quarta-feira, 6 de abril de 2011

Negociações para melhorias no Plano 1

Começaram as negociações, ou melhor, enrolações, referentes à melhoria do Plano 1. Como era de se esperar e, como não é do interesse do BB, vão ficar empurrando com a barriga até quando der. A Anabb apresentou uma lista dos pontos que serão discutidos (Deus sabe quando, ou melhor, nem Deus sabe).
É interessante que os associados comecem a discutir e se posicionar em relação às propostas que sejam mais interessantes, pois dificilmente todas passarão, até porque não recursos disponíveis para implementar todas as propostas listadas. Esse é um primeiro passo para que haja um debate amplo sobre que propostas nossos representantes deverão se empenhar mais para conseguir aprovação.

Na segunda-feira, representantes do funcionalismo do BB, da Previ e do Banco do Brasil retomaram as negociações para melhorias no Plano de Benefícios 1, de acordo com o previsto pelo Termo de Compromisso assinado em novembro de 2010, quando o superávit foi fechado.
Muitas das propostas encaminhadas ao Banco do Brasil foram levantadas a partir de consulta aos participantes promovida pela ANABB, após diversos encontros e debates com demais entidades como Contec, Contraf-Cut, FAABB, AAFBB, AAPBB, AFABBs. Para acessar o material click
http://www.anabb.org.br/pdf/superavit_previ.pdf


Representado a ANABB, estiveram presentes o presidente Emílio Rodrigues e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, William Bento, conselheiro deliberativo eleito da Previ. Participaram ainda os diretores eleitos da Caixa de Previdência Vitor Paulo (também conselheiro deliberativo da ANABB), José Ricardo Sasseron e Paulo Assunção e os conselheiros deliberativos eleitos da Previ Mirian Fochi e Waldenor Borges.

As reivindicações encaminhadas ao Banco do Brasil em 11 de março são as seguintes:


• Fim do voto de minerva, restabelecimento dos direitos do Corpo Social em aprovar alterações no estatuto e regulamento da PREVI, eleição do Diretor de Participações;
• Aumento no valor das pensões;
• Revisão do benefício mínimo;
• Nova redução da Parcela Previ;
• Benefício 360/360 para todos;
• Aumento do teto de benefícios para 100%;
• Abono anual para aposentados;
• Antecipada para as mulheres aos 45 anos;
• Resgate das contribuições patronais pelos pedevistas;
• Antecipação do reajuste dos aposentados para janeiro.


Os representantes do Banco do Brasil não apresentaram propostas para as demandas dos associados e assumiram o compromisso de estudá-las antes de apresentar um posicionamento. Nova reunião ficou marcada para o dia 5 de maio, para dar continuidade às negociações. (Anabb)

19 comentários:

  1. Colega Cecília,
    Observei, da sua parte, um certo ceticismo acerca de possível final feliz para essas tratativas com vistas ao realinhamento do plano de benefícios “1”. Caso eu esteja enganado por favor me corrija. Alguns colegas entendem que os recursos passíveis para utilização nesse realinhamento atingem o patamar de 4.2 bilhões, com base no saldo da reserva especial para revisão do plano de benefícios em 31.12.2010. Destes, em função da malfadada resolução “26”, 2.1 bilhões seriam abocanhados pelo patrocinador. Outros têm o ponto-de-vista de que o superávit a ser considerado se refere ao mês em que as negociações sobre o realinhamento foram iniciadas. Aliás, esse foi o argumento utilizado pela Previc quando da distribuição no final do ano passado dos 15 bilhões dos quais o patrocinador ficou com 7,5 bilhões. Agradeceria caso Você prestasse mais esclarecimentos já que, em sendo realinhamento de plano, imagino que as medidas adotadas deverão ser definitivas. A resolução “26”, confrontando com essa posição, não estabelece que toda utilização de superávit deva ser apenas e tão somente por um determinado período de tempo? E aí, como fica? Aproveitando a oportunidade peço também, baseado na sua experiência de ex-diretora do nosso fundo, que emita a sua opinião sobre as propostas que Você entende que tenham mais possibilidades de serem aceitas pelo patrocinador. Li que a proposição de aumento do teto de benefícios para 100%, privilegiando ativos e os recém aposentados, tem boas perspectivas de aceitação já que é apoiada pelos membros da Contraf-Cut. Você saberia dizer qual a posição da Anabb sobre esse pleito de aumento do teto de benefícios para 100%? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jorge,

    Eu sei que um dos pontos que eles brigarão para aprovar é passar de 90 para 100% o cálculo do benefício. Este ponto eu sei que está nas prioridades do BB, até porque beneficiará os cargos comissionados mais altos. Só este ponto já come uma boa parte dos recursos, porém nem todos terão acesso a esse benefício.

    ResponderExcluir
  3. Colega Cecília,
    Agradeceria muito caso Você me ajudasse a dirimir as dúvidas que tenho, respondendo também todas as demais perguntas de que tratou o meu comentário de 6 de abril de 2011, às 18:38hs, já publicado mais acima.

    ResponderExcluir
  4. Caro Jorge,

    Algumas questões podem ser consideradas como revisão do plano e podem ser em caráter definitivo, onde seria necessária a mudança no regulamento do plano. Para haver distribuição do superávit, tem que ser considerado o valor do balanço fechado,por isso é bem provável que seja considerado o de 2010 ou também pode fechar um balanço do primeiro semestre, por exemplo. Isso aconteceu na distribuição passada. Se eu não me engano, foi fechado um balanço em abril ou maio.
    Se for considerado o resultado do ano passado, o colega tem razão, deve ter sobrado uns R$ 4 bilhões para serem distribuídos, que daria praticamente para implementar a medida dos 100%, que é a proposta que o Banco quer aprovar. A Anabb está defendendo várias propostas, mas, principalmente a dos 360/360, que seria uma forma de minimizar o estrago que foi feito com o benefício de renda certa, procurando ser mais justo na distribuição.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cecília, com as retomadas das negociações para melhoria do Plano 1 Previ, gostariamos que as sugestões abaixo, recebidas dos colegas da região, fossem incluidas nas pautas das próximas reuniões :


    a) Redução/Eliminação da Parcela Previ;

    b) Permitir quando da conversão em espécie de licença prêmio, abonos, férias e folgas, que os valores passem a fazer parte no salário de participação,
    elevando o teto do mesmo;

    c) Incluir o Valor de Referência como 4ª opção para cálculo do salário-de-participação;

    d) Melhorar o índice de correção dos últimos 36 Salários Base de Benefício para cálculo.

    Atenciosamente e parabéns pelo trabalho
    T.Eduardo
    Rib.Preto SP

    ResponderExcluir
  6. Colega Cecília,
    Da totalidade de recursos a serem considerados para um possível realinhamento de plano o patrocinador também teria direito aos cinquenta por cento estabelecidos pela malfadada resolução 26 do CGPC? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  7. Cara Cecília,

    O que aconteceria aos vários níveis de valores recebidos pelos beneficiários do PB1, pós 97, caso a Parcela Previ fosse reduzida ou eliminada?

    Parta-se do pressuposto de que, ao pós 97, nada em conexão aos benefícios recebidos do INSS.

    Esse assunto é de ordem geral. Você, por certo, dará mais claridade as interregações.

    Obrigado de james paiva.

    ResponderExcluir
  8. Colega Cecília,
    Agradeceria muito caso Você emitisse o seu ponto-de-vista acerca da necessidade de se ter um tipo de perfil específico para participar, representando os aposentados e as pensionistas, em mesa de negociações com o patrocinador sobre os assuntos inerentes ao “PB-1”, ou não há que se ter esse perfil pré-determinado já que no final das tratativas o que prevalece sempre é a vontade do patrocinador? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    ResponderExcluir
  9. Cecílai,Sei dsinceridade vd. deveria se afastar um poco, parece estafae seus afazeres porém aqui está muitofraco, sinceramente desculpe minha

    ResponderExcluir
  10. Colega Cecília,
    No endereço www.portalbrasil.net/inpc.htm pode ser observada a variação do Inpc desde jan/1990. Nos últimos doze meses o percentual acumulado, inclusive 0,66% relativo a março/2011, atinge o patamar de 6,3065%. Considerando-se o sistema de média móvel, para apurar-se o percentual de reajuste dos nossos benefícios deverão ser desconsiderados os índices do Inpc de abril/2010 (0,73%) e maio/2010 (0,43%). Em seus lugares entrarão as variações de abril e maio/2011, passíveis ainda de apuração. Vamos torcer para que as variações de abril e maio/2011 sejam maiores do que as de abril e maio/2010, a fim de que possamos ter um percentual de reajuste dos nossos benefícios em junho um pouco acima dos 6,3065% acumulados até o momento. Valeu?
    E.T. - fontes: Ibge e base de dados do Portal Brasil®.

    ResponderExcluir
  11. Colega Cecília,

    Voltando ao Post de 28/03/2011,"Costa do Sauípe", vamos transformar este local paradisíaco em efetivamente NOSSO, pertencente aos participantes do PB1 da PREVI e respactivas famílias. Se não dá lucro financeiro, então que seja utilizado para nosso lazer e descanso. Afinal de contas já não está pago e com a nossa grana? nada mais justo. Estudaria uma forma de utilização, por exemplo 7 diárias anuais, ou a que melhor se adequasse.

    ResponderExcluir
  12. Cecília,
    Desculpe o ingl~es daí de cima, é cisa da velhice onde as vezes falo meu desabafo na sala e a luz naõ ligo para não incomodar a noite e nã escrevo no escuro.O que quiz dizer foi que parecia que vc estava estafada e tendo poucos visitantes. Desculpe

    ResponderExcluir
  13. Colega Cecília,
    Respeitando como sempre as manifestações em contrário e sem absolutamente tentar polemizar. Entendo que as medidas adotadas por Você, publicando apenas os textos daqueles que se identificam, resultou na diminuição da quantidade de frequentadores mas aumentou o número de comentaristas efetivamente interessados em dirimir as suas dúvidas e contribuir para um diálogo profícuo sobre os assuntos inerentes ao nosso “PB-1”. Aliás, penso que o modo como o blog está funcionando hoje é muito melhor do que nos tempos de outrora. Nada contra os anônimos. Mas imagino que alguns poucos, se valendo dessa prerrogativa do anonimato, participavam dos debates com o único intuito de ofender, promover a discórdia e fomentar a desunião entre os aposentados e as pensionistas. Eram, em algumas vezes, discussões sem o menor sentido e que, efetivamente, não agregavam nenhum tipo de valor as tratativas em curso. Ao invés de enfraquecido, o blog ficou ainda mais forte. Valeu?

    ResponderExcluir
  14. Caro Jorge,
    Agradeço muito o apoio e concordo contigo. Eu realmente estou um pouco ausente, mas e porque estou de mudança com o apartamento ainda em obra, sem internet decente e sem um local organizado para trabalhar e também iniciei uma nova carreira como professora de cursos de graduação e MBA, porém não vou abandonar o blog. O único problema e que não tenho mais acesso as informações da Previ como tinha antes e a nova diretoria não e tão fácil de acessar. Dessa forma, o blog será roçado pó todos nos e não só por mim. Todos nos seremos responsáveis em mapear informações para colocar em discussão. estamos no mesmo barco... E poderão contar sempre com minha opiniao sobre os assuntos referentes a nossa Previ, com a mesma sinceridade que sempre conversei com os associados.

    ResponderExcluir
  15. Caro colega Domíni,
    Como poderia ficar chateada contigo, você sempre foi um participante ativo nas discussões e muito sincero em suas colocações, o que eu admiro muito, porém realmente estou estressada, mas não e com o blog e sim com uma obra que esta me deixando de cabelos brancos.... :-))

    ResponderExcluir
  16. Cara Maria,

    Na verdade não muda muito, pois a maioria dos associados têm benefícios maiores que a Parcela Previ e, dessa forma, acabam recebendo um adicional, pois a Previ paga o benefîcio considerando a Parcela Previ, se o benefîcio do associado do INSS for maior que a parcela Previ, ele recebe mais, por isso há uma grande resistência em eliminar de vez a PP.

    ResponderExcluir
  17. Não sou igual às famosas mentes brilhantes de nossas associações, porém nota-se o que vc disse.muito obrigado e cuida-te(como falas)

    ResponderExcluir
  18. Caro Jorge,

    Só agora vi este seu comentário:
    Da totalidade de recursos a serem considerados para um possível realinhamento de plano o patrocinador também teria direito aos cinquenta por cento estabelecidos pela malfadada resolução 26 do CGPC? Ficarei no aguardo de sua breve, importante e oportuna manifestação.

    Qualquer recurso que saia da Previ para implementar qualquer proposta, o Banco terá direito ao mesmo valor. Lembra que eu falei que o problema de se aceitar o acordo seria que estaríamos aceitando a Resolução CGPC 26, que determina que metade dos recursos é do Patrocinador.

    ResponderExcluir
  19. Eu bem que não votei num processo obscuro e direcionado e sem representatividade dos Aposentados. Basta ver a quantidade de votantes aposentados.
    Isso tava bem claro que o Banco só queria colocar a mão em dinheiro que não era dele e já que o fez e terá argumentos de sobra para suspender qualquer ação judicial contra ele e como apoio de pessoas que dizem ser nossos representantes pq então não condicionaram doar o dinheiro ao Banco após a conclusão da alteração do estatuto?
    Veja o caso da Cassi, do plano odontológico que só saiu para os da ativa. Nada virá para nós como não está vindo desde a implantação do estatuto de 1997.

    ResponderExcluir

Poste seu comentário