quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Superávit da Previ

Tenho recebido vários emails e comentários questionando a distribuição do superávit e o porquê de tudo estar tão silencioso. Não tem segredo nenhum, se há alguma negociação, como alguns colegas colocaram, não me chamaram a participar. O que eu deduzo é que o Banco está interessado em negociar porque tem um grande interesse em dividir esses resultados, porém os representantes das entidades não têm estimulado essa discussão em função da Resolução CGPC 26 e das ações judiciais que suspenderam seus efeitos.

Alguns colegas pedem minha opinião sobre o assunto e eu não tenho me manifestado por entender que na votação da enquete que perguntava se os colegas concordavam ou não que o Banco levasse parte do superávit, teria ficado clara qual era minha posição sobre este assunto.

Hoje estamos vivendo um período de retomada da situação que a Previ se encontrava antes da crise econômica. Este ano (2009) devemos fechar com um resultado bem melhor que o do ano passado. E é lógico que vem a pergunta: e o superávit? Não vai ser discutido? E a resposta é: sinceramente, "não sei". Temos que refletir duas coisas: em primeiro lugar o apetite do patrocinador e em segundo lugar, 2010 é ano de eleições para Previ e com certeza ninguém vai querer disputar eleições sem a discussão devida do superávit. Por um lado, é muito bom que haja esta eleição para provocar a discussão e acelerar as negociações, mas por outro acaba cheirando a oportunismo, pois até o momento tudo está parado e a justificativa é a Resolução CGPC 26 e as ações judiciais que suspenderam seus efeitos.

O único motivo que não tenho falado muito sobre o assunto é porque não há novidades e, muitas vezes, evito ser repetitiva, batendo na mesma tecla, mas quero colocar um pouco de lenha nessa fogueira e lembrar os colegas que 2010 será um ano muito movimentado, com eleições para Cassi, eleições para Previ (mudarão 2 Diretorias eleitas - Planejamento e Administração - eu e o Alexandre saíremos e não podemos ser reeleitos e o Presidente - Sergio Rosa também não poderá ser indicado, pois o prazo previsto no estatuto é de 2 mandatos; 1 Conselheiro Deliberativo titular e suplente (Odali Cardoso e Luiz Carlos Teixeira) e 1 Conselheiro Fiscal titular e suplente (Carlos Alberto Sousa e Fernanda Carisio), além dos Conselheiros Consultivos do Plano 1 e Previ Futuro. Em 2010 também haverá eleição presidencial que, dependendo do resultado, mais mudanças na gestão da Previ poderão ocorrer.

49 comentários:

  1. Poderia você divulgar os números do resultado de outubro?

    ResponderExcluir
  2. É como eu sempre falo nesta espaço, sem pressão não vai sair nada, nem tão cedo. Pessoal do Rio, mãos a obra, façam greve, sim aposentados também teem direitos, cerquem a Previ e impeçam a entrada dos funcionários, inclusive do presidente, a polícia vem, o oficial de justiça vem e a Rede Globo também, mesmo que seja para defender o sistema, aí pode ser que alguem tente resolver a questão.

    ResponderExcluir
  3. Querida Cecília,

    Quando ligo a internet, a primeira coisa que faço é ver o seu blog, do mesmo modo, quando desligo ao final do dia, invariavelmente dou uma passadinha para conferir o que rolou durante o dia.
    Muito obrigado por sua atuação; suas opiniões sempre coerentes nos sinaliza uma certeza do trato com seriedade das coisas que nos diz respeito. Parabéns!

    H. Honorato

    ResponderExcluir
  4. o sergio rosa bem que poderia fazer alguma coisa de concreto antes de sair da Previ.

    ResponderExcluir
  5. Cecília,

    Você sabe me informar se já tem data marcada (mês) para as eleições na PREVI em 2010? Como os mandatos de parte da diretoria e conselhos findam em maio deverá ser antes, ou estou errado?

    Pedro.

    ResponderExcluir
  6. ANABB X DR IVO EVANGELISTA:
    1º ATO - VEJA Nº 1578, DE 23.12,98 (que bela data para uma união)=Juramento: "até que a justiça nos separe";
    -a reportagem da revista está no blog previplano1;
    2º ato - Litigioso= duas ações da Anabb contra o Dr. Ivo, no tjdf (2009 01 1 164643-7, de 22.10.09 e 2009 01 1 108432 8, de 17.07.09.
    Será que a desunião é no interesse dos mais de 100.000 associados?

    ResponderExcluir
  7. Da nossa parte (Plano 1), só votaremos em quem for do Plano 1 e que se comprometa com melhorias nos beneficios do Plano 1.
    Aos que saírem ou não forem eleitos, fica o nosso adeus.
    (Chega de Previ"futuro", futuras distribuições, etc.)
    "NOSSO FUTURO É AGORA !"
    chega de enrolação...Façamos o que manda o nosso regulamento e as Leis Complementares...

    ResponderExcluir
  8. CECILIA, tudo bem, mas so a gente nao ve a PREVI SE MEXER. ALGUEM TEM QUE DAR O PRIMEIRO PASSO. O BANCO NAO TA NEM AI, ELE ARRUMOU UMA ESTRATEGIA CONTABIL, E O DELE, ELE TA TIRANDO.

    ResponderExcluir
  9. Carlos Norberto Kasper19 de novembro de 2009 às 17:00

    Cara Cecilia e colegas,

    Reitero uma idéia fixa que tomou conta de minhas reflexões acerca da distribuição do Superávit em 2010, ponderado o montante a ser atingido ao final de 2009.
    O Banco se desejar ser, minimamente,coerente e ético, haverá de contabilizar, novamente, seus supostos direitos a 50% do resultado a ser atingido. Não fazê-lo, é reconhecer um êrro no exercício anteior. Fazê-lo é afrontar desições judiciais e correr um risco extremo de amanhã ou depois ter que extornar expressivos valores que já lhe impactaram violentamente os custos.
    É bom lembrar que a liminar relativa a Res. 26, já havia sido concedida no final de 2008.
    Isto posto, parece-me que logo, logo chegaremos a um momento muito favorável para uma negociação dos 50% restantes.
    Sabem o que me faz ter esta idéia fixa de que o Banco contabilizará novos valores em 31/12/2009: esta recente medida do CMN permitindo que os Fundos de Pensão invistam até 70% do patrimônio em renda variável é muito estranha. Primeiro porque comflita com qualquer princípio de boa gestão, pelo risco exageradamente elevado. Segundo porque sabe-se que o único fundo desenquadrado era a PREVI. Os demais sequer chegavam aos então permitidos 50%. Então qual foi a jogada ?
    A própria Cecilia em determinada mensagem diz: com esta história de desenquadramento, conseguiram transformar um Superávit em Déficit. Com a valorização da Bolsa em 2009, a Previ - considerando os então 50% - estaria fortemente desenquadrada no final deste ano. Eis que surge a autorização para investimentos de até 70%, e o resultado não mais será atingido por este quesito da Res. 26 e o Banco poderá contabilizar significativos valores. Se acaso o CMN não tivesse editado esta medida, o Banco além de afrontar a liminar da justiça, estaria desconsiderando a própria Res.26, cujo teor certamente ajudou a elaborar em parceria com a SPC.
    Então colegas, não lhes parece que a cronologia dos acontecimentos permite estas concluções ?
    Por fim, não nos iludamos, o Banco buscará 50% a qualquer custo. Vamos negociar agora, criar um caminho - uma espécie de jurisprudência - para os futuros Superávits. O plano 1 - livre de novas crises econômicas - nunca mais deixará de ser Superavitário.
    Carlos Norberto Kasper
    Arroio do Meio-RS-

    ResponderExcluir
  10. E ainda tem colega achando que vai receber um centavo do Superavit.Como ja escrevi aqui inumeras vezes,as sobras sao somente para o BB/governo/Olimpiadas/Copa e a tal Resoluçao foi inventada para ser usada como barreira e esta dando muito certo.O banco leva o dele e nos OOOOOOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  11. Ao colega anonimo das 7;40

    O Sérgio Rosa só vai fazer alguma coisa de concreto se trabalhar com o Lula(servente de pedreiro). Ao contrario disso, desse mato não sai coelho...Se nada fez até agora, faltando 6(seis) meses para o termino de seu mandato, vai continuar tudo como está. Vamos ver quem será o seu substituto. Provavelmente só nós, aposentados, ainda não sabemos.

    ResponderExcluir
  12. Cecilia, e inacreditavel voce como diretora da Previ dizer que se tem alguma reuniao sobre o superavit nao te convidaram.So trouxa acredita que voce esta fora da patifaria.Por que voce se preocuparia com aposentados se a Previ e a Anabb te pagam varios salarios nao e mesmo.....

    ResponderExcluir
  13. Só tem um jeito de resolver a exaustiva situação da distribuição do SUPERAVIT sem precisar ir a Justiça. É só seguir as orientações do colega Rubem Tiné(acima). Atenção colegas do Rio de Janeiro. Mexam-se.

    ResponderExcluir
  14. Cecília,

    Certamente voce ocupará outra diretoria dentro da Previ, tomara que neste novo cargo voce tenha mais poder para nos ajudar a fazer justiça, porque é torturante essa espera sem um grão de areia de movimentação nessa caminhada rumo à distribuição do superávit.
    Sempre travada por res.26 que só impede a nós ,porque para o BB não impede nem trava nada, ele pega o que quer a hora que bem entende.
    Será que dos 120 mil assistidos não tem ninguém com coragem de começar a ter alguma atitude que provoque uma reação da PREVI no sentido de cumprir a Lei e melhorar nossos benefícios , nós temos esse direito.
    Porque ficam as associações paradas
    parece que os representantes destas tem medo do BB e Previ, para que existem se quando se faz necessária a presença firme dessas pessoas elas somem.

    ResponderExcluir
  15. Minha cara Cecília,
    Estou cá em meu canto quieto, porém por mais que procure entender não consigo mais nada, parece até um samba do criolo doido;senão vejamos:quando a previ sem consultar ninguém e sem temer resolução alguma alterou nossos reajustes do índice IGP-Di para INPC, assim ofez apenas no intúito de reduzir nossos benefícios.Fez e voltou atrás graças a outras entidades.Pergunto, se querem nos ajudar, o que duvido, qual a razão de não procederem inversamente, isto álterando os reajustes para semestrais ou escolhendo outros índices(aliás abundantes em nosso País).Ora ,quando quiseram manipular índice para baixo o fizeram.

    ResponderExcluir
  16. Cecília,
    e Demais colegas,

    Vejam o que é "cutucar" a "fera" com a vara curta:

    Um anônimo acima disse: " o sergio rosa bem que poderia fazer alguma coisa de concreto antes de sair da Previ".

    Tem gente que acha pouco o que ele fez ou deixou de fazer.

    De "concreto" há milhares de beneficiários com benefícios defasados economicamente, financeiramente, e politicamente.


    A pergunta que se faz: O Sérgio esta a serviço de quem?

    Dos beneficiários da PREVI? É no mínimo duvidoso o "cuidado" desta Diretoria para com os seus beneficiários.

    Não tenho a esperança de boa ação, aos participantes da PREVI, por parte desta Diretoria.

    Proponho um movimento Nacional de DEMISSÃO COLETIVA DOS DIRETORES DA PREVI, DE PREFERÊNCIA AINDA HOJE.

    Fora a Diretoria da PREVI.

    James P Costa - João Pessoa

    ResponderExcluir
  17. Cara Cecília!
    Lamentamos por vc não ter sido convidada para as preliminares. Com certeza o patrocinador já está conversando com os nossos representantes... e usando aquela máxima? "Quem tudo quer nada tem"... ou é "Melhor um pássaro na mão do que 23 bi voando".

    ResponderExcluir
  18. que tal se a Previ tambem fizer um extra-contabil para os aposentados e pensionistas. é isso ai so vamos votar em que estiver compromissado com a Previ I.

    ResponderExcluir
  19. Cecília,
    Lendo seu blog chamou-me a atenção o comentário do colega Ivan Rezende (19.11.09, 09,48 hs.) acêrca de ações da ANABB contra o Dr. Ivo Evangelista (de Ávila ?) por acaso condutor do meu processo relativo ao Imposto de Renda (1/3 Previ) cuja ação, apesar de vitoriosa e sem mais possibilidade de recursos, já está embolorando há muito tempo (diga-se anos) no Tribunal de Contas em Brasília, segundo a Anabb por embargos interpostos pelo Governo. Será que o tal litígio teria alguma coisa a ver com essa demora ? Será que o colega Ivan poderia fornecer mais alguma informação sobre o assunto, caso as tenha. Ficaria agradecido por qualquer orientação.
    Ricardo Annoni Neto

    ResponderExcluir
  20. MINHA COLEGA CECÍLIA GARCEZ

    "ELEIÇÕES ONDE TODO VOTO TEM O MESMO VALOR SALVE ZUMBI DOS PALMARES"

    Hoje 20/11 é celebrado o dia nacional da Consciência Negra, sendo que em diversas Capitais e municípios é feriado local.
    Sendo aqui o BRASIL berço e reduto de todas as raças, credos e etnias foram e são recebidos de braços abertos, onde aqueles que lutam prosperam.
    BRASIL amado querido, terra de ítalos, negros, baianos e todas as raças.
    Neste imenso país jamais aqui logrou a discórdia, intolerância e muito menos algum tipo de preconceito racial. (óbvio que existem uma minoria camuflada e abestalhada que nutri e fomenta tais sentimentos mais dignos de pena do que desprezo).
    E como estamos em véspera de ano eleitoral, aonde iremos todos nós - brancos, negros, pardos e imigrantes elegermos nosso mandatário primeiro bem como governadores e outros que irão tentar mudar a vergonhosa desonra que hoje se faz no SENADO.
    Como a nossa PREVI,não é diferente haverá mudança no nosso mandatário primeiro e mais duas diretorias,e com certeza significativas mudanças para nossas vidas,e em pleno gozo de nossas faculdades mentais,em 2012 teremos nossa Colega CECÍLIA GARCEZ a frente da DIRETORIA DE SEGURIDADE.
    Nesse momento único, onde todos nós somos iguais perante a Lei e a Constituição onde cada voto tem o mesmo valor, peso e quilate não importando a cor do eleitor.
    Quero manifestar minha efusiva alegria ao ver o nome de ZUMBI dos Palmares símbolo de luta e combate contra os devassos tiranos que em outrora subestimaram sua RAÇA.
    E ao ver BARACK OBAMA presidente eleito da maior potencia mundial (EUA), como cidadan quero externar meu grito de alegria ao ver que velhos e reacionários preconceitos estão sendo cada vez mais vencidos.
    Pois caráter não tem cor.

    ResponderExcluir
  21. Bem, 2010 é o ano chave. Se o PT ganhar fica tudo como está, mas se o PSDB vencer, Sergio Rosa, Alexandre e o rsto vão para oolho da rua a ponta pés. Então, quem sabe essa turma ai na PREVI RESOLVE FAZER gracinha para nós aposentados, pelo menos para assegurar nosso voto na Dona Dilma. Caso contrário, nós vamos votar na Oposição (não só na eleição de presidente, mas na eleição para a previ) e achar ótimo ver Sergio Rosa sendo posto para correr... A propósito, a ANABB tão forte e cheia de credibilidade, porque só faz chapa para a Previ com essa turma de Sergio Rosa? Diga ao Valmir que é o momento da ANABB buscar alianças mais decentes. Se a ANABB fizer chapa com as associações de aposentados derrota essa turma ai do PT na PREVI

    ResponderExcluir
  22. Leomax,
    Ainda não tive acesso ao resultado de outubro. Assim que eu tiver acesso, eu divulgarei no blog. É bem provável que na reunião de amanhã seja apresentado.

    ResponderExcluir
  23. Colega anônimo,
    As eleições da Previ devem ser em maio e a posse no inicio de junho, porém ainda não tem nada definido, apenas levando em consideração como foi feito nos anos anteriores.

    ResponderExcluir
  24. Já que nosso superávit vai para o governo gastar com a copa e olimpíada, bem que poderiam ser reservados ingressos gratuitos para que nós - os patrocinadores - pudessemos assistir às competições. Seria um pequeno consolo...

    ResponderExcluir
  25. Colega anônimo,
    Eu não assumirei outra diretoria, pois meu mandato encerrará no próximo ano e eu não posso me recandidatar. No ano que vem não sou candidata a nada, mas torcendo para que quem for eleito para minha posição continue o trabalho que iniciamos de forma técnica e profissional na Diretoria de Planejamento.

    ResponderExcluir
  26. O que e isso colega.Ja chega de pequenos consolos.E por pensamentos como o seu que tudo vai para o brejo.Eu nao quero ingressos para copa nem olimpiada.
    Me poupe.

    ResponderExcluir
  27. Domini,
    A aprovação da mudança do índice contou com a participação da diretoria e o Conselho Deliberativo da época. No caso de qualquer alteração, como mudança de índice, de periodicidade de reajuste terá que haver uma mudança no estatuto e no regulamento. Não é tarefa simples, pois depende da boa vontade do patrocinador. Vamos lembrar que o patrocinador tem metade das vagas da Previ, tanto nos Conselhos como na Diretoria. Inclusive a mudança do estatuto e regulamento depende da aprovação também da SPC (Secretaria de Previdência Complementar).

    ResponderExcluir
  28. Ricardo,
    Que eu saiba, os advogados da ação da Anabb 1/3 Previ (Imposto de REnda) são outros, mas eu sugiro que você confirme com a Anabb ou mesmo verifique no seu cadastro quem é o advogado responsável pela sua ação judicial.

    ResponderExcluir
  29. Ricardo, pelo seu nome, verifiquei o andamento da ação, que teve a última movimentação em 15.06.09, e está a cargo do Dr, Ivo Evangelista.
    Para saber posição real, ligue para 61 3226 9800 ( Dr. Silvio, Magno ou Luiza), eles estão acessíveis.
    Para se ter uma idéia, a minha ação 1/3, segundo informações do escritório, já deve estar na fase final, de cálculo, tanto que há um mês foi solicitado da Previ e Banco, cópia dos contracheques do período.
    O que me adiantaram, infelizmente, é que, desde 2008, os adovogados deixaram de pleitear o l/3 mensal, sempre indeferido.
    Contudo, devemos receber o recolhimento dos últimos anos.

    ResponderExcluir
  30. Sra Cecília

    A Resolução 26 não poderia servir de impecilho para que a PREVI promovesse uma distribuição das sobras (reserva) de modo a contemplar todos aposentados e pensionistas, pois o que a Liminar obtida pelo Sind de banc de Brasília questiona é somente o BB ter direito a parte desse superávit. Como essa parte prevista em Lei é de 50%, a PREVI e o BB estão livres para negociar os outros 50% destinando esses em benefícios ainda que módicos a aposentados e pensionistas, como, por exemplo, um reajuste linear de 10% pra todo mundo, aumentar o piso das pensões de 60% para 70% ou ainda um 14% salário para todos. Essa é uma proposta defensável... A parte do Banco que está em litígio fica em suspenso... Se o BB ganhar leva, caso contrário, sobra para a Previ. Essa é uma idéia decente que a PREVI e o BB se tiverem boa vontade podem fazer. Não se esqueça de que no ano que vem há eleições PREVI e se aposentados, pensionistas e os ativos do plano 1 tiverem algum beneficio extra com o superávit será garantia de que a chapa da PREVI formada por aliados de vocês que hoje estão lá será vencedora. Sabemos que S Rosa, Alexandre e você Cecília não podem mais se candidatar a Previ e sem vocês quem será o candidato (ou candidatos)? Não vejo nomes de expressão soltos por ai e que teriam respaldo dentre o funcionalismo então, para emplacar uma chapa de “situação”, vocês ai hoje devem começar rapidamente em pensar em comprar nosso voto com alguma distribuição justa de superávit. Isso não é imoral não... Vivemos da PREVI e votaremos em quem nos der algum beneficio....

    ResponderExcluir
  31. O pessoal da ativa já recebeu a participação nos lucro do Banco, que inclusive contabilizou a "devolução" da contribuição patronal.
    E os aposentados, que não dispõem da força da greve, o que vão fazer? Acho que só o judiciário para pressionar a utilização do superávit...

    ResponderExcluir
  32. Cecilia, qual o resultado da reunião de ontem?

    ResponderExcluir
  33. O problema da ação do 1/3 do IR é daquele: "melhor que não tivesse entrado". Enquanto fui associado da ANABB, nunca me deram um informação decente. Agora tratando diretamente com a banca do Dr Ivo Evangelista, não tenho tido melhor sorte. Falei duas vêzes com a Dra. Luiza, também mandei dois e-mails, e já faz bom tempo, e nada. Será que terei de consultar a OAB para ter algum resultado? Alguém tem idéia melhor?

    ResponderExcluir
  34. Pessoal, ouvi dizer que já existem escritórios de advocacia ajuizando ações para forçar a utilização dos superávit em benefício dos participantes do plano. Alguém pode informar algo?
    Há um um grupo grande de colegas aqui da Bahia buscando desesperadamente essas informações.
    Ficarei grato.

    ResponderExcluir
  35. Recebi de um advogado que está se transferindo para o Rio ( era de SP) uma proposta de ajuizar ação para me beneficiar do "Renda Certa".
    O raciocínio é de que TODOS os que contribuiram mais de 360 meses, sem importância se na ativa ou aposentado, tem os mesmos direitos de receber de volta que os que já foram contemplados.
    Alguém aí poderia me dar uma luz?
    Tem fundamento?
    Devo tentar ou não devo perder tempo com isso?

    ResponderExcluir
  36. Colegas,

    Só tem uma maneira de acabar com a festa !!! Fazer chover ações contra o Banco solicitando a parte do superávit que contabilizou. Afinal esse dinheiro é nosso....!!!Contratem bons advogados. Se o dinheiro não vem para os legítimos beneficiários, não vai prá ninguém !!!

    ResponderExcluir
  37. Ademir,
    Está correta, clara, legal e cristalina a tese que a PREVI tem que devolver as contribuições excedentes a 360º, tenha ela PREVI recebido de associados ativos ou inativos ! (Vale até para as pensionistas sucessoras).
    Leia site da unamibb (eu entrei com a UNAMIBB) pelas devoluções pagas além dos 30 anos.

    Um consolo: Se morrermos durante o processo, nossos herdeiros e cônjuge deverão herdar nossa "Renda Certa"desde data da ação. Se morrermos SEM ingressar com tal ação: ninguém receberá NADA(só a Previ agradecerá as sobras retidas em Caixa...)

    ResponderExcluir
  38. Renda Certa - Devolução contribuições após 360 meses- Ainda não sou sócio da Unamibb (R$ 12,50/mês), mas todos os advogados de quem recebí propostas para ingresso da ação, cobrarão, em caso de êxito, pelo menos 15% do montante (+ 27,5% Imposto de Renda), inclusive a AAFBB RJ.
    Acabo de receber resposta à consulta que formulei à Unamibb : não haverá quaisquer pagamento aos advogados, em caso de êxito da ação.
    Basta acessar o site Unamibb e terá todas as informações de como proceder.

    ResponderExcluir
  39. Ademir,
    Alem do site www.unamibb.com.br veja também o site www.aafbb.org.br, pois eles tambem entraram na justiça querendo o "Renda Certa", para quem contribuiu por mais de 360 meses, somando tempo de ativo e inativo.
    Sugiro a você, caso ainda não conheça, frequentar também o Blog www.previplano1.com.br, está cheio de novidades!!!
    Abraços,

    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  40. DIZ A MUSICA DO REI


    DE QUE VALE TUDO ISSO SE O O RECURSO PARA REVISAO DE BENEFICIOS ESTÁ APLICADO NA BOLSA, EH NOSSO DINHEIRO, MAIS ELE NAO ESTA EM NOSSAS CONTAS.

    O SERGIO ROSA ESTA RICO NAO PRECISA DA PREVI, O CASAO DELE E CRUELDADE DEMAIS PARA COM OS SOCIOS DA PREVI.

    APLICAR 70% em renda variaável economicamente no minimo irreal, desafio qual a EMpresa Privada que faça isso. RENDA VARIAVEL 70%, temos que ir, como disse nosso Colega ao Congresso, ao STF a SUPREMA CORTE DO PAIS E SALVAR NOSSOS RECURSOS, PENSEM SE VIR OUTRA CRISE, ESTAMOS MORTOS....

    ResponderExcluir
  41. Colegas,
    Não se desesperem pelo Superávit...Olhem onde está indo !!!rsrsrsrs....E não precisou nada. Só uma auditoria ¨simplificada¨...bem simplificada para não aparecer muita coisa...!!!
    O Banco do Brasil comprou metade do Banco Votorantim sem fazer auditoria na saúde financeira da instituição. A inconsistência foi revelada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após avaliação dos termos da aquisição de R$ 4,2 bilhões feita em janeiro. Em relatório, os ministros afirmam que “compete esclarecer que não foi realizada ‘due diligence’ para identificar eventuais necessidades de ajustes nos balanços de partida” que nortearam o negócio. O BB nega e diz que o TCU “não mencionou” a auditoria simplificada usada na compra.A due diligence é um processo comum usado em aquisições e fusões em que a vida financeira da companhia-alvo do negócio é avaliada minuciosamente. São levantados aspectos como passivos trabalhistas e financeiros, pendências judiciais e fiscais, entre outros itens. O objetivo da diligência é avaliar o real preço da companhia e, ao mesmo tempo, verificar se o negócio será lucrativo para o interessado.

    ResponderExcluir
  42. COLEGA CECÍLIA,
    OS DEMITIDOS (70.000) TUNGADOS PELA PREVI ESTÃO ÀS PORTAS DOS TRIBUNAIS E DA CORTE INTERAMERICANA PARA REINVIDICAREM OS MAIS DE 86% DAS RESERVAS QUE FICARAM COM A PREVI; A PROPOSTA NOVE DA ANABB AINDA NÃO FOI FORMULADA, NINGUÉM TEM NOTICIA: VÃO ESPERAR A FALÊNCIA DO BB E DA PREVI PARA TOMAREM UMA DECISÃO??? 2011 AMIGA, SERÁ MUITO TARDE: VAMOS A UM PACTO = Plano de Atribuição de Complemento a Todos os Oprimidos; é agora ou depois, só no inferno, pois essa duplinha BB/PREVI vai falir, inexoravelmente

    ResponderExcluir
  43. COLEGA CECÍLIA,
    OS DEMITIDOS (70.000) TUNGADOS PELA PREVI ESTÃO ÀS PORTAS DOS TRIBUNAIS E DA CORTE INTERAMERICANA PARA REINVIDICAREM OS MAIS DE 86% DAS RESERVAS QUE FICARAM COM A PREVI; A PROPOSTA NOVE DA ANABB AINDA NÃO FOI FORMULADA, NINGUÉM TEM NOTICIA: VÃO ESPERAR A FALÊNCIA DO BB E DA PREVI PARA TOMAREM UMA DECISÃO??? 2011 AMIGA, SERÁ MUITO TARDE: VAMOS A UM PACTO = Plano de Atribuição de Complemento a Todos os Oprimidos; é agora ou depois, só no inferno, pois essa duplinha BB/PREVI vai falir, inexoravelmente

    ResponderExcluir
  44. Colega.

    Enquanto existir a PREVI o BB nunca irá a falência. Os que irão falir são os aposentados que foram excluidos do famigerado RENDA CERTA, as pensionistas e os pedevistas.

    ResponderExcluir
  45. Colegas,
    A Revista PREVI traz uma entrevista interessante com o prof emérito da FGV-SP.Vejam o que diz: ¨...A primeira coisa que deve ser esclarecida para os participantes é que ninguém pode dar garantias de que aquela aplicação em renda variável será exitosa, deve-se advertir sobre os riscos e a incerteza.¨ E vai além em outra resposta: ¨Em primeiro lugar ver qual sistema de fiscalização e de auditoria que seu fundo tem...Segundo lugar, se o fundo acompanha ou não as regras que estão sendo instituídas agora para a proteção do mercado financeiro internacional...e continua...¨. Não sei por quê lembrei da PREVI com setenta por cento do patrimônio em renda variável!

    ResponderExcluir
  46. Cecília,
    Se você puder por favor informe desde que ano as aplicações em renda variável da PREVI ultrapassaram os trinta por cento?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Revista PREVI: conselheiros atarefados:2 de dezembro de 2009 às 17:01

    No artigo "Palavra do Presidente",o Sr Sergio Rosa (Pág.3 Revista PREVI nº145 (out/2009) nos abraça informando que os Fundos de Pensão têm o direito de nomear Conselheiros nas empresas em que participa com dinheiro investido.

    O que não pode, Sr. Rosa, é nomear OS MESMOS "amigos do Rei" para conselheiro em 17 (DEZESSETE!)empresas, p.ex.:Joilson R. Ferreira e Luciana F.Rodrigues;
    Izabela Campos de Lemos em 8 empresas, tal como Antonio Luiz Benevides Xavier, Maria Teresa Souza Silva e Ricardo Ferraz Torres (todos Conselheiros em 8 empresas). Há também Valmir Camilo, eleito para 3 empresas...
    (Vide Lista completa do site www.CANAEL.com.br)
    Ou estão sobrecarregados de tarefas, ou não estão acompanhando como bem deveriam...
    (É pouca "gente amiga" para muitas empresas)

    ResponderExcluir
  48. Só nomeiam ¨Companheiros¨...que tem todos os ¨requisitos¨...rsrsrs A PREVI infelizmente acabou se distanciando muito dos seus objetivos. Hoje a luta por cargos acaba deteriorando a gestão na PREVI...um absurdo...
    Precisamos mudar no voto. Vote bem e convença seus amigos e conhecidos a votarem bem também...principalmente em quem se preocupa com os associados. Êsse é o requisito principal. Conhecimento depois adquire !!!

    ResponderExcluir
  49. Uma amostra: olhe no site da PREVI e veja quantas notícias interessam diretamente aos seus beneficiários? Nada, há muito tempo, que seja diferente de empréstimos (Simples e CARIM) e outras bobagens como o Clube de Benefícios...rsrsrs Como diria: ¨se você quiser gastar temos todas as opções¨.Agora pergunto: a PREVI não tem independência em relação a matéria SUPERÁVIT que não possa publicar em seu site os devidos esclarecimentos para um assunto tão candente para seus associados? Ainda que seja para dizer não temos novidades. Para isso não precisa nenhum voto de minerva !!! Se os seus dirigentes não se sentem obrigados em fornecer tais tipos de informações, estamos perdidos...

    ResponderExcluir

Poste seu comentário