domingo, 10 de agosto de 2014

Feliz dia dos Pais!!!

Caros Colegas,





Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a todos os pais, sem esquecer às mães que atuam como mãe e pai. A todos esses amigos, um dia repleto de muitas alegrias e que o aconchego da família dê a paz que tanto precisamos.



Na sexta-feira, dia 08.08, participei da reunião de AFABBs do Sul do País. O evento foi excelente e foi dividido em dois blocos: na parte da manhã houve debate sobre a CASSI, que contou com a participação da Diretora Miriam e a Conselheira Deliberativa, Loreni. À tarde, foi a vez do debate sobre a PREVI, que contou com a minha participação, a do Diretor de Seguridade, Marcel, os conselheiros deliberativos Carvalho e Medeiros e o Conselheiro Consultivo, Ari Zanella. A coordenação da mesa foi feita pelo colega Pamplona. O Senador Paulo Bauer esteve presente e defendeu o seu projeto contra a Resolução CGPC 26 e que, caso esse projeto não avance, já está pensando em atacar em outra frente, em mudança da Lei Complementar 109.
O assunto que mais borbulhou na reunião foi a aprovação do pagamento de bônus referente à parte variável aos diretores estatutários da Previ dos anos de 2011, 2012 e 2013. O Banco utilizou o voto de minerva para aprovar este acerto, considerando que uma parte da PLR já tinha sido aprovada e paga, faltando a parcela variável. Os conselheiros eleitos votaram contra. A área de Recursos Humanos, da diretoria que eu atuo, está encarregada de apresentar revisão da política de pessoal, bem como do convênio de cessão dos funcionários do Banco.

Para entender melhor: a grande maioria dos funcionários da Previ vem do Banco do Brasil. Apenas os atendentes do call center e o grupo de apoio (mensageiros e secretárias) são funcionários selecionados no mercado. Sempre houve um convênio de cessão onde os funcionários que trabalham na Previ têm o direito de receber todos os benefícios pagos aos funcionários do Banco. A partir da criação dos diretores estatutários, a lógica mudou em relação ao convênio firmado anteriormente, já que a remuneração, tanto fixa quanto variável, ficou distinta da política de remuneração contida no Plano de Cargos e Salários dos demais funcionários do Banco.

Este assunto é da alçada do Conselho Deliberativo e na sua última reunião, foi decidido o pagamento dessa diferença, relativa a parte variável do bônus, que variava de 4 a 6 salários por ano. Nós, eu e o Décio, só tomamos conhecimento da decisão, após a reunião do Conselho Deliberativo, onde o Banco utilizou o voto de minerva para aprovar o pagamento dos atrasados.

Eu não podia divulgar por se tratar de assunto confidencial de alçada do Conselho. Os conselheiros eleitos estavam preparando uma mensagem para comunicar o ocorrido, quando foram surpreendidos pelo vazamento do assunto nas redes sociais. Gostaria de deixar bem claro que nós, da Chapa 3, somos CONTRA a esse tipo de política de remuneração, pois a Previ é uma entidade sem fins lucrativos e não pode ter a mesma política de remuneração de uma instituição financeira, como o patrocinador. Nós somos favoráveis a que o Banco adeque os salários dos seus executivos ao mercado e que pague PLR de forma diferenciada, porém a PREVI não pode ser refém dessa política, até porque as instituições financeiras estão cada vez mais agressivas no mercado, com lucros cada vez maiores. É preciso desvincular a política de remuneração da Previ da política do Banco.

Outro ponto que precisamos cobrar é a implantação do teto para cálculo de benefício. Todos nós (chapa 3) estamos cobrando uma solução urgente para essa situação. O assunto se alastra desde 2008, quando foi aprovado um teto e no momento em que tudo sinalizava para uma aprovação do órgão regulador, o Banco retirou a proposta, conforme prevê a Resolução CGPC 26, a mesma que nos obriga a dar metade da distribuição do superávit ao Banco, herança do governo atual, que adora falar mal do governo FHC, mas que produziu uma Resolução que é muito pior do que qualquer outra produzida anteriormente. Critica o FHC pela criação do voto de minerva, pelo fim da consulta ao corpo social, entre outras questões, mas até hoje não se deu ao trabalho de acabar com eles.

38 comentários:


  1. SINTO NOJO COM ESTA DECISÃO DA PREVI. SINTO ASCO, MUITO ASCO. DÁ VONTADE DE VOMITAR.
    É DIFÍCIL ACREDITAR QUE TEMOS, SE ASSIM PUDER-MOS, CHAMÁ-LOS DE: COLEGAS. QUANDO TANTOS NÃO CONSEGUIRAM RENOVAR OS SEUS EMPRÉSTIMOS, POR VIDA APERTADA, CULPA DE REAJUSTES INÓCUOS NOS BENEFÍCIOS, OUTROS POUCOS QUEREM ARREGANHAR AS SUAS BOCAS E COLOCAR TUDO LÁ DENTRO, MAS SE ESQUECEM DE QUE AMANHÃ MORRERÃO E TERÃO QUE PRESTAR CONTAS A DEUS. PENSAM SOMENTE EM ACUMULAR E NÃO REPARTIR.
    FAÇAM UMA EXPERIÊNCIA: TENTEM AGARRAR COM AS MÃOS BASTANTE BARRO, DE UMA FORMA GULOSA, FECHEM AS MÃOS E ABRAM-NAS.VERÃO QUE O BARRO QUE FICOU NAS SUAS PALMAS É UMA QUANTIA TOTALMENTE INSIGNIFICANTE.
    ESTA ATITUDE DE POUCOS INDIVÍDUOS É DEPRIMENTE E VERDADEIRAMENTE INDECENTE.
    AGORA: UMA COISA QUERO VER E ESPERO FELIZ, QUEIMAR MINHA LÍNGUA, SE OS NOSSOS ELEITOS, QUE FIZEREM JUZ A ESTA ABERRAÇÃO A DEVOLVERÃO E NÃO A RECEBERÃO, REFERENTE A ESTES VALORES VERGONHOSOS, PORQUE FICAR SÓ NA CONVERSA MOLE, PRA BOI DORMIR, NÃO ADIANTA. FAZER DE CONTA, NÃO RESOLVE.
    ELEITOS, POR NÓS, QUERO VER. ESPERO QUE NÃO NOS DECEPCIONEM.
    PORQUE O DINHEIRO É TENTADOR, MAS A ÉTICA TEM QUE FALAR MAIS ALTO E MUITAS VEZES O QUE É CERTO, NÃO É MORAL, PRINCIPALMENTE EM UM MUNDO DE DIFERENÇAS, AINDA MAIS QUANDO TEMOS A OPORTUNIDADE DE MELHORÁ-LO.
    PERDOEM AS LETRAS GARRAFAIS, MAS É PRA CHAMAR A ATENÇÃO MESMO!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Cecília Garcez,

    As suas exposições são de uma clareza magistral.
    Gostaria que você expusesse em outra nota se, depois dessa decisão vergonhosa do bônus, pelo voto de minerva, existe alguma forma (e alguma iniciativa) de reverter essa decisão dentro do colegiado da PREVI.
    Como é de seu conhecimento, até se fala em intervenção na PREVI entre os aposentados.Seria vergonhoso para todos nós se chegássemos a esse ponto.
    Parece que tudo vem contra os associados e pensionistas que deveriam ser, à primeira vista, os maiores beneficiários no sistema, mas que são sempre surpreendidos com novidades que contrastam com a penúria de quem perdeu o BET, dos enforcados pelo ES, das pensionistas que tem os benefícios cortados, etc.
    Não se define a situação dos estatutários, o patrocinador abocanha metade do superávit pela Res.26, vem esse bonus, etc.
    Eu leio os comentários nos blogs, como você também deve ler e, antes, o assunto era o ES. Agora é o ES e o Bônus.
    Alguma coisa precisa mudar.
    A propósito, meu blog já passou de 2.000 acessos. Não é nada comparado ao seu ou ao do Medeiros.
    Mas como dizia Ibrahim Sued: "Gigi, eu chego lá !!"

    Um abração

    Do Companheiro e admirador

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  3. Caro colega Adai,
    Não há nada ilegal nessa aprovação, em função de que os funcionários da Previ sempre seguiram as regras do Banco. O grande problema foi quando o Banco mudou a forma de remunerar seus executivos e que acabou também mudando na Previ. Não vejo como reverter essa decisão, pois a metodologia desse pagamento já tinha sido aprovada, o que faltava era só a parte variável. Esse assunto passou pela diretoria sem nenhum registro de posicionamento. Apesar do assunto ser da alçada do Conselho Deliberativo, a nota técnica passa pela diretoria, o que aconteceu em 2013.

    ResponderExcluir
  4. Vergonhoso???!!!
    Tudo mudou. Acabou a era de ouro.
    Agora é na intervenção.
    Chamem a Previc.

    ResponderExcluir
  5. Cara Diretora Cecília,
    Pelo que entendi você é contra o pagamento de remuneração variável, inclusive da PLR, aos dirigentes da PREVI? Você recebeu PLR quando esteve na PREVI anteriormente?

    ResponderExcluir
  6. Cecília,
    Antes, como não tínhamos conhecimento de nada, como devem ter surrupiado nosso Fundo. Agora, eles levam, mas nós temos conhecimento de que estamos sendo roubados e essa conversa que a Previ não tem condições de pagar mais um ano de BET e necessita do retorno das contribuições ficou desmascarada. Eles estão tirando os nossos direitos para sobrar mais para ELES.
    É REVOLTANTE!!!!

    ResponderExcluir
  7. REITERO SOLICITACAO DE PUBLICAREM:
    COLEGAS, ACABEI DE ENVIAR AO "FALE CONOSCO" DA PREVI A SEGUINTE MENSAGEM, QUE ESPERO QUE OS OUTROS INDIGNADOS TAMBEM O FACAM EM MASSA, PARA QUE AO MENOS OS DIRETORES PERCEBAM QUE UMA ONDA QUE PODERAH SE TORNAR UM TESUNAMI ESTAH COMECANDO.
    TEXTO ENVIADO:

    "MALDITOS SEJAM OS DIRETORES DA PREVI, PRINCIPALMENTE AS PESSOAS DAN CONRADO, PAULO ASSUNCAO, RENE SANDRA, MARCO GEOVANE, VIGTOR PAULO, MARCEL JOVIANO E TEMBEM OUTROS, QUE TRABALHANDO NA SURDINA EM PROL DE SI PROPRIOS, APROVARAM EM CAMBORIU UM BONUS MILIONARIO PARA SUAS JAH ABSURDAS RENDAS, EM DETRIMENTO DOS APOSENTAEDOS E PENSIONISTAS DA PREVI QUE ESTAO PASSANDO NECESSIDADES ATE ALIMENTARES PELO CANCELAMENTO DA DISTRIBUICAO DO "BET" E O RETORNO DA CONTRIBUICAO MENSAL AO FUNDO ALEM DE OUTROS SABIDOS DESMANDOS QUE SOLAPARAM NOSSOS RENDIMENTOS DE SOBREVIVENCIA.
    PECO URGENTES EXPLICACOES DE COMO PODE UM FUNDO DE PENSAO QUE SUSPENDE A DISTRIBUICAO DE SUPERAVIT POR DEFICIT PODE DISTRIBUIR BONUS MILIONARIOS A SEUS DIRETORES?
    A PREVI EH UM FUNDO DE PENSAO E NAO UMA INSTITUICAO FINANCEIRA. VOCES NAO PERCEBERAM AINDA ISSO?
    QUE ESSAS ATITUDES PERVERSAS SEJAM PERCEBIDAS E QUE ESSE REINADO DE INIQUIDADE SEJA EXTIRPADO, QUEBRADO E ESMAGADO.
    QUE O DINHEIRO USURPADO DOS IDOSOS QUE CONSTRUIRAM A PREVI NAO LHES SIRVA DE ADIANTO. QUE CADA CENTAVO DE NOS TIRADO LHES TRAGA ENORMES MALDICOES PARA SUAS VIDAS E SEUS DESCENDENTES. AMEM!
    FINALIZANDO, ESTOU NO AGUARDO DE EXPLICACOES SOBRE ESSES BONUS MILIONARIOS ENQUANTO OS QUE NOS ERA DEVIDO FOI TIRADO EM NOME DO DEFICIT PROCLAMADO PELOS SENHORES.
    ESTAMOS ORGANIZANDO UMA COMISSAO DE PREJUDICADOS QUE LEVARAO AO CONHECIMENTO DOS PRINCIPAIS JORNAIS E REVISTAS DO PAIS O SOLAPAMENTO QUE O PRINCIPAL FUNDO DE PENSAO DA AMERICA LATINA ESTAH SOFRENDO E A SITUACOA DE PENURIA DE SEUS ASSOCIADOS E PENSIONISTAS QUE CHEGARAM ATEH A MENDIGAR UM AUMENTO DO EMPRESTIMO DO FUNDO PARA SOBREVIVENCIA.
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS
    MATR. 7.578.360-6

    ResponderExcluir
  8. Não há nada ilegal nessa aprovação? Se é PLR do BB, o lucro do BB é que pague!!!Ainda achou que o evento foi excelente?

    ResponderExcluir
  9. Cara Senhora,

    É legal, muito que bem, mas é imoral, pois alegam que não podem dar aumento, não podem manter o bet, não podem dar prazos para o ES, não podem nada que alivie os participantes.
    Como então tem dinheiro para essa farra?
    A cada dia que passa estamos empobrecendo e esses cartolas enriquecendo inescrupulosa e imoralmente.
    E me desculpa, todos aqueles que aceitam tal descalabro estão coniventes ou impotentes e se assim for demitam-se.
    Estamos vivendo em um país em que não existe mais honra,

    honestidade, e justiça.
    Chegará o dia em que teremos que empunhar as bengalas e enxotar esses safados?

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília,

    Pela foto que está em sua postagem, É comovente o quanto o diretor Marcel se preocupa em debater assuntos de nosso interesse. Está mais interessado em manusear o celular, provavalmente para consultar o saldo de sua conta, para ver se o bônus já foi creditado.

    ResponderExcluir
  11. A taxa de intenção de votos para a reeleição da presidenta Dilma baixa um pouquinho a cada dia, está como a medição do nível do sistema da Cantareira, que está secando, em São Paulo. Sua chance de reeleição já foi de mais de 70%, antes do escândalo da Petrobras, hoje deve estar em volta de 50%.

    Por via das dúvidas, sentindo a chance real de serem arrancados das boquinhas onde mamam há anos, os “cumpañeros” petistas perderam todo senso de ética, estão saqueando o país, descaradamente, como uma horda de bárbaros que deixa terra arrasada atrás de si. Dilapidaram a Petrobrás, o BNDES está virtualmente quebrado, com empréstimos irrecuperáveis feitos a “amigos do rei” , os empresários do século XXI,aqueles com instinto animal, o Eike Batista deve ter o instinto do jumento. Estas são as maiores, quantas negociatas "pequenas" devem ter sido feitas por baixo do pano, como a recente venda, por R$ 50 milhões de um terreno em Brasília avaliado por corretores em R$ 280 milhões, absurdo que parece ter sido sustado pelo Tribunal de Contas da União.

    Infelizmente, parece que começaram a olhar com carinho os fundos de pensão. Semana passada, foi noticiado que o fundo dos Correios, o POSTALIS, poderá ter um prejuízo de até R$ 200 milhões, em uma negociata em ritmo de tango. A PREVI está sendo saqueada a prestação, veio a público os bônus milionários pagos aos diretores, parece-me como benefício permanente, e pior ainda, os R$ 3 bilhões que sairão de nossa reserva matemática para pagamento dos 200 super-aposentados, isto sem considerar os que querem entrar na boquinha.

    Se a presidenta for reeleita, acredito que eles passarão para a fase 2. Como são admiradores de Cuba, aquela fazenda de propriedade dos irmãos Castro, eles tentarão transformar o Brasil em um imenso sindicato, totalmente dominado por eles.

    ResponderExcluir
  12. Cara Cecília, fala-se muito hoje em dia, de Portal da Transparencia. Isto falta á PREVI. Não podemos, para ontem, adotarmos, principalmente, dos funcionarios cedidos e diretores? Afinal , não temos nada a esconder.

    ResponderExcluir
  13. Caros colegas,
    A Previ publicou explicações sobre o bônus, conforme abaixo:

    "11/08/2014
    PREVI esclarece remuneração variável da Diretoria Executiva
    Tendo em vista a utilização inadequada de informações com relação à política de remuneração variável da Diretoria Executiva da PREVI, esclarecemos que:

    1) A PREVI compõe seu quadro de dirigentes e técnicos com funcionários oriundos do Banco do Brasil, por reconhecer a excelência desses profissionais para o desempenho das funções na Entidade e por entender os benefícios de ter participantes cuidando do próprio patrimônio.

    2) Tal opção estratégica tem amparo legal (parágrafo único, do artigo 7º da lei complementar 108) e é regida, desde 2005, por um convênio de cessão que contempla a equivalência de salários e benefícios praticados pelo BB, a fim de garantir a atração e retenção dos talentos para a PREVI.

    3) A Política de Gestão de Pessoas da PREVI prevê que os valores relativos a honorários e benefícios, a qualquer título, tem como parâmetro, para seu presidente, os valores definidos para o vice-presidente do Banco do Brasil e, para seus diretores executivos, os valores definidos para o diretor executivo do BB.

    4) Em 2008, o Banco do Brasil alterou a remuneração dos membros de sua Diretoria Executiva, estipulando uma nova forma de cálculo, o que levou o Conselho Deliberativo da PREVI, à época, a aprovar que os membros da Diretoria Executiva da Entidade tivessem o mesmo tratamento dos dirigentes do BB.

    5) Em 2011, atendendo a resolução CMN 3921/2010, o Banco do Brasil passou a pagar parte da remuneração variável de seus dirigentes com ações da própria instituição, resgatáveis em até 4 anos.

    6) Em função dessa nova sistemática e com o intuito de preservar a equiparação dos benefícios, anteriormente aprovada, fez-se necessária a definição de critérios para o acionamento do programa de remuneração variável dos dirigentes da PREVI, com base em indicadores de gestão voltados à realidade de um fundo de pensão.

    7) Em 31/07/2014, o Conselho Deliberativo aprovou a utilização de indicadores do desempenho da gestão para o acionamento do programa de remuneração variável, tais como a evolução dos ativos e o acompanhamento orçamentário. Reiteramos que esta reunião não deliberou a respeito de ter ou não remuneração variável para a Diretoria Executiva da PREVI, pois essa questão já estava prevista na Política de Gestão de Pessoas da PREVI, desde 2005.

    8) Caso sejam atingidos 100% desses indicadores, o valor máximo a ser pago para cada dirigente corresponde a até quatro salários nos anos de 2011 e 2012 e a até seis salários no ano de 2013, sendo esta remuneração diferida em quatro anos, a exemplo da metodologia adotada pelo BB.

    9) Face ao exposto, não procedem as especulações sobre valores a serem pagos aos dirigentes da PREVI nem mesmo a afirmação de que a Diretoria Executiva tenha definido bônus de remuneração aos seus membros. A competência para tal matéria é do Conselho Deliberativo e o pagamento de remuneração variável aos dirigentes, conforme aprovado pelo Conselho, já estava previsto.

    10) Finalmente, ressaltamos que a política de gestão de pessoas da PREVI está em linha com as necessidades da Entidade e as boas práticas de mercado. O investimento e a valorização dos funcionários que aqui trabalham não comprometem a capacidade da PREVI em honrar seus compromissos junto aos participantes."

    ResponderExcluir
  14. É muito bonito todo este bla, bla, bla... Mas como bem diz nosso Boris Casoy: isto é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  15. O final do comunicado da Previ é de uma desfaçatez a toda prova. Senão vejamos: se o investimento e a valorização dos funcionários não compromete a capacidade da Previ em honrar seus compromissos junto aos participantes, por qual motivo o Bet, inicialmente previsto para pagamento durante cinco anos, foi extinto prematuramente deixando na rua da amargura a grande maioria dos associados do “PB-1”? Como já afirmei no blog do Medeiros, se os membros da chapa três, aí compreendidos os diretores e principalmente os conselheiros, não tivessem sido eleitos, provavelmente não teríamos conhecimento dessa bandalheira que foi concebida na surdina e com a “anuência” do famigerado voto de minerva do presidente do conselho deliberativo da Previ. Por qual motivo os dirigentes que ocupavam cadeiras na diretoria e conselhos, antes da eleição que determinou a vitória da chapa “3”, e os que permaneceram nos seus cargos, aí incluído o titular da área de seguridade, não vieram a público e denunciaram essa farra que deveria estar sendo armada quando da vigência dos seus mandatos? Foram omissos ou coniventes?

    ResponderExcluir
  16. Colega Cecilia,
    Você acha correto a PREVI, que é sociedade civil sem fins lucrativos, pagar PLR ( mesmo sob déficit, não prejuízo) ou bônus, a um segmento de pessoas?
    Não haverá um aumento expressivo nas despesas administrativas e a "providencia tomada" não deverá passar pela Previc? (artigo 7º da Lei Complementar 108/2001 - Art. 7o A despesa administrativa da entidade de previdência complementar será custeada pelo patrocinador e pelos participantes e assistidos, atendendo a limites e critérios estabelecidos pelo órgão regulador e fiscalizador.
    O patrocinador ira pagar a sua parte à PREVI?
    Haverá alteração no Regulamento do Plano 1?
    Batista

    ResponderExcluir
  17. Não estou comendo nada disso! E o nosso BET? E o realinhamento da nossa aposentadoria??? E o ES 180/180. E essa diretoria do Banco tendenciosa que estica dívidas de fazendeiros, políticos, ricas empresas e da turma ativa já com aposentados e pensionistas entram de sola!!! Não tem uma maneira da gente sair dessa farsa que é a Previ? Se eles me dessem 50% do que tenho aí eu caíria fora desse engodo!

    ResponderExcluir
  18. Que vergonha !

    Agora chamam o vergonhoso bônus de "remuneração variável" ?

    Se os dirigentes são oriundos, ele eram do Banco do Brasil (eram: não são mais!)durante seu reinado na PREVI só podem ser remunerados pelo que a PREVI aprovar e querer pagar, por isso, sem exageros que beneficiem só a casta de 6 Diretores, retroativamente a 2011, 2012 e 2013.

    Cara Cecília:

    É importantíssimo seu trabalho na Diretoria de Administração para REVISÃO DO CONVÊNIO DE CESSÃO de funcionários, mal firmado em 2010.

    Disse o Dr. Antonio J. Carvalho (atual Conselheiro Deliberativo da PREVI - que é contra essa barbárie!) que os estudos se arrastam na Diretoria há algum tempo e que agora está sendo conduzido (quisera ler que estivesse concluído)pela nossa Diretora Eleita Cecília Garcez, que também é contrária em adotar as mesmas regras de remuneração usadas pelos 40 Diretores e Vice Presidentes do Banco do Brasil. Verdadeiro feudo de ex-menores estagiários, agora petistas, a serviço deste governo apocalíptico e agonizante.

    Parabéns e força neste trabalho.

    "A PREVI NÃO É INSTITUIÇÃO FINANCEIRA"
    --sua missão é pagar benefícios --

    Mudem já em 2014 esta política de Gestão de Pessoas da PREVI.

    Os atuais (e anteriores) diretores e demais indicados pelo BB tem que tratar a nossa PREVI como EFPC e a favor dos associados, DONOS dos PLANOS que ela gerencia e não como bem quiser a patrocinadora BB e seus estatutários, que aliás percebem Honorários e não salários para contribuírem com o Plano 1, aceitando as regras impostas pela Superintendência PREVIC, primando por uma administração transparente, honesta e voltada exclusive ao pagamento de benefícios aos seus associados, legítimos donos e patrões desta PREVI.

    FORA com o voto de Minerva;
    Queremos, de volta, a consulta ao CORPO SOCIAL

    Contamos com a Sra. Tens inúmeros apoio dentro da PREVI.

    ResponderExcluir
  19. ALTA CAPACIDADE FINANCEIRA ?12 de agosto de 2014 às 18:02

    No ESCLARECIMENTO da PREVI, bem ao final, lemos :

    "...O investimento e a valorização dos funcionários (...)não comprometem a capacidade da PREVI em honrar seus compromissos junto aos participantes."

    MAS, PORQUE VOLTARAM AS CONTRIBUIÇÕES(após 7 anos) E ACABARAM COM O BET 1 ano antes ???

    Na sentença final, duas deduções pode-se apurar:

    1)Não compromete a capacidade porque o BÔNUS é pequeno e de pouco valor ? OU

    2)A capacidade da PREVI é tão grande em honrar seus compromissos com os associados, que qualquer BÔNUS exagerado, por maior valor que seja, não nos afetará, em nada ?

    Nota: faltou as assinaturas dos esclarecedores competentes.

    (NÃO DÁ PARA COMPREENDER...SÓ QUERÍAMOS ENTENDER!)

    ResponderExcluir
  20. Cecilia,

    é verdade que o plano Cassi Associados corre o risco de extinção em 2015 ?

    Francisco

    ResponderExcluir
  21. Cara Cecília,

    Acho que não entendi o que aconteceu. Se o bônus não é ilegal, por que houve votação (com utilização do voto de Minerva)?

    Qual foi o objetivo da votação da diretoria? Só estou querendo entender.

    Grata,

    Telma

    ResponderExcluir
  22. Cara colega Telma,
    Ele não é ilegal porque está cumprindo um convênio de cessão de funcionários do Banco do Brasil e a Previ, porém ele é imoral considerando que o plano 1 tem benefício mínimo menor que R$ 1.000,00.
    A política de remuneração da Previ não pode ser a mesma de uma instituição financeira que tem um alto apetite por lucro a qualquer custo.

    ResponderExcluir
  23. Cara colega Cecília,

    O bônus é completamente imoral, principalmente, considerando-se o valor do benefício mínimo; e o meu está bem próximo desse valor.

    E na última distribuição do superavit fizeram uma conta diabólica porque quem recebia o mínimo, passou a receber, temporariamente, bem mais do que quem recebia um pouco acima do mínimo. Por exemplo: quem recebia o mínimo de $ 500,00 passou a receber aprox. $ 1400,00 (temporariamente) e quem recebia $ 600,00, passou a receber (temporariamente) $ 700,00. Essa conta é apenas a título de ilustração.

    ResponderExcluir
  24. Cecília,
    Quando Você, sobre o bônus, afirma mais acima, respondendo a colega Telma, que: “Ele não é ilegal porque está cumprindo um convênio de cessão de funcionários do Banco do Brasil e a Previ...”, podemos inferir que, doravante, estarão fadados ao insucesso todos e quaisquer recursos sobre o assunto que venham a ser interpostos junto a Previc e a justiça? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  25. POR FAVOR PUBLIQUEM A SEGUINTE MENSAGEM QUE ENVIEI (2 DE 2) PARA A PREVI NO AUGE DO MEU CANSACO E DOENCA:

    "A PREVI confirma o recebimento da mensagem abaixo.
    Aguarde nosso retorno em breve.

    Gerência de Atendimento
    PREVI

    Esta mensagem é automática e seu retorno não é monitorado.

    __________________________________________________________

    Data: 13/8/2014

    Mensagem: Muitos interessados (Vide blogs) já estão se manifestando CONTRA o "bônus", que 3 diretores atuais e 3 ex-diretores da PREVI JÁ receberam, retroativos aos exercícios de 2011 e 2012 (4 salários cada um) e 2013 (6 salários cada um) e chamam de "remuneração variável"e alcança uns R$ 400 ou R$ 500 mil para cada um, POR ANO!!!

    Está vigendo a Lei nº 12.527/2011, chamada de "L.A.I."- Lei de Acesso à Informação", porém falta regulamentação e que os pedidos não sejam tão genéricos. A PREVI ESCONDE O PRINCIPAL EM SUAS DECLARACOES PORQUE A VERDADE NAO EH PUBLICAVEL.

    Nossas associações poderiam se utilizar das Leis e Decretos que tratam da TRANSPARÊNCIA, para obtermos todos os documentos e analisarmos detalhadamente, TUDO o que nos interessa dentro da PREVI.

    Basta de informações truncadas, falhas, incompletas, escondidas e tardias!

    TRANSPARÊNCIA JÁ !!!

    (A FAABB e ANABB já estão se mexendo!)

    VEJAM AI MALDITOS DIRETORES DA PREVI, VOCES QUE ESTAO SE ENRIQUECENDO A CADA MES AS CUSTAS DOS APERTOS QUE NOS OS IDOSOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS FIQUEM SABENDO QUE NAO ESTAMOS MORTOS AINDA. QUE O DINHEIRO TIRADO DO NOSSO PATRIMONIO EM DETRIMENTO DE NOSSA PRECARIA SITUACAO NAO LHES SIRVA DE ADIANTO PARA SUAS VIDAS E PARA SEUS DESCENDENTES. ESSE EH UM DINHEIRO MALDITO QUE SOH SERVIRAH PARA AS MALDICOES QUE JAH ESTAO CAINDO SOBRE SUAS FAMILIAS. MALDITOS SEJAM TODOS VOCES. CAES COVARDES!
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS

    Matrícula: 7578360
    Nome: NIVALDO ELIAS DOS SANTOS
    E-mail: craureli@uol.com.br

    ResponderExcluir
  26. Estes boatos envolvendo a CASSI me parece um caso clássico de "bode na sala", fazem um pequeno terrorismo, está quebrada, vai fechar, depois sugerem um aumento de contribuição e todos ficam felizes.

    ResponderExcluir
  27. Essas decisões do conselho deliberativo envolvendo remuneração de executivos, assim como, distribuição de SUPERÁVIT, não deveria ter a anuência e aprovação da PREVIC?, se bem que tanto faz como tanto fêz, está todo mundo dominado mesmo, descumpe-me a franqueza.

    ResponderExcluir
  28. Colega Cecilia,
    Será que, se algum Diretor for cedido a algum Sindicato, será remunerado(pelo Sindicato) com as mesmas regalias do BB? E se for trabalhar na Cassi? Se isso acontecer, a Cassi "quebra".
    O BB paga a parte que lhe cabe nas despesas administrativas? O bônus aumentou as despesas.
    O Marcel não representa o patrocinador. Foi eleito pelos associados. Portanto, salvo melhor juizo, não pode ter o mesmo tratamento dado aos cedidos.
    Quanto aos outros, porque o BB os cedeu? Não havia mais espaço para eles na empresa?
    Desculpe, colega, mas a situação não está boa, mas a revolta é grande.

    ResponderExcluir
  29. Prezada Cecília, O chamado "ATIVO PODRE", comentário do colega Rossi, não cabe investigação?
    Parece que tudo acontece devido a falta de transparência, poderíamos basear nas normas da CENTRUS-BACEN, comentário de um colega também, lá os associados participam mais.

    ResponderExcluir
  30. CONSIDERANDO QUE TODAS AS OUTRAS AFABBs DEVAM TOMAR A MESMA PROVIDENCIA DA AFABB-RS, COPIO ABAIXO, MENSAGEM ENVIADA AO SR. RUBENS RODRIGUES COSTA, PRESIDENTE DA AFABB-SP, RATIFICANDO CONVERSA TELEFONICA QUE TIVEMOS HA 3 DIAS ATRAS. POR FAVOR, PUBLIQUEM. OBRIGADO.

    " FAVOR, PARA O URGENTE CONHECIMENTO DO PRESIDENTE, SR. RUBENS RODRIGUES COSTA

    DE: NIVALDO ELIAS DOS SANTOS (ASSOCIADO AFABB-SP)


    SR. RUBENS, CONFORME CONVERSAMOS VIA FONE HA 3 DIAS ATRAS, ENVIO-LHE ABAIXO O COMPROVANTE DA ATITUDE QUE A AFABB-RS ESTAH TOMANDO CONTRA OS ATUAIS DESMANDOS NA PREVI.
    CONFORME TAMBEM COMENTAMOS NAQUELA OPORTUNIDADE, GOSTARIAMOS DE SABER, NOS OS ASSOCIADOS DA AFABB-SP, QUAIS ATITUDES QUE O SENHOR E SUA DIRETORIA TAMBEM TOMARAO A RESPEITO DESSES ASSUNTOS QUE ESTAH ANGUSTIANDO MUITO OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI.
    CONVERSANDO COM VARIOS COLEGAS, CONCLUIMOS QUE AS ATITUDES DEVEM SER BASTANTE INCISIVAS, TAL COMO ESTAH FAZENDO A AFABB-RS, POIS SIMPLES DECLARACOES DE REPUDIO AOS ATOS DOS DIRETORES DA PREVI NAO SURTIRAO EFEITO ALGUM JAH QUE ESSAS PESSOAS NAO ESTAO PREOCUPADAS CONOSCO COMO LHES EH DEVIDO POR OBRIGACAO.
    A NOSSA SUGESTAO, DE ASSOCIADOS, EH QUE NOSSAS ASSOCIACOES REALMENTE RECORRAM A INSTANCIAS QUE OBRIGUEM A ATUAL DIRETORIA DA PREVI A TOMAR ATITUDES QUE BENEFICIEM OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS (JAH QUE ESSA EH A FUNCAO PRIMORDIAL DO FUNDO DE PENSAO) E DEIXEM DE ADVOGAR EM CAUSA PROPRIA, PREOCUPANDO-SE SOMENTE COM O ENRIQUECENDO FINANCEIRO DE SEU QUADRO ADMINISTRATIVO E SEUS DITOS "EXECUTIVOS".
    POR FAVOR, SE PUDER NOS ENVIAR, POR MEU INTERMEDIO, ALGUMA INFORMACAO DA AFABB-SP, EU AGRADECO MUITO, POIS TEMOS UM GRUPO DE APOSENTADOS QUE SE REUNIRA NO DIA 23 DE AGOSTO (SABADO) EM MINHA CASA PARA DEBATERMOS TODOS OS ASSUNTOS PERTINENTES.
    OBRIGADO PELA ATENCAO QUE POSSA NOS DISPENSAR,
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS
    TEL. (11) 9.7271.4104 / E-MAIL: craureli@uol.com.br

    AFABB-RS - ATITUDE TOMADA E MUITO APLAUDIDA PELOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI:

    quinta-feira, 14 de agosto de 2014


    AFABB-RS repudia os Bônus



    A AFABB-RS, em reunião de Diretoria realizada em 13.08.2014, decidiu, com relação à PREVI, o seguinte:

    1º - Pedir maiores esclarecimentos a respeito do pagamento da remuneração variável à diretoria, tendo em vista que a nota divulgada no site da entidade é confusa e omissa.

    2º - Manifestar repúdio com a utilização do voto de minerva pelo Presidente do CD, representante do patrocinador, para beneficiar diretores oriundos do BB, decidindo em causa própria, em flagrante conflito de interesses.

    3º - Manifestar inconformidade com a falta de transparência da PREVI, contrariando normas da Previdência Complementar, não levando ao conhecimento dos participantes, de maneira clara, a política de remuneração da diretoria do fundo de pensão.

    4º - Manifestar sua indignação pelo fato desse pagamento dos bônus ter sido ordenado no momento em que os participantes amargam a perda do BET e o retorno das contribuições.

    5º - Manifestar seu entendimento de que esse pagamento deve ser bloqueado, porque contraria o equilíbrio do fundo e está baseado num fundamento equivocado de que fundo de pensão sem fins lucrativos é igual à instituição financeira. Dessa forma, se o pagamento for legal – o que não parece - no mínimo ele é imoral, porque fere princípios éticos.

    6º - Manifestar sua convicção de que os diretores eleitos de maneira nenhuma devem aceitar esses bônus, pois não possuem a aprovação, expressa nem tácita, dos participantes.

    7º Manifestar que lamenta que a diretoria da PREVI não tenha debatido um tema tão controvertido com os participantes, em suas andanças pelo país por ocasião da apresentação dos números do balanço e do relatório da gestão.

    Porto Alegre, 14 de agosto de 2014



    A Diretoria



    ResponderExcluir
  31. COPIA DE CORRESPONDENCIA ENVIADA A DAN CONRADO, VIA SEDEX:

    "SR. DAN CONRADO,
    SUA MENSAGEM NO SITE ASSIM COMO DE TODOS VOCES AIH DA PREVI, TAMBEM EH COMPLETAMENTE CHEIA DE "MEIAS VERDADES". OQUE ESTAH DEIXANDO OS VERDADEIROS DONOS DA PREVI, APOSENTADOS, FUTUROS APOSENTADOS E PENSIONISTAS ENOJADOS EH A GRANDE IMORALIDADE DE SUA DIRETORIA EM DEIXAR OS QUE VERDADEIRAMENTE DEVERIAM SER BENEFICIADOS (APOSENTADOS E PENSIONISTAS) EM SITUACAO DE MISERIA COM A RETIRADA PREMATURA DO "BET" E A VOLTA DO RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUICOES MENSAIS, COM A MENTIROSA ALEGACAO DE "DEFICIT" E AO MESMO TEMPO, COM FESTAS EM CAMBORIU, APROVANDO BONUS MILIONARIOS AO SENHOR E SEUS "AUXILIARES", CUJOS ENRIQUECIMENTOS FINANCEIROS ESTAH MUITO CLARO. ISTO EH UMA IMORALIDADE QUE NAO TEM TAMANHO. NOS, IDOSOS, ESTAMOS DE "CHAPEU NA MAO" PEDINDO DINHEIRO EMPRESTADO A PREVI (O RIDICULO EMPRESTIMO SIMPLES QUE NEM TODOS PUDERAM TIRAR) E RECORRENDO A AGIOTAS PARA PODERMOS SO-BRE-VI-VER. SIM, SENHOR, SOBREVIVER. ENQUANTO ISSO UMA DUZIA DE VOCES AIH DA DIRETORIA E SEUS "EXECUTIVOS" ESTAO "SACANDO" BONUS MILIONARIOS DO FUNDO POIS ISSO "EH LEGAL", AMPARADO POR "LEIS COMPLEMENTARES" SABIDAMENTE TAMBEM IMORAIS. O SENHOR E SEUS PARCEIROS NAO TEM VERGONHA DISSO? EH LOGICO QUE NAO. O IMPORTANTE EH ENGORDAR SUAS CONTAS BANCARIAS QUE GARANTAM TRANQUILIDADE PARA SUAS VIDAS E SEUS DESCENDENTES.
    SOH FALTA O SENHOR DIZER PARA OS IDOSOS MISERAVEIS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI: "SE VOCES NAO TEM PAO, COMAM BRIOCHE", FRASE MUITO CONHECIDA DA PRE REVOLUCAO FRANCESA, QUANDO A CORTE SE BANQUETEAVA ENQUANTO O POVO CACAVA RATOS PARA SE ALIMENTAR. A IMAGEM EH A MESMA, O QUADRO EH O MESMO.
    COERENCIA EH O QUE OS SENHORES PROPOSITADAMENTE NAO TEM. IMORALIDADE ENTRETANTO ESTAH SOBRANDO PARA TODOS VOCES. EH LOGICO QUE UM BONUS DESSA MAGNITUDE E AINDA RETROATIVO A DOIS ANOS ATRAS OS DEIXARAH MAIS RICOS. PARABENS! FACAM O SENHOR, SEUS "AUXILIARES" E SUAS RESPECTIVAS FAMILIAS BOM PROVEITO DESSE DINHEIRO. POREM, FAZEMOS VOTOS QUE DEUS, A CADA MOMENTO DE SEUS "FESTINS COM ESSE DINHEIRO" COLOQUE EM SUAS MEMORIAS A NOSSA SITUACAO DE PENURIA.
    SOMOS IDOSOS MAS NAOS SOMOS IDIOTAS. SABEMOS MUITO BEM PARA QUEM A PREVI EXISTE NOS ULTIMOS 12 ANOS, COM TODOS ESSES "ACERTOS LEGAIS" QUE VISAM SOMENTE UMA MAO DE DIRECAO: O INTERESSE DOS QUE ESTAO NO PODER."
    NIVALDO ELIAS DOS SANTOS - MATR. 7.578.360-6

    ResponderExcluir
  32. Cara colega Cecília,

    Conclusão: o PSDB extinguiu o Corpo Social e instituiu o voto de Minerva e o PT os manteve com o fim de tirar proveito e ainda criou a res. 26.
    PSDB = PT = farinhas do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  33. Infelizmente, somos muito poucos interessados em política, no universo da PREVI. Isto é lamentável, ficamos malhando o Dan Conrado, o Marcel, os diretores nomeados pelo patrocinador, esquecendo que são meros marionetes, que venderam sua dignidade a troco de salários milionários, e que não têm autonomia para fazer coisa alguma, acho que até para ir ao banheiro pedem permissão ao Banco do Brasil. A única solução para tirar estes incompetentes é política, é chutar o PT do governo.

    Em uma postagem anterior, ainda quando a Dilma era franca favorita, escrevi que não achava que a eleição estivesse decidida, que o cabo eleitoral Imponderável da Silva poderia dar as caras. Infelizmente, isto ocorreu de forma trágica. Neste momento, o cenário político está como o recinto dos terminais de atendimento de um banco, que está sendo assaltado, e que é liberada aquela cortina de fumaça, não se enxerga um centímetro à frente do nariz.

    Para termos uma idéia do que vai ocorrer, é fundamental a decisão do PSB em relação a seu candidato a Presidente. O ex-presidente Lula solicitou uma reunião com os dirigentes do partido, certamente pedindo para que não apresentem candidato, e apoiem a reeleição da Dilma; se isto ocorrer, provavelmente a eleição será decidida no primeiro turno, e a presidenta será a favorita. Todavia, acredito que o PSB não tem outra saída a não ser lançar Marina Silva como candidata, pois seus candidatos a governador, senador e deputado precisam de um forte puxador de votos para se elegerem, além de que qualquer outra solução pareceria, para o eleitorado, uma traição a Eduardo Campos.

    Tendo Marina, Aécio e Dilma como candidatos, como ficaria a situação? Marina deve perder alguns votos de Eduardo Campos, são os conservadores que deverão passar a apoiar o Aécio, mas deverá ganhar votos de evangélicos que estão apoiando o pastor Everaldo, também tirará votos da Dilma, mas, principalmente, deverá ganhar o apoio de muitos eleitores indecisos que não se identificam com os candidatos atuais; meus netos estão entusiasmados com a eventual candidatura dela. Além disso, a forte comoção provocada pela morte de Eduardo Campos poderá atuar a favor dela.

    Acredito que não há mais favoritos, qualquer um dos três pode se eleger. Não seria uma jogada de mestre do destino, se o sacrifício de Eduardo Campos ajudasse Marina ser eleita, quebrando de vez o rodízio no poder da drupa PSDB/PT, que tanto nos infelicitou, e realmente provocasse mudanças neste país?

    Vejam bem, tudo que escrevi é chute de bêbado com os olhos vendados.

    ResponderExcluir

  34. Muitos fazem ressalvas a uma eventual candidatura de Marina Silva à presidência, chegam a dizer que ela só entende de floresta amazônica. Não é necessário ser um gênio para se fazer uma boa administração, a condição essencial é ter humildade e formar uma equipe muito competente. Neste quesito, estamos hoje no pior dos mundos, temos uma presidenta que nada sabe, cercada por auxiliares medíocres e subservientes. Bill Clinton, quando se elegeu Presidente dos Estados Unidos(1993/2000), era ex-governador do Arkansas, uma espécie de Maranhão lá deles, sua especialidade era dar uns amassos nas estagiárias. Apesar da pouca experiência, formou uma excelente equipe de governo, o resultado foi que, em seu mandato, os Estados Unidos tiveram o maior período de crescimento econômico desde 1945, e o país, em seus oito anos de governo, não se envolveu em nenhuma guerra.

    ResponderExcluir
  35. Acredito que a colega Cecilia, por ser titular da DIRAD, esta impedida, por motivos óbvios, de manifestar-se a respeito do bônus, ou, como prefere o presidente da PREVI, a "remuneração variável". O sr. Dan Conrado fala em artigo no site da PREVI que existe um "foco" composto por alguns descontentes. Esquece-se ele que a grande maioria dos assistidos, por falta de conhecimento, nem comparece às eleições. É preciso que a PREVI chegue com transparência a todos eles. Aí, com certeza, outras manifestações irão acontecer. E, com certeza, não serão a favor desse benefício adicional aos dirigentes.

    Luiz Faraco - Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
  36. Cara Cecilia Garcez, li no Clipping da Anabb, a noticia do BONUS aos Diretores da Previ, sendo citada a epoca das vacas magras, etc. Favor lerem, se possivel e por favor, Cecilia, se puder publicar. A noticia consta como a data de 17/08/14. Tudo de bom . Aposentado do Parana. obs- noticiado em 19/08/14, Site da Anabb, Setor Clipping.

    ResponderExcluir
  37. SITE DO PSDB POSTA EM SEU SITE A NOTICIA DO FESTIM NA PREVI. ACOMPANHEM:

    "Home
    O Partido
    Imprensa
    PSDB que faz
    Filiados
    Links
    Downloads
    Biblioteca
    Fale Conosco
    PT garante bônus para caciques da Previ
    19 de agosto de 2014 Email Share
    Banco-do-Brasil-Foto-George-Gianni-1Em razão da má rentabilidade de seus ativos no ano passado, a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) suspendeu este ano o pagamento de um benefício, o BET (Benefício Especial Temporário), e voltou a cobrar contribuições de seus participantes. Apesar disso, os diretores da instituição decidiram conceder a si mesmos um bônus de R$ 500 mil, retroativo a 2011.
    O descalabro é mais uma prova da péssima gestão que o PT adota nas empresas públicas, com medidas ideológicas que favorecem alguns poucos – em geral pessoas ligadas ao partido – e prejudicam muitos.
    Mas o que o PT tem a ver com essa decisão da Previ? É simples. O conselho da Previ é composto por um presidente e seis conselheiros, dos quais três são eleitos pelos funcionários do BB e três são indicados pela diretoria do banco, ou seja, pelo governo. Os três conselheiros eleitos pelos funcionários votaram contra esse bônus milionário. Os três indicados votaram a favor. A decisão pró-bônus, então, foi tomada com o voto de minerva do presidente do conselho, também indicado pelo governo. Mais especificadamente pelos caciques do PT, que aparelharam não só o Banco do Brasil, como também as demais estatais que deveriam pertencer a todos os brasileiros.
    A insatisfação com a influência do PT na entidade é muito grande. Pela primeira vez em 14 anos, a facção majoritária do Sindicato dos Bancários, ligada ao partido, perdeu uma eleição para a diretoria e os conselhos.
    Todo bônus deve ser atrelado ao desempenho dos diretores que vão recebê-lo. Isso torna o caso da Previ ainda mais escandaloso. Porque o desempenho no ano passado foi pífio, com um buraco de R$ 4 bilhões, obrigando a instituição a suspender o BET e a voltar a cobrar contribuições dos participantes. Estas estavam suspensas desde o superávit registrado pela Previ em 2010. E o BET vinha sendo pago desde a mesma época para 118 mil funcionários e pensionistas do banco.

    ResponderExcluir
  38. sergio luiz romagnoli machado21 de agosto de 2014 às 12:06

    É preciso repetir, Á EXAUSTÃO:

    O Bonus pode ser legal mas não é MORAL.!
    Quer que eu desenhe ????

    ResponderExcluir

Poste seu comentário