sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Previc: Concurso público em abril

A recém-criada Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), ligada ao Ministério da Previdência Social, pretende lançar concurso até o final de abril. A informação foi dada pelo diretor-superintendente do órgão, Ricardo Pena. Desde a posse da diretoria da Previc, em 26 de janeiro, em Brasília (DF), a autarquia já está funcionando com o quadro de servidores da Secretaria da Previdência Complementar, órgão da Previdência sem autonomia financeira e administrativa. Isto porque, antes da lei que implementou a Previc ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era esta secretaria que desempenhava as atividades e atribuições do órgão. Segundo o diretor, hoje, estão lotados na Previc 172 servidores, dos quais 34 estão vinculados à pasta da Previdência Social. O restante é cedido de outros órgãos, como o Ministério do Planejamento (MPOG), o Banco Central, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), entre outros.

PRIMEIRO CONCURSO
Com a promulgação da lei nº 12.154/09, ficou estabelecido também o plano de carreiras e cargos da autarquia. O documento prevê a implementação de 200 vagas: 100 para especialista em previdência complementar (nível superior), 50 para analista administrativo (nível superior) e 50 para técnico administrativo (nível médio). De acordo com Pena, o primeiro concurso do órgão oferecerá apenas 50% das ofertas previstas, o que equivalerá a 100 oportunidades: 50 para especialista, 25 para analista e 25 para técnico administrativo.

“Não estão definidas as áreas de atuação. A princípio, haverá vagas para atuários, economistas, contadores e advogados para o cargo de especialista. Já na área administrativa, haverá ofertas para administradores, contadores, psicólogos, economistas e técnicos de tecnologia da informação”, explica o diretor. Para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, os vencimentos iniciais previstos, a partir de 1º de julho deste ano, corresponderão a R$ 2.424,39 (técnico) e R$ 4,6 mil (analista e especialista). Os futuros servidores também receberão gratificações de desempenho.

Agora, com a definição do quantitativo de vagas, o próximo passo é solicitar a autorização do Ministério do Planejamento para a abertura da seleção. Segundo o diretor, a previsão inicial é que os aprovados neste concurso atuem somente na capital federal, onde fica a sede da Previc. Mas ele ressalta que o órgão terá escritórios em cinco capitais – São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife – e que a decisão definitiva sobre os locais de atuação dos aprovados no processo seletivo será tomada, em breve, pela diretoria colegiada.

Fonte: Diário do Pará Online

Um comentário:

  1. Ai vem chumbo grosso. Duvido muito que o quadro de funcionário seja aquele informado na Legislação que criou essa parasita, digo Previc.
    Com escritorios espalhados pelas cinco capitais relacionadas, haverão muito mais cabides. Por consequencia, quem irá pagar a conta? Certamente haverão repasses extras se a conta não fechar. Quem duvida?

    ResponderExcluir

Poste seu comentário