quarta-feira, 5 de março de 2014

A falta que faz...

Gente,
Não resisti e anexei o vídeo que tem circulado na mídia do prefeito do Rio de Janeiro. É uma vergonha!

É impressionante que, muitas vezes, só sentimos falta de alguém quando essa pessoa não está presente. O mesmo ocorre com algumas categorias de trabalhadores que nem sempre recebem a atenção e a importância que merecem.

Os garis estão em greve no Rio desde a terça-feira de carnaval. A quarta-feira de cinzas amanheceu com a cidade do Rio de Janeiro totalmente abandonada. A Zona Sul que é o cartão de visitas internacional ficou de dar nojo. O Centro da cidade nem se fala, muito pior. O cheiro era insuportável.

Os nossos governantes continuam desrespeitando os direitos de trabalhadores que têm uma função totalmente insalubre, tendo em vista o manuseio de lixo jogado de qualquer jeito e sem o menor programa de reciclagem (são poucas as localidades que fazem coleta seletiva de lixo). Aliás, essa coleta seletiva em alguns lugares parece piada, pois existem os recipientes separados por tipo de lixo e quando vão recolher, misturam tudo e jogam como lixo comum. Quer dizer, a lógica da coleta seletiva é só para "inglês ver". É o retrato do nosso país, só que as pessoas precisam aprender que não é só parecer ser, tem que ser.

Sustentabilidade virou palavra da moda, porém na prática a teoria é bem diferente.

E os garis lutando por direitos mínimos para uma atividade tão importante na sociedade, sem o menor respeito.

18 comentários:

  1. Cara Cecília,

    Não dá para a gente querer fugir da realidade, o Brasil é de fato um Bananão Verde, um país de gente ordinária, beirando a estupidez, que nunca amadurece; vejamos que o mundo andou prendendo a respiração com a invasão russa na Ucrânia, enquanto isso, se a mídia universal olhasse para o lado de cá certamente nem teriam a coragem de mostrar as cenas de pândego: mulheres nuas em êxtase festivo, bêbados de toda idade sambando por todo lado, trânsito caótico e mortal, um farrear geral, assim como se aqui não existisse crise, gente morrendo por falta de assistência nos hospitais públicos, escolas formando analfabetos, violência urbana nos limites do tolerável, penitenciárias anti-sala do inferno, tão recente suas imagens correndo mundo.

    De repente, como se tudo fosse apenas um pesadelo, o país acorda feliz em glória mil por ter solucionado tudo em 4 dias de folia. Fico indignado e repito: que país de gente mais ordinária! O que dizem a respeito da gente mundo afora? Depois não me venham magoados com queixas do tipo, "não é um país sério", "povo leviano, frívolo".

    Brasil, está na hora de lavar a cara, cair na real, aprender a votar, ler jornais, se inteirar da situação, ter pelo menos um mínimo de discernimento, estamos na merda e não reconhecemos o estado de coisa onde nos metemos, não dá mais para sair em catarse como se nada de errado estivesse ao nosso redor. E ainda tem imbecil se ufanando de ser brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. O nosso grande problema é que depois de aposentados não fazemos falta nem para a Previ nem para o BB. Ao contrário, viramos um peso que eles gostariam de se livrar.Por isso estamos desarmados, sem condições de defesa..Os garis pelo menos podem largar o lixo nas ruas.

    ResponderExcluir

  3. PARABÉNS R BRITO POR SEU COMENTÁRIO.
    PENSO TOTALMENTE IGUAL E ASSINARIA EM BAIXO O QUE DISSESTES NO COMENTÁRIO PARA A DONA CECILIA GARCEZ .!
    INFELIZMENTE ESTAMOS REALMENTE ATIRADOS AS TRAÇAS.
    OS (DES)GOVERNANTES NÃO ESTÃO NEM AHI ;. O OBJETIVO É : METER A MÃO NO ERÁRIO PÚBLICO E SE LAMBUZAREM NA SUJEIRA .

    NA REALIDADE NÃO ESTÃO NEM AHI PARA NADA .
    O PAÍS E O POVINHO QUE SE EXPLODA .

    EU; HPN; MATRICULA : 3984740-3 ; JAMAIS ANÔNIMO .!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro R Brito,

    E exatamente isso, voce disse tudo!

    ResponderExcluir
  5. Cara Cecilia e Colegas,

    Acrescento a brilhante explanacao de nosso colega R Brito:

    Nossos homens publicos, em sua sanha argentaria, esqueceram-se completamente dos reais valores, aqueles que dignificam a existencia humana e que valem muito mais do que os milhoes e bilhoes embolsados aqui e ali: a honradez, a integridade, a generosidade e compaixao, a justa medida da justica, a moral e a etica, a solidariedade e tantos outros atributos do homem digno e honesto. Entregaram-se a todo tipo de vilezas, profanando inescrupulosamente a alma, a chama divina que nos anima. Quanta luxuria, quanta iniquidade. Diz o Senhor nosso Deus: "...e se aqueles dias de extrema aflicao e injustica nao fossem abreviados nao sobrariam nem os escolhidos".

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  6. Como afirmou um psicólogo tempos atrás, ao realizar pesquisa sobre as ditas "profissões invisíveis", que entre elas está a de gari. Interessante como essas pessoas tão importantes para o nosso bem estar, quando estão com suas roupas de trabalho, parecem inexistir a nossos olhos. Agora experimente que deixem de recolher o lixo um dia somente e aí a gritaria é geral. No caso específico do Rio, a Justiça do Trabalho considerou a greve ilegal e alguns trabalhadores (motoristas) que desejaram sair para cumprir suas missões foram impedidos pelos colegas grevistas com violência. Isto, aliás, foi um dos fatores que fez com que eu me aposentasse assim que possível. Já não suportava mais as tais greves pelas greves, ou seja, não chegavam nem mais a tentar o diálogo: o negócio era fazer greve. Concordo, por outro lado, que os garis de maneira geral, em todo o país, ganham aquém de suas necessidades. Mas, e os demais? policiais, bombeiros, guarda-vidas, enfermeiros, professores? É um país em que os governantes -- e isto ficou bem patente no próprio banco -- procuram estabelecer a paridade pelo padrão inferior.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de tudo que anda acontecendo no País, tenho muito orgulho de ser brasileiro. Trabalho com dignidade, vivo com modéstia, voto de acordo com minha consciência (qual País do mundo onde não existe discordância sobre qual partido político é o melhor para governar). Gosto de carnaval e também de me divertir e acho que todas as pessoas sadias também gostam de algum tipo de festa.
    Portanto meu caro R Brito, chamar de imbecil quem gosta do Brasil é pegar pesado demais.
    Viva a vida com mais leveza, vai te fazer bem, afinal nada se leva para o outro lado a não ser suas emoções...

    ResponderExcluir
  8. O colega R Brito disse tudo.Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. É compreensível a revolta de R Brito, mas como disse o anônimo de 18:23, é preciso pegar leve. Sou brasileiro e me orgulho disto, independente de quem nos governa.

    ResponderExcluir
  10. Cara Cecília,

    Permita-me replicar o anônimo 18:23.

    Meu Caro, Você tem todo o direito do mundo de se orgulhar disso ou daquilo, eu também o defendo, se necessário até mesmo com a minha própria vida esse seu direito (Voltaire), contudo V. não observou o correto significado da palavra "ufanar", o termo ao qual fiz referência, que segundo o Aurélio, está mais para: vangloriar-se; arrogar méritos extraordinários; ostentação, jactância, bizarrice. Satisfeito consigo mesmo; vaidoso.

    Na filosofia popular diz-se: não devemos discutir política, religião ou torcida (de time), porque é tudo uma questão muito conceitual; a antessala do inferno citada no meu texto acima, pode ser um paraíso para o ex-detento que obteve sua liberdade e pratica o mesmo crime com o intuito de retornar ao seu habitat natural. Enquanto tenho profunda decepção com o país onde nasci, que reúne condições para ser um dos melhores do mundo, existem milhões de outros patrícios que acham a coisa mais normal e até louvável o procedimento da nossa sociedade em aceitar corrupção, politicagem, enriquecimento ilícito, lei do gerson, jeitinho, doentes nos corredores dos hospitais públicos, professores mal remunerados, escolas caindo de podre, celas de uma Delegacia vizinha entupida de gente às vezes jovens dormindo em pé por falta de espaço, gari com família passando fome - mas quer ver a rua bem limpinha, crime organizado zombando da polícia, etc., etc., Ufa! isso é só uma amostra, V. que certamente não é mais um adolescente, sabe muito bem o país que temos, mesmo assim sente Orgulho do Brasil, parabéns.

    Ah, sou aposentado do Banco, mas estou na ativa, sou professor de Filosofia (Ensino Médio - escola pública), faço essa atividade com o maior prazer, é quando me realizo como ser humano, porque acho ser a Educação o principal fator de mudança na formação do caráter de uma pessoa, ir para a sala de aula é a minha festa.

    ResponderExcluir
  11. Precisamos de muitos garis pra limpar a CASSI, ANABB, PREVI. Fora bandidos.

    ResponderExcluir
  12. O BRASIL é um lixo, pois é governado por PETRALHAS - FORA PT - NÃO VAI TER COPA - FORA DILMA E EU QUERO O EXÉRCITO NAS RUAS JÁ!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. A coleta de lixo faz falta sim mas os 25% arrancados de forma truculenta dos associados do “PB-1”, integrantes do maior fundo de pensão da América Latina, também fazem muita falta.

    ResponderExcluir
  14. Caros colegas,
    Realmente dá revolta na gente, apesar do amor que sentimos pela nossa terra, mas a revolta acaba caindo nos governantes (que nós elegemos). Infelizmente, também existe a parcela cultural que maximiza esse ponto. Vide o que o Prefeito do Rio faz ao vivo e a cores com o seu lixo (veja o vídeo na matéria).

    ResponderExcluir
  15. Esse caso do Prefeito do Rio é de deixar qualquer cidadão envergonhado. O sujeito faz aprovar uma Lei de onde surge a possibilidade do sugismundo ser multado. E aí, publicamente, assume que dita Lei só serve para os outros. E a desculpa de um jornaleco televisivo que ele provavelmente estaria jogando os detritos para um assessor colocar no lugar adequado é simplesmente infantil. Pode-se afirmar que o Prefeito do Rio tem péssimos hábitos de limpeza quando se trata da coisa pública. Se ele jogar os detritos na sala da casa/apartamento, com certeza sua mulher irá puxar-lhe as orelhas.

    ResponderExcluir
  16. CARLOS VALENTIM FILHO10 de março de 2014 às 10:10

    Prezada Cecília,

    Permita-me cumprimentar o esclarecido e competente colega Ruy Brito, por suas colocações em ambos os comentários publicados acima. Suas opiniões merecem reflexão pois refletem a realidade de nosso país.
    Parabéns Ruy!
    Abraço do
    Valentim/Joinville






    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília,

    Conceda-me a honra de agradecer a você e aos colegas que se manifestaram em apoio às minhas colocações sobre nosso país, especialmente a Heleno Pinto Nobre, Carlos, José Fernandes, Carlos Valetim Filho e demais anônimos.

    Amar o nosso país também implica em não aceitar a patifaria política partidária que se vem praticando ao longo de nossa história republicana; são círculos fisiológicos sucedâneos, note-se, quando a sociedade esclarecida renova suas esperanças, percebe-se que nada mudou e o Brasil continua atrasado com seus velhos e crônicos problemas.

    Essa compreensão é totalmente inadmissível em se tratando de funcionários do Banco que têm formação de seriedade, muitos que trocaram o conforto das cidades grande por agências remotas do interlândio brasileiro, lugares tão insalubres onde submeteram-se, com familiares, em epopeias de alto risco para servir a populações carentes, fomentar o desenvolvimento - tempo do crédito agrícola, agências lotadas de gente humilde, mínimo conforto, cédulas rurais batidas à máquinas de datilografia, fechamento de balancete e balanço na própria agência, um heroísmo em troca de quê? Agora idosos e cansados, nós aposentados assistimos nosso patrimônio (PREVI) ser objeto de cobiça política, fazer parte da barganha escalonar, nosso futuro virou botim de pilantragem, partilha de determinado grupo [político], e nós? Aonde ficamos nisso? Dá ou não vontade de desabafar?

    P.S.: Querido Valetim Filho, não é Ruy, mas Roberto.

    ResponderExcluir
  18. Acho que é tudo farinha do mesmo saco .
    Mas votarei em alguém que não represente a atual administração . E que tenha alguma chance , porque não gosto de perder voto .
    Talvez vote na chapa 3 .

    ResponderExcluir

Poste seu comentário