quarta-feira, 26 de março de 2014

Crítica aos Fundos de Pensão de Estatais


Caros colegas,
Gostaria de iniciar minha matéria ressaltando a importância da conscientização dos associados da nossa Previ. Não poderia deixar de mencionar a postura do colega Bezerra, na apresentação de resultados da Previ, em Salvador, BA, onde ele pegou o microfone e foi o porta-voz, de forma brilhante, de todos os aposentados e pensionistas, que estão engasgados com a forma como foi suspenso o pagamento do BET e o retorno das contribuições. Sua fala foi o grito de todos nós, ele conseguiu com sensibilidade e humildade reproduzir o que todos nós estamos sentindo. Parabéns, colega Bezerra! O colega Ruy Brito também foi brilhante em sua defesa e quem o conhece sabe que ele não brinca em serviço. A Resolução CGPC 26 que criou a figura do "benefício temporário" e o repasse de 50% ao patrocinador, extrapola o contido na Lei Complementar. O Governo atual rasgou a Constituição, as Leis para atender aos interesses políticos, ao seu projeto de poder, prejudicando milhares de associados dessas fundações.

Quando eu bato na tecla do risco da atual gestão da Previ não é a toa e nem é de forma irresponsável. A situação detalhada na matéria que foi publicada no Jornal Monitor Mercantil mostra bem o risco que pode estar sujeito um plano de benefícios mal administrado. Em ano de eleições presidenciais, o risco aumenta mais ainda, principalmente em um ano onde o Governo está com dificuldades de cumprir as metas de investimentos programadas. Com a copa do mundo e as eleições, as pressões são maiores ainda e os recursos dos fundos de pensão acabam sendo uma boa solução para esse impasse.
Essa postura dos eleitos do Conselho Fiscal da Petros é um exemplo a ser perseguido. Ter pessoas com coragem e independência para serem os verdadeiros representantes dos associados dos seus fundos é fundamental para não cairmos em ciladas.

Críticas a Petros e Previ
Há bom tempo, dezenas de jornalistas e economistas vinham alertando para a deterioração das contas externas e, hoje, a situação é crítica. Agora, alguns setores chamam a atenção para a situação dos fundos de pensão. No momento, com juros altos, muitos problemas são superados, mas a Bovespa – abaixo de 50 mil pontos, quando já esteve perto dos 70 mil –preocupa. Noticia-se que, em decisão inédita, o Conselho Fiscal, por unanimidade, recomendou a rejeição das demonstrações contábeis da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), referentes a 2013. O presidente do Conselho Fiscal da Petros, Epaminondas de Souza Mendes, diz ser a hora de união “em defesa do patrimônio dos participantes e assistidos da Petros”.
O site da Petrobras informa que o novo presidente é Carlos Fernando Costa, pois o anterior, Luís Carlos Afonso, renunciou, no fim de fevereiro, por motivos pessoais. Mestre em Administração e pós-graduado em Administração Financeira, certamente o novo presidente saberá conduzir esse patrimônio de R$ 66 bilhões. A aplicação maior é em renda fixa – 49,5% – e 36,9% estão em renda variável. Para meta atuarial de 12,1%, a entidade obteve nada menos de 15,6%. No entanto, após a posição unânime do Conselho Fiscal, alguma explicação deveria ser dada. Sem isso, a gigantesca instituição fica devendo algo à opinião pública e a seus 155 mil beneficiários.
A pioneira e líder do setor no país, a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), também passa por turbulência. O vice-presidente de Assuntos Previdenciários da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (AAPBB), Ruy Brito de Oliveira Pedroza, enviou carta, há seis dias, ao titular da Superintendência Naiconal de Previdência Complementar (Previc), José Maria Rabelo. Em nome dos funcionários, volta à polêmica questão do pagamento de altas aposentadorias. Diz que, em vez de corrigir anomalias no regulamento, tem-se optado pela “criação de benefícios especiais transitórios, favorecendo uns e discriminando outros, criando um clima de insatisfação entre os prejudicados, com consequente esgarçamento do tecido social”. A seguir, cita que o Benefício Especial Temporário, criado em 2009, “desrespeita a legislação”.
Conclui Oliveira Pedroza: “O critério adotado pela Previ, para criação dos benefícios temporários, constitui grave violação da legislação da previdência complementar”. Pede que a Previc apure a questão, sem mais demora. Entidades de funcionários questionam não apenas o pagamento de valores exagerados a executivos aposentados recentemente, como ainda não aceitam o repasse de resultados da Previ para o Banco do Brasil  (Sergio Barreto Motta - Jornal Monitor Mercantil)

22 comentários:

  1. Cara Cecília,
    A postura de BEZERRA, era para ser de vocês.
    Voto na Sra. Mas, seu blog tá muito parado. Não achas?

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Bezerra,
    Hoje tou quase cego, graças a tecnologia do celular, a gente consegue escrever. Resumo: Estamos na época Bezerra. Quem não bezerrar,,,

    ResponderExcluir
  3. Cecília, não sei quem são os nossos Conselheiros Fiscais na Previ.
    Não seria o caso se iniciar uma campanha para pressioná-los a tomar uma atitude como a tomada pela Petros??? Ora, a Previ e o Dan estão por demais se escorando na "legalidade" dos atos praticados desde o BET. Agora está mais do que claro que os SUPERÁVITS SÃO FABRICADOS, NEGANDO-SE BENEFÍCIOS AOS APOSENTADOS - É CLARO - E ARRANJAM-SE RESOLUÇÕES E DECRETOS PARA ABOCANHAR PARTE DOS RECURSOS ASSIM CONSTITUÍDOS.
    Na negativa do BET aos autopatrocinados a Previc disse que o BET destina-se ao CPF dos assistidos, na forma de benefício.
    Ora, COMO DESTINAR/DEVOLVER CONTRIBUIÇÃO OU BENEFÍCIO PARA O CNPJ DO PATROCINADOR??? E JÁ TEM CÂMARAS DO STJ CAINDO NO CONTO DA SEREIA DE QUE "SE O PATROCINADOR AJUDA NO DÉFICIT, PORQUE NÃO NO SUPERÁVIT ELE NÃO PODERIA PARTICIPAR?"
    E tem mais: COM O JOÃO OTÁVIO DE NORONHA NO STJ, mesmo ele não comparecendo em sessões por se considerar impedido, ele com certeza dá as suas cartas na Corte ... A ANABB o enalteceu na última Revista, mas ele NÃO É AMIGO DOS APOSENTADOS DA PREVI. Ele montou o arcabouço jurídico para "salvar" o BB em 1997, usando dinheiro da Previ ... Separando Plano 1 e Futuro etc ... Acredito que só no STF uma atitude mais drástica é que faria com que tivéssemos novamente o DIREITO SAGRADO DE ASSEMBLEIA, CONVOCÁ-LA E EXIGIR UMA REVISÃO GERAL DOS BENEFÍCIOS ... E aproveitar a ascensão do Ricardo Berzoini!

    ResponderExcluir
  4. Cara Cecilia, o assunto é Previ, mas confesso que fiquei seriamente preocupado ao ler o Relatório da Administração sobre o balanço da Cassi. A extinção do BET é citada como um dos fatores de desequilíbrio das contas da Cassi, devido, é claro, à queda brusca do valor das contribuições mensais dos associados. Continuo tentando decifrar as reais intenções da atual diretoria e dos que estão por trás (e acima) deles. O que pretende essa gente, afinal? Matar a galinha dos ovos de ouro?

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a anônimo das 03:02. Estou com a sua chapa na Previ, mas estou achando o seu blog muito parado, estão dando espaço para as demais chapas. Não podemos perder essa eleição, na minha opinião é a última e grande chance de viramos a mesa. Como não conseguimos unir a oposição, não devemos descuidar nem um minuto sequer.

    ResponderExcluir
  6. Cara Cecília,

    Não é de hoje que venho dizendo: os ptralhas vão ser expulsos do poder de pé na b*, por incompetência e rapinagem, eles que chegaram como arautos da moralidade, cada dia se descobre mais podridão no ninho da rataiada, que feio! tanta bazófia, era tudo falsidade, a Petrobrás (com acento mesmo) é apenas uma gota do oceano de lama que essa pelegada maledicente quer fazer o povo brasileiro engolir.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega Ademar,
    Estou evitando de falar certas coisas, para não dar motivo de virem querer impugnar nossa chapa alegando que estamos fazendo campanha. Por isso, estou mais silenciosa, por enquanto. Espero contar com a compreensão de vocês. Fora isso, estou cuidando também da organização da eleição, o que não é nada fácil. Principalmente, porque não quero cometer alguns erros que cometi na eleição anterior. Cometerei outros erros, pois é com os erros que aprendemos, mas não os mesmos. Precisamos trabalhar de uma forma bem organizada porque não temos a máquina que eles têm nem os recursos.

    ResponderExcluir
  8. Caro colega Rafael,
    Concordo contigo. Precisamos de outros "Epaminondas e Bezerras" para colocar um fim nessa ingerência política nas nossas instituições. Que se faça política, mas não dentro da Previ e Cassi. São entidades sérias, criadas por e para os seus associados.

    ResponderExcluir
  9. Cecilia e demais colegas,
    Os aposentados precisam levantar a "b" da cadeira e se movimentar, pois senão vão ficar até sem a cadeira para descansar. Se pensar nas pensionistas então nem se fala. Tem algumas que estão bem, mas tem outras que estão matando cachorro a grito. Confio em você e sei que a sua chapa é a única com condições de acabar com a lambança na Previ.

    ResponderExcluir
  10. Caro colega Ivan,
    O resultado da CASSI está diretamente ligado aos benefícios recebidos pelos aposentados na PREVI. O que sobra em uma, falta em outra. Eu não acredito que eles queiram matar a galinha dos ovos de ouro, porém a ganância é tamanha, que eles estão fazendo com que essa galinha não consiga mais produzir ovos. Essa galinha está doente, cansada...

    ResponderExcluir
  11. Cara Cecilia,
    Essa frase do filósofo Aristóteles e tutor do Alexandre, o Grande, é perfeita para o momento que estamos vivendo. Sua colocação foi muito boa, pois cada vez mais precisamos de gente corajosa e disposta a brigar. Chega de gente que diz "sim" para tudo. O PT já deu o que tinha que dar. É hora de mudar na Previ e no Governo. O meu receio, Sr. Wilson, é que o LUla surja como salvador da pátria. Ele é um oportunista e se aproveitou de um momento muito bom da situação do país, o que não significa que se voltar será a mesma coisa.
    JOsé Maria, SP

    ResponderExcluir
  12. Oi Colegas,
    Nada como um processo eleitoral para os diretores eleitos fazerem alguma coisa. Acabou de sair a notícia de que a suspensão do ES será prorrogada até junho.
    Mas para ter direito, é preciso fazer a opção no site da PREVI.

    (...)"Mutuários que não suspenderam as prestações de janeiro, fevereiro e março também podem aderir. Solicitação pode ser efetuada até 11/4.
    A suspensão da cobrança das prestações do Empréstimo Simples dos meses de abril, maio e junho foi aprovada pela Diretoria Executiva da PREVI na última terça-feira, 25/3.
    A operação de suspensão será disponibilizada a partir das 16h do dia 27/3 no Autoatendimento do Portal, opção Empréstimo Simples. Participantes do Plano 1 que pediram a suspensão das prestações de janeiro, fevereiro e março precisam fazer nova solicitação. Associados que não tinham se manifestado também podem solicitar a suspensão das prestações de abril, maio e junho.
    Para manifestação efetuada até 30/3 serão suspensas as prestações dos meses de abril, maio e junho de 2014 de todos os contratos ativos de Empréstimo Simples até esta data. O valor da prestação de abril não será cobrado.
    Para manifestação efetuada entre 31/3 e 11/4 serão suspensas as prestações dos meses de abril, maio e junho de 2014 de todos os contratos ativos de Empréstimo Simples em 11/4. A cobrança da prestação de abril será efetuada normalmente e o valor será creditado em conta corrente a partir de 22/4.
    Contratos renovados após a manifestação não terão as prestações suspensas.
    Com a suspensão das prestações, os contratos não serão amortizados e os encargos financeiros continuarão a incidir sobre os saldos devedores. Os prazos de pagamentos dos contratos de ES com prestações suspensas serão prorrogados pelo mesmo número de prestações suspensas e não pagas. Se no final do período contratado ainda existir saldo devedor remanescente, o valor poderá ser refinanciado em até seis meses.
    Lembramos que o período de carência para quem já tem uma operação de Empréstimo Simples e tem interesse em renová-la é de seis prestações pagas, e não de seis meses. As prestações suspensas não serão consideradas para cumprimento do prazo de carência.
    Participantes que estejam em situação de inadimplência com a PREVI e/ou tenham demandas judiciais referentes ao Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário não podem requerer a suspensão da cobrança de prestações do ES." (www.previ.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Como muitos já disseram a suspensão das prestações não é a solução que precisamos. Além de ser temporária aumentará muito a dívida e ficaremos mais tempo sem poder renovar.Mas como a maioria eu precisava desse alívio agora e por isso solicitei mesmo ficando com uma sensação ruim.Sinto uma enorme humilhação em depender de uma coisa que sei que não é boa mas não tenho condição de dispensar. Não era isso que esperava do meu poderoso e seguro fundo de pensão que sempre achei que me daria uma aposentadoria tranquila.

    ResponderExcluir
  14. Cara Colega Cecília Garcez,

    Um professor diria que se alguém não consegue, com suficiente clareza, explicar um conceito, por mais complexo que seja, significa que a pessoa não tem clareza nem para si sobre o que está falando ou ela não sabe o que é metáfora.

    Teorias à parte, o fato é que sem entendimento, a comunicação não se dá! A capacidade de entender e se fazer compreender são a grande barreira que se interpõe ao desenvolvimento humano. A conexão é fundamental para as relações humanas e estas são contrárias ao isolamento.

    Por que você acha que, na era da internet, as redes sociais são um sucesso – e já o eram antes disso, na forma das associações, clubes, agremiações e assemelhados? O porquê disso é a necessidade premente que o ser humano tem de se relacionar, e a nossa Previ vai totalmente contra esse contexto.
    .
    Não é possível uma pessoa fazer algo de forma isolada e desconectada de todo o resto do mundo e das pessoas. Qualquer coisa, fato, história, objeto, material, referência, equipamento, idéia ou fundamentação que se lance mão para realizar algo terá a influência direta ou indireta do outro. A conexão é inevitável!

    Esta interdependência é que fica pouco evidente às pessoas que buscam – ou tentam - o isolamento de todo o resto, mas não percebem que o que elas perseguem é tão somente se conectar de forma direta ou indireta ao seu mundo e às pessoas que dele participam, estejam elas presentes ou ausentes.

    O diálogo que cada pessoa estabelece com seu próximo, independentemente da forma ou meio utilizados, será suscetível de interpretação segundo uma escala de valores (morais, éticos, comportamentais e o endividamento de parte dos nossos colegas do PB-1,seja um aposentado ou uma pensionista) e é isto que torna a comunicação um processo tão complexo e que pode levar aos desentendimentos.

    O desentendimento nada mais é do que uma terrível falha na comunicação que é agravada pelo juízo de valor que se faz do próximo em relação ao que você entendeu que ele entendeu do que você fez, falou ou escreveu.

    A recíproca da outra pessoa em relação a você ocorre da mesma forma e o que falta, geralmente, é a humildade para dizer: “vamos ver se estamos entendendo o que queremos dizer reciprocamente antes de qualquer atitude?” Ou seja, o desenvolvimento humano não pode ser um ato isolado, pois estamos todos conectados ou como diria o Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”.

    Enquanto nós continuamos divididos em grupos, não vamos ganhar eleições, não vamos derrubar a resolução CGPC-26, não vamos ter ES-180X180, não vamos melhorar os rendimentos dos pensionistas que vão continuar ganhando 60%, não vamos desligar das associações tipo ANABB,AAFBB e TANTAS OUTRAS, acabaram com as ORPAG/SCR,quantos reclamaram ? Poucos cada um esta tentando salvar o resto do seu salário para continuar sobrevivendo, não temos vez nem voz ativa para nada, e a única arma é os BLOGS e Meia dúzia de BEZERRAS espalhados pelo Brasil afora.

    Vamos acordar pessoal, se não vai ser tarde de mais.

    ResponderExcluir
  15. QUERIA TER ESTADO EM SALVADOR PARA VER A CARA DE BABACA DO ANÃO DE CIRCO.
    TEM MAIS QUE TOMAR UMA 51 COM O CHEFE DO BANDO PARA TENTAR FICAR ALTO

    ResponderExcluir
  16. A suspensão de pagamento do ES é uma "esmola cara" cujo dispêndio empurra mais ainda para o fundo do poço aqueles que os tem.
    O PREVI precisa é conceder benefícios que favoreçam os associados a terem uma aposentadoria digna.
    As eleições estão aí e está mais do que na hora de pelo voto derrubarmos estes que acham que somos todos "idiotas"!

    Alvorino Osvaldt
    640.330-1

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília,

    Por falar de PREVI, do título de sua matéria (Crítica aos Fundos de Pensão...), etc., logo me vem à mente o maior insulto que nós, funcionários aposentados e da ativa, do Banco do Brasil engolimos de um certo cidadão por nome Waldeck Ornelas, então ministro da Previdência Social do governo FHC, você certamente lembra, assim como a maioria dos colegas que acompanham o noticiário político do país.

    Disse aquele malfadado ministro que a PREVI foi o maior roubo da história do Brasil, referindo-se à contribuição do Banco na proporção 2 para 1 na formação do saldo de reserva individual dos participantes, disse isso irresponsavelmente e ninguém se doeu, nenhuma ANABB da vida ou Sindilegos (sindicatos pelegos) quiseram processá-lo por suas palavras irresponsáveis, reproduzidas pela mídia. Alguém deveria ter saído em defesa da classe, explicando como se formou o patrimônio da PREVI, que a contribuição em dobro era na verdade um salário indireto acordado e sacramentado em documentos, qual seja, no tempo da ditadura houve um congelamento de salários executado com crueldade, notadamente sobre os funcionários do Banco que diziam na época - quando tomei posse em 1971: os milicos viam-nos como inimigos do regime, e tome bordoadas, arrocho de toda espécie; um Auxiliar de Escrita, posto inicial naquela época, ganhava na faixa de 1,5 salário mínimo. Infeliz do funcionário do Banco que morasse em cidade grande, onde o custo de vida sempre foi mais oneroso, passava toda sorte de privações, e nada de reajuste salarial, uma penúria; as compensações eram a assistência médica com a CASSI e o futuro com a PREVI, seria como sacrificar o presente para colher no futuro.

    E que futuro!?

    ResponderExcluir
  18. Estimada colega Rosalina de Souza,

    Desejo parabenizá-la efusivamente por seu brilhante post. Lúcido, perspicaz e extremamente didático. É isso! Com a preciosa colaboração dos colegas mais ilustrados, vamos paulatinamente despertando a consciência daqueles que ainda permanecem letárgicos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Com tantos problemas, insegurança e medo do futuro alguns colegas já estão demonstrando claramente um estado de desiquilíbrio emocional e estão precisando de apoio psicológico inclusive porque a idade avançada piora esse quadro para todos nós.Seria mais humano que os mais lúcidos (ainda) ajudassem nesse sentido não incentivando os delírios.

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Roberto Brito, entra governo e sai governo e, com a excessão de Itamar Franco, sempre somos considerados inimigos da situação. Lembra do Collor e a "perseguição aos 'marajás'"? Ou todas as vilezas do Mailson? O desprezo de FHC, que considerava os aposentados "vagabundos"? Ou, indo mais para trás, Delfim Neto, que ridicularizava publicamente o valor do salário mínimo, sem, entretanto, corrigí-lo.
    Sabemos todos que temos sido metodicamente oprimidos por décadas consecutivas. O nível de remuneração foi sendo implacavelmente corroído, o que está na raiz, entre outras coisas, das distorções que assolam a CASSI, comprometendo a qualidade de nossa assistência médica. As perdas brutais com os sucessivos Planos Econômicos, cuja recuperação na Justiça nos foi barrada no STF, por determinação do Executivo. O mesmo, por sinal, que passou vinte anos denunciando o "arrocho salarial".
    E por aí vai, numa procissão extensa de sofrimento. Por que fomos eleitos os inimigos a serem combatidos? Essa é a pergunta que sobressai e necessita de resposta.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Prezado Colega Carlos,

    Nem a proximidade das eleições faz com que os
    Nossos Dirigentes tomem atitudes favoráveis aos aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ.

    Eles parecem não se importar com a miséria que massacra e sufoca milhares de velhinhos, muitos doentes, cheios de ansiedade e desgosto por ter trabalhado tanto durante a sua vida laboral, para hoje mendigar uma simples forma de receber seus benefícios previdenciários.

    A Associações, juntamente com a federação e suas respectivas associações de base, já fez das tripas ao coração para forçar a Previ e o Patrocinador Banco do Brasil a ajudar os aposentados, não no sentido de esmola, mas Condições Especiais para o salvamento dos débitos e unificação em uma linha Especial de Credito,onde esses ENDIVIDADOS possa voltar a viver, foram centenas de manifestos, protestos na porta da Previ,como o panelaço e a novembrada, atos públicos na câmara federal,cartas abertas,por último manifestações durante as apresentações de resultados pelo Brasil afora,enfim, uma infinidade de ações que obtiveram poucos avanços, porém não impediram que nossos dirigentes fizesse retroceder os direitos conquistados através dos superávit com o fim do BET Benefício Especial Temporário.

    Analisando todos os fatos, acredito que já passou da hora de nos modernizamos e adotarmos novos métodos de pressão.
    Cobrar apenas das associações,apenas reclamar nos blogs,ficar 02 horas no 0800 da previ para ser atendido e as respostas evasivas,faz um estrago emocional muito forte,pois demonstra que nosso fundo de pensão não esta preparado para os desafios do futuro.

    Perdemos 24% dos nossos benefícios previdenciários, prematuro, e a resposta foi apenas a suspensão de 06 parcelas do empréstimos simples, com encargos caros,obra puramente eleitoreira,e sobre pressão das nossas entidades associações e federação e milhares de pedidos feitos diretamente por aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ.

    Até hoje procuro respostas do porque Pensionistas não votam nas eleições da Cassi, se contribuímos igualmente em valores como os aposentados? Quais os motivos da discriminação? não podem participar dos rumos da nossa caixa de assistência a saúde.

    Não custa tentar... façam a sua parte! Vamos votar para mudar o rumo desta situação,apenas apontar o dedo em nossas associações não resolve,vamos procurar articular no sentido de unirmos para o nosso próprio bem.

    ResponderExcluir
  22. Prezado Carlos,

    Vou lhe responder, ao meu ponto de vista, com uma historinha do tempo dos gangters (EUA, 1920-1933), era no tempo da Lei Seca, do contrabando de bebidas alcoólicas pela máfia migrada da Itália (Al Capone e Capos); então, vicejou uma onda de gangters, de assaltos, trapaças, de todo tipo crimes; vejamos que foi por essa época que ocorreu a grande depressão de 1929. Consta que um certo bandido por nome Willie Sutton, ficou famoso por ter sido o maior assaltante de banco daquela temporada, preso e condenado a 50 anos de cadeia, um dia certo repórter policial o entrevistou; perguntado por que assaltava somente a bancos, respondeu de pronto: "porque é lá que tem dinheiro".

    Portanto, amigo Carlos, minha resposta à sua pergunta é isso mesmo, fomos eleitos seus alvos preferidos porque trabalhamos no maior banco do país, nosso Fundo de Pensão, dizem, é o maior da América Latina, daí para os gangsters visarem a gente é só uma questão de facilidades.

    Abraço

    ResponderExcluir

Poste seu comentário