sexta-feira, 20 de julho de 2012

Reunião Anabb

Caros Colegas,

Esta semana foi bem movimentada, pois na segunda e terça-feira houve reunião na ANABB. Segunda-feira, foi a reunião dos Grupos Assessores e na terça, do Conselho Deliberativo.

Na segunda, houve a abertura dos grupos temáticos onde reuniu todos os componentes, incluindo Conselheiros Deliberativos, Fiscais, Diretores Regionais e pessoas de notório saber. O objetivo desses grupos é aprofundar alguns assuntos que estão na ordem do dia, dando suporte à Diretoria para que adote as medidas que decidir serem convenientes.
Os grupos assessores são:


Grupo 1 - Relações Institucionais e Comunicação
Grupo 2 - Cidadania e Responsabilidades sócio-ambiental
Grupo 3 - Saúde e Qualidade de Vida
Grupo 4 - Relações Trabalhistas e Sindicais
Grupo 5 - Previdência e Aposentadoria Plano 1
Grupo 6 - Previdência e Aposentadoria Plano Previ Futuro
Grupo 7 - Anabb e seus produtos e serviços
Grupo 8 - Novos Funcionários (pós-98) e Bancos Incorporados

Eu faço parte do grupo 5 - Previdência e Aposentadoria Plano 1, junto com os colegas: Isa Musa, William Bento, Maria do Céu, Erivanda, Júlia Maria e Aldo Alfano. A Diretoria da Anabb sugeriu alguns assuntos para serem discutidos nesse primeiro encontro, conforme abaixo:

- retirada de patrocínio;
- Resolução CGPC 26;
- Preparação para a aposentadoria;
- Taxa de juros e meta atuarial.

O que foi decidido pelo grupo:
- Retirada de patrocínio - agendar reunião com o Secretário de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência, de preferência envolvendo também a diretoria da Anabb.

- Em relação à Resolução CGPC 26, o coordenador (Aldo Alfano) ficou encarregado de acompanhar a tramitação da proposta de Decreto Legislativo para alteração da REsolução de autoria do Senador Paulo Bauer.

- Em relação ao tema "taxa de juros e meta atuarial", decidimos que seria interessante ouvir alguns cenaristas e discutir quais seriam as tendências para os próximos 5 anos e ouvir também um especialista em Sistema Bancário Brasileiro. O Coordenador do grupo ficou de fazer os contatos para agendar essas apresentações.

- O item "preparação para Aposentadoria" ficou para ser abordado na próxima reunião. Incluimos a demanda dos colegas sobre o aumento do limite e prazo do Empréstimo Simples. Nós sugerimos que a Diretoria da Anabb defenda junto à Previ, a fórmula 180 / 180.

Outros pontos que incluímos nas prioridades do grupo e para a Diretoria da Anabb foi a questão do BET x retorno de contribuições x pendências do Acordo de novembro de 2010. O Coordenador, em nome do grupo, solicitará que a Diretoria da Anabb contate os demais signatários do acordo para dar continuidade a esses pontos. Também incluimos nas prioridades a questão do teto de contribuição x teto de aposentadoria.

Por último, solicitamos ao colega William Bento que disponibilize a proposta apresentada ao Conselho Deliberativo da Previ para reajuste de benefícios para que seja incluído na revisão do plano 1.

Esperamos que a Diretoria nos ajude nessas demandas, pois no nosso entendimento são as pendências e as necessidades dos colegas neste momento.

Na quarta-feira, também ocorreu um evento promovido pela FAABB em Brasília para discutir o tema "retirada de patrocínio" e falarei sobre ele em outra matéria.



2 comentários:

  1. Reproduzo matéria de hoje, postada no site da ANAPAR.
    Talvez saia algo de bom, desta celeuma toda. Em todas as notícias que li sobre o polêmico assunto de retirada de patrocínio, fala-se em apropriação de metade do SUPERÁVIT, pelo patrocinador, nunca foi comentado a apropriação de qualquer valor das reservas que garantem o pagamento de benefícios. Como, no momento, a PREVI não tem superávit, o Banco não teria interesse em se retirar. Além do mais, a matéria abaixo fala em entrar com ação judicial, para contestar até mesmo a apropriação de metade dos superávits pelo patrocinador; isto pode resultar na união dos grandes fundos de pensão contra a resolução 26.
    Notícias da Previdência
    Revista Época (20/07/2012)
    Retirada de patrocínio

    Governo quer permitir saída de patrocinadores dos fundos de pensão
    O Conselho de Gestão da Previdência Complementar vai decidir na primeira semana de agosto as condições para a desistência de empresas como patrocinadoras de fundos de pensão.
    O Ministério da Previdência acredita que a falta de regras para a saída dos patrocinadores das entidades de previdência complementar fechadas impede o crescimento dos atuais planos e o surgimento de novos.
    Hoje, somente 3% dos 3 milhões de trabalhadores são associados a fundos de pensão.
    A proposta polêmica do governo e que enfrenta resistências dos sindicalistas é divisão igualitária do superávit dos fundos entre patrocinados e associado.
    Os associados dos fundos ligados às estatais pretendem questionar a modificação na Justiça se esta mudança for confirmada. (Felipe Patury)

    ResponderExcluir
  2. Legal!!! Gostei!

    Isto é o que gostaríamos de ter à título de transparência com o fim de interagirmos via Blog (cobrarmos)da ANABB as ações previstas/agendadas no curto, no medio, no longo prazo.

    Muito bom!!!

    Isso já demonstra que estamos mais próximos da atual diretoria mesmo sendo via internet.

    Aproveitando o ensejo gostaria de parabenizá-los pelo empenho em nos ajudar da proposta do ES 180/180

    ResponderExcluir

Poste seu comentário