terça-feira, 3 de novembro de 2009

Câmara deve votar regras para reajuste de aposentadorias

O Plenário da Câmara vai realizar uma sessão na próxima quarta-feira (4) para votar a emenda do Senado ao Projeto de Lei 1/07, que garante a todos os benefícios mantidos pela Previdência Social o mesmo aumento concedido ao salário mínimo. A regra também beneficia os 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo. A proposta é a mais polêmica da semana e foi pautada pelo presidente Michel Temer.

A emenda recebeu parecer favorável da comissão especial que analisou a matéria. Desde junho, o governo tenta negociar com representantes dos aposentados uma proposta alternativa, mas até agora não houve acordo. Para o Executivo, o reajuste unificado pode comprometer as contas da Previdência nos próximos anos.

Já o movimento dos aposentados alega que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os reajustes do salário mínimo somaram 90,21%, incluindo este ano, enquanto que os das aposentadorias acima do piso subiram apenas 49,82%. A emenda do Senado, segundo o movimento, recuperaria o poder de compra dos aposentados e pensionistas, com o primeiro reajuste sendo concedido já em 2010.

O PL 1/07 é uma das medidas legislativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O texto original do Executivo propõe uma política permanente de reajuste para o salário mínimo, com base em aumentos anuais reais.

75 comentários:

  1. O resultado estamos carecas de saber.Ou ainda tem alguem que acredita em algum beneficio para os aposentados?E tudo enrolaçao.

    ResponderExcluir
  2. Cecília,

    Esperemos que a Câmara Federal aprove o PL 01/2007.

    A matéria, Rejuste de Aposentarias, é bastante antiga.

    Quantos milhões de brasileiros sofrem com as aposentarias desalinhadas da realidade?

    Quantos milhoes de brasileiros não foram solapados, ao longo do tempo, com índices fraudulentos fabricados em laboratórios pelo Planalto?

    Em futuro próximo,com o PL 01/07 a ser votado, veremos a quem serve este Governo.

    Um abraço

    James P Costa

    ResponderExcluir
  3. Esta matéria , na minha opinião somente interessa a Previ, pois irá emgordar seu superavit, pois pelo critério atual quem tem complementação de aposentadoria, quando se eleva o benefício do INSS , baixa o da Previ.Há não ser que a previ passe a adotar em seus reajustes os mesmo praticados pelo INSS se tal reajuste for aprovado.Ou não?
    Assim acho que esta matéria somente trás ilusão e prespectivas errôneas.

    ResponderExcluir
  4. É bom que fiquemos atento a votação na câmara, para identificarmos aqueles deputados que votarão contra os aposentados, para que não tenham o nosso voto e nem o nosso apoio nas proximas eleições.

    ResponderExcluir
  5. Bela notícia. Eis o governo do "homem".

    "03/11/2009 - 20h50
    Base aliada vai barrar votação de reajuste para aposentados, diz ministro."

    ResponderExcluir
  6. "O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse nesta terça-feira que a emenda do Senado que estabelece que o reajuste de todos os aposentados e pensionistas será igual ao concedido para os que ganham salário mínimo, que pode ser votada amanhã na Câmara, será barrada pela base aliada."

    Mais uma palhaçada dando vãs esperanças aos aposentados do INSS. E ainda tem gente que defende esse governo...

    ResponderExcluir
  7. Colega Ademar:

    Associo-me às suas preocupações quanto à Câmara de Deputados. Há anos atrás, o nosso grande Lula afirmou que havia entre os mais de 500 deputados, trezentos "picaretas". De lá para cá não sei se este número aumentou ou diminuiu. Se diminuiu, acredito na aprovação do PL 1/07. Nunca esquecendo que ainda teremos o Senado (de Sarney, Collor e Renan); e por fim, o possível veto do magistrado Luís Inácio da Silva.

    Dirceu da Rocha

    ResponderExcluir
  8. O governo PT já era há muito tempo para o trabalhador brasileiro, perdeu sua identidade, sua ideologia e vários companheiros de caráter que ainda existiam ao longo de todo esse tempo no poder, fruto das suas mazelas, fraudes praticadas, corrupções ativas e passivas, nepotismo e o rei Lula nada vê, não sabe de nada, enfim um hipócrita. Depois que sentiu o gosto do ganho fácil e controlar esse país como tomar as suas cachaças rotineiras, por tudo isso estamos pagando o preço de votar errado e o cenário nacional para as próximas eleições nada é favorável, não temos candidatos sérios, as fugurinhas são as mesmas, hipocrisias baratas e tudo mais. Só Deus mesmo para reverter todo esse quadro. O aposentado está na miséria total, temos que nos unir para a dar a resposta a esse desgoverno.

    ResponderExcluir
  9. COLEGA DOMINI, como a PREVI tem tantas injusticas, desigualdades, acho que a unica vantagem dos pos-97 sera essa.Apos esta data, foi desvinculada o beneficio da PREVI e do INSS, e por conta disso tem o famigerado desconto da PARCELA PREVI.

    ResponderExcluir
  10. Colegas,
    Será que "vai dar praia"? Há uma noticia (não nova) de 27/10 que trago abaixo, extraido do site da PREVI.
    "Para os dois Planos, o cenário dos primeiros nove meses de 2009 é completamente diferente daquele de um ano atrás. Ambos acumulam rentabilidade bem superior ao índice atuarial acumulado de 7,65%. De janeiro a setembro deste ano, o Plano 1 apresentou rentabilidade de 20,32%, enquanto no mesmo período, a do PREVI Futuro foi um pouco maior: 21,77%. São números de um novo tempo para participantes e seus dependentes."
    Notem que, no ultimo parágrafo diz:"São numeros de um novo tempo para participantes e seus dependentes."
    Será que a nossa vez chegou? Será verdade esse "novo tempo"?
    Ou será apenas uma noticia qualquer, que faz apologia, mas não vai a lugar nenhum?

    ResponderExcluir
  11. Cecilia e Blogueiros,

    alguem sabe o que acontece: foram fazer uma manutenção na parte elétrica e não conseguem mais colocar no ar o site da Previ.....
    ERA ROTINA........


    sergioinocencio

    ResponderExcluir
  12. É, PENSO QUE UM COLEGA QUE POSTOU NA MENSAGEM DO SUPERÁVIT MATOU A CHARADA. O BB VAI CONTABILIZAR NOVAMENTE, NO FINAL DO ANO, PARTE DO SUPERAVIT DE 2009 (ALGUNS BILHÕES DE REAIS) QUE ACRESCIDOS AO QUE JÁ FOI CONTABILIZADO VAI FAZER COM QUE NENHUM JUIZ DEIXE DE DAR GANHO DE CAUSA PARA O BANCO NO USO DO SUPERÁVIT. OS ARGUMENTOS: os de sempre: é uma instituição pública vai falir e sua falência será prejudicial ao país e por aí vai. O colega conseguiu pescar o porquê o uso do superávit não foi até agora negociado. Vão deixar para o ano que vem, após mais uma VOLUMOSA CONTABILIZAÇÂO PELO BB, e os participantes do plano 1 não terão escolha. Se quiserem algo vão ter que aceitar que metade dos superávits é do BB. Isto se chama XEQUE-MATE.

    ResponderExcluir
  13. Importantíssimas as matérias divulgadas no blog www.previplano1.com.br., que está partindo para a ação, em favor de todos.

    ResponderExcluir
  14. A ANABB que é sempre tempestiva em suas respostas, enviadas através do "fale conosco"", com as respostas já pré estabelecidas e sem respeito a quem está perguntando, desta vez ela nem respondeu, quando indaguei se o Sr. Valmir Camilo havia, pelo menos, lido a carta que foi endereçada a um grupo de colegas, sobre a alteração dos advogados na condução das causas daquela associação.
    Temos lido que a parte do advogado atual tem se interessado pelo assunto e divulgado para o maior número de pessoas.
    Estamos no aguardo de um posicionamento do Sr. Valmir Camilo, sobre este e outros assuntos. Afinal, por que ele está tão calado?

    ResponderExcluir
  15. Deixei o Banco através do PAA em maio/2007.
    Ainda não sou aposentado pelo INSS.
    Alguns colegas(caso do Domini, acima), dizem que quando da aposentadoria oficial, o benefício da PREVI será reduzido.
    Outros dizem que, de acordo com o novo estatuto - no meu caso -, já fui prejudicado quando da concessão do benefício(com a dedução da parcela PREVI).
    Assim sendo, os benefícios(PREVI e INSS), seriam independentes.

    Confesso que estou muito confuso, principalmente por estar adquirindo tempo para me aposentar proporcionalmente, e que, dependendo da realidade, compensaria ou não ficar contribuindo até completar o tempo para sair com aposentaria integral.

    Alguém pode esclarecer?

    ResponderExcluir
  16. CECILIA, e colegas, está o site da ANABB. Pasmem, palavras do presidente da câmara Michel TEMERoso. Ele disse para os aposentados que estavam no plenário: " Muitas vezes não é possível chegar ao ponto que desejam os postulantes, a democracia se faz pelo MEIO TERMO".
    Meu caro Michel a verdadeira DEMOCRACIA se faz com JUSTIÇA. Isso que ele disse é o que o BB está fazendo "MEIO TERMO" nas negociações do superavit e NÃO NA JUSTIÇA.
    airton.

    ResponderExcluir
  17. PREVI - VÁRIOS PESOS, VÁRIAS MEDIDAS

    Boa noite!
    Gostaria de deixar aqui uma pergunta, se alguém tiver conhecimento, por favor me ajude. A respeito da revisão de benefício do INSS/IRSM 94/97, não estava bem informado e acabei fazendo o acordo com o INSS em vez de entrar na justiça, o mesmo foi efetivado somente agora, e para minha ¨surpresa¨ a Previ levou mais da metade do valor repassado em atraso pelo mesmo.
    Então gostaria de saber se alguém nesta situação conseguiu reaver estes valores, pois a Previ não teve como colocar as mãos nos valores de quem entrou na justiça.
    Sem mais, agradeço,
    Infelizmente,
    Anônimo.

    ResponderExcluir
  18. Ivan,se o BB for negociar mesmo o superavit com a Previ,ele, o moço sumido,dara as caras como a gente ja sabe.

    ResponderExcluir
  19. Eso Santos,
    Estimada e batalhadora Cecilia,
    será que a nota do Gibaum explica o porque da indiferença do restante da diretoria da PREVI para com seus associados e verdadeiros donos ?
    www.gibaum.com.br Ano VII - 5 de novembro de 2009
    Novas estrelas
    Em seu último artigo, FHC analisa o jogo das forças políticas no governo petista e profetiza que, “com os partidos devastados, se Dilma ganhar as eleições sobrará um subperonismo (lulismo), contagiando os dóceis fragmentos partidários, a burocracia aninhada no Estado e, como base do bloco do poder, a força dos fundos de pensão”. Os fundos, segundo o ex-presidente, são “as novas estrelas” do processo. Não são tão novas assim: basta lembrar a eficácia de Sérgio Rosa nos investimentos da Previ, nas eleições de 2002. Ou seja: antes de começar o governo petista.

    ResponderExcluir
  20. HÁ DEFASAGEM NA PREVIDENCIA ?
    No site da ANAPAR tem um link para o blog do Jesus, especialista em direito previdenciário. Neste há um artigo que prova que não há perdas inflacionárias no período pós 94. É uma boa conferir.

    ResponderExcluir
  21. Colegas,
    Estamos todos, há meses, postando aqui reclamações, indignações, lamentos e, até mesmo, discussões acaloradas sobre religião, política e outros assuntos não pertinentes e sem nehuma consequência.
    Por outro lado, o recém criado Blog "previplano1.com.br", partiu para a ação, encaminhando correspondência à vários parlamentares expondo as nossas preocupações quanto ao destino da nossa Previ.

    Já não é a hora de nos unirmos para pressionar, de maneira efetiva, a Diretoria do nosso fundo de pensão ?

    Um abraço a todos !

    Francisco Rodrigues

    ResponderExcluir
  22. Pois é, o governo deu um jeito e trancou a votação, conforme adiantado por um ministro petista qualquer.
    Para mim nada significava, pois não teria nenhum efeito retroativo,o Fator Previdenciário veio para ficar na minha vida.Mais uma coisa que só uma surpreendente decisão judicial poderá reverter.
    Lamento para os que vão se aposentar, e espero que tudo isso reforce o desmoronamento total do PT,PMDB e toda corja.
    NÃO VAMOS REELEGER NINGUÉM !!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Acho difícil este projeto de Lei emplacar. A correção dos benefícios da previdência social é vinculado ao INPC. O aumento do salário mínimo é político e pode até não ocorrer em governos futuros. Não sei se será um boa. Pelo menos por enquanto, neste governo, é. Francisco Marinho.

    ResponderExcluir
  24. em uma Democracia a mudança às vezes e muito boa. olha o Aécio ai.
    Ele não pode negar a linhagesm.
    Ele é o novo.

    ResponderExcluir
  25. Prezado colega neliocfj: creio que vc.utilizando o serviço 08007290505 da Previ lá lhe esclarecerá sobre sua aposentadoria.
    No meu caso aposentei-me em 1992 portanto sou considerado pré-97, isto é aposentadoria antes de uma famigerada resolução que modificou os cálulos da parte relativa a previ, no meu caso pré-97 recebo um complemento da previ.É complemento ex.se aposentei com um valor este tem uma parte do benefício do INSS e é complementado o valor da previ, portanto se um aumenta outro diminui ou vice-versa.Hoje a partir de 97 é outro cálculo que não sei como fazem.Cecília na certa lhe esclarecerá, porém é bom também consultar a Previ.

    ResponderExcluir
  26. Cara Cecilia,
    A Diretoria da PREVI aguarda propostas de entidades representativas dos previdentes do Plano 1, para melhoria de nossos benefícios. Não é mesmo?
    Como acho estas ditas "entidades "muito abstratas", sugiro a voce e aos leitores os nomes de pessoas que poderiam nos representar, cito 2 que me ocorre no momento:
    1)
    MIRIAN CLEUSA FOCHI - pertence as entidades Contraf/CUT e ao Sindicato Bancários de Brasilia.
    2) ISA MUSA DE NORONHA -pertence à UNAMIBB e a "FAAPBB" Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil.

    Gosto de nomes, pois é mais visível e concreto e estes nomes são nossos conhecidos...
    Mais alguém ???
    A Diretoria está aguardando as propostas...

    ResponderExcluir
  27. Assunto: Distribuição do Superávit.

    Para participar das conversações que se avizinham envolvendo as três partes interessadas – BB/PREVI/Participantes - faço uma sugestão à Diretora Cecília:

    Convidar alguns nomes com trânsito no seu blog (e cujas idéias consultem os interesses da maioria) para compor comissão com poderes para nos representar nas decisões.
    Excluindo-se, neste contexto, associações ou qualquer tipo de aglomerados autoproclamados representativos, aqui inseridos os de cunho político-partidário. E, também, nada de enquetes, pois a ANABB poderá usar sua máquina para manipular o resultado. Neste particular, vale lembrar o que aconteceu no último plebiscito, aqui mesmo quando, da noite para o dia, surgiram mais de 2.000 votos favoráveis aos desígnios do Sr. Valmir Camilo. Foram votos válidos, honestos da parte dos votantes e apuradores, mas arregimentados por representantes da associação através do convencimento de última hora e com informações distorcidas, junto aos nossos amigos da ativa, com o uso, inclusive, dos meios de comunicação interna das agências.
    Essa comissão, para ter maior alcance geográfico, poderia contemplar colegas distribuídos pelos diversos Estados. E, para evitar custos, os contatos seriam feitos via e-mails e as reuniões decisórias através de vídeo-conferência com acompanhamento (em tempo real) de todos os aposentados e pensionistas envolvidos no assunto.
    Eis alguns nomes sugeridos: Ari Zanella, Carlos Domini, Carlos Valentim Filho, Carlos Kasper, Chico Silva, Francisco Rodrigues, Heráclito Cavalcante, Ivan Rezende da Silva, Jane Torres de Melo, Jorge Teixeira, José Luiz Pucci, José Monteiro, Lázara Rabelo, Luiz Câmara, Mariano Branquinho, Paulo Beno, Roberto Varella, Rosalina de Souza, Rubem Tiné, Sérgio Figueiredo, Sérgio Inocêncio.
    Além de muitos anônimos que, ao se identificar, certamente engrossarão esta lista.

    ResponderExcluir
  28. Descobri uma coisa interessante. Se alguem quizer se deprimir acesse esse Blog, ou seja, o Blog das lamentações. Minha gente chegou a hora de virarmos o jogo. Vamos criar medidas inteligentes para forçar o Banco a voltar a falar em distribuição de superavit.

    ResponderExcluir
  29. Francisco Rodrigues tem razão, o blog tem sido o Muro das Lamentaçaoes, que tal fazermos uma comitiva com alguns representantes de cada estado e ir até Brasilia e falar com o Senador que tudo manda e acontece Sarney ai o Lula manda o Sergio Rosa fazer alguma coisa em beneficio dos aposentaods.

    ResponderExcluir
  30. colega CECILIA GARCEZ.

    Colegas do blog fui informada atraves do fale conosco da COOPERFORTE que a DIRETORIA esta reunida para melhorar prazos e limites a seus tomadores de emprestimos.
    Nossa cooperativa antenada com a realidade do mercado resolve inovar e melhorar beneficios aos seus associados.
    Nossa DIRETORIA EXECUTIVA deveria se espelhar em nossos colegas e fazer valer nossos direitos.
    Tudo na PREVI NAO PODE, HA RESOLUÇÃO NAO PERMITE,A LIMINAR BARRA, ETC... ETC...

    QUANDO VAMOS MUDAR ESSA REALIDADE,todos querem os ovos mais ninguem quer alimentar a GALINHA.

    CECÍLIA VOU DEIXAR UMA SUGESTÃO A VOCE PARA REPASSAR AO SEU COLEGA E MEMBRO DA ANABB. WILLIAN BENTO.

    PEÇA A ELE EM NOME DOS ASSOCIADOS DO PLANO 1 QUE REMETA A APRECIAÇÃO DAQUELE COLEGIADO CHAMADO CONSELHO DELIBERATIVO PROPOSTA SEMELHANTE A DE 2008. PEDINDO UM ABONO A TITULO DE ANTECIPAÇÃO DE SUPERAVIT QUE SERA DISTRIBUIDO TÃO LOGO SE RESOLVA A QUESTÃO DA RESOLUÇÃO 26.
    NÃO PODEMOS DIZER QUE NAO ESTA ACONTECENDO NADA PORQUE ESTA E A CADA DIA CRESCE A REVOLTA DOS ASSOCIADOS DO PLANO 1, VENDO QUE MUITOS LUTAN PARA NOS TERMOS DIAS MELHORES E OUTROS LUTAN SO PARA MANTER SEUS GANHOS E SUA POSIÇÃO SOCIAL QUE A PREVI LHES PROPORCIONA !!!

    GRATO A TODOS

    ResponderExcluir
  31. Minha querida CECÍLIA GARCEZ.

    "Para encerramos assunto sobre religião peço a devida licença para postar estas poucas palavras neste espaço maravilhoso,onde somos ouvidos,criticados mas com a melhor das intenções de fortalecer os Aposentados e as Pensionistas do plano 1 de beneficios da PREVI".

    Julgamentos
    É tão fácil julgar!
    principalmente os outros.
    Difícil é viver a situação,
    duro é sentir na pela a pressão,
    estar dentro do furacão de problemas,
    por isso, quem está de fora, fala o que quer.

    No calor dos sentimentos,
    podemos cometer tantas injustiças,
    no auge das emoções, podemos ferir gravemente,
    apenas com nossas palavras, que por vezes,
    doem mais que mil socos,
    ferem mais que facadas,
    matam mais que armas de fogo.

    Quase 2000 anos passados,
    eu ainda vejo Jesus agachado,
    sustentando a jovem "pecadora",
    protegendo-a das pedras dos hipócritas,
    dos que se julgam superiores
    para julgar essa ou aquela situação,

    Os acusadores estão por ai, e se reúnem sempre,
    prontos para ofender, quebrar, fuxicar e até matar,
    em nome da "sua justiça".

    Jesus ainda está em pé,
    segurando uma pedra,
    oferecendo-a para aquele que não tem pecado,
    para que atire a primeira pedra,
    pedindo com atos e não com palavras,
    "que cada um analise a sua própria vida",
    antes de acusar um pai, uma mãe, uma madrasta,
    um amigo, um filho ou um desconhecido,
    pelo que ainda não se sabe ao certo.
    E mesmo que se saiba, pergunte-se:
    -Quem sou eu para julgar tal pessoa?

    Antes de pegar a pedra da mão de Jesus,
    segure nas mãos Dele, e deixe o amor invadir a sua alma,
    pois só o amor trará a paz e a justiça que tanto sonhamos.

    Os 10 mandamentos:
    "Não levantarás falso testemunho contra o próximo."
    Êxodo 20, 12:
    Acredite em você!


    Eu acredito em você

    ResponderExcluir
  32. Domini,

    Desde 1997, o cálculo do complemento da previ é desvinculado do cálculo do benefício do INSS. A Previ calcula a média dos últimos 36 salários de contribuição devidamente atualizados desde a data do recebimento do salário até a data-base para o cálculo da média. Da média calculada, subtrai-se o valor da Parcela Previ. O complemento será a diferença entre a média dos 36 últimos salários salários e o valor da PP.

    ResponderExcluir
  33. Colega néliocfj: está aí a resposta de Cecília as diferença de beneficios entre pré e pós 97.Herança de FHC abençoada pelo PT.Daí também a razão de nossa aposentadoria (pré-97) ser mais vantajosa.Veja que complicação é o cálculo parece até fórmula da matemática financeira.ght

    ResponderExcluir
  34. Cecília.

    Por entender tratar-se de assunto do interesse de todos os freqüentadores deste, peço licença para repetir, aqui, comentário postado no www.previplano1.com.br em resposta a um questionamento recebido:

    "Caro Colega anônimo:
    Não é meu costume fazer declarações levianas e muito menos criar falsas expectativas, afinal, sou parte interessada em tudo que aqui defendo e a conduta adotada no desenvolvimento deste Site não me permite agir de modo diferente do que considero correto. Portanto, continuarei desempenhando o papel a que me propus ao criar este blog, pelo que peço reler (ou ler) o post “Um novo Tempo”, aqui mesmo, onde exponho minhas razões.”
    “Todavia, para suplantar sua desconfiança repito o e-mail recebido pelo colega Ivan Rezende da Silva, originado da Presidência do Banco do Brasil e já publicado neste mesmo espaço:”

    “Mensagem encaminhada de dires.dipat@bb.com.br -----
    Data: Tue, 27 Oct 2009 13:57:24 -0300
    De: dires.dipat@bb.com.br
    Responder para: dires.dipat@bb.com.br
    Assunto: Reenvio: Re: Protocolo 09/001.090 - Superávit da Previ
    Para: ivanrezende@click21.com.br
    Prezado Senhor,

    Em atenção ao seu expediente, encaminhado à Presidência do Banco do
    Brasil em 08/10/2009, o qual respeitosamente nos foi incumbido de
    responder, esclarecemos que estudos referentes à destinação do Superávit
    já estão em andamento em conjunto com os representantes dos participantes
    e a Previ.

    Por oportuno, validamos a manifestação daquela Entidade quanto aos pontos
    abordados em resposta dirigida diretamente à V.Sa.

    Solicitamos, dessa forma, aguardar as informações que serão divulgadas
    tão logo ocorra a conclusão do assunto.

    Agradecemos sua preciosa colaboração.


    Atenciosamente,”

    ResponderExcluir
  35. É uma pena que nos não tenhamos, nas mãos, o poder de vetar aumentos
    para essa corja do PT e PMDB.Tampouco não podemos forçar que devolvam os gastos com passagens aereas cedidas para amigos, parentes e algumas até vendidas. Tambem não podemos pedir que devolvam os mensalões recebidos para votar nas propostas do Presidente Lula. Enquanto isso o Grande Molusco faz seus discursos populistas, destinados aqueles que não leem jornais, não assistem televisão, tampouco tem rádios. Deita e rola com o bolsa familia. 2010 vem ai. Vamos vetar também a volta desses §*#@&(ao poder.

    ResponderExcluir
  36. Cecilia e Domini,

    Assim sendo, posso deixar para me aposentar só quando completar os 35 anos de contribuição, pois o valor do benefício do INSS não alterará o da PREVI.
    É isso??

    Grato pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  37. Colegas,
    Estou de acordo com os colegas que desejam formar um grupo para nos representar e apresentar ao BB/PREVI propostas para a negociação do Superavit, deixando de lado as associações, pois estas já perderam a credibilidade junto aos associados. Sou totalmente contra o nome sugerido pelo colega Paulo, da Sra. Mirian C. Fochi, não a conheço e nem tenho nada contra a mesma, mas como é ligada a CONTRAF/CUT/Sindicato dos Bancários de Brasília, é motivo da sua exclusão do grupo, que S.M.J., deverá ser formado por pessoas aposentadas e pessionistas da PREVI, Plano 1, sem ligação com associações ou sindicatos e que estejam realmente interessados em achar soluções negociadas com a PREVI/BB, na distribuição do Superavit.
    Abraços,
    Lázara Rabelo

    ResponderExcluir
  38. O superavit nao sera distribuido para os verdadeiros donos porque tem que financiar a candidatura da Dilma e seus cumpanheiros,tem a copa e as olimpiadas.Voces ainda nao entenderam?Ah!Tem que pagar muito bem os juizes(sao muitas açoes contra a Previ/BB).

    ResponderExcluir
  39. Para os socios nada pode, ai vem o BB e fazo que quer, e olhem ele vait tirar novamente a sua parte, extracontabil, dividir entre os acionistas e tudo bem.

    E, nós, se o Banco que foi o patrocinador pode porque nos ficamos impedidos.

    Onde está o direito, é só para o Banco para os verdadeiros donos da Previ não vem nada.....é brincadeira.....sei Dona Cecilia, que esse seu blog é o Blog das lamentaçoes, mais um dia tudo muda e nos inclusive voce seremos os vencedores.

    Voce é uma Guerreira.

    ResponderExcluir
  40. Caros colegas:

    Só vislumbro uma saída para nos tornarmos fortes: a criação de uma associação exclusiva, cujos membros estejam 100% labutando nela, sem rabo preso com qualquer outra Associação existente.
    Meu pré-presidente é MARCOS CORDEIRO DE ANDRADE (ANDRÉ), e meu pré-vice é CARLOS VALENTIM FILHO, não necessariamente nessa ordem.
    O Marcos pela sua coragem e despreendimento já atingiu à maturidade plena aos 70 anos, conhece todos os atalhos, é inteligente, sabe negociar e quer ver o bem comum de todos os participantes do Plano 1.
    Do Carlos Valentim Filho diria muito mais. Aos 81 anos é um ativo "Home-broker", costuma "brincar" diariamente com Ações do Ibovespa. É um homem abençoado por Deus, tem filho médico e filha dentista, mas que jamais se frustraria a nos ajudar.
    Então, o curitibano Marcos poderia ir rascunhando o Estatuto da nova Entidade, cujo nome poderia ser "Associação Exclusiva do Plano Um", ou qualquer outro mais apropriado. Cargos sem remuneração, espécie de ONG cujo objetivo principal é a distribuição do superávit. Paralelamente, poder-se-ia formar escritórios contratados de Advocacia para defender nossos interesses, inclusive Ações como o Cesta-Alimentação.
    Estabelecer-se-ia metas como número de associados (mínimo 5 mil) com mensalidades espontâneas de cinco reais para cobrir os custos, etc.
    Oxalá, todos "comprem" a ideia, iniciada pelos Marcos noutra postagem. Apenas a sugestão do Marcos foi formar uma comissão de bloguistas. Entretanto, se a Previ e o Banco sentarem para negociar vão querer fazê-lo com outra entidade jurídica. Daí a minha sugestão.
    Obrigado, Cecília, por mais esse generoso espaço.

    ResponderExcluir
  41. Cecilia,voce poderia nos informar o numero CERTO dos associados da Anabb atualmente?
    Sandra

    ResponderExcluir
  42. Colega Cecília,
    No blog “previplano1” e aqui mesmo neste espaço o colega Marcos Cordeiro reproduziu e-mail oriundo da presidência do nosso patrocinador. Informa-se que estão em andamento, em conjunto com os representantes dos participantes e a Previ, tratativas objetivando a distribuição da reserva especial para revisão de plano, que em setembro/2009 atingiu o notável patamar de 23,5 bilhões de reais. Como Você faz parte das diretorias da Previ e da maior associação representativa de funcionários do BB, agradeceria se nos informasse o que realmente se oferece a respeito. Ficarei no aguardo de breve e oportuna manifestação a fim de que, dependendo do que Você vier a colocar, mais uma vez não se crie expectativa sobre uma possível negociação que não tem a menor possibilidade de prosperar.

    ResponderExcluir
  43. Ari Zanella, por mim sua idéia já está comprada. Acho que devemos nos mobilizar o mais rápido possível, pois a medida que o tempo está passando estão nos deixando à margem, e muito distante de nossos direitos. Acho que o desafio maior será trazer os beneficiários pois infelizmente a maioria ainda está alheia a tudo que está se passando. Mas, parabéns pela brilhante ideia!

    Maria Inês-Patos de Minas

    ResponderExcluir
  44. Cheguei à conclusão que somos todos chorões, isto sim.

    Temos as nossas aposentadorias pagas religiosamente em dia.

    - Emprétimo simples no valor de até 75.000,00. com taxas de primeiro mundo.

    - Empréstimo imobiliário idem

    - PAS - tratamento dentário e aquisição de óculos em 25 parcelas sem juros.

    Sei que PAS eh do banco, mas vem para o meu bolso do meso jeito.

    Vamos para de reclamar! Somos uma classe privilegiada e estamos sempre, mas sempres chiando...

    ResponderExcluir
  45. Colega,voce e parente da Antonia?
    Ambos vivem fora da realidade(nossa) ou sera alguem da Previ ou do Banco.

    ResponderExcluir
  46. AO ANONIMO DAS 05:43

    Se vai chorar o dia que ver sua esposa e filhos ter 40% subtraido dos seu complemento de aposentadoria,sendo que nem o INSS falido como todos dizen não o faz.
    Ver sua esposa comprometer o liquido pagando emprestimo simples,cooperforte,credito funci,cheque ouro,cartão de credito,emprestimo imobiliario,e o PAS.
    Aí se vai lembrar de onde estiver puxa vida,como dona rosalina tinha toda razão vida de pensionista da previ nao é nada facil?
    pagar nossos proventos em dia é o minimo que a previ poderia fazer,ja que o sistema do INSS mesmo deficitaria nao paga um dia se quer atrazada,e contribuimos por 30 40 anos ou mais para que,se temos bilhoes sobrando nao seria justo pagar atrazado,nao é mesmo.
    pense antes de falar daquilo que voce nao sabe, nao vive,talvez voce se pranejou na sua vida financeira,recebeu o RENDA CERTA,nao preciza de emprestimos de qualquer natureza,falar que o PAS é beneficio,ja que a cassi aumentou nossas contribuições ativos e inativos nao seria a hora de implantar dentistas e oftalmologista de graça a todos.
    Não considero beneficios algum,quem pode me responder o que esta sendo feito pra melhorar nossas vidas com tantos recursos novos que a cassi esta recebendo como o sobre o 13 salario. respondame espertinho !!!!
    Se nao tem o que dizer nao diga,se é um dos eleitos na ANABB,BB OU PREVI mostre a sua identidade porque suas palavras so inflamam ainda mais a nossa revolta por dias melhores.
    Se tem algo a acrecentar que seja para melhorias nao para debochar das ja humilhadas pensionitas da PREVI.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  47. ao anonimo que se acha um previlegiado:

    * voce tem emprestimo simples de primeiro mundo com seu proprio dinheiro espertinho.
    * voce tem PAS quando isso que vc diz deveria ser de graça ?
    * voce acredita que desse jeito estara contribuindo para que ? recebeu renda certa,tem duplo cargo? recebe o teto maximo da previ ?
    AMIGO FAÇA NOS UM FAVOR,VAI PUXAR O SACO DO SERGIO ROSA, OU DO VALMIR CAMILO,SO ELES DOIS TEM SACO PARA TOLERA TANTA BABAÇÃO.

    ResponderExcluir
  48. CECILIA

    Ao anonimo das 05:44 que se acha o dono da verdade :
    vai assisti o filme : VERDADE NUA E CRUA, quem sabe se aprende alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  49. CECILIA.

    Bom reciocínio o seu colega anonimo,voce deve ter um alto ganho,voce sabia que a maioria dos assistidos da previ ganha na faixa de 6.000,00 ( seis mil reais ) previ+inss descontando imposto de renda,cassi,e outros sobra liquido a media de 3.400,00 ( tres mil e quatrocentos reais ) quando cai na conta BANCO DO BRASIL DEVORA OUTRA FATIA SABE QUANTP SABRA NO FINAL DE TUDO MENOS DE 2.000,00 REAIS PRAS FAMILIAS SOBREVIVEREM, MUITOS AINDA PAGA ALUGUEL E VOCE ACHA UM GRANDE SALARIO, SALARIO DE "MARAJA"
    SO SE FOR NA SUA TERRA MESMO !!!!!

    ACORDA BRASIL

    ResponderExcluir
  50. cOLEGAS,DUVIDO QUE O ANÕNIMO DE 5:43 SEJA COLEGA.pORQUE,SE FOR,TEM QUE SE IDENTIFICAR,PELO ALTO NÍVEL DE SATISFAÇÃO.sÓ ASSIM, OS COLEGAS VÃO ENTENDER...sERÁ QUE O CERTO ENTÃO É DEIXAR O SUPERAVIT DA PREVI FINANCIAR OBRAS PUBLICAS E FICAR SENDO REPASSADO PARA O bANCO DO BRASIL E A GENTE FICAR SÓ OLHANDO E BATENDO PALMAS PORQUE TEMOS ALGUNS BENEFÍCIOS QUE SAO DE DIREITO?nINGUEM FAZ FAVOR NENHUM EM NOS PAGAR EM DIA.TUDO É FRUTO DE CONTRIBUIÇÃO.OU SERÁ QUE EU ESTOU FICANDO É LOUCA?vAMOS LUTAR E DEFENDER O NOSSO PATRIMONIO.o QUE JÁ TEMOS É DIREITO NOSSO E TEMOS DIREITO A MUITO MAIS... jEANNE

    ResponderExcluir
  51. Para Anonimo do dia 09 as 05:43
    Caro colega,

    Se voce está tão bem financeiramente, mande uma carta à Previ, outra ao Banco, abrindo mão dos seus direitos por não reconhece-los.
    Quanto a nos ( outros )estamos reinvindicando o que ajudamos a construir com nosso trabalho, e ao que parece, não é o seu caso.
    Desculpe a sinceridade, mas, tenho plena certeza que o que voce escreveu não reflete o pensamento dos que aqui frequentam.

    ResponderExcluir
  52. Meu caro colega Colega neliocfj:
    Deixo com a Cecília a resposta, pois sinveramente não sei responder.
    Uma abraço

    ResponderExcluir
  53. Prezados Zanella e André.

    Uma nova Associação é o que precisamos agora. As demais já deram o que tinham que dar. Não servem mais. Então, mãos à obra.

    ResponderExcluir
  54. É de lascar a pensionista jah com mais de 50 anos com reduçao de 40% do salario da Previ, o que é um absurdo, pois cada vez que surge uma pensão a Previ engorda mais.
    E o que é de lascr é que muitas vezes o FINADO não deixa seguro, e como a cidadã já esta com mais de 50 não serve mais para o mercado.

    A PREVI VIVE AINDA COMO NO TEMPO DA DITADURA, AQUI QUEM MANDA É O PRESIDENTE E PRONTO....NINGUEM...OS SOCIOS SÓ FALAM GRAÇAS AO "MURO DA LAMENTAÇOES", o BLOG DA GUEERREIRA CECILIA, SOU SEU FÃ.

    ResponderExcluir
  55. Néliocfj,

    Os especialistas que abordam o assunto em várias frentes da mídia, aconselham que o melhor caminho é esperar, uma vez que, se o novo fator 95/85 for aprovado pelo Congresso Nacional, o segurado poderá se aposentar recebendo efetivamente o benefício integral o que não acontece hoje haja vista que o fator previdenciário considera em seu cálculo um redutor.

    ResponderExcluir
  56. Sandra,

    Segundo informações da ANABB o número de associados corresponde ao total de 102.072 mil.

    ResponderExcluir
  57. Diante de tantos comentarios a Cecilia so aparece para falar as vezes e sobre calculos de aposentadoria.Nenhuma palavra de outro assunto.Fala ai Cecilia, o que se conversa por tras dos bastidores da Previ/Anabb/BB em relaçao a negociaçao do superavit.
    Ou voce nao sabe,nao viu,nao participou........

    ResponderExcluir
  58. Oi pessoal do chororô! bastou alguém dizer a verdade para que a turma chorasse mais ainda.

    Em nenhum momento foi dito qualquuer mentira em relação aos benefícios que o banco a Previ proporcionam aos seus aposentados.

    Falar que o empréstimo simples eh dinheiro meu eh muito simplório.

    Somos,sim, privilegiados. Discordar faz parte de um Estado Democrático de Direito. Vamos deixar de ganância, assim como o Banqueiro BB, estamos todos de olho no superávit. Precisamos de uma Previ forte para poder horrar as nossas aposentadorias e isto eh o que importa, colegas.

    ResponderExcluir
  59. Eu admiro a colega Rosalina, sempre nos mostrando uma face perversa da realidade, como o valor, em forma de percentual que é transformado numa quase mais valia que é apropriado, este é o termo correto, do suplemento ou complemento da pensão. Aumento de superavit se faz desda maneira, assim como na fórmula de cálculo dos SR a partir de 1997. Com certeza a Rosalina representa com dignidade um colega que sempre acreditou na Previ e no BB, com certeza. Ela pode envergar mas não quebrar, que boa tempera.Parabéns

    ResponderExcluir
  60. Hah e sobre os aposentado, serão eternamente uma massa disforme, que como disse o Joelmir teem os pés na lama e as mâos também. Em qualquer Governo serão os "Zé ninguém" usados para muitos receberem subvenções em federações e confederações. A palavra aposentado é boa para discuros, principalmente os demagógicos. O século 21 será o século da desconstrução. poderá ser. O crédulo já não existe e o Agnóstico já constrói templo.

    ResponderExcluir
  61. Cara Cecília,

    A "rádio peão" do Banco do Brasil, está comentando a bocas miúdas que o mesmo fará no início de 2010, um mega PAI/PDV e, que o dinheiro para os "acertos" com os FUNCIS sairá dos cofres da PREVI. Você está sabendo de alguma coisa?

    Grato, anonimo desiludido.

    ResponderExcluir
  62. ANONIMO DE 9/11 AS 5;43
    LAMENTO MAS NÃO POSSO CHAMA-LO DE COLEGA, POIS NÃO É NEM DE MIM NEM DOS DEMAIS SOFREDORES. LUTADORES E COMO VC DIZ "CHORÕES". VOCE PERDEU UMA BOA ACASIÃO DE FICAR CALADO.
    ESPERO QUE SEJA A PRIMEIRA E ULTIMA VEZ QUE O FAÇA.APOIO TODAS AS PALAVRAS DIRIGIDAS A VC NOS COMENTÁRIOS ANTERIORES AO MEU.IDENTIFIQUE-SE.
    AIRTON

    ResponderExcluir
  63. Cecilia,
    Gostaria de me reportar ao colega das 5:43.
    Ainda bem que existem pessoas bem sucedidas no BB. Pessoas que aproveitaram as oportunidades que surgiram e hoje têem uma vida mais tranquila. Por outro lado existem aqueles que viveram fora da realidade, não investiram em suas carreiras e hoje só lamentam.

    ResponderExcluir
  64. Cecília

    Voce sempre nos defendeu, abriu este espaço de comunicação e nos dá informações e esclarecimentos muito importantes.
    Gostaria de saber conforme comentários aqui e no site(www.previplano1), quais são os representantes dos participantes que estão negociando a distribuição da reserva especial com o BB e Previ e que propostas estão sendo apresentadas. isso é real?
    Após três anos consecutivos com superávit, manda a lei vigente que haja distribuição de superávit para
    revisão dos benefícios, estamos completando o quarto ano com superávit , nesse caso a ditribuição só poderá ser feita com ação na justiça?
    Somos 120.000 aposentados não pode-se dar a opção individual para cada
    um resolver de aceita a sua parte agora, proporcional ao que o Banco levou ou espera a decisão final da justiça com a possibilidade de se o Banco perder levar a sua parte em dobro.

    ResponderExcluir
  65. Colegas,

    Concordo com o anonimo das 5.43 hs.
    Faz tempo que venho diminuindo minhas visitas ao Blog. Aqui parece o muro das lamentações. Paremos de olhar para dentro de nossa Previ e olhemos a nosso redor, nossos parentes e amigos. Vamos administrar melhor o que recebemos de salário, aposentadoria e pensão. Vamos também lutar por nossos direitos e para que a distribuição do que nos cabe seja mais justa. Agora nem a Cecília nem ninguém sozinho vai resolver nada. A direção da Previ que parece aparelhada pela máquina do governo vai para onde quiser se continuarmos agindo como um bando de fracassados.

    Jose Forte

    ResponderExcluir
  66. Acho que os colegas que criticam os que usam esse ou qualquer outro veículo para desabafarem, estão sendo egoístas e olhando para seu próprio umbigo, pois todos nós temos realidades diferentes. Muitos são aposentados e podem ter outras profissões para complementar suas rendas. Outros são aposentados por invalidez, que não tem como complementar seus benefícios. Outros, ainda, sofrem com doenças crônicas, que necessitam de tratamento contínuo e dispendioso. Portanto, a minha realidade é diferente da do Chico, do Roberto, do Paulo, da Maria, do José!!! Sejamos mais humanos! Se não estão precisando lutar pelos seus direitos hoje, ótimo!!! Mas, não podemos esquecer do dia de amanhã...

    ResponderExcluir
  67. Realmente o blog da Cecilia esta muito aquem do que necessitamos.Da nojo ler os cometarios de certos colegas que na minha opiniao nao estao com os pes no chao ou sao os beneficiarios do Renda Certa?).Estao satisfeitos com a situaçao?Favor nao frequentar o blog para dar opinioes que nao nos interessam.Se estao cheios de dinheiro,fiquem quietinhos e parem de escrever besteiras.
    Fui!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Prezada Diretora Cecília,

    Permita-me responder aos comentários do ilustre colega Ari Zanella, postados no dia 7/11, acima.
    Prezado Ari,
    Sensibilizado, agradeço as bondosas referências feitas a meu respeito. Não me considero melhor ou superior a qualquer um dos colegas integrantes do PB1, administrado pela PREVI. Sou, na verdade, atento observador dos assuntos que envolvem nossos interesses na PREVI e na CASSI.
    Certeza tenho, que muitos colegas inteligentes possuem conhecimentos muito superiores aos que detenho e que poderão defender com sabedoria os interesses de todos nós junto a eventual Grupo de Trabalho constituído para decidir sobre o superávit acumulado pelo Plano de Benefícios nº 1, administrado pela PREVI, de que são exemplos: Ruy Brito de Oliveira Pedrozza (de Curitiba), Egídio José Piani (de São Paulo), Gilberto Matos Santiago (do Rio de Janeiro), José Adrião de Souza (do Rio de Janeiro), dentre muitos outros.
    Sem pretender arrefecer o entusiasmo de ninguém, mas com base na experiência vivida, inclusive no que concerne a utilização do superávit de 2006, convém lembrar que:
    1º - O poderoso Banco, com seu voto de minerva, dificilmente admitirá em eventual GT, a participação de comissão de aposentados sem outurga de poderes através de entidade oficial representativa dos interesses do grupo. (A ANABB seria essa entidade, não fora a falta de empenho e o desvirtuamento de suas finalidades, que a transformaram num conglomerado de empresas com fins lucrativos, razão por que deve ser totalmente descartada).
    2º - A poderosa CONTRAF-CUT já se arvorou, com o beneplácito do Banco, como entidade de classe representativa dos participantes do PB1 (da ativa e aposentados), embora, legalmente, só possa agir como representante legítima dos participantes sindicalizados ainda na ativa (cerca de 30% do contingente).
    3º - Nas tratativas referentes ao superávit de 2006, a FAABB, como representante legal, diretamente das AFABBs e da AAFBB e, indiretamente, dos associados dessas associações, na maioria aposentados, pleiteou a indicação de representantes legítimos dos aposentados, o que foi recusado, com veemência, pelo Banco, pela PREVI e pela Cntraf-Cut. Somente depois de muita insistência conseguiu a aceitação de apenas um aposentado indicado pela AAPBB - Rio, que pouco poude fazer ante o avassalador massacre oriundo dos demais componentes do Grupo de Trabalho.
    4º - A criação de entidade nova, especificamente para defender os participantes do PB1, em especial, os aposentados, como sugerido, não me parece viável porque sua fundação legal dependeria de assembléia geral com a participação dos sócios fundadores para aprovação do Estatuto social, definição de finalidades, de responsabilidades sociais, local de sede, foro jurídico, registro na Receita Federal, Registro em Cartório, publicação do Estatuto no Diário Oficial etc., etc. E o pior seria a provável recusa pelos componentes do GT em reconhecer os representantes dessa nova Entidade, especialmente pela Contraf-Cut e pelo Banco. Além disso, a contratação de advogados para patrocínio de ações judiciais movidas por essa nova Associação, seria assaz onerosa.

    Por tudo isso e ante as dificuldades que, tenho certeza ocorrerão, declino na honrosa lembrança para integrar a diretoria da associação imaginada, bem como de eventual Grupo de Trabalho formado sem o respaldo legal de associação oficial já existente. Todavia, não me furtarei em prestar total apoio, seja financeiro, seja no que concerne à elaboração de pauta para pleitos cabíveis.
    Obrigado Cecília.
    Abraços para todos, especialmente para o amigo Ari Zanella e para o Marco Cordeiro (André).

    Carlos Valentim Filho - posse no Banco em março/1949; aposentado em outubro/1980

    ResponderExcluir
  69. CARO COLEGA CARLOS VALENTIM FILHO, POSSE NO BANCO EM 1949. FICO ORGULHOSO DE VER QUE VC COM 60 ANOS DE BANCARIO/APOSENTADO TENHA ESSA GARRA. CREIO QUE COMO VC DEVEMOS TER MUITOS COLEGAS TAMBEM ASSIM, PRINCIPALMENTE OS DOS ANOS DE 1960/70. FOI MUITO ESCLARECEDOR O SEU COMENTÁRIO DAS DIFICULDADES PARA COMPOR UM GT REPRESENTAVIVO, INFELIZMENTE.
    ESTAMOS NUMA NAU SEM RUMO, PRECISAMOS DE UM TIMONEIRO PARA COLOCA-LA EM ORDEM.
    COLEGAS QUE POSSAM AJUDAR , APRESENTE-SE COM IDÉIAS OU O QUE FOR PRECISO PARA AJUDAR O NOSSO MARCOS CORDEIRO (André).

    ResponderExcluir
  70. Parabens ao Colega Carlos Valentim Filho. Tal qual ele, também sou aposentado.Nascido em 1947, quando tinha 2 anos de idade ele já ingressava no quadro do BB. Realmente é uma lenda viva do BB. Há que se ter o maior respeito com alguem assim. Vejo em suas ponderações a experiencia de um ser vivido, lucido e digno sobre todos os aspectos. Embora tenha declinado da participação em nova associação, porque não indica-lo a integrar uma já existente? Resta saber, ainda, qual associação que poderia participar dessas negociações, sem impugnação pelo BB/Previ.

    ResponderExcluir
  71. Ivan Rezende, vc obteve alguma resposta da ANABB acerca da troca de advogados? Eu não reebi nada até a presente data. Continuo recebendo emails repassando a Nota de Esclarecimento postada pelo Dr. Ivo e mais certo de que tomei a atitude correta ao não revogar a procuração.
    Alguém já ouviu falar de um escritório Amorim, Camilo e Romano??

    ResponderExcluir
  72. Se a possibilidade da fundação de uma nova associação para fazer parte do GT para a negociação do superávit está no momento pouco viável, vamos nos pronunciar junto as que já fazem parte do GT mesmo não simpatizando com elas, levando a elas nossas propostas e idéias, formando uma pauta com um abaixo assinado do que queremos e concordamos, e que vença o que a maioria quer. Já que não podemos decidir individualmente receber agora ou não a parte que cada um tem direto pelo menos a proporcional ao que o Banco levou, quem obtar em esperar o final da decisão na justiça com a vantagem de levar também a parte que o banco já contabilizou, caso este venha a perder na justiça.

    ResponderExcluir
  73. Caros colegas,
    Não sou adepto de nenhum partido, qualquer que seja. Mas, algo me deixou preocupado quando li na Revista Veja, a seguinte declaração de FHC:
    "Partidos fortes, sindicatos fortes, fundos de pensão convergindo com os interesses de um partido no governo e para eles atraindo sócios privados privilegiados,eis o bloco sobre o qual o subperonismo lulista se sustentará no futuro, se ganhar as eleições." Será que mais uma vez a Previ ( indiretamente) beneficiará candidatos a cargos politicos?

    ResponderExcluir
  74. vnm vhbkjcbiucgaidbkdjb\knçkjdvycb
    BCGCBJDGUFGC KMNVKVBUFB KLNBJanlnc
    cnigdichasvn.,mskvhcshkl.
    entenderam, neu eu, pois é assim que tratam os aposentados.
    as eleiçoes vem ai...é hora do troco

    ResponderExcluir
  75. Colegas,
    Não precisamos de mais associações, grupos de representação, pois já temos de sobra. O que se faz imprescindível é consultar os anseios dos representados e trabalhar para atendê-los. Deixar a ¨política de manutenção de cargos¨, os ¨encontros¨ em resorts, as homenagens ¨compradas¨, as disputas por cargos em outras entidades, e fazer o que realmente interessa a todos os representados. Senão por quê ter tantas representações ??? Está na hora de mudar !!!

    ResponderExcluir

Poste seu comentário