sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Previ por dentro

Caros Colegas,

Realmente para quem está com o filme totalmente queimado junto a maioria dos funcionários do BB e os aposentados, como é o caso do grupo ligado à CONTRAF-CUT, que ainda não se recuperou da perda nas eleições da Previ de 2014, tem é que achar brechas para me atacar. Estão espalhando um boato tanto na Previ, quanto por email (UnidadeBB), o mesmo utilizado na campanha eleitoral da Previ pela Chapa 4, de que eu estaria acabando com a lógica dos cargos da Previ serem ocupados por funcionários cedidos pelo Banco do Brasil e que estaria propondo que os mesmos fossem contratados no mercado.
Na minha vida profissional no Banco, como gestora, sempre pautei pelos preceitos técnicos e pela transparência nas ações e no relacionamento com as pessoas que eu convivia.

Quando assumi na Previ fiz algumas mudanças na minha área, disponibilizando alguns gerentes ligados a gestão anterior com o objetivo de formar uma equipe mais técnica e que tenha condições de atender às expectativas de nossos clientes internos, bem como aos verdadeiros donos da Previ, os associados. O objetivo é fazer uma gestão de excelência, já que a área administrativa estava sem direcionamento adequado.

Existe uma demanda do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva de rever a política de pessoal e o convênio de cessão de funcionários da Previ. Essa revisão foi adiada por 5 vezes na gestão anterior. Assim que assumi me debrucei sobre o assunto e tenho trabalhado pessoalmente com a equipe da área de RH, no intuito de acelerarmos o processo.
Para quem não conhece a Previ internamente, fica muito fácil falar. A gestão da Previ não é simples, pois é uma empresa complexa, responsável pela administração do nosso patrimônio. Nós, diretores, somos facilitadores dessa gestão, quem entrega resultado é o grupo de funcionários. Precisamos ter técnicos competentes para que a gestão atenda aos interesses dos seus donos, os associados. Principalmente se considerarmos que os funcionários cedidos pelo BB são também donos da Previ, já que são participantes e isso faz toda a diferença. Eles estão fazendo a gestão do seu plano e suas ações se refletirão no futuro na hora de receberem seus benefícios de aposentadoria. Diferentemente, de funcionários contratados no mercado que não teriam essa relação de dono perante sua empresa.
Em relação às questões políticas e outras de interesse direto dos associados, é responsabilidade dos eleitos estarem pautando e colocando em discussão cobrando uma solução por parte do patrocinador, o que estamos fazendo desde a nossa posse.
Pessoal qualificado, gestão eficiente. Defendo isso com unhas e dentes. Se eles não fazem isso na área em que atuam, é outra questão. Os associados têm que cobrar, pois isso acaba interferindo na forma como atendem às demandas dos colegas.


Quero deixar bem claro que as mudanças que serão propostas na política de pessoal serão para desvincular os diretores estatutários dos demais profissionais, principalmente porque houve uma ruptura em relação ao Plano de Cargos e Salários que rege a maioria dos funcionários do Banco. Em nenhum momento passou pela nossa cabeça devolver os funcionários para o Banco e contratar no mercado. Quem está dizendo isso e levando pânico aos colegas que trabalham na Previ está usando de maledicência. Pretendo, pelo contrário, reforçar a área de RH para que os técnicos sejam valorizados para se sentirem motivados, proporcionando um bom atendimento às expectativas dos verdadeiros donos da Previ, os associados, onde eles também se encaixam.

39 comentários:

  1. Cara Senhora,

    Gostei de sua posição.
    Chega de cabides de emprego, tão defendido pelos maus sindicalistas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. CECÍLIA,
    Boa tarde,
    FAVOR PUBLICAR ESTE COMENTÁRIO:


    ELEITOS: DÉCIO - CECÍLIA - CARVALHO

    Esperemos com todas as 09 letras que esta palavra tem, que voces comecem a discutir a volta da suspensão das contribuições e a volta do BET, retroativos a janeiro/2014.
    Mas, é para começar agora, não é depois de amanhã, mês que vem, quem sabe ano que vem. É AGORA!!!
    Este post diz exatamente o que penso e mais alguma coisa.
    É próprio dos grandes homens, reconhecer o erro e vir a público consertá-los, muito embora não foram voces os causadores, MAS ISTO VALE PARA SEUS PARES que o fizeram, mas a iniciativa do conserto, pelo menos, cabe a voces, que aliás não esperamos outra coisa.
    Prestem bem atenção: não vivemos em um pais do faz de contas. Tiremos o chapéu para Esperidião Amim, De Gaulle e outros tantos.
    Mas felizmente, DEUS É UM DEUS VIVO E IMORTAL: tudo passa: as coisas boas, mas as ruins também passam.
    Muitas coisas ruins passarão ainda, sem terminar este ano.

    CELSO BERNARDES
    FORMIGA-MG

    ResponderExcluir
  3. Não tenho dúvidas de que o trabalho que a colega tem pela frente é difícil, complexo e exige, em face da atitude dos insatisfeitos que não foram eleitos, abordagem sempre com muita diplomacia.
    O ponto nevrálgico foi bem salientado: não existe razão para que diretor estatutário do BB tenha igual tratamento na PREVI. São entidades com objetivos completamente diferentes, mesmo que as aplicações e investimentos da PREVI venham a resultar em superávit. Afinal esse superávit é que permitirá o realinhamento dos planos sem elevação de contribuições. E, ademais, não vejo porque não se possa, eventualmente, remunerar toda a diretoria executiva com uma mesma taxa de sucesso, se superadas as metas do exercício. As boas administrações também devem ter suas recompensas especiais. Isto não significa que compactuo com uma simples distribuição de bônus por motivos que não se coadunam com os princípios da PREVI.

    Luiz Faraco - Florianópolis-SC

    ResponderExcluir
  4. Cecilia, agora para se defender você teve tempo para mudar o post.
    Por que você não age assim com outras noticias de interesse dos associados, DONOS DA PREVI?
    Favor publicar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. É isto aí, Cecília!!!

    Faça o que tem que ser feito! Sem medo!

    Estaremos contigo!

    Abs.

    Janone

    ResponderExcluir
  7. Diretora Cecilia, muito importante sabermos o que esta acontecendo e as atitudes que a nossa Chapa 3 tem tomado para colocar a Previ novamente em um patamar em que todos nos possamos enxerga-la e que passemos a confiar novamente nos que a administram. Otima explanacao. Muito obrigado.
    Porem Diretora, nos estamos com o chapeu na mao e desesperados com nossa sobrevivencia. Entao, pediria humildemente que a Senhora compreendesse tambem que PRECISAMOS URGENTEMENTE NO MOMENTO salvar as nossas peles. Ha oito meses, desde janeiro, nos altos de meus 70 anos, nao tenho dormido, estou muito triste, com medo e depressivo. Estou tomando 2 LEXAPRO 20 mg por dia para poder suportar os meus dias de pavor. E esse remedio, custa R$ 135,00 cada caixa com 20 comprimidos e o Psiquiatra receita sempre 3 caixas. Entao, somente com essa "muleta" que tem me deixado dopado o dia e a noite tenho que ter disponivel R$ 500,00.
    Isso tudo, eh para contar para a Senhora que os Dados Tecnicos sao importantes, mas para que possamos, todos nos, acompanharmos o trabalho de voces temos que ESTAR ANTES com condicoes de sobreviver, voltar a pagar as contas. Desculpe se minha redacao estah confusa mas espero que a Senhora possa entender que precisamos que voces lutem PRIMEIRAMENTE PARA RESTAURAR NOSSA SITUACAO FINANCEIRA COM A VOLTA DO BET E A SUSPENSAO NOVAMENTE DAS CONTRIBUICOES, COM A MELHORIA DO ES, pois isso sao as nossas necessidades PRIMORDIAIS.
    Confiando em D'us e na Senhora e nos outros Anjos da Chapa 3, solicito que deixem os planos de melhoras administrativas da Previ sobre a mesa, por enquanto e batalhem todo dia, toda hora e a todo minuto para que tenhamos o BET de volta, retroativo a janeiro/2014, tenhamos tambem a suspensao novamente das contribuicoes mensais com a devolucao desses recolhimentos desde janeiro/2014 e consigam uma melhora jah do ES. Pelo que tenho lido nos blogs e pelas noticias, a Bolsa de Valores de S.Paulo tem operado em alta jah a alguns dias e jah atingiu os 59.000 pontos. Sempre foi dito que a Previ voltaria a pensar nos pensionistas e aposentados quando a Bolsa chegasse aos 56.000. Pois entao, a Bolsa estah em 59.000. Por favor, lutem com unhas e dentes PRIMORDIALMENTE por nos socorrer.
    D'us a abencoe e a todos voces da Chapa 3.
    Nivaldo.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo das 15:15 hs.,vai catar coquinho, tu não tens nada a fazer, a tua chapa perdeu a eleição e estás a cutucar a diretora Cecília. Tu achas que ela vai viver só mudando o post, arruma teus amigos para te dar informações. Te manca o cara...

    ResponderExcluir
  9. BOTA ESSA CACHORRADA PETISTA PRA FORA DA PREVI A PONTA PÉS E CONTRATE PROFISSIONAIS DE MERCADO.FORA PT TIRE AS MÃOS DA PREVI PETRALHAS
    CECILIA TO CONTIGO CHUTE ESSES PETISTAS DAI DA PREVI

    ResponderExcluir
  10. Estimada Cecília,

    Parabéns pelo post e pelos estudos com seus 6 gerentes, especialmente do reforço e aceleração na área de RH, na "Revisão da Política de Pessoal" e do "Convênio de Cessão de Funcionários do BB à PREVI".

    Soubemos só após a posse dos novos 3 eleitos diretores que tais assuntos foram adiados por 5 vezes na gestão anterior do Paulo Assunção de Souza, na Dirad. Ficamos contentes com seu afinco e dedicação na descontaminação/desvinculação de diretores/gerentes estatutários no BB dos demais 500 funcionários da PREVI. Parabéns e siga em frente, trabalhando com gente compentente e de confiança dos donos da Previ, seus associados !

    Por oportuno, foi publicado hoje no site da PREVI a participação de 6 Diretores, 26 Gerentes e o Conselho Deliberativo, num workshop para REVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO PARA 4 ANOS (2015 A 2018), objetivando uma gestão mais ativa, mudanças aplicadas na revisão do Plano Estratégico, com boas práticas, definindo qual direção que a gente (quem?) quer para a PREVI, construindo um caminho que a PREVI vai percorrer neste 4 anos, ponderando forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, ajustando o foco de atuação e revisões da missão da PREVI e sua atualização.

    As descrições são bonitas, porém muito vagas, escuras e ambíguas. Para o bom entendimento dos associados é necessário SEPARAR o que querem e o que farão (ou pensam fazer) especialmente para o
    PLANO UM (1), muito rico (R$ 170 bi em ativos) e associados participantes em declínio, cujo futuro já chegou há anos, poucos vislumbrando melhorias para após 2015, com finitude para daqui a poucas 2 ou 3 décadas.

    Gostaríamos de melhorias em nossos benefícios do PB1 JÁ, evitando-se as perdas de 2014 em 24,8% do valor líquido, com o fim antecipado do BET e a volta das contribuições após 7 anos de suspensão.

    Dizem que o BB contabiliza uns R$ 800 milhões em seu balanço, por conta do que receberá no futuro, com o fim do Plano 1 da PREVI!.

    Por último, pela transparência, favor mandar a Gerência responsável publicar no site da PREVI os nosso números do 2º trimestre (ou 1º semestre) deste escabroso ano de 2014.

    Boa semana. Bom trabalho e,

    PARABÉNS pelas publicações.

    ResponderExcluir
  11. concordo plenamente com sua posição e pode contar conosco, não tomaremos conhecimento dos falsos profetas que sempre estão a postos para incentivar a anarquia e o desgoverno;
    - porém os maus profissionais que estão "encostados na PREVI porque se voltassem para o Banco não teriam colocação nem empregabilidade (aliás, palavra que atualmente tem sido ouvida pelos cantos e muito dita pelos maus chefes atualmente no BB) realmente devem ficar preocupados.

    ResponderExcluir
  12. Cecíia,

    Tudo isso que você falou é a pura verdade mas nem sempre é o que as pessoas querem e esperam ouvir.
    Fui no Mourisco dia 20 e fiquei um tanto chateado com - na minha opinião - injustos apupos que você recebeu. Os que quiseram bater palmas se calaram. Eu fui um deles que não me manifestei a seu favor porque aquilo poderia acabar em briga. As vezes penso que é por essa razão que muitos não comparecem a essas manifestações de rua. Quando era mais jovem passei por essa fase e tomei porrada da polícia. Mas agora - com septuagenário - a visão de mundo é diferente.
    No meu blog eu me refiro a você e repeti o que me foi dito por um político de expressão: "Por vezes, em público, devemos falar o que as pessoas querem ouvir. A verdade falamos em círculo restrito."
    É fácil criticar, isso todos fazem. Mas para mudar, a história é muito mais complicada.
    Parabéns por sua trajetória e, por que não dizer, sua elegância.

    Adaí Rosembak

    ResponderExcluir
  13. Cecília, compreendo que gerir a PREVI é complexo. Fico feliz, como todos os eleitores da chapa 3, com sua postura eminentemente técnica. Todavia, devo ressaltar que o quadro de funcionarios da PREVI é demasiadamente inchado, tendo em vista que quem paga são as contribuições dos verdadeiros donos, nós. É justo tal proceder? Não esqueçamos das agruras que muitos aposentados/pensionistas estão passando.

    ResponderExcluir
  14. É Cecília!! Este pessoal é muito oportunista mesmo, querem que a Previ seja um cabide de empregos para os companheiros incompetentes. Ou será que seria para permitirem fazer os investimentos que atendam interesses do governo petista ou grupos ligados à corrupção que rodeiam os atuais governantes federais? Este fim de semana mesmo saiu uma reportagem sobre as propinas oferecidas aos funcionários da PETROS com vistas a investirem em títulos da Industria de Metais do Vale. Segundo a reportagem, o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa, preso durante a operação Lava Jato da Polícia Federal informou que funcionários da PETROS receberam propina para facilitar o negócio. Este advogado é suspeito de ser um testa de ferro do doleiro Youssef. Segundo a reportagem, o negócio resultou em um saque em dinheiro de R$ 500 mil (seria alguma coincidência este valor com algum bônus na Previ??) que teriam sido divididos por cinco pessoas, entre elas dois diretores da PETROS.
    Por essas questões, não há como não colocar na PREVI, pessoas técnicas que estejam realmente preocupadas com nosso fundo de pensão. Nossa primeira linha de defesa são os funcionários que detém ilibada reputação e conhecimentos técnicos na condução dos negócios da PREVI. Confiamos que você e sua chapa serão os responsáveis por esta virada na administração tão desleixada da PREVI nos anos geridos por este grupo. Força e Coragem nesta transformação!!!

    ResponderExcluir
  15. Cecília, eu acho que com o lançamento do blog da chapa 3, vocês terão mais tempo para trabalhar e serem menos cobrados pelos mais "aflitos". O que está faltando para este lançamento tanto aguardado?

    ResponderExcluir
  16. Cecília Garcez,

    Acabei de colocar uma nota em meu blog em que dei uma resposta a uma pergunta sobre a razão porque eu não a defendi no Mourisco quando foi vaiada.
    Merece ser lido até por outros companheiros.
    O blog é ADAIROSEMBAK.BLOGSPOT.COM.BR.

    ResponderExcluir
  17. Prezada Cecília, o colega Nivaldo das 17:48 do dia 22 merece muito a sua atenção bem como o Décio e o Carvalho, nossa tábua de salvação agora, veja bem, ninguem na situação minha e do colega Nivaldo, SOBREVIVERÁ ATÉ NOVEMBRO sem que haja uma medida de emergência, estamos mendigando desde janeiro quando perdemos o BET e enfrentamos a cobrança das contribuições, enquanto aguardamos em vão a dilatação do ES. Todos afirmam que somos em torno de 3000 os que não conseguiram renovar o ES, então porque não fizeram nada por nós já que somos tão poucos? A situação é de miséria mesmo e ninguem acredita, só temos dívidas e uma folha dia 20 de um salário mínimo líquido o bruto fica 80% retido , isso não é vida , prezada Cecília, dei meu suor e todas as minhas forças pelo Banco do Brasil, não mereço ser tratada assim, peço-lhe, façam o que está ao alcance de voces, por exemplo, disponibilizar a RMI-PREVI administrativamente para que não precisemos fazê-lo judicialmente seria melhor para todos.Espero qualquer manifestação sobre a nossa situação de ENDIVIDADO.grata

    ResponderExcluir
  18. Cecília, INFELIZMENTE tudo na vida é política... você foi votada e bem votada, portanto, é bom que sempre mantenha alguma nova informação no seu blog. três, quatro linhas.
    Aposentados estão ansiosos e aflitos. Não custa nada, todos os dias colocar alguma postagem!!! É uma maneira muito eficiente de municiar aposentados/pensionistas e minar os adversários do nosso grupo que veio pra desbaratar as coisas ruins dessa nossa PREVI. Estão preocupadíssimos com essa nova fase dos verdadeiros donos berrarem aos quatro cantos como andam as coisas por aí. Pra cima das coisas erradas e mais benefícios pra essa turma do lado de cá.

    ResponderExcluir

  19. Os velhos dinossauros, como eu, o Doutor Medeiros, o Aristophanes, e vários outros, lembramos o tempo em que o Banco do Brasil utilizava a “conta-movimento”. Era um eficiente sistema de repasses de recursos, o governo determinava os programas econômicos que queria executar, o Banco liberava os recursos e debitava a conta do Tesouro.

    Surgiu, agora, a “conta-movimento” estilo PT. Em seu desespero para incentivar o crescimento da economia, que está estagnada, temendo perder votos, o governo determinou aos bancos oficiais, Caixa Econômica, BNDES e Banco do Brasil que libere dinheiro para incentivo do consumo via crédito(mais endividamento do povo, isto não vai acabar bem). O problema é que o Tesouro não está pagando aos bancos o numerário liberado, criando um imenso passivo, que também não vai terminar bem.

    ELEIÇÕES 2014

    A presidenta Dilma está baseando sua propaganda de televisão no auto-elogio, eu fiz isto, eu fiz aquilo, o Lula começou, eu terminei, eu, eu, eu, Lula, Lula, eu, eu, eu... e pasmem, doze anos depois, ainda fala em herança maldita, “estou sendo atrapalhada pelo que não foi feito em governos anteriores aos do PT”. Só falta acrescentar “e então, onde só existia o caos, eu criei o Brasil” Se insistir nesta linha em toda a campanha, pode ser um tiro no pé. Pesquisas mostram que o povo, mais que grandes obras, quer esperança. Talvez isto beneficie a Marina Silva.

    ResponderExcluir

  20. Cecília,

    A suspensão das contribuições (somente para aposentados, pois é surrealista aposentar sem contribuir) tem duplo efeito:
    aumenta o benefício líquido e aumenta a margem consignável para renovação do ES.

    Vocês podem começar por aí.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. tarcisio augusto bulhoes martins24 de agosto de 2014 às 10:10

    Anônimo das 17:48. Voçe disse tudo..... só que eu sugiro que anônimo das 15:15 vá catar coquinhos na ladeira... e vê se consegue. Tarcísio.

    ResponderExcluir
  22. Prezada colega Cecília

    Pensando a respeito deste assunto, existem alternativas viáveis para se reformar a atual Política de Recursos Humanos da PREVI, no tocante à ocupação de cargos comissionados, sem vincular suas remunerações às percebidas quando de suas atividades no Patrocinador.
    Outrossim, se a preocupação é manter a “prata da casa” ocupando tais postos, sem a necessidade de equiparação de remunerações, a mesma alternativa que penso também é viável.
    Tal alternativa seria a de selecionar colegas exclusivamente já aposentados, pelos mesmos processos de seleção em vigor.
    Pensem na quantidade de gerentes e técnicos que estão se aposentando agora, ou se aposentaram recentemente. Ou naqueles que se aposentaram não tão recentemente mas que permanecem com suas competências e experiências profissionais intactas. Pensem bem ainda nas suas capacidades laborativas, muitos com apenas 55, 60 ou pouco mais de idade.
    Pois bem, recrutando quadros neste manancial de talentos, sem vinculação ativa junto ao Patrocinador uma vez que já são aposentados, a PREVI não teria a necessidade de equiparação salarial com os empregados dele, e manteria a “prata da casa”. Pensem também que os funcionários da ativa no Patrocinador ainda vão adquirir o “status” de associado da PREVI, enquanto que os aposentados já os tem. Motivação maior de preservação de “sua espécie”.
    Outra questão que julgo relevante é a de que os funcionários da ativa do Patrocinador são cedidos à PREVI. Logo, a qualquer tempo, e atendendo a diversos interesses que nem sempre se coadunam com os interesses dos associados, eles podem ser novamente transferidos para o Banco do Brasil, ao passo que os aposentados não. E esta relação dos cedidos, confesso, provoca em mim muita desconfiança. Faz parte de nosso movimento de luta, também, o restabelecimento das prerrogativas de nosso corpo de associados de comandar nossa PREVI, prerrogativas estas cassadas pela intervenção ditatorial ocorrida e de triste memória.
    São estes os meus pensamentos. E tenho plena convicção que é possível sim encerrar tal convênio com o Patrocinador, mantendo as nossas “pratas da casa” sem necessidade de equiparações salariais entre Entidades com finalidades completamente diferentes.
    Tema para debate entre nossos pares e representantes.

    ResponderExcluir
  23. Cara Cecília, temos várias lutas pela frente, com a PREVI, mas duas , tenho a certeza que por ser matéria de fácil compreensão e que já motivo de devolução de contribuições em acordos de superavits anteriores - 1) Suspensão das contribuições para quem completar mais de 360 meses. 2)Devolução do excedente das contribuições. Entendo , quanto ao empéstimo simples, aumentar valor não adianta, e sim baixar a prestação, com o prolongamento de meses, pois se continuarmos aumentado o empréstimo, a bola de neve, só aumenta.

    ResponderExcluir
  24. Prezada Cecília, acho que o RH da PREVI deveria contratar uma porcentagem de aposentados porque só depois que se aposenta é que se toma conhecimento dos reflexos da aposentadoria, vemos todos os dias aqui nos blogs aposentados com idade avançada e com incrível capacidade de discutir qualquer assunto relacionado, imagine meia dúzia desse pessoal trabalhando lá dentro? poderia até alertar a diretoria sobre falhas técnicas que todos sabemos a PREVI vem cometendo, uma elas recente foi a reestruturação do ES com aquela tabela "impossível", caso típico de imperícia. Acho que isso deveria ser um "direito" ter alguem como nós lá dentro para trabalhar com os diretores eleitos.Pense nisso por favor.

    ResponderExcluir

  25. Cara colega Cecília,

    Texto I

    Muito bom dia, domingo e os quatro anos de muito sucesso. O sucesso é 1% de inspiração e 99 % de transpiração. Eu incentivo o seu caminho e vamos festejar na reeleição de paz e amor para você, não só na Cassi como na PREVI.

    A vaia que não colocaria no ar, foi vaia orquestrada. Talvez erro meu, mas não publicaria nada e que me desculpe o Medeiros.

    Medeiros poderia se prontificar a fornecer-me a gentileza ou você mesmo, sobre quantos por cento a PREVI possui no Capital Social da AMBEV, FRIBOI, OAS, onde já lhe perguntei e nada. Assim o blog enfraquece. São os maiores patrocinadores do PT e do PSDB, não é por nada, é só para dizer que não somos nem um pouco desinformados como eles pensam.

    Nesta VITÓRIA próxima da CASSI, devemos defende-la, pois já a querem doá-la e repartí-la. Vamos festejar também com a da PREVI, quero tudo do bom e do melhor nas festividades e que não seja em Hospital a posse, só fazendo parte os aposentados e pensionistas e os da ATIVA, sem falsos colarinho branco. Esses serão menosprezados por nós, após as formalidades legais que serão num lugar lindo!!! ou até num cemitério. Que nos cotizemos, e até irei beber e muito, isto é para a Cassi e para PREVI quero deleitar. Não bebo e não fumo.

    A sala é sua, nós a colocamos ali não à toa, nem tampouco Jesus. Tenha fé, forças e coragem e quem manda na sala e em suas atitudes é você. Não deves hierarquia a ninguém guardadas suas devidas proporções de educação o que só estou falando pois : pois faça o que falo e não faça o que eu faço. Muita coisa vai acontecer, estamos esquentando os motores.

    ELES fazem a hierarquia salarial que para mim não significa nada pois nunca colocaram um ovo cozido na minha cozinha. Entenderam filhos apadrinhados...

    Diante dos fatos, "eu" se os recebesse em minha casa poderia lhe dar um ovo mais antigo, mas prontinho, bem cozido, "entendeu", e para um pobre que faz um PRONATEC, que não sabe somar e fingem que ele aprende e que os professores ensinam, salvo algumas poucas exceções, deixaria abrirem minha geladeira e comerem o que há de melhor.
    Dinheiro pelo ralo, e para quem não precisa... Tenho certeza do dueto PMDB e PT em São Paulo. O SENAI está nas mãos de quem ? Paulo Skaf

    Dobradinha PT/PMDB em São Paulo,

    ResponderExcluir
  26. Texto 2

    que vergonha, Paulo Skaf não teve coragem de dizer que votaria em Dilma no debate e sim no vice Michel Temer, tenho pena do povo ignorante. Não atacou “ educadamente” que eufemismo, José Padilha nem tampouco este ao Skaf. Brizola estava certo, nunca tive dúvidas, a saída de tudo está na EDUCAÇÃO. Dilma tira votos Skaf ?

    A providência Divina de Geraldo Alckimin fê-lo adoecer foi ótima ou caso estratégia política muito boa.

    EDUCAÇÃO BÁSICA em primeiro lugar, mas não deixem fazer através da ortografia que LULA tentou impor. Para estes do PRONATEC que LULA não querem fazê-los pensarem, deixaria abrir a "minha" geladeira e tirar o "meu"melhor provimento se assim merecesse.
    O déficit da PREVIDÊNCIA é oriundo do BOLSA FAMÍLIA, SEGURO DESEMPREGO, para receberem tem que fazer o curso, uma afronta que vai contra a Constituição Federal e o próprio PRONATEC.

    O "eu" é para dizer que não é esquizofrenia e sim que penso, e penso muito e me resguardo, muito mais do que o GRANDE VENCEDOR EDUARDO CAMPOS, ESTADISTA, não porque morreu. Marina ceda qualquer vontade pessoal e siga um GURU do bem, como Medeiros, que falha ainda como “eu”, mas talvez porque sou mais novo, adoro política. Duvido disso não pela idade e sim pelo salto na posse, meu GUERREIRO. Penso logo “EU” EXISTO.

    Querem tirar a nossa vontade de agir, a nossa família, o nosso "EU", a nossa criação de filhos. Olhe digo aqui em alto e bom som, ninguém, ninguém tiraria minha EDUCAÇÃO para com meus filhos. O exemplo fale mais que mil palavras. Vocês têm certeza que educam. Quem continua casado, quem possui amante, o que seus filhos são: EMPRESÁRIOS com elisão fiscal. Isso é tática barata, e de gente que aprendeu na DITADURA e querem repetir igual papagaio.

    LULA o letrado, o bondoso, o do povo, que vetou a quebra do FATOR PREVIDENCIÁRIO que tanto criticou na era FHC e nada fez.

    O povo viu quem tergiversou ontem na disputa para Governante de São Paulo transmitida pela BAND. Não respondia uma, só falava do passado. O passado é preto para todos, deixem ele para lá.
    FHC cortou o teto de 20 SM para 10 SM, LULA, cortou o teto de 10 SM para 7 SM.
    Eu não gosto da voz do LULA. Papai do céu sabe o que fez, o que faz, e o que fará.

    A Presidente, se fosse para você Cecília, MUSA DA PREVI, seria Presidenta. Dilma disse em alto e bom som que não vai acabar com o FATOR PREVIDENCIÁRIO, pensa que vai ganhar no Nordeste, a casa caiu, estou fazendo apostas.

    O FUTURO A MARINA PERTENCE.
    Que assim seja.

    "Eu" na minha empresa caso a possuísse, nunca deixaria de lhe pagar R$ 1.000.000,00 por mês, e não pagaria R$ 0,001 centavos a tantos que se locupletam do cargo.

    Olhe, os vejo com total indiferença, não valem a metade do que eu valho. Esse termômetro é tirado do Gerente de Contas sem padrinhos políticos (porque não me vendo), e ver uma "GRANDE GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO PETISTA MANDAR NUM GERENTE GERAL" não são todos. Lembro-me do Rodrigão e do Fred, quem lê saberá qual agência estou falando, ela ficava miudinha.

    ResponderExcluir
  27. Texto III

    A resolução 26 não cai mas a resolução ou súmula do TST 288 caiu tirando-a sua competência transferindo-a para a Justiça Civil.

    O FATOR PREVIDENCIARIO no qual o jurista José Afonso da Silva foi contra disse: é um contrato que faz LEI entre as partes. Disse LEI, maior que resolução, na qual não pegaria os que já se encontravam no sistema.

    Outros juristas ligados aos interesses governamentais veio com a EFICÁCIA E EXEQUIBILIDADE,
    erro brutal, mas enfim...

    Disseram para ela que já ganharam, quem ganha é Marina Silva de lavagem com o fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO, com mil desculpas ao Senador Paim, que terá que buscar outra fala de gaúcho, e outra bandeira.

    Aconselho Marina de deixar seu STAFF sossegado e escolher os seus melhores, e deixa-los num ponto, e viajar em avião de carreira cada dia num , TAP, GOL, etc, e marcação em cima da hora. Pombo pode defecar em nós como entrar em turbina de avião. Quanto ao Geraldo Alckmin veja se foi enxofre, hidrocarbonetos, ou alimentos envenenados de “agrotóxicos”.
    Cuidado, tudo vai se acalmar, e quero ver depois a Presidenta Marina sacudindo este país de prosperidade, mesmo do jeito que pegar.
    Cecília eles estão perdidos, não quero falar assim, estão jogando tudo ou nada. Chegou a nossa hora. É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima os gênios.
    “...Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade...” Winston Churchill.
    Valim.
    OBS: Conte comigo sempre, pois até aqui acredito no seu grandioso trabalho.

    Dobradinha PT/PMDB em São Paulo, que vergonha, Paulo Skaf não teve coragem de dizer que votaria em Dilma no debate e sim no vice Michel Temer na chapa de Dilma presidente, tenho pena do povo ignorante. Não atacou “ educadamente” que eufemismo, José Padilha nem tampouco este ao Skaf. Brizola estava certo, nunca tive dúvidas, a saída de tudo está na EDUCAÇÃO. Dilma tira votos Skaf ?

    ResponderExcluir
  28. Texto 4

    A providência Divina de Geraldo Alckimin fê-lo adoecer, foi ótima ou caso estratégia política muito boa.

    EDUCAÇÃO BÁSICA em primeiro lugar, mas não deixem fazer através da ortografia que LULA tentou impor. Para estes do PRONATEC que LULA e DILMA não querem fazê-los pensarem, deixaria abrir a "minha" geladeira e tirar o "meu"melhor provimento se assim merecesse.
    O déficit da PREVIDÊNCIA é oriundo do BOLSA FAMÍLIA, SEGURO DESEMPREGO, para receberem tem que fazer o curso do PRONATEC, uma afronta que vai contra a Constituição Federal e o próprio PRONATEC.

    O "eu" é para dizer que não é esquizofrenia e sim que penso, e penso muito e me resguardo, muito mais do que o GRANDE VENCEDOR EDUARDO CAMPOS, ESTADISTA, não porque morreu. Marina ceda qualquer vontade pessoal e siga um GURU do bem, como Medeiros, que falha ainda como “eu”, mas talvez porque sou mais novo, adoro política. Duvido disso não pela idade e sim pelo salto na posse, meu GUERREIRO. Penso logo “EU” EXISTO.

    Querem tirar a nossa vontade de agir, a nossa família, o nosso "EU", a nossa criação de filhos. Olhe digo aqui em alto e bom som, ninguém, ninguém tiraria minha EDUCAÇÃO para com meus filhos. O exemplo fala mais que mil palavras. Vocês me respondam: Quem continua casado, quem possui amante, o que seus filhos são: EMPRESÁRIOS com elisão fiscal. Isso é tática barata, e de gente que aprendeu na DITADURA e querem repetir igual papagaio.

    LULA o letrado, o bondoso, o do povo, que vetou a quebra do FATOR PREVIDENCIÁRIO que tanto criticou na era FHC e nada fez.

    O povo viu quem tergiversou ontem na disputa para Governante de São Paulo transmitida pela BAND. José Padilha não respondia uma, só falava do passado. O passado é preto para todos, deixem ele para lá.
    FHC cortou o teto de 20 SM para 10 SM, LULA, cortou o teto de 10 SM para 7 SM.
    Eu não gosto da voz do LULA. Papai do céu sabe o que fez, o que faz, e o que fará.

    A Presidente, se fosse para você Cecília, MUSA DA PREVI, seria Presidenta. Dilma disse em alto e bom som que não vai acabar com o FATOR PREVIDENCIÁRIO, pensa que vai ganhar no Nordeste, a casa caiu, estou fazendo apostas.

    O FUTURO A MARINA PERTENCE.
    Que assim seja.

    "Eu" na minha empresa caso a possuísse, nunca deixaria de lhe pagar R$ 1.000.000,00 por mês, e não pagaria R$ 0,001 centavos a tantos que se locupletam do cargo.

    Olhe, os vejo com total indiferença, não valem a metade do que eu valho. Esse termômetro é tirado do Gerente de Contas sem padrinhos políticos (porque não me vendo), e ver uma "GRANDE GERENTE DE ADMINISTRAÇÃO PETISTA MANDAR NUM GERENTE GERAL" não são todos. Lembro-me do Rodrigão e do Fred, quem lê saberá qual agência estou falando, ela ficava miudinha.

    A resolução 26 não cai mas a resolução ou súmula do TST 288 caiu tirando-a sua competência do TST transferindo-a para a Justiça Civil.

    O FATOR PREVIDENCIARIO no qual o jurista José Afonso da Silva foi contra disse: é um contrato que faz LEI entre as partes. Disse LEI, maior que resolução, na qual não pegaria os que já se encontravam no sistema.

    Outros juristas ligados aos interesses governamentais veio com a EFICÁCIA E EXEQUIBILIDADE,
    erro brutal, mas enfim...

    Disseram para ela que já ganharam, quem ganha é Marina Silva de lavagem com o fim do FATOR PREVIDENCIÁRIO, com mil desculpas ao Senador Paim, que terá que buscar outra fala de gaúcho, e outra bandeira.

    Aconselho Marina de deixar seu STAFF sossegado e escolher os seus melhores, e deixá-los o restante num ponto, e viajar em avião de carreira cada dia num , TAP, GOL, etc, e marcação em cima da hora. Pombo pode defecar em nós como entrar em turbina de avião. Quanto ao Geraldo Alckmin veja se foi enxofre, hidrocarbonetos, ou alimentos envenenados de “agrotóxicos”.

    ResponderExcluir
  29. Texto V

    Cuidado, tudo vai se acalmar, e quero ver depois a Presidenta Marina sacudindo este país de prosperidade, mesmo do jeito que pegar, estragado.
    Cecília eles estão perdidos, não quero falar assim, estão jogando tudo ou nada. Chegou a nossa hora. É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima os gênios.
    “...Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade, um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade...” Winston Churchill.

    Valim.

    OBS: Conte comigo sempre, pois até aqui acredito no seu trabalho. Como falarei também para você, ataque e jogue farinha no ventilador. Acredite.

    ResponderExcluir
  30. Saudações cordiais a todos.
    Professora Cecília, digna titular da Dirad, "olhando nos olhos" do caríssimo Nivaldo, da colega(21:19h) e outros mais e, claro, sem a pretensão de responder pela senhora, mas os colegas bateram em porta errada.
    Meus amigos, por favor, não me levem a mal, mesmo porque, eu subscrevo tudo de vocês e me solidarizo, mas está mais do que provado que, pela Previ, a próxima melhoria, eis que obrigatória, já tem data marcada: 1º de janeiro de 2015, com os reajustes dos Benefícios.
    Com isso, meus amigos, afirmo-lhes que, pelo seu exposto, já devem consultar um advogado, pois poderá haver alguma medida que lhes alivie e devolva a dignidade material e saúde emocional.
    No âmbito das Associações, a única que eu sei que examina a Ação das consignações é a Anaplab. Pode haver outras, mas desconheço.
    Grato, Professora e t0enham todos uma boa semana, abençoada.
    PAZ E BEM!

    "Javé será uma armadilha, uma pedra de tropeço. Muitos tropeçarão nela, cairão, se quebrarão, SERÃO PRESOS E CAPTURADOS."
    Isaías 8,11-15.

    ResponderExcluir
  31. Caro colega Juarez,
    A questão de contratar aposentados é a mesma de contratar no mercado, o que precisaria de uma mudança radical na política de pessoal, que não é o que pretendemos fazer. Vamos com calma! Pois isso não vai resolver os problemas na Previ, só os aumentará. Vamos considerar que há mais de 500 funcionários na Previ que precisam ser respeitados, que também são associados, da mesma forma que os aposentados.

    ResponderExcluir
  32. Caro colega Valim,
    A Previ tem participação na Ambev sim e é uma das posições bem líquidas (fácil de vender) e que paga bons dividendos. Em relação à OAS, a Previ, junto com Petros e Funcef é sócia da OAS na empresa Invepar, mas não tem participação direto na OAS. E, graças, não há nenhum investimento na Friboi e, pode ter certeza, que não terá enquanto estivermos lá. A atual gestão tem mostrado, até o momento, preocupação em não aumentar a participação em renda variável e trabalhar de forma mais atuante para tornar líquidas algumas participações. Esse é o sentimento que tem sido passado nesse período.

    ResponderExcluir
  33. Caro colega Fernando,
    Realmente são várias as demandas e nós estaremos atento a todas elas, lembrando que é preciso de recursos na reserva especial para revisão do plano (valor do superávit que excede os 25% da reserva de contingência), bem como as regras contidas na Resolução CGPC 26, que determina, inclusive, a forma como distribuir superávit. Enquanto ela não for derrubada, estaremos sujeito a suas regras. Infelizmente.
    Apesar de toda essa movimentação do senador Paulo Bauer, do PSDB, duvido muito que, caso eles ganhem as eleições, se continuarão defendendo a dita cuja ou vão nadar nessa onda, como fez e faz o PT...

    ResponderExcluir
  34. Cara colega Cecília,

    O nosso pessoal tem que acreditar. Agora veja, imagina mesmo sabendo que a AMBEV patrocina o PT e o PSDB, eu me colocasse contra, solicitando que a PREVI saia dos dividendos de grande liquidez.

    Não posso, não devo e não é o momento. A política é a rasteira, mas por enquanto devemos aguentar. Tiraram nosso BET, imagina se fizermos besteiras ?

    Só não vê quem é cego, a sua atitude é de mudança de ares, oxigenar os pulmões e de novas posturas e gestão. Só devemos acreditar.

    O fogo amigo não importa se estar dentro ou fora do Banco. Como disse, e sei que pensas igual. EDUARDO CAMPOS pagava com meritocracia, aposentados, pensionistas, de dentro, de fora e do céu se tivesse. O importante É RESULTADO, ACREDITAR E OXIGENAR.

    Quando muda-se um Governo, existe transição. Nem isso você teve.

    Estamos muito satisfeitos com essa atitude e é fácil de se perceber que o joio não pode estar junto com o trigo.

    Entenderam, meus colegas aposentados, pensionistas e da ATIVA. Quero meu BET, não quero o pagar contribuição, quero 360/360, quero o término da Parcela Previ, quero acabar com a PREVI FUTURINHO do pessoal da Ativa, quero a Cassi, quero PLR, e realinhamento.

    Mas não posso cobrar agora. Eles estão insuflando vocês para nos dividir. Dividir para governar. Isso com 2 meses de trabalho, é brincadeira.

    Cecília Garcez parabéns por esta coragem e atitude, mude as cadeiras, o ar condicionado, as canetas e não se esqueça da lixeira. Dizem que a lixeira é a grande fonte de informação, ao limpá-la, cuidado único com os trabalhadores, entendeu ?

    Como podem não enxergarem a maestria de tal atitude. Era para ovacioná-la.

    Valim.

    Abraham Lincoln ao professor de seu filho:
    "...deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
    Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens", no caso em Cecília Garcez.

    ResponderExcluir
  35. Sra.,

    Por favor faça parar o terrorismo da cobrança judicial, por parte da Previ, da Cesta Alimentação.
    POR FAVOR! Pelos Netos, POR FACOR!
    Um desesperado...

    ResponderExcluir
  36. Noto que há muitas dúvidas entre os colegas sobre ser , ou não, necessário aguardar mais três exercícios futuros consecutivos com saldo na reserva especial para revisão do plano de benefícios. Entendo eu que não. A PREVI já cumpre o requisito básico, que é ser superavitária, todo saldo que excede a reserva matemática constitue-se em superávit. No momento, este superávit não cobre o mínimo legal, de 25% da reserva matemática, mas tenho quase certeza que, logo que este percentual estiver coberto, o excedente constituirá reserva especial, que poderá ser utilizada imediatamente para revisão do plano de benefícios. Infelizmente, a distribuição imediata da reserva especial somente será efetuada se houver concordância da PREVI/BB, não havendo acordo, a distribuição será obrigatória após três exercícios. Gostaria que os colegas que não concordam com meu raciocínio expusessem suas razões; a Diretora Cecília, ou o Conselheiro Carvalho poderiam nos informar a posição da diretoria da PREVI sobre o assunto.

    Sobre o assunto, pincei alguns parágrafos da resolução 26.


    DA DESTINAÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DO SUPERÁVIT


    CAPÍTULO I

    DA RESERVA DE CONTINGÊNCIA E DA RESERVA ESPECIAL

    Art. 7° O resultado superavitário do plano de benefícios será destinado à constituição de reserva de contingência, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor das reservas matemáticas, para garantia dos benefícios contratados, em face de eventos futuros e incertos.
    Parágrafo único. Para os fins do disposto no caput, serão consideradas as reservas matemáticas atribuíveis aos benefícios cujo valor ou nível seja previamente estabelecido e cujo custeio seja determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção, bem como àqueles que adquirem característica de benefício definido na fase de concessão.

    Art. 8º Após a constituição da reserva de contingência, no montante integral de 25% (vinte e cinco por cento) do valor das reservas matemáticas, os recursos excedentes serão empregados na constituição da reserva especial para a revisão do plano de benefícios.

    DA REVISÃO DO PLANO DE BENEFÍCIOS

    Seção I

    Da Revisão Voluntária e da Revisão Obrigatória

    Art. 12. A revisão do plano de benefícios poderá se dar de forma voluntária, a partir da constituição da reserva especial, e será obrigatória após o decurso de três exercícios.
    Parágrafo único. A EFPC deverá manter controle dos valores apurados a título de reserva especial em cada exercício.

    Art. 13. Na revisão voluntária do plano de benefícios, admite-se a destinação parcial da reserva especial.
    Parágrafo único. Na revisão voluntária, a destinação e a utilização da reserva especial oriunda de superávit com causa conjuntural somente deverão ocorrer se estiverem embasadas em parecer atuarial e em estudos que comprovem sua viabilidade e segurança, os quais deverão permanecer na EFPC à disposição da Secretaria de Previdência Complementar - SPC. 5

    Art. 14. Deve ser integralmente destinado o valor apurado a título de reserva especial há mais de três exercícios ou, no caso de ter havido revisão voluntária, o seu remanescente.

    ResponderExcluir
  37. Queridos defensores dos oprimidos junto a Previ, o desespero por que estou passando e muitos colegas, pelo que tenho visto, requer que se faca "QUALQUER COISA URGENTE". Sabemos que eh preciso de recursos na reserva especial para revisao do plano, jah sabemos tudo sobre a resolucao 26, precisamos mesmo que seja derrubado o voto de minerva, MAS TUDO ISSO QUERIDOS DA CHAPA 3, pode pelo menos esperar um pouquinho mais. NO MOMENTO precisamos que voces imprimam todas as postagens de desespero da maioria dos aposentados e pensionistas e COLOQUEM NA MESA DO PRESIDENTE DA PREVI para que dai surjam algumas medidas NECESSARIAS E URGENTISSIMAS "AGORA", NESTA SEMANA. No meu caso especifico, nao estou pagando o condominio do unico imovel que tenho desde Abril/2014, tenho ido a feira no final do dia para comprar o restolho para alimentacao. Entao, POR MISERICORDIA, nao dah para ficarmos na esperanca que dias melhores virao. EH UMA QUESTAO DE SOBREVIVENCIA AGORA. Por favor, queridos da chapa 3, invadam o gabinete do Presidente da Previ e coloquem sobre a mesa dele tudo isso que estamos passando para vocdes. Nunca pensei em chegar a pedir dessa maneira, mas a PREVI com todo o patrimonio que possui, que tambem eh nosso, nao estah servindo para nada. POR FAVOR, ESTOU COM 71 ANOS E NAO TENHO MAIS FORCAS PARA PEDIR, IMPLORAR.
    FACAM POR MISERICORDIA UMA REUNIAO DE EMERGENCIA COM TODOS DA CUPULA DA PREVI E ACHEM UMA MANEIRA DE SOCORRER-NOS HOJE, AGORA. NAO PODEMOS ESPERAR O COMECO DE 2015 OU FICAR NA ESPECTATIVA DE UM OUTRO SUPERAVIT. ESTAMOS MORRENDO AGORA.
    OUTROS ASSUNTOS, EMBORA MUITO NECESSARIOS PODEM FICAR PARA DAQUI A ALGUNS MESES. A QUESTAO DE SOBREVIVENCIA ALIMENTAR EH AGORA. A SINDICA DE MEU EDIFICIO ESTAH SABENDO DE TUDO POIS TENHO LHE MOSTRADO OS BLOGS COM OS VARIOS COLEGAS NA MISERIA COMO EU, POREM ELA NAO PODE FICAR ESPERANDO. DISSE QUE TERAH QUE TOMAR ATITUDES JUDICIAIS. JAH PEDI QUE ELA CONVOQUE UMA ASSEMBLEIA PARA QUE EU POSSA CONTAR AOS OUTROS CONDOMINOS QUE O ATRASO NAO EH POR EU SER SALAFRARIO E PEDIR QUE ELES AUTORIZEM UM PRAZO MAIOR DE ROLAMENTO DE MINHA DIVIDA. NUNCA DEVI ANTES UM TOSTAO PARA O CONDOMINIO OU PARA QUALQUER PESSOA QUE SEJA. JAH NEM ESTOU LIGANDO MAIS PARA A MINHA MORAL POIS A ESTOU DANDO PRIORIDADE A SOBREVIVENCIA. POR FAVOR, FACAM ALGUMA COISA EMERGENCIAL AGORA, HOJE, JAH.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  38. Parem para pensar. Não é apenas o ES. É a inflação que nos atola. Tudo é um todo. Este governo petista é incompetente. Como incompetentes são os sindicalistas que atuam em nosso fundo de pensão a mando do BB. É preciso pensar. Mudar tudo isto que aí está. Não fiquem chorando. hajam ! O voto está aí em suas mãos. Votem ! E se votarem em petistas não venham choramingando aqui.

    ResponderExcluir
  39. Caro colega Wilson,
    Seu entendimento está correto. A distribuição de superávit poderá ocorrer assim que restabelecido o percentual de 25% da reserva de contingência, utilizando os recursos da reserva especial para revisão do plano.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário