALTERANDO O ESTATUTO, CONFORME TEXTO DO ESTATUTO, EM SEUS ÍTENS V e VI, ABAIXO:


    SEÇÃO III - DOS DIREITOS E DAS PRERROGATIVAS DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS

    Art. 13. Aos participantes e assistidos é assegurado, na forma deste Estatuto, o direito de:

    I -...;

    II -...;

    III -...;

    IV -...;

    V - apresentar ao Conselho Deliberativo proposta de alteração deste Estatuto, desde que a proposta seja subscrita por não menos do que 1% (um por cento) do total de participantes e assistidos;

    VI - apresentar ao Conselho Deliberativo proposta de alteração do Regulamento do Plano de Benefícios de que participem, desde que a proposta seja subscrita por não menos do que 1% (um por cento) do total de participantes e assistidos vinculados ao mesmo plano;

    VAMOS ALTERAR ESSE ESTATUTO, PARA TENHAMOS REAJUSTE REAL DOS BENEFÍCIOS, INCLUSÃO DA CESTA ALIMENTAÇÃO, EXTINÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO POR PARTE DOS APOSENTADOS, E OUTRAS MELHORIAS IMPORTANTES E QUE NÃO COMPROMETEM O EQULÍBRIO DA PREVI. ISSO É POSSÍVEL, POIS SE DEPENDERMOS DA UTILIZAÇÃO DO SUPERAVIT VAI SER MUITO DIFÍCIL.
    JÁ SUGERI ESSA IDÉIA A VARIAS ASSOCIAÇÕES DE APOSENTADOS, INCLUSIVE A FAABB, MAS NEM RESPOSTA EU MERECI.
    QUEM SABE A ASSOCIAÇÃO QUE ESTA SENDO CRIADA A "AAPREVI" ABRACE ESSA IDÉIA E TENHAMOS REALMENTE UMA ASSOCIAÇÃO QUE COLOQUE OS SEUS OBJETIVOS A SERVIÇOS DOS APOSENTADOS E NÃO AOS OBJETIVOS PESSOAIS E IDEÓLOGICOS. ABAIXO OS PELEGOS, VAMOS APOIAR QUEM REALMENTE TRABALHA PARA OS APOSENTADOS. A TURMA QUE ESTA AI ESTA TOTALMENTE CONTAMINADA.

    ResponderExcluir
  55. Entao vamos la,nao ficou claro para mim.Renovei meu ES em Setembro e em Março proximo poderei renova-lo novamente,pergunto:Em Março,na renovaçao( 6 meses),terei alguma diferença no saldo devedor ref. a nova taxa atuarial?Complicado isso.......
    Favor publicar e responder.

    ResponderExcluir
  56. Ah há !!! Peguei o empréstimo simples em dezembro/2009, logo meu reajuste para menos 0,25% na taxa de juros será, então, em NOV/2010 !
    Terei diminuição só no Saldo Devedor, ficando a prestação inalterada ???
    Puxa, como é difícil clarear as coisas com a "nossa" Previ!!!(Parecem decisões do Distrito Federal!).

    ResponderExcluir
  57. Cecilia, lute por nós aposentados, para que o Banco lembre da gente. Ajude-nos nas dívidas dos aposentados também. Será que não trabalhamos aí e suamos muito nossas camisas. Quanto ingratidão. Colaboramos para o 200 anos do BB, e comno aposentados nada sobrou pra nós. Porque só os da ativa têm direito a reescalonar as dívidas.

    ResponderExcluir
  58. E o seguinte, basta a Previ fazer um realnhamento do ES

    150.000, em 180 meses.

    pronto. investimento certo com seguro,

    ResponderExcluir
  59. Cecilia,voce respondeu a colega Jeanne que os debitos provenientes da Cassi nao alteram a margem 30%.
    E a mensalidade do Cassi Familia tambem nao altera?

    ResponderExcluir
  60. Mi9nha car Cecília,
    Sua suada e última resposta neste comentário de nda explica, pois quem diminuiu não foi o INPC corretor malfadado dos saldos devedores dos empréstimos e sim os chamados juros atuariais, portanto no entender de um leigo mereceria nova tabela de empréstimos e não passar em brancas nuvens.Infelizmente é assim quando se trata de benefícios para nós nada.

    ResponderExcluir
  61. Cecilia, porque os aposentados, estão fora das negociações das dividas com o BB.

    ResponderExcluir
  62. Cecília,
    Desculpe discordar. Entretanto, essas alterações dos juros atuariais deveriam ter repercussão imediata nos empréstimos simples. Afinal a aplicação da medida é imediata nos dois lados da questão: aplicações e empréstimos.Complementando quem liquidar seu ES antecipado não vai se beneficiar de nada?

    ResponderExcluir
  63. Cecília,
    Muitos de nós necessitam realizar uma boa negociação com o Banco de débitos vencidos/vincendos com algum êxito. O argumento ¨mais poderoso¨ hoje é o já ¨famoso¨ vou trocar de Banco meus proventos. Porém a PREVI não permite o crédito do líquido dos benefícios em outra Instituição Financeira. Sem examinar o mérito, por força de convênio pretérito, acabam sendo creditados no BB, e este dá aos digamos ¨endividados¨ o tratamento de ¨vala comum¨. Será que a Diretoria da PREVI não tem suficiente autonomia e competência para resolver isso: ou seja não é necessário o Banco cobrar nas renegociações as taxas de juros que vem cobrando! Afinal o dinheiro é ¨risco zero¨ pois todo praticamente consignado e além disso vem se beneficiando indiretamente dos superávits que afinal é dinheiro dos associados da PREVI. Usando de idêntico tratamento deveríamos cobrar do Banco os juros do superávit...juros passados lógico. Afinal ficou rendendo junto com os nossos depósitos e portanto se beneficiou disso. Por favor, me responda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Cecília,Colegas do Blog
    Este governo diz que a Previ é nossa, nossa de quem? Deles, pois não! “Esta gente que pensa que patrimônio é ter” dinheiro virtual gostaria que mencionasse quais são os FUNDOS DE PENSÃO, americanos, japoneses, sul-coreanos, da Grã-Bretanha, entre outros países ditos ricos? Que é tratado como nós o maior fundo da America latina.
    Há também os diretores e funcionários dos FUNDOS DE PENSÃO, que tem privilégios altíssimos em relação ao resto dos brasileiros, horas de trabalho, salários, férias maiores, dias de folga, enfim PRIVILÉFGIOS que aqui são chamados de "DIREITOS", mas a grande massa não usufrui em nada disto tudo, ter orgulho da Previ, como? Com tanto dinheiro e seus assistidos mendigando, implorando melhorias nos seus minguados proventos.
    A AAPPREVI faz necessária, pois nossa discussão sempre foi pelo modelo imposto até os dias de hoje,nunca tivemos objetivamente nada que nos representasse,dou como exemplo: qual das associações saiu em defesa do pedido feito por muitos colegas com relação ao aumento do empréstimo simples? Foi feito um especial cala boca,com a assinatura de todos,querendo levar os LOUROS,Eleitos da previ, Contraf –cut e Anabb.
    Por fim o Conselho Deliberativo foi voto vencido frente à justificativa de que não poderiam nós endividar, quando na verdade já estava tudo tramado nos bastidores.
    Colegas do PB-1 é chegada a hora da UNIÃO, pois temos que mostrar que tudo que ai esta, é obra duvidosa, nós da com a mão direita e nós tira com a esquerda,se temos superávit cada vez maiores,porque a previ não incorpora o CESTA ALIMENTAÇÃO,pois vem sofrendo constantes derrotas no judiciário,e a cada ano aprovisiona mais e mais recursos para pagar futuras perdas?
    Nossos dirigentes Têm que fazer sua escolha. Ou é uma coisa, ou outra. Ou é representante dos associados ou do patrão. Ou é gestor da PREVI ou conselheiro das empresas participadas. Tudo ao mesmo tempo não dá.
    Enfim essa é a minha posição, nela encontro forças para lutar, porque acredito na “AAPPREVI”, e não vou medir esforços para torná-la GRANDE e FORTE.
    Tudo na nossa vida só é possível com dedicação, tire um tempo e vá em busca dos colegas que como nós um dia ficamos esperando “alguém fazer”, chegou a nossa vez de buscar o tão sonhado dia em que seremos ouvidos, faça já a sua filiação.

    ASSOCIA-SE: www.aapprevi.com.br,a mesalidade é apenas 10,00( dez reais )

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  65. Colega Anõnimo das 13:11,

    Quem liquidar o empréstimo com recursos próprios deverá ter a diferença creditada em conta corrente.

    ResponderExcluir
  66. Colega, a PREVI não admite trocar de banco mas nós podemos transferir para outro banco, através de doc/ted, nossos proventos no mesmo dia do crédito.
    Vamos fazer isso?
    Eu já estou transferindo para o Santander/Banespa.
    (e continuo anônimo)

    ResponderExcluir
  67. Colega Anônimo de 19/02/10 às 7:46,

    Todos os contratos em ser terão os valores dos saldos devedores ajustados em função da redução da taxa.

    ResponderExcluir
  68. Colega Anônimo de 20/02/10 às 04:21

    Os valores do Cassi Família são debitados diretamente na conta corrente, portanto não exerce influência na composição da margem consignável.

    ResponderExcluir
  69. Cecilia,nao quero pensar que voce esta "brincando"com a gente....
    Voce respondeu:Todos os contratos em ser terao os valores dos saldos devedores ajustados em funçao da reduçao da taxa,ai eu pergunto novamente:Quando?Na renovaçao(6 meses)no proximo mes(Março) ou so no aniversario da renovaçao(Set/2010)?Que dificuldade!

    ResponderExcluir
  70. Colega,

    No ato da renovação você já observará o efeito da redução. Como as respostas não estão sendo esclarecedoras, sugiro que você entre em contato com a área de atendimento através do email atendimento@previ.com.br.

    ResponderExcluir
  71. Cecília,
    Por nao ter de recorrer ao atendimento@previ.com.br voce nao percebe o quanto somos mal atendidos.
    Em razao de dificuldades que tive recentemente, solicitei que me fornecessem o email do diretor responsabel pela area, o que naturalmente nao me atenderam solicitando que encaminhasse a queixa pelo canal do atendimento.
    Infelizmente, criaram uma blindagem para preservar os responsaveis dentro da previ, e nao temos a querem recorrer em busca de solução.
    O mesmo procedimento eh adotado pela ANABB. Eh so tentar obter contato com o advogado que acompanha o processo. Eh impossível!!!!!
    Lembro que o site da anabb tinha um canal que os associados podiam registrar suas queixas, e que ficavam visíveis a todos.
    Com o aumento das queixas, retiraram o espaço para reformulação e ateh agora nada. E isso jah faz alguns anos.
    Esta dificil. Tem que mudar muita coisa.

    ResponderExcluir
  72. Agora sim,voce me respondeu.No ato da renovaçao verei o efeito da reduçao.Simples,nao e?

    ResponderExcluir
  73. Todos empréstimos e financiamentos (TODOS), terão redução DO SALDO DEVEDOR (não reduz as prestações), em virtude da redução da taxa de juros para 5,5% ao ano !
    quando? no aniversário da contratação/renovação!

    É isso, Cecilia ?
    (se não for: Terá que desenhar para nós entendermos !)Arre PREVI!

    ResponderExcluir
  74. BB leva um "chocolate" do Bradesco no Ranking de avaliação das maiores empresas do mundo, segundo veiculado no site da Previ.
    De nada adiantou as investidas (virtuais, segundo dizem) aos cofres da Previ. Essas manobras contabeis dificilmente ludibriarão o mercado global.
    Não adianta "fazer cortesia com o chapéus dos outros".
    Faça uma administração séria, sem ficção, que o resultado virá.

    ResponderExcluir
  75. Colega,

    Quanto à Previ permitir o crédito dos benefícios em outra Instituição Financeira, sugiro você formalizar a consulta à área de seguridade.

    ResponderExcluir
  76. Cecília,
    Gostaria se possível que informasse por quê o Conselho Deliberativo da PREVI não aprecia a matéria relativa as contabilizações em seus balanços que o Banco vem fazendo por três semestres consecutivos sobre os recursos que julga ter parte na PREVI? Quem deveria colocar essas matérias em pauta? O Presidente do Conselho, ou qualquer um dos Conselheiros???
    Obrigado antecipado pela resposta.

    ResponderExcluir
  77. Colegas,

    Já consultei a PREVI sobre a possibilidade do crédito dos proventos em outra Instituições Financeiras. A resposta foi que não poderia ser feito por constar de cláusula de convênio celebrado com o Banco. Pelo jeito essa é uma ¨cláusula pétrea¨ e vamos ir para o além sem conseguir mudar de Banco, e o que é pior com tratamento de ¨vala comum¨...Isso é um absurdo e muito abuso. Só na Justiça para conseguir mudar. Estou pensando nisso e você por quê não faz também??? Se está se sentindo prejudicado, mal atendido como eu estou, ingresse na Justiça, já que não tem outro jeito.

    ResponderExcluir
  78. Colega anônimo de 22 de fevereiro de 2010 14:10,


    Será que não está na hora de rever sua posição e desfiliar-se da ANABB. Faz tempo que para eles associado é sinônimo de incômodo, exceto na hora de receber a mensalidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Colega,

    O CD da Previ não tem como discutir assuntos que se referem ao BB. O assunto só será discutido, no âmbito da Previ, se o BB quiser se apropriar de fato dos valores do superávit.

    ResponderExcluir
  80. Cecília: então vai demorar muito tempo. O BB pode esperar até nosso último colega pegar a reta.

    (ainda anônimo)

    ResponderExcluir
  81. Colegas,
    O CD não discute assunto que está afeto ao BB. Mas e a PREVI como vota nas assembléias do
    Banco a respeito das contabilizações? Faz alguma ressalva como diretamente interessada e uma das acionistas majoritárias, ou ??? Me engana que eu gosto!!!!rsrsrs...Seus dirigentes estão incorrendo em crime de responsabilidade...até depois de deixarem seus mandatos terão de prestar contas...Aguardemos as ações que virão...Mãos à obra...!!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário