sábado, 14 de novembro de 2015

Semana Negra

Caros colegas,

Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer os mais de 3 mil votos recebidos até agora na eleição da Anabb. Ainda é cedo para comemorar porque a apuração dos votos recebidos pelos Correios começará na segunda-feira devendo se estender até sexta-feira. Eu considero uma grande vitória em função da tentativa de difamação do meu nome feita pela turma da Cut. Isso demonstra que os colegas sabem que não podem confiar nessa turma, pois percebem que eles estão acabando com o país e não podemos deixar que eles acabem também com nossas entidades.

A semana foi tomada por vários eventos negativos. A lama que se espalhou por Minas Gerais, na região de Mariana e arredores e que poderá chegar no Espírito Santo através do Rio Doce, em função do rompimento da barragem da empresa Samarco, que matou dezenas de pessoas e que está afetando a vida de milhares de pessoas. Segundo o Greenpeace, "a empresa Samarco (repetimos: controlada pela Vale e pela BHP) vem agindo de forma desproporcional à absoluta gravidade desta tragédia. Tudo indica que não havia plano de contingência para uma situação como esta.

O Greenpeace também reforça que: "(...) para completar este quadro de sobreposição de interesses entre governo e empresas, em 2015 o governo de Minas Gerais aprovou o Projeto de Lei 2946 para acelerar licenças ambientais no setor de mineração. O estado tem mais de 700 barragens de dejetos. Quantas mais terão de arrebentar deixando vítimas no seu caminho para as autoridades se darem conta de que são coniventes com este mar de lama?" 

É muito importante que as empresas envolvidas na tragédia sejam mais presentes e que evitem que essa catástrofe tome proporções muito maiores do que estamos vendo.

Na sexta-feira, dia 13, fomos surpreendidos com os ataques terroristas em Paris onde centenas de inocentes foram cruelmente assassinados, deixando todos boquiabertos com tanta violência, em defesa de um radicalismo cruel onde quem não faz parte e não compartilha as mesmas crenças e doutrinas tem que ser exterminado. Ideologia radical, seja ela qual for, não leva a lugar nenhum.

No mar de lama do Congresso e do Governo, começando com as justificativas do Presidente da Câmara que não diz coisa com coisa (aliás é um grande talento deste governo - ser prolixo e defender o indefensável). Nos lembrando o refrão da música: "Que País é este???". Que tal relembrarmos para chegarmos a conclusão que a letra da música continua tão atual...
Neste final de semana surgem novas denúncias no esquema Lava Jato que também nos deixam boquiabertos. A revista Isto É apresenta matéria intitulada "Os esquemas do ministro motoqueiro", apontando o esquema criado pelo ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, atual secretário especial da pasta. A revista apresenta um organograma produzido pela CPI, mostrando como Gabas aparelhou a PREVIC com pessoas de sua confiança. O número de pessoas envolvidas é tão significativo que acabou sendo introduzido aos esquemas investigados pela Lava Jato.

Segundo a revista, "controlar a Previc é como ter em mãos a chave de um cofre recheado. O órgão é responsável por regular e fiscalizar todos os fundos de pensão existentes no Brasil. Significa que quem comandá-lo pode realizar intervenções e autuações nas fundações conforme sua conveniência." O atual diretor Superintendente, Carlos de Paula, segundo a revista, avançou em novembro de 2014 sobre a Petros, ao indicar interventor para a fundação, com o aval da Anapar (Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão), cujo vice-presidente José Henrique Sasseron, que é aliado de Gabas desde os tempos de sindicato. Com essa intervenção, houve mudança na gestão da Petros, onde foi indicado para a diretoria de finanças e investimentos, Lício da Costa, que foi diretor da empresa VIS Investimentos e que tinha como sócios: Alexandre Romano, ex-vereador do PT em Americana, conhecido como Chambinho, hoje preso em Curitiba; Eduardo Evangelista, parceiro do petista no escritório de advocacia Oliveira Romano Associados; e Thais Brescia, alçada a gerente de crédito privado da Petros.

O esquema denunciado pelo Ministério Público com o objetivo de desviar mais de R$ 50 milhões em contratos com o Ministério do Planejamento, envolve Alexandre Romano e a empresa Consist Software, especializada na implantação de um sistema de desconto em folha de empréstimos consignados para servidores federais. Segundo a revista, Romano, admitiu (em depoimento) que dividia propinas com o ex-ministro Paulo Bernardo e com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari. 

É um esquema tão absurdo e que também nos deixa boquiabertos com a montanha de recursos que foram manipulados, sem nenhuma interferência efetiva do órgão regulador. A falta de independência desses órgãos que deveriam fiscalizar e cuidar para que o patrimônio dos participantes fosse conservado nos deixam reféns de políticas partidárias e prejudiciais às famílias que dependem desses recursos para viverem suas vidas com dignidade. É revoltante tomar conhecimento desse tipo de situação e perceber que as tentativas do Governo de abafar as denúncias e não punir os verdadeiros culpados, sejam eles quem forem, acaba por criar um clima de descrédito e desconfiança em tudo que acontece nessas fundações. 

15 comentários:

  1. Beleza! Agora quais os desdobramentos disso tudo? Que todo o universo dos fundos de pensão sempre foi envolvido por uma penumbra misteriosa já era do conhecimento de todos.
    Insistem nos chamar de donos, mas tudo é feito no sigilo. Pq a confidencialidade não é restrita às informações que possam chegar ao mercado de maneira indevida?
    Deveria existir um "GAREF" dos aposentados. Diretores eleitos pelos beneficiários se tornam representantes mais da Entidade do que dos assistidos. Isso não é necessariamente a mesma coisa.

    Os petistas se enquadrarem tudo "certo". E os não petistas? As amarras da confidencialidade motiva um monte de coisas duvidosas.

    Felizmente a Lava Jato está chegando e a água já está batendo na b....

    ResponderExcluir
  2. Senhora Cecília,

    Deve ter alguma forma de denunciar essas falcatruas a órgãos internacionais,incluindo o Tribunal Internacional de Haia,na Holanda,já que aqui,nossos políticos estão todos comprometidos com interesses que não são os do povo,aí nos incluindo (aposentados e pensionistas).

    ResponderExcluir
  3. Cara Colega Cecília Garcez.

    Estamos torcendo por você e com certeza já ganhou em muito e em tudo, pois demonstrada está a preferência do pessoal do BB.
    Escuso-me a não acreditar se teremos que pagar mais um "pato" através da empresa LITEL que possui 49% da VALEPAR que possui 52% da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) e na qual a PREVI possui 78% da LITEL, no transtorno de Mariana, que a VALE possui participação na empresa Samarco.

    Sinceramente, queiram me desculpar,é um bacanal; quem é o pai de quem?

    Onde vamos parar neste emaranhado dos novelos ESTATAL. A Vale privatizada e DOADA por FHC, depois o PT que quer tudo, ESTATIZOU com a LITEL através dos fundos de pensão.

    Receitas da União, Estados, Municípios são gastos 70% com folha salarial, a máquina pública está lotada. E o que tem que ser feito não é feito, com o pessoal enchendo a máquina. PTRALHA.

    Mas vamos para uma notícia boa: Recurso Especial 1.555.853- A Turma do STJ fixou em 10% o teto que pode ser descontado do benefício, para compensar o montante a ser devolvido pelo segurado na CESTA ALIMENTAÇÃO - STJ, ainda que tenha sido pago por 7 anos. Que curtam um bom Natal a todos nós, e a Diretora Cecília Garcez seja eleita na ANABB.

    ResponderExcluir
  4. Onde foi maior a quantidade de lama derramada? Em Mariana ou na Petrobrás.

    ResponderExcluir
  5. Cara Diretora Cecília Garcez.

    A Fé e Esperança são sustentáculos importantes. Tenho fé na sua vitória na ANABB. Vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  6. Cecília Garcez.

    Será que os paladinos da justiça vendedores de armas vão vender armas agora para quem? Refiro-me o caso do Estados Unidos, França e sei lá mais quantos. Será que os muçulmanos fabricam armas e nós não sabemos? Não acredito, só se for fábrica subterrânea.

    Ou Arábia Saudita e Irã vão ter que conviver com uma ajuda de adestramento da Rússia e dos Estados Unidos, ou aí sim, a vaca vai para o brejo.
    Do resto são todos bonzinhos, igual a PREVIC e a Diretoria da PREVI com a Resolução 26 sem dar seu pitaco.

    Será que com 7,5 bilhões dariam para distribuir entre os aposentados proporcionalmente aos seus beneficiários.

    Outro fato importante, com esta inflação galopante onde os aposentados com menores benefícios poderiam ganhar mais se não houvesse a PV (parcela previ), não poderiam cobrar escalonado?, sendo que quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos ou não paga?. São duas opções.

    Retirá-lo o PV seria prejuízo para quem

    Enfim, a semana é de votação, e que os dirigentes atuais que virão façam algo. Espero não sentado. Cecília quanto a LITEL que vergonha, se cobrassem uma multa de primeiro mundo, estaríamos fritos, como estará a Petrobrás com o futuro julgamento dos Estados Unidos.

    Torço para Cecília Garcez, mas o momento de cobranças é este ainda mais com o caso Gabastro, ou melhor Gabas. Resolução 26 e Pimentel pro bebeléu.

    Espero agora mais concretude e existe crime por omissão no CP,o que não é o caso entre colegas, doravante, para fazermos mais algumas coisas a nosso favor, não devemos chamar o Papa!!!. Não precisamos mais do Diretor de Seguridade, claro que seria mais forças, mas lembram do papo de esperar o bolo crescer para dividir?

    Olha que com esse recrudescimento na Europa refletirá em todos os países, e Jair Bolzonaro no Brasil está surgindo através dos militares. Quem estiver contra a mim eu não estou, mas no fundo não queria Militar, só para fingir que não somos país tupininquim.

    Outrossim.
    Anônimo.
    Valim.

    ResponderExcluir
  7. Complementando, Diretora Cecília:

    No texto.

    "...Retirá-lo o PV seria prejuízo para quem ganha o INSS, espero que isso não seja outra armadilha.

    ResponderExcluir
  8. Cara Diretora Cecília Garcez.


    Parabéns pela vitória. Eu acredito que escrevi bem no blog do Medeiros, em termos de idéias e ele não publicou. Onde é para esclarecer ao povo ele não publica.

    Alguns blogantes de seu blog só sabem criticar, e ele publica. Quando aparece alguém com espírito de união, tirando proveitos reais para o cenário que se apresenta, ele não publica. Nunca erra, e não possui humildade que para seus 70 anos ou mais e que se fazem necessários e nunca está disposto a uma mea-culpa.

    É um sentimento de invencibilidade e como ser humano todos somos vencíveis e muitas vezes por nós mesmos. É neste momento que devemos perguntar, o que foi que eu fiz ou que não fiz que meus eleitores fugiram de mim ?, e não criticá-los.
    Cabe ainda dar parabéns aos eleitos e pedir união até mesmo dentro desta nova composição, pois nesta mesma possui desavenças anteriores e que estão muito abaixo dos interesses maiores dos aposentados, pensionistas e do pessoal da ATIVA.

    Parece que diante do que escrevi e não foi publicado, o certo seria agir não democraticamente e sim somente com interesses de blá, blá, blá, pois o SALVADOR DA PÁTRIA já apareceu para salvar a todos nós sem ser o LULALÁ.

    A todos os não "babas ovos" que votaram nesta composição, agradeço pela democracia. E tenho certeza que os aposentados não estão com a bunda na cadeira, tolice é pensar assim, vide a votação para ANABB.

    Chorem quem quiser chorar, riam quem pode rir.

    Anônimo conhecido.

    ResponderExcluir
  9. Cara Cecília,

    Continue batendo nessa tecla.
    Alguma saída tem de existir para essa situação.
    Você vai ser alvo dessa turma.

    Um abração

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  10. Dª Isa, pela expressiva votação recebida, será a nova presidente da Anabb?

    ResponderExcluir
  11. NOTICIA "BÁRBARA" - BB INTEGRAÇÃO- ES 13 - JAMAIS IMAGINEI TER TANTA DECEPÇÃO EM 2015

    ResponderExcluir
  12. A alegria dos velhinhos trambiqueiros vai durar até o Natal passar.
    Com a chegada do Ano Novo, teremos saudade de 2015.
    E ainda dizem que estamos na melhor idade; é ironia ou piada de mau gosto ?

    ResponderExcluir
  13. Cara Cecília,

    A Semana Negra nem terminou e vejamos a manchete do Estadão: "CPI vê elo entre Lava Jato e fundos de pensão"

    (VALMAR HUPSEL FILHO E ELIZABETH LOPES - O ESTADO DE S.PAULO
    22 Novembro 2015) -
    Link: http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cpi-ve-elo-entre-lava-jato-e-fundos-de-pensao,10000002610

    Como a matéria é bem explícita e cita a PREVI; por favor, esclareça para nós, quanto a PERVI foi surrupiada nesse negócio fraudulento que a tal CPI está apurando, se é que CPI apura alguma coisa, mas que deixa a gente apreensivo, deixa.

    ResponderExcluir
  14. Caro colega Roberto Brito,
    Até o momento não foi identificado na Previ nenhum investimento que tivesse esse viés. Na época que foi apresentada a proposta da Sete Brasil através do Fundo FIP Sondas, existia uma perspectiva positiva em relação à Petrobras. Não havia suspeita sobre esse mar de corrupção na empresa. Como eu ainda não estava na Previ, fica difícil me manifestar sobre esse assunto, porém quando olhamos as empresas que participaram do fundo, podemos perceber que todos acreditaram realmente no potencial do fundo. Empresas como Bradesco, BTG Pactual, Santander, entre outras, estavam apostando pesado no negócio.
    Que o negócio está complicado e é bem provável que se torne um grande mico, isso nós já sabemos. Não haverá mais aportes de recursos pela Previ.

    ResponderExcluir
  15. Cara Cecília,

    Contra fatos não há argumentos - Sr. André Steves dono do BTG Pactual está preso pela PF em Curitiba; a fonte que citei em minha anterior correspondência (Matéria jornalística do Estadão) falava de valores exorbitantes subtraídos por negócios obscuros contra fundos de pensão - PREVI no meio.

    Claro que você, que não estava na direção da PREVI à época em que se deu o negócio, é justo não ter responsabilidade sobre o que aconteceu, mas a pergunta que não quer calar é, de quanto foi o "investimento" que nosso fundo de pensão aplicou nessa tal empesa? Toda a Diretoria da PREVI tem obrigação moral de apurar detalhadamente e dar-nos conhecimentos.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário